• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA DEFESA

EXÉRCITO BRASILEIRO

DECEx - DETMil

ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS DAS ARMAS

(CIAS-Sul – 1993)

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS

Instruções ao Cmt OM e ao Of Orientador

2º Turno/2017

(2)
(3)

Sr COMANDANTE

Estamos dando início a mais um turno do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), que se desenvolverá em 30 semanas, na modalidade a distância, em 11 semanas presenciais no Estb Ens. Nesse momento, pretendemos salientar alguns breves pontos fundamentais particularmente na 1ª fase do Curso a distância.

1. Importância do Sargento para a Força Terrestre (FT)

O Sargento é o elo fundamental entre o Comando e a Tropa. É, também, responsável pelo bom andamento da vida administrativa da OM. Portanto, tais aspectos justificam o investimento da Força, por intermédio da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA) e Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no aperfeiçoamento desse profissional.

2. Aprimoramento do ensino

A finalidade desta Escola é proporcionar ao Sargento o seu aperfeiçoamento nas melhores condições. Desse modo, buscamos o constante aprimoramento das atividades de ensino. Nesse processo, contamos com a efetiva participação das diversas OM para atingir um objetivo comum: a busca do desempenho ótimo do Sargento em suas funções na rotina diária.

3. Material didático

O permanente aprimoramento das atividades de ensino desta Escola acarreta mudanças. Estas são processadas em consonância com as determinações da Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil). Desse modo, novas ferramentas da Educação a Distância (EAD) têm sido colocadas em prática.

O material didático (DVD hipermídia e Apostilas), não mais serão remetidos e o Sargento

Aluno deverá acessar o Portal de Educação do Exército para ter acesso a todo ao material disponibilizado. Com isso, o profissional militar tem a oportunidade de aprimorar suas habilidades no campo da informática. Esse procedimento permite, também, que as fontes de consulta estejam sempre atualizadas, possibilitando melhores condições de aprendizagem.

4. Participação dos Cmt OM

Para atingir as metas traçadas pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército, a EASA depende da colaboração de todos os Comandantes de OM. Para tanto, elaborou o calendário do Curso e diversas orientações, contando com o apoio dos chefes militares de todos os níveis para sua execução.

As orientações destinadas ao Comando e ao Sgt Alu são fruto de pesquisas e experiências adquiridas em mais de 20 (vinte) anos de existência deste Estabelecimento de Ensino. Elas se destinam a nortear o melhor rendimento do Sgt Alu, finalidade do esforço desenvolvido por esta Escola.

O Senhor tem o privilégio de comandar. Consequentemente, é o responsável pelo emprego do profissional. O Comandante é um agente de fundamental importância para o aperfeiçoamento do

Não há instrução individual que possa ser conduzida, satisfatoriamente, sem

controle individual.

(4)

Sargento. O êxito da sistemática do ensino não presencial depende da dedicação e da perseverança do Sgt Alu e do comprometimento de todos com esse processo.

(5)

HISTÓRICO

A Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas foi criada em 10 de julho de 1992, com o nome de Centro de Instrução de Aperfeiçoamento de Sargentos – Sul, subordinado ao Comando Militar do Sul, no aquartelamento do 17º Batalhão de Infantaria.

As atividades na EASA se iniciaram em 1º de fevereiro de 1993. Com a Portaria Ministerial Reservada Nr 109, de 30 de novembro de 1993, passou a ser subordinada à Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento e, em 2004, por meio da Portaria Ministerial Nr 014, recebeu seu nome atual.

A EASA tem a missão de aperfeiçoar os Sargentos das Armas do Exército Brasileiro. Para isso, ministra o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, habilitando-os ao exercício de funções inerentes à sua graduação também no campo administrativo.

O Curso é dividido em duas fases. A 1ª fase, ministrada na modalidade a distância, sob a coordenação da EASA, é realizada na Organização Militar do aluno. A 2ª fase, ministrada pela modalidade presencial, é realizada no Estabelecimento de Ensino. A duração dos Cursos é de 41 semanas para todas as Armas, tendo a 1ª fase 30 semanas, já computada a semana de deslocamento, e a 2ª fase, 11 semanas. A EASA recebe Sargentos de todas as regiões do Brasil e, no 3º Turno de cada ano, também recebe Sargentos Alunos das Nações Amigas.

