• Nenhum resultado encontrado

Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.23103-23109 may. 2020. ISSN 2525-8761

Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de

propedêutica clínica

Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical

propedeutical discipline

DOI:10.34117/bjdv6n5-023

Recebimento dos originais: 04/05/2020 Aceitação para publicação: 04/05/2020

Júlia Magalhães Saldanha

Graduada do curso de Odontologia pela Universidade de Fortaleza Instituição: Universidade de Fortaleza

Endereço: Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz - CEP 60811-905 - Fortaleza-CE Brasil

E-mail: juliams172@gmail.com

Edla Helena Salles de Brito

Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza Instituição: Universidade de Fortaleza

Endereço: Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz - CEP 60811-905 - Fortaleza-CE Brasil

E-mail: edla_brito@hotmail.com

Juliana Marinho Ramos de Oliveira

Graduanda do curso de Odontologia pela Universidade de Fortaleza Instituição: Universidade de Fortaleza

Endereço: Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz - CEP 60811-905 - Fortaleza-CE Brasil

Email: juliana_marinho09@hotmail.com

Danielle Frota de Albuquerque

Mestre em Estomatologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo

Instituição: Universidade de Fortaleza

Endereço: Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz - CEP 60811-905 - Fortaleza-CE Brasil

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.23103-23109 may. 2020. ISSN 2525-8761

Renata Cordeiro Teixeira

Doutora em Estomatologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo

Instituição: Universidade de Fortaleza

Endereço: Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz - CEP 60811-905 - Fortaleza-CE Brasil

Email: rena@unifor.br

RESUMO

A presente pesquisa, que foi realizada pelas alunas da monitoria da disciplina de Propedêutica Clínica 1, do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Foi realizada uma pesquisa com questionário de 15 questões aplicado em três dos dez semestres do curso para avaliar o nível de conhecimento dos alunos, sendo abordado os assuntos mais relevantes do conteúdo da disciplina de Propedêutica Clinica 1. O pesquisador tem interesse de avaliar se houve evolução no conhecimento radiológico ou se este apresentou uma estabilidade a partir do 4o semestre, no qual a disciplina é ministrada. O maior índice de acerto foi no 6o semestre, seguido pelo nono semestre e pelo quarto. Observou-se que o conteúdo foi perdido ao logo do curso, mesmo essa disciplina estando presente nas atividades clinicas. Isso reporta a necessidade de revisitar o conteúdo nos semestres mais avançados.

Palavras chave: Odontologia. Radiologia. Monitoria. Ensino. Aprendizagem

ABSTRACT

This research, which was carried out by the students of the discipline of Clinical Propaedeutics 1, from the Dentistry course at the University of Fortaleza (UNIFOR). A survey was conducted with a questionnaire of 15 questions applied in three of the ten semesters of the course to assess the level of knowledge of the students, being addressed the most relevant subjects of the content of the discipline of Clinical Propaedeutics 1. The researcher is interested in evaluating if there has been an evolution in radiological knowledge or if it showed stability from the 4th semester, in which the discipline is taught. The highest success rate was in the 6th semester, followed by the 9th and 4th semesters. It was observed that the content was lost during the course, even though this discipline is present in clinical activities. This reports the need to revisit the content in the more advanced semesters.

Keywords: Dentistry. Radiology. Monitoring. Teaching. Learning.

1 INTRODUÇÃO

Radiologia Odontológica e Imaginologia é a área que visa uma correta interpretação da imagem para a realização de um diagnóstico, acompanhamento e documentação da área que envolve toda a anatomia da face e suas estruturas anexas. (SEÇÃO VI – Radiologia Odontológica e Imaginologia Art. 59)

A Associação Brasileira de Radiologia Odontológica (ABRO) fez um documento em que foi estabelecida uma inter-relação entre a área da radiologia, da patologia e da semiologia. Nesse documento foram apresentados alguns objetivos que os alunos de odontologia devem dominar sobre a radiologia. São eles: indicar exames por imagem, realizar as técnicas de

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.23103-23109 may. 2020. ISSN 2525-8761 radiografias periapicais, interproximais, oclusais e métodos de localização, identificar erros de técnica e ter conhecimento da correção dos mesmos, conhecer as técnicas extrabucais, principalmente a radiografia panorâmica, ter o reconhecimento das estruturas anatômicas nas imagens e nas mais variadas técnicas, interpretar imagens de alterações dentárias, periodontais e periapicais, reconhecer sinais radiográficos das lesões mais prevalentes que dão base para o correto diagnostico, saber descrever as imagens na terminologia adequada e dominar os princípios da prática radiológica: ética, biossegurança e radioproteção. (SCHRANK, 2014).

