• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA MULTIINSTITUCIONAL E INTER-REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS UnB/UFPB/UFRN. EDITAL No.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA MULTIINSTITUCIONAL E INTER-REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS UnB/UFPB/UFRN. EDITAL No."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

PROGRAMA MULTIINSTITUCIONAL E INTER-REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS UnB/UFPB/UFRN

EDITAL No. 02/2009

SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

PARA O SEGUNDO PERÍODO LETIVO DE 2010

1. PREÂMBULO

1.1 O professor Jorge Katsumi Niyama, Coordenador Geral do Programa Pós-Graduação em Ciências Contábeis, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas do curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, em conformidade com as exigências do Regulamento deste programa e da Resolução nº. 91/2004 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB.

1.2 O edital foi aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, em reunião realizada em 02/09/2009 e pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília.

1.3 Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis podem ser obtidas na página eletrônica http://www.unb.br/cca ou nas secretarias do programa, mencionadas no item 3.1.

2. DO NÚMERO DE VAGAS

2.1 Serão oferecidas 12 (doze) vagas para o mestrado acadêmico, para a UFPB e UFRN, dentro das seguintes linhas de pesquisa:

Linha de Pesquisa em: Contabilidade e Mercado Financeiro. Linha de Pesquisa em: Contabilidade para Tomada de Decisão. Linha de Pesquisa em: Impactos da Contabilidade para a Sociedade.

3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

3.1 As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis, para o Segundo Período Letivo de 2010, deverão ser efetuadas pessoalmente pelo interessado, ou por procurador devidamente constituído, nos dias úteis do período de 16/10/2009 a 06/11/2009, no horário das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:30 nas secretarias do Programa localizadas nos seguintes endereços:

3.1.1 - Universidade Federal da Paraíba – Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Campus I – Secretaria de Pós-graduação em Ciências Contábeis – João Pessoa – PB; CEP: 58051-900; e-mail: mcc@ccsa.ufpb.br

3.1.2 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Centro de Ciências Sociais Aplicadas Av. Salgado Filho,3000– Cidade Universitária – Lagoa Nova – Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - Natal – RN; CEP:59072-970; e-mail: ppgcc@ccsa.ufrn.br .

3 . 1 . 3 – O candidato realizará a prova escrita na Universidade Federal da Paraíba, cujo endereço encontra-se no item 3.1.1, e as demais etapas serão realizadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte cujo endereço encontra-se no item 3.1.2. A locomoção e os

(2)

custos decorrentes da mesma são exclusivamente de responsabilidade do candidato.

3.2 As inscrições poderão também ser efetuadas por via postal, recomendando, neste caso, a utilização de serviço de entrega rápida, apresentando data da postagem não posterior ao último dia de inscrição, conforme estabelecido no item 3.1. O candidato que optar pela inscrição por via postal deverá comunicar por e-mail nos endereços eletrônicos mencionados nos itens 3.1.1 e 3.1.2.

3.3 Poderão inscrever-se no processo seletivo candidatos em fase de conclusão de curso de graduação, desde que possam concluir seu curso de graduação até o primeiro dia do Período Letivo de ingresso no curso pretendido, de acordo com o Calendário Acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, atendido o que prescrevem o itens 3.6, 3.7 e 3.8 deste edital.

3.4 No ato da inscrição, deverão ser entregues os seguintes documentos (sendo que para inscrição por via postal, as cópias deverão ser autenticadas):

3.4.1. Ficha de inscrição (modelo padrão disponível nos endereços indicados nos itens 3.1.1 e 3.1.2 e na página eletrônica http://www.unb.br/cca.

3.4.2. Anteprojeto de Pesquisa, conforme estabelecido no item 4.2.4 em 3 (três) vias.

3.4.3. Cópia do Diploma de Graduação, ou declaração de provável formando no primeiro Período letivo de 2010.

3.4.4. Histórico Escolar do Curso de Graduação.

3.4.5. Currículo Lattes em 3 (três) vias, em versão impressa (disponível para preenchimento no endereço

http://lattes.cnpq.br

) . Deverão ser anexados comprovantes da produção intelectual listada no currículo.