Na EASA, são ministradas instruções sobre Organização e Emprego de cada Arma, e, em Turmas mistas, instruções sobre Tesouraria; Almoxarifado; Estrutura e Funcionamento do Exército Brasileiro; Comando, Chefia e Liderança; História e Redação Militar; Informática; Treinamento Físico Militar, entre outras. A EASA aperfeiçoou, ao longo desses anos, cerca de 15 mil Sargentos, do Exército Brasileiro e de Nações Amigas.

(6)

Orientação Geral ao Cmt OM

1. FINALIDADE

- Orientar o Cmt OM quanto à execução do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos/2017.

2. REFERÊNCIAS

a. Port nº 549-Cmt Ex, de 06 out 00 – Regulamento de Preceitos Comuns aos Estabelecimentos de Ensino do Exército (R–126).

b. Port nº 148-EME, de 17 dez 98 – Normas Reguladoras da Qualificação, Habilitação, Condições de Acesso e Situação da Praça do Exército (alterada pela Port nº 045-EME, de 22 maio 02; e pela Port nº 045-EME, de 8 jun 05).

c. Port nº 013-EME, de 27 abr 99 – Diretrizes Gerais para o Ensino a Distância no Exército Brasileiro.

d. Port nº 26-DECEx, de 3 abr 03 – Normas para Avaliação Educacional (NAE).

e. Port nº 037-EME, de 13 abr 10 – Diretriz Geral para a Estruturação, a Seleção e o Preparo de Contingentes para Missões de Paz e dá outras providências.

f. Port nº 113-DECEx, de 17 out 11 – Instruções Reguladoras da Organização, do Funcionamento e da Matrícula nos Cursos de Aperfeiçoamento de Sargentos – IR 60-15.

3. OBJETIVOS

a. Padronizar procedimentos com referência à matrícula no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos.

(7)

4. CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO

a. Calendário Geral

ATIVIDADES DATAS INÍCIO DA 1ª FASE-OM 14 nov 16 À DISPOSIÇÃO DO DECEX 22 maio a 4 jun 17 DESLOCAMENTO PARA AS ESCOLAS 5 a 7 jun 17 APRESENTAÇÃO NA ESCOLA ( até 08:00 horas ) 8 jun 17

AULA INAUGURAL 12 jun 17 INÍCIO DA 2ª FASE 12 jun 17 CONCLUSÃO DO CAS 25 ago 17

1) O presente calendário destina-se ao CAS das Armas, Quadros e Serviços.

2) A apresentação dos Sgt Alu nos Estabelecimentos de Ensino será feita até as 08:00h da data prevista no Calendário Geral.

3) Os Sargentos matriculados no CAS não poderão estar em gozo de férias, LE ou dispensas nos períodos previstos para a realização do Curso.

b. Designação para a Matrícula

Cabe ao DGP a publicação e a divulgação de todos os militares designados para o CAS, constando o Turno em que deverão realizar o Curso.

c. Trancamento de Matrícula

O trancamento de matrícula poderá ser solicitado, a qualquer momento do Curso, ao Cmt Estb Ens a que o Sgt Alu estiver vinculado. Durante a 1ª fase, caberá ao Cmt, Ch ou Dir OM do interessado encaminhar o requerimento do Sgt Alu, comprovando com a documentação necessária o motivo alegado.

Orientações sobre pedido de Adiamento e de Trancamento de Matrícula do CAS, as OM deverão consultar o site www.easa.ensino.eb.mil.br antes de enviarem os processos ao Estb Ens.

(8)

Regulamento de Preceitos Comuns aos Estabelecimentos de Ensino do Exército - R-126 “Art. 29 - O trancamento de matrícula será concedido ao aluno a pedido, ou ex-officio, somente uma vez, pelo Comandante do EE, nos termos da legislação específica”.

Parágrafo 1º - Em princípio, não serão concedidos trancamento ou adiamento de matrícula para os cursos ministrados na modalidade de ensino a distância.

Parágrafo 2º - São motivos para concessão de trancamento de matrícula: I - necessidade do serviço;

II - necessidade de tratamento de saúde própria, desde que devidamente comprovada;

III - necessidade de tratamento de saúde de dependente legal, desde que comprovada ser indispensável à assistência permanente por parte do aluno; e

IV - necessidade particular do aluno, considerada justa pelo Comandante do Estb Ens.

d. Matrícula

1) O ato da matrícula é da alçada do Cmt Estb Ens de cada QMS.

