• Nenhum resultado encontrado

PROVA SELETIVA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE DO IDOSO PSICOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA SELETIVA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE DO IDOSO PSICOLOGIA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

PROVA SELETIVA - 2016

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE DO IDOSO

PSICOLOGIA

Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instruções abaixo:

1. A duração da prova, incluindo o tempo para a marcação do cartão de respostas, é de 2h. 2. Mantenha silêncio absoluto na sala durante a realização da prova.

3. Verifique se caderno está sem defeito e contém 25 questões.

4. Verifique se o seu número de inscrição e nome estão impressos corretamente no cartão de respostas e coloque sua assinatura no local destinado para isso.

5. Preenchimento do cartão de respostas:

- Preencha apenas uma resposta para cada questão, pois, para qualquer outra forma de preenchimento, a leitora anulará a questão;

- Preencha, totalmente, o espaço correspondente, conforme o modelo a seguir: - Utilize APENAS caneta esferográfica azul ou preta.

Atenção! Em hipótese alguma, haverá substituição do cartão de respostas, mesmo em caso de marcação incorreta!

6. Entregue, ao final, o cartão de respostas devidamente preenchido, SEM RASURAS, e o caderno de prova.

7. O caderno de questões será disponibilizado no site www.ucpel.edu.br, após o encerramento da prova.

8. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que for surpreendido durante o período de realização de sua prova, comunicando-se com outro candidato ou utilizando aparelhos eletrônicos (telefone celular, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, etc.). 9. Por motivo de segurança, os procedimentos, a seguir, serão adotados:

- Após ser identificado, nenhum candidato poderá retirar-se da sala de prova sem autorização e acompanhamento da fiscalização;

- Não será permitido ao candidato retirar-se da sala antes de decorridos 30 minutos do início da prova;

- Os três últimos candidatos só poderão deixar o local de provas juntos.

Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.

Paulo Freire

(2)

2 Residência Multiprofissional – Prova Seletiva 2016

1. A Lei Orgânica de Saúde (8.080/90), trata da organização do Sistema Único de Saúde, para tanto delibera sobre princípios e diretrizes que a norteiam, são eles:

(A) Universalidade, Acolhimento e Humanização. (B) Universalidade, Igualdade e Integralidade. (C) Universalidade, Centralização e Integralidade. (D) Universalidade, Humanização e Integralidade. (E) Universalidade, Participação Popular e Autonomia.

2. A Lei Orgânica de Saúde (8.080/90) delibera sobre o papel do Estado na qualidade de vida e saúde da população, assim sendo, podemos afirmar que:

(A) A alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais são fatores determinantes e condicionantes do estado de saúde de uma população, sendo papel apenas da União prover indivíduos e coletividades. (B) As ações previstas em lei devem ser praticadas pela iniciativa pública, ficando

vetada a participação da iniciativa privada em qualquer instância.

(C) A saúde é um direito fundamental do ser humano, e é um dever das pessoas, da família, das empresas e da sociedade prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

(D) Os municípios tem o direito de determinar sobre os fatores e condicionantes de saúde de sua população.

(E) O Estado deve garantir a saúde a partir da execução de políticas econômicas e sociais que visem a redução de riscos de doenças.

(3)

3. O princípio que trata sobre “A tarefa que tem o Estado de reconhecer que Todos têm direito a saúde, respeitando a diversidade entre povos e regiões”, se refere a:

(A) Universalidade (B) Igualdade (C) Equidade

(D) Descentralização (E) Atendimento Integral

4. As portas de entrada para as ações e serviços de saúde nas Redes de Atenção estão definidas no Decreto Nº 7.508/08, são elas:

(A) De atenção primária, de atenção de urgência e emergência, de atenção psicossocial e especiais de acesso aberto.

(B) De atenção primária, secundária e terciária.

(C) De atenção primária, de urgência e emergência e de atenção psicossocial. (D) De atenção primária, média e alta complexidade.

