• Nenhum resultado encontrado

ANA PAULA DOS SANTOS DUARTE ARNAUT. Professora Auxiliar do Grupo de Estudos Românicos. Faculdade de Letras. Universidade de Coimbra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANA PAULA DOS SANTOS DUARTE ARNAUT. Professora Auxiliar do Grupo de Estudos Românicos. Faculdade de Letras. Universidade de Coimbra"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ANA PAULA DOS SANTOS DUARTE ARNAUT

Professora Auxiliar do Grupo de Estudos Românicos

Faculdade de Letras

Universidade de Coimbra

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEÇÃO DEFINITIVA

(2)

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA 2002-2007

Ana Paula dos Santos Duarte Arnaut

Doutorou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na especialidade de Literatura Portuguesa, pela Universidade de Coimbra, em 3 de Janeiro de 2002, com a informação final de Aprovada com Distinção e Louvor, por unanimidade. A partir de 4 de Janeiro de 2002 passou a ser Professora Auxiliar do Grupo de Estudos Românicos.

1. Actividade docente Ano lectivo 2001-2002

Leccionação de uma turma teórica e de duas turmas práticas da cadeira de Literatura Portuguesa I e de uma turma de Seminário Científico (Português – Ramo de Formação Educacional).

Leccionação de um Seminário sobre narrativa contemporânea, bem como das aulas teóricas e práticas de Literatura Portuguesa, nível superior, no âmbito do plano de estudos do 78º Curso de Férias de Língua e Cultura Portuguesas.

Ano lectivo 2002-2003

Leccionação de uma turma teórica e de duas turmas práticas da cadeira de Literatura Portuguesa I e de uma turma de Seminário Científico (Português - Ramo de Formação Educacional).

Leccionação da disciplina de Literaturas de Língua Portuguesa no Curso de Formação de Professores de Português na Universidade de Díli – Timor-Leste, entre 12 de Janeiro e 7 de Março de 2003.

Leccionação das aulas teóricas e práticas de Literatura Portuguesa, nível superior, no âmbito do plano de estudos do 79º Curso de Férias de Língua e Cultura Portuguesas.

Leccionação da cadeira de Literatura Portuguesa no âmbito do ILPC (Intensive Language Preparation Courses – Setembro 2002).

Ano lectivo 2003-2004

Leccionação de uma turma teórica e de duas turmas práticas da cadeira de Literatura Portuguesa I e de uma turma de Seminário Científico (Português - Ramo de Formação Educacional).

Leccionação da cadeira de Literatura Portuguesa no âmbito do EILC (Erasmus Intensive Language Course – Setembro 2004).

Ano lectivo 2004-2005

Dispensa de serviço docente ao abrigo do Despacho Reitoral de 5 de Março de 1998.

Leccionação de dois Seminários de Mestrado (2º semestre): Narrativa de ficção (Temas de Literatura Clássica – Grupo de Estudos Clássicos) e Post-Modernismo (Literatura Portuguesa – Grupo de Estudos Românicos).

(3)

Leccionação de uma sessão do Mestrado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (“A ficção narrativa portuguesa na 2ª metade do século XX – 4 horas) – 14 de Março de 2005.

Leccionação da cadeira de Literatura Portuguesa no âmbito do EILC (Erasmus Intensive Language Course – Setembro 2005).

Ano lectivo 2005-2006

Leccionação de uma turma teórica e de duas turmas práticas das cadeiras de Literatura Portuguesa I e II e de uma turma do Mestrado em Teoria e Análise da Narrativa (Ficção Contemporânea I e II). Foram ainda leccionadas cinco sessões de uma turma do Mestrado conjunto com a Universidade de Uppsalla (Suécia) – variante do Mestrado em História Contemporânea.

Leccionação da cadeira de Literatura Portuguesa no âmbito do EILC (Erasmus Intensive Language Course – Setembro 2006).

1.1. Actividade de investigação

É membro do Centro de Literatura Portuguesa, onde integra o projecto de investigação “Figuras da Ficção” (coordenado pelo Professor Doutor Carlos Reis).

2. Cargos

Entre 27 de Junho de 2002 e Setembro de 2006 desempenhou as funções de Vice-Presidente do Conselho Directivo.

É, desde 2002, membro da Comissão Científica dos Colóquios para estudantes “Jornadas do Mar”, realizados pela Escola Naval (Alfeite).