2) A matrícula será efetivada em BI/Estb Ens, após a designação pelo DGP.

e. Ajuda de Custo e Indenização de Passagem

1) Serão cumpridos os prazos e as datas contidas no anexo A – Quadro de Eventos.

2) A EASA alerta para que as documentações referentes ao saque de Ajuda de Custo e Indenizações das passagens do Sgt Alu sejam remetidas às RM com 30 (trinta) dias de antecedência (no mínimo). O documento que gera os direitos (ida/retorno) é o mesmo da matrícula (Bol DGP).

f. Atribuições do Cmt OM

1) Nomear, em BI, o Oficial Orientador, se possível Capitão com EsAO, para o desempenho da função, e um Sgt Auxiliar com CAS (nº I, do Art 47, da Port nº 113-DECEx, de 17 out 11).

2) Remeter ao Estb Ens que o Sgt Alu estiver vinculado o requerimento de trancamento de matrícula devidamente preenchido, quando for o caso e de acordo com a EB10-IG-01.001 (Port nº 769, de 7 de dezembro de 2011)

3) Durante a 1ª Fase do CAS, conceder ao Sgt Alu 8 (oito) tempos de instrução semanais, dentro do horário do expediente da OM, para fins de estudo, sob a supervisão do Oficial Orientador ou Sgt Tutor nomeado (Art 14, da Port nº 113-DECEx, de 17 out 11), considerando-se uma semana com 40 horas de expediente. Para semanas mais curtas, adotar o princípio da proporcionabilidade.

A EASA sugere que seja publicada em BI a designação dos dias e dos horários previstos para este estudo.

(9)

4) O Cmt deverá publicar em BI a passagem a disposição do DECEx, do Sgt Alu para a realização das Avaliações Formativas, por 2 (dois) dias incluindo o dia da realização das Avaliações Formativas.

5) A fim de permitir maior flexibilidade ao Cmt OM para conciliar a realização das Avaliações com as necessidades da OM, poderá conceder os dois dias úteis e consecutivos, da quinta-feira (inclusive) da semana anterior a da realização da Avaliação até a quinta-feira (inclusive) da semana da realização da Avaliação.

6) Assegurar ao Sgt Alu as melhores condições para estudo e o acesso às fontes de consulta necessárias à complementação de estudo (inclusive os manuais com grau de sigilo RESERVADO), disponibilizando, em princípio, meios de estudo (local, computador, fax, etc...), durante os tempos de estudo previstos na OM.

7) No caso de transferência do Sgt Alu, remeter a documentação para a OM de destino. Informar à EASA, via radiograma, e-mail ou FAX a nova OM do Sgt Alu.

8) Antes do início da 1ª fase, o Cmt, Ch ou Dir deverá conceder ao Sgt Alu, obrigatoriamente, as férias regulamentares, que tiver adquirido direito. (de acordo com o nº VIII, do Art 47, da Port nº 113-DECEx, de 17 out 11).

9) Preencher e fazer com que sejam preenchidas, período de 8 a 19 de Maio de 2017, as seguintes pesquisas:

a) Pesquisa do Cmt/Ch/Dir OM do Sgt Alu (https://goo.gl/forms/jDERki2N0KjJsBIO2);

b) Pesquisa do Of Orientador do Sgt Alu (https://goo.gl/forms/DtXq52v0cfBvQvcz2 );

c) Pesquisa do Sgt Tutor do Sgt Alu (https://goo.gl/forms/wYjs0J3DiNl2ZMtq1); e

d) Pesquisa do Sgt Alu). (https://goo.gl/forms/MIavQe1Lt6lvUUsS2)

5. PRESCRIÇÕES DIVERSAS

a. No período à disposição do DECEx (de acordo com a Port nº 113-DECEx, de 17 out 11), o Sgt Alu ficará liberado do expediente.

b. Esta Escola sugere, ainda, que seja proporcionado ao Sgt Alu a realização de um estágio de atualização pelas diversas Seções do EM da OM.

c. As Avaliações Formativas (AF) 1, 2, 3 e 4 serão realizadas no Portal de Educação do Exército www.ensino.eb.br sendo as Fichas de Orientação de Estudo (FOE) disponibilizadas

