• Nenhum resultado encontrado

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD ADULTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD ADULTOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com

1

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2017 - REVISTA CPAD ADULTOS LIÇÕES BÍBLICAS - AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO

COMO O CRENTE PODE VENCER A VERDADEIRA BATALHA ESPIRITUAL TRAVADA DIARIAMENTE

LIÇÃO 2 – O PROPÓSITO DO FRUTO DO ESPÍRITO INTRODUÇÃO

Jesus ao proferir parábolas utilizando-se de aspectos visíveis naturais ensinava verdades espirituais

para o bem estar social, moral e espiritual dos homens. Um exemplo, foi sobre a árvore que dá bons frutos em comparação com a árvore que dá maus frutos, sendo esta última por não frutificar, cortada e lançada no fogo e aquela mantida para frutificar mais ainda. Nesta lição estudaremos sobre o propósito do Fruto do Espírito.

I – A VIDA CONTROLADA PELO ESPÍRITO

Quando uma pessoa tem a sua vida presidida pelo Espírito Santo, esta condição lhe garante uma

ferrenha oposição a lei do pecado que quer se manifestar em seu coração, ou seja, este estado de ter a sua vida controlada pelo Espírito Santo lhe remete a posição de que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. (Rm 8:1-4)

1. A LEI DO ESPÍRITO DA VIDA

Aprouve a Deus enviar a esta terra o seu filho amado Jesus Cristo como homem, isto é, em carne,

numa natureza humana sem pecado, com uma vida de obediência a Deus para cumprir a Lei de Deus por toda a humanidade e pelo poder divino derrotar e condenar a lei do pecado e da morte, através do seu sacrifício de morte na cruz do Calvário.(Rm 8:2-4)

O homem que se deixa presidir pelo Espírito Santo se inclina para as coisas de Deus e rejeita a consumação do pecado em sua vida, pois quem está em Cristo Jesus é uma nova criatura, as coisas velhas já passaram. (2 Co 5:17)

A lei do Espírito da Vida ao adentrar no coração do homem estabelece contra a natureza humana a

fortaleza espiritual, a capacidade de resistir ao diabo e suas respectivas tentações, obedecendo sempre a vontade soberana do Senhor Jesus. Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. (Rm 8:1)

2. CARACTERÍSTICAS DA NATUREZA CRISTÃ

i. Quem vive segundo o Espírito pratica a justiça, (as coisas certas segundo a vontade de Deus),

e está literalmente morto para o pecado. (Rm 8:10)

ii. Quem vive segundo o Espírito tem a absoluta certeza de sua ressurreição ou transformação

para um corpo glorificado e de vida eterna, assim, como Cristo ressuscitou. (Rm 8:11)

iii. Quem vive conforme a vontade do Senhor Jesus, em Espírito, é filho de Deus e o próprio

Espírito de Deus testifica em nosso espírito que somos filhos de Deus. Aleluia ! (Rm 8:14-17)

3. O NOSSO VIVER É CRISTO

O apóstolo Paulo recitando um cântico de vitória numa sequência lógica de sete indagações coloca em destaque a proteção de Deus sobre nós, o seu amor para conosco quando entregou o seu único Filho para morrer por nós, sua disposição de nos abençoar em tudo, a concessão de nossa absolvição da condenação eterna por meio da morte e ressurreição de Cristo, pois, é Deus quem nos justifica (nos declara justos diante de Deus), a permanente intercessão do Senhor Jesus por nós diante do Pai e que nenhuma circunstância adversa pode ser ou tem força para ser o motivo de nos separamos do amor de Cristo. (Rm 8:31-35; 38-39)

O apóstolo também reforça que em Cristo somos mais que vencedores, ou seja, jamais seremos

destruídos. (Rm 8:36-37; 2 Co 4:6-9).