Entre 2003 e 2005 integrou a Comissão conducente à criação de um Mestrado conjunto com a Universidade de Uppsala (Suécia): “Roads to Democracy(ies)” - área de História Contemporânea.

É, desde o ano lectivo 2004-2005, membro do Secretariado da Licenciatura em Estudos Europeus e Coordenadora Sócrates/Erasmus da mesma Licenciatura.

Em Junho de 2006 assumiu as funções de Coordenadora Sócrates-Erasmus da Faculdade de Letras.

3. Participação em Júris de Prémios Literários

2002 - Membro do Júri do Prémio Literário Miguel Torga – Cidade de Coimbra. 2005 - Membro do júri do Prémio Literário Carlos de Oliveira (Centro de Estudos Carlos de Oliveira - Câmara Municipal de Cantanhede).

(4)

4. Participação em Júris de provas académicas

2005 – Membro do Júri, na qualidade de arguente, da Tese de Mestrado em Literatura Portuguesa do Licenciado Carlos Alberto Fraga (título da dissertação: “A metáfora do labirinto nos romances de José Saramago). Tese apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,

2006 – Membro do Júri da Tese de Mestrado em Poética e Hermenêutica da Licenciada Teresa Margarida Duarte Carvalho (título da dissertação: “Epopeia e anti-epopeia: de Virgílio a Manuel Alegre). Tese apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

5. Orientação de teses de mestrado

2005-2006 - Orientação das teses de mestrado em Cultura Clássica (Narrativa de ficção) das Licenciadas Clarisse Ribeiro Medeiros (título: “Deambulando pela(s) caverna(s) de Saramago”) e Ana Isabel de Nazaré Francisco (título: “Recepções da cultura clássica no romance português contemporâneo”).

Orientação da tese de mestrado em Literatura Portuguesa (Post-Modernismo) da Licenciada Susana João Duarte Carvalho (título: “António Lobo Antunes – a desordem natural do olhar”).

Co-orientação da tese de Mestrado em Literatura Portuguesa da Licenciada Anabela Gaspar França Pais (título: “Figuras literárias no labirinto da ficção: o caso de Ricardo Reis”).

6. Conferências, palestras, seminários e acções de formação

Acção de formação sobre Memorial do Convento de José Saramago, realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Tondela em 6 de Março de 2002 (2 horas).

Palestra intitulada “Do tempo que não envelhece: histórias segundo a cultura clássica”, realizada na Livraria Minerva (Coimbra) em 3 de Dezembro de 2002.

Acção de formação intitulada “Ex-centricidades e Cia: do romance tradicional ao romance post-modernista”, realizada na Escola Secundária D. Duarte (Coimbra) em 11 de Junho de 2003 (2 horas).

Conferência intitulada “Literatura e Justiça: representações, tipos & cromos”, realizada na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 15 de Dezembro de 2003. Adaptação para uma Sessão de Formação realizada na Escola Secundária D. Duarte (Coimbra) em 28 de Abril de 2004 (2 horas).

Palestra intitulada “Representações do 25 de Abril na literatura portuguesa”, realizada no Teatro Académico Gil Vicente em 24 de Abril de 2004.

Conferência intitulada “O Post-Modernismo na Literatura Portuguesa”, realizada na Escola Secundária Infanta D. Maria em 16 de Junho de 2004 (4 horas).

Comunicação intitulada “Romance(s) histórico(s)”, no âmbito de um painel de conferências sobre “O romance histórico português”, organizado pelo Centro de

(5)

Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e realizado no dia 9 de Dezembro de 2004.

Comunicação intitulada “Post-Modernismo(s)”, no âmbito da Mesa-Redonda “Pós-Modernismo(s) em discussão”, organizada pelo Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e realizada no dia 5 de Janeiro de 2005.

Conferência intitulada “Stories in History: the work of José Saramago”, realizada a 2 de Fevereiro na Universidade de Newcastle.

Acção de formação sobre o romance post-modernista, realizada na Escola Secundária Avelar Brotero em 23 de Fevereiro de 2005 (4 horas).

Conferência intitulada “Escríticas saramaguianas”, realizada no Clube Médico, em Coimbra em 3 de Março de 2005.

Acção de formação sobre História, ficção e ideologia em Memorial do Convento de José Saramago, realizada na Escola Secundária de Vagos em 16 de Março de 2005 (2 horas).

Acção de formação sobre “A obra de José Saramago”, realizada na Escola Secundária de Cantanhede em Abril e Maio de 2005 (25 horas).