(10)

naquele Portal e no site da EASA www.easa.ensino.eb.br, de acordo com as instruções remetidas pela EASA. As AF permitem ao Sgt Alu se autoavaliar e se preparar para a 1ª PFE/Somativa.

d. Para a realização das AF, o Sgt Alu deverá utilizar o navegador MOZILA FIREFOX ATUALIZADO e estar cadastrado no Portal de Educação do Exército, no CAS 1ª Fase, dentro do seu respectivo Turno. Caso o Sgt Alu não se cadastre no Portal de Educação do Exército ou deixe de realizar alguma das AF, o motivo deverá ser informado à Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA). O Sgt Alu deverá acessar o sítio do Portal de Educação do Exército ou o site da EASA, 48 (quarenta e oito) horas antes das Avaliações Formativas 1, 2, 3 e 4 e tomar conhecimento da FOE.

e. As AF terão 120 minutos de duração e serão disponibilizadas no Portal de Educação do Exército de segunda-feira (8h e 00 min) até a sexta-feira (23h e 55 mim) das semanas previstas para a realização das AF, seguindo as orientações da FOE.

(11)

ANEXO A – Quadro de Eventos Às Instruções ao Cmt e ao Of Orientador

Nr EVENTO ATRIBUIÇÃO DATA PRAZOS OBSERVAÇÕES

1 Relação Inicial

(por Turno) DGP - Encargo do DGP

-2 Solicitação de Adiamento Sargento Relacionado - De acordo com a informação do DGP/DCEM Requerimento ao DGP, via cadeia de Comando. 3 Informar à EASA qualquer fato novo que impeça matrícula do Sgt designado na relação definitiva do DGP Cmt OM/Alu CAS

- Até 10 dias antes do início do Turno

- LTSP - LTSPF

- LTIP - Outros

4 Matrícula EASA e EsSLog

TURNOS 1º- 8 ago 16 2º- 14 nov 16 3º- 27 fev 17 - As OM de origem serão informadas do BI do Estb Ens que efetivou a matrícula. 5 Transcrição de matrícula Cmt OM/Alu CAS - Até 48h após o recebimento da informação que efetivou a matrícula do Sgt Alu A OM de Origem deverá informar, via Rad a EASA, o nº do BI que transcrever a matrícula do Sgt Alu no CAS. 6 Saque de Ajuda de Custo e passagem ou Indenização (ida) Cmt OM/Alu CAS - Após o relacionamento definitivo para o CAS/matrícula -7 Pagamento de Ajuda Custo e passagem ou

Indenização (ida) RM de origem

- - Até o deslocamento para o CAS 8 Saque de Ajuda de Custo e passagem ou Indenização (retorno) Cmt OM/Alu CAS -

Até 30 dias antes do término do Curso

Caso o Sgt Alu seja reprovado, deverá ser aplicado o Art 101 do R-3. 9 Pagamento de Ajuda de Custo e passagem ou Indenização (retorno)

RM de origem - Até 15 dias antes/

término do Curso

-10

Informação sobre os concluintes do CAS à DCA, DCEM, DEE e RM

EASA e EsSLog - Até 15 dias após o

(12)

-ANEXO B - Modelo de Requerimento de Trancamento de Matrícula Às Instruções ao Cmt e ao Of Orientador

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO

DECEx – DETMil

ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS DAS ARMAS (CIAS-Sul/1993)

Requerimento

EB: XXXXXXXXX/XXXX-XX

Do 2º Sgt Fulano de tal

Ao Sr Comandante da EASA / EsSLog

Objeto: trancamento de matrícula no CAS/2017 -….Turno

1. Fulano de tal, Idt XXXXXXXXX-X, Segundo Sargento da Arma de Infantaria, servindo no 23º Batalhão de Infantaria, requer a V Sª trancamento de matrícula no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da QMS …... - ….Turno de 2017, por ....(motivo para concessão do trancamento)

2. Tal solicitação encontra amparo no nº …...do parágrafo segundo, do Art. 29, do Regulamento de Preceitos Comuns aos Estabelecimentos de Ensino do Exército (R-126), aprovado pela Port nº 549-Cmt Ex, de 6 out 00.

3. Anexos (anexar documentação comprobatória da necessidade informada)

4. É a primeira vez que requer.

Nestes termos, pede deferimento.

Blumenau-SC, __ de ________ de 201__.