II - O FRUTO DO ESPÍRITO EVIDENCIA O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS 1, CRISTO EM NÓS E NÓS EM CRISTO

(2)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com

2

No primeiro versículo do capítulo 12 da carta aos romanos, o apóstolo Paulo nos convida a nos apresentarmos a Deus com relação ao nosso corpo em primeiro lugar, como sacrifício vivo, em segundo lugar, santo, e em terceiro lugar, agradável a Deus que tipifica um culto racional. Vamos compreender melhor estes três estados que o salvo em Cristo deve ser e viver, e ainda, pragmaticamente entender a forma de alcançar estes três estados:

1.1. UM CORPO COMO SACRIFÍCIO VIVO

O nosso corpo é o templo e habitação do Espírito Santo e por isso deve ser apresentado todos os dias

a Deus no altar do Senhor, puro, sem mácula, sem pecado, segundo a imagem e semelhança de Deus e isto em sacrifício vivo, ou seja, viver irrepreensivelmente para Deus de modo a glorificá-lo sempre. (1 Co 3:16-17; 6:19-20)

1.2. UM CORPO SANTO

Na verdade a nossa apresentação diante de Deus deve ser com o corpo, alma e espírito irrepreensíveis,

porém, é através do corpo que pecamos e é precisamente por isso que devemos ter um corpo santo (separado do pecado). (1Ts 5:23-24; Rm 7:14-25)

1.3. UM CORPO AGRADÁVEL A DEUS

Cristo se entregou na cruz por nós, como oferta e sacrifício a Deus em aroma suave. Como autênticos

e verdadeiros cristãos vivamos uma vida consagrada a Deus através de nossos atos e comportamentos íntegros e ilibados, pois, isto é agradável a Deus. (Ef 5:1-2)

2. O CULTO RACIONAL

Somente pela misericórdia de Deus podemos nos apresentar diante dEle como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o nosso culto racional. Logo, urge a pergunta: Como ter espírito, alma e corpo irrepreensíveis na condição de um culto racional? Certamente a resposta satisfatória a esta pergunta é o de santificar-se na totalidade (espírito, alma e corpo) segundo a pureza moral, a integridade e o amor de Deus, virtudes que devemos imitar, e também ser cheio do Espírito Santo.

2.1. A PUREZA MORAL DE DEUS

A pureza moral de Deus compreende a total ausência de perversidade e de maldade em seu ser.

VIRTUDE DESCRIÇÃO DA VIRTUDE

2.1.1. Santidade de Deus Deus é santo de forma absoluta, isto quer dizer, que nele não habita

nenhuma perversidade, nenhum mal e nenhum pecado. Ele é puro e cheio de bondade, sendo o Senhor, o perfeito modelo de caráter moral ilibado que deve ser imitado, ou seja, alcançado em nossa vida moral e espiritual (Hc 1:13a; Is 6:1-7)

2.1.2. Retidão de Deus Deus confirma a sua retidão quando só age segundo e de acordo com

os preceitos exarados em sua Lei (a Palavra de Deus), sendo esta correta, inerrante, infalível e perfeita. Assim, Deus só faz o que é certo, demonstrando a sua honestidade, a sua coerência entre ordenar e fazer, e isto nos alegra e nos dar a certeza de que podemos indubitavelmente confiar nEle, depositando a nossa fé somente em Deus.(Sl 19:7-11)

2.1.3. Justiça de Deus Deus em sua retidão pessoal age segundo o que é certo e no aspecto

de sua justiça, Deus quer que a sua criação, no caso, o homem, aja segundo o seu padrão moral e se isto não for obedecido, Deus aplica a sua justiça na forma de juízo, conforme a sua Lei intrínseca a Ele mesmo, punindo ou galardoando o agente sem qualquer tolerância, proteção ou parcialidade. (Tg 2:8-13)

2.2. A INTEGRIDADE MORAL DE DEUS

A integridade tem uma interface direta com a ética e com a incontestável conduta correta oriunda de sua santidade, retidão e justiça, refletida na sua pureza moral.

VIRTUDE DESCRIÇÃO DA VIRTUDE

2.2.1. Genuinidade Deus não é uma imitação e nem um ser falsificado, Ele é a verdade a

única verdade, Ele é o que aparenta ser, e não existe outro Deus além dEle. Desta forma devemos também ser genuínos segundo a mesma essência moral de Deus (Jr 10:1-10)

(3)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com

3

2.2.2. Veracidade Deus só fala a verdade, não há em Deus a possibilidade de mentir. Deus

quer que sejamos iguais a Ele, isto é, ser o que dizemos ser, falar a verdade, ser honesto, puro e sincero (Tt 1:1-2)

2.2.3. Fidelidade Deus é fiel, isto é, demonstra zelo, respeito, lealdade para com todos os homens sem acepção de pessoas. Um Deus que cumpre todas as suas promessas. Devemos ser leais, fiéis em tudo segundo o modelo do caráter moral de Deus. (2 Co 1:18-22)

2.3. O AMOR DE DEUS

O amor além de ser um sentimento ou uma emoção da alma, do ponto de vista bíblico, pode ser definido

como um comportamento sacrificial para com uma outra pessoa ou consigo mesmo, ou seja, é uma completa doação de um ser a outro sob todos os aspectos de forma incondicional visando o bem estar social e espiritual de todos.

