• Nenhum resultado encontrado

Cód. 28 Médico Endocrinologista

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cód. 28 Médico Endocrinologista"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2007

Cód. 28 – Médico Endocrinologista

1. Os marcadores que apontam para uma origem auto-imune, no diabetes mellitus tipo 1, são: A) o peptídeo C e a proinsulina.

B) os defeitos no gene HNF-4 alfa. C) os anticorpos anti-gliadina.

D) os anticorpos anti-insulina, anti-descarboxilase do ácido glutâmico e anti-tirosina fosfatase.

2. Quando o valor da glicemia situa-se entre 140 e 199 mg/dl, duas horas após a ingestão de glicose, no teste de sobrecarga oral, o diagnóstico é de:

A) glicemia de jejum alterada. B) diabetes mellitus.

C) tolerância à glicose diminuída. D) hipoglicemia reativa.

3. O tratamento da cetoacidose diabética tem como meta:

A) cuidados com vias aéreas superiores e, em caso de vômitos, indicação de sonda nasogástrica, correção da desidratação, correção dos distúrbios eletrolíticos e ácido-básicos, redução da hiperglicemia e da osmolaridade, identificação e tratamento do fator precipitante.

B) reduzir os níveis glicêmicos em 100 a 150 mg/dl a cada meia h ora. C) reduzir os níveis glicêmicos em 150 a 200 mg/dl / hora.

D) correção da acidose metabólica com o uso de bicarbonato de sódio em altas doses, quando o pH estiver abaixo de 7,3.

4. As infecções que mais freqüentemente precipitam as crises hiperglicêmicas agudas (cetoacidose diabética e estado hiperglicêmico hiperosmolar), no diabetes mellitus, são:

A) a necrobiose lipoídica e a balanopostite.

B) do trato respiratório alto, as pneumonias e as das vias urinárias. C) as fúngicas, como a candidíase interdigital, e a vulvo vaginite. D) a papilite necrotizante e a erisipela bolhosa.

5. Sobre as complicações metabólicas que podem ocorrer durante intervenções cirúrgicas, em pacientes com diabetes mellitus, é correto afirmar que:

A) não se devem ao aumento das catecolaminas, cortisol, glucagon e hormônio do crescimento. B) elas devem ser evitadas com a manutenção dos hipoglicemiantes orais inclusive no dia da cirurgia. C) o uso de insulina no peri-operatório é sua principal causa.

D) podem ocorrer hiperglicemia, cetoacidose, estado hiperosmolar, hipoglicemia e distúrbio eletrolítico. 6. Sobre as pacientes portadoras de diabetes mellitus que engravidam, é correto afirmar que:

A) a cardiopatia isquêmica não tratada não está associada a alta mortalidade. B) o ácido fólico não está indicado.

C) o descontrole glicêmico na época da concepção e nas primeiras semanas de gestação, não se associa a malformações fetais.

(2)

7. As pré-misturas de insulina humana (NPH e regular) diferenciam -se das pré-misturas de análogos (análogo solúvel e análogo-protamina) pois:

A) nas pré-misturas de análogos, as ações dos dois componentes somam -se durante um período relativamente longo, com a ação resultante da pré-mistura não apresentando duas fases bem distintas; nas pré-misturas de insulina, as ações dos dois componentes se complementam.

B) nas primeiras, as ações dos dois componentes somam -se durante um período relativamente longo, com a ação resultante da pré-mistura não apresentando duas fases bem distintas; nas pré-misturas de análogos, as ações dos dois componentes se complementam.

C) com o uso das últimas, evidenciam -se níveis de glicemia pós -prandial muito maiores do que com as primeiras. D) com as primeiras, o controle glicêmico global é melhor do que com as últimas.

8. O hipertireoidismo apatético se caracteriza por:

A) ocorrer em jovens, os quais apresentam intenso quadro clínico de estimulação adrenérgica. B) ocorrer em crianças, as quais apresentam quadro de déficit de crescimento.

C) ocorrer em idosos, com quadro clínico de emagrecimento, bócio pequeno, fibrilação atrial e depressão. D) ocorrer em idosos os quais apresentam quadro de agitação psicomotora.

9. Paciente feminina, 30 anos de idade, queixa-se de sangramento menstrual excessivo. Ao exame físico, foram constatados bradicardia, pele seca e áspera, bócio difuso. O diagnóstico e os resultados laboratoriais mais prováveis para essa paciente são:

A) hipotireoidismo por tireoidite de Hashimoto; níveis séricos aumentados de TSH e TPO-Ab positivo. B) hipotireoidismo por tireoidite de Quervain; níveis séricos aumentados de T4-livre e TPO-Ab negativo. C) hipotireoidismo por tireoidite de Hashimoto; níveis séricos aumentados de T4-livre e TPO-Ab positivo. D) hipotireoidismo por tireoidite de Quervain; níveis séricos diminuídos de TSH e TPO-Ab negativo. 10. Sobre o hiperparatireoidismo primário na MEN 1, é correto afirmar que:

A) a penetração do primeiro na MEN 1 é de 30%.

