• Nenhum resultado encontrado

FACULDADES INTEGRADAS DE JAÚ CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ROTEIRO DE ATIVIDADES DE PRÁTICA REAL E SIMULADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADES INTEGRADAS DE JAÚ CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ROTEIRO DE ATIVIDADES DE PRÁTICA REAL E SIMULADA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FACULDADES INTEGRADAS DE JAÚ

CURSO DE DIREITO – NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE PRÁTICA REAL E SIMULADA

5º SEMESTRE

Os alunos matriculados no 5º semestre do Curso de Direito terão que realizar, obrigatoriamente, o Estágio Curricular Supervisionado, por meio de atividades práticas, reais e simuladas.

A carga horária mínima a ser cumprida pelo aluno do 5º semestre é de 25 horas de atividades simuladas e 25 horas de atividades reais.

As atividades de prática podem ser ministradas pelos professores da instituição ou pelo NPJ, nos moldes do regulamento interno e manual do estagiário.

Para cumprir a carga horária estipulada, o aluno deve realizar, durante o semestre, no mínimo 4 atividades reais e 4 simuladas.

O aluno que realizar estágio deverá, antes de seu início, apresentar os termos de convênio e de compromisso com cópia da apólice do seguro e os demais documentos exigidos junto ao NPJ. O aluno que não apresentar os referidos documentos não terá computadas as respectivas horas de estágio. O relatório de estágio deve ser entregue mensalmente, até o décimo dia útil do mês subseqüente à sua realização.

Qualquer dúvida sobre a realização das atividades abaixo relacionadas deverá ser esclarecida no NPJ. Segue abaixo sugestão de atividades para os alunos do 5º semestre:

Prática simulada 1) Resolução de questão prática

Antônio, pai de um jovem hipossuficiente preso em flagrante delito, recebe de um serventuário do Poder Judiciário Estadual a informação de que Jorge, defensor público criminal com atribuição para representar o seu filho, solicitara a quantia de dois mil reais para defendê-lo adequadamente. Indignado, Antônio, sem averiguar a fundo a informação, mas confiando na palavra do serventuário, escreve um texto reproduzindo a acusação e o entrega ao juiz titular da vara criminal em que Jorge funciona como defensor público. Ao tomar conhecimento do ocorrido, Jorge apresenta uma gravação em vídeo da entrevista que fizera com o filho de Antônio, na qual fica evidenciado que jamais solicitara qualquer quantia para defendê-lo, e representa criminalmente pelo fato. O Ministério Público oferece denúncia perante o Juizado Especial Criminal, atribuindo a Antônio o cometimento do crime de calúnia, praticado contra funcionário público em razão de suas funções, nada mencionando acerca dos benefícios previstos na Lei 9.099/95. Designada Audiência de Instrução e Julgamento, recebida a denúncia, ouvidas as testemunhas, interrogado o réu e apresentadas as alegações orais pelo Ministério Público, na qual pugnou pela condenação na forma da inicial, o magistrado concede a palavra a Vossa Senhoria para apresentar alegações finais orais. Em relação à situação acima, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso.

a) O Juizado Especial Criminal é competente para apreciar o fato em tela?

b) Antônio faz jus a algum benefício da Lei 9.099/95? Em caso afirmativo, qual(is)? c) Antônio praticou crime? Em caso afirmativo, qual? Em caso negativo, por que razão?

Obs:

1) Os alunos devem elaborar a resposta/parecer individualmente.

2) A resposta/parecer deve ser entregue impressa pelo próprio aluno no NPJ no prazo estipulado.

3) Se for constatado que o aluno não é o autor da resposta/parecer não haverá atribuição de horas. Referida penalidade também será aplicada ao aluno autor da resposta/parecer que proporcionar sua reprodução pelo colega.

4) A apresentação estética também será levada em conta na correção. Prazo de entrega no NPJ: 04/06/2013

2) Elaboração de peça processual

Refrigeração Nacional, empresa de pequeno porte, contrata os serviços de um advogado em virtude de uma reclamação trabalhista movida pelo ex-empregado Sérgio Feres, ajuizada em 12.04.2012 e que tramita perante a 90ª Vara do Trabalho de Campinas (número 1598-73.2012.5.15.0090), na qual o trabalhador alega e requer, em síntese:

- que desde a admissão, ocorrida em 20.03.2006, sofria revista íntima na sua bolsa, feita separadamente e em sala reservada, que entende ser ilegal porque violada a sua intimidade. Requer o pagamento de indenização por dano moral de R$ 50.000,00.