3.4.6. Comprovante que realizou o Teste ANPAD após junho de 2008, se for o caso.

3.4.7. Cópia de Documento de Identidade, Cópia do CPF, Cópia do Título de Eleitor e dos comprovantes da última votação e Certificado de Reservista quando couber.

3.4.8. Terão as inscrições homologadas pela Comissão de Seleção apenas os candidatos que apresentem a documentação exigida dentro do prazo previsto no item 7 do presente Edital. 3.4.9. O local de entrega do material é voltado exclusivamente para o recebimento do mesmo. A conferência do material que está sendo entregue no local da inscrição é de inteira responsabilidade do candidato. Sendo assim, não cabe ao membro da secretaria realizar nenhum tipo de conferência do que está sendo entregue e se o mesmo está completo ou não. 3.5. O candidato, ao apresentar a documentação requerida, se responsabiliza pela veracidade de todas as informações prestadas.

3.6. A admissão dos candidatos selecionados no curso se concretizará pelo seu registro na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA). No ato do registro os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: Cópias autenticadas, de Diploma do curso superior; Histórico Escolar do curso superior; Carteira de Identidade; CPF; Titulo de Eleitor com último comprovante de votação; Certificado de Reservista (candidatos do sexo masculino); Carteira de Identidade de Estrangeiro, somente para os estrangeiros.

3.7. Não será permitido o registro concomitante em mais de um curso de pós-graduação stricto sensu da UnB/UFPB/UFRN.

3.8. Candidatos inscritos no processo seletivo para o Curso de Mestrado em fase de conclusão do Curso de Graduação, se selecionados, deverão apresentar diploma ou certificado de conclusão do respectivo curso no ato de registro na Secretaria do Programa da UFPB e UFRN, conforme o local de inscrição escolhido.

4. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

(3)

4.2 O processo de seleção será composto pelas seguintes etapas:

4.2.1. Prova Escrita (inclui questões objetivas de contabilidade e métodos quantitativos, prova de redação e prova de compreensão de texto especializado em língua estrangeira).

A prova terá duração de 4 (quatro) horas e será realizada na UFPB no seguinte endereço: Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Campus I – Secretaria de Pós-graduação em Ciências Contábeis – CEP 58051-900 – João Pessoa – PB, e-mail: mcc@ccsa.ufpb.br. A prova escrita deverá ser feita pelo próprio candidato, à mão, não sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado condição especial, em função de deficiência que impossibilite a redação pelo próprio. Os critérios de avaliação para esta prova estão explicitados no item 5 deste edital. Não serão permitidos os usos de calculadora e dicionário em qualquer hipótese.

4.2.2. Prova Oral: A Prova Oral terá duração máxima de 30 (trinta) minutos e será realizada no seguinte endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Av. Salgado Filho 3.000, Cidade Universitária – Lagoa Nova – Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis – Natal – RN – CEP: 59072-970: e-mail: ppgcc@hotmail.com. Os critérios de avaliação para esta prova estão explicitados no item 5 deste edital.

4.2.3. Avaliação de Currículo: Consistirá em uma análise e pontuação dos documentos comprobatórios apresentados pelo candidato, conforme tabela que consta no Anexo IV. Os critérios de avaliação para esta prova estão explicitados no item 5 deste edital.

4.2.4. Avaliação do Anteprojeto: O Anteprojeto deve ser composto dos seguintes itens: Justificativa, relevância da pesquisa, tipologia, resultado potencial e referências bibliográficas, ter 02 (duas) páginas e formato A4 com espaçamento 1,5 linhas com fonte Times New Roman 12, conforme Anexo II. Na capa do anteprojeto deverá ser indicado o nome do candidato e título do projeto e linha de pesquisa. As demais páginas não devem conter identificação do autor. Os critérios de avaliação para esta prova estão explicitados no item 5 deste edital.