(E) De urgência e emergência, Unidades básicas e Ambulatórios.

5. O termo Saúde Coletiva pode ser entendido como:

(A) Um grupo de profissionais, oriundos da saúde pública e da medicina preventiva e social, que atuam de forma teórica, metodológica e política que privilegiam o social como categoria analítica;

(B) Uma terminologia que incorporar o social ao pensamento sanitário, e, que se organiza em três esferas: União, Estado e Município.

(C) Um discurso supostamente capaz de criticar e reconstruir saberes e processos concretos de produção de saúde. Nesse sentido, ela forneceria explicações sobre a tríade saúde, doença e intervenção.

(D) Uma área da saúde pública que trata dos processos de promoção da saúde e prevenção de agravos de determinada população.

(E) Uma área da saúde pública que trata das ações de recuperação e reabilitação da saúde.

(4)

4 Residência Multiprofissional – Prova Seletiva 2016

6. Sobre a Política Nacional de Atenção Básica – Portaria n. 2.488, de 21 de outubro de 2011, é correto afirmar:

(A) Considera os termos Atenção Básica e Atenção Primária a Saúde, nas atuais concepções, como termos distintos tendo em vista que a atenção primária possui níveis de complexidade menores do que a atenção básica.

(B) A responsabilidade pela atenção básica cabe aos Estados e Municípios, estando isentos dessa responsabilidade a União e o Distrito Federal.

(C) Tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da atenção básica.

(D) As unidades básicas de saúde são dotadas de equipamentos de alta tecnologia e pessoal técnico capacitado para o atendimento de casos de média e alta complexidade, encaminhados pelas equipes de Saúde da Família.

(E) As ações de saúde a serem executadas pelos estados e municípios no âmbito da atenção básica são definidas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

7. Com relação a Política Nacional de Promoção da Saúde, assinale a opção correta:

(A) Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais – é objetivo geral da Política Nacional de Promoção da Saúde.

(B) Tem como diretriz prioritária estimular alternativas inovadoras e socialmente inclusivas/contributivas no âmbito das ações de promoção da saúde.

(C) Reconhecer, na promoção da saúde e prevenção de agravos, uma parte fundamental da busca da equidade, da melhoria da qualidade de vida e de saúde. (D) Incorporar e implementar ações de recuperação da saúde, com ênfase na atenção

básica.

(E) A divulgação desta política é de responsabilidade exclusiva do gestor federal da política de saúde.

(5)

8. As diversas definições de determinantes sociais de saúde (DSS) expressam, com maior ou menor nível de detalhe, o conceito muito generalizado de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde. Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), são fatores que compõem os DSS e que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de riscos na população:

(A) Fatores econômicos, culturais, étnicos/raciais, geográficos e comportamentais. (B) Fatores sociais, políticos, psicológicos e comportamentais.

(C) Fatores sociais, econômicos, culturais, psicológicos e comportamentais.

(D) Fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais.

(E) Fatores sociais, econômicos, culturais, geográficos, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais.

9. A vigilância em saúde é uma área da saúde pública que visa o controle epidemiológico, sanitário e ambiental no que se refere a saúde das pessoas, das doenças e dos riscos, assim sendo, podemos afirmar:

(A) Vigilância é a observação continua da distribuição e tendências da incidência de doenças mediante a coleta sistemática, consolidação e avaliação de informes de morbidade e mortalidade, assim como de outros dados relevantes, e a regular disseminação dessas informações a todos os que necessitam conhecê-las. (B) Ela está fundamentada nos princípios da universalidade, integralidade e eqüidade

das ações de promoção da saúde entre os indivíduos e grupos familiares.

(C) Detectar ou prevenir qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana se refere à vigilância em saúde.

(D) A vigilância em saúde é responsável pelo controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionam com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo, além de realizar o controle da prestação de serviços que se relacionam, direta ou indiretamente, com a saúde.

(6)

6 Residência Multiprofissional – Prova Seletiva 2016

(E) Entende-se por vigilância em saúde um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e coletiva com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle de doenças ou agravos.

10. A Secretaria de Vigilância em Saúde coordena programas relevantes de prevenção e controle tais como:

(A) Sistema de informações de doenças de notificação compulsória, mortalidade e nascidos vivos.

(B) Vigilância epidemiológica, de doenças e agravos não transmissíveis; em saúde ambiental e sanitária.

(C) Monitoramento da situação de saúde.

(D) Avaliação da qualidade de vida e saúde da população. (E) Elaboração de protocolos clínicos.

11. Sobre o Pacto pela Saúde, instituído pela Portaria n. 399/GM, de 22 de fevereiro de 2006, é correto afirmar:

(A) Tem por objetivo alterar os princípios e diretrizes do SUS previstos na Lei Nº 8.080/90.

(B) Estabelece compromissos a serem cumpridos pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), enquanto órgãos executores de ações e serviços de saúde.

(C) Está estruturado em três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS.

(D) Define como uma de suas prioridades operacionais a ampliação da participação do setor privado na execução de ações e serviços de saúde.

(E) Redefine as atribuições dos gestores da política de saúde em cada esfera de governo ao transferir para a União a responsabilidade pelo planejamento das ações de saúde no SUS em todas as esferas de governo.

(7)

12. Assinale a opção que apresenta corretamente os blocos de financiamento para custeio das ações e serviços de saúde previstos no Pacto pela Saúde em seu componente denominado Pacto de Gestão.

(A) Saúde do idoso, controle de doenças emergentes e endêmicas, controle do câncer de colo uterino e de mama e atenção básica.

(B) Vigilância em saúde, controle de endemias, educação em saúde e assistência farmacêutica.

(C) Atenção básica, formação de recursos humanos em saúde, vigilância epidemiológica e saúde do idoso.

(D) Controle social e gestão do SUS, atenção básica, atenção de média e alta complexidade e educação em saúde.

(E) Atenção básica, atenção de média e alta complexidade, vigilância em saúde, assistência farmacêutica e gestão do SUS.

13. O Pacto pela Vida estabelece a pactuação, entre os estores do SUS, das seguintes prioridades:

(A) Saúde do idoso; controle do câncer de colo de útero e de mama; redução da mortalidade infantil e materna; fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza; promoção da saúde; fortalecimento da atenção básica.

(B) Humanização da atenção e da gestão do SUS, ampliação da rede hospitalar, ampliação dos serviços de média e alta complexidade, controle de doenças emergentes e endêmicas, ampliação da assistência farmacêutica.

(C) Saúde do idoso, saúde dos povos indígenas, saúde da população negra, saúde da mulher, saúde integral de crianças e adolescentes.

(D) Saúde do idoso, redução da mortalidade infantil e materna, humanização da atenção e da gestão, educação em saúde.

(E) Redução das iniquidades regionais em saúde, ampliação da atenção básica, humanização da atenção e a gestão do SUS.

(8)

8 Residência Multiprofissional – Prova Seletiva 2016

14. A Política Nacional de Atenção a Pessoa Idosa preconiza garantir o envelhecimento ativo e saudável por meio de diretrizes e estratégias, as quais foram instituídas pela seguinte Portaria Interministerial:

(A) Portaria Nº. 2528/GM de 19 de setembro de 2006. (B) Portaria Nº. 2528/GM de 19 de outubro de 2006. (C) Portaria Nº. 2528/GM de 19 de outubro de 2007. (D) Portaria Nº. 2529/GM de 19 de outubro de 2008. (E) Portaria Nº. 2530/GM de 19 de setembro de 2006.

15. Em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, a Política de Atenção a Pessoa Idosa tem como suas principais diretrizes:

I. Promoção do envelhecimento ativo e saudável; II . Atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa;

III. Estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção.

(A) Apenas as alternativa I e II estão corretas; (B) Apenas as alternativas I e III estão corretas; (C) Apenas as alternativas II e III estão corretas; (D) Todas as alternativas estão corretas;

(E) Nenhuma das alternativas está correta.

16. O Pacto pela Saúde, divulgado mediante a portaria n◦ 399 de 22/02/2006 aprova as suas diretrizes operacionais, e, estabelece como prioridade:

(A) O Pacto pela Vida e o Pacto em Defesa do SUS.

(B) O Pacto pela Vida e o Pacto de Gestão do SUS.

(C) O Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão do SUS.

(D) O Pacto pela Vida, o Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão do SUS. (E) O Pacto em Defesa da Gestão Ampliada e Compartilhada do SUS.

(9)

17. Considerado elemento fundamental na Lei Orgânica de Saúde, a Participação Social deve ser fortalecida em todas as propostas políticas. Em relação ao Pacto pela Saúde, a participação social tem como objetivo [...] Marque a alternativa correta:

(A) Apoiar a implantação e implementação de ouvidorias nos municípios e estados, com vistas ao fortalecimento da gestão estratégica do SUS.

(B) Estimular a participação e avaliação dos gestores nos serviços de saúde.

(C) Apoiar os processos de educação popular na saúde, para ampliar e qualificar a participação social no SUS.

(D) Fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta somente entre os entes federados.

(E) Elaborar um plano de ação a cada quatro anos para ampliação e fomento da participação social.

18. A Política Nacional de Humanização valoriza a dimensão subjetiva e social em todas as práticas do SUS, acolhe as diferenças e incentiva o protagonismo dos diferentes atores. Para tanto, utiliza cinco diretrizes centrais para orientar a ação das equipes que têm por tarefas produzir saúde, são elas:

(A) Acolhimento, Humanização; Intersetorialidade; Garantia de acesso universal; Gestão em defesa do SUS.

(B) Acolhimento; Gestão democrática das organizações de saúde, dos processos de trabalho e de formação; Clínica Ampliada; Valorização do trabalho dos profissionais da saúde; e, Garantia dos direitos dos usuários.

(C) Acolhimento; Gestão democrática do SUS; Gestão da Clínica Ampliada; Valorização da equipe médica e de enfermagem; Priorização dos direitos dos idosos;

(D) Acolhimento: Gestão do SUS; Gestão da Clínica Ampliada; Valorização do trabalho dos profissionais da saúde; e, Garantia dos direitos dos usuários. (E) Acolhimento; Humanização; Gestão dos processos de trabalho no SUS; Gestão

da educação permanente em saúde dos trabalhadores; Garantia dos direitos da pessoa idosa.

(10)

10 Residência Multiprofissional – Prova Seletiva 2016

19. Sobre acolhimento é correto afirmar que:

(A) O acolhimento com avaliação e classificação de risco configura-se a melhor intervenção, sendo potencialmente decisiva na reorganização e realização da promoção e prevenção da saúde em rede, pois se faz a partir da análise, problematização e proposição da própria equipe, que se constitui como sujeito do seu processo de trabalho.

(B) O acolhimento com classificação de risco é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam tratamento eletivo, que são agendados conforme protocolo estabelecido em cada unidade de saúde.

(C) O acolhimento não é um espaço ou um local, mas uma postura ética, não

pressupõe hora ou profissional específico para fazê-lo, implica

compartilhamento de saberes, necessidades, possibilidades, angústias e invenções.

(D) Uma postura acolhedora implica em não estar atento e poroso à diversidade cultural, racial e étnica.

(E) Acolhimento não tem a intenção de resolver os problemas de saúde das pessoas que procuram uma unidade de saúde mas sim pressupõe que todas as pessoas que procuram a unidade, por demanda espontânea, deverão ser acolhidas por profissional da equipe técnica.

20. A promoção do “Envelhecimento Ativo e Saudável” é uma das estratégias propostas na Política Nacional de Atenção à Pessoa Idosa, assim sendo, é correto afirmar que:

(A) Divulgação e informação sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS.

(B) Atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa.

(C) Estabelecimento de fluxos bidirecionais funcionantes, aumentando e facilitando o acesso a todos os níveis de atenção, providos de condições essenciais, infra-estrutura física adequada, insumos e pessoal qualificado para a boa qualidade técnica.

(11)

(D) Todo profissional deve procurar promover a qualidade de vida da pessoa idosa, quando chamado a atendê-la.

(E) Envelhecer mantendo a capacidade funcional e a autonomia é

reconhecidamente a meta de toda ação de saúde. Ela permeia todas as ações desde o pré-natal até a fase da velhice.

(12)

12 Residência Multiprofissional – Prova Seletiva 2016

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21. De acordo com Ramos (2003) qualquer pessoa que chegue aos oitenta anos capaz de gerir sua própria vida e determinar quando, onde e como se darão suas atividades de lazer, convívio social e trabalho (produção em algum nível) certamente será considerada uma pessoa saudável”.

De que fala o autor?

(A) Liberdade

(B) Autonomia

(C) Qualidade de vida

(D) Relações interpessoais

(E) Independência econômica

22. A institucionalização de idosos pode contribuir com um dos maiores problemas de

saúde mental do idoso . (PARMELEE; KATZ; LAWTON, 1989 apud MARTINS, 2005, p.69), qual é esse transtorno?

(A) Ansiedade

(B) Demência

(C) Depressão

(D) Parkison

(E) Nenhuma das respostas acima está correta

23. Na proposição de atividades desenvolvidas para idosos o que se deve considerar?

(A) não “infantilização” do idoso; respeito às suas vontades; compromisso; ética

com relação às informações.

(B) Sua capacidade funcional; suas características emocionais

(C) Cuidado com a comunicação a fim de evitar apego e sofrimento na

desvinculação

(D) Capacidade de interação; desejo de participação e autonomia

(13)

24. No estudo de Soares et al (2010) o índice de declínio da capacidade cognitiva da população estuda se concentrou em:

(A) Leve

(B) Moderado

(C) Severo

(D) Persistente

(E) Nenhuma das respostas acima está correta

25. As estimativas de população da Divisão de População da Organização das Nações

Unidas e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceram projeções de população obtidas por intermédio do "método das componentes". Quais são esses componentes?

(A) grau de dependência, mortalidade e economia (B) fecundidade, mortalidade e migração

(C) modelagens de tipo matemático ou probabilístico (D) território, acesso ao cuidado em saúde e morbidade

(14)

14 Residência Multiprofissional – Prova Seletiva 2016

Referências

Documentos relacionados

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

Serum concentrations of fructosamine, triglycerides, interleukin-2 (IL-2), interleukin-6 (IL-6), tumor necrosis factor-alpha (TNF-α), insulin, leptin, insulin-like growth

Natural History traits of Crossodactylus aeneus (Anura, Leptodactylidae, Hylodinae) from an Atlantic Forest area in Rio de Janeiro State, southeastern Brazil.

TEM-SE FLEXÃO SIMPLES (SEÇÃO SUBARMADA) OU COMPOSTA COM RUPTURA À COMPRESSÃO DO CONCRETO E AÇO COM ESMAGAMENTO DO AÇO (ε S > ε yd ).. TEM-SE FLEXÃO COMPOSTA COM

Toda essa cultura cibernético-informacional é, de fato, incrivelmente cômoda, útil, funcional, sedutora, mas, ainda assim, afirmamos que mais informação circulando nas redes

Em primeiro lugar, a questão do acesso ao casamento civil por casais de pessoas do mesmo sexo é eminentemente uma questão de respeito pelo princípio da igualdade. Se esta

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de