• Nenhum resultado encontrado

São Paulo, Brasil No menu: TV ArteEducar Vivaldo Armelin Júnior

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "São Paulo, Brasil No menu: TV ArteEducar Vivaldo Armelin Júnior"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

www.arteeducar.com

São Paulo, Brasil

No menu:

TV ArteEducar

2012

Vivaldo Armelin Júnior

(2)

Comentário

Nessa nova edição do e-curso em formato PDF, apresentamos as condições mínimas para que o registro fotográfico saia a contento e possa ser trabalhado com maior detalhamento durante as aulas práticas em sala de aula, numa sala de informática, sala de vídeo, até mesmo fora da sala de aula usando um notebook, por exemplo etc.

As orientações apresentadas nesse segundo módulo são voltadas aos iniciantes, mas serão úteis mesmo para o professor ou professora que já tenham domínio das técnicas fotográficas e de usabilidade do computador. Toda experiência é válida e proporciona uma oportunidade para a inovação.

Recomendamos a leitura sobre técnicas fotográficas para o aprimoramento do trabalho em se tratando de ensino médio, técnico ou universitário. Para isso, indicamos o Site FotoMBoé que disponibiliza um curso para iniciantes de fotografia totalmente grátis.

Para finalizar, caso tenham alguma dúvida basta contatar-nos, clicando no botão “Contato” do Portal ArteEducar.

ArteEducar. com Série Registro E-livro publicado bimestralmente pelo e no portal ArteEducar. com no Brasil. Produção, Direção, Edição, Fotografia, Filmagem (Áudio/

Vídeo), Áudio, Texto,

Narração: Vivaldo Armelin Júnior Publicação online e não impressa. www.arteeducar.com set/2010 São Paulo, SP Brasil.

Todos os direitos reservados! É proibido imprimir,

copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar,

reproduzir (

por qualquer meio mecânico, eletrônico, filme, digital e

vídeo), sem a devida autorização por escrito fornecida pelo

proprietário do Portal ArteEducar. Todas as imagens (

desenhos,

pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.) foram produzidas por

Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.

É permitida a abertura online para fins educacionais.

As etapas

Pré-produção, produção e pós-produção

Estas são as três etapas para a produção de um slides show,

seja no IrfanView ou outro programa precisam serem respeitadas.

É importante a criação de um roteiro com a indicação do

tempo de exibição de cada imagem, qual áudio será inserido

(

música, efeito sonoro, fala etc.) etc.

Essa fase é a pré-produção, a de produção é a execução ou

criação do slide show, sua configuração e a criação do arquivo

executável. Por fim, a pós-produção é a etapa de finalização,

acabamento, edição e apresentação.

(3)

Criar uma apresentação no Irfan View

O IrfanView é um software proprietário, mas freeware, ou seja, grátis. Não é possível modifica-lo ou melhorá-lo, no entanto, programadores poderão criar plug-ins para a obtenção de novos recursos ou ferramentas.

Ele pode ser baixado no site http://www.irfanview.com/, bem como os plug-ins/add-ons e o arquivo tradutor para o português do Brasil. Sua instalação é bastante simples.

É um software bem interessante porque poderá produzir slides show no formato executável (.exe) ou papel de parede estático ou animado (.scr). Também poderá salvar o slide show para ser gravado

em um CD e este será autoexecutável. Permite a personalização e o ajuste de várias opções. Você também poderá converter imagens e renomear individual ou coletivamente.

Janela do IrfanView.

O IrfanView permite a inserção de áudio em MP3 e até configurá-lo. Não é um soft profissional, mas atende bem a amadores, professores (as), entusiastas e até profissionais.

Pode ser copiado para um CD, DVD e até Blu-ray e instalado em qualquer computador com sistema operacional Windows.

Na próxima página a imagem do editor de slide show do IrfanView com todas as opções.

Como fazer um registro fotográfico?