Sessão de sensibilização para a leitura de Memorial do Convento de José Saramago, realizada no Auditório da Câmara Municipal de Vouzela em 31 de Maio de 2005 (organização do Grupo de Português da Escola Secundária de Vouzela) (1 hora e trinta minutos).

Conferência intitulada “El equilíbrio inestable de la Historia en Memorial del Convento” e seminários sobre a narrativa de José Saramago (Manual de Pintura e Caligrafia, Levantado do Chão, Memorial do Convento, História do Cerco de Lisboa e A Caverna), realizados na Universidade Nacional Autónoma do México entre 3 e 7 de Outubro de 2005. A sessão sobre o romance Manual de Pintura e Caligrafia foi repetida no pólo de Acatlán no dia 6 de Outubro.

Sessão sobre Memorial do Convento de José Saramago, realizada na Escola Secundária José Falcão em 26 de Outubro de 2005 (2 horas).

Seminários sobre Literatura Portuguesa Contemporânea – séculos XIX e XX –, realizados na Universidade Blaise-Pascal, Clermont-Ferrand (França) entre 21 e 26 de Novembro de 2005 (21 horas).

Acção de formação intitulada “Memorial do Convento: uma abordagem didáctica”, realizada na Escola Secundária Quinta das Flores (Coimbra) em 11 de Janeiro de 2006 (4 horas).

Acção de formação intitulada “Memorial do Convento – uma proposta de leitura, realizada na Escola Secundária Oliveira Júnior (São João da Madeira) em 25 de Janeiro de 2006 (4 horas).

Acção de formação sobre a obra de José Saramago, realizada na Escola Secundária D. Duarte (Coimbra) entre 13 de Fevereiro e 13 de Março de 2006 (25 horas).

Acção de formação sobre Memorial do Convento de José Saramago, realizada na Escola Secundária de Vagos em 16 de Maio de 2006 (1 hora).

(6)

7. Participação em missões de ensino Sócrates-Erasmus

Seminários sobre Viagens na minha terra de Almeida Garrett e O Delfim de José Cardoso Pires, realizados no King’s College (Londres) entre 9 e 14 de Fevereiro de 2002 (8 horas).

Seminários sobre “A problemática da identidade nacional em Tocata para dois Clarins de Mário Cláudio”, “Representações do feminino em Memorial do Convento de José Saramago” e “Representações do 25 de Abril na literatura portuguesa”, realizados no King’s College (Londres) entre 23 e 28 de Fevereiro de 2004 (8 horas).

Seminários sobre “José Saramago/História do Cerco de Lisboa”, “Representações do 25 de Abril na literatura portuguesa” e “Fernando Pessoa e a produção literária dos heterónimos”, realizados na Georg-August Universität (Göttingen - Alemanha) entre 15 e 20 de Maio de 2004 (8 horas).

Seminários sobre “A lírica camoniana”, “O mundo de Ruben A.” e “Representações da identidade nacional em O Delfim”, realizados no King’s College (Londres) entre 31 de Janeiro e 5 de Fevereiro de 2005 (8 horas).

Seminários sobre o romance histórico de José Saramago e representações da identidade nacional em romances de Mário Cláudio, realizados na Universidade de Nottingham entre 2 e 7 de Maio de 2005 (8 horas).

Mini-curso intitulado “Escríticas saramaguianas”, realizado na Universidade de Utrecht entre 5 e 11 de Junho de 2005 (10 horas).

Seminários sobre Literatura Modernista e Post-Modernista (Fernando Pessoa e José Saramago), realizados na Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha) entre 18 e 24 de Junho de 2005 (8 horas).

Seminários sobre Lídia Jorge (A Costa dos Murmúrios), realizados na Universidade de Hamburgo (Alemanha) entre 24 e 28 de Abril de 2006 (8 horas). Sessão sobre o 25 de Abril na Literatura Portuguesa, realizada na Universidade de Rostock a 24 de Abril.

Seminários sobre A Jangada de Pedra de José Saramago, realizados na Universidade de Manchester entre 8 e 11 de Maio de 2006 (8 horas).

Mini-curso sobre José Saramago, realizado na Universidade de Utrecht entre 5 e 11 de Junho de 2006 (10 horas).