- que uma vez o Sr. Mário, seu antigo chefe, pessoa meticulosa e sistemática, advertiu verbalmente o trabalhador, na frente dos demais colegas, porque ele havia deixado a blusa para fora da calça, em desacordo com a norma interna empresarial, conhecida por todos. Efetivamente houve esquecimento por parte de Sérgio Feres, como reconheceu na

(2)

petição inicial, mas entende que o chefe não poderia agir publicamente dessa forma, o que caracteriza assédio moral e exige reparação. Requer o pagamento de indenização pelo dano moral sofrido na razão de outros R$ 50.000,00.

- que apesar de haver trabalhado em turno ininterrupto de revezamento da admissão à dispensa, ocorrida em 15.05.2011, se ativava na verdade durante 8 horas em cada plantão, violando a norma constitucional de regência, fazendo assim jus aduas horas extras com adicional de 50% por dia de trabalho, o que requer. Reconhece existir norma coletiva que estendeu a jornada para 8 horas, mas advoga que ela padece de nulidade insanável, pois aniquila seu direito constitucional a uma jornada menor.

- no período aquisitivo 2008/2009 teve 18 faltas, sendo 12 delas justificadas. Pretendia transformar 10 dias das férias em dinheiro, como entende ser seu direito, mas o empregador só permitiu a conversão de oito dias, o que se revela abusivo por ferir a norma cogente. Por conta disso, deseja o pagamento de dois dias não convertidos em pecúnia, com acréscimo de 1/3.

- nas mesmas férias citadas no tópico anterior, fruídas no mês de julho de 2010, tinha avisado ao empregador desde o mês de março de 2010 que gostaria de receber a 1ª parcela do 13º salário daquele ano juntamente com as férias, para poder custear uma viagem ao exterior, mas isso lhe foi negado. Entende que esse é um direito potestativo seu, que restou violado, pelo que persegue o pagamento dos juros e correção monetária da 1ª parcela do 13º salário no período compreendido entre julho de 2010 (quando aproveitou as férias) e 30.11.2010 (quando efetivamente recebeu a 1ª parcela da gratificação natalina).

- que no mês de novembro de 2007 afastou-se da empresa por 30 dias em razão de doença, oportunidade na qual recebeu benefício do INSS (auxílio-doença previdenciário, espécie B-31). Contudo, nesse período não recebeu ticket refeição nem vale transporte, o que considera irregular. Persegue, assim, ambos os títulos no lapso em questão.

- que a empresa sempre pagou os salários no dia 2 do mês seguinte ao vencido, mas a partir de abril de 2009, unilateralmente, passou a quitá-los no dia 5 do mês seguinte, em alteração reputada maléfica ao empregado.

Requer, em virtude disso, a nulidade da novação objetiva e o pagamento de juros e correção monetária entre os dias 2 e 5 de cada mês, no interregno de abril de 2009 em diante.

Considerando que todos os fatos apontados pelo trabalhador são verdadeiros, apresente a peça pertinente à defesa dos interesses da empresa, sem criar dados ou fatos não informados.

Obs:

1) Os alunos devem elaborar a peça individualmente.

2) A ação elaborada deverá mencionar os fundamentos legais e, no mínimo, uma citação doutrinária e uma citação

jurisprudencial.

3) A peça deve ser entregue impressa pelo próprio aluno no NPJ no prazo estipulado.

4) Se for constatado que o aluno não é o autor da peça não haverá atribuição de horas. Referida penalidade também

será aplicada ao aluno autor da peça que proporcionar sua reprodução pelo colega.

5) A apresentação estética também será levada em conta na correção.

Prazo de entrega no NPJ: 04/06/2013

3) Elaboração de peça processual

Com fundamento na recente Lei n. 1.234, do Estado Y, que exclui as entidades de direito privado da Administração Pública do dever de licitar, o banco X (empresa pública daquele Estado) realiza a contratação direta de uma empresa de informática - a Empresa W - para atualizar os sistemas do banco.

O caso vem a público após a revelação de que a empresa contratada pertence ao filho do presidente do banco e nunca prestou tal serviço antes. Além disso, o valor pago (milhões de reais) estava muito acima do preço de mercado do serviço em outras empresas.

