• Nenhum resultado encontrado

ÇOWERENCIARAM HITLER E FRANCO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ÇOWERENCIARAM HITLER E FRANCO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

0-.rWí

*¦¦...,

W^BL

^^^^A*. <^^^_

--^^^^Ml -W^^M

^^^

^-- _ ___

m

¦

^A

^

¦

A

A

¦

¦

¦¦¦

A

A

J

^^B I

L

Il

J

L ||

Il ]

L

tPREÇO

e

Ma

m

.^Êf

ÀWm

A

I

awj

A

I

^^^^^^H

I

JfA

i

i

i^^

L« I

WmWH L

I

jT"^

LI

LI

I jT^aiAiaa\

•Vw KeiS

^—¦¦ aamiaawamaaammwamatmmm.-«IU "" 1 Mil IMP I Ml »¦¦*- II I..I-..H.,,,. ,.„. - IW——É 1-W*""—— II -I—— ¦¦¦¦¦ ¦!¦—— | | ||—.1 — !¦¦¦! ¦ -iUIII !¦¦ ————^

ANO XI

Rio de Janeiro, Quinta-feira, 24 de Outubro de 1940

NÚMERO 4.359

ÇOWERENCIARAM HITLER E FRANCO

0 PRESIDENTE VARGAS IDENTIFICADO COM A VIDA MILITAR

NO LOCAL DAS MANOBRAS, ENTRE AS TRINCHEIRAS E AS CERCAS DE ARAME

9

¦•'¦^^•'•'¦¦¦'¦^''•''¦jmÊmísj^S ¦> \\ *?-. % ^^ámtÈOÈMÊHEii*^^ % *¦ **^/ s *^x .,}. Ju/.*. % *t.!^* ¦í^V

Flagrante feito quando o Presidente Vargas recebia cumprimentos no aeroporto,

momentos antes de parlir

O presidente Getulio Vargns, seguiu, ontem, para * Vale do Paraíba, onda assistirá à última fase das grandes manobras militares que alt se realizam.

O embarque teve lugar às 9 hora» e 10 minutos da manha, no Aeroporto Santos Dumont, onde o chefe do governo chegou acompanhado do general Francisco José Tinto e do comandante Otávio de Medeiros, respectivamente, chefe e sub-chefe do ga-binete Militar du Presidência. Inúmeras autoridades civis e militares aguardavam sua excelência no Acro. porto, autoridades com as quais o presidente (ic-tulio Vargas manteve palestra ató o instante om que entrou no uvião do Exército que o transportaria,

*

VINTE E QUATRO DE

OUTUBRO^

FALARÁ HOJE NA HORA

DO BBASL 0 SR.

CRIS-TIANO MACHADO

% YYYí^yy: .*.

»*'*' ''''•fgB^Br ''•'•'•"•'•'^jsSw h88ú&l

W

^^^SÊama^^^^ÊSÊama^mm

si:;

¦'¦'Áêi'

Wm\ sur

'^^l^kiH V

^H ^^L ^VH (Pç*:-:*:*:-'':

Sr

<•) O an.fi*cr."*arío ria vitória,,

reuolu-cionaria de 30, que hoje se ceie-bra, está, sem dúvida, entre essas datas de singular significado que não necessitam de acentuada dis-tancia no tempo para que maior relevo histórico assumam e melhor se fixem como marco definitivo dc nova era na evolução de um povo. E isso exatamente porque assinalam dias esperados por todos. O vinte e quatro de outubro, naquele amanhecer triunfal de 19,10, em que os lances própria-mente "musculares" da memora-vel jornada tinham o seu termo, para que se abrissem os processos de efetiva construção de uma nova ordem, teve antes de tudo esse mé-rito de corresponder auspiciosa-mente às mais altas esperanças

(Conclue na Si» pa-r.)

Cristiano Macbado

A "HORA BO BRASIL" de hoje serft dedicada à comemo-raçAo do dia dn vitoria da Ke-voluçfto Brasileira — 24 ile

ou-t libro.

A convite do Bil", falara, durante o programa nnclonal, o dr. Cristinno Machado, nm dos chefes do movimento de IS30 e atual secretario da Edu-unçfto do Estado de Minas Ue-ruis.

O programa musical estará a cargo da orquestra de Ro-meu Glilpsmnn e constará de arranjos sobre música brnsi-leira, de autoria de Radnmes Gnatali.

cm vôo direto, a Trcmcmhé. Nó mesmo aparelho se-guirnni o interventor Ademar de Barros, o coronel Benjamin Vargas, o comandante Otávio de Medeiros e o capitão Manoel dos Anjos.

Pouco antes de decolar o avião presidencial, ou-tro aparelho levantara vôo conduzindo pessoas da comitiva, entre as quais o sr. Oeclo Coimbra, do gabinete Civil da Presidência, e o capitão Isaac Cunha, do gabinete Militar.

Bu rante o tempo em que permanecer na zona ¦le manobras o presidente Getulio Vargas ficará lios-pedado na fazenda Maristela.

VALE ÜO PARAÍBA, 33 — (A. N.) — O Presidente Getulio Var-gas chegou no Vale do Paraíba precisamente às 10,15 horns, des-cendo no Campo de Plndnmon-hungaba, que está sob o controle do partido Vermelho, comandado pelo coronel Henrique I.otti, que tem, "no "seíi' séíor **«r mnnobi~h>,, uma força de 1.100 homens. Re-cebldo pelo coronel I.otti e por toda a oficialidade do seu co-mando, o Chefe do Governo, de automóvel, em compnnhia da ln-terventor Ademar de Barros,- co-mandante Otávio de Medeiros • coronel Benjamim Vargas, dlrl-giu-se para Aparecida. O Chefe do Governo, passando pela tradi-cional Igreja daquela cidade, qulz visitá-la. Foi atendido pelo vi-gnrio, padre Azeredo, que mos-trou todo o templo ao visitante o sua comitiva. O Presidente Ge-tulio Vargas deteve-se longo tem-po diante dn imagem da santa. A população local, sabendo da presença de ». ex. na Igreja, acorreu h mesma, enchendo-a II-ternlmente. Xo momento em que se retirava do tempo, o Présiden-te Getulio Vargas recebeu

cnrl-(Conclue na S.» pag.)

INTENSA ATIVIDADE

AÉREA NA ÁFRICA

Bombardeadas pela R. A. F. Sollum,

Buq-Buq, Armara, Gura e Baltardar

CAIRO, 2.1 (Agencia Nacional) — De acordo com o que unun-cia o comunicado ofiunun-cial do comando britânico no Egito, os aparelhos da R. A. F. levaram a efeito diversos ataques a pouca altura con-tra as pnr.ições italianas situadas entre Sollum e Buq-Buq, onde des-t ru Iram diversos veicules de um», coluna inimiga. Alem disso, foram tamhem aturadas Asmara e Gura, na Erjthréa e Hnhardar, nn Abissinla

ATACADA 35 VEZES

CAIRO, 2,'l (Agencia Nacional) — Incluindo o ataque de ontem, Alexandria já foi alvo' de 55 "raids" aéreos, desde o inicio da guerra, on seja, desde a entrada da Italia no conflito.

ATINGIDO EM CHEIO UM DESTROYER

ITALIANO

LONBRES, 2S (Agencia Nacional) — Anuncia-se que aviões In-gloses atacaram no Mar Vermelho um "destroyer" Italiano. A refe-rida unidade foi atingida em cheio pelas bombas britânicas.