A manifestação do amor ágape de nós para com o próximo não é opcional, na realidade é uma ordenança do Senhor Jesus e para isso, devemos ter este amor inundando o nosso coração segundo o presidir do Espírito Santo em nosso ser, segundo a nossa integral absorção do caráter de Cristo. (1 Jo 4:7-21) A Bíblia Sagrada menciona na (1 Co 13:4-8), as seguintes virtudes do amor: paciente, benigno, não

invejoso, não se ufana, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não se irrita (exaspera), não suspeita o mal, não folga com a injustiça e folga com a verdade.

2.4. SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO

O nosso corpo é o Templo e habitação do Espírito Santo e portanto Ele mora em nosso ser, o Espírito

Santo está dentro de nós e por isso jamais devemos permitir que o nosso corpo seja profanado pelas imundícias do pecado, porque a luz não se mistura com as trevas. (1 Co 6:19-20).

O apóstolo Paulo determina a nos encher do Espírito Santo.(Ef 5:15-18). Ocorre uma diferença entre ter o Espírito Santo morando em você e ser cheio do Espírito Santo. Então, o que significa ser cheio do Espírito Santo? Quando estamos cheios do Espírito Santo temos as seguintes virtudes atuando em nós para a Glória de Deus, segundo o próprio apóstolo Paulo na carta aos efésios:

VIRTUDES SIGNIFICADO

2.4.1 Ensinar Cheio do Espírito Santo falo de Deus, falo sobre o reino de Deus para as outras

pessoas com intrepidez para que todos cresçam na graça e no conhecimento.(Ef 5:19a)

2.4.2 Alegria Manifestamos de forma permanente uma alegria em nosso coração, por ser

salvo em Cristo Jesus, por sermos filhos de Deus, por saber que teremos uma vida eterna com o Senhor e por isso cantamos e louvamos, de forma afinada ou não, ao Senhor com hinos e cânticos espirituais.(Ef 5:19b)

2.4.3 Gratidão Por sermos alegres e felizes, em razão de termos uma permanente comunhão

com Deus, somos envolvidos por uma atmosfera de gratidão ao Senhor, nunca demonstrando descontentamento ou murmuração. Agradecemos ao Senhor sempre por tudo, pois, sabemos que Deus está no controle. (Ef 5:20)

2.4.4 Humildade A humildade em sua essência não significa ser um coitadinho ou uma pessoa

subserviente, mas, sim não ter os seus interesses se sobrepondo aos interesses do próximo, significa compreender que devemos sempre estar prontos para servir. Humildade em sua essência é servir a Deus e ao próximo de coração. (Ef 5:21)

3. A RENOVAÇÃO DA MENTE

O apóstolo Paulo no segundo versículo do capítulo 12 da carta aos romanos nos diz que o culto racional a Deus só será apresentado dia a dia se tivermos uma mente renovada pelo Espírito Santo, ou seja, os valores do mundo contrários a vontade de Deus não tem domínio sobre nós, pois, ao vivermos segundo os preceitos exarados na Santa Bíblia, na oração, no jejum, se consagrando ao Senhor, seremos capazes em nossa alma (mente) discernir entre o que é profano e espiritual, fazendo sempre a vontade de Deus, sendo a sua imagem e semelhança.(Rm 12:2) Na prática para ter uma mente renovada em Cristo, não devemos agir segundo a carne, mas, agir segundo o Espírito. Logo:

(4)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com

4

A Bíblia Sagrada apresenta desqualificações inerentes a pessoas que vivem na carne, classificando-as

como pessoas que não podem se relacionar com o seu próximo e muito menos com Deus. Estas 15 desqualificações estão tipificadas nas chamadas obras da carne que são: prostituição, impureza,

lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices e glutonarias. (Gl 5:19-21)