5. DA FORMA DE AVALIAÇÃO

5.1 A cada uma das provas será atribuída uma nota de zero (0) a dez (10) pontos.

5.2 Prova Escrita: Esta etapa é classificatória e eliminatória, sendo a nota mínima para aprovação 5,0 (cinco) pontos. A avaliação será feita pela Comissão de Seleção. A prova escrita versará sobre os temas cujo conteúdo e referências bibliográficas se encontram no Anexo III deste edital. A prova escrita terá a seguinte distribuição: questões objetivas de Contabilidade e Métodos Quantitativos, peso 5,0 (cinco), Redação peso 2,0 (dois) e compreensão de texto específico em língua estrangeira terá peso 2,0 (dois) e o resultado do teste ANPAD com peso 1,0 (hum) obtido pela fórmula Resultado Geral da ANPAD x 1/600, sendo importante salientar que para o candidato que não apresentar o teste ANPAD será atribuída a nota ZERO.

5.3 Prova Oral: Esta etapa é classificatória. A Prova Oral consistirá na arguição do candidato pela Comissão de Examinadora quanto ao Anteprojeto, sua capacidade de organizar e expor as idéias sobre o pré-projeto e exequibilidade do estudo do anteprojeto; expectativas profissionais e acadêmicas do candidato em relação ao curso, compromissos e perspectivas em nível pessoal/profissional/institucional; avaliação da capacidade de sustentação dos seus argumentos científicos com clareza, objetividade e conteúdo; seu nível de conhecimento, capacidade de raciocínio, capacidade de inter-relacionamento de idéias e conceitos em relação ao Anteprojeto, assim como sua experiência acadêmica e profissional.

(4)

produção científica, experiência profissional comprovadas, adequação da disponibilidade de tempo por parte do candidato em relação às exigências do programa.

5.5 Avaliação do Anteprojeto: Esta etapa é classificatória. Os aspectos avaliados serão: a contextualização do problema, viabilidade do projeto, atualidade e relevância da bibliografia, o conteúdo da proposta em relação às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação; a estrutura de apresentação; a coerência entre os componentes da proposta e a relevância do tema, bem como a compatibilidade entre os interesses e perspectivas do candidato e as características do curso de mestrado.

6. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

6.1 – A nota final de cada candidato será a média ponderada das notas obtidas nas provas, sendo o peso de cada uma das provas o seguinte:

 Prova Oral: Peso 5 (cinco) pontos.

 Prova de Avaliação do Anteprojeto: Peso 3 (três) pontos.

 Prova de Avaliação de Currículo: Peso: 2 (dois) pontos.

6.1.2 A classificação dos candidatos aprovados far-se-á pela ordem decrescente das notas finais dos candidatos, sendo que a nota final para aprovação deve ser maior ou igual a 5 (cinco) pontos. 6.1.3 Serão selecionados aqueles candidatos que, pela ordem decrescente de classificação preencherem o número de vagas oferecidas.

6.1.4 Caso ocorram desistências de candidatos selecionados, poderão ser chamados a ocupar as vagas remanescentes outros candidatos aprovados, sendo respeitada a ordem de classificação.

