• Nenhum resultado encontrado

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE ENXAMES ACTA N.º 14

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE ENXAMES ACTA N.º 14"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE ENXAMES

ACTA N.º 14

Aos vinte e sete dias do mês de Setembro reuniu a Assembleia de Freguesia de Enxames, registando-se a falta justificada com pedido de suspensão de mandato por um período inferior a trinta dias do Sr. Isidro Caria sendo este substituído pela Sr.ª Lídia Ribeiro e ainda o pedido de suspensão de mandato por um período inferior a trinta dias por motivo de doença por parte do Sr. Ricardo Moreira que foi substituído pelo Sr. Luís Crisóstomo.

Após ter sido lida a acta da última sessão, o Sr. Presidente da Assembleia disse que tinha recebido duas propostas de atribuição de nome de ruas questionando a restante assembleia se haveria algum problema em acrescentar mais um ponto na ordem de trabalhos, não havendo oposição acrescentou-se mais um ponto.

Passou-se então ao primeiro ponto da ordem de trabalhos, onde o Sr. José Tomé Grilo questionou em relação ao segundo ponto da apresentação da informação do presidente do executivo uma vez que este se encontrava ausente de que forma este ponto iria ser dado porque existe a necessidade de se saber as informações e o que está a decorrer onde o mesmo afirmou que podem existir informações importantes a dar conhecimento á Assembleia de Freguesia, onde o Sr. Presidente da Assembleia afirmou que ate ao momento não tinham chegado quaisquer informações que o Sr. Presidente da Junta lhe tinha telefonado a dar-lhe conhecimento da sua indisponibilidade para estar presente por motivos pessoais e o mesmo afirmou que não existiam informações a dar da parte do executivo, onde este ponto ficou sem efeito na ordem de trabalhos.

O Sr. Presidente da Assembleia antes de passar ao primeiro período informou que em relação ao processo de perda de mandato do Sr. José Manuel Maceiras que o processo acabou por ser arquivado pelo tribunal de Castelo Branco após este ter recebido a carta de pedido de demissão, facultando cópia do processo a quem estivesse interessado, recebeu uma carta do Sr. Carlos Ramos (em anexo) sobre o alcatroamento já efectuado e das condições da estrada que liga a Mata da Rainha, onde a mesma foi analisada pela assembleia e explicada pelo Sr. Carlos Ramos.

O Sr. Presidente da Assembleia deu a palavra aos membros da assembleia para se pronunciarem sobre algum assinto de interesse, o Sr. José Tomé Grilo questionou sobre a conservação da estrada Mata da Rainha se existe alguma previsão sobre as obras

(2)

do cemitério e quando se prevê o descongelamento para breve das mesmas e aquisição de campas onde o Sr. Secretario da Junta de Freguesia respondeu que tinha sido informado pelo Sr. Engenheiro Brás que as obras da estrada estão para breve, esta obra segundo o que afirmou o Sr. Secretario que a estrada irá levar um tapete novo e um alargamento da mesma, quanto as obras do cemitério vão ser pedidos orçamentos a empreiteiros para serem apresentados os valores a Câmara Municipal do Fundão, que esta mesma pediu, uma vez que a Junta de Freguesia já gastou aproximadamente dez mil e quinhentos euros.

O Sr. Rui Martins apresentou a sua demissão por escrito, demissão essa que já tinha sido falada na sessão de Assembleia anterior, afirmando o mesmo que a partir do momento não fazia mais parte da Assembleia da Freguesia de Enxames. O Sr. José Tomé Grilo questionou o porque da demissão visto que é um membro que faz falta na mesa da Assembleia e como equipe formada gostaria de saber a razão da demissão do membro da Assembleia, o Sr. Rui Martins afirmou que as razões da sua demissão prendem-se pelo facto de gostar de trabalhar com pessoas sérias, transparentes e que existiram situações passadas nas quais discordou e que outras não valia a pena terem acontecido na forma que aconteceram, porque no fundo tudo foi resolvido resultante do bom ambiente que está a haver entre a Junta de Freguesia e o Centro Dia, dando os parabéns ao Centro de Dia de Nossa Senhora do Fastio pelo excelente trabalho que sempre desenvolveu e que continuará a desenvolver, onde o mesmo afirma que muitos problemas existiram dos quais ele próprio esteve presente, deu a cara e saiu mal dessa luta desnecessária, o Sr. José Tomé Grilo agradeceu a justificação dando exemplos do que é trabalhar em colectividades e outros grupos parecidos, afirmando que ficava desagradado pela situação mas que futuramente gostaria de continuar a ver o membro da Assembleia como assistente no público, o Sr. Presidente da Assembleia acrescentou que já tinha falado várias vezes neste assunto com o Sr. Rui Martins apoiando-o na continuação da execução do seu cargo.