José, cidadão local, ajuíza ação popular em face do Presidente do banco X e da empresa W perante o Juízo de 1ª instância da capital do Estado Y, em que pleiteia a declaração de invalidade do ato de contratação e o pagamento das perdas e danos, ao fundamento de violação ao art. 1º, parágrafo único da Lei n. 8.666/1993 (norma geral sobre licitação e contratos) e a diversos princípios constitucionais.

A sentença, entretanto, julgou improcedente o pedido formulado na petição inicial, afirmando ser válida a lei estadual que autoriza a contratação direta, sem licitação, pelas entidades de direito privado da Administração Pública, analisada em face da lei federal, não considerando violados os princípios constitucionais invocados. José interpõe recurso de apelação, ao qual se negou provimento, por unanimidade, pelo mesmo fundamento levantado na sentença.

Dez dias após a publicação da decisão que rejeitou os seus embargos declaratórios, José procura um advogado para assumir a causa e ajuizar a medida adequada.

Na qualidade de advogado, elabore a peça cabível, observando todos os requisitos formais e a fundamentação pertinente ao tema.

(3)

1) Os alunos devem elaborar a peça individualmente.

2) A ação elaborada deverá mencionar os fundamentos legais e, no mínimo, uma citação doutrinária e uma citação

jurisprudencial.

3) A peça deve ser entregue impressa pelo próprio aluno no NPJ no prazo estipulado.

4) Se for constatado que o aluno não é o autor da peça não haverá atribuição de horas. Referida penalidade também

será aplicada ao aluno autor da peça que proporcionar sua reprodução pelo colega.

5) A apresentação estética também será levada em conta na correção.

Prazo de entrega no NPJ: 04/06/2013

4) Elaboração de peça processual

Tício foi denunciado e processado, na 1ª Vara Criminal da Comarca do Município X, pela prática de roubo qualificado em decorrência do emprego de arma de fogo. Ainda durante a fase de inquérito policial, Tício foi reconhecido pela vítima. Tal reconhecimento se deu quando a referida vítima olhou através de pequeno orifício da porta de uma sala onde se encontrava apenas o réu. Já em sede de instrução criminal, nem vítima nem testemunhas afirmaram ter escutado qualquer disparo de arma de fogo, mas foram uníssonas no sentido de assegurar que o assaltante portava uma. Não houve perícia, pois os policiais que prenderam o réu em flagrante não lograram êxito em apreender a arma. Tais policiais afirmaram em juízo que, após escutarem gritos de “pega ladrão!”, viram o réu correndo e foram em seu encalço. Afirmaram que, durante a perseguição, os passantes apontavam para o réu, bem como que este jogou um objeto no córrego que passava próximo ao local dos fatos, que acreditavam ser a arma de fogo utilizada. O réu, em seu interrogatório, exerceu o direito ao silêncio. Ao cabo da instrução criminal, Tício foi condenado a oito anos e seis meses de reclusão, por roubo com emprego de arma de fogo, tendo sido fixado o regime inicial fechado para cumprimento de pena. O magistrado, para fins de condenação e fixação da pena, levou em conta os depoimentos testemunhais colhidos em juízo e o reconhecimento feito pela vítima em sede policial, bem como o fato de o réu ser reincidente e portador de maus antecedentes, circunstâncias comprovadas no curso do processo.

Você, na condição de advogado(a) de Tício, é intimado(a) da decisão. Com base somente nas informações de que dispõe e nas que podem ser inferidas pelo caso concreto acima, redija a peça cabível, apresentando as razões e sustentando as teses jurídicas pertinentes.

Obs:

1) Os alunos devem elaborar a peça individualmente.

2) A ação elaborada deverá mencionar os fundamentos legais e, no mínimo, uma citação doutrinária e uma citação

jurisprudencial.

3) A peça deve ser entregue impressa pelo próprio aluno no NPJ no prazo estipulado.

4) Se for constatado que o aluno não é o autor da peça não haverá atribuição de horas. Referida penalidade também

será aplicada ao aluno autor da peça que proporcionar sua reprodução pelo colega.

5) A apresentação estética também será levada em conta na correção.

Prazo de entrega no NPJ: 04/06/2013

5) Elaboração de peça processual

Indústria de Doces Algodão de Açúcar Ltda., sociedade empresária com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, é credora da sociedade Sonhos Encantados Comércio de Doces Ltda., domiciliada na Cidade de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, por meio de uma duplicata de venda de mercadorias, não aceita pela devedora, e vencida em 02/02/2011, no valor de R$ 50.000,00. Considerando que (i) a recusa do aceite não foi justificada pela sociedade sacada; que (ii) a sacadora protestou o título por falta de pagamento; e que (iii) detém o canhoto da correspondente fatura, assinado por preposto da devedora, dando conta do recebimento da mercadoria, elabore a petição inicial para ação para receber a quantia que melhor se adéque à pretensão do credor no caso relatado.