6.1.5. Em caso de empate, os critérios de desempate obedecerão a seguinte ordem:

1. Candidato com melhor pontuação na prova escrita

2. O candidato com a melhor nota obtida na Prova de Redação

3. O candidato com a melhor nota obtida na Prova de Compreensão de Texto Especializado em Língua Estrangeira

7. DO CRONOGRAMA

7.1 As datas de realização das inscrições e sua homologação, das etapas do processo seletivo, bem como da divulgação dos respectivos resultados, constam da tabela abaixo:

DATA ETAPA HORÁRIO

Horário oficial de BSB 16 de outubro a 06 de novembro de 2009 Inscrições: Período de inscrições. 09h00min às 12h00min 14h30min às 17h:30min 10 de novembro de 2009 Homologação

Divulgação da Homologação das inscrições

14h30min

16 de novembro de 2009 Avaliação Escrita:

Realização da Prova Escrita

(5)

18 de novembro de 2009 (data provável)

Resultado da Avaliação Escrita: Divulgação do resultado da Prova Escrita

14h00min

25, 26 e 27 de novembro de 2009

Prova Oral, Avaliação de Currículo e do Anteprojeto: Realização da Prova Oral, da Avaliação de Currículo e Avaliação do Anteprojeto.

09h00min

28 de novembro 2009 (data provável)

Resultado da Prova Oral, Avaliação de Currículo e do Anteprojeto:

Divulgação do resultado da Prova Oral, Avaliação de Currículo e Avaliação de Anteprojeto.

14h30min

28 de novembro de 2009 (data provável)

Resultado final:

Divulgação do resultado final

15h30min

5 de dezembro de 2009

Confirmação de ingresso: Confirmação de ingresso no curso por parte dos candidatos selecionados

14h30min

AGOSTO DE 2010 Início das aulas: Início das aulas

UFRN E UFPB

7.2 A divulgação dos resultados de todas as etapas será afixada no local indicado no item 3.1 e no endereço http://www.unb.br/cca

8. DOS RECURSOS

8.1 Requerimentos de reconsideração e de recursos somente serão acolhidos se interpostos no prazo de 2 (dois) dias úteis a partir da divulgação dos resultados e deverão obrigatoriamente ser apresentados em 2 (duas) vias de igual teor do formulário padrão denominado “Requerimento de Reconsideração ou Recurso em Processo Seletivo para Ingresso em Cursos de Pós-Graduação”, disponível na página eletrônica http://www.unb.br/administracao/decanatos/dpp/formularios.php e na Secretaria do Programa.

8.2 Do resultado final só serão cabíveis recursos ao Colegiado de Pós-graduação em Ciências Contábeis e ao Decanato de Pesquisa e Pós-graduação na hipótese de vício de forma, até 10 (dez) dias úteis após a divulgação dos Resultados Finais, como previsto no Regimento Geral da Universidade de Brasília, Artigo 61.

8.3 Os requerimentos de reconsideração e de recursos dirigidos ao Colegiado de Pós-Graduação do Programa devem ser apresentados pelo candidato ou por seu representante legal no endereço indicado no item 3.1 deste edital

8.4 Os recursos dirigidos à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação devem ser apresentados pelo candidato, ou por seu representante legal, no Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, prédio da Reitoria da UnB, sala B2-39, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília, DF.

(6)

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo, o candidato que:

9.1.1. Prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção.

9.1.2. Não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste Edital.

9.1.3. Não confirmar a sua participação no Programa, na data especificada neste edital, no caso de ser selecionado.

9.1.4. Não comparecer a quaisquer das etapas do processo seletivo nas datas e horários previstos. Não haverá segunda chamada para as provas. O não comparecimento a estas implicará a eliminação automática do candidato.

9.2 A documentação dos candidatos não aprovados permanecerá na Secretaria do Programa por um período de até 3 (três) meses após a divulgação do resultado final. Findo este período, a documentação será inutilizada, salvo se o candidato providenciar envelope endereçado e pagamento das taxas postais para sua devolução via correio, ou recolher pessoalmente sua documentação. 9.3 Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção, pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação e pelo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação de acordo com o regulamento do Programa e a resolução CEPE 091/2004, conforme as suas competências.

9.4 Os resultados parciais, assim como outros comunicados que se façam necessários, serão divulgados na Secretaria do Programa, no endereço citado no item 3.1 e na página eletrônica http://www.unb.br/cca

9.5 Os candidatos deverão comparecer às etapas de seleção munidos de caneta esferográfica de cor azul e documento oficial de identidade que tenha fotografia.

