• Nenhum resultado encontrado

BIG BANDS - A MARAVILHOSA ERA DO SWING

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BIG BANDS - A MARAVILHOSA ERA DO SWING"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

MÚSICOS, FATOS & CURIOSIDADES • Nº 81 • JUNHO 2012

“BIG BANDS”- A MARAVILHOSA ERA DO SWING

23ª PARTE

Neste número da “Revista Mensal do Jazz” encerramos o foco na figura e na obra de DUKE

ELLINGTON.

Esse final serve para listar um pouco da “BIBLIOGRAFIA” sobre o maestro, uma das mais extensas na

área do JAZZ, seja por sua longa permanência à frente de sua banda por cerca de meio século, seja

pela qualidade e quantidade de composições, seja ainda pelo que a sua música representa para o

JAZZ e para a própria música, já que sem questões outras ELLINGTON foi um dos mais importantes

músicos do século XX e projetou sua obra para além do tempo.

Assim as cerca de 04 dúzias de indicações seguintes constituem apenas uma “amostra” para aqueles que desejaram conhecer um pouco mais sobre o maestro, sem nem de longe esgotar as informações bibliográficas sobre o mesmo.

BIBLIOGRAFIA

BIG BOOK OF SWING

Bill Treadwell, 1ª Edição, 1946, U.S.A., Duke Ellington nas páginas 42, 43 e toda uma série de fotos e de referências, incluindo “lady.crooners”, com o texto iniciado com a sugestiva frase “From The Cotton Club To Carnegie Hall....”

THE ENCYCLOPEDIA OF JAZZ

Leonard Feather, 1ª Edição, 1956 (reimpressão de 1960), U.S.A., prefaciada por Ellington, Benny Goodman e John Hammond, com extenso verbete nas páginas 190 a 192 e diversas fotos do maestro e seus músicos

A HISTÓRIA DO JAZZ

Barry Ulanov, 426 páginas, 1ª Edição, 1957 (tradução de original americano de 1952), Brasil, nos traz capítulo especial dedicado a Duke Ellington (capítulo 15, páginas 212 a 224), conciso, preciso e bem descritivo do maestro e de sua época.

DUKE ELLINGTON - HIS LIFE AND MUSIC

Peter Gammond (The Jazz Book Club, Inglaterra), 2ª Edição, 1959 (1ª em 1958), Inglaterra, com

diversos outros colaboradores e prefácio por Hugues Panassié, aborda sua versão sobre Duke Ellington com a seqüência “”The Man”, “The Music”, “The Musicians” e “A Record Guide”. Contem ainda um

(3)

gráfico cronogramando as entradas e as saídas dos músicos, por instrumento, na banda e 16 páginas de fotos (P&B). É obra excelente.

A HISTÓRIA DO JAZZ NOS PALCOS DE NOVA YORK

Samuel B. Charters & Leonard Kunstadt, 1ª Edição, 1964 (tradução de original americano de 1962),

Brasil, 333 páginas, dedica o capítulo 17 (“A Casa Que Mills Construiu”) a parte da trajetória de Duke Ellington, em particular no “Cotton Club”, a seus músicos e discorre sobre Irving Mills, empresário de Ellington e um excelente “carona” na autoria das composições do maestro.

A HISTÓRIA DO JAZZ

Marshall Stearns, 1ª Edição, 1964(tradução de original americano de 1962), Brasil, 367 páginas, foca a

contribuição de Ellington, em especial no Harlem, a partir da página 197 e com excelentes impressões do ambiente da época.

BIG BAND JAZZ

Albert McCarthy, 1ª Edição, 1974, Inglaterra, 367 páginas, obra de fôlego em formato maior e plena de referências a Duke Ellington, em particular no capítulo 7 (“The Swing Era – Trendsetters & Big Names”, páginas 198 a 268) e com diversas fotos (P&B)

O JAZZ DO RAG AO ROCK

Joachim E. Berendt, 1ª Edição, 1975 (uma feliz tradução de original alemão de 1971, com um mais que infeliz título, bem melhor traduzido na versão espanhola editada no México, “El Jazz – De Nueva Orleans A Los Años Ochenta”, já que a obra do autor nada tem a ver com “rock” ou outras deturpações pseudo-musicais), Brasil, 408 páginas, com ótimo texto sobre Ellington nas páginas 73 a 78.