B) o distúrbio é causado por mutações ativadoras no oncogene RET. C) o distúrbio é causado por mutações inativadoras no oncogene RET. D) a penetração do primeiro na MEN 1 é maior que 90% aos 40 anos.

11. A hipocalcemia crônica que ocorre no hipoparatireoidismo predispõe, principalmente, a: A) osteoporose grave.

B) calcificação dos núcleos da base com evolução para vários distúrbios do movimento. C) tumores marrons.

D) nefrocalcinose com insuficiência renal. 12. Na avaliação dos nódulos de tireóide:

A) caso a citologia seja benigna, a cintilografia de tireóide deve ser solicitada imediatamente para confirmar a ausência de malignidade .

B) a dosagem de calcitonina é mandatória em todos os casos. C) a punção aspirativa por agulha fina é o procedimento de escolha. D) a dosagem de tireoglobulina é o procedimento de escolha.

13. No tratamento dos carcinomas diferenciados de tireóide, na maioria dos casos: A) o método terapêutico complementar à cirurgia deve ser a radioterapia externa. B) a quimioterapia com doxorrubicina deve complementar o tratamento cirúrgico. C) a tireoidectomia total ou quase-total deve ser o procedimento cirúrgico inicial.

D) após o tratamento cirúrgico inicial, o TSH deve ser mantido no limite superior da normalidade, na maioria dos casos.

14. Nos prolactinomas, as manifestações clínicas clássicas causadas pela hiperprolactinemia são: A) proliferação de partes moles, aumento de sudorese e oleosidade da pele.

B) hipertensão arterial, tolerância diminuída à glicose e fraqueza muscular proximal.

C) Oligo/amenorréia e galactorréia, em mulheres; diminuição da libido e/ou impotência e galactorréia, em homens.

(3)

15. No diabetes insípidus nefrogênico, os estudos diagnósticos típicos demonstram:

A) níveis endógenos de vasopressina plasmática normais e aumento na osmolaridade urinária após a administração de vasopressina exógena.

B) níveis endógenos de vasopressina plasmática diminuídos e aumento na osmolaridade urinária após a administração de vasopressina exógena.

C) níveis endógenos de vasopressina plasmática normais e diminuição na osmolaridade urinária após a administração de vasopressina exógena.

D) níveis endógenos de vasopressina plasmática elevados e ausência de alteração na osmolaridade urinária após a administração de vasopressina exógena.

16. Sobre a tireoidite De Quervain, é correto afirmar que: A) a captação de iodo-131 costuma ser bastante elevada. B) sua etiologia é, mais provavelmente, viral.

C) o VHS costuma apresentar-se bastante diminuído.

D) geralmente, apresenta-se com quadro de hipertireoidismo, sem demais manifestações clínicas. 17. Quando o hipertireoidismo franco, devido a doença de Graves, complica a gestação, é correto afirmar que:

A) a droga antitireóidea deve ser iniciada (para os casos recém -diagnosticados) ou ter sua dose ajustada (nos casos previamente diagnosticados) com a finalidade de manter os níveis de T4-livre materno no limite superior da normalidade da faixa de referência para não-grávidas.

B) a droga antitireóidea deve ser iniciada (para os casos recém -diagnosticados) ou ter sua dose ajustada (nos casos previamente diagnosticados) com a finalidade de manter os níveis de T4-livre materno no limite inferior da normalidade da faixa de referência para não-grávidas.

C) nos casos previamente diagnosticados, a droga antitireóidea deve ser retirada com a finalidade de manter os níveis de T4-livre materno no limite inferior da normalidade da faixa de referência para não-grávidas.

D) a droga antitireóidea deve ser iniciada (para os casos recém -diagnosticados) ou ter sua dose ajustada (nos casos previamente diagnosticados) com a finalidade de manter os níveis de TSH materno no limite superior da normalidade da faixa de referência para não-grávidas.

18. Sobre o receptor sensor de cálcio das células da paratireóide, é correto afirmar que ele:

A) não é funcional no adulto, permanecendo como um resquício embrionário.

B) “percebe” a diminuição do cálcio extra-celular, provocando então a diminuição da síntese de PTH.

C) “percebe” alterações no cálcio extra-celular, as quais afetam tanto a liberação de PTH quanto a transcrição do gene do pré-pró-PTH.

D) “percebe” o aumento do cálcio extra-celular, provocando então o aumento da síntese de PTH.