3.2 . DEVEMOS VIVER EM ESPÍRITO

A Bíblia Sagrada apresenta virtudes ou qualidades inerentes a uma pessoa que vive em Espírito,

classificando-as como pessoas que podem se relacionar com o seu próximo e com Deus. Estas 9 virtudes estão tipificadas no chamado fruto do Espírito, que são: amor, alegria, paz, paciência, benignidade,

bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. (Gl 5:22-23) 3.3. DEVEMOS SERVIR A DEUS COM ALEGRIA E GRATIDÃO

i. Quando estamos em comunhão com Deus, sempre somos renovados dia a dia (2 Co 4:16);

ii. Iluminamos o mundo e o mundo enxerga Jesus em nós e somos purificados(Mt 5:14);

iii. Contagiamos a tudo e a todos com a mensagem da salvação do Evangelho de Jesus Cristo;

iv. Geramos em nossos relacionamentos o amor de Deus e agimos a nossa fé;

v. Desejamos a volta de Cristo.

III - TESTEMUNHANDO AS VIRTUDES DO REINO DE DEUS 1. HOMENS E MULHERES APROVADOS POR DEUS

O Apóstolo Paulo inicia o segundo capítulo da segunda carta a Timóteo, exortando-o a se fortificar

na graça que há em Cristo Jesus e a escolher homens fiéis a Deus de modo a transmitir a eles o Evangelho de Cristo ensinado por Paulo a Timóteo para que estes homens idôneos retransmitisse a outros. (2 Tm 2:1-2).

Na sequência redacional da carta, o apóstolo Paulo, promove uma analogia entre as qualidades de funções profissionais no seu aspecto operacional, associando-as com as virtudes que um servo de Deus deve possuir em sua conduta como cristão e obreiro da Casa do Senhor, a saber:

1.1. UM SOLDADO DO EXÉRCITO

Quando servimos ao Senhor, somos alistados nas fileiras de um grande exército espiritual, e por isso

passamos a enfrentar uma grande guerra espiritual contra os valores deste mundo contrários a vontade de Deus e contra o exército de Satanás que tenta nos aniquilar, isto é, matar, roubar e destruir. O nosso

general é Cristo, e por Ele devemos suportar os sofrimentos inerentes a uma guerra, porém, nada

comparável aos sofrimentos que Jesus enfrentou por nós. Devemos amar, ser fiel e sempre agradar o nosso supremo comandante, Cristo Jesus. (2 Tm 2:3-4; 2 Tm 2:8-10).

1.2. UM ATLETA ESPORTIVO

Todo e qualquer atleta tem um objetivo que é o de alcançar o troféu, o lugar mais alto do pódio, e para

isso deve se preparar nos aspectos técnico e físico de forma a competir em um alto nível de desempenho obedecendo as normas que regulamentam a competição. Da mesma forma, o homem de Deus, o cristão, deve ter sempre em sua mente o maior objetivo de sua vida que é a salvação, consumada na glorificação de seu corpo para viver eternamente com Cristo e para isso deve se preparar em oração, jejum, conhecimento da palavra com um comportamento moral, ético, social e espiritual ilibado diante de Deus e dos homens, tudo segundo a vontade do Senhor Jesus. (2 Tm 2:5)

1.3. UM AGRICULTOR

Um agricultor segundo a sua sensibilidade espera as oportunidades de prenúncio das chuvas caindo

do céu na estação certa para arduamente escavar a terra, lançar as sementes, cuidar do plantio e colher os frutos para o seu sustento. O cristão deve ter em seu ser o desejo de evangelizar, de levar as boas novas que recebeu para outras pessoas, ou seja, o desejo de propagar o Evangelho de Cristo, a salvação aos quatro cantos do mundo e para isto não deve medir esforços em todas as oportunidades possíveis de plantar a semente espiritual para colher vidas transformadas, restauradas pelo Espírito Santo e também ser abençoado em tudo pelo Senhor.(2 Tm 2:6-7).

