• Nenhum resultado encontrado

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Mecânica Coordenação de Estágio. Relatório Final de Estágio Engenharia Mecânica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Mecânica Coordenação de Estágio. Relatório Final de Estágio Engenharia Mecânica"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Universidade Tecnológica Federal do

Paraná

Departamento Acadêmico de Mecânica

Coordenação de Estágio

Relatório Final de Estágio – Engenharia Mecânica

Banca: Alexandre de Castro Alves Eliane Fernandes Pietrovski Felipe Barreto Campelo Cruz

Realizado por:

Henrique Ajuz Holzmann 800350

(2)

- O Termo de Aprovação assinado encontra-se na Coordenação do Curso -

TERMO DE APROVAÇÃO

do

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO por

Henrique Ajuz Holzmann

A Defesa Final desse Estágio Curricular Obrigatório foi realizada em 21 de fevereiro de 2013 como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Mecânica. O candidato foi arguido pela Banca Examinadora composta pelos professores abaixo assinados. Após deliberação, a Banca Examinadora considerou o estágio aprovado.

__________________________________ Prof. M. Alexandre de Castro Alves

Prof. Orientador

____________________________________ Prof. Dr. Eng. Felipe Barreto Campelo Cruz

Coordenador de Estágios dos Cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de

Produção Mecânica

____________________________________ Prof.a M. Eliane Fernandes Pietrovski

Membro Titular

____________________________________ Prof. Dr. Thiago Antonini Alves

Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica UTFPR/Campus Ponta Grossa

(3)

Lista de Figuras

Figura 1 – Rede de Vapor (preto) e Água (azul) ... 7

Figura 2 – Ambiente SAP. ... 8

Figura 3 – Exemplo de sistema de nórea ... 9

Figura 4 - Válvula de esfera – 4 PP CF8 / CL.150 (4 pol). ... 10

Figura 5 - Válvula de pistão tipo gaveta – (4 pol)... 10

Figura 6 - Válvula de esfera – 6 PP CF8M / CL. 150 (6 pol). ... 11

Figura 7 - Válvula de esfera – 3 PP CFS / CL. 150 (3 pol). ... 11

Figura 8 - Cabo de aço apresentando rompimento devido a quina viva. ... 12

Figura 9 – Caldeiraria de um tronco de cone ... 12

Figura 10 - Caminhões com a presença da roldana, estrutura nova. ... 14

(4)
(5)

Sumário

1. Identificação ... 1

2. Responsabilidade pelas Informações ... 3

3. Introdução... 5

4. Descrição da Empresa ... 5

5. Descrição das Atividades Desenvolvidas no Estágio ... 6

6. Dificuldades Encontradas ... 13

7. Áreas de Identificação com o Curso ... 13

8. Resultados ... 14

9. Conclusão ... 16

(6)

1.

Identificação

• Do Aluno

Nome: Henrique Ajuz Holzmann Código: 800350

Curso: Engenharia Mecânica Período: 10

Data de Nascimento: 29/junho/1987

CPF: 043.100.039-58 RG: 8.085.583-4 Endereço: Antônio Dechandt,31 Bairro: Uvaranas CEP: 84.031-460 Cidade: Ponta Grossa Estado: Paraná E-mail: drerique@hotmail.com

Telefones para contato: Celular (42) 9926-1998

• Da Empresa

Razão Social: BRASIL FOODS S.A. CNPJ: 018.387.230/0116-76

Ramo de Atividade: Fabricação de alimentos Endereço: Av. dos Pioneiors, nº 2510

CEP: 84145-000 Cidade: Carambeí Estado: Paraná

Telefone: (42) 3231-8151

• Do Supervisor de Estágio

Nome: Antonio Cesar dos Santos Oliveira

Cargo Ocupado na Empresa: Supervisor de Manutenção Telefone para Contato: Comercial (042) 3231-8111

(7)

2

• Do Estágio

Dados do Contrato do Estágio

Número do termo de compromisso: 814/2012 Data de Início: 14 de agosto de 2012

Data do Término: 02 de janeiro de 2013 Horário de Trabalho: das 07:30 às 14:30

(8)

2.

Responsabilidade pelas Informações

ALUNO:

Eu, Henrique Ajuz Holzmann, estudante do Curso Superior de Engenharia Mecânica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa, sob número de matrícula 800350, portador do RG nº. 8.085.583-4, declaro estar ciente da veracidade das informações contidas neste relatório referente às atividades de estágio desenvolvidas na empresa BRASIL FOODS S.A., UNIDADE DE CARAMBEÍ-PR.

________________________________ Henrique Ajuz Holzmann

(9)

4

SUPERVISOR:

Eu, Antonio Cesar dos Santos Oliveira, funcionário da BRASIL FOODS S.A., onde ocupo o cargo de supervisor de manutenção, supervisor do estagiário Henrique Ajuz Holzmann, afirmo que todas as informações contidas neste relatório são verdadeiras e responsabilizo-me pelas mesmas.

____________________________ Antonio Cesar dos Santos Oliveira

(10)

3.

Introdução

No ambiente fabril observa-se a ampla interação entre homem/máquina, havendo a necessidade diária de acompanhamento e desenvolvimento de soluções para a melhoria e otimização do processo. Dentro deste contexto o setor de manutenção está amplamente difundido, estando ligado diretamente a eficiência do processo, e aos custos finais de produção.

A partir do início do século XX o processo de manutenção vem ganhando força e destaque dentro do setor produtivo, como Nagao (1999) cita, a manutenção tem se tornado cada vez mais fundamental para o sucesso das empresas. Uma manutenção inadequada e ineficiente pode definir o sucesso, a rentabilidade e a sobrevivência do setor.

Nos dias atuais percebe-se que há cada vez menos espaços para improvisos, havendo a necessidade de se introduzir novas técnicas de gestão e de novas tecnologias. Existe uma nova exigência, a de uma política de manutenção de modo a assegurar a continuidade das atividades industriais, pois dela dependem a funcionalidade, a disponibilidade e conservação de sua estrutura produtiva. Representando desta forma um incremento significativo na vida útil dos equipamentos e instalações dando a manutenção status de pilar fundamental de toda empresa que se considere competitiva.

Segundo Mishawaka e Olmedo (1993), os objetivos de uma gerência de manutenção moderna e eficaz são a de maximizar a produção reduzindo o custo e buscando qualidade, sem infringir normas ou regulamentações.

Portanto buscar uma interação entre conceito e prática, ou, faculdade e indústria é uma forma de tentar trazer esses novos conceitos e novas tecnologias para dentro da empresa, visando um aproveitamento mútuo. Nesse contexto se insere a utilização de estagiários ou parcerias com as instituições de ensino.

4.

Descrição da Empresa

A BRF Brasil Foods foi criada a partir da associação entre Perdigão e Sadia. A empresa nasceu como um dos maiores players globais do setor alimentício, reforçando a posição do país como potência no agronegócio. Atua nos segmentos de carnes (aves, suínos e

(11)

6

bovinos), alimentos industrializados (margarinas e massas) e lácteos, com marcas consagradas como Perdigão, Sadia, Batavo, Elegê, Qualy, entre outras. (BRF, 2013)

A BRF fechou 2010 como a terceira maior exportadora do país. Considerados os números apurados no balanço do ano, calcula-se que a empresa participa com pouco mais de 20% no saldo da balança comercial brasileira, confirmando sua vocação de grande geradora de divisas para o país.

Com faturamento líquido de R$ 23 bilhões, registrado em 2010, a BRF é uma das maiores exportadoras mundiais de aves e maior empresa global de alimentos em valor de mercado. Responde por 9% das exportações mundiais de proteína animal e é a única companhia do Brasil com rede de distribuição de produtos em todo o território nacional. (BRF, 2013)

A empresa exporta para 140 países; opera 61 fábricas no Brasil (distribuídas em 11 Estados) e três no exterior (Argentina, Reino Unido e Holanda). Mantém 24 escritórios comerciais no Exterior e está entre as principais empregadoras privadas do país, com cerca de 115 mil funcionários.

5.

Descrição das Atividades Desenvolvidas no Estágio

Durante o período de realização do estágio foram realizadas as seguintes atividades:

- Participação no projeto de eficiência de águas: neste projeto foram realizadas

medições de consumo de água nas linhas de produção, nas mais diversas máquinas. Esta medida se deu devido ao alto consumo diário de água nas instalações da empresa, visto que há utilização de água desde a entrada do frango nos caminhões gaiola até a etapa final de congelamento do produto industrializado.

Com as medições realizadas, pode-se verificar em que pontos poderia haver cortes ou remanejamento da água, buscando sempre uma redução do consumo. Verificou-se também que poderia se reutilizar a água de alguns pontos, dando um destino a limpeza ou de varredura de sobras do frango.

- Participação no projeto de voluntariados BRF: neste projeto há ações voltadas a

(12)

disponibilizando informações educacionais, bem como proporcionando momentos de lazer as crianças.

Participação 1: atividade de explanação em escola de ensino médio, sobre as atividades executadas na empresa BRF e suas correlações com os cursos de engenharia disponíveis nas universidades da região dos Campos Gerais.

Participação 2: atividade de recreação para as crianças carente de pré-escola, com distribuição de brindes e alimento.

- Projeto de readequação de tubulações de vapor e água: este projeto envolveu a

passagem de redes de vapor e água presentes em cima de forros, para locais com melhor acesso, visto a dificuldade de execução de atividades de manutenção nestes ambientes (denominados de espaços confinados). Foram realizados desenho em CAD, Figura 1, com a rede de vapor e de água, verificado a conformidade do material de constituição das tubulações e orçado o valor para execução da obra.

Figura 1 – Rede de Vapor (preto) e Água (azul)

- Utilização de sistema SAP: participação em curso de sistema SAP para utilização

em ambiente de planejamento e controle da manutenção (PCM). Realização de abertura e fechamento de solicitações de serviço, remanejamento e escala de manutentores para execução de atividades, catalogação de equipamento e solicitação de materiais e serviços.

(13)

8

Apresentação e treinamento de manutentores sobre abertura e fechamento de notas e apropriação de horas serviços executados; sistema SAP observado na Fig. 2.

Figura 2 – Ambiente SAP. Fonte: Sistema SAP da BRF.

- Projeto de acompanhamento e desgaste nas correntes da nórea: um dos grandes

problemas encontrados dentro das linhas de produção é o desgaste das correntes da nórea, visto que essas constituem o principal meio de transporte do frango para cada estação de atividade. (Figura 3) Diariamente são realizadas inspeções, buscando folgas ou grandes desgastes aparentes nessa corrente, a grande dificuldade encontrada é de saber o momento exato da substituição por completo desta corrente.

(14)

Para tanto foram realizados acompanhamentos constantes do desgaste interno de cada elo de corrente retirado, e das dimensões inicias e finais da corrente durante seu período de vida. Com estes dados pode-se estimar a vida útil das correntes da nórea de cada setor.

Sobre as correntes da nórea, existem basicamente 3 tipos de nórea em cada linha de produção: -Nórea suja (a qual envolve a parte de recepção dos frangos, degolagem, sangria, escaldagem e a parte de retirada das penas). - Nórea limpa (engloba desde a parte inicial de evisceração até a parte inicial de resfriamento do frango). -Nórea de embalagem.

Figura 3 – Exemplo de sistema de nórea

- Levantamento e Catalogação das válvulas e bombas do chutter de miúdos: em

toda estação de retirada ou separação dos miúdos, entenda-se, coração, fígado e moela, há uma tubulação especifica para o transporte dos mesmos depois de limpos. Esta tubulação conduz a massa sólida através do vácuo gerado no interior da tubulação. Para o controle da quantidade de produto carregado por vez, existem válvulas temporizadas que abrem e fecham a cada determinado intervalo de tempo.

(15)

10

interrompido. Se ocorrer uma quebra da mesma e não houver válvulas ou material de reposição para as mesmas, acarretará em grande tempo perdido.

As válvulas catalogadas foram as apresentadas nas Figuras 4, 5, 6 e 7; deve-se notar que ambas apresentam acionamento pneumático, com modo de construção sendo de esferas ou gaveta. As válvulas do tipo gaveta são utilizadas nas linhas de resíduos e de pés para descarte, visto que o produto ali contido não necessita de maiores cuidados.

Quanto aos problemas encontrados, destaca-se o anel de vedação presente no interior das válvulas. Este tem que ser trocado a cada 6 meses, ou ainda, quando apresenta vazamento significativo que ocorre eventualmente devido ao enrosco ou entupimento na linha de sucção.

Figura 4 - Válvula de esfera – 4 PP CF8 / CL.150 (4 pol).

(16)

Figura 6 - Válvula de esfera – 6 PP CF8M / CL. 150 (6 pol).

Figura 7 - Válvula de esfera – 3 PP CFS / CL. 150 (3 pol).

- Projeto de modificação do arraste dos caminhões: quando o caminhão chega a

plataforma de descarregamento, há um sistema no qual ocorre o arraste das caixas contendo os frangos vivos para um plataforma fixa na linha de pendura. O sistema funciona através de corrente e cabos de aço que são puxados pelos motores presentes em cada um dos lados da plataforma. Na carroceria do caminhão há um sistema de “gaiola” o qual arrasta as caixas e nesta gaiola esta ocorrendo constantemente o rompimento dos cabos de aço.

Nesse sistema de arrasto estavam ocorrendo manutenções muito frequentes, em sua grande maioria devido ao rompimento do cabo de aço. Foi constatado que o dimensionamento do cabo de aço estava acertado com o peso da carga arrastada, com a devida análise percebeu-se que o grande problema estava nos pontos de contato do cabo de aço com a estrutura metálica. (Figura 8). Esta estrutura estava enferrujada e em alguns casos o contato se dava em quinas vivas, facilitando o rompimento.

(17)

12

Figura 8 - Cabo de aço apresentando rompimento devido a quina viva.

- Atividade de manutenção em geral: conforme ocorria a demanda de manutenção

corretiva, exigia-se a inserção em atividades de manutenção mais simples, como por exemplo: substituição de correntes e correias de transmissão, concerto de esteiras de nylon, substituição de rolamentos de motores, substituição de mancais da depenadeira, pequenas atividades de soldagem, caldeiraria (Figura 9).

Figura 9 – Caldeiraria de um tronco de cone Fonte: PROVENZA, 1991

(18)

- Tradução e apresentação de manual de máquinas: devido as dificuldades

encontradas pelos manutentores na utilização de alguns manuais técnicos de máquinas, houve a necessidade da tradução dos mesmos. Com o manual traduzido em mãos e com auxilio da pessoa responsável pela máquina em questão, foi passado um treinamento sobre manutenção e conservação da máquina. As máquinas foram 2: Tray-Matic (responsável pela montagem e colagens da caixas utilizadas para armazenamento do frangos) e Cyclope (responsável pelo envelopamento do pallets com a carga pronta).

6.

Dificuldades Encontradas

Dentro do sistema fabril, a maior dificuldade inicialmente encontrada foi a do aprendizado sobre o funcionamento de manutenção das linhas de produção, o que com o decorrer do tempo foi sendo adquirido. Outro ponto de destaque foi a dificuldade em implementação de novos conceitos ou idéias, visto a existência de uma mentalidade de manutenção corretiva dentro da empresa, e tentar propagar os conceitos de manutenção preventiva foi um ponto complicado.

Quanto à execução de novos projetos ou adaptação de sistemas já existentes, ocorreu dificuldades devido às linhas a grande produtividade e para que pudesse efetivar qualquer mudança ou adequação, havia a necessidade de uma parada local da linha, em muitos casos uma parada total da linha de produção.

7.

Áreas de Identificação com o Curso

No que diz respeito a integração do estágio com o curso, pode-se perceber a facilitação de desenvolvimento de projetos utilizando o conhecimento adquirido principalmente nas matérias de elementos de máquina. Na área da manutenção a utilização dos conceitos de PCM, e ainda de matérias ligadas diretamente a área de fabricação (soldagem e calderaria).

Estas duas áreas foram as que apresentaram maior correlação com as atividades realizadas no estágio.

(19)

14

8.