A disciplina de propedêutica clínica1 do Curso de Odontologia da UNIFOR, a qual está na grade curricular, aborda principalmente o assunto da radiologia aplicada no diagnóstico e exames clínico radiográficos. Durante o curso da disciplina, o aluno deve apreender todos os quesitos presentes no documento da ABRO, além de abranger conhecimentos sobre algumas doenças ou alterações de normalidade que possam estar associadas à área da patologia. O aluno deve-se mostrar empenhado durante o curso para que ele possa fazer um correto diagnostico e realize um exame radiográfico adequado à situação em que o paciente se encontra. Portanto é de suma importância que ele integre o conhecimento de outras áreas da odontologia e saiba associar à prática radiográfica, para uma devida execução do exame clínico radiográfico.

2 METODOLOGIA

Esta pesquisa é do tipo quantitativa e foi realizada no Curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza, em 2017.2 pelas monitoras da disciplina de Propedêutica Clínica 1. Consiste da aplicação de um questionário para avaliação do nível de conhecimento dos alunos sobre alguns assuntos de relevância da disciplina de Propedêutica Clínica 1. É importante ressaltar que esta pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento dos alunos em relação aos conhecimentos sobre a radiologia no decorrer dos semestres, servindo também como mais uma fonte de estudo, ajudando-os na recordação de assuntos de extrema importância para a atuação na Clínica Odontológica. Ademais, o contexto do trabalho direciona-se para uma pesquisa com o cunho acadêmico, com a orientação e supervisão dos próprios professores universitários

Foram incluídos na pesquisa alunos regularmente matriculados no turno da manhã\tarde\noite que cursavam os seguintes semestres:

• Quarto: que são alunos que estão no início da disciplina.

• Sexto: alunos estes que já concluíram a disciplina em menos de 1 ano.

• Nono: consiste de alunos que terminaram a disciplina há pouco mais de dois anos. A amostra foi de 100 acadêmicos de Odontologia, distribuídos em 44 alunos do quarto semestre, 30 do sexto e 26 do nono. Todos os participantes, responderam por completo o questionário, de forma individual e em um só momento.

Para a realização desse trabalho, utilizamos o recurso do google docs. O link gerado foi enviado para os alunos participantes via rede social. Cada aluno teria 48h para responder. O questionário consistiu de 15 perguntas múltipla escolha com 5 itens (a,b,c,d,e) com somente

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.23103-23109 may. 2020. ISSN 2525-8761 uma resposta correta. O questionário não é identificado com os dados pessoais dos participantes, constando apenas o semestre em que cursa.

Este questionário foi criado pela equipe de monitores e revisado pelos professores da disciplina. As perguntas desenvolvidas abrangeram os seguintes assuntos da disciplina de Propedêutica Clínica 1: Técnicas radiográficas intrabucais e extrabucais, métodos de localização radiográfica, formação da imagem e periapicopatias.

Os alunos participantes tiveram acesso as respostas oficiais das perguntas (gabarito), através do acesso de outro link gerado pelo mesmo programa, 24h após o prazo de termino do questionário, com o intuito de ele se auto-avaliar quanto ao assunto da disciplina.

Os dados desta pesquisa foram tabulados utilizando o programa Microsoft Office Excel e apresentados em tabelas e gráficos após a avaliação das respostas.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

A amostra correspondeu a 86.27% (44) de alunos do quarto semestre, 62.5 %

(30) do sexto e 38.8% (26) do nono. A realização do questionário objetivou na análise do desenvolvimento do conhecimento dos alunos perante os assuntos abordados no módulo.

A Tabela 1 mostra uma análise comparativa entre os acertos e os erros de todas as 15 questões aplicadas ao quarto semestre:

Tabela 1. Análise comparativa do percentual de acertos e erros em cada questão em relação ao quarto semestre.

Observa-se que no quarto semestre houve um grande número de erros em relação a maioria das questões, visto que os alunos ainda estão o iniciando a disciplina. Entretanto, pode-se destacar as questões 3, 8 e 11 demonstrando mais de 50% de acertos em cada, devido a um conhecimento prévio sobre o assunto. Na questão três, houve um alto índice de acerto,

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.23103-23109 may. 2020. ISSN 2525-8761 apesar dos alunos não terem visto esse conteúdo ainda, logo, podemos associar que houve uma suposição da resposta, pois a mesma abordava o assunto da técnica radiográfica intra bucal interproximal, ainda não visto. Na questão 8, os acertos podem ser justificados pois quando aplicado o questionário os alunos haviam tido a aula teórica abordada nessa pergunta. A questão 11, os acertos podem ser explicados, também, por ser um assunto previamente visto no início da rotina clínica.

Pôde-se concluir que maior parte das respostas foram respondidas sem nenhum embasamento teórico, justamente, pelo fato de os alunos ainda estarem começando a abranger seus conhecimentos sobre a radiologia clínica.