O registro fotográfico não pode ser estremamente

amador para que não provoque desinteresse por aparte

de alunos e professores. É preciso certo toque de

p r o f i s s i o n a l i s m o ,

mas nada que seja

empecilho para um

bom trabalho.

Para um bom

r e s u l t a d o

é

i m p o r t a n t e

u m

breve roteiro sobre

o que fotografar

durante a atividade

ou

evento,

por

e x e m p l o :

u m a

atividade ou experiência da disciplina Ciências, nada

complexo, apenas a separação da água e o óleo.

Para que o registro fotográfico seja eficiente será

necessário o uso de vasilhas de vidro transparentes e sem

cor, para todas as etapas da experiência. Por quê? Para

que seja possível fazer imagens a nível do objeto e não

apenas de cima para baixo. Sendo de vidro poderá ser

feita imagem de baixo para cima. Essa grande variação de

ângulo proporciona uma visão mais ampla dos resultados

e melhora a possibilidade de

estudo por parte do aluno e

explicações por parte do

professor, um grande

momento

para

a

c o n s t r u ç ã o

d o

conhecimento. Nota:

Observar os possíveis

ângulos fotográficos.

(4)

Planos e ângulos

Continuando o tema abordado na página anterior, variar o ângulo de captura das imagens favorecem um estudo mais profundo e de qualidade. As imagens do berço são ideais para estudo em qualquer disciplina, da Matemática à Língua Estrangeira. Será possível fazer cálculos matemáticos, textos descritivos, criar uma história fictícia, uma história real, estudo geográfico, desenho artístico ou geométrico, trabalhar palavras e textos de uma língua estrangeira, história da evolução humana, história

dos móveis para uso por crianças, estudo dos vegetais, da industrialização etc.

As possibilidades são infinitas. Basta ter um projeto de qualidade e que tenha uma integração entre as várias disciplinas.

Os diversos planos fotográficos favorecem visões diversas do mesmo móvel e desta maneira o aluno poderá ampliar seu conhecimento

não apenas supondo ou intuindo, mas concretamente construindo seu conhecimento a partir da observação, análise, conclusão, crítica e construção ou produção.

Quanto maior o número de imagens e em planos diferentes,

m a i o r s e r á a p o s s ib il id ad e d e trabalho por parte do professor, para isso serão necessários dois ou três celulares, ou ainda, duas

ou três

câmeras fotográficas.

Cuidado com o uso do flash.

Janela do MS PowerPoint.

Janela do LibreOffice Impress.

Ambos os programas possuem janelas e área de trabalho muito semelhantes, inclusive na maneira de produção dos slides. Uma vantagem do LibreOffice Impress é a possibilidade de ler e salvar o formato da Microsoft, o mesmo não acontece com o MS PawerPoint.

(5)

Criar uma apresentação no LibreOffice

Impress ou no MS PowerPoint

O LibreOffice Impress é parte do projeto GNU de software livre e tem versões para Linux, Windows e Mac. Este software é semelhante ao PowerPoint da Microsoft e produz apresentações de slides e até as converte em e-livro no formato PDF ou em arquivo Flash, o mesmo não pode ser feito pelo soft da Microsoft sem um programa externo. Outravantagem para o LibreOffice é o custo benefício, pois é livre e grátis. Um programador poderá modifica-lo e até inserir macros etc. O PowerPoint é pago, acompanha o pacote Office, mas poderá ser comprado separadamente e é caro.

Ambos os softs poderão produzir até mesmo animação, mas só o Livre Office converterá para arquivo Flash, a partir deste é possível convertê-lo para vídeo em qualquer formato de vídeo. Existem softwares pagos que convertem os arquivos no formato MS em vídeo.

As apresentações poderão conter imagens, textos, áudio, vídeo, arquivo Flash, música, efeitos especiais, transições e animações, em qualquer um dos softs. Ambos os programas tem versão em português do Brasil com correção ortográfica, mas infelizmente não possuem correção gramatical.

São dois excelentes softwares e que poderão ser de grande utilidade em sala de aula, como forma de registro, no desenvolvimento de projetos e na sua apresentação final. Quando integrados a seminários, debates, congressos, palestras são mais uma vez um excelente meio de comunicação.

