• Nenhum resultado encontrado

Plano de Ação Introdução

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Ação Introdução"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Introdução

A Associação das Escolas do Torne e do Prado tem como Missão – SERVIR a comunidade, EDUCAR para a cidadania, INCLUIR os mais vulneráveis. O Plano de Ação para o ano de 2017, procura reforçar a sua presença na comunidade, percecionando e contextualizando as diferentes realidades em que estamos inseridos. A nossa responsabilidade com o cuidado do meio ambiente, é uma das novas vertentes para o nosso plano de ação. A sustentabilidade da instituição e a procura de novas formas de financiamento continuam a ser objetivos principais e pelos quais procuramos pautar a nossa ação.

Propomos a continuação de uma politica de integração de voluntários no trabalho social desenvolvido nas diferentes valências, tendo em vista o enriquecimento do serviço prestado diariamente.

Sendo a AETP uma das expressões do trabalho de Missão da Igreja Lusitana, procurar-se-á uma maior divulgação do trabalho social e educativo realizado junto das paróquias da Igreja, uma sensibilização e articulação com as mesmas no desenvolvimento de projetos e campanhas específicas que visem o bem da comunidade.

No quadro económico para a elaboração do orçamento, prevê-se um aumento da eletricidade em 1.2% e uma inflação de 1.4%, de acordo com as indicações do Orçamento de Estado. Em relação aos recursos humanos serão atualizados os vencimentos de acordo com a progressão de escalão constante no Contrato Coletivo de Trabalho e ainda tendo como referência a Retribuição Mínima Garantida proposta em sede de Orçamento de Estado. Para todas as outras rúbricas não se prevê aumentos, havendo a previsão de uma revisão em baixa do custo das comunicações tendo em conta a reorganização deste serviço.

Para as instalações e equipamentos dos quatro pólos da Instituição é assumida uma política de manutenção e revisão cuidada do património, bem como o investimento na aquisição de material, necessário à melhoria da qualidade do serviço prestado. O estudo de suporte à elaboração do orçamento, tem por base a contabilidade do mês Setembro de 2016.

Colocamos perante Deus as nossas capacidades, os nossos desejos, e a nossa visão de um mundo mais justo e fraterno, do qual somos diariamente construtores.

(2)

2

Objetivos estratégicos de acordo com o Plano Estratégico em vigor

Eixo estratégico 1 – Servir a comunidade de forma aberta e flexível

Creche e Jardim de Infância do Torne – Apoio Sócio-Educativo para 90 crianças dos 4 meses aos 6 anos. O trabalho destas respostas sociais estará assente no novo projeto Educativo “Viva a Saúde! Saltar, brincar e bem comer” que está em vigor. Continuação das atividades de complemento educativo na área da música, dança criativa e karaté. Adaptação das práticas educativas dos trabalhadores às novas orientações curriculares publicadas para o pré-escolar e também para a creche. Reforço da relação com as famílias de modo a dar consistência às práticas diárias. Será iniciado um programa de formação para pais tendo como áreas a abranger a necessidade de atividades no exterior e hábitos alimentares saudáveis. Este plano é dirigido aos pais das crianças que frequentam as respostas sociais, mas também aberto à comunidade. Contaremos com a colaboração de uma nutricionista da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e da professora de educação física que dá apoio ao Centro comunitário. A equipa educativa dinamizará trabalho na área dos estímulos à criatividade.

Centro Comunitário – A resposta social continuará a ser desenvolvida nos dois pólos ; Centro Social do Bom Pastor e o Centro Social Salvador do Mundo. Será desenvolvido um conjunto de serviços necessários à comunidade: Cantina Comunitária (120 Refeições Diárias), Lavandaria Social (10 utentes diários), Atendimento e Acompanhamento Social (10 utentes semanais), Transporte de utentes dos domicílios para os dois pólos e vice-versa (20 utentes diários), Espaço de convívio e de Lazer (60 utentes diários) e ainda entrega de refeições e serviço de lavandaria nos domicílios (20 utentes diários). Continuará a ser proposto um espaço de caminhada e vivência cristã através de encontros temáticos e da celebração mensal da eucaristia. No plano de atividades desta resposta social, temos inscrito um conjunto de atividades semanais que abrange um leque de áreas como as manualidades e expressão artística, a estimulação cognitiva e acompanhamento psicológico, a atividade física, o canto e a música. De modo a que um maior número de utentes possa ser beneficiado por estas atividades, duas tardes por semana, à 3ª e 5ª feira, os utentes do Centro Social do Salvador do Mundo vêm para o Centro Social do Bom Pastor no período da tarde.