1.4. UM PROFESSOR

Um professor ensina segundo o conhecimento adquirido testado e provado em suas experiências

(5)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com

5

com Cristo, e se perseverarmos com Cristo, reinaremos com Cristo, não devendo nunca negar a nossa profissão de fé, pois, Cristo sempre será fiel a nós ainda que sejamos infiéis a Ele. (2 Tm 2: 11-14)

1.5. UM ESTUDANTE

Um estudante se debruça em livros para compreender a essência de seus ensinamentos de modo a

aplicar o conhecimento em sua vida profissional ou pessoal adquirindo experiências e profunda vivência na área escolhida, sendo ao longo de sua carreira estudantil submetido a testes e avaliações que chancelam o seu preparo para o exercício de sua profissão. O cristão que se preza deve ser um exímio e assíduo estudioso da Palavra de Deus devendo aplicar o conhecimento adquirido em sua vida para após muitas lutas de ordem espiritual ser aprovado por Deus, não se deixando levar por fábulas, ideologias ou filosofias humanísticas. (2 Tm 2:15-19).

2. COMO SER UM VASO DE HONRA PARA O SENHOR

Na sequencia da carta escrita ao jovem Timóteo, o apóstolo Paulo, explica que em uma casa existem

muitos utensílios que reluzem e outros que obscurecem os ambientes indicando uma analogia a realidade de uma igreja institucional como a de Eféso que possuía em seu seio pessoas para honra e outras pessoas para desonra segundo o padrão comportamental e de serviço ao Senhor.(2 Tm 2:20)

Assim é que para ser um cristão reputado como vaso de honra preparado para toda e qualquer boa obra, é indispensável ter as seguintes características de qualificação:

i. se santificar, ou seja, ser separado do pecado para ser um vaso de honra e útil ao seu Senhor

(2 Tm 2:21);

ii. fugir das paixões da mocidade, ou seja, dos desejos imaturos carnais, seguindo a justiça, a fé,

a paz e o amor, invocando sempre ao Senhor com o coração limpo e puro. (2 Tm 2:22);

iii. repelir as questões insensatas não entrando em contendas filosóficas e teológicas em que

nada edificam (2 Tm 2:23)

Como servos de Deus devemos sempre nos colocar nas mãos do Senhor para que Ele nos molde

segundo a sua vontade, sejamos sempre fiéis a Deus pedindo a sua misericórdia tendo em vista a nossa condição de pecadores. Que o Senhor seja o nosso oleiro quebrando o vaso quando deve ser quebrado para reedifica-lo segundo o seu projeto original, pois, afinal de contas somos cacos de barro entre outros cacos de barro (Jr 18:1-10; Rm 9:19-24)

IV - CONCLUSÃO

Ter uma vida presidida pelo Espírito Santo e ser um vaso de honra na Casa do Senhor, não significa

ser aquele que ora mais, prega mais, louva mais, ensina mais, jejua mais, ler mais a Bíblia, não!, absolutamente não! , ter uma vida presidida pelo Espírito Santo e ser uma vaso de honra significa ser um servo fiel a Deus em tudo e em qualquer circunstância. Shalom Adonai !

Referências

Documentos relacionados

RESUMO - O autor estudou distúrbios de memória em pacientes epilépticos com crises parciais complexas (CPC), com os objetivos de: 1) identificar estes distúrbios; e 2) comparar

Faria (2006) analisou trabalhos já realizados no Brasil, e em outros países, no que se refere às atitudes em relação à Matemática e concluiu que existem pontos em comum entre

Em um estudo com casuística de 24 pacientes, portadores de epilepsia com crises parciais complexas, investigou-se a clínica de pacientes com e sem lesão no lobo temporal

Responsável por 2 a 17% das mortes de pessoas com epilepsia, a maioria dos casos de morte súbita inexplicada é relacionada às crises, em geral não testemunhadas, que ocorrem

III JORNADA INTERNACIONAL DE EPILEPSIA BRASIL-AMÉRICA LATINA?. 08 a 11 de junho de 2016 – Mercure Recife Mar Hotel

(2001) acrescentam que a Neuropsicologia, para além de ser a ciência que estuda as relações entre as estruturas do cérebro, as funções nervosas superiores e o comportamento,

• Entre as alterações de linguagem que podem estar presentes na epilepsia cita-se a disfasia do desenvolvimento, afasia aguda com alteração transitória da

Para preparar-se para esta prova o aluno deve, seguindo o cronograma apresentado, ler o livro recomendado para a sua série e responder às questões propostas em cada capítulo.