A apresentação de slide, como linguagem, não é um recurso, ferramenta, complemento, auxiliar ou mero apoio na sala de aula. Por ser parte de uma linguagem tem necessidades e características próprias para e na comunicação, em outras palavras, ela tem sua maneira própria de se comunicar. Ambos os softwares são intuitivos, de grande aplicabilidade, portabilidade e interatividade. Uma linguagem dentro das TIIC (Tecnologia da Informação, Interação e Comunicação) que

permitem até mesmo a criação de apresentações interativas. Em sala de aula ou até fora dela poderá ser parte do processo educacional ou de apresentação de um conteúdo, em qualquer disciplina.

É possível montar jogos usando as caixas de opção, menus desdobráveis, caixa de seleção etc.

Foto macro?

Provavelmente tem leitor que está perguntando o que é fotografia macro? Então vamos iniciar com uma pequena explicação que vale para câmeras amadoras e até as reflex ou profissionais.

O macro é uma imagem obtida bem próxima do elemento ou modelo fotografado, com um diferencial, esse elemento ou modelo é de pequeno tamanho, como, uma formiga, inseto em geral, flores, plantas, musgos, pequenos objetos produzidos pelo ser humano etc.

Nas câmeras a função macro é representada na maioria das vezes por uma pequena “flor” (imagem à direita).

A distância focal é variável, pois depende do fabricante e do modelo do equipamento. Muitas câmeras amadoras tem distância focal mínima do macro entre 10 e 50 cm, a máxima entre 50 cm e o infinito.

As câmeras amadoras avançadas e superzoom o macro poderá variar de 1 cm a 10 cm como distância mínima, e até 50 cm ao infinito como distância máxima. Muitas câmeras não permitem no modo macro ajuste até o infinito, limitando essa distância ao

modelo da lente.

Já as câmeras reflex e profissionais essa distância, no modo macro, vai depender da lente utilizada, variando entre 1 cm, 1,5 m e 3,0 m, por exemplo. Existem outras distâncias mínimas e máximas para as diversas lentes. Nas câmeras reflex e profissionais o ajuste da função macro é na lente e não na câmera, porém muitas lentes não possuem essa função.

As fotografias macro destacam o detalhamento, a emoção, as formas, textura, iluminação, são impactantes e até chocantes. Não é fácil obter imagens macro, pois exige mais

observação, paciência, perseverança, dedicação etc. Por essa razão é preciso uma boa orientação por parte do professor sobre essa técnica fotográfica.

As pessoas tem a tendência de capturarem imagens panorâmicas, raramente de detalhes e quase nunca imagens macro. ´E preciso mudar.

(6)

Número de câmeras

Caso queira uma melhor qualidade de registro o ideal é trabalhar com duas ou no máximo quatro câmeras fotográficas. Estas deverão estar posicionadas a mais de trinta graus uma da outra. Dependendo do trabalho, um aluno(a) poderá estar sobre uma mesa ou cadeira para fotos de cima para baixo. O mesmo poderá acontecer de baixo para cima.

Os(as) alunos(as) com a(s) câmera(s) deverá(ão) ser posicionado(s) sem que haja algum tipo de barreira a sua frente.

Essas regras devem ser bem pensadas e organizadas para que a cada substituição do fotógrafo (aluno ou aluna) não haja nenhum erro. O ideal é um aluno tirar pelo menos três fotos e então ser substituído.

Outra condição importante é que esta proposta serve para qualquer disciplina ou área de estudo. O que pode variai é a distância do fotógrafo em relação ao objeto, elemento, grupo ou ambiente de estudo.

Todos os alunos deverão dominar os planos fotográficos para facilitar a ação durante a atividade, experiência, grupo de leitura, contar história ou excursão, seja a mais tranquila possível e não ocorram interrupções. As imagens a serem obtidas deverão variar entre planos mais abertos e planos bem fechados, como as imagens macros (de pequenos detalhes, objetos, elementos e até seres vivos).

