• Nenhum resultado encontrado

À LA CARTE Vera Ribeiro de Carvalho (você poderá ver a explicação desse título clicando aqui) ESCLARECIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "À LA CARTE Vera Ribeiro de Carvalho (você poderá ver a explicação desse título clicando aqui) ESCLARECIMENTO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

À LA CARTE

Vera Ribeiro de Carvalho

(você poderá ver a explicação desse título clicando aqui)

ESCLARECIMENTO

TENHO RECEBIDO VÁRIAS RECLAMAÇÕES DE PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM VER ONDE POSTAR OS COMENTÁRIOS PARA ESTA COLUNA.

SE QUISER COMENTAR, OBSERVE, LOGO QUE CLICA PARA ABRIR A COLUNA, QUE ABAIXO ESTÁ ESCRITO: "POSTE COMENTÁRIOS ABAIXO QUANDO QUISER. "

ESSE “ABAIXO” FICA NA PÁGINA ANTERIOR A ESTA. ÀS VEZES O ESPAÇO APARECE LOGO ABAIXO MESMO; ÀS VEZES, LÁ “EMBAIXÃO”, AO PÉ DO SITE. VEJA:

SOU UMA PROFESSORA QUE PENSA...

Mais uma vez apelo às minhas extintas colunas “Labareda”...

É que vem chegando o Dia dos Professores. Achei pertinente. Fiz pequenas modificações... Vamos lá?

(2)

Muitas vezes somos testemunhas das inúmeras greves dos professores... (às vezes até participamos, como já fiz algumas vezes).

Vejo muitas pessoas divididas, por causa disso – inclusive os próprios professores. E, concomitantemente, vejo muita gente que não sabem respeitar os outros seres humanos, preferindo partir para ofensas e não a diálogos.

Várias e várias vezes tenho exposto minha opinião sobre os maus professores – que existem, sim, como em toda e qualquer categoria. Um dia desses uma amiga disse que eu “peguei pesado” com eles... e eu respondi que não... que esse tipo de professor não merece mesmo consideração. (E que eu sempre deixei muito claro que não estava me referindo à classe toda).

Mas vamos combinar que são a minoria... Infelizmente, talvez seja essa minoria a causa de tantos descalabros verbais que vejo sobretudo no face. Então, convido a sociedade goioerense a que leia o texto abaixo, cujo autor não consegui localizar, mas que mostra muito do que é, realmente, o “verdadeiro” professor... Embora eu tenha colocado o título no feminino – mais para chamar a atenção – ele é dirigido a todos os professores, por isso o masculino a seguir...

“SOU UM PROFESSOR QUE PENSA...

Pensa em sair correndo toda vez que é convocado para uma reunião, que certamente o responsabilizará mais uma vez, pelo insucesso do aluno.

SOU UM PROFESSOR QUE LUTA...

Luta dentro da sala de aula, com os alunos, para que eles não matem uns aos outros. Que luta contra seus próprios princípios de educação, ética e moral.

SOU UM PROFESSOR QUE COMPREENDE...

Compreende que não vale a pena lutar contra as regras do sistema, ele é sempre o lado mais forte.

SOU UM PROFESSOR QUE CRITICA...

Critica a si mesmo por estar fazendo o papel de vários outros profissionais como: psicólogo, médico, assistente social, mas não consegue fazer o próprio papel, que é o de ensinar.

SOU UM PROFESSOR QUE TEM ESPERANÇA...

E espera que a qualquer momento chegue um "estranho" que nunca entrou em uma sala de aula, impondo o modo de ensinar e avaliar.

SOU UM PROFESSOR QUE SONHA...

Sonha com um aluno interessado, sonha com pais responsáveis, sonha com um salário melhor, um mundo melhor.

ENFIM, SOU UM PROFESSOR QUE REPRESENTA...

Representa a classe mais desprestigiada e discriminada, e que é incentivada a trabalhar só pelo amor à profissão.

(3)

Representa um palhaço para os alunos.

Representa o fantoche nas mãos do sistema concordando com as falsas metodologias de ensino. E esse professor, que não sou eu mesmo, mas é uma outra pessoa, representa tão bem, que só não trabalha como ator, porque já é PROFESSOR e não dá para conciliar as duas coisas.”

***

É para esses meus colegas que peço respeito e compreensão!

Se, muitas vezes, partem para uma greve, não é porque “são vagabundos”, desordeiros e outros adjetivos desse tipo, como alguns querem.

Como se vê, desrespeito é a tônica, na maioria das vezes...

Se a categoria fosse respeitada, como acontece na maior parte do mundo – e o exemplo maior é o do Japão! - nada disso aconteceria.

Tudo o que se conquistou até agora só aconteceu por causa de greves. É um absurdo que está mais do que na hora de ser interrompido – mas parece que os governantes em geral só falam da Educação em suas campanhas políticas. Aí, sim, é que a gente vê cada milagre prometido! Todos apresentam mil propostas mirabolantes para o setor educacional, mas, depois da vitória, parece que são, todos eles, acometidos de uma “amnésia geral” que os faz esquecer as promessas que nunca tiveram intenção de cumprir.