9.6 O ingresso do candidato no local de provas terá a tolerância de 15 (quinze) minutos a contar do horário oficial de início da prova. O candidato deverá permanecer obrigatoriamente na sala de realização da prova por, no mínimo, uma hora após o início da prova.

9.7 Em hipótese nenhuma, o candidato poderá sair da sala portando o caderno de provas.

9.8 Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no regulamento do Programa de Pós-Graduação ao qual se inscreve.

Brasília, DF, 25 de setembro de 2009.

JORGE KATSUMI NIYAMA

COORDENADOR DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA MULTIINSTITUCIONAL E INTER-REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS UnB/UFPB/ UFRN

(7)

ANEXO I - MESTRADO

UnB, UFPB e UFRN

Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Mestrado em Ciências Contábeis

MESTRADO EM CONTABILIDADE - FICHA DE INSCRIÇÃO

1. IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo Gênero

Masculino Feminino Data Nascimento Identidade (Número, Emissor e Data da Emissão). CPF

Endereço Residencial

Cidade UF CEP

Telefone Fax Celular E-Mail 2. LOCAL DE TRABALHO

Local de Trabalho Tempo de Serviço

Endereço Comercial

Cidade UF Fax CEP

Telefone

Função Atual Horário de Trabalho E-Mail

3. FORMAÇÃO

Curso de Graduação Concluído Data Início do Curso Data Término do Curso

Instituição/Universidade Cidade UF

4. CONHECIMENTO DE IDIOMAS Conhecimento de Idiomas:

 Inglês  Lê  Fala  Escreve  Espanhol  Lê  Fala  Escreve  Francês  Lê  Fala  Escreve  Outras: (Especificar):

5. LINHAS DE PESQUISA DE INTERESSE Tema e Área de Monografia

DECLARO QUE POSSUO COMPROVANTES DA AUTÊNTICIDADE, OU POSSO PROVAR A VERACIDADE, DAS AFIRM AÇÕES AQUI APRESENTADAS E QUE ACEITO SEM RESSALVAS TODAS AS NORMAS CONSTANTES DO EDITAL.

Data Inscrição: Assinatura

UnB, UFPB e UFRN

Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Mestrado em Ciências Contábeis

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO EM CONTABILIDADE

Nome Candidato Data Inscrição

Local Inscrição Recibo por: Assinatura/Carimbo Recepção

(8)

ANEXO II - MESTRADO

ANTEPROJETO DE PESQUISA

1.Tema da Pesquisa

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

_______________________________________

2.Justificativa (problema que motiva a pesquisa)

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

_______________________________________________

3.Relevância da pesquisa

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

4.Tipologia de pesquisa (estudo de caso, pesquisa empírico-analítica,

pesquisa qualitativa, etc.)

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

(9)

ANEXO III - MESTRADO

Programa da Prova Escrita

Contabilidade (15 questões) – Método das Partidas Dobradas; Demonstrações Contábeis, incluindo Demonstração dos Fluxos de Caixa; Regime de Competência; Encerramento de Resultado numa Empresa Comercial. Contabilidade de Custos. Estrutura conceitual e arcabouço teórico da contabilidade.

Métodos Quantitativos (10 questões) - Matemática Financeira: capitalização discreta e contínua; juros simples e compostos; valor futuro, valor presente; taxa de juros nominal, efetiva e real; equação de Fisher; taxas de juros equivalentes; fluxos de caixa; perpetuidade; perpetuidade com crescimento; valor presente líquido; taxa interna de retorno; payback; interseção de Fisher; Estatística: medidas de tendência central e de dispersão – média, mediana, moda, variância, desvio padrão, curtose, assimetria; probabilidades, distribuição de frequência, histograma, distribuição de probabilidades; intervalo de confiança; teste de hipóteses; teste de igualdade de médias; correlação; regressão linear simples e múltipla; Cálculo: cálculo diferencial e aplicações; máximo e mínimo de uma função; otimização com restrição; diferenciação de funções de mais de uma variável; cálculo integral e aplicações.