BOMBARDEADA ALEXANDRIA

ROMA, 2S (Agencia Nacional) — Bivulgn-se hoje que o bom-bardeio de Alexandria pelos aviões italianos prolongou-se durante duas horns, tendo sido provocados grandes incêndios e explosões.

Oásis sob controle

britânico

ATENAS, 23 (T. O.) — Infor-mações procedentes do Cairo, fa-zem saber que os "oásis" de Charga, Dachla. Baharie e Si-wah, foram postos hoje sob o

mi^^l^^ma^^a^^ama^^^^^Ê^aWSSo^^^^i JPíPjiefc.

M" •1W ^FllwiW 7** ffF«Í-Yv:v':'--::^Í^a^P^^^ * IflÉPt-?'*'* ^^ÂW—W WÊMmmamWWSÉ'

Wk 'isss ífimam^mar ' a^^^K * '., f&Êi: ^**

ffl^™^™™^^^^^-^'^^''-'^^'^^^^

* -wQl ^bP^^^^B mWmt* ^mm&'7&È WMT *¦ 4)0 . \&#$9 £.^B - Yí' . mmf^m\ AtaW.'' ¦¦ .^3 amf^trt*>*'^m%?i$m WaW 'xARf^l V^ '^«S

NAS VÉSPERAS DE ACONTECI

MENTOS TRANSCENDENTAIS

DETALHES DOS ENCONTROS DO

FUEHRER COM 0 GENERAL

FRAN-CO E FRAN-COM 0 SR. PIERRE LAVAL

Voltou a Paris o vice-presidente francês —

Espe-ra-se uma transformação radical nas relações

franco-germânicas

NO LOCAL DAS MANOBRAS — Em e ompanbia dos generais Almerio de

Mou-ra e Maurício Cardoso, o geneMou-ral Eu ri co DutMou-ra, ministro, da GuerMou-ra, observa

um dos setores da campanha. — Em baixo, detalhe da transmissão de ordens na

—————: zona de operações :

..HENDAIA, 23 (T. O.) Nesta cidade, situada na desembocadura do Bidassoa, te-ve lugar uma entrevista entre o "Fuehrer" e o general Fran-co.

A estação estava ricamente engalanada, com flores e as bandeiras alemã e hespanhola. O dia estava coberto de nu-vens, porém era um dia outo-nal, não de todo desagrada-vel.

Da fronteira distinguem-se as casas da cidade hespanhola de Irun, que tanto sofreu duran-te a guerra civil. Podia-se dis-tinguir então, da pequena es-tação em que agora estamos, a batalha que se desenvolveu ao redor de Irun.

Agora, tudo está muito mais tranqüilo do que nunca, pois partiram os numerosos fugiti-vos franceses e hespanhois que os acontecimentos trouxeram até cá.

.Durante a viagem a Hendaia, nada parecia indicar que, de-pois da histórica entrevista en-tre o "Fuehrer" e o sr. La-vai, em uma pequena localida-de às margens do Loire, ia ter lugar esta segunda entrevista. Tudo parecia como se os tran-seuntes das ruas imediatas não soubessem que estava se desen-Vlilv%Trd5*-í^M0-|rr8nde-*iaco.Titeci-t. mento de politica 'internado-nal.

Pouco antes de deter-se na estação o trem que conduzia o chefe de Estado hespanhol, ge-neral Franco, e que era com-posto de três carros, desceu o "Fuehrer"

de seu trem, que ha-via chegado poucos momentos antes.

Acompanhava o "Fuehrer" o ministro dos Estrangeiros ale* mão, sr. von Ribbentrop, que havia subido ao trem durante a viagem. Seguido dos maré-chais Keitel e von Brauchitsch-o "Fuehrer" passou cm revista um batalhão de honra.

Logo a seguir entrou na es-tação o trem do general Fran-co, sob os acordes do hino na-cional espanhol, sendo as ar-mas apresentadas pela guarda de honra.

Acompanhavam o chefe do Estado hespanhol o ministro dos Estrangeiros, sr. Serrano

(Conclue na 3.» pag.)

K

'

1181

KAfe '**' *¦" ••"v«Ai

Al

'-

¦ H

A .**>• M

áY

Ü5ÉI

m WÊÊm

rnsãi:'

'^ASÍgl'<: 'M

.-.-*¦ v'v'Vl ••fffíiWlíBVVÍfi *-'-•-¦¦¦•¦'; •¦•*¦•¦•¦•¦ .... ¦¦.¦¦///•,

Y ¦•¦v^áPíÍÍPTÉL

Wm

O gen. Franco, o chance.

ler Hitler e o »r. Pierre

Lavai

AS COMEMORAÇÕES DO PRIMEIRO DECÊNIO DO GOVERNO

DO PRESIDENTE GETULIO VARGAS

SERÁ CELEBRADA MISSA CAMPAL NA PRAIA DO RUSSEL, OUVINDO-SE 0 MAIOR

CORO RELIGIOSO ORGANIZADO PELOS FRADES FRANCISCANOS

controle das .autoridades milita-res britânicas.

Embora os diários do Cairo ex-ponham essas mudanças funda-mentais no "statu quo" territo-rial egipeio, como um simples

as-(Conclue na 3." pag.)

O programa das grandiosas solenldades comemorativas do primeiro decênio de governo do Presidente Vargas será Iniciado, nesta capital, no próximo dia 3 de Novembro, com a celebração de Imponente missa campal na Ksplnmuin do Russell, praia di. Flamengo.

Essa cerimonia civlco-rcllgiosa serft a maior Já reulixnda cm nos-«> pais, devendo revestir-se de excepcionais aspectos de impo-nencia e grandiosidade, dentro dc extraordinário sentido de beleza e exaltação, seus preparnti-os já se Iniciaram ontem, com ¦>

ACONSELHADOS OS

NORTE-AMERI-CANOS A DEIXAR A FRANÇA

LONDRES, 23 (A. N.) —

"As autoridades diplomáticas

norte-america-nas de Vichy -informa um despacho do correspondente da British Official

Press - aconselharam os subditos norte-americanos a abandonar o

territo-rio da França.

1 lançamento das bases dos palau-quês e imensas arquibancadas, que se destinam aos membros do governo, representações ofl-ciais, diplomáticas, .militares e de todos os colégios e sindicatos desta capital.

O PRESIDENTE l»A REPO-BlitCA COMPARECERA' Todos os membros do governo comparecerão â Imponente mis-su campal na Esplanada do Rus-sell. ocupando palanques espe-ciais, o corpo diplomático tam-bem comparecerá c a chegada do Presidente (ietulio Vargas, mar-rada para as 10 horas, quando terá Inicio a solenidade, será anunciada pela salva de uma lm-teria de artilharia dn Exército, postada ás proximidades da Es-planada do Russell.

REPRESENTAÇÕES DO EXER-CITO. DA MARINHA. DOS COLÉGIOS E DOS

B1NDI-CATOS

Numerosas representações ml-litares e civis assistirão á missa campal. Toda* as unidades do Exército e da .Marinha, aquarte-ladas ncMn capital, far-se-áo re-presentar, bem como todos os Sindicatos do empresados e

em-pregadores e colégios secundários públicos e particulares, coiulu-/.indo seus estandartes e fjAmu-Ias.

Essas representações tcrã;> loca-Iização especial. Assim c qu.\ nas duas grandes arquibancadas que ladearão o suntuoso altar, ficarão as delegações de alunos das es-colas profissionais e das alunas do Instituto de Educação.