Obs.:

1) Os alunos devem elaborar a peça individualmente.

2) A ação elaborada deverá mencionar os fundamentos legais e, no mínimo, uma citação doutrinária e uma citação

jurisprudencial.

3) A peça deve ser entregue impressa pelo próprio aluno no NPJ no prazo estipulado.

4) Se for constatado que o aluno não é o autor da peça não haverá atribuição de horas. Referida penalidade também

será aplicada ao aluno autor da peça que proporcionar sua reprodução pelo colega.

5) A apresentação estética também será levada em conta na correção.

Prazo de entrega no NPJ: 04/06/2013

(4)

6) Elaboração de peça processual

Tício, brasileiro, divorciado, empresário, domiciliado no município M, inconformado com ato praticado pelo Governador do seu Estado de origem, que negou acesso a elementos que permitissem a certificação de situações capazes de gerar ação popular, impetrou Mandado de Segurança perante o Tribunal de Justiça local, órgão competente de forma originária, para conhecer e julgar a questão. A segurança foi denegada, pretendendo o impetrante interpor recurso alegando a violação de preceitos constitucionais, como o direito de petição, o acesso à Justiça e os atinentes à Administração Pública. Não houve deferimento da gratuidade de Justiça.

Na qualidade de advogado, elabore a peça cabível, contra a decisão que denegou a segurança, observando:

a) competência do Juízo; b) legitimidade ativa e passiva; c) fundamentos de mérito constitucionais e legais vinculados; d) os requisitos formais da peça; e) adequação do recurso.

Obs:

1) Os alunos devem elaborar a peça individualmente.

2) A ação elaborada deverá mencionar os fundamentos legais e, no mínimo, uma citação doutrinária e uma citação

jurisprudencial.

3) A peça deve ser entregue impressa pelo próprio aluno no NPJ no prazo estipulado.

4) Se for constatado que o aluno não é o autor da peça não haverá atribuição de horas. Referida penalidade também

será aplicada ao aluno autor da peça que proporcionar sua reprodução pelo colega.

5) A apresentação estética também será levada em conta na correção.

Prazo de entrega no NPJ: 04/06/2013

7) Resolução de questão prática

Quais as possíveis conseqüências penais, estabelecidas pelo Código Penal, para o autor de crime, devidamente

comprovado, que seja portador de doença mental?

Obs:

1) Os alunos devem elaborar a resposta/parecer individualmente.

2) A resposta/parecer deve ser entregue impressa pelo próprio aluno no NPJ no prazo estipulado.

3) Se for constatado que o aluno não é o autor da resposta/parecer não haverá atribuição de horas. Referida penalidade

também será aplicada ao aluno autor da resposta/parecer que proporcionar sua reprodução pelo colega.

4) A apresentação estética também será levada em conta na correção.

Prazo de entrega no NPJ: 04/06/2013

8) Resolução de questão prática

No caso de obrigação de fazer, descumprida pelo Poder Público (p. ex.: interesse relevante de saúde ou fornecimento

de medicamento), pode o juiz fixar multa diária contra a Fazenda Pública (“astreintes”)? Justifique.

Obs.:

1) Os alunos devem elaborar a resposta/parecer individualmente.

2) A resposta/parecer deve ser entregue impressa pelo próprio aluno no NPJ no prazo estipulado.

3) Se for constatado que o aluno não é o autor da resposta/parecer não haverá atribuição de horas. Referida penalidade também será aplicada ao aluno autor da resposta/parecer que proporcionar sua reprodução pelo colega.

4) A apresentação estética também será levada em conta na correção. Prazo de entrega no NPJ: 04/06/2013

9) Resolução de questão prática

De acordo com o Código de Processo Civil, a reconvenção deve ser oposta juntamente com a oferta da contestação ou

pode vir após, ainda no prazo de resposta?

Obs:

1) Os alunos devem elaborar a resposta/parecer individualmente.

2) A resposta/parecer deve ser entregue impressa pelo próprio aluno no NPJ no prazo estipulado.