(13)

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO

DECEx – DETMil

ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS DAS ARMAS (CIAS-Sul/1993)

Blumenau-SC, __ de _______ de 201__. Info nº …...

Do Comandante do 23º Batalhão de Infantaria Ao Sr Comandante da EASA / EsSLog

Assunto: trancamento de matrícula no CAS/2017 -….Turno.

1. Requerimento em que o Segundo Sargento Fulano de tal, deste Batalhão, pleiteia trancamento de matrícula no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da QMS …... - ….Turno de 2017, por …...(motivo para concessão do trancamento)...

2. INFORMAÇÃO a. Amparo de Requerente

Está amparado pelo nº ….do parágrafo segundo, do Art. 29, do Regulamento de Preceitos Comuns aos Estabelecimentos de Ensino do Exército (R-126), aprovado pela Port nº 549-Cmt Ex, de 6 out 00.

b. Estudo Fundamentado

1) Dados informativos sobre o requerente Nome:... Idt: …... CP... Data de Nascimento: …... Data de Praça: …... Data de promoções... Data de apresentação Pr/Sv OM: …... Data de apresentação P/Sv Gu:…... Estado civil: …... Número de dependentes:...

(14)

Está reengajado até: …...

Não responde a inquérito nem a processo de qualquer natureza.

2) Apreciação

O requerente pleiteia trancamento de matrícula no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da QMS ... - ….Turno 2017, por …..., havendo coerência entre o que solicita e o dispositivo citado como amparo.

3. PARECER

…... ...

4. O presente requerimento permaneceu .... dia(s) nesta OM para fins de informação e encaminhamento.

JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA – Cel Comandante do 23º Batalhão de Infantaria

(15)

Sr ORIENTADOR

Estamos dando início a mais um Turno do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos. Elo de grande importância entre o Comando e a Tropa, o Sargento é também responsável pelo bom andamento da vida administrativa da OM.

A Seção de Educação a Distância (SEAD) da EASA tem acolhido sugestões dos concluintes de Turnos anteriores, visando à melhoria do processo ensino-aprendizagem e ao conseqüente aprimoramento do Sargento Aperfeiçoado.

A permanente modernização do ensino no Exército Brasileiro implica em diversas mudanças, dentre elas a da metodologia e a da forma de avaliação. Tais mudanças visam buscar a valorização e a capacidade de argumentação do aluno. Visam, ainda, a uma aplicação imediata do Aperfeiçoamento do Sargento. Com o intuito de atender à necessidade gerada por essas mudanças, as propostas de avaliação estão se tornando mais subjetivas, exigindo uma maior aplicação por parte do instruendo.

O permanente aprimoramento das atividades de ensino desta Escola acarreta mudanças. Estas são processadas em consonância com as determinações da Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil). Desse modo, novas ferramentas da Educação a Distância (EAD) têm sido colocadas em prática. O material didático (DVD hipermídia e

Apostilas), não mais serão remetidos e o Sargento Aluno deverá acessar o Portal de Educação

do Exército para ter acesso as apostilas digitais. Com isso, o profissional militar tem a oportunidade de aprimorar suas habilidades no campo da informática. Esse procedimento permite, também, que as fontes de consulta estejam sempre atualizadas, possibilitando melhores condições de aprendizagem. Contamos com a sua colaboração para viabilizar ao Sgt Alu o acesso a um computador atualizado e compatível com as necessidades dos Sgt Alu.

Entendemos que os aspectos negativos, inerentes aos Cursos a Distância, podem ser minimizados quando conduzidos sob constante orientação e motivação.

O êxito desta nova sistemática depende da colaboração e da participação de todos os envolvidos.

(16)

A EASA permanece à disposição para todo e qualquer tipo de esclarecimento relativo ao CAS, bem como agradece as sugestões que visem aperfeiçoar o processo ensino/aprendizagem.

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS AO OFICIAL ORIENTADOR

1. FINALIDADE

Orientar o Oficial encarregado de coordenar as atividades de Ensino durante a 1ª fase do CAS, junto aos Sgt Alu de sua OM matriculados no Curso.

2. REFERÊNCIA

Port nº 113-DECEx, de 17 out 11.

3. OBJETIVOS

a. Orientar ao Sgt Alu sobre as disciplinas comuns às Qualificações Militares.

b. Promover o embasamento teórico visando à 2ª Fase do CAS no Estabelecimento de Ensino a que o Sgt Alu estiver vinculado.

4. CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO

a. Calendário Geral

ATIVIDADES DATAS INÍCIO DA 1ª FASE-OM 14 nov 16 À DISPOSIÇÃO DO DECEX 22 maio a 4 jun 17 DESLOCAMENTO PARA AS ESCOLAS 5 a 7 jun 17 APRESENTAÇÃO NA ESCOLA ( até 08:00 horas ) 8 jun 17

AULA INAUGURAL 12 jun 17 INÍCIO DA 2ª FASE 12 jun 17 CONCLUSÃO DO CAS 25 ago 17

(17)

b. Desenvolvimento da 1ª fase

1) A 1ª fase do CAS será desenvolvida durante um período de 30 semanas, distribuídas de acordo com o abaixo transcrito.

a) Primeiras vinte e sete semanas: na OM.

b) Nas duas semanas seguintes, o Sgt Alu passará à disposição do DECEx. Nesse período, ele não exercerá nenhuma atividade em sua OM, dedicando-se exclusivamente às atividades de ensino. A passagem à disposição do DECEx deverá ser publicada em BI e, nesse período, o Senhor continuará exercendo suas funções de Oficial Orientador.

c) O Orientador instruirá o Sgt Alu quanto à utilização do Plano de Disciplinas. Deverá orientá-lo, observando seus objetivos particulares e específicos, pertinentes a cada matéria, direcionando o estudo do Sgt Alu de forma objetiva.

d) A última semana (trigésima) está destinada ao deslocamento do Sgt Alu para o a Estb Ens da fase presencial.

e) Para que sejam atingidos os objetivos da 1ª Fase do CAS, orienta-se que os Sgt Alu distribuam seus estudos observando o Quadro de Distribuição de Disciplinas da 1ª Fase do CAS (fl 17).

2) Na 1ª fase, o Sgt Alu terá os encargos de estudar os conteúdos, resolver os exercícios dos cadernos de Exercícios e realizar as Avaliações previstas.

3) As Instruções Reguladoras da Organização, do Funcionamento e da Matrícula no CAS impõem que o trancamento da matrícula do Sgt Alu, após o início da 1ª fase, só poderá ser concedido por meio de solicitação direta ao Estb Ens a que o Sgt Alu estiver vinculado, por intermédio dos Comandantes, Chefes ou Diretores das OM dos Sargentos matriculados, quando situações imperiosas ou especiais o justificarem. O trancamento só será concedido uma única vez.

c. Avaliações

Ao longo da 1ª Fase, serão realizadas 4 (quatro) Avaliações Formativas (AF) no Portal de Educação do Exército www.ensino.eb.br sendo as Fichas de Orientação de Estudo (FOE) disponibilizadas naquele Portal e no site da EASA www.easa.ensino.eb.br. As disciplinas estudadas na 1ª fase serão avaliadas pela 1ª PFE/S, que será aplicada quando da apresentação do Sgt Alu no seu Estb Ens conforme o quadro abaixo.

Avaliação Disciplina Data de realização 1ª AVALIAÇÃO FORMATIVA

(5ª Semana) História Militar 1 12 a 16 dez 16 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA

(12ª Semana)

Instrução Geral I/ Ética Profissional

Militar 30 jan a 3 fev 17 3ª AVALIAÇÃO FORMATIVA

(20ª Semana)

Ciências Gerenciais/ Administração

Militar 1 27 a 31 mar 17 4ª AVALIAÇÃO FORMATIVA

(27ª Semana) OEA 1 15 a 19 maio 17

Recebimento da Ficha de Orientação de Estudo pelo Sgt

Alu (1ª PFE/SOMATIVA)*

História Militar 1/ Instrução Geral 1/ Ética Profissional Militar/ Ciências Gerenciais/

Administração Militar 1/ OEA 1

(18)

1ª PFE/ SOMATIVA**

História Militar 1/ Instrução Geral 1/ Ética Profissional Militar/ Ciências Gerenciais/

Administração Militar 1/ OEA 1

12 jun 17

Legenda:

* A FOE da 1ª PFE/S, visa a orientar a preparação do Sgt Alu para a 2ª fase do CAS (presencial), na qual será realizada uma avaliação que abrangerá as matérias estudadas na 1ª fase (a distância). Esta Ficha será diferente para cada turno e, portanto, só será válida para o turno correspondente. A FOE da 1ª PFE/S estará disponível no site da EASA na data prevista (conforme tabela abaixo).