Compreensão de texto especializado de língua estrangeira – Consiste na tradução de um texto técnico, de 25 linhas, da língua inglesa para a língua portuguesa.

Prova de Redação - Texto no estilo dissertativo com 25 a 30 linhas, sobre tema a ser definido pela comissão organizadora do processo seletivo.

Referências:

Sítio do CPC. Comitê de Pronunciamentos Contábeis. – www.cpc.org.br GARRISON, NOREEN. Contabilidade Gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

NIYAMA, Jorge Katsumi e SILVA, César Augusto Tibúrcio Teoria da Contabilidade, Ed. Atlas, 2008. SILVA, César Augusto Tibúrcio; TRISTÃO, Gilberto. Contabilidade Básica. São Paulo: Atlas, 2003. SILVA, E.M .et al.Estatística para os Cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. Vol.1 e 2. São Paulo: Atlas, 1999.

STEVENSON, W. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Harbra, 1981 ou posterior. ANDERSON, David R.; Sweeney, Dennis J.; Williams, Thomas A. Estatística Aplicada à Administração e Economia. São Paulo: Pioneira - Thomson Learning: 2002 ou posterior.

HOFFMAN, L. Cálculo: Um Curso Moderno e suas Aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 1990 ou posterior.

(10)

ANEXO IV - MESTRADO

1.

Formação acadêmica (incluir somente a formação superior, começando com o

curso mais recente). (2,5)

Pós-graduação (stricto sensu, lato sensu): área, instituição, data de início e

término:

Graduação: área, instituição, data de início e término:

Em Ciências Contábeis

0,5

Fora da área de Ciências Contábeis

0

2.

Experiência em pesquisa (incluindo bolsas recebidas, datas, projetos, iniciação

científica, orientador). (2,0)

3.

Experiência profissional relevante (começar com a mais recente), nas áreas:

(3,0)

Docente na área de Ciências Contábeis,

instituição, responsabilidade, datas.

2,0

Não-docentes: atividades, instituições,

datas.

1,0

4.

Trabalhos completos publicados e/ ou aceitos para publicação e comunicações

em congressos, simpósios, seminários, segundo nível de classificação CAPES. (2,5)

Em Ciências Contábeis

2,0

Referências

Documentos relacionados

Anticorpos (antitoxinas tetânicas) são extraídos para produzir o soro antitetânico O soro antitetânico é injetado na pessoa que sofreu ferimento profundo. Ferimento profundo

Além disso, Smith (2009) apresenta a categoria “Turismo Cultural Indígena” (QUADRO 2) com o tipo “centro cultural” que nesse sentido são locais que permitem apresentar a

Configure seu roteador para ter acesso a essa rede e verifique no manual dos seus dispositivos se eles suportam a rede Wi-Fi 5GHz?. Compartilhamento

Se você ainda está em dúvida sobre o uso de hashtags em seus posts, aí vai um dado que pode te animar: de acordo com um estudo conduzido pelo site Social Media Today, posts do

O seu time Enactus poderia se aproximar destas organizações, identificar um projeto que seja de interesse de ambas entidades e que se enquadre nos critérios definidos pela

Além disso, a presença de fontes anômalas do campo geomagnético na América do Sul, como a Anomalia Magnética do Atlântico Sul (AMAS), também é um fator

Os professores atuantes em escolas públicas estaduais localizadas na cidade de Palhoça (SC), demons- traram um nível de qualidade de vida considerado razoável em todos os

No dia 10 de agosto, apenas um dia após a explosão de Nagasaki, o Japão entrega sua rendição assinada e os Estados Unidos abandonam a idéia da rendição incondicional