Defronte do altar formarão, cm uniformes de gala, os alunos i!,i

Escola Militar e da Escola Naval, seguidos- pelos do Colégio MUI-tar.

CORO RELIGIOSO E BALDAS I)E MÚSICA MILITARES Grande coro religioso, o maior Já organizado em nosso pais. dl-rígido pelos franclscnnos, maior beleza emprestará h cerimonia, que terá ainda o concurso das bandas de música completas, com Iodos os seus elementos, do Exér-cito e da Marinha.

IRRADIADA PARA TODO O URASIL

A imponente missa campal do próximo dia 'l dc novembro, no campo do Russell, será irradiada para lodo o Brasil pelo Depar-lamento tle Imprensa c Propa-ganiln, que instalará ainda no local perfeito serviço dc alto-fa lan les.

I ni dos detalhes da organiza-ção da cerimonia, que merece

(Conclue na 3." página)

ATACADA A COSTA ORIENTAL DA ESCOSSIA

BOMBARDEADAS AS INSTALAÇÕES FERROVIÁRIAS DE UMA CIDADE

BERLIM, 23 (T. O.) —

No curso da noite de hoje

aviõec de combate alemães

realizaram um ataque

eon-tra a eosta oriental da

Es-cosjia, bombardeando com

êxito as instalações

ferrovia-rias* e a estação de uma

ci-dade. Os incêndios observa*

dos demonstraram que com

o referido

ataque foram I Velmenle inferior à das noi»

conseguidos os efeitos dese-1 les passada?, repistrando-se,

jados.

NOITE CALMA

LONDRES, 23 (A. N.) —

Segundo anunciou o IMinis*

lerio do Ar,

as atividades

aéreas inimiga*!

durante a

noite passada foram

condu-zidas em escala

considera

dois alarmes nesta

apenas,

capital.

No entanto, apesar do ne*

\ neiro reinante, os pilotos

nazistas conseguiram atacar

uma cidade dn Midland

du-rante dua* horas consecuti*

(Conclue na 8.1 p*if.>

L

n

fi

H ¦

é

m

$•

I

M 'j

(2)

I

mWá ¦'¦'.

__te

•^HW

¥•

?;-'¦¦¦

fc

R?-fe

i-

1».

PAGINA 2

Rio de Janeiro, Quinta-leira, 24 áe Outubro de 1940

A BATALHA

Impressões

IDOS ESTADOS

¦•Jsíí'.":',i

¦-Irv

OS PROBLEMAS DA

AMAZÔNIA

O acolhimento afetuoso que

tem recebido o Presidente

Ge-túlio Vargas

nas excursões

proveitosíssimas efetuadas

através de todo o território

nacional,

constítue uma

de-monstração inequívoca da

con-fiança que o seu Governo

ins-pira a todos ps brasileiros. A

obra de reconstrução nacional

que aí está,

marcando com

acentuado destaque o período

governamental de 1930-1940, è

o motivo gerador dessa

con-fiança e da estima

conquista-das com o esforço de uma

ad-ministraçâo progressista e

pa-triótica como esta que realiza

o eminente

Chefe âa Nação,

com o apoio e a solíâarieâaâe

de todos os nossos patrícios.

Visitando todas as unidades

federativas, com a preocupa

ção âe conhecer as

necessiâã-des âas populações,

examinan-do toexaminan-dos os detalhes e

conhe-cenâo os múltiplos aspectos âe

caâa atividaâe, onãe quer que

te encontre, o Presiâente âa

República cria, como por

en-canto, uma

atmosfera âe

in-teresse e de estimulo.

Ainda

agora,

visitando a

Amazônia, o Chefe da Nação

viu, "in loco", as mais

urgen-tes necessidades de uma

po-pulação

laboriosa, capaz de

dar ao pais imensas riquezas,

áesâe que -se abram às amplas

possibilidades

que encerram

as regiões extensas âo norte

brasileiro.

O saneamento, a colonização,

o incentivo à proãução

regio-nal e outros problemas que o

Governo vai resolver aepois

de ter vQitaão

a Amazônia,

hão âe produzir resultados

ma-ravühosos que abrirão novos

horizontes à região

compreen-dida no grande vale

amazô-nico.

acontecimento recente. Para

se justificar o aumento do

pre-ço de certo sucedâneo de

cvão de uso generalizado,

ar-gumentou-se com a pobreza do

produto nacional. E, não se

ti-nham escoado trinta âias, esse

mesmo carvão

"paupérrimo"

levava até às Alterosas e

tra-zta âepois à estação

Mauá

uma composição âe oito

car-ros, cinco âeles atestaâos com

muitas

toneladas âe carvão

riograndense-do-sut.

De qualquer maneira a

ex-periència considerada por

tèc-nicos insuspeitos como defini

tiva, veiu colocar o cravão âo

Brasil ao laâo dos melhores

similares de alem mar,

classi-ficando-o tão bom como tão

bom.

E isto basta para nos encher

âe júbilo.

TÃO BOM COMO O

MELHOR

Não passou

desapercebido

aos orasiieiros que se

orgu-lham realmente

âe o serem,

uma noticia divulgada há

pou-cos dias, a propósito âe uma

experiência feita âa queima âo

carvão nacional numa viagem

âe ida e volta a Belo

Horizón-te. Os engenheiros que

paHí-ciparam do Congresso âe

En-genharia e Legislação

Ferro-viária reunião na capital

ml-neira e os dois engenheiros

técnicos da Leopoldina que

re-alizaram a viagem foram

unâ-nimes em proclamar a

exce-lenda do carvão

queimado,

carvão bruto, sem mistura, do

Rio Grande do Sul. A

locomo-tiva rebocando oito carros, dos

quais cinco carregados âe

car-vão, venceu em tempo normal

as serras do Portela e S.

Geral-do, cujas rampas apresentam

pronunciados

declives e fez

' toâo o percurso rigorosamente

dentro do tempo

"standard"

da viagem.

A noticia enche de júbilo a

toâos nós. O carvão brasileiro

é — e sempre foi — tão bom

quanto o outro. A experiência

cujo êxito exaltamos neste

co-mentario, alcançou o mais

gri-tante êxito. E com ela morreu

0 joi sepultada sem soluços das

carpiâeiras a lenda da pobreza

tm calorias do carvão que as

minas-do Brasil guardam como

riqueza incalculável.

Todos estamos lembrados do

que se dizia em letra gorda nas

colunas pagas dos jornais

ca-riocas d." carvão

brasileiro,

quando era preciso manter o

fornecimento

do produto

es-trangeiro que nos vinna de

alem mar e aqui chegava

valo-rizado como verdadeiro "ouro

negro" para os fornecedores,

tem entendido.

Vem a pelo lembrar aqui um

W BATALHA

-_A.*.A -t- _____________-_____*! *- *--%-+.*-.-* *„¦-. i Caixa Postal 09 Redação, administração e oficinas RUA DA ALFÂNDEGA N." 120 Diretor:

JOSÉ

ROCHA

VAZ

[Diretor 23-0714 Secretario 23-0196 < Telefones da Redação: Redatores 23-0413 > Reportagem de policia 23-1063 Telefone oficial .. .. 23-288 '. Secção de Esportes .. 23-0113 Telefones da Administração: , Gerente 23-0940 Contabilidade 23-0037 Publicidade 23-1087 ', Secção Teatral 23-1298

EXPEDIENTE

O SB. JUVENAL KUNTZ L NOSSO UNICO COMKAilOl.

