• Nenhum resultado encontrado

Índice. Dia 05 de fevereiro de Apresentação Dia 12 de fevereiro de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índice. Dia 05 de fevereiro de Apresentação Dia 12 de fevereiro de"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Índice

Dia 05 de fevereiro de 2014. ...2 Apresentação ... 2 Dia 12 de fevereiro de 2013. ...3 -Processador ... 3 -Von Neumann ... 3 -Harvard ... 4

-Von Neumann x Harvard ... 4

-Equipamentos que utilizam a arquitetura Harvard ... 5

-RISC x CISC ... 5

Dia 19 de fevereiro de 2014. ...6

Microprocessadores x Microcontroladores ... 6

Bits, Flags, Nibles, Bytes e Words. ... 6

Dia 26 de fevereiro de 2014. ...7

- PIC16F887 ... 7

CPU RISC de alta performance ... 7

Características especiais do microcontrolador ... 7

Características de baixo consumo: ... 7

Características dos periféricos. ... 8

Dia 09 de março de 2014 ...9

Estrutura interna do PIC16F887. ... 9

Alguns exemplos do compartilhamento de pinos. ... 10

Dia 16 de abril de 2014. ...12

O que é ciclo de máquina? ... 12

Memória de programa. ... 12

- Vetor de reset. ... 13

- Vetor de interrupção. ... 13

- Tamanho da memória e páginas de memória. ... 13

- Pilha (stack). ... 14

(2)

Dia 05 de fevereiro de 2014.

Apresentação – conversa com os alunos.

Neste dia houve uma conversa com alunos para conhecimento e esclarecimento de alguns tópicos como:

- Proibição do uso do celular ou outros que façam uso de fones de ouvido ou reprodução de tipos diversos de mídia na sala de aula, proibição essa imposta pelos órgãos competentes da área da educação e que o colégio bem como seus colaboradores devem fazer cumprir.

- Comportamento, procurar dar o exemplo de conduta e esperar ser seguido.

- A apresentação propriamente dita, vestir-se adequadamente e proibição do uso de boné, gorro, toca ou outro tipo qualquer de acessório para uso na cabeça, também essas são regras.

(3)

Dia 12 de fevereiro de 2013.

-Processador

O processador é a unidade central de processamento de um computador ou sistema computacional, normalmente é um circuito integrado que executa instruções de máquina realizando diversos cálculos e tomadas de decisão, o que o torna o cérebro do computador, pois todas as tarefas são executas por ele.

Este componente processa os dados que recebe, transformando-os em outros dados que chamamos de informação, todo processamento realizado é controlado por um programa desenvolvido por um analista e implementado por um profissional programador ou equipe desses a fim de realizar uma determinada tarefa ou um lote de tarefas com volumes diversos, precisão e velocidade, que é o principal objetivo dos sistemas computacionais.

O processador também é denominado CPU (Central Processing Unit) ou UCP (Unidade Central de Processamento).

Microprocessador é o nome dado ao processador usado em PCs (Computadores Pessoais), servidor, notebook, Workstation e mainframe usados por pessoas, empresas e instituições em geral e se deve ao fato das técnicas de construção dos chips que usam uma grande escala de integração de componentes, ou seja, milhões de componentes discretos em uma pequena pastilha, normalmente de silício que formam o componente em questão.

Arquitetura VON NEUMANN x HARVARD

-Von Neumann:

A Arquitetura de Von Neumann (de John Von Neumann) é uma arquitetura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas e dados com um único barramento.

A máquina proposta por Von Neumann reúne os seguintes componentes: (I) uma memória, (II) uma unidade aritmética e lógica (ALU), (III) uma unidade central de processamento (CPU), composta por diversos registradores, e (IV) uma Unidade de Controle (CU), cuja função é a mesma da tabela de controle da Máquina de Turing universal: buscar um programa na memória, instrução por instrução, e executá-lo sobre os dados de entrada.

Cada um dos elementos apresentados é realizado à custa de componentes físicos independentes, cuja implementação tem variado ao longo do tempo, conforme a evolução das tecnologias de

(4)

fabricação, desde os relés eletromagnéticos, as válvulas, até aos semicondutores, abrangendo os transistores e os circuitos integrados, com média, alta ou muito alta densidade de integração (MSI - medium scale, LSI - large scale, ou VLSI - very large scale integration), medida em termos de milhões transistores por pastilha de silício.