DUKE - A PORTRAIT OF DUKE ELLINGTON

Derek Jewell, 1ª Edição (reimpressão), 1977, Inglaterra, 192 páginas, iniciadas com excelente cronologia da vida e da carreira de Ellington, excelente material fotográfico em P&B, texto preciso e conciso encerrado com recomendação de mini-discografia.

THE WORLD OF JAZZ

Rodney Dale, 1ª Edição, 1979, Inglaterra, 192 páginas, é obra de luxo, farto material fotográfico (P&B e cores), com luzes sobre Ellington principalmente no capítulo 6 (“Big Bands”), páginas 86 até 99.

HISTÓRIA DO JAZZ

Como anexo à coleção da Abril Cultural de 34 LP’s com históricos dos grandes nomes do JAZZ, temos

aqui textos de diversos autores sob coordenação de Joachim E. Berendt, 1ª Edição, 1980 (tradução de original alemão de 1975), Brasil, 144 páginas, incluindo texto do crítico Leonard Feather nas páginas 89 até 105 focando as figuras de Duke Ellington e de Louis Armstrong, sob o ponto de vista de suas individualidades e dos contrastes entre ambos. É obra importante.

GRAN ENCICLOPEDIA DEL JAZZ

04 volumes da Editora SARPE, 1ª Edição, 1980, Espanha, que nos traz nas páginas 564 a 572 extenso e bem elaborado verbete sobre Duke Ellington, contendo histórico seqüencialmente preciso, aspectos pessoais importantes, integrantes principais das formações do “Duque” e citação das principais composições.

DUKE ELLINGTON - O DUQUE DO JAZZ

Abril Cultural - Coleção “Gigantes do Jazz”, volume 7 (coleção com 32 volumes) - 1ª Edição no Brasil, 1980 (original italiano “I Grandi Del Jazz”, Milão / Itália, 1979). O volume contem textos de Albert McCarthy e de Bruno Schiozzi (tradução de Ivan Brandão Machado e Carlos Sussekind), com bom histórico sobre Ellington e sua carreira, acompanhado de LP com 10 faixas excelentes apoiadas em magníficos solos de Johnny Hodges, Cat Anderson, Barney Bigard, Cootie Williams, Lawrence Brown e Willie Smith.

(4)

THE BIG BANDS

George T. Simon, 4ª Edição, 1981 (1ª em 1967), U.S.A., 614 páginas, nas quais e após longo prefácio de Frank Sinatra (em que declara que seu grande professor no canto não foi o trabalho de outros cantores, mas a forma como Tommy Dorsey respirava e fraseava no trombone), o Autor percorre a história das “big bands” por meio do foco sobre o panorama da época, os líderes, o público, os músicos, a curva de crescimento / glória / declínio das bandas, as vocalistas, os arranjadores, o negócio musical, as gravações, o rádio, o cinema, a imprensa, as bandas mais importantes e as de músicos de diversos instrumentos, assim como foca outras dezenas de bandas de menor expressão, além de traçar um panorama das bandas após a época áurea, relacionar uma discografia seletiva e os “prefixos” das bandas. Para Duke Ellington o autor reserva as páginas de 186 até 196 de seu trabalho, historiando a carreira do maestro e de sua banda.

STORIA SOCIALE DEL JAZZ

Eric J. Hobsbawn, 1ª Edição, 1982 (tradução de original inglês de 1961), Itália, 473 páginas, ademais de inúmeras referências a Duke Ellington ao longo de suas 04 partes (“La Storia”, “La Musica”, “L’aspetto Econômico” e “La Gente Del Jazz”), verbete especial com histórico, discografia e características pessoais (“affabile, ironicamente cerimonioso, civettone, galante, egocêntrico, relativamente chiuso, a volte generoso a volte avaro, amava circundarsi di uma corte; personalitá contraddittoria”).