OS HEROES DO

RE-CENSEAMENTO

Em muitas cidaâes âo

inte-rior âo pais, onâe não há um

estabelecimento destinado ao

recolhimento

âe leprosos, è

comum a formação âe

leprosa-rios irústlcos — uma choupana

onâe se abrigam às vezes meia

ãuzia, às vezes algumas

âeze-nas âe vítimas âo mal de Han

sen. E' o que ocorre em Ube

raba, Minas Gerais, em cujos

arredores há um desses

depo-sitos de carne humana em

pu-trefaoão, habitado por cerca

âe quarenta Indivíduos de am

bos os sexos.

Recenseaâores âo

floresceu-te município mineiro recusa

vam-se a enfrentar o perigo do

contagio

ou se consiãeravam

impossibilitados de vencer o

asco que a presença dos

âoen-tes lhes causaria. Um dela,

porem, fiel servidor do

Recen-seamento, se ofereceu para

re-alizar o censo

âo leprosario

improvisaão e, ainâa, destinou

aos âoentes

a remuneração

corresponâente.

Levado o fato ao conheci

mento da direção central do

Serviço Nacional de

Recensea-mento, o presidente determl

nou a'registro do nome do rè

censeador, que tambem aqui

deve ser apontado —

Teodo-miro Paula Coimbra — "entre

as pessoas que se

recomenda-ram ao apreço do Governo por

serviços excepcionais prestados

ao Recenseamento", âe

con-jormidade com o n". 25 do art.

59 âo decreto-lei" que

regula-mentóu a execução dos censoi

nacionais de 1940.

Pará

SERÃO HOMENAGEADAS AS GUARN1ÇOES DOS NAVIOS

- MINEIROS

BELÉM, 23 — (Agencia Nacio-nal) — Os jornais locais publl-cam amplas reportagens em tor-no da chegada, a esta capital, dos navios mineiros. As autori-dades prepararam um programa de homenagem â oficialidade e guarniçôea daqueles navios. As festas começarão amanhã com a chegada do navio escola "Almi-rante Saldanha", que amanhece-rá neste porto.

AS COMEMORAÇÕES DO "DIA DO AVIADOR"

BELÉM, 23 — ("Agencia Na-cional) — Prosseguindo nos fes-tejos da "Semana da Asa", íoi comemorado hoje o "Dia do' Avia-dor", no campo da base aérea. Por esta ocasião realizou-se o compromisso à Bandeira dos no-vos conscritos da quinta arma. Em seguida teve lugar uma de-monstração dos alunos do Aero Clube do Pará quo realizaram um vôo com os aparelhos recen-temente doados àquele Clube pelo Governo Federal.

Piauí

"DIA

Decretos assinados pelo

presidente da República

O Presidente da República as-slnou os seguintes decretos;

Na pasta da Fazenda:

Tornando sem efeito o decreto que designou Ismael Moreira Fa-blão, arquivlsta, classe E, para exer cer a função de chefe de Portaria da Alfândega de Pelotas.

Na pasta da Viação:

Aprovando projetos e orçamen-tos para construção de uma casa dc residência om Vila Inhomlrlm, linha do Grão Pará, da "The Leo-poldina Railway Co. Ltd."; para contrução de um edificio destina-do a estação de Encruzilhada, da linha de Soledade, em Barra do Plrai, da Rede Mineira de Viação, para construção de um edifício de» tlnado ao novo posto de visita cm Cacequl, na linha de Santa Maria a Uruguaiana, da Rede de Viaçáo Férrea Federal do Rio Grande do Sul; para a construçSo de um edl-íiclo do novo posto de visita em Bagê, na Unha de Cacequi-Rlo Grande, da Rede de Viação Férrea Federal do Rio Grande do Sul.

Demitindo Afonso Pinto, escritu-rarlc, classe G.

"A

BATALHA"

Em virtude da

oxlin-ção da sucursal de A

BA-TALHA

ora São Paulo,

deixou de ser

represen-tante desta folha

naquele-Estado, o dr. R. J.

Kibei-'.

ro de Carvalho.

A EXPOSICÃO-FEIRA DO

BRASIL EM B. AIRES

Sua inauguração

amanhã

Deve ser inaugurada, amanhã, a Exposição-Feira do Brasil em Buenos Aires. Para que tudo es-teja devidamente preparado, tra-balha-se ativamente no Parque Japonês, na capital argentina, lo-cal do referido certame, se podendo ter uma idéia do con-junto arquitetônico da exposição. Dificil será destacar qual dos stands está melhor.

Náo é fácil, entretanto, passar-se sohre o stand do Departamen-to Nacional do Café, sem uma referencia especial.

O stand do Instituto Nacional do Mate tambem se destaca pela discreçâo e beleza de suas linhas. E nestes dois stands serão servi-dos café, em seus diversos tipos (moido. coado, etc), e mate quen-te, frio e gelado.

Devd ser salientado o esforço da comissão organizadora da Ex-posição-Feira e dos arquitetos e engenheiros brasileiros, que não poupam esforços para apresentar ao público argentino uma amos-tra de um Brasil moderno e in-dustrializado.

PUBLICAÇÕES

REVISTAS ARGENTINAS Do representante nesta capital recebemos os últimos números re-lativos às magníficas revistas: — -Para Ti", cam ampla Ilustração de modas e literatura selecionada; "Atlántida", fartamente

ilustrada com os últimos acontecimentos so-ciais argentinos; "La Chacra". de agricultura, avicultura, floricultu-ra. fruticultura e horticultura, e "El Grafico", a conhecida publica-•I ção Ilustrada dc esportes.

AS COMEMORAÇÕES DO DO AVIADOR"

TEREZINA, 23 — (Agencia Na-cional) — Em sessão tolene, na Faculdade de Direito, sob a pre-sidencia do interventor Leonidas de Melo, sendo conferenclsta o sr. Mario Batista, o Aero Clu-be do Piau? encerrará hoje, âs 20 horas, a grande comemoração do "Dia do Aviador". Para o maior brilho dos festejos da "Semana da Asa", o interventor federal declarou ponto facultativo hoje nas repartições estaduais e mu-nicipais.

Rio G. do Norte

O CAPITÃO LANDRI SALES INSPECIONA A DIRETORIA

REGIONAL DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS

NATAL, 23 — (Agencia Na-cional) — Durante o dia em que permaneceu nesta capital, o ca-pitão Landri Sales, diretor geral dos Correios e Telégrafos, inspe-cionou demoradamente a Direto-ria Regional dos Correios e Tele-grafos do Rio Grande do Norte, tendo ficado plenamente satisfei-to com a boa ordem que obser-vou em todo o serviço, A pro-pósito dessa sua visita de inspe-ção, o capitão Landri Sales, que-se encontra em Fortaleza ende-reçou daquela capital ao enge-nheiro Horacio César Jordão, di-retor da Diretoria Regional lo-cal, o seguinte telegrama: "Agra-davelmente impressionado do rno-do criterioso com que vem admi-nistrando os Correios e Telégra-fos neste Estado, apraz-me re-novar os meus cumprimentos com a segurança do meu inteite apoio à sua administração".

Paraíba

EXTINTO O CARGO DE

SUB-PROCURADOR GERAL DO

ESTADO

JOÃO PESSOA, 23 (Agencia Na-cional) — Como medida de eco-homia foi assinado decreto extin-Ruindo o cargo de sub-procurador geral do Estado.