As interações entre os elementos exibem tempos típicos de instrução que também têm variado ao longo do tempo, conforme as tecnologias de fabricação. Atualmente, as CPUs processam instruções sob o controle de relógios cujos períodos típicos são da ordem de menos de 1 nanosegundo, ou seja, 1−9 segundos. O mesmo vem acontecendo com as memórias que tem velocidade de barramentos de 800MHz a 2,4GHz. Outras tecnologias são as portas USB, que na sua versão mais recente USB3.0 pode transferir dados a uma velocidade de até 4,8Gbps.

-Harvard:

A Arquitetura de Harvard baseia-se em um conceito mais recente que a de Von-Neumann, tendo vindo da necessidade de por o microcontrolador para trabalhar mais rápido. É uma arquitetura de computador que se distingue das outras por possuir duas memórias diferentes e independentes em termos de barramento e ligação ao processador.

Baseia-se na separação de barramentos de dados das memórias onde estão as instruções de programa e das memórias de dados, permitindo que um processador possa acessar as duas simultaneamente, obtendo um desempenho melhor do que a da Arquitetura de Von Neumann, pois pode buscar uma nova instrução enquanto executa outra.

A principal vantagem desta arquitetura é dada pela dupla ligação às memórias de dados e programa (código), permitindo assim que o processador leia uma instrução ao mesmo tempo em que faz um acesso à memória de dados.

-Von Neumann x Harvard

Nessas distintas arquiteturas, temos vantagens e desvantagens, como se pode observar a seguir: Arquitetura tipo Harvard: Caminhos de dados e de instrução distintos, dessa forma, seus componentes internos têm a seguinte disposição.

Arquitetura Von-Neumann, processa uma única informação por vez, visto que nessa tecnologia as instruções e dados percorrem o mesmo barramento, o que torna o processo lento em relação à arquitetura Harvard.

(5)

Von Neumann - Arquitetura mais simples.

- Mais lento, pois não permite acesso simultâneo a dados e instruções.

- Geralmente CISC.

Alguns exemplos de componentes com arquitetura Von Neumann:

- 4004 – processador com 46 instruções. - 8080 – Processador com 78 instruções. - 8085 – Processador com 150 instruções. - Z80 – Processador com mais de 500 instruções. - 8051 – Microcontrolador com 111 instruções.

Harvard - Arquitetura mais complexa.

- Mais rápido, pois permite acesso simultâneo a dados e instruções.

- Geralmente RISC - Permite o Pipelining.

Alguns exemplos de componentes com arquitetura Von Neumann:

- Intel 8086 e 8088

- Microcontroladores PIC – 35 instruções na versão PIC16.

Normalmente a arquitetura Havard também possui um repertório com menos instruções do que a de Von-Neumann.

Os microcontroladores com arquitetura Havard são também conhecidos como "microcontroladores RISC" (Reduced Instruction Set Computer - Computador com Conjunto Reduzido de Instruções), e os microcontroladores com uma arquitetura Von-Neumann, são conhecidos como "microcontroladores CISC" (Complex Instruction Set Computer - Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), apesar de isso não ser uma regra.

-Equipamentos que utilizam a arquitetura Harvard:

Os PICs (microcontroladores PIC) são uma família de microcontroladores fabricados pela Microchip Technology, que processam dados de 8 bits, de 16 bits e mais recentemente 32 bits, com extensa variedade de modelos e periféricos internos, com arquitetura Harvard e conjunto de instruções RISC (componentes que começam com conjuntos de 35 instruções), com recursos de programação por Memória flash, EEPROM e OTP. Os microcontroladores PIC têm famílias com núcleos de processamento de 12 bits, 14 bits e 16 bits e trabalham em velocidades de 0kHz (ou DC) a 48MHz, usando ciclo de instrução de 4 períodos de clock, o que permite uma velocidade de no máximo 12 MIPS para essas famílias, podendo ser mais rápidos em outras famílias. Há o reconhecimento de interrupções tanto externas como de periféricos internos. Funcionam com tensões de alimentação de 2 a 6V e os modelos possuem encapsulamento de 6 a 100 pinos em diversos formatos (SOT23, DIP, SOIC, TQFP, etc.).