ENCICLOPEDIA ILUSTRADA DEL JAZZ

Brian Case & Stan Britt, 1ª Edição, 1982 (tradução de original inglês de 1978), Espanha, 224 páginas em edição de luxo, amplo material fotográfico e com excelentes indicações discográficas, sendo que no se refere a Duke Ellington as páginas 68 até 70 são muito bem elaboradas em seqüência histórica e farta indicação de gravações, cobrindo o período de 1926 até o final. Ao verbete dedicado a Duke Ellington segue-se o referente ao seu filho Mercer.

JAZZ BAND, 1900/1960 (ANARQUEOLOGIA DO JAZZ, I)

Jorge Lima Barreto, 1ª Edição, 1984, Portugal,409 páginas, escreve uma síntese histórica do JAZZ

(1900/1960) em que Ellington é citado quando o “swing” é o assunto, passeia pelos diversos instrumentos sendo então e novamente Ellington citado quanto ao piano, retornando a figura do maestro no capítulo dedicado às “obras primas” gravadas, assim como no quadro final de “músicos” em ordem alfabética (nome, instrumento e etiqueta/selo para o qual gravou).

JAZZ: UMA HISTÓRIA EM QUATRO TEMPOS

Roberto Muggiati, 1ª Edição, 1985, Brasil, 103 páginas em formato reduzido, é uma bela jornada, ainda que sintética pelo espaço reduzido de texto, em que o autor com precisão e estilo muito pessoal

avança no tempo sobre a cronologia do JAZZ, passando por Duke Ellington no capítulo “A Lenda dos

Caçadores de Marfim” (marfim = teclas do piano), com fotografia de página inteira (73) do maestro. O

autor já lançou no mercado algumas outras obras ligadas ao JAZZ, sempre com méritos.

OBRAS PRIMAS DO JAZZ

Luiz Orlando Carneiro, 1ª Edição, 1986, Brasil, 178 páginas de perfeitas escolhas de gravações dos

grandes nomes do JAZZ, dedicando o autor as páginas de 22 até 28 à obra maior de Duke Ellington,

culminando com uma “discografia” que contem as obras primas selecionadas e comentadas em seu texto.

THE MAKING OF JAZZ: A COMPREENSIVE HISTORY

James Lincoln Collier, 1ª Edição, 1987 (reimpressão do original de 1978), Inglaterra, 543 páginas em que Ellington é seguidamente mencionado, em particular no capítulo “III – The Swing Age: A Music Matures”, em que o sub-título “Duke Ellington: Master Painter” ocupa as páginas de 238 até 247 com amplo retrato do maestro e suas vida, obra e composições principais comentadas.

(5)

OPUS 86 - JAZZ

Andres Francis, 1ª Edição, 1987 (tradução de original francês de 1982), Brasil, 332 páginas, com Duke Ellington devidamente abordado em capítulo específico nas páginas de 57 até 74 ao lado de outras bandas, além de fartamente indicado no capítulo referente às gravações.

THE BIG BAND YEARS

Bruce Crowther & Mike Pinfold, 1ª Edição, 1988, Inglaterra, edição de luxo coom 208 páginas, farto material fotográfico, fartas referências a Duke Ellington em especial no capítulo 3, “Duke Ellington” (páginas 38 até 51), com histórico bem focado sobre o maestro e sua banda;

OS GRANDES CRIADORES DO JAZZ

Gérald Arnaud & Jacques Chesnel, 1ª Edição, 1989 (tradução de original francês de 1985), Portugal, 256 páginas, reservou para Ellington um lugar entre “os cavaleiros das teclas”, assim como e além de diversas outras citações, capítulo especial nas páginas 194/195 com o sub-título “Do Jungle Ao Jardim”, citando que “o maior dos compositores afro-americanos não escreveu senão aquilo que era necessário para que o gênio do seu povo se exprimisse: as memórias de um chefe de orquestra, durante cinquenta anos de obras-primas”

THE BIG BAND ALMANAC

Leo Walker, 1ª Edição, 1989 (reimpressão do original de 1978), U.S.A., 466 páginas, sendo que as de 115 até 120 são dedicadas a Duke Ellington. Fotos em P&B, músicos principais que integraram a banda, vocalistas, prefixos e histórico constituem o conteúdo da abordagem do autor.