Na avaliação dos resultados do questionário aplicado ao sexto semestre, obteve-se um maior nível de acertos, pois o assunto havia sido recentemente estudado. A Tabela 2 mostra uma análise comparativa entre os acertos e os erros das mesmas questões aplicada a este semestre:

Tabela 2. Análise comparativa do percentual de acertos e erros em cada questão em relação ao sexto semestre.

Em todas as questões, com exceção da 5a e 15a, houve mais de 50% de acerto, demonstrando um excelente resultado. Uma das questões com baixo índice de acerto foi a 5a, que abordou a técnica radiográfica intra-bucal oclusal. O alto nível de erro dessa questão pode-se justificar que a radiografia oclusal tem indicações especifica e é menos revisitada na rotina clínica. Já na 15a questão, os alunos obtiveram um alto índice de erro, que se justifica por se tratar de posicionamento da radiografia panorâmico. Esse conteúdo só é abordado de forma teórica e com observação da realização da radiografia panorâmica. Conclui-se que o desempenho da turma do sexto semestre no questionário revelou um conhecimento coerente.

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.23103-23109 may. 2020. ISSN 2525-8761 O nono semestre houve um grande número de erros em mais de 50% das questões, com isso, foi notório que grande parte do conteúdo visto na Propedêutica Clinica 1 foi perdido no decorrer do curso.

Na tabela 3 comparamos o índice de acertos e erros nas 15 questões aplicadas neste semestre:

Tabela 3. Análise comparativa do percentual de acertos e erros em cada questão em relação ao nono semestre.

Pode-se concluir que com o tempo os alunos conhecimento sobre muitos assuntos importantes referentes à disciplina tem se perdido e que o índice de erro foi elevado em mais de 50% das questões.

Foi observado que no decorrer do curso de Odontologia, do quarto ao nono semestre, o conhecimento adquirido na disciplina de Propedêutica 1 foi sendo desvanecido.

Com esse trabalho, podemos ressaltar que os assuntos vistos no módulo de Propedêutica Clínica 1 precisam ser revisitados. Através do mesmo, é notório percebermos que precisamos de estratégias, tais como utilizar do laboratório de radiologia para realização de práticas de radiografia, bem como o estudo de lesões nas radiografias, pois de acordo com um estudo realizado por Gomes et al (2008), o profissional da saúde sempre buscou privilegiar os diversos tipos de laboratórios como cenário de aprendizagem. Em suma, o conteúdo deve ser visto em outros momentos do curso, para que os objetivos principais dessa disciplina sejam relembrados aos alunos, principalmente alunos dos semestres mais avançados, bem como para que estes não terminem a graduação com pouco conhecimento nessa área.

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.23103-23109 may. 2020. ISSN 2525-8761

4 CONCLUSÃO

Diante da análise dos dados, foi observado que houve perda de conhecimento nos assuntos que abordam processamento radiográfico, periapicopatias, tempo de exposição dos filmes radiográficos e técnica radiográfica intrabucal oclusal.

REFERÊNCIAS

Conselho Nacional de Odontologia: Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia. SEÇÃO VI – Radiologia Odontológica e Imaginologia Art. 59. Disponível em: < http://cfo.org.br/wp-content/uploads/2009/10/consolidacao.pdf

>SCHRANK, Andressa Zenker;FONTANELLA, Vania Regina Camargo. O ensino de radiologia odontológica: uma revisão de literatura. 2014

Disponívelem:https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/132225/000981969.pdf?se quence=1 GOMES, Maria José et al. Percepção do profissional docente da área da Odontologia sobre o processo docência-assistência. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research, 2008.

Imagem

Tabela 1. Análise comparativa do percentual de acertos e erros em cada questão em relação ao quarto  semestre
Tabela 2. Análise comparativa do percentual de acertos e erros em cada questão em relação ao sexto semestre
Tabela 3. Análise comparativa do percentual de acertos e erros em cada questão em relação ao nono semestre

Referências

Documentos relacionados

Os controlos à importação de géneros alimentícios de origem não animal abrangem vários aspetos da legislação em matéria de géneros alimentícios, nomeadamente

Na hepatite B, as enzimas hepáticas têm valores menores tanto para quem toma quanto para os que não tomam café comparados ao vírus C, porém os dados foram estatisticamente

 Managers involved residents in the process of creating the new image of the city of Porto: It is clear that the participation of a resident designer in Porto gave a

Por essa razão, a proposição de um sistema informatizado de apoio ao monitoramento dessas pragas de eucalipto, que fazem uso de cartões-armadilha adesivos amarelos, auxiliaria

Ousasse apontar algumas hipóteses para a solução desse problema público a partir do exposto dos autores usados como base para fundamentação teórica, da análise dos dados

Alguns ensaios desse tipo de modelos têm sido tentados, tendo conduzido lentamente à compreensão das alterações mentais (ou psicológicas) experienciadas pelos doentes

Este relatório relata as vivências experimentadas durante o estágio curricular, realizado na Farmácia S.Miguel, bem como todas as atividades/formações realizadas