Fonte:

http://sistemasuniban.blogspot.com.br/2010/04/arquiterura-von-neumann-vs-harvard.html

-RISC x CISC

Seguem alguns links sobre as diferenças, vantagens e desvantagens destes dois sistemas de processadores.

http://www.gruponetcampos.com.br/2011/03/arquitetura-cisc-e-risc-qual-diferenca/ http://pt.wikipedia.org/wiki/CISC

(6)

Dia 19 de fevereiro de 2014.

Microprocessadores x Microcontroladores

Basicamente podemos dizer que:

- Microprocessador é um componente eletrônico composto por uma unidade central de processamento, barramento de endereço, barramento de dados e barramento de controle, não possui memória nem periféricos (temporizadores, conversores ADC ou DAC, hardware de comunicação serial, entre outros), devendo esses serem ligados externamente no projeto computacional que usa o Microprocessador escolhido.

- Microcontrolador é um componente eletrônico que tem os mesmos recursos do microprocessador, porém já tem em seu chip a memória de programa, a memória de dados e vários periféricos, tudo em um encapsulamento único.

Bits, Flags, Nibles, Bytes e Words.

Em sistemas computacionais eletrônicos a base numérica é a binária, onde os dígitos variam entre 0 e 1, onde o 0 equivale a 0Vcc ou estar ligado ao GND do circuito e o 1 equivale a +Vcc, ou seja, em um circuito alimentado por +5Vcc essa será a tensão equivalente ao digito 1.

Cada dígito pode ser tratado de maneira individual ou em conjunto o que nos dá as seguintes possibilidades:

Bit

- Um bit é a menor unidade em um sistema digital podendo, por exemplo, endereçar apenas duas possibilidades, 0 e 1.

Flag

- Um flag contém apenas um bit e normalmente é parte de um byte, mas especificamente um registrador, em sistemas computacionais microcontrolados os registradores são amplamente usados para configurar dispositivos ou representar o status dos dispositivos, um flag pode ser usado, por exemplo, para ligar ou desligar um determinado dispositivo ou periférico do microcontrolador em uso.

Nibles

- Um nible é um conjunto de 4 bits o que permite 16 combinações. Byte

- Um byte é um conjunto de 8 bits, ou dois nibles, que permite 256 combinações, é a unidade mais usada para determinar capacidades de armazenamento e também transferências de dados digitais, também pode ser usada com seus multiplicadores mais comuns, Kbytes, Mbytes entre outros.

Word

- Em sistemas computacionais de estrutura Harvard como os PICs os barramentos podem ter tamanhos que não são bit, nibles ou bytes esses barramentos podem ter tamanhos de 12, 14, 16 ou outras capacidades em bits, para esses tamanhos de barramentos damos o nome de words.

(7)

Dia 26 de fevereiro de 2014.

- PIC16F887

O microcontrolador escolhido para nossos estudos é o PIC16F887, um microprocessador da família de 8bits da MICROCHIP que pode ser encontrando e vários encapsulamentos entre eles o DIP de 40 pinos o que facilita seu uso prático, seguem abaixo as principais características deste PIC:

CPU RISC de alta performance. • Apenas 35 instruções.

• Maioria das instruções realizadas em um ciclo de máquina exceto as de desvio.

• Velocidade de operação de DC a 20MHz com ciclo de DC a 200ns.

• Capacidade de interrupção.

• Pilha com 8 endereços de retorno por hardware.

• 8K x 14 words de memória de programa flash.

• 368 bytes de memória RAM.

• 256 bytes de memória EEPROM.

Características especiais do microcontrolador.

• Oscilador interno de precisão.

o Calibrado em fábrica com precisão de 1%.

o Frequências de 31KHz a 8MHz selecionável por software.

o Ajuste fino via software.

o Modo de partida com duas velocidades.

o Detector de falha no oscilador a cristal para operações críticas.

o Troca o tipo de oscilador durante a execução do programa para baixar consumo.