Em conseqüência desse decreto foi posto em disponibilidade o fun-cionario José Mariz.

PENHOR MERCANTIL COM GARANTIA DE ALGODÃO JOÃO PESSOA, 23 (Agencia Na-rlonal) — Foi recebida com grande satisfação em todas as classes produtoras e do comercio local a hoticia de que as agencias do Ban-co do Brasil neste Estado recebe-ram ordens para operar cm penhor hiercantil cnm garantia do algo-dão.

Embora não seja. um financia-mento na verdadeira acepção do termo, a medida acarretará gran-de. melhoria na situação econômi-ra do Estado, permitindo o levan-tamento dp numerário mediante certa porção de "stock" de algodão-has mãos dos lavradores que vi-hham lutando com grandes dificul-dades devido ã crise que assober-bou a vida econômica paraibana e decorrente da interrupção da ex-portação em conseqüência da guerra.

Pernambuco

LEILÃO DE TODA A CARGA

DO VAPOR "OLTUL"

RECIFE, 23 (Agencia Nacional)

A cerca de dois meses, encon-tra-se neste porlo o cargueiro ru-meno "Oltul", que por motivo da guerra européia não pode prosse-gulr viagem. O vapor "Oltul" trou-xe cinco mil toneladas de carga, composta de carvão, milho, ceva-da e avela, carga essa que seria desembaraçada na Itália. Aconte-ce, pnrem, que toda a carga estA ameaçada de deterioração, peln que n comando do "Oltul" resolveu vendé-la em leilão, que será efe-ttiado a bordo do próprio navio, em dia que será previamente mar-endo. Para isso aquele comandan-le solicitou a permissão ao juia Vilarim, que lha concedeu. As an-tnridades portuárias locais foram avisadas do propósito do "Oltul". CHEGOU A RECIFE UM

MO-NOPLANO nn F.NrtRCITO CUBANO

RECIFE, 23 (Agencia Nacional*! Chegou o monoplano do F.xór-cito cubano "Teniente Ernandez", pilotado pelo tenente Montenegro. Falando ao "Jornal Pequeno" o tenente Montenegro declarou que prosseguirá viagem amanhã com destino a SSo Salvador.

DIPLOMAS CONFERIDOS PELA FEIRA MUNDIAL DE NOVA TORK AOS

DIRETO-RES DE JORNAIS RECIFE. 23 (Agencia Nacional» »— O secretario da Agricultura re-Uniu ontem em seu gahinete os diretores dns jornais "Diário de Pernambuco". "Jornal dn Comer-rin". "Jornal Pequeno". "Fnlha da Manhã" r "Diário da Manhã" dis-trilmtndo aos mesmos ns diplomas

que lhes foram conferidos pela Feira. Mundial de Nova'York cm 1939.

IMPORTANTE CONTRIBUI-ÇAO PARA A CONSTRUÇÃO

DO ABRIGO CRISTO REDENTOR

RECIFE, 23 (Agencia Nacionalí O industrial Batista da Silva entregou ontem a importância de cincoenta contos como donativo para a construção do Abrigo Crls-to RedenCrls-tor.

O SECRETARIO DA AGR1-CULTURA VISITOU A CO-OPERATIVA DE CAROA' RECIFE, 23 (Agencia Nacional*)

A Cooperativa dos Beneficiado-res de Caroá foi visitada ontem pelo secretario da Agricultura que se fazia acompanhar de um gru-pn de comerciantes e industriais e de representantes da imprensa.

Por essa ocasião o presidente da Cooperativa fez detalhada exposl-ção sobre o emprego daquela fibra mostrando as diversas aplicações dos produtos do caroá.

Alagoas

ATRACOU AO CAIS DO POR-TO O PAQUETE

"AFON-SO PENA"

MACEIÓ', 23 (Agencia Nacional") Ontem à noite, atracou no cais do porto desta capital o paquete "Afonso Pena", que é o primeiro navio de passageiros que encosta no ancoradouro depois da inaugu-ração realizada com a presença do presidente Getulio Vargas.

Baía

AS COTAÇÕES NA BOLSA DE MERCADORIAS BAIA, 23 (Agencia Nacional) — A Bolsa dc Mercadorias da Baia fechou as suas cotações com os seguintes preços: Cacau superior, por arrobçi, 16$500; café tipo 7, por 10 quilos, 9$000; mamona, por 10 quilos, 5,"<800; fumo em folhas, mercado paralisado; algodão, mer-cado paralisado. O mercado de cacau fechou estável, sendo vendi-das 2.500 sacas.

MISSA SOLENE PELA PAS-SAGEM DO 29."

ANIVERSA-RIO DA SAGRAÇÃO DE DOM AUGUSTO BAIA, 23 (Agencia Nacional) — Por motivo da passagem do 29.* aniversário da sagração episcopal de Dom Augusto, arcebispo da Bala, foi rezada u'a missa solene na Catedral Basílica, sob o patro-cinio do Cabido Metropolitano.

VARIAS CERIMONIAS NO INSTITUTO DOS CEGOS "

BAIA. 23 (Agencia Nacional) --Por motivo- do transcurso, hoje, do "Dia de São Rafael", um dos protetores dos cegos, haverá, pela primeira vez, varias cerimonias no Instituto dos Cegos da Baia, .entre as quais missa que se realizará na capela da referida Instituição.

NOVOS E NUMEROSOS POÇOS SERÃO ABERTOS EM LOBATO BAIA, 23 (Agencia Nacional) — De regresso ao Rio, deixará hoje esta capital o general Horta Barbo-sa, presidente do Conselho Nacio-nal do Petróleo, que velo encon-trar-se com o Presidente Getullo Vargas, para a Inauguração, em Lobato, de um obelisco comento-rativo do aparecimento do petróleo no Brasil.

Entrevistado pela imprensa local sobre o andamento das trabalhos petrolíferos, declarou aquele ilus-tre militar que tudo está correndo "maravilhosamente

em Lobato, on-de os esforços do C. N. P. tem sido felizes". Continuando, aflr-mou que novos e numerosos poços serão abertos em Lobato, nos lu-gares que Já foram determinados e tambem em outras regiões do mu-nicipio da capital, onde serão le-vantadas torres de aço. O general Horta Barbosa informou ainda que a abertura da poços em outras re-glôes está dependendo da confli-mação da existência de petróleo, cujos estudos Já se estão proce-dendo. A reportagem conseguiu saber que um desses lugares será Candeia, onde o presidente do Con selho Nacional de Petróleo já este-ve, tudo fazendo crer que será montada ali uma possante perfu-ratrlz. Prosseguindo nas suas de-clarações, disse o general Horta Barbosa que o programa traçado polo Departamento que dirige, pa-ra 1941, será o de abrir numero-sos poços, num trabalho sem tre-gua, nem dcsfaleclmento, e acres-contou que o C. N. P. multo de-ve ao Presidente Getulio Vargas, pois o Chefe da Naçáo procura fa-cllitar por todos os modos o pro-blema petrolífero, apoiando todas as Iniciativas daquele Conselho.

O obelisco, recentemente inau-gurado cm Lobato, está voltado para o mar e nele figura, em bron

raria, com horto e mercado pro-prlos.

Nela deverão ficar alojadas, pelo menos, 500 famílias, tendo em vista o grande número de fá-bricas que funcionam na cidade, onde trabalham cerca de 5.000 operários.