O MUNDO DO JAZZ

Jim Godbolt, 1ª Edição, 1992 (tradução de original inglês de 1990), Portugal, 160 páginas em que o

autor buscou reunir material fotográfico e jornalístico retratando o mundo do JAZZ. Nos capítulos “O

Nascimento das Grandes Bandas”, “A Febre do Swing”, “Uma Tapeçaria Multi-facetada” e “As Perdas do Jazz”, temos Ellington devidamente apreciado.

BIG BANDS

Julie Hoerner, 1ª Edição, 1992, U.S.A., mini-livro acompanhado de 01 CD lançado como parte da série “The Life, Times, & Music Series”, destacando Duke Ellington nas páginas 22/23 e no CD com seu prefixo, composição de Billy Strayhirn, “Take The ‘A’ Train”,

GUIA DO JAZZ

Sérgio Karam, 1ª Edição, 1993, Brasil, 318 páginas, com breve texto sobre a carreira de Ellington, mas com excelente discografia do maestro e de sua banda reunindo 22 títulos comentados e mais 09 indicações complementares.

JAZZ - HISTORY, INSTRUMENTS, MUSICIANS, RECORDINGS

John Fordham, 1ª Edição, 1993, Inglaterra, 216 páginas em edição de luxo, sendo Ellington focado em sua biografia, estilo, composições, fase do “Cotton Club” e participação no “Newport Jazz Festival”. Farto material fotográfico em alta qualidade.

LOS 100 MEJORES DISCOS DEL JAZZ

Jorge Garcia, Federico G. Herraiz, Federico Gonzales, Carlos Sampayo, 160 páginas em formato grande e edição de luxo, 1ª Edição, 1993, Espanha, com Ellington abordado nas páginas 18/19 (gravações do final da década de 1920), 50/51 (gravações da década de 1940) e 89 e 99 (gravações da década de 1950). Todas as gravações são devidamente comentadas em meio e farto material fotográfico.

JAZZ MILESTONES - A PICTORIAL CHRONICLE OF JAZZ 1900/1990

Ken Vail, 1ª Edição, 1993, Inglaterra, 176 páginas, com prefácio do grande sax-tenorista Scott Hamilton, aporta-nos ano a ano e a partir de 1900 um calendário dos nascimentos/falecimentos de

músicos de JAZZ, das composições, das gravações, dos livros e dos filmes, com breves históricos dos

fatos marcantes de cada ano, dos clubes de JAZZ e dos mapas esquemáticos da Storyville, de Chicago,

do Harlem e da Rua 52 (“A Rua Que Nunca Dorme”), além de uma relação final em ordem alfabética de músicos com datas de nascimento/falecimento e seu instrumento principal. Primoroso material

(6)

fotográfico em P&B. Evidentemente Duke Ellington é foco em dezenas dos anos decorridos nesse período.

SWING KINGS

Julie Koerner, 1ª Edição, 1994, U.S.A., mini-livro acompanhado de 01 CD lançado como parte da série

“The Life, Times, & Music Series”, destacando Duke Ellington nas páginas 24 a 26 e no CD com o clássico de sua autoria e Bubber Miley “The New East St. Louis Toodle-oo”.

JAZZ - A AUTÊNTICA MÚSICA AMERICANA

James Lincoln Collier, 1ª Edição, 1995 (tradução de original americano de 1993), Brasil, 324, é obra de autor e pesquisador da maior importância, que dedica as melhores e inúmeras referências a Duke Ellington e suas composições.

ELS 25 GRANS DEL JAZZ

Miguel Jurado (texto em catalão), 1ª Edição, 1995, Espanha, 199 páginas, traz nas páginas de 64 até 73 uma bela seqüência histórica sobre Elllington e sua música, entremeada de algumas fotos, sendo a mais feliz a do selo do 78rpm da “Bluebird” com o clássico “East Saint Louis Toddle-oo”.