3) Se for constatado que o aluno não é o autor da resposta/parecer não haverá atribuição de horas. Referida penalidade também será aplicada ao aluno autor da resposta/parecer que proporcionar sua reprodução pelo colega.

4) A apresentação estética também será levada em conta na correção. Prazo de entrega no NPJ: 04/06/2013

(5)

Na ação de indenização por dano moral, é necessária a estimação do valor do sofrimento (“pretium doloris”) na petição

inicial ou pode a parte deixar a fixação ao prudente arbítrio do juiz? Justifique.

Obs:

1) Os alunos devem elaborar a resposta/parecer individualmente.

2) A resposta/parecer deve ser entregue impressa pelo próprio aluno no NPJ no prazo estipulado.

3) Se for constatado que o aluno não é o autor da resposta/parecer não haverá atribuição de horas. Referida penalidade também será aplicada ao aluno autor da resposta/parecer que proporcionar sua reprodução pelo colega.

4) A apresentação estética também será levada em conta na correção. Prazo de entrega no NPJ: 04/06/2013

11) Resolução de questão prática

Quais são as hipóteses de revogação (obrigatória ou facultativa) da suspensão condicional do processo previstas na Lei

nº 9.099/95?

Obs.:

1) Os alunos devem elaborar a resposta/parecer individualmente.

2) A resposta/parecer deve ser entregue impressa pelo próprio aluno no NPJ no prazo estipulado.

3) Se for constatado que o aluno não é o autor da resposta/parecer não haverá atribuição de horas. Referida penalidade também será aplicada ao aluno autor da resposta/parecer que proporcionar sua reprodução pelo colega.

4) A apresentação estética também será levada em conta na correção. Prazo de entrega no NPJ: 04/06/2013

12) Resolução de questão prática

Oficial de Justiça de Vara da Justiça do Trabalho retornou ao estabelecimento comercial do executado para efetuar

penhora, em domingo. O débito era no valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais) e o bem constritado avaliado em R$

86.000,00 (oitenta e seis mil reais). Como advogado da empresa, como deverá proceder?

Obs:

1) Os alunos devem elaborar a resposta/parecer individualmente.

2) A resposta/parecer deve ser entregue impressa pelo próprio aluno no NPJ no prazo estipulado.

3) Se for constatado que o aluno não é o autor da resposta/parecer não haverá atribuição de horas. Referida penalidade também será aplicada ao aluno autor da resposta/parecer que proporcionar sua reprodução pelo colega.

4) A apresentação estética também será levada em conta na correção. Prazo de entrega no NPJ: 04/06/2013

12) Análise de acórdãos que envolvam as seguintes temáticas: - crime qualificado e reconhecimento de privilégio (penal)

- alimentos gravídicos (cível).

- pedido de reconsideração de decisão judicial e interrupção do prazo para interposição de agravo de instrumento (cível)

Obs: A análise dos acórdãos deve ser individual, seguindo o roteiro a seguir:

1) identificação de:

a) autor/réu;

b) recorrente/recorrido;

c) decisão recorrida;

d) fundamentos utilizados no recurso do recorrente;

e) fundamentos utilizados nas contrarrazões de recurso do recorrido;

f) os dispositivos legais e as citações doutrinárias utilizados como fundamentos no acórdão proferido;

g) a decisão proferida pelo tribunal.

Prazo de entrega no NPJ: 04/06/2013 Prática Real

1) Audiência Cível de Conciliação 2) Audiência Cível de Instrução

(6)

4) Audiência Criminal de Instrução 5) Audiência de Instrução Trabalhista 6) Sessão do Tribunal do Júri

7) Visitas em cartórios, tribunais, delegacias e demais instituições públicas, em departamentos jurídicos de pessoas jurídicas de direito privado, desde que acompanhadas por professor orientador, entrevistas com profissionais da área jurídica.

8) Estágio, desde que a entidade cedente seja conveniada com a instituição e o aluno assine o termo de compromisso de estagiário, com apresentação da apólice de seguro.

Obs: As atividades de prática real exigem a elaboração de relatório específico. Os prazos de entrega dos relatórios das atividades de prática real constam no Manual do Estagiário.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Médias seguidas da mesma letra minúscula, em cada agrupamento de colunas, não diferem entre si pelo teste de Tukey 5% de probabilidade.. Médias mm do teste de comprimento das

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Desse modo, a escola e a mídia são significadas como um lugar de consolidação de imagens sobre a língua, através do ensino de língua portuguesa, estabilizando-as a