Caso seja necessário o uso do flash é preciso sincronizar o momento em que cada um dos fotógrafos façam seu disparo, do contrário um flash poderá interferir no outro se disparados simultaneamente. Em muitas situações recomenda-se o uso de um tripé apoio para a câmera ou o fotógrafo, principalmente se o ambiente é pouco iluminado. Os demais alunos poderão registrar escrevendo ou narrando.

A q u e l e s e aquelas que estão fotografando também deverão prestar atenção no professor para saber o melhor momento para a captura da imagem.

Em ambientes externos é preciso muita organização para que não hajam muitas f o t o s r e p e t i d a s , portanto os fotógrafos deverão estar atentos às imagens capturadas pelos seus colegas.

Criar um vídeo a partir de fotografias

É muito fácil transformar imagens fotográficas em vídeo, para isso indicamos dois softwares, primeiro o Microsoft Photo Story 3 e o segundo o PhotoFilmStrip, ambos grátis.

1. O Photo Story produz vídeo até HD e todos com aspecto 4:3, o aspecto dos aparelhos de televisão convencionais. O PhotoStory tem algumas vantagens, ele oferece algumas músicas grátis para uso no vídeo e que poderão ser personalizadas. Fazia parte do Windows XP e foi descontinuado, com a chegada da família Live. A versão de download vem, em inglês, mas como ele é extremamente intuitivo não há problema para edição. Você poderá inserir efeitos de transição, inclusive controlar o tempo. Também poderá criar movimentos dentro da imagem como deslocamento da direita para a esquerda e o oposto, diagonal, inclinado etc. Também usar o zoom-in e zoom-out. Outra opção é a inserção de áudio em tempo real, como narração, descrição, com um ou mais locutores(as). Pode ser utilizado para a criação de vídeos para a internet e Youtube. É compatível com o Windows 7. Para baixar você poderá usar o site de download Baixaki, no seguinte endereço:

http://www.baixaki.com.br/download/microsoft-photo-story.htm ou

digitando na busca do Baixaki o nome do software.

2. Por sua vez o PhotoFilmStrip tem as duas opções de aspecto, o 4:3 e o 16;9 (widescreen), mas é mais simples. Possui apenas dois efeitos e duas transições, mas como o PhotoStory, é possível criar vários movimentos e deslocamentos, inclusive o zoom-in e o zoom-out. Tem versão em português do Brasil. O PhotoStory 3 salva o vídeo no formato WMV, o PhotoFilm salva em Mpeg4, Mpeg 1/2, FLV e Avi.

Em ambos, poderá ser adicionado um subtítulo em texto. É muito mais simples do que o concorrente mais famoso, mas é mesmo assim é uma boa opção. Os vídeos produzidos poderão ser editados e sonorizados em um soft de edição de vídeo que seja compatível com o aspecto 4:3 ou 16:9. Para baixar você poderá usar o site de download Baixaki, no seguinte endereço:

http://www.baixaki.com.br/download/photofilmstrip.htm ou digitando na

Referências

Documentos relacionados

Deus não vai perguntar quantas pessoas você atraiu para a igreja.... mas vai perguntar como você influenciou o Mundo à

O cabo de ligação deverá ser corretamente ligado para permitir o funcionamento do equipamento.. Ligar o cabo na

Em primeiro lugar, como a pecuária é menos intensiva em capital que a agricultura, mais produtores irão escolher a pecuária quando os preços da terra estiverem baixos em

Combating illegal deforestation and land grabbing generates incentives for producers to improve their productivity, thereby inducing farmers to intensify their pastures or switch

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and

Para a obtenção desse tipo de imagem, mais uma vez destacamos que não pode haver pressa, o fotógrafo deve aguardar o momento certo para fazer a captura..

nomenclatura “invertedclassroom” é usada pela primeira vez em uma disciplina de Microeconomia em 1996 na Universidade de Miami/EUA. A “sala de aula invertida”