• Função SLEEP para redução de consumo.

• Tensão de trabalho de 2,0Vcc a 5Vcc.

• Faixa de temperatura de trabalho industrial e estendida.

• Power On Reset (POR).

• Power-up Timer (PWRT) e Oscillator Start-up Timer (OST).

• Brown-out Reset (BOR) com opções de controle por software.

• Watchdog Timer (WDT) melhorado com baixo consumo, com oscilador interno (selecionável por software até 268 segundos com o uso de prescaler) e controle de habilitação por software.

• Proteção de código de programa.

• Alta capacidade de gravação das memórias FLASH e EEPROM:

o 100.000 de ciclos de escrita para a memoria FLASH.

o 1.000.000 de ciclos de escrita para a memoria EEPROM.

o Mínimo de 40 anos de retenção dos dados das memorias FLASH e EEPROM.

• A memória de programa pode ser gravada durante a execução do programa.

• Capacidade de gravação e depuração In Circuit.

Características de baixo consumo:

• Corrente de Standby: - 50 nA @ 2.0V • Corrente de operação: - 11 µA @ 32 kHz, 2.0V - 220 µA @ 4 MHz, 2.0V

• Corrente do circuito de Watchdog Timer: - 1 µA @ 2.0V

(8)

Características dos periféricos

.

• Até 35 pinos de I/O com controle individual de direção.

o Capacidade de fornecer ou drenar até 20mA por pino.

o Interrupção por mudança de estado.

o Programação individual de resistores de PULL-UP.

o Ultra Low-Power Wake-up (ULPWU).

• Módulo comparador analógico com:

o Dois comparadores analógicos.

o Tensão de referencia interna programável em % da alimentação (CVref).

o Tensão de referencia fixa de 0,6V.

o Acesso externo às entradas e saídas dos comparadores.

o Pode ser usado para habilitar ou desabilitar o TIMER1.

• Conversor análogo digital:

o Até 14 canais com 10 bits de resolução.

• TIMER0 – Temporizador e contador de 8 bits com prescaler programável de 8 bits.

• TIMER1 – timer melhorado:

o Temporizador e contador de 16 bits com prescaler.

o Modo de entrada com gate externo.

o Opção de oscilador interno de 32Khz.

• TIMER2 – Temporizador e contador de 8 bits, registrador de período, prescaler e postscaler.

• Módulo de captura, comparação e PWM melhorado.

o 16 bits de captura com resolução máxima de 12,5nS.

o Comparador com resolução máxima de 200nS.

o PWM com 10 bits de resolução, tempo morto programável, frequência máxima de 20KHz e 1, 2 ou 4 saídas.

• Módulo de captura, comparação e PWM:

o 16 bits de captura com resolução máxima de 12,5nS.

o Comparador de 16 bits com resolução máxima de 200nS.

o PWM com resolução de 10 bits e frequência máxima de 20KHz.

• Módulo UART melhorado:

o Suporta RS485, RS232 e LIN 2.0.

o Detecção automática de velocidade de transmissão.

o Pode tirar o microcontrolador do estado de SLEEP no START BIT.

• In Circuit Serial Programing (ICSP) programação do chip diretamente no circuito via dois pinos.

• Master Synchronous Serial Port (MSSP) – este módulo suporta os 4 modos de comunicação SPI a 3 fios e os modos mestre e escravo do I2C com máscara de endereço.

(9)

Dia 09 de março de 2014

Estrutura interna do PIC16F887.

Na figura abaixo podemos identificar vários dos conceitos explicados anteriormente, entre eles podemos destacar:

• Mais de um barramento como “DATA BUS”, usado para trafego de dados entre a ALU (Aritmetic Logic Unit – Unidade Lógica e Aritmética) e memória e periféricos do nosso chip, característica da arquitetura Von Neumann.

• Uso de vários tipos de memória como a RAM para registradores e dados, memória Flash para programa e EEPROM para armazenamento dados não voláteis.

(10)

Alguns exemplos do compartilhamento de pinos.

Notem no desenho acima que os pinos RB0 a RB3 estão sendo usados como entradas (leitura de teclas) e como saídas (acionamento dos LEDS), notem ainda que a porta D (RD0 a RD7) está sendo usada para acionar 04 displays de 7 segmentos a LED usando uma varredura com os pinos RB4 a RB7 e os transistores Q1 a Q4.