** A 1ª PFE/S englobará todo o conteúdo estudado na 1ª fase e contribuirá com um percentual de 10% da nota final do Curso.

Ficha de Orientação de Estudo para as Avaliações Formativas

F O E Disciplina Disponível no Portal de Educação

1ª AVALIAÇÃO FORMATIVA História Militar 1 12 dez 16

2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA Instrução Geral I/ Ética

Profissional Militar 30 jan 17

3ª AVALIAÇÃO FORMATIVA Ciências Gerenciais/

Administração Militar 1 27 mar 17

4ª AVALIAÇÃO FORMATIVA OEA 1 15 maio 17

d. Observações

As AF e as FOE serão disponibilizadas no Portal de Educação do Exército.

O Sgt Alu deverá acessar o sitio do Portal de Educação do Exército ou o site da EASA para ter acesso à FOE (48h antes das AF) e realizar as AF, conforme o previsto no calendário acima.

(19)

f. Atribuições do Oficial Orientador

1) Orientar o Sgt Alu quanto a eventual pedido de trancamento de matrícula.

2) Empenhar-se, na 1ª Fase, para que o Sgt Alu disponha, durante o horário de expediente normal da OM, oito horas semanais para estudo, bem como orientá-lo para o seu bom rendimento no Curso (Port nº 113-DECEx, de 17 out 11).

3) Assessorar o Cmt, fazendo com que o Sgt Alu passe à disposição do DECEx no período previsto no Calendário Geral, liberando-o do expediente da OM.

4) Caso haja dúvida em relação às

AF no site do Portal de Educação do Exército,

entrar em contato com a Seção de Educação a Distância da EASA (fone 55 3322

7655 Ramal 238).

5) Orientar o Sgt Alu quanto à obrigatoriedade de efetuar o cadastro no Portal de Educação do Exército e à solicitação de inscrição no Curso, conforme o prescrito nas orientações contidas no Guia do Aluno Art 48, da Port nº 113-DECEx, de 17 out 11, atentando para a realização das Avaliações Formativas no Portal de Educação do Exército.

5. PRESCRIÇÕES DIVERSAS

a. Informar via e-mail (eadeasa@yahoo.com.br), o recebimento da presente orientação. b. No caso de transferência do Sgt Alu, remeter a documentação para a OM de destino. Informar à EASA, via e-mail, a nova OM do referido Sgt Alu.

c. Endereço da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas Av. Benjamim Constant, nº 1217 – Caixa Postal 101 - Centro CEP 98.025-110 - CRUZ ALTA – RS

E-mail: eadeasa@yahoo.com.br

d. Telefones da Seção de Educação a Distância (SEAD) 1) Fone: 0xx 55 3322 7655 Ramal 238.

2) RITEX: 834 7238

e. Integrantes da Seção de Educação a Distância

1) Maj Inf TIAGO DORNELLES SCREMIN - Instrutor Chefe

2) Cap Com JOÃO PAULO SOUSA DA SILVA - Instrutor

3) Cap Art TIAGO SEGATTO VENDRUSCOLO - Instrutor

4) S Ten Art CASSIUS MARCELUS COSSICH DE OLIVEIRA - Instrutor

 2° Sgt Inf ELIZEU FERST PEREIRA - Secretário

 2º Sgt QE MÁRCIO RITTER – Secretário

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, instaurado tal contexto que justifica as razões para que a CorteIDH adote um método interpretativo e evolutivo, resta claro que esse tribunal realiza mais que

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Jorge, Madalena, Maria, Miranda e Manuel de Sousa, entrando com vários Criados que o seguem, alguns com brandões acesos. Já, sem mais detença! Não apaguem esses brandões;

MADALENA (Repetindo maquinalmente e devagar o que acabava de ler.) – “Naquele engano d’alma ledo e cego / Que a fortuna não deixa durar muito...” Com a paz e a alegria de

Combinaram encontrar-se às 21h

Classifica os verbos sublinhados na frase como transitivos ou intransitivos, transcrevendo- os para a coluna respetiva do quadro.. Frase: Escondi três livros na estante

Isso porque, a plataforma Sempre UFG possibilitará o acompanhamento da trajetória dos egressos cadastrados, disponibilizando informações relevantes tanto para a gestão