Assim, os sindicatos locais pre-tendem obter a doação dè um ter-reno de propriedade do sr. Julio Ferreira Guimarães, em Caram-bltra. Dessa doação, dependerá o levantamento imediato de na-da menos de 200 casas para os trabalhadores, as quais serão construidas pelo Instituto dos In-dustriaríos.

A CONSTRUÇÃO DE UMA VILA OPERARIA

VASSOURAS, 23 (A. N.) — Esta cidade terá proximamente a sua vila operaria. A diretoria da fábrica industrial São Luiz, já se prontificou a doar um ter-reno.para a construção de cerca de 100 casas.

Sâo Paulo

UMA COMISSÃO PARA EXAMI-NAR A REFORMA DE UMA LEI

TRABALHISTA

S. pAULO, 23 (Agencia Nacio-nal) — A Associação Comercial, juntamente com outras entidades de classe, designou uma comissão para apresentar sugestões a res-peito da projetada reforma da lei n. 62, de 5 de julho de 1935, que assegura ao empregado da indus-tria ou do comercio uma indeni-zação quando não exista prazo estipulado para o termino do res-pectivo contrato e quando for despedido sem justa causa.

A comissão em apreço já deu inicio aos seus trabalhos, sendo tonstituida de representantes da Associação Comercial, da Fede-laçâo das Industrias, do Instituto de Engenharia, do Instituto da Ordem dos Advogados, do Insti-tuto de Direito Social, da Federa-ção Comercial e da FederaFedera-ção das Industrias Paulistas.

A CULTURA DO TRIGO S. pAULO, 23 (Agencia Nacio-nal) — A respeito da cultura do trigo neste Estado, o sr. Fran-klin Viegas, chefe do Fomento Agricola Federal, declarou a um vespertino :

"Os resultados obtidos com o trigo são dos mais animadores. Houve lugares onde se obtive-ram colheitas na proporção de 20 quilos, para uma semente e até de 27 para uma. Isto significa um alto Índice de colheita, que pro-va as possibilidades de se difun-dir, com êxito, o cultivo. do tri-go cm São Paulo.

Até bem recentemente havia a convicção de que só as regiões muito frias podiam produzir bem, sabia-se, no entanto, que em Vila Bela, no litoral paulista, onde faz muito calor, houve menos tri-gais, Mas isso aconteceu há mui-tos anos. Não servia, portanto, de base. Era preciso proceder a experiências para constatação de fatos mais recentes. E diversas plantações foram feitas e os re-soltados comprovaram que até em regiões de terras vermelhas e de muito calor, o trigo produz com abundância.

Outro resultado, bem positivo, o deste ano, é que se trata de uma cultura que resiste à seca. Enquanto que outras lavouras com as prolongadas estiagens, sofre-ram muito, o trigo pouco ou nada se ressentiu. Bastou-lhe um certo grau de humidade conservada na terra para não definhar, A seca não afetou às searas. Eis uma conclusão bem animadora."

EM

TORNO

DA

EXPORTAÇÃO

DE LÂMINAS PARA O

CHILE

S. PAULO, 23 - (Agencia Na cional) — O interventor Ademar de Barros recebeu o seguinte te-legrama:

"Ao efetuar nosso primeiro em barque, com destino ao Chile, de l&minas nacionais para barbeai. fabricadas em S. Paulo, orgulh». da industria brasileira, temos a subida honra de, felizes pelo tri-unfo que vem alcançando tanto no Brasil como no exterior onde aa nossas lámkias causam admi-ração, participar a v. ex. essa vitoria da industria paulista no eiclo de desenvolvimento da in-dependência econômica brasileira. Aproveitamos essa grata oportu-nidade para apresentar as nossas respeitosas saudações e protestos de distinta estima e consideração. — Lamine Limitada".

Paraná

VEM AO RIO O SECRETARIO DA FAZENDA

CURITIBA, 2 (Agencia Nacional) — Seguirá amanhã, para o Rio, o sr. João de Oliveira Franco, se-ze, o busto do Presidente Getulio cretario da Fazenda do Estado, que Vargas, encimado com a seguinte

legenda: "Marco cotnenioratlvn ria descoberta (Io primeiro campo rie petróleo em território brasileiro. KPfin/.açar. no conselho .vacionai tio Petróleo, sendo Presidente dí Republica »» pxmo. sr. tir. Gelulin Dnmeles arpts — 1910".

Rio de Janeiro

(ASAS PARA OS TRABALHA-DORES

VALENÇA, 23 (A. N.l — Todas ns associações de classe deste município estão interessadas na construção aqui de uma vila

ope-tomará parte, no próximo dia 25, da Instalação da 2». Sessão Ordi-naria' do Conselho Nacional do Ca-fé, na qualidade de presidente. A CRIAÇÃO DE UM CORPO DE

FISCAIS DE VEÍCULOS CURITIBA. 23 (Agencia Nacio-nal) — Por motivo da grande j quantidade de desastres de auto-moveis que se vem verificando ul-' Mmamente, nesta capital, a Ins-petoria de Veículos acaba de to-mar severas providencias. Entre as medidas já iniciadas, figura a cria-ção de fiscais em motoclclos. que patrulharão as estradas de acessi à cidade.

OUVIDOS - NARIZ - GARGANTA

DR. CAPISTRANO PEREIRA

DOCENTE e laureado MEDALHA OURO

F. Medicina

ALC1ND0 GUANABARA, 15-A - 6.° andar

Tel.: 22-8868 e 26-4477 — Das 2 às 7 horas

L

VISITAS AO MONUMENTO A SANTOS DUMONT CURITIBA, 23 (Agencia Nado-nal) — Em prosseguimento das comemorações da "Semana da Asa" grande número de sócios e pilotos do Aero Clube do Paraná visitou, às 10 horas de hoje, o monumen-to a Sanmonumen-tos Dumont, na praça San tos de Andrade, realizando-se, nes-sa ocasião, singela e tocante ho-menagem ao "Pai da Aviação". Em seguida, rumaram todos ao cemi-terio municipal, onde foram depo-sltadas coroas de flores naturais, sobre os túmulos dos aviadores paranaenses vitimas da aviaçáo.

Rio Grande do Sul

O APROVEITAMENTO DO POTEN-CIAL HIDRÁULICO DO RIO

JACU1

PORTO ALEGRE, 23 (Agencia Nacional) — Da capital da Repú-blica, onde fora participar da ter-ceira reunião de laboratórios e ex-perlencias de materiais, regressou, o engenheiro Pereira da Costa, dl-retor da Didl-retoria de Eletricidade e Forças Hidráulicas da Secreta-ria das Obras Públicas. Falando ligeiramente a Agencia Nacional, declarou regressar satisfeito, pois todos os objetivos que o levaram à capital do pais alcançaram 6x1-to. Referiu-se ao projeto do go-verno do Estado para o aproveita-mento do potencial hidráulico do rio Jacui e k reforma da Secreta-ria das Obras Públicas a ser rea-lizada pelo governo do Estado. Ter-minou dizendo que uma e outra ttrarão Incalculáveis eneficios à economia rlograndense.

CONCLUÍDOS OS ESTUDOS DO RAMAL FERROVIÁRIO DO RIO

GRANDE A BAGE' PORTO ALEGRE, 23 (Agencia Nacional) — Foram concluídos os estudos do ramal ferroviário do Rio Grande a Bagé, numa exten-são de 70 qullêmetros. Dentro em breve, deverá ser calculado o custo dostrabalho s e elaborado o orça-mento definitivo para esse em-preendimento que trará reias van-Lagens para a economia rlogran-dense.