O uso dos pinos como entrada e como saída para poder ler uma tecla e também acionar o LED pode ser necessário dependendo do custo da sua aplicação e é controlado por software, fazendo as funções de entrada e saída se alternarem em tempos curtos e relativamente precisos a fim de poderem ler as teclas com boa precisão e ao mesmo tempo conseguir dar ao usuário da aplicação uma diferença bastante nítida dos estados de apagado e aceso do LED, bem como a varredura dos displays que devem oferecer uma boa nitidez e clareza para sua leitura.

No exemplo abaixo temos a ligação de um display LCD de caracteres ligados à porta D, um teclado configurado como matriz de 3 colunas e 4 linhas ligados à porta B, um botão ligado ao pino RA0, dois LEDs ligados aos pinos RE0 e RE1 e um relé ligado ao pino RE2.

Notem que foram usados resistores de pull-down (ligados ao terra) nos pinos do LCD, o que não é necessário tendo em vista que os pinos da porta D podem impor tanto o nível alto como o nível baixo quando configurados como saída.

(11)

D [0 .. 1 5 ] D0 D15 D14 D13 D12 D11 D10 D9 D8 D7 D6 D5 D4 D3 D2 D1 RA0/AN0 2 RA1/AN1 3 RA2/AN2/VREF-4 RA4/T0CKI 6 RA5/AN4/SS 7 RE0/AN5/RD 8 RE1/AN6/WR 9 RE2/AN7/CS 10 OSC1/CLKIN 13 OSC2/CLKOUT 14 RC1/T1OSI/CCP2 16 RC2/CCP1 17 RC3/SCK/SCL 18 RD0/PSP0 19 RD1/PSP1 20 RB7/PGD 40 RB6/PGC 39 RB5 38 RB4 37 RB3/PGM 36 RB2 35 RB1 34 RB0/INT 33 RD7/PSP7 30 RD6/PSP6 29 RD5/PSP5 28 RD4/PSP4 27 RD3/PSP3 22 RD2/PSP2 21 RC7/RX/DT 26 RC6/TX/CK 25 RC5/SDO 24 RC4/SDI/SDA 23 RA3/AN3/VREF+ 5 RC0/T1OSO/T1CKI 15 MCLR/Vpp/THV 1 U1 PIC16877 VDD D0 3 Q0 2 D1 4 Q1 5 D2 7 Q2 6 D3 8 Q3 9 D4 13 Q4 12 D5 14 Q5 15 D6 17 Q6 16 D7 18 Q7 19 OE 1 LE 11 U2 74LS373 D0 3 Q0 2 D1 4 Q1 5 D2 7 Q2 6 D3 8 Q3 9 D4 13 Q4 12 D5 14 Q5 15 D6 17 Q6 16 D7 18 Q7 19 OE 1 LE 11 U3 74LS373 D[0..15] +5V VSS Volts +88.8 Volts +88.8 mA +88.8 5 0 % RV1 1k

No esquema acima podemos ver uma aplicação não muito comum, pois faz uso de displays de 7 segmentos hexadecimais e usa 2 CIs 74LS373 que são buffers com retenção para multiplexar, em conjunto com os pinos RD6 e RD7 os pinos da porta B, e o pino RA0 está sendo usado como entrada analógica.

(12)

Dia 16 de abril de 2014.

O que é ciclo de máquina?

O que se deve saber é que nesse microcontrolador a freqüência do clock interno equivale a ¼ da freqüência do clock do circuito oscilador escolhido, ou seja, se tivermos um cristal de 4MHz ligado aos pinos CLKIN / CLKOUT do PIC a freqüência usada como referencia interna para processamento e periféricos que façam uso do clock será de 1MHz.

Abaixo é possível ver um gráfico de tempo que explica melhor essa técnica:

Notem que no primeiro ciclo de máquina é buscada(fetch 1) a primeira instrução no próximo ciclo ela é executada(execute 1) e ao mesmo tempo é buscada(fetch 2) a segunda instrução e assim por diante, isso ocorre até encontrar uma instrução de salto (CALL SUB_1), nesse momento também é buscada a instrução seguinte porém durante a execução da instrução CALL a próxima instrução buscada é descartada e será realizado o salto para a rotina SUB_1.