Passou-se ao terceiro ponto análise de proposta “alteração no Regimento da Assembleia” (em anexo), onde o Sr. Presidente da Assembleia tinha enviado a alteração da proposta a todos os membros da Assembleia para ser analisada por cada um individualmente, onde o Sr. José Tomé Grilo afirmou que não se justificaria muito esta alteração mas que aceita a alteração, a mesma foi lida e explicada pelo Sr. Presidente da Assembleia, foi posta á discussão e votação onde foi votada com zero votos contra, zero abstenções, sendo aprovada por unanimidade.

(3)

Passou-se de seguida ao quarto ponto sobre a situação acerca da reflorestação por parte da Silvicaima na freguesia informando o Sr. Presidente da Assembleia que tinha existido uma reunião no dia anterior na Câmara Municipal do Fundão onde estiveram presentes várias freguesias do concelho e entidades, entre as quais PinusVerde, GNR, Bombeiros.

Este órgão é responsável entre outras coisas por fazer um estudo/plano a nível do concelho das zonas de risco a incêndios florestais para que depois diversas entidades o possam fazer uso deste para ajuda na prevenção e combate a incêndios.

Referiu que nesta reunião começou por haver uma breve apresentação das zonas de maior risco a incêndios florestais. O Sr. Presidente da Assembleia explicou o que se tinha passado na reunião, da situação que se passa na nossa freguesia onde esteve demonstrado o apoio de todas as Juntas de Freguesia e entidades contra a reflorestação, agradecendo a presença dos presidentes das juntas de freguesia Souto da Casa, Alcaide, Aldeia de Joanes, Alpedrinha, Bogas de Baixo, Alcongosta e Fundão; onde todos mostraram o perigo que existe, porque todas estas freguesias já passaram pela mesma situação e onde ficou bem marcado que esta “luta” será bastante difícil.

Disse que nesta reunião esteve presente uma pessoa dos Serviços Florestais, o Sr. José Bernardino Dias, que se encontra a trabalhar nesta área á bastantes anos e que alertou para o facto que estamos a viver e se mostrou disponível para esclarecer as matérias que forem necessárias.

No final desta reunião foi colocada a votação uma opinião vinculativa que este órgão vai emitir que tem a ver com o facto, que seja pedido um estudo de impacto ambiental para esta reflorestação.

O Sr. Presidente da Junta deu a informação ao Sr. Presidente da Assembleia para que fosse transmitida, de que tinha sido enviado o ponto da situação para os vários grupos parlamentares, do qual houve uma intervenção no parlamento através do Sr. Luís Fazenda do Bloco de Esquerda, que questionou o Ministro da Agricultura acerca deste assunto.

O sr. José Tomé Grilo disse que nesta mesma reunião que considera bastante positiva, o Sr. Eng. José Bernardino procurou defender a plantação de eucaliptos, onde todos estiveram sempre contra e que o tinha questionado várias vezes o porquê de ser nos Enxames feita esta plantação e não na Serra da Estrela por exemplo.

Referiu ainda que até ao momento ainda não tinha entrado nenhum projecto no Ministério da Agricultura, e ainda que o Sr. José Bernardino disse que o projecto lhe iria

(4)

passar pelas mãos. Disse ainda que gostaria de saber o porquê da ZIF criada nos Enxames, não estar também a dar o devido apoio nesta situação e gostaria ainda de saber o que já fizeram alguma coisa neste sentido de forma a nos apoiar nesta situação.

O Sr. Presidente da Assembleia pediu que a Junta de Freguesia procure falar com a ZIF dos Enxames para tentar conseguir uma posição desta e deu ainda a palavra á população para possíveis duvidas ou questões a cerca deste assunto onde ninguém se manifestou.

Passou-se ao quinto ponto da ordem de trabalhos, “Escola EB1 e jardim de infância de Enxames” onde o Sr. Presidente da Assembleia enviou uma carta para a comissão de pais para estarem presentes nesta assembleia onde recebeu uma carta da Sra. Catarina Pombo a dizer que não podia estar presente, mas que a comissão de pais estava presente na assembleia, o Sr. Presidente da Assembleia gostaria de falar do projecto Magalhães apresentando um pequeno filme sobre este projecto e deu uma breve explicação sobre o mesmo. Afirmou que tinha tido uma reunião com as professoras acerca da Plataforma e-learning, onde se mostraram interessadas sobre este projecto, disponibilizando-se este para dar uma pequena formação aos pais sobre este projecto.