Protocolos de Rendimento Social de Inserção – A ação destas equipas é perspetivada no sentido de dar continuidade ao acompanhamento de 440 processos familiares, com o desenvolvimento de espaços formativos para os beneficiários de modo a aumentar as suas competências sociais, como seja a formação ao nível da parentalidade, empregabilidade, cozinha e gestão doméstica e ainda de literacia financeira. Pés no Risco – A ação deste projeto está intimamente ligada aos protocolos do RSI. Para o ano de 2017 pretende-se a consolidação deste trabalho, que tem 20 crianças/jovens a frequentar diariamente o espaço educativo e formativo na Escola do Torne. A intervenção continuará a privilegiar o trabalho com as famílias e a mediação com a escola, no sentido de continuar a procurar obter resultados, quer ao nível do sucesso

(3)

3

escolar, quer ao nível comportamental. Semanalmente serão propostas atividades que promovam a prática desportiva e o estímulo da criatividade.

Eixo Estratégico 2 - Garantir a estabilidade económica da Comunidade

Negócios sociais – Atendendo à diminuição dos rendimentos das famílias, não tem havido a evolução esperada nesta área. No ano de 2017 propomos estudar uma diversificação de produtos a oferecer e desse modo conseguir chegar a novos públicos.

Programas Contrato Emprego Inserção+ - A integração de beneficiárias neste programa do Instituto de Emprego e Formação Profissional tem-se revelado essencial ao funcionamento da Instituição, e tem tido resultados ao nível da integração no mercado de trabalho das beneficiárias. Propõe-se que a renovação deste programa em 2017 venha a contemplar 3 beneficiárias para a resposta social Creche e Jardim de infância.

Programa “Ser + Pessoa – Este programa continuará a apoiar situações de ausência total de rendimentos, proporcionando refeições quentes, apoio económico para transporte ou medicação e terá uma estreita ligação com o novo projeto “Mãos que Cuidam”. Prevê-se a prestação de 40 apoios num universo de 90 pessoas entre adultos e crianças. As verbas que sustentam este programa são obtidas através de donativos, vendas especificas e campanhas de angariação de fundos sendo que se procurará manter o número de apoio disponibilizados à comunidade.

Loja Social – Funciona nas instalações do Pavilhão Diogo Cassels no Torne, um espaço onde são disponibilizadas roupas novas ou já usadas, para quem delas necessite. Este espaço continuará a ser dinamizado por um grupo de beneficiárias de RSI, que organizam a loja, rececionam os donativos, avaliando se têm qualidade para serem expostos, e preparando-os para serem disponibilizados.

Bolsa Diogo Cassels – Na continuação da colaboração com a Paróquia de São João Evangelista, que gere esta Bolsa, a AETP continuará a identificar e a acompanhar, situações suscetíveis de apoios que promovam o desenvolvimento integral das crianças que frequentam as diversas valências. No âmbito da Bolsa continuará a ser dado apoio também a jovens que frequentam o ensino superior

Banco Alimentar (BA) – A parceria com o Banco Alimentar permitirá continuar a apoiar mensalmente 65 famílias, com um cabaz de alimentos. Asseguraremos o apoio às campanhas dinamizadas pelo BA, solicitando a disponibilidade dos trabalhadores e outros voluntários, de modo a assegurar o transporte dos géneros recolhidos para o armazém do Banco Alimentar, utilizando para tal a carrinha da instituição. “Com aroma” – É o nome da parceria que está a ser desenvolvida há mais de um ano com a empresa de agricultura biológica o “Cantinho das Aromáticas” que se dedica em Vila Nova de Gaia à produção de plantas aromáticas e medicinais. Esta parceria concretiza-se através de um projeto que contempla o trabalho dos utentes do Centro Comunitário na escolha e separação de plantas para a preparação de tisanas e infusões. A consistência do trabalho desenvolvido e o seu benefício para os idosos vai ser agora

(4)

4

alvo de um estudo para uma tese de mestrado que procurará definir cientificamente as vantagens e ganhos obtidos para esta tipologia de grupo.