O que significa que a grande maioria das instruções do PIC são realizadas em um único ciclo de maquina, exceto aquelas de salto e algumas condições de teste como indicada no data sheet.

Memória de programa.

A memória deste chip tem um tamanho de 8Kword, cada Word tem 14 bits e fica armazenada em uma memória flash, esta é uma memória não volátil que pode ser gravada por hardware externo (gravador) ou pode ser gravada pelo software da sua aplicação o que possibilita um software dinâmico ou ainda a implantação da técnica de boot loader, pequeno programa que pode ser usado

(13)

por exemplo para que o usuário da aplicação faça as atualizações disponibilizadas do firmware, outra opção é o uso desta memória como uma expanção da EEPROM existente no chip.

Outras características importantes desta memória são:

- Vetor de reset.

Neste chip o vetor de reset é o endereço 0x0000, endereço inicial da memória e destino do contador de programa (PC Program Counter) sempre que o chip é devidamente alimentado ou que o pino MCLR recebeu um pulso de reset (pulso negativo).

- Vetor de interrupção.

Todos os periféricos deste chip inclusive o pino INT (entrada de interrupção externa) podem gerar uma interrupção para o programa principal, apesar de existirem neste chip 15 fontes de interrupção todas usam o mesmo vetor, este vetor é o endereço 0x0004 da memória de programa.

- Tamanho da memória e páginas de memória.

Como descrito acima a memória deste chip é de 8Kword, ou seja, 8.192 endereços de programa e cada endereço é composto por uma palavra (Word) de 14 bits, isso gera um problema de gerenciamento dos endereços, ou seja, para endereçar 9.192 endereços são necessários 13 bits e a Word tem apenas 14 bits, porém essa Word tem que conter o opcode (código da instrução) e o endereço do salto.

Veja alguns exemplos de opcode de instruções de salto:

Instrução OPCODE Obs

CALL 100 KKK KKKK KKKK KKK KKKK KKK equivalem a 11 dos 13 bits do endereço de destino

GoTo 101 KKK KKKK KKKK KKK KKKK KKK equivalem a 11 dos 13 bits do endereço de destino

Para solucionar o problema a memória de programa foi dividida em 04 páginas de 2.048 endereços cada página e foi implementado um registrador PCLATCH para armazenar dois bits que são os bits mais significativos para completar o endereço. Veja abaixo uma representação das páginas de memória do chip.

(14)

- Pilha (stack).

A pilha de memória é um bloco na memória separado para armazenar endereços de retorno das instruções de chamada de sub rotinas e interrupção, ou seja, sempre que ocorre um desvio do programa para atender a uma interrupção ou a uma chamada de sub rotina o endereço seguinte ao endereço em execução é salvo nessa memória, no final da rotina uma instrução de retorno da rotina busca na pilha o endereço de retorno para dar continuidade no programa principal.

Uma característica importante desta pilha é que ela é limitada em 8 endereços, ou seja, somente será possível atender a 8 chamadas de rotinas ou atendimento de interrupção em seqüência, sem que ocorram o encerramentos dessas rotinas por retorno, caso aconteçam mais de 8 chamadas a sub rotinas ao ocorrer a nona chamada o endereço da primeira chamada é perdido e assim por diante.

Outra característica é que o tamanho das words da pilha é de 13 bits, ou seja, ela pode armazenar um endereço de retorno completo sem se preocupar com as páginas do endereço, no entanto no caso de chamadas de sub rotinas por software (CALL) deve-se antes ajustar o PCLATCH referente ao endereço da rotina que será chamada.

Set de instruções.