LA DISCOTECA IDEAL DEL JAZZ

Joan Riambau, 1ª Edição, 1995, Espanha, 488 páginas. Após uma “Introducción” e uma “Breve História Del Jazz”, o autor prossegue com foco sobre os músicos em ordem alfabética, a cada um correspondendo o que considera o melhor em gravações, com Ellington ocupando as páginas de 159 até 163, com destaque para 10 gravações e 02 antologias do maestro: uma excelente seleção escolhida e bem comentada.

ALL THAT JAZZ - THE ILLUSTRATED STORY OF JAZZ MUSIC

Ronald Atkins, 1ª Edição, 1996, Inglaterra, 224 páginas em formato grande, com a seqüência “Evolução do Jazz”, “Gigantes do Jazz”, “Músicos” (de ‘A’ a ‘Z’) e mais uma série de anexos. As páginas 42 e 43 são dedicadas a Ellington, com mini-cronologia, gravações clássicas e histórico, retornando o foco sobre Ellington nas páginas 201 e 202 com destaque e comentários sobre outras gravações do maestro.

OS GRANDES DO JAZZ

Edições del Prado S.A., 1ª Edição, 1996/1997 (tradução para o português), Espanha, coleção com 05 volumes e 72 CD’s, com o “Volume I” contendo capítulo especial sobre Duke Ellington nas páginas 157 até 168, com histórico, gravações comentadas e bom material fotográfico.

THE JAZZ MASTERS

Ediciones Folio S.A. (vide o anterior “ALL THAT JAZZ - THE ILLUSTRATED STORY OF JAZZ MUSIC” de 1996, em grande parte reproduzido no texto dessa coleção), 1ª Edição, 1997 (tradução para o português), Espanha, coleção com 03 volumes e 101 CD’s, com verbete dedicado a Ellington.

A CENTURY OF JAZZ - A HUNDRED YEARS OF THE GREATEST MUSIC EVER MADE

Roy Carr, 1ª Edição, 1997, Inglaterra, 256 páginas em edição de luxo, com Ellington nos capítulos “The Wind City & The Big Apple”, “Jazz Festivals” e “The Movies”. Material fotográfico de primeira

qualidade para um amplo panorama do JAZZ, com referências ao mesmo na Inglaterra.

TRIBUTO AO SÉCULO XX - JAZZ

Papel Virtual Editora, diversos autores, 1ª Edição, 1999, Brasil, 198 páginas, traz em capítulo especial

dedicado ao JAZZ da autoria do Mestre Luiz Carlos Antunes, um panorama perfeito da evolução e das

transições de estilos, marcando a presença de Ellington nessa longa e histórica “estrada”.

GUIA DE JAZZ EM CD - UMA DISCOTECA BÁSICA

Luiz Orlando Carneiro & José Domingos Raffaelli, 2ª Edição, 2002, Brasil, 265 páginas de livro em formato reduzido, livro a que já nos referimos na “Discografia”, em que coube ao co-autor Raffaelli discorrer sobre Ellington e sua principais gravações, devidamente comentadas (“Early Ellington”, “Duke Ellington 1935-36/1936-37/1938”, “The Blanton-Webster Band”, “Ellington At Newport”, “The Far East Suite”, “And His Mother Called Him Bill” e “Second Sacred Concert”).

(7)

JAZZ - DAS RAÍZES AO PÓS-BOP

Augusto Pellegrini, 1ªEdição, 2004, Brasil, 399 páginas, em que o autor cita Ellington em várias etapas de sua extensa e concisa obra: “Swing’, “Big Bands” e principalmente em “Grandes Nomes do Jazz”, quando reserva as páginas de 239 até 244 para traçar um histórico do maestro e da banda, com extensa relação de suas composições e clássicos do repertório ellingtoniano.

GLOSSÁRIO DO JAZZ

Mário Jorge Jacques, 2ª Edição, 2009, Brasil, 530 páginas, é obra importante para conhecermos estilos, locais e outras informações sobre Duke Ellington como, por exemplos e entre outros, “Cotton Club”, “Jungle”, “Washingtonians” e muito mais. A par desse aspecto é obra fundamental de consulta para iniciantes e iniciados, pela organização de termos e demais tópicos que o autor conseguiu reunir em obra desse fôlego.