“Mãos que cuidam” - Projeto na área da Educação para a cidadania em parceria com a Empresa Sarah Trading através dos Vicentinos de Matosinhos e a “Antiga Casa Pompeu” empresa de reciclagem. Pretende-se, por um lado desenvolver a consciência ambiental e a necessidade de cuidar do ambiente através de reciclagem de roupa, tampas de plástico e papel, por outro lado através de diferentes parcerias será possível transformar o que recolhemos em géneros alimentares e retorno financeiro que reverterá para o projeto Ser+Pessoa.

Eixo Estratégico 3 – Promover a qualificação organizacional

Plano estratégico – Elaboração e implementação do novo plano estratégico a 3 anos (2017-2019), com o apoio de consultadoria externa. Pretende-se que seja um processo capaz de integrar os diferentes grupos ligados à AETP e também a comunidade envolvente.

Estudo de arquitetura para o edifício da Escola do Torne – Colaboração com a Paróquia de S. João Evangelista na definição de serviços e áreas a serem integradas no projeto de ampliação e reformulação do espaço da Escola do Torne. O projeto de arquitetura será elaborado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Avaliação de desempenho – Elaboração de um sistema de avaliação de desempenho dos trabalhadores da AETP que vise a melhoria da qualidade dos serviços e da produtividade do trabalho desenvolvido. Pretende-se que seja um instrumento a ter em conta para efeitos de desenvolvimento profissional e progressão na carreira.

Formação - Pretende-se elaborar um plano de formação que vá ao encontro das necessidades do grupo de profissionais que diariamente trabalha na instituição, priorizando áreas como os primeiros socorros, a movimentação manual de cargas, e ainda como lidar com utentes com problemáticas ao nível da saúde mental.

Colaboração com o «Centro de Formação de Vila Nova de Gaia (IEFP)» – O Instituto de Emprego e Formação Profissional de Vila Nova de Gaia, tem nos seus serviços um Centro de Formação. Dado que este Centro de Formação não possui instalações próprias a AETP foi solicitada a disponibilizar uma das salas da Escola do Torne para o desenvolvimento de ações de formação nas áreas do Secretariado e da Ação Educativa. Esta nova solicitação terá como vantagem a possibilidade de estreitamento da relação entre ambas as Instituições, o retorno financeiro pela disponibilidade do espaço e a colocação de algumas das pessoas por nós acompanhadas em percursos formativos. O início desta formação na Escola do Torne está previsto para Dezembro de 2016.

(5)

5

Gestão de associados – Será adquirido um programa informático, que permite a organização e gestão de associados de forma mais efetiva, ou seja, o objetivo principal é potenciar a relação entre a AETP e os seus associados e otimizar a cobrança de quotas.

Consignação de 0.5% - Dinamizar a campanha de sensibilização na comunidade de modo a aumentar o valor que reverte para a AETP, resultado da consignação de 0.5% do IRS e também do IVA.

Site e redes sociais – Manter informação atualizada, das atividades que serão realizadas nas diferentes áreas da AETP, e desse modo, dar a conhecer o trabalho desenvolvido, a um número cada vez maior de pessoas.

Vila Nova de Gaia, 22 de Novembro de 2016

A Direção

Presidente – José Jorge Tavares de Pina Cabral Vice-Presidente – José Serafim Filipe Sequeira

Tesoureiro – Sérgio Filipe de Pinho Alves Secretária – Sara Lia Pereira Duarte Vogal – Joana dos Santos de Pina Cabral

Referências

Documentos relacionados

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

No âmbito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) ambiciona-se uma escola renovada, capaz de direccionar a humanidade para um caminho