19. A primeira etapa, no diagnóstico diferencial das hipercalcemias, deve ser a averiguação do nível sérico de: A) calcitonina.

B) beta-HCG. C) PTH. D) PTH-rP.

20. Dentre os mecanismos fisiopatológicos da osteoporose pós -menopausa, pode ser citado: A) o aumento da produção de osteoprotegerina.

B) o aumento da expressão do RANKL.

C) o aumento da produção renal de 1,25(OH)2D3.

D) a diminuição da atividade osteoclástica .

21. Na osteomalácia por deficiência de vitamina D, o nível sérico de 25-hidroxivitamina-D costuma estar : A) muito aumentado.

B) normal. C) diminuído. D) pouco aumentado.

22. A localização mais freqüente dos feocromocitomas é: A) no órgão de Zuckerkandl.

B) nas adrenais.

(4)

23. A causa mais comum de síndrome de Cushing, dentre as ACTH-independentes, é: A) a doença de Cushing.

B) o adenoma de adrenal. C) o carcinoma adrenal. D) a iatrogênica.

24. Em paciente já comprometido por doença clínica significativa, hospitalizado, que apresenta, subitamente, quadro de dor no flanco e nas costas, hipotensão, febre, náuseas e vômitos, confusão mental e hipoglicemia, o diagnóstico mais provável é insuficiência supra-renal aguda por:

A) destruição auto-imune do córtex supra-renal. B) adrenoleucodistrofia.

C) hemorragia supra-renal. D) doença supra-renal metastática.

25. No tratamento da paciente com síndrome dos ovários policísticos , o objetivo deve ser :

A) adequado às manifestações clínicas e direcionado às necessidades e expectativas individuais. B) induzir a ovulação com GnRH pulsátil.

C) tratar o hirsutismo com dexametasona 5 mg/dia via oral.

D) buscar o ganho de peso para aumentar a conversão periférica de andrógenos em estrógenos. 26. Sobre os adenocarcinomas adrenais, é incorreto afirmar que:

A) os tumores secretores de andrógenos, em mulheres, induzem hirsutismo e virilização, com voz grave, alopecia androgênica e oligomenorréia.

B) os tumores secretores de estrógenos, em homens, levam a ginecomastia e atrofia testicular. C) os níveis séricos de DHEA-S costumam estar diminuídos.

D) os níveis séricos de DHEA-S costumam estar elevados. 27. A causa mais comum de hipogonadismo masculino é a:

A) síndrome de Kallman. B) síndrome de Klinefelter. C) aplasia das células de Leydig. D) síndrome de Noonan.

28. Na síndrome de Denys -Drash, o pseudo-hermafroditismo masculino se associa, principalmente, a: A) carcinoma folicular de tireóide.

B) tumor de Wilms. C) craniofaringeoma. D) síndrome de Reinfenstein.

29. Sobre o diagnóstico das complicações micro e macrovasculares, nos pacientes portadores de diabetes mellitus, é incorreto afirmar que:

A) entre os indivíduos portadores de outros fatores de risco para doença arterial coronariana, mesmo com eletrocardiograma normal, é recomendável a realização de um teste não-invasivo provocador de isquemia. B) a fotografia da retina com dilatação pupilar é o mais eficaz método para detecção de larga escala da

retinopatia diabética.

C) o exame de oftalmoscopia indireta associada à biomicroscopia com lâmpada de fenda, realizado por profissional treinado, pode ter sensibilidade igual ou superior ao exame fotográfico, mas com utilidade restrita em larga escala.

D) o teste ergométrico deve ser o método de escolha para a investigação inicial de isquemia miocárdica em todos os casos.

30. O tratamento da hipercolesterolemia com estatinas deve ser suspenso, exceto quando os pacientes:

A) assintomáticos apresentarem elevação isolada, de duas vezes o limite superior da normalidade, das transaminases hepáticas.

B) apresentarem aumento progressivo da creatinofosfoquinase.

C) apresentarem um aumento da creatinofosfoquinase acima de 10 vezes o limite superior da normalidade. D) apresentarem persistência de sintomas musculares.

(5)

31. Pedreiro de 45 anos trabalhava em um andaime no 10o andar, quando caiu acidentalmente. O laudo da necropsia evidenciou traumatismos múltiplos (crânio, bacia e membros). Na parte I, linhas a e b, do atestado de óbito devem constar, respectivamente:

A) queda acidental de andaime – indefinido e trauma de crânio – segundos. B) politraumatismo – segundos e queda acidental de andaime – segundos. C) trauma de crânio – segundos e politraumatismo – segundos.

D) trauma de crânio – segundos e queda acidental de andaime – indefinido.