Instrução

Descrição Ciclos Status

afetado Instruções com registradores em nível de Bytes

ADDWF f,d Soma o conteúdo do registro W com o

conteúdo de um registrador F qualquer

1 C,DC,Z

ANDWF f,d Operação “E” entre o conteúdo do registro W e

conteúdo de um registro F qualquer

1 Z

CLRF f Limpa o conteúdo de um registrador F qualquer 1 Z

CLRW - Limpa o conteúdo do registrador W 1 Z

COMF f,d Complementa o conteúdo de um registrador F

(15)

DECF f,d Decrementa o conteúdo de um registrador F qualquer

1 Z

DECFSZ f,d Decrementa o conteúdo de um registrador F

qualquer, pula próxima instrução se “zero”

1(2) -

INCF f,d Incrementa o conteúdo de um registrador F

qualquer 1 Z

INCFSZ f,d Incrementa o conteúdo de um registrador F

qualquer, pula próxima instrução se “zero”

1(2) -

IORWF f,d Operação “OU” entre o conteúdo do registro W

e conteúdo de um registro F qualquer 1 Z

MOVF f,d Move o conteúdo de um registrador F qualquer 1 Z

MOVWF f Move o conteúdo do registro W para um

registrador F qualquer 1

-NOP - Consome um ciclo, sem executar nada 1

-RLF f,d Gira a esquerda o conteúdo de um registrador

F qualquer, considerando o “Carry”

1 C

RRF f,d Gira a direita o conteúdo de um registrador F

qualquer, considerando o “Carry”

1 C

SUBWF f,d Subtraí o conteúdo do registro W com o

conteúdo de um registrador F qualquer

1 C,DC,Z

SWAPF f,d Troca os “nibble’s” de um registrador qualquer 1 -

XORWF f,d Operação “OU Exclusivo” entre o conteúdo do

registro W e conteúdo de um registro F qualquer

1 Z

Instruções com registradores em nível de Bit

BCF f,b Zera um bit de um registrador F qualquer 1 -

BSF f,b Seta um bit de um registrador F qualquer 1

-BTFSC f,b Testa um bit de um registrador F qualquer,

pula próxima instrução se igual a zero

1(2)

-BTFSS f,b Testa um bit de um registrador F qualquer,

pula próxima instrução se igual a “1”

1(2)

-Operações com Literais e de controle

ADDLW k Soma o valor “k” ao registrador W 1 C,DC,Z

ANDLW k Operação “E” entre o valor “k” e o registrador

W 1 Z

CALL k Chama uma sub-rotina representada por “k” 2

-CLRWDT - Limpa o WatchDog Timer 1 TO,PD

(16)

IORLW k Operação “OU” entre o valor “k” e o registrador W

1 -

MOVLW k Move o valor “k” para o registrador W 1 -

RETFIE - Retorno de uma interrupção 2 -

RETLW k Retorno de uma sub-rotina com valor “k” no

registrador W

2

-RETURN - Retorno de uma sub-rotina 2

-SLEEP - Entra em modo “Standby” 1 TO,TP

SUBLW k Subtraí o valor “k” do registrador W 1 C,DC,Z

XORLW k Operação “OU Exclusivo” entre o valor “k” e o

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo a implementação de estratégias metodológicas para o estudo de comportamentos sociais em animais modelo de autismo, bem como, caracterizar, por meio

A interação treinamento de natação aeróbico e dieta rica em carboidratos simples mostraram que só treinamento não é totalmente eficiente para manter abundância

O mapeamento da curva de carga é fundamental para o planejamento estratégico de distribuição de energia, pois a partir deste é possível conhecer o perfil da demanda

 Numéricos das das Propriedades Propriedades do do Ar Ar Úmido, Úmido, Cartas Cartas Psicrométricas, Psicrométricas, Processos Processos Psicrométricos, Psicrométricos,

A presente investigação teve como objetivo geral o estudo dos fatores de risco e de proteção internos e externos utilizados perante a violência social, nomeadamente o bullying

A pesquisa foi dividida em pesquisa bibliográfica e visita técnica a uma obra que adotou o sistema de bombeamento da argamassa de contrapiso, o que auxiliou

Jorge, Madalena, Maria, Miranda e Manuel de Sousa, entrando com vários Criados que o seguem, alguns com brandões acesos. Já, sem mais detença! Não apaguem esses brandões;

MADALENA (Repetindo maquinalmente e devagar o que acabava de ler.) – “Naquele engano d’alma ledo e cego / Que a fortuna não deixa durar muito...” Com a paz e a alegria de