ARTE DO PIANO - COMPOSITORES & INTÉRPRETES

Sylvio Lago, 1ª Edição, 2007, Brasil, 751 páginas, obra obrigatória, dedica amplos parágrafos a Ellington, detendo-se em comentários nas páginas 472/474, 486/487 e principalmente 493/498 em que analisa a figura, a trajetória, a música e o estilo do maestro.

JAZZ - A HISTORY OF AMERICA’S MUSICA

Ken Burns & Geofrey C. Ward, 1ª Edição, 2007, U.S.A., 490 páginas, é copioso em suas referências a Duke Ellington, assim como a coleção de DVD’s que acompanha a obra (coleção lançada no ano de 2011, em 12 exemplares e nas bancas de jornais). É obra de fôlego de um historiador.

JAZZ - THE GOLDEN ERA

Richard Havers & Richard Evans, 1ª Edição, 2009, U.S.A., 192 páginas em edição de luxo com 01 CD encartado, trazendo excelente resenha sobre Duke Ellington nas páginas 38 até 46, material fotográfico de alta qualidade e interesse histórico, sendo 02 delas em página inteira, além da faixa “Take The ‘A’ Train” de Billy Strayhorn gravada em Hollywood em fevereiro de 1914 por Ellington e orquestra, com solo do trumpete de Ray Nance.

JAZZ AO SEU ALCANCE

Emerson Lopes, 1ª Edição, 2009, Brasil, 601 páginas, inclui mini-verbete sobre o maestro e comenta com propriedade a gravação “Ellington At Newport 1956”.

São também bastante elucidativas e ilustrativas do trabalho, da música e da personalidade de DUKE

ELLINGTON os artigos publicados na revista francesa “Jazz Magazine” de setembro de 1966 (“Antibes

007 – Billy Strayhorn”, longa entrevista com o compositor, arranjador e alter-ego de ELLINGTON) e de

maio de 1999 (“Ellington Était um Héros”, em que Archie Shepp discorre sobre a soberana influência de ELLINGTON em seu trabalho no JAZZ e na música como um todo).

É evidente que a “Revista Mensal do Jazz” em apenas 06 edições (janeiro até junho de 2012, números

de 76 até 81) não teria como abranger toda a obra de DUKE ELLINGTON, porisso que acreditamos ter

publicado um “resumo” que permitirá aos interessados aprofundarem-se no universo desse patrimônio musical.

Prosseguiremos no 2º semestre de 2012 com o foco em outro dos grandes da “Maravilhosa Era Do Swing”.

Segue na “Revista Mensal do Jazz” nº 82, julho/2012,

Referências

Documentos relacionados

[r]

Em caso de rutura de stock de algum dos produtos apresentados no catálogo, será substituído por outro de igual valor e qualidade idêntica. SUPER

Este trabalho se empenhou em fazer experiências usando diferentes configurações para exemplos rotulados inicialmente, e o melhor resultado foi encontrado ao se utilizar 5%.

O curso de Licenciatura em Computação atende à demanda de formação de professores capazes de operar no uso e desenvolvimento de tecnologias para a educação, bem como ensinar a

A Divisão Metal Forming é líder global no fornecimento de soluções de alta qualidade de processamento de metais, tubos particularmente especiais e seções, tiras de aço especial,

(b) Corridas rasas, corridas de fundo e meio fundo, Corrida com Obstáculos , Corridas com Barreiras, Marcha Atlética, Revezamentos, Saltos, Arremesso e Combinada. (c)

É um tipo de dado que permite o armazenamento de matrizes de naturezas diferentes (escalares, vetores, matrizes, strings) identificáveis por nomes de campos. Para criar uma

Domingos Castro - Sporting Paulo Guerra - Sporting Carlos Monteiro - Sporting Joaquim Pinheiro - Maratona João Junqueira - Sporting Carlos Patrício – Sporting. 58ª - BRONZE