8. Participação em encontros científicos

Fourth International Congress of the American Portuguese Studies Association, realizado na Universidade de Maryland (Washington D.C.) entre 14 e 16 de Outubro de 2004. Apresentação da comunicação “Todos os Nomes de José Saramago: o romance como labirinto genológico”. Esta comunicação foi também apresentada numa Mesa-Redonda sobre Poética comparada dos géneros, no âmbito do V Congresso da Associação Portuguesa de Literatura Comparada (“Fora do Centro: Espaços Comparatistas), realizado em Coimbra entre 1 e 4 de Junho de 2004.

Colóquio “Romance Antigo: as origens de um género”, organizado pelo Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra nos dias 3 e 4

(7)

de Março de 2005. Apresentação da comunicação “Em trânsito: do romance ao romance?”.

Colóquio “O mito clássico no imaginário ocidental”, organizado pelo Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 4 e 5 de Abril de 2005. Apresentação da comunicação “Mário Cláudio: aproximação a um retrato”.

Colóquio internacional “O outro século XIX”, realizado na Universidade de Wisconsin-Madison nos dias 22 e 23 de Abril de 2005. Apresentação da comunicação “Governantes, fidalgos e touros: imagens de Portugal em ‘Última corrida de touros de Salvaterra’ de Rebelo da Silva”.

Colóquio “O Mundo à minha procura. Ruben A. 30 anos depois”, realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 13 e 14 de Maio de 2005. Apresentação da comunicação “O eu que era outro: a ficção narrativa de Ruben A.”. Esta comunicação foi também apresentada no XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, realizado em Niterói entre 23 e 26 de Agosto de 2005 e, parcialmente, nas inaugurações da Exposição “Ruben A.: O mundo à minha procura”, realizadas na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere e no Pólo da Universidade de Coimbra em Alcobaça em 25 de Outubro de 2005 e 12 de Janeiro de 2006, respectivamente.

Colóquio “Figuras da Ficção”, organizado pelo Centro de Literatura Portuguesa da FLUC nos dias 14 e 15 de Julho de 2005. Apresentação da comunicação “O outro lado da personagem: a (re)criação de Blimunda”.

III Jornadas Científico-Pedagógicas de Português, promovidas pelo Instituto de Língua e Literatura Portuguesas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra nos dias 17 e 18 de Novembro de 2005. Dinamização de uma Oficina sobre “Versões da História em José Saramago: a (re)construção do convento”.

X Encontro Internacional de Reflexão e Investigação, promovido pelo Centro de Estudos em Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, realizado nos dias 2 e 3 de Junho de 2006. Apresentação da comunicação “José Saramago: singularidades de uma morte plural”.

3º Colóquio Forma Breve / O fragmento II, realizado na Universidade de Aveiro em 15 de Setembro de 2006. Apresentação da comunicação “O todo e a(s) parte(s): o prazer do fragmento”.

9. Publicações

“A Cidade no Bolso: amores e ódios de estimação de Mário Cláudio”, in <http://www.ciberkiosk.pt>, 2002.

“Da maldição do Louva-a-Deus à maldição da escrita”, in <http://www.ciberkiosk.pt>, 2002.

“Leituras da obra literária e ensino da literatura. Processos simbólicos em Levantado do Chão”, in Actas das II Jornadas Científico-Pedagógicas de Português (5 e 6 de Novembro de 2001). Coimbra: Almedina, 2002, pp. 209-221. Artigo também publicado em: <http://www.ciberkiosk.pt>, 2002.

(8)

“Manual de Pintura e Caligrafia: o novo realismo post-modernista”, in Luso-Brazilien Review, vol. 39, nº 1, Summer 2002 (baseado num dos subcapítulos da dissertação de doutoramento).

Post-Modernismo no romance português contemporâneo. Fios de Ariadne-Máscaras de Proteu. Coimbra: Almedina, 2002.

“Dois Urubus Pregados no Céu: Mário França volta a atacar”, in <http://www.ciberkiosk.pt>, 2003.

“Do tempo que não envelhece: histórias segundo a cultura clássica”, in Boletim de Estudos Clássicos, vol.39, Junho. Coimbra: Edições Colibri, 2003, pp. 77-93.

“Amadeo(s)”, in Petar Petrov (Org.), O romance português pós-25 de Abril (O Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores – 1982-2002). Lisboa: Roma, 2005, pp.37-54 (corresponde a um dos subcapítulos da Dissertação de Doutoramento).