REGRESSOU O SECRETARIO DA FAZENDA

PORTO ALEGRE, 23 (Agencia Nacional) — egressou, de Cruz Al-ta, o sr. Oscar Fontoura, secreta-rio da Fazenda, que ali fora pre-sldlr uma reunião dos exatores e fiscais da região serrana e mis-sioneira. Falando à Agencia Nacio-nal, o secretario da Fazenda de-clarou que não podiam ser me-lhores os resultados alcançados na referida reunião, acrescentando que em vista do sucesso da mesma, o governo do Estado vai convocar, ainda este ano, idênticas reuniões, nas cidades de Pelotas, Cachoeira e Caxias.

REGRESSOU O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL PORTO ALEGRE, 23 (Agencia Nacional) — Regressou por via aérea, de sua viagem ao Rio, o sr. Alberto S. de Oliveira, presidente da Associação Comercial de Por-to Alegre e direPor-tor do Banco do Rio Grande do Sul, que teve con-corrido desembarque.

PLANO DE URBANIZAÇÃO DA ESTAÇÃO DE ÁGUAS DE ITAI

PCRTO ALEGRE, 23 (Agencia Nacional) — Vai, ser brevemente executado um grande plano de ur-banizaçào da estação de águas ue Itaí, no município de IJuí, oifue recentemente esteve o interventor federal.

PARA IMPEDIR O ÊXODO DOS AGRICULTORES

RIO-GRANÜENSES

PORTO ALEGRE, 23 (Agencia Nacional) — Em virtude do êxodo de agricultores rlograndenses para outros Estados vizinhos, fato que. de há muito vem preocupando o governo do Estaao, na última re-união do Departamento Adminis-trativo o assunto íoi objeto de dls-cussão, tendo a respeito o sr. Mol-íés Velinho apresentado uma Indi-cação, que foi aprovada por unaul-mldade.

UM CONGRESSO DE CRIM1NO-LOGIA EM CAXIAS PORTO ALEGRE, 23 (Agencia Nacional) — Deverá realizar-se em Ciiminologla, promovido pelo Cen-tro Cultural Toblas Barreto e pela Caxias, nos próximos dias de 8 e 7 de novembro, um Congresso de Sociedade Rlograndense de

Criml-nologia.

INAUGURADO UM CAMPO DE AVIAÇÃO EM PASSO FUNDO PORTO ALEGRE, 23 (Agencia Nacional) — No próximo dia 25 do corrente, será inaugurado o campo-de aviação de Passo Fundo, doado pela Prefeitura daquele mu-nicipio. O ato terá a presença de altas autoridades civis e militares..

A PREFEITURA DE PORTO

ALE-GRE INAUGURA O HOSPITAL

DE PRONTO SOCORRO

PCRTO ALEGRE. 23 (Agencia Nacional) — A Prefeitura desta capitai iniciará, dentro de breves dia-;, a construção do Hospital de Pronto Socorro e do Centro de Sau de número dois. o primeiro á ave-nlda Osvaldo Aranha e o segundo a avenida João Pessoa.

AS COTAÇÕES DOS PRINCIPAIS PRODUTOS DO RIO GRANDE

DO SUL

PORTO ALEGRE, 23 (Agencia Nacional) — O mercado local fun-cionou hoje com as seguinte.- co-tações: xarque, 508000 a arroba, mercado animado, entraram 831 fardos náo havendo salda: couros salgados, de boi 18400 o quilo, de vaca, 18300 o quilo; couros secos limpos. 28500 o quilo e couros, se-cos refusos. quilos 2S200: lã gros-sa. arroba 45S00O; lá cruza grossa, arroba 50S000; lá cruza fina. arro-ba 8080.0; lã merlna, arroarro-ba 100S0O0.

Minas Gerais

INFORMAÇÕES DO BOLETIM METEOROLÓGICO AGRÍCOLA BELO HORIZONTE. 23 — (A N.l — O boletim meteorológico agrícola referente a primeira

dê-VARIAS NOTICIAS

O presidente da República aBsi-nou um decreto-lei prorrogando, por 30 dias, o prazo para vigência do decreto-lei que aprovou altera-ções feitas no regulamento atual para arrecadação e fiscalização do imposto de consumo.

• •

O presidente da República assi-nou um decreto-lei alterando, sem aumento dè despesa, o orçamento do Ministério da Fazenda na parte referente ao edificio da Alfândega de Salvador e à Delegacia Fiscal da Baia.

• *

O presidente da República assi-nou decretos na pasta do Exterior fazendo pública a adesão, por par-te do governo • da Iugoslávia, à. Convenção Internacional para sal-vaguarda da vida humana no mar; fazendo pública a ratificação, pelo México, da Convenção Internado-nal relativa à circulação de auto-moveis e fazendo público o depó-sito do instrumento de ratificação, por parte da Hungria, da Con-venção Internacional para unifi-cação do registro genealógico bo-vino.

» t

O presidente da República rece-beu os seguintes telegramas:

"RIO —¦ Assinado, na Bolsa _de Imóveis, o contrato de financia-mento do Palatium, que será o maior edificio da América Latina, Índice do progresso e da confiança que o governo de vossa excelência vem despertando no Brasil, ex-presso minhas calorosas felicita-ções a vossa excelência. — Mato» Pimenta, presidente da Bolsa de Imóveis."

"SAO PAULO. — Temos a su-blda honra de participar que aca-bamos de fazer o primeiro embar-que de exportação de lâminas na-cionais para barbear destinado a República do Chile, lâminas essas de nossa fabricação, lidima ex-pressão de novo surto de indepen-dencia econômica do Brasil e do seu triunfo no concerto das na-ções. Aproveitamos este ensejo pa-ra apresentar as nossas respeito-sas e sinceras homenagens a vos-sa excelência que, com tão sábio patriotismo vem dirigindo os des-tlnos da nossa Pátria. — Lamlnex Limitada."

"ARACAJU'. — Tenho a viva satisfação de comunicar a vossa excelência que, hoje, com a pre-sença de membros do Segundo Congresso de Neurologia, Psiquia-tria e Higiene Mental no Nordeste, foi solenemente inaugurado o Hos-pitai da Colônia dos Psicopatas, construído e instalado de acordo com os métodos da ciência moder-na, tendo oito pavilhões, com ca-pacidade de cem leitos, subindo seu custo a mil e duzentos contos de réis. O Hospital da Colônia dos Psicopatas ora inaugurado vem preencher grande lacuna na admi-nistração e se inspirou na obra de assistência social, e do eminente Chefe do Governo. Atenciosas sau-dações. — Erónlde» de Carvalho, interventor de Sergipe."

"BELO HORIZONTE. -- Con-gratulamo-nos vivamente com vos-sa excelência pelo excelente resul-tado obtido na queima do carvão gaúcho in natura, na viagem de direção dos engenheiros Adolfo Moreira e Paranhos Fontenele, no trem da Leopoldina Railway, re-bocado pela locomotiva Pacific, Importada da Inglaterra, entre o Rio de Janeiro c Belo Horizonte, pela bitola estreita, por ocasião da inauguração do Congresso, num percurso de 750 quilômetros, trans-pondo as serras dc Portela e São Geraldo, rampas de três e quatro por cento de curvas e reversas com a lotação do trem acima da capacidade prevista de cento e cinco toneladas na Mantiqueira e cento e trinta e cinco toneladas na serra de São Geraldo. O consumo de carvão foi no total, de dezoito toneladas. O consumo de carvão por quilômetro foi dc vinte e cinco quilos. O percurso foi feito em trinta e seis horas de marcha. Atenciosos cumprimentos. — Ar-tiir Castllhos, presidente do Con-gresso de Engenharia e Legisla-ção Ferroviárias. — Fellciano Sou-za Aguiar, diretor da Leopoldina Railway. — Roberto Cardoso, di-retor do consórcio e administra-dor das Empresas dc Mineração."