Em relação ainda ao projecto Magalhães o Sr. Carlos Ramos questionou qual a forma de resolução de se ter acesso à internet na nossa freguesia em que algumas freguesias já têm acesso a internet e a nossa continua sem os acessos suficientes. O Sr. José Tomé Grilo agradeceu a apresentação feita mas que é importante lutar pelo acesso à internet na nossa freguesia. A carta que foi entregue por pais da escola EB-1 de Enxames (em anexo) foi lida pelo Sr. Presidente da Assembleia e falava sobre a razão do despedimento da funcionaria Sr.ª Sofia. O Sr. Secretario da junta afirmou que foi feita uma candidatura ao Centro de Emprego para readmitir a Sofia, mas quando foi feita a candidatura a mesma se encontrava de ferias e não compareceu à convocatória, foi feita uma nova candidatura e aguarda-se até ao momento a resposta da mesma, afirmando que as pessoas que estavam continuaram nos seus postos de trabalho, o Sr. Carlos Ramos questionou se foi colocada outra pessoa em vez da Sr.ª Sofia respondendo o Sr. Secretario que não houve nenhumas alterações e que esta feito o pedido no Centro de Emprego, a Dona Lídia referiu que quem ocupa o lugar da Sr.ª Sofia é a Sr.ª Olga e que esta tem a mesma experiencia e a mesma formação que a Sr. ª Sofia, o Sr. Rui Martins questionou o porquê da alteração de postos de trabalho e o despedimento da Sofia se cada uma tinha funções diferentes e o que se esta a questionar

(5)

não é a competência das pessoas mas sim a forma como as pessoas são tratadas depois de alguns anos de trabalho e dedicação ao seu posto de trabalho, percebendo-se que existe algo de errado pela parte da junta de freguesia mas que a mesma não quer assumir as trocas que fez com os postos de trabalho e com o despedimento da Sr.ª Sofia.

O Sr. José Tomé Grilo ficou desagradado com a noticia e afirmou que as pessoas devem ser tratadas de igual modo e alertou a junta que em relação á Sr.ª Sofia devia haver um bom censo de falarem com esta sobre o que se estava a passar com a situação dela porque o respeito pelas pessoas deve ser cumprido e assumido nestas situações e era bom que estas situações não se repetissem, o Sr. Rui Martins pediu que devia ser dada a palavra à Sr.ª Sofia para que todos os presentes ficassem a saber se houve ou não uma conversa entra a junta e ela, afirmou ainda o Sr. Secretario da Junta que a questão do pessoal é com o Sr. Presidente da Junta e como ele não estava presente mais não poderia responder, dando a palavra à população a dona Delfina questionou o porque do despedimento da dona Sofia porque é algo que a preocupa e que a entristece porque tem uma filha a frequentar a pré escola e constantemente é questionada pela filha “quando é que a Sofia vem para a escola” e como funcionaria exemplar que é, as crianças adoram-na onde a mesma afirma que logo no inicio do ano electivo as trocas foram feitas e que os pais se calaram pensando que iria ser para breve esta resolução, a mesma afirma que um dia questionou o tesoureiro da junta de freguesia acerca do despedimento da Sofia e o mesmo afirmou que em principio seria para poupar mais um ordenado mas se tivessem que colocar alguém seria a Sofia, não compreendendo a situação pois que até a própria educadora demonstra vontade que fosse a Sofia a continuar no seu posto de trabalho, pelo opinião de algumas mães trata-se de um interesse da junta e não interesse pelo bem-estar das crianças. A Sr.ª Sofia afirmou que telefonou a perguntar como estava a sua situação e que o Sr. Guilhermino lhe respondido que o pedido tinha sido feito e que estavam a espera que ela fosse colocada, posteriormente ligou para o Centro de Emprego se tinha sido efectuado a candidatura falando com o Sr. Barata, e perguntou-lhe se tinha dado entrada alguma candidatura e se ia algum nome mencionado onde este lhe respondeu que não ia nenhum nome mencionado e que não podem mencionar nomes, que iria analisar o processo que iria ver as pessoas da área de residência para que as mesmas fossem convocadas para uma entrevista e o mesmo afirmou que a candidatura tinha sido feita pelo Sr. José Paulino e que ia manuscrita onde estas tem de ser feitas via Internet e esta candidatura não pode ser aceite nestes termos onde o Sr. Barata afirmou que já tinha entrado em contacto com o Sr. Presidente da Junta para