“Representaciones del 25 de abril en la literatura portuguesa”, in Cuadernos Hispanoamericanos, nº660, Junio 2005, pp. 23-36. Artigo também publicado em Rivista di studi portoghesi e brasiliani. VI. 2004, pp. 13-22 (“Representações do 25 de Abril na literatura portuguesa”).

“A secreta vida das palavras. Nova Relação de Bordo de Cristóvão de Aguiar” in Arnaut, Ana Paula (org.), Homenagem a Cristóvão de Aguiar. 40 anos de vida literária. Coimbra: Faculdade de Letras, 2005, pp. 224-230.

“Trasfega: casos e contos em memórias de encaixar”, in Arnaut, Ana Paula (org.), Homenagem a Cristóvão de Aguiar. 40 anos de vida literária. Coimbra: Faculdade de Letras, 2005, pp. 242-248.

“Em trânsito: do romance ao romance?”, in Oliveira, Francisco de; Sedelis, Paolo e Leão, Delfim F. (coords.), O romance antigo: origens de um género literário. Coimbra: Universidade de Coimbra/Università degli studi di Bari, 2005, pp. 269-279.

“Mário Cláudio: aproximação a um retrato”, in Leão, Delfim F.; Fialho, Maria do Céu e Silva Maria de Fátima (coords.), Mito clássico no imaginário ocidental. Coimbra: Ariadne, 2005, pp. 13-23.

“O eu que era outro: a ficção narrativa de Ruben A.”, in Actas do XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa (CD, Dezembro 2005), realizado em Niterói, entre 23 e 26 de Agosto de 2005.

9.1. No prelo

“José Saramago: singularidades de uma morte plural”, in Revista da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, nº 4, 2006.

“O outro lado da personagem: a (re)criação de Blimunda”, in Figuras da Ficção, Carlos Reis (org.). CLP (FLUC) – Coimbra, 2006, pp. 39-53.

“Todos os Nomes: o romance como labirinto genológico”, in Da Possibilidade do Impossível. Leituras de Saramago. Paulo de Medeiros & José N. Ornelas (Coords.). Utrecht Portuguese Studies Series, 2006.

(9)

. “Rulers, noblemen and bullfighting: images of Portugal in ‘Última corrida de touros em Salvaterra’ by Rebelo da Silva, in Portuguese Literary and Cultural Studies. Vol.16, Spring 2006.

“Do ouvinte ideal ao ouvinte real na teoria e na prática parenética de Vieira”, in Revista Portuguesa de Filologia (FLUC), número de homenagem ao Professor Doutor Herculano de Carvalho.

“A sombra da pedra: o Neo-Realismo segundo Carlos Reis”, in Síntese. Revista da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo.

10. Apresentação de livros e outras intervenções

A maldição do Louva-a-Deus de Miguel Miranda. Apresentação realizada na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, a 13 de Março de 2002.

Dois Urubus Pregados no Céu de Miguel Miranda. Apresentação realizada na Biblioteca Garrett, no Porto, em 18 de Maio de 2002.

Moderadora da Mesa-Redonda “Existe uma geração de 90?”, integrada no ciclo Escríticas e organizada no âmbito da ‘Coimbra, Capital Nacional da Cultura’ (Fundação Bissaya Barreto, 8 de Maio de 2003). Participação de Maria João Cantinho e José Ricardo Nunes.

Trasfega de Cristóvão de Aguiar. Apresentação realizada na Câmara Municipal de Coimbra em 4 de Julho de 2003.

Nova Relação de Bordo de Cristóvão de Aguiar. Apresentação realizada na Casa Municipal da Cultura de Coimbra em 6 de Março de 2004.

In Dialogue with José Saramago: Essays in Comparative Literature (editado por Adriana Alves de Paula Martins e Mark Sabine). Apresentação realizada na Universidade de Manchester em 10 de Maio de 2006.

Quites, Detalhes e Puyasos de João Cortesão. Apresentação realizada no Castelo de Montemor-o-Velho em 27 de Maio de 2006.

11. Organização de livros

Homenagem a Cristóvão de Aguiar. 40 anos de vida literária. Coimbra: Faculdade de Letras, 2005.

(10)

Referências

Documentos relacionados

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as características de madeira do híbrido Euca/ytpus grandis x Euca/ytpus urophylla e da celulose entre o primeiro ano até o sétimo ano

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver

De forma a sustentar esta ideia, recorro a Costa et.al (1996, p.9) quando afirmam que “A aprendizagem da profissão docente não principia com a frequência de um