32. Criança de 2 anos, portadora de comunicação interventricular (CIV); vinha passando bem e estava sendo preparada para a correção cirúrgica. Em uma manhã foi encontrada morta pela mãe em seu quarto. Na parte I, linhas a e b, do atestado de óbito devem constar, respectivam ente:

A) parada cardíaca – indefinido e comunicação interventricular – 2 anos. B) morte súbita – indefinido e comunicação interventricular – 2 anos. C) comunicação interventricular – 2 anos e “em branco”.

D) arritmia cardíaca – indefinido e comunicação interventricular – 2 anos. 33. Leia atentamente as situações abaixo.

I. Atestado de óbito que contém erro quanto à identificação do cadáver. II. Atestado de óbito assinado em branco.

III. Atestado de óbito que contém causas de morte vagas.

IV. Atestado de óbito no qual não existe a caus a básica, apenas as complicações. Pode(m) ser considerado(s) atestado(s) falso(s):

A) apenas II. B) I, II, III e IV. C) I e II.

D) nenhum deles.

34. Em relação ao atestado médico, é incorreto afirmar que:

A) a emissão de um atestado médico falso em uma consulta na qual o honorário da consulta foi pago pelo cliente caracteriza agravante à infração cometida.

B) não se admite eticamente qualquer majoração de honorários para o fornecimento de atestado médico.

C) a cobrança do preço normal de uma consulta para a emissão de um atestado falso não caracteriza agravante à infração cometida.

D) um atestado preenchido em um formulário que não o da Associação Paulista de Medicina, no estado de São Paulo, não pode ser considerado um atestado falso.

35. Considerando a Lista de Doenças de Notificação Compulsória no Estado de São Paulo, não requer notificação imediata:

A) sarampo. B) febre tifóide. C) tuberculose. D) hipertermia maligna.

36. Considerando a Lista de Doenças de Notificação Compulsória no Estado de São Paulo, requer notificação imediata:

A) leptospirose. B) tétano neonatal. C) AIDS.

D) leishmaniose.

37. Durante uma campanha para prevenção do câncer prostático, a secretaria de saúde de um município realizou para a população atendida testes de glicemia e medida de pressão arterial. Esse procedimento:

A) é aceitável, porém, os resultados aferidos têm pouca utilidade prática. B) é compatível com o princípio de integralidade do SUS.

C) é compatível com o princípio de eqüidade do SUS. D) tem elevada relação custo-efetividade.

(6)

38. Segundo a Lei no 8080/90, constitui o SUS o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições:

A) públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta.

B) públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta, das fundações mantidas pelo Poder Público, além das ligadas à iniciativa privada.

C) públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta.

D) públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.

39. Leia atentamente as afirmações abaixo.

Considerando o contínuo movimento de pactuação entre os três níveis de gestão, visando ao aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde, a NOAS (Norma Operacional de Assistência à Saúde)/2002:

I. estabelece o processo de regionalização como estratégia de hierarquização dos serviços de saúde e de busca de maior eqüidade.

II. cria mecanismos para o fortalecimento da capacidade de gestão do Sistema Único de Saúde e mantém os critérios prévios de habilitação de estados e municípios.

III. amplia as responsabilidades dos municípios na Atenção Básica. É(são) correta(s):

A) I, II e III. B) apenas a III. C) I e III. D) apenas a II.

40. Este parágrafo faz parte do relatório da 8ª Conferência Nacional de Saúde. Complete as lacunas.

“O principal objetivo a ser alcançado é o Sistema Único de Saúde, com expansão e fortalecimento do setor _____________ em níveis federal, estadual e municipal, tendo como meta um progressiva _________________.” A) público, participação popular no controle social.

B) estatal, municipalização. C) público, hierarquização. D) estatal, estatização do setor.

Referências

Documentos relacionados

O exercício do direito de voto em assembleia de ativos financeiros que compõem a carteira do FUNDO deve ser exercido pelo GESTOR de forma diligente, como regra de boa governança,

entanto, são ainda escassos os estudos que analisem estas associações em idosos residentes na comunidade. Deste modo, estruturou-se esta dissertação em: I) revisão

A cada dia mais casos de déficits cognitivos significativos são diagnosticados como provável DA, em níveis diferentes de gravidade com consequências a nível cognitivo,

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

2º Poderão ser admitidos no programa instituído por esta Portaria adolescentes inscritos em programa de aprendizagem voltado para a formação técnicoprofissio- nal

Por fim, destacamos que esta recomendação para o elemento Atividades de Controle tem o potencial de, após verificado êxito de atuação dos controladores adstritos a cada

Marcelo trabalhou, também, no departamento financeiro da Latasa (atualmente chamada Rexam) por quatro anos antes de iniciar sua carreira como analista de ações.. O

20 Marcos Laureano Gestão de Segurança Divisões da Política z Nível Estratégico. – A segurança da informação