Resultados

- Quanto a participação no projeto de eficiência de águas: as medidas propostas para

redução do consumo foram as seguintes:

- troca dos bicos das mangueiras de higienização por bico em forma de leque no qual houve uma redução de aproximadamente 30% do consumo de água nos horários de higienização das linhas.

- instalação de bóias de nível automáticas nos tanques de escaldagem de frangos, não se pode obter resultados visto que a ação não havia sido realizada até o momento de encerramento do estágio.

- reutilização da água das calhas da inspeção federal, da limpeza final de miúdos e do corte inicial para o duto condutos de resíduos para tratamento, havendo uma economia aproximada de 3,6 m3/hora de água limpa.

- Voluntáriado BRF: houve grande aprendizado humano e social, verificando a

dificuldade familiar de muitas famílias, bem como a baixa perspectiva de estudos da população mais carente.

- Modificação do arraste dos caminhões: com a provável causa do problema de

rompimento dos cabos identificada, foi proposta uma solução de instalação de uma roldana fixada na estrutura metálica na qual o cabo de aço correria, evitando assim o contato direto do mesmo com os cantos vivos e enferrujados da estrutura (Figuras 10 e 11). Aplicando essa solução ocorreu uma significativa redução na necessidade de substituição dos cabos de aço, bem como de manutenção do sistema.

(20)

Figura 11 - Estrutura com roldana adaptada em estrutura antiga.

- Readequação das linhas de vapor e água: agregação de conhecimentos sobre

orçamentos e contato direto com empresas de serviços. Além da análise do material de constituição e desenhos em programa CAD.

- Desgaste nas correntes da nórea: este projeto obteve como resultado uma vida parcial da corrente da nórea, sendo possível com o decorrer do tempo e do monitoramento, estabelecer com maior precisão a vida útil da mesma, tendo assim melhor aproveitamento do equipamento e uma redução de custos. O exemplo de monitoramento é apresentado na tab. 01.

Tabela 1- Acompanhamento do desgaste da nórea

Linha 1 – Sangria (Desgaste) Data

0,09 mm por elo (6 elos) 04/09/12

0,19 mm por elo (5 elos) 13/09/12

0,22 mm por elo (7 elos) 03/10/12

0,11 mm por elo (5 elos) 12/10/12

0,21 mm por elo (9 elos) 16/10/12

Comprimento inicial da corrente – 257 m 19/08/12

(21)

16

9.

Conclusão

Com a realização do estágio, foi possível a visualização da relação entre teoria e prática, bem como a aprendizagem de muitas técnicas e a operação de máquinas. Pode se perceber também as dificuldades enfrentadas por uma empresa em seu dia-a-dia, a necessidade uma boa relação com o cliente, e de estar sempre prestando serviços de qualidade.

(22)

Referências Bibliográficas

BRASIL FOODS S. A. [atualizada em 2009; acesso em 08 de fevereiro de 2013]. Disponível em: http://www.brasilfoods.com/paginas.cfm?area=0&sub=27

MISHAWAKA, V. e OLMEDO, N. L. Manutenção - Combate aos Custos da Não-Eficácia - A vez do Brasil. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1993.p.373.

NAGAO, Sérgio Kimimassa. Manutenção Industrial - Análise, diagnóstico e propostas de melhoria de performance em indústrias de processo.Trabalho apresentado no 14 Congresso Brasileiro de Manutenção, Foz do Iguaçú, 1999.

PROVENZA, Francesco, Desenhista de Máquinas. São Paulo, editora F. Provenza Ltda.1991.

Referências

Documentos relacionados

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Esta quitação só terá validade após pagamento do cheque pelo Banco

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Funções básicas da empresa 3.3 Funções administrati vas Contextualizar o papel das organizações, identificando os tipos de organizações e suas funções; Conhecer como

No sentido de romantizar o espaço da educação infantil e não se discutir o currículo a partir de uma perspectiva crítica – a criança é doce, portanto, este ou aquele assunto

Após a gastroplastia, a hidroginástica tem sido uma atividade física de suma importância, uma vez que segundo Gonçalves (1996) pode proporcio- nar aos seus adeptos: auxílio no

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre

Segundo os dados do quadro 3, com o qual pode-se verificar a rentabilidade média obtida com as ações presentes nos índices de ações estudados, verifica-se que