(6)

fazer nova candidatura onde a Sofia afirma que confirmou que estava registada no Centro de Emprego, que facultou todos os seus dados para ser contactada pelo Sr. Barata, a dona Sofia afirmou que voltou a ligar para o Centro de Emprego na primeira semana de Setembro em que o Sr. Barata lhe disse que quando tivesse novas informações que a iria contactar em que a mesma não foi contactada até a presente data. O Sr. Presidente da Assembleia questionou o Sr. Secretario da junta sobre este assunto onde o mesmo afirmou que só o Sr. Presidente da junta poderia dar uma resposta. A dona Delfina questionou quem tinha contratado a dona Alice onde o Sr. Secretario da junta afirmou que não estava com contrato. O Sr. Rui Martins questionou por quem é que a dona Alice esta a ser paga em que o Sr. Secretario da junta afirmou que é pela Câmara. O Sr. José Chaparra questionou que tinha sido levantada uma questão e que ainda não tinha sido dada uma resposta, o porque do despedimento da Sofia e não tinha sido dado continuação ao contrato. O Sr. Carlos Ramos questionou a Sofia se tinham falado com ela antes do contrato terminar a Sofia respondeu que lhe foi dito que iria ser despedida mas que iria convocada novamente pelo Centro de Emprego. O Sr. José Tomé Grilo indignado com a situação afirmou que é mais uma “na manga”da junta de freguesia que não é pelo facto de a Sofia ter ido embora mas é por uma ética que devia ter sido tomada com conversa de assentamento e conversas formais. Os pais continuaram a questionar se haveria uma retoma da Sofia ao seu posto de trabalho onde o Sr. Secretario da junta afirmou que só o Sr. Presidente da junta poderia dar essa resposta. A dona Delfina referiu ainda que foi informada que a escola já não pertencia a freguesia de Enxames mas sim, à freguesia de Fatela que não houve força pela parte da junta para resolver esta situação, o porque disto acontecer se a nossa escola tem todas as condições para continuar a funcionar onde o Sr. Secretario da junta afirmou que da parte da Câmara tinha sido informado que a escola de Enxames é um pólo da Freguesia da Fatela.

O Sr. Presidente da Assembleia para dar solução a este problema lançou a ideia de a Junta de Freguesia se reunir com os pais para ambas as partes tomarem conhecimento de toda a informação e chegarem a uma conclusão esperando que esta mensagem chegue ao Sr. Presidente da junta de freguesia para que toda esta situação seja resolvida.

Passou-se ao sexto ponto sobre a colocação de sinalização na freguesia devido às excessivas cargas que passam nas estradas, onde o Sr. Carlos Ramos deu alguns exemplos de locais onde já está bastante danificado o asfalto. Referiu que colocar

(7)

sinalização será uma boa opção para a conservação do asfalto. Depois de debatido o assunto foi elaborada uma proposta conjunta para se proceder á colocação de sinalização, foi feita uma pausa de três minutos para ser redigida a proposta (em anexo), que foi lida pelo Sr. Presidente da Assembleia votada pelos presentes e aprovada por unanimidade.

Passou-se para o último ponto: Atribuição de nomes de Ruas (em anexo) que foram entregues no inicio desta sessão, que depois de lidas pelo Sr. Presidente da Assembleia, e analisadas brevemente, chegou-se á conclusão que havia uma colisão de interesses em atribuição de nomes de ruas a uma mesma rua e ainda a proposta de atribuição de nome de rua com o nome de uma pessoa.

Ficou decidido que estas propostas iriam ser melhor analisada numa sessão futura e foi pedido, que estivessem presentes os moradores desta rua.

Não havendo mais nada a tratar deu-se por encerrada a sessão, onde esta vai ser lida em voz alta e assinada pelos presentes.

Referências

Documentos relacionados

somente o que foi assegurado + valor dos juros os US$ (30,00), evitando um prejuízo maior evitando um prejuízo maior evitando um prejuízo maior evitando um prejuízo maior.?. 

Principais Desafios Nacionais.. NA MAIORIA DOS CASOS, FOI DETECTADA A SEGUINTE RELAÇÃO COM AS ESCOLAS: ELAS QUEREM SER MAIS OUVIDAS, PARA EVITAR QUE SEJAM “UM DEPÓSITO DE

Refere-se aos resultados obtidos pelo fundo através da distribuição de dividendos das participações societárias proprietárias dos empreendimentos investidos pelo fundo.. Só

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

14/06/2017 Download as Pdf Passaporte para Português 1 - Livro do Aluno by Grupo Lidel -

 Tecla “STOP” para parada de emergência.  Protetor de roda em material plástico de alta resistência, desenhado para evitar a projeção de contrapesos em qualquer

eXaCt plus, el programa para alineador de ruedas Corghi destinado al profesional..

1) Ressalvado o direito de opção à aposentadoria pelas normas estabelecidas pelo art. 40, da Constituição Federal ou pelas regras estabelecidas pelo art. 3º, Emenda Constitucional