(4)

Esse, também, é mais um filme que já vi... e estou cansada e injuriada com tanto repeteco. Mudam os tempos... as décadas se passam... mas minha história no magistério, nesse sentido, não é diferente das dos professores que hoje estão/continuam na lida...

Talvez eu fosse mais feliz se pudesse não enxergar essas coisas... Talvez eu fosse mais feliz se fosse “uma professora que não pensa”!

(5)

A respeito das “tantas “perguntinhas” que não querem calar”...

Na semana passada publiquei um alerta, aqui, de que eu iria fazer umas “perguntinhas incomodantes” sobre o destino da fanfarra da cidade. De lá para cá, alguns integrantes da fanfarra postaram filmagem deles na Secretaria de Educação tentando falar com o secretário (estava viajando)... Muitos deles postaram protestos contra a situação... O instrutor publicou esta nota:

(6)

... e, depois, o instrutor se pronunciou novamente assim:

Então... diante de todos esses fatos, nada mais tenho a perguntar. Só, talvez, daqui a algum tempo, dependendo do desenrolar dessa “novela”... Tomara que ela tenha um final feliz!

Ainda bem Odair Germano, que você é um idealista! Parabéns!

(7)
(8)

CHARME MODAS

CHARME MODAS a postos para receber aas mamães para escolherem presentes para os seus “pimpolhos” na Semana das Crianças! Afinal, são as crianças que os movem diariamente em seu propósito. Para este mês ser mais encantador, o SETOR INFANTIL da loja já está completo, com muitas NOVIDADES e com um precinho todo especial, que vai caber em seu bolso... Vá ver de perto!

(9)

E mais:

O que há pelo Brasil que eu conheci...

Minha garrafinha e eu aguardando o espetáculo “Nativitaten” (e o “wéyo” tirando fotos!), que neste ano será mesclado com o outro já apresentado também, ao qual igualmente assistimos, “Eu sou Maria”... e estaremos lá de novo, se Deus quiser! – Em Gramado, RS, dezembro de 2013.

(10)

Espaço Salute

Clique no link abaixo para ler a coluna de hoje do Dr. Rodrigo:

(11)

Apavorado (a) porque tem que fazer endoscopia? Não precisa não! “Olhaí” a dica do doutor!

(12)

Compre na Orient e paga somente em março de 2018

A ORIENT está prontinha para atender a “moçadinha” na Semana das Crianças! Vejam acima um pouquinho do que ela oferece – até para as “crianças- já- mocinhas”, como esse presente da última foto.

Com uma vantagem: as melhores condições de pagamento estão na ÓTICA E RELOJOARIA ORIENT. Você faz a sua compra agora e paga somente em março do próximo ano, com cheque pré-datado.

Além do prazo na compra de qualquer produto você tem 10% de desconto. Sua compra também poderá ser parcelada em até 10 vezes no cartão.

Além de todas essas vantagens, na ORIENT você encontra as melhores marcas em óculos de sol, relógios e joias que combinam perfeitamente com seu bom gosto.

Passe hoje mesmo na ORIENT para aviar sua receita de óculos ou comprar óculos de sol, relógios, joias e semijoias ou artigos de couro.

ÓTICA E RELOJOARIA ORIENT, à Av. Daniel Portela, 694. Fone 3522 1881 ou 9829-6116.

Parece-nos plausível que venha a ocorrer exacerbação dos ânimos, pois a decisão foi tomada arbitrariamente. Têm significação oposta à dos termos sublinhados na frase acima, respectivamente:

A) inverossímil, pacificação, pressurosamente. B) inadmissível, apaziguamento, criteriosamente. C) inaceitável, apaziguamento, gratuitamente. D) inadmissível, arrefecimento, injustificadamente. E) reprovável, tensionamento, sensatamente. http://sitenotadez.net/portugues-gramatica/

(13)

Referências

Documentos relacionados

Nossos avós estavam com a razão quando diziam que comemos para viver e não vivemos para comer.. A mesa é um excelente lugar, sozinhos ou acompanha- dos, para nos exercitarmos,

Mães de filhos (masculino) com menos de 6 anos avaliam-se a si e aos seus maridos/companheiros como menos autoritativos do que mães de filhos mais velhos (diferenças

As aivecas são protegidas com desarme automático através de mola plana (A), para maior segurança do arado e do sistema hidráulico do trator (terceiro ponto).. Portanto, em caso

Os resultados apontam que as regiões que mais se des- tacaram com números de casos acima da média nacional em todas as faixas etárias, tanto no gênero masculino como no femi-

As tabelas 13, 14 e 15 apresentam os prêmios obtidos pelo modelo de precificação da opção de compra do tipo europeia para a cesta de moedas apresentado no

Embora constatada um baixo índice de infecções pelo HIV através dos estudos analisados, percebeu- se uma alta prevalência de acidentes ocupacionais com exposição

Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo - UFC RESUMO: Nesse artigo pretende-se lançar luz sobre a história da fotografia oitocentista atentando para as

As Jornadas constituir-se- ão como um espaço e uma oportunidade para conhecer, explorar, partilhar, (con)viver, fruir a natureza, nas suas múltiplas facetas,