• Nenhum resultado encontrado

O novo Mercedes- Benz S 500 PLUG-IN HYBRID combina uma. "O S 500 PLUG-IN HYBRID é o primeiro sedã de luxo com o desempenho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O novo Mercedes- Benz S 500 PLUG-IN HYBRID combina uma. "O S 500 PLUG-IN HYBRID é o primeiro sedã de luxo com o desempenho"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Lançamento no mercado

Mercedes- Benz S 500 PLUG-IN

HYBRID garante eficiência e

performance

O novo Mercedes- Benz S 500 PLUG-IN HYBRID combina uma configuração híbrida ultramoderna com as inovações, equipamento luxuoso e detalhes exclusivos do Classe S. O luxuoso sedã com longa distância entre-eixos impressiona pelo excepcional dinamismo e eficiência. Graças ao controle de climatização pre-entry de série, ele também proporciona um conforto ambiente incomparável. O primeiro sedã de luxo com consumo certificado na categoria 'três litros' (3 litros por 100 km rodados) é mais um marco no caminho para a mobilidade livre de emissões.

"O S 500 PLUG-IN HYBRID é o primeiro sedã de luxo com o desempenho de um V8 e consumo de um modelo compacto. O grande desafio foi trans-formar eficiência em desempenho superior. Neste aspecto, há um paralelo muito interessante com nosso vitorioso carro da Fórmula 1 que, da mesma forma, tem motor V6 turbo e propulsão híbrida de alta tecnologia", afirma o

Data:

Outubro de 2014 Imprensa

(2)

Prof. Dr. Thomas Weber, membro do conselho de direção da Daimler res-ponsável pelas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercedes-Benz Automóveis.

"O novo S 500 PLUG-IN HYBRID oferece aos nossos clientes toda a gama de inovações que tornam nosso Classe S um sucesso e, graças à estratégia de operação inteligente, garante dinamismo e prazer ao dirigir combinados à mais alta eficiência. Além disso, ele permite rodar até 33 quilômetros sem emissões", acrescenta Ola Källenius, vice-presidente executivo de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz Automóveis.

O Mercedes-Benz S 500 PLUG-IN HYBRID tem potência total de 325 kW e 650 Nm de torque, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos e pode rodar até 33 km usando apenas eletricidade. O consumo certificado é de 2,8 litros/100 km, correspondendo a emissões de 65g de CO2 por

quilô-metro. Os elementos-chave desta potência impressionante são o V6 biturbo e a propulsão híbrida inteligente.

Após o S 400 HYBRID e o S 300 BlueTEC HYBRID, o S 500 PLUG-IN

(3)

lítio de alta voltagem, com 8,7 kWh, pode ser recarregada externamente por meio da tomada de carga localizada no lado direito do para-choque tra-seiro.

Todos os modelos híbridos do Classe S receberam certificados ambientais. Eles documentam a performance ambiental dos carros desde seu desen-volvimento até a reciclagem, durante todo o ciclo de vida. O desempenho ambiental é atestado segundo padrões internacionalmente reconhecidos por especialistas independentes. Referente às emissões de CO2, o certifi-cado do S 500 PLUG-IN HYBRID declara: "Ao longo de todo o ciclo de vida, incluindo a fabricação, utilização por mais de 300 mil quilômetros e re-ciclagem, há claras vantagens em comparação com o S 500. O carrega-mento externo da bateria de acordo com a matriz energética europeia pode reduzir as emissões de CO2 em cerca de 43% (35 toneladas). Com o uso

de energia hidrelétrica renovável, é possível atingir uma redução de 56% (46 toneladas).

O sistema de propulsão híbrido é baseado na transmissão automática 7G-TRONIC PLUS de sete marchas. O sistema híbrido plug-in do Classe S é baseado no sistema híbrido modular paralelo da Mercedes-Benz. O item

(4)

em comum é a embreagem adicional integrada entre os motores a combus-tão e elétrico. De um lado, ela desacopla o motor a combuscombus-tão durante a operação puramente elétrica. Por outro lado, caso o motor a combustão seja utilizado, ela permite seu desligamento por meio de uma embreagem de partida em banho de óleo. Esta embreagem substitui o conversor de tor-que e não retor-quer espaço adicional, graças à sua completa integração ao alojamento do conversor.

Para fortalecer a confiança dos clientes na inovadora tecnologia plug-in, a Mercedes-Benz está emitindo pela primeira vez, especialmente para o S 500 PLUG-IN HYBRID, um certificado com o compromisso de performance da bateria de alta voltagem e componentes plug-in (motor elétrico e siste-mas eletrônicos de potência). Isto garante que, durante um período de seis anos após a entrega, ou 100 mil quilômetros rodados, qualquer problema técnico será corrigido pela Mercedes-Benz.

Pedal do acelerador: apoio ao motorista

Embarque, dê a partida, dirija e, além da exemplar eficiência, solicite a ace-leração especial proporcionada pelo motor elétrico por meio do kickdown (pisar no acelerador momentaneamente até o fundo). Utilizar a capacidade

(5)

híbrida do S 500 PLUG-IN HYBRID é fácil assim. No uso diário normal, ele se movimenta com a mesma facilidade de um veículo com transmissão au-tomática.

Dependendo do modo de operação escolhido, a estratégia de operação inteligente seleciona automaticamente a combinação ideal entre os motores a combustão interna e elétrico, adaptando-se desta forma de acordo com o nível de carga da bateria. Ela também ajusta antecipadamente a combinação de acordo com o trânsito e o caminho. Porém, quem desejar intervir manualmente, com a ajuda de quatro modos de operação e três de transmissão, pode regular a operação híbrida como quiser.

O pedal do acelerador pode indicar, por meio de um impulso duplo, quando o motorista deve tirar o pé do acelerador para deixar o carro rolar livremen-te e recuperar energia. Duranlivremen-te a operação elétrica, ele também pode avi-sar o motorista o momento de troca para o motor a combustão. O fluxo energético é mostrado, em todos os modos de operação, no painel de ins-trumentos e também no display central, se ele for selecionado pelo usuário.

(6)

Dados técnicos em resumo:

Modelo S 500 PLUG-IN

HYBRID Motor a combustão interna:

Número de cilindros/configuração 6/V

Formação da mistura Injeção a alta pressão, 2 turbocompressores Cilindrada (cm³) 2.996 Potência (kW/cv a rpm) 245/333 a 5.250-6.000 Torque (Nm a rpm) 480 a 1.600-4.000 Motor elétrico Potência (kW) 85 Torque (Nm) 340 Potência do sistema (kW/cv) 325/442 Torque do sistema (Nm) 650 Consumo combinado (l/100 km) ² 2.8 Emissões de CO2 combinadas (g/km) 65 Classe de eficiência A+ Autonomia elétrica (km) 33 Tempo de recarga 20% a 100% (400 V/16 A - 230 V/8 A) (h)³ 2 – 4,1 Aceleração 0-100 km/h (s) 5.2 Velocidade máxima (km/h)¹ 250

Velocidade máxima com eletricidade (km/h) 140

Preço (euros)4 108,944.50

(7)

1

Limitada eletronicamente, 2 Norma NEDC, 3 Tempo de recarga a 230 V/8, como

em tomadas disponíveis comercialmente. Regulagens específicas no elemento de controle do cabo podem reduzir o tempo de recarga (regulagem padrão: 8 A), des-de que o sistema des-de fornecimento des-de energia permita. Tempo des-de recarga a 400 V/16 A, por exemplo, numa tomada de parede. A voltagem e os índices de corrente indicados se referem à infraestrura de energia local e podem ser limitados pelo veí-culo.

4

Preço na Alemanha, incluindo 19 por cento de VAT (imposto sobre valor adicio-nado).

Controle de climatização pré-embarque

Dentre os diversos equipamentos de série do S 500 PLUG-IN HYBRID, existe uma estreia mundial: o controle de climatização pré-embarque. Ele permite que, no momento da partida, o interior do Classe S esteja na tem-peratura selecionada, desde que o motorista programe o horário de embar-que por meio do sistema Mercedes connect me, por exemplo. Isto é possí-vel graças a um compressor de refrigeração e elementos de aquecimento elétricos. Além disso, quando é necessário aquecer o ambiente, isto não ocorre apenas com o ar, mas também nos bancos, volante e apoios de

(8)

bra-ços das portas e console central. Na refrigeração, a ventilação dos bancos também é ativada, caso este opcional conste no veículo.

Também são equipamentos de série no S 500 PLUG-IN Híbrido, que só é oferecido com longa distância entre-eixos, os faróis LED High Performance e as lanternas traseiras em LEDs, estofamento em couro, sistema CO-MAND Online, touchpad, controle automático de climatização THERMO-TRONIC com aquecimento dos bancos também na parte traseira, pacote de memórias para o motorista e passageiro da frente, iluminação ambiente em sete cores e a suspensão AIRMATIC com sistema de amortecimento continuamente variável.

Para a segurança, inclui de série o PRE-SAFE, COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS (alerta de colisão incluindo o Adaptive Brake Assist), AT-TENTION ASSIST, Crosswind Assist (assistente de ventos laterais) e Traf-fic Sign Assist (reconhecimento de sinais de trânsito, inclusive alerta para contramão e exibição do limite de velocidade no painel de instrumentos). Além disso, uma grande variedade de opcionais é disponibilizada.

(9)

Estratégia híbrida da Mercedes- Benz: ênfase na tecnologia plug-in

O lançamento da produção em série dos modelos híbridos começou na Mercedes-Benz em 2009. A empresa também está entre as líderes no cam-po da mobilidade puramente elétrica. Nos próximos anos, o foco principal estará concentrado nos híbridos plug-in.

A propulsão híbrida, combinando motores a combustão interna com moto-res elétricos, ajuda a reduzir o consumo e aumenta o desempenho, já que o motor elétrico substitui ou dá apoio ao motor a combustão quando as carac-terísticas são desfavoráveis - normalmente na operação sob baixa solicita-ção, quando pouca força é necessária.

O maior potencial de redução de consumo de energia dos sistemas de pro-pulsão híbridos está na maximização da recuperação de energia durante a rolagem e frenagem. Ao ser pressionado o pedal do freio, a desaceleração é iniciada primeiramente pelo motor elétrico, e não pelos discos de freios. Os modelos híbridos do novo Classe S são os primeiros automóveis a usa-rem um sistema de recuperação na frenagem de segunda geração. Isto

(10)

ga-rante uma superposição imperceptível dos freios mecânicos convencionais e a função de frenagem do motor elétrico atuando como gerador.

Estratégia de operação inteligente

Para operar com eficiência, antecipar as manobras de direção, evitando fre-nagens e aceleração desnecessárias, sempre foi a melhor estratégia. Es-ses ganhos tem uma importância especial nos modelos híbridos: as frena-gens não servem apenas para desacelerar o carro, mas também para recu-perar energia. O percurso tem uma influência considerável para a máxima eficiência no processo de carga e descarga da bateria de alta voltagem.

A estratégia de operação inteligente ajuda o motorista de forma abrangente a alcançar o estilo de condução mais eficiente. Ela procura fazer, por exem-plo, que a carga da bateria chegue ao mínimo no final de um trecho em su-bida, para poder ser recarregada na descida. Outro ponto fundamental é que o carro chegue nas áreas urbanas com a bateria totalmente carregada, se possível, de forma que o carro possa ser usado apenas com eletricidade no trânsito, com a máxima eficiência.

(11)

No S 500 PLUG-IN HYBRID, o sistema de gerenciamento de energia cobre basicamente essas três áreas:

• baseada no percurso: automaticamente ou por meio de quatro mo-dos de operação

• baseada no motorista: por meio de três modos de transmissão

• baseada no tráfego: com ajuda do radar

Carga: energia da tomada

A bateria do S 500 PLUG-IN HYBRID fica acomodada com segurança na traseira do veículo, para economizar espaço. Um sistema inteligente de car-ga embarcado permite que a bateria seja carrecar-gada em qualquer tomada doméstica convencional. O suprimento de eletricidade ficará ainda mais fácil no futuro por meio de um sistema indutivo, sem fios.

O S 500 PLUG-IN HYBRID armazena energia elétrica em uma bateria de íons de lítio com base de lítio e fosfato de ferro. A unidade de armazena-mento de energia, refrigerada a água, tem capacidade total de 8,7 kWh, peso total de 114 kg e volume de 96 litros.

(12)

Para garantir os mais altos níveis de segurança em colisões, condução di-nâmica e o máximo espaço para bagagens, o alojamento é feito de alumí-nio fundido e a bateria de alta voltagem é posicionada na traseira do veícu-lo, sobre o eixo. O espaço disponível no bagageiro é otimizado e o S 500 PLUG-IN HYBRID fica em primeiro lugar entre os automóveis híbridos em termos de capacidade de carga (395 litros) e acessibilidade ao comparti-mento de bagagem.

A bateria de alta voltagem pode ser carregada externamente utilizando o carregador de bordo de 3,6 kW. Esta unidade, instalada permanentemente no veículo, carrega com fase simples até 16 A. A conexão para o cabo de carga fica sob uma tampa no para-choques traseiro sob a lanterna do lado direito. Uma trava automática assegura que o cabo não possa ser desliga-do desliga-do veículo por pessoas não autorizadas. O novo Classe S pode ser car-regado em duas horas em qualquer lugar do mundo, seja através de uma caixa de parede ou estação de carregamento (400 V, 16 A). Alternativa-mente, a carga por meio de uma tomada doméstica também é possível.

(13)

pendendo da conexão, o tempo de carga pode chegar a duas horas e 45 minutos (com 230 V e 13 A).1

Próximo passo: S 500 PLUG-IN HYBRID – sem fios

Um dos próximos passos na trajetória rumo aos veículos elétricos e híbri-dos plug-in perfeitos é o carregamento sem fios. A carga indutiva das bate-rias tornará os veículos elétricos e híbridos plug-in ainda mais práticos. A Mercedes-Benz testará esta tecnologia "unplugged" com o S 500 PLUG-IN HYBRID para desenvolver uma solução genuína para o Classe S em ter-mos de conforto e facilidade para carregar a bateria de alta voltagem.

História: papel de liderança no segmento premium

1

¹ O tempo de carga varia entre duas horas (400 V/16 A) e 4,1 horas (230 V/8 A). Por meio de regulagens no elemento de controle do cabo de carga, tempos menores podem ser atingidos mesmo a partir de tomadas domésticas, desde que o sistema elétrico do local seja projetado para isto. A voltagem e os índices de corrente indicados se referem à infraestrura de energia local e podem ser limitados pelo veículo. Todos os tempos de carga se referem à carga da bateria de 20% a 100%.

(14)

Em 1982, a Mercedes-Benz apresentou o primeiro veículo conceito com pro-pulsão híbrida. Um motor de dois cilindros horizontais contrapostos servia para carregar a bateria. Vários outros veículos experimentais se seguiram até que, em 2009, o primeiro híbrido de série com bateria de íons de lítio estreasse na Mercedes-Benz: o S 400 HYBRID foi o mais eficiente sedã de luxo movido a gasolina por um longo período. E o híbrido mais bem sucedido em seu seg-mento, com cerca de 20 mil compradores.

Baseado na transmissão automática 7G-TRONIC PLUS de sete marchas, a segunda geração da transmissão híbrida evoluiu. Ela estreou em 2012 no E 300 BlueTEC HYBRID, o primeiro diesel híbrido no segmento premium em todo o mundo. Combinando a eficiência de um motor diesel com as vantagens da propulsão híbrida, a Mercedes-Benz estabeleceu outro marco histórico no desenvolvimento do automóvel e avançou para índices de consumo em torno de 4 litros de diesel por 100 km no segmento dos sedãs de luxo.

Com o C 300 BlueTEC HYBRID, a Mercedes-Benz completou sua linha de híbridos. Além disso, em 2014, o Classe B Electric Drive, já vendido nos Esta-dos uniEsta-dos, também passa a ser oferecido na Europa para suplementar a

(15)

Linha crescente: os atuais automóveis híbridos e elétricos da Mercedes- Benz

• 2012: smart electric drive

• 2012: E 300 BlueTEC HYBRID

• 2012: E 400 HYBRID

• 2013: SLS AMG Coupé Electric Drive

• 2013: S 400 HYBRID

• 2013: E 300 BlueTEC HYBRID

• 2014: C 300 BlueTEC HYBRID

• 2014: Classe B Electric Drive

• 9/2014: S 500 PLUG-IN HYBRID

Contatos:

Alessandra Souza, Telefone: 011 4173-7314 Email: alessandra.souza@daimler.com

Mais informações sobre a Mercedes-Benz estão disponíveis na internet em:

Referências

Documentos relacionados

Quando aplicável haverá lugar à cobrança de imposto do selo e de imposto sobre o valor acrescentado às taxas em vigor.. Para consulta mais detalhada das condições de negociação,

Abono para Falhas Decreto‐Lei n.º 4/89, de 6 de Janeiro, com a redação dada pelo Decreto‐Lei n.º

4.1 A bolsa tem caráter transitório, não gera vínculo empregatício e não pode ser acumulada com qualquer outra modalidade de bolsa (Programa Bolsas Licenciaturas –

a) Analisar o comportamento dos preços recebidos pelos produtores de suínos nos diversos mercados brasileiros. b) Identificar a extensão espacial ou a delimitação espacial dos

ИЗВЕШТАЈ О НАЛАЗИМА ЧИЊЕНИЧНОГ СТАЊА Управном Одбору и акционарима Тигар А.Д., Пирот Обавили смо ниже наведене поступке уговорене са Вама, а који

Em entrevista ao site Globo News, o Presidente Jair Bolsonaro se posicionou a favor do homeschooling, justificando que em algumas escolas ocorre o caos, pois

A gravidade das linhas trabalha em conjunto com a forma vertical da imagem, fazendo que os nossos olhos afundem de cima para baixo. A forma

Os Direitos Fundamentais nos paradigmas Liberal, Social e Pós- social – (Pós-modernidade constitucional?) IN: SAMPAIO, José Adércio Leite (Coord.) Crise e desafios da