• • •

Os diretores dos Serviços de Pessoal, dos diversos Ministérios, tesolveram, em reunião ontem efetuada, promover, para 28 deste mês, Dia do Funcionário, uma sessão comemorativa do primeiro aniversário da assinatura do

de-creto-lei n. 1.713 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União). Esse ato, para o qual é convidado todo o funcionalismo, deverá realizar-se âs 16 horas cesse dia, no recinto do Palácio Tiradentes o o respectivo progra-ma está sendo elaborado.

• *

Ultimados os trabalhos relativos á importante comissão que desem-penhou nos Estados Unidos, co-mo delegado do governo federal, reassumiu, ontem, as funções de chefe do gabinete do titular da Viação, o major Napoleão de Alencastro Guimarães, que por es-se motivo teve oportunidade de receber os cumprimentos dos seus auxiliares, chefes de serviço e altos funcionários daquele Minis-terio, alem das numerosas outras pessoas de destaque na adminis-tração e nos nossos meios so-ciais.

*

O titult. da Viação solicitou ao dá Fazenda, seja distribuída & Delegacia Fiscal do T. Nacional no Estado do Paraná, a importan-cia de 6.000:000$, para atender às aespesas com a montagem de uma oficina e o reforço das pontes da R. V. Paraná-Santa Catarina.

*

O ministro da Viação informou ao das Relações Exteriores que os serviços da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, estão funcio-nando normalmente, não havendo motivo para a paraüzação do trá-fego da referida ferrovia por ca-rencia de material.

*

A' apreciação do seu colega da Fazenda o titular da Viação sub-meteu a consulta formulada pela Comissão Mista Ferroviária Bra-sileira-Boliviana, sobre como de-ve escriturar o pagamento da taxa de 5 % a que estão sujeitas as transferencias de fundos para o estrangeiro, cobrança essa feita pela Direção Geral do Banco do Brasil, em virtude das notas re-versais trocadas entre os gover-nos do Brasil e da Bolivia.

*

O general Mendonça Lima co-mnicou ao titular da 1 azenda ha-ver designado o oficial adminis-trativo, sr. Alberto Randoifo Pai-va, em substituição ao seu colega sr. Alfredo Reis Júnior, para re-presentar o Ministério da Viaçáo, na Comissão, que, nos termos do artigo 5o do decreto-lei n. 967, tem ônus para a União, especial-mente os que obrigam a conces-são de favores aduaneiros e sub-venções, afim de ficar apurado se estão sendo atendidas, com vantagens pin o pais, as obriga-ções estipuladas.

*

O ministro da Viação aprovou o orçamento industrial suplemen-tar, na importância total de réis 2.366:8135700, para custear os ser-viços de prolongamento do cais cio porto desta capital, no periodo de maio a dezembro do atual exer-cicio,

«

*

Ao Tribunal de Contas foi en-caminhado pelo ministro da Via-çâo, para o devido registro, copia do contrato celebrado entre o DepartatViento dos Cor.eios e Te-légrafos e a firma Carlos Rocha & Comp., Ltda., para a constru-ção do edificio-sede da Diretoria Regional dos Correios e Telégra-fos, em Diamantina, no Estado de Minas Gerais.

* *

Compareceu, ontem, â sessão de encerramento dos trabalhos do Conselho Nacional de Educa-çâo no corrente ano o ministro Gustavo Capanema, que estava acompanhado do seu secretario particular, sr. Leal Costa. Du-rante a visita o .titular da pas-ta da Educação agradeceu aos membros daquele órgão opinati-vo a cooperação que lhe vém pies-tando com alta elevação pátrio-tica e compreensão dos probie-mas educativos. Em nome do Conselho, o seu presidente, se-nhor Reinaldo Porchat, expressou as. ex. os agradecimentos pela honra de sua presença.

*

*

Durante o mês de setembro ul-timo, o Museu Nacional de Belas Artes foi visitado por 15.584 pes-soae.

._.+ •*

O Rotari Clube do Brasil, por Iniciativa do seu presidente, se-nhor José do Nascimento Brito, prestará, no próximo dia 28, uma significativa homenagem á me-moWa do laureado pintor patrt-cio Lucillo de Albuquerque, o que se realizará, no Museu Nacional de Belas Artes, onde se acna instalada a exposição

retrospectl-(Conclue na 4." pag.)

BEBAM

CAFÉ

GLOBO

— O MELHOR E O MAIS SABOROSO

-BOM ATE' A ÚLTIMA GOTA!!!

GUARDEM AS CAPAS QÜE TÊM VALOR

cada do corrente mês revela que a máxima temperatura se venti cou em Paracaté, com 38 graus nos dias 4, 7 e 9; e a minima com 8 graus e 5 décimos, regis-trou-se em Sâo João Evangelis-ta nos dias 4 e 5. Conforme esse boletim as chuvas recolhidas nâr» atingiram valores normais deter-minados para esta década, sendo maior número de dias de chuvas finas nas zonas sul e campo. As chuvas, apesar de escassas, ta-voreceram a continuação dos plantios já iniciados, prosseguin-do os preparos de terras para novas semeaduras. Quanto à pe- I cuaria, onde houve chuvas, aa I pastagens melhoraram, mas nas ! outras onde as chuvas faltaram. • os rebanhos se acham resentidos j por escassez de pastagens, tendo sido ainda diminuta a produção do leite.

A DEMARCAÇÃO DE LIMITE» ENTRE MINAS E ESPIRITO

SANTO

BELO HORIZONTE, 23 — (A : N.l — Incumbida de proceder * i demarcação de limites entre Mi- i

nas e o Espirito Santo, encontra-se há dias nesta capital a co-missão do Serviço Geográfico • Histórico do Exército.

Ontem, o diretório regional de Geografia, sob a presidência do sr. Odilon Dias Pereira, recebeu a visita dessa comissão, tendo sido feito unia exposição dos es-tudos relativos à questão dessaa limites.

Goiaz

UM APELO DOS GAR1M-PEIROS

GOIÂNIA, 23 — (Agencia Na-cional) — Os garimpeiros do no Veríssimo neste Estado dirigiram um apelo ao Clube de Engenha-ria de Goiânia no sentido de :es-sar a proibição dos fazenaeiroí â margem daquele rio que os quais não permitem que os mes-mos trabalham nos garimpos ali existentes. contrariando assim leis em vigor. O Clube de En-srrnhana enrhminhou o apelo dos garimpeiros de Veríssimo ao tn-terviyntor Pedro Ludovico.

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito de doses de extrato hidroalcoólico de mudas de tomate cultivar Perinha, Lycopersicon esculentum M., sobre

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

A isso, como se sabe, Heidegger (2012d, p.124) opôs um “pensar que não é um querer” – como o da Gelassenheit (Serenidade) –, que corresponde a um “deixar-ser” preparatório

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá