• Nenhum resultado encontrado

IV Mostra de Materiais Didáticos - XXVI SEMANA DA QUÍMICA DA UFMS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "IV Mostra de Materiais Didáticos - XXVI SEMANA DA QUÍMICA DA UFMS"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

PIBID – INQUI – PET – UFMS OUTUBRO 2014

Coordenadoras: Profª. Adriana Bispo Kisfaludy

(2)

PIBID – INQUI – PET – UFMS OUTUBRO 2014 ORGANIZADORA DO CADERNO DE RESUMOS

(3)

PIBID – INQUI – PET – UFMS OUTUBRO 2014 3

Apresentação

O presente caderno foi elaborado com base nos resumos enviados para a inscrição da IV Mostra De Materiais Didáticos PIBID – INQUI –UFMS, contendo uma pequena apresentação dos trabalhos expostos. Os trabalhos apresentados têm por objetivos mostrar ao público acadêmico e profissional da área de ensino o que é realizado atualmente no meio acadêmico e de Ensino médio para o ensino da disciplina de Química assim como trabalhos relacionados com essa área de conhecimento.

A Mostra tendo sido aberta a trabalhos na área de ensino, contou com a participação de materiais desenvolvidos no ensino médio de escolas públicas e privada da cidade de Campo Grande/MS.

O meio de divulgação do presente trabalho será digital, de forma a proporcionar uma ampla divulgação desses trabalhos.

Agradecemos a Coordenadora da XXVI Semana da Química, Profª. Drª Marcia Helena De Rizzo da Mata, pelo apoio e colaboração neste projeto. A Profª. Drª Maria Celina Piazza Recena pelo apoio e motivação, ao Grupo PIBID e PET que sempre colaboram com a Mostra.

Aos Professores do Instituto de Química e a todos os participantes da IV Mostra de Materiais Didáticos.

(4)

PIBID – INQUI – PET – UFMS OUTUBRO 2014 4

Sumário

Jogo das 3 pistas ...5

ChapaQuí ...6

Bazinga ...7

Jogo das Luzes ...8

Material didático impresso sobre conceitos básicos de química para inclusão de alunos do

ensino médio com deficiência auditiva ...9

ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA: revisitando velhos problemas, propondo uma nova solução. ... 10

Roleta Periódica ... 11

Banco Periódico ... 12

Desafio FisQui ... 13

(5)

PIBID – INQUI – PET – UFMS OUTUBRO 2014 5

Jogo das 3 pistas

Ana Helen Araujo Dias Isabella Nunes de Araújo Ramos

Hellen Bispo Valerio Jamille Pesqueiro Deghaiche1

, Fernando Gomes Eufigenio dos Santos2

Contato: fernandoeufigenio@hotmail.com

O jogo das três pistas é dinâmico e interativo e foi elaborado com o intuito de ajudar alunos do ensino médio a estudarem de maneira divertida e agradável a disciplina de química, tornando o aprendizado mais gostoso e sua fixação mais eficaz e efetiva, dentro da matéria ministrada. Onde o aprender é pura diversão e satisfação.

É um jogo envolvente desenvolvido especialmente para jovens e adolescentes. Podendo ser utilizado por todas as idades, desde que façam as alterações necessárias para o uso correto do assunto desejado.

Com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, a ampliar sua desenvoltura no trabalho em equipe e a competir de maneira saudável e satisfatória a disciplina de química, analisando e refletindo sobre seu funcionamento. Espera-se que o aluno faça a interação do jogo com prazer e adquira a competência necessária sobre o conteúdo aplicado em sala de aula e em seguida colocando esse mesmo conhecimento em pratica teórica em busca de aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Didaticamente ele permite que através de 16 cartas elaboradas com três dicas em cada uma, esteja relacionados os conteúdos de Geometria Molecular e Ligações Químicas, que fixadas a uma roleta girada pelo aluno, de maneira aleatória deverá sacar uma das cartas e entregar ao monitor do jogo, que será o responsável por dizer as dicas e avaliar se as respostas estão corretas, e de acordo com o conteúdo trabalhado em sala de aula. O jogo basicamente permite até 4 jogadores.

Sua eficácia é satisfatória e garantida. O aluno por sua vez acaba vendo e revendo por inúmeras vezes o mesmo assunto, memorizando, aprendendo e fixando de maneira lúdica e descontraída.

1

Acadêmico (s)

2

(6)

PIBID – INQUI – PET – UFMS OUTUBRO 2014 6

ChapaQuí

Ana Paula Martins de Souza Barbara Helena de Almeida Correia

Déborah Lopes Mongelli Giovanna Cristina Custódio José Eduardo Weiler Marques dos Santos

3

, Fernando Gomes Eufigenio dos Santos4

Contato: fernandoeufigenio@hotmail.com

O ChapaQuí é um jogo que aborda a química orgânica (nomenclatura e funções), tendo vinte e quatro (24) cadeias, contendo doze (12) funções tais como: aldeído, enol, amina, amida, nitrila, nitro composto, álcool, éter, cetona, éster, ácidos carboxílicos, sais de ácidos carboxílicos.

O jogo possui uma chapa feita de alumínio, e seus suportes são feitos de metalon pintados com tinta spray preta fosca. Os imãs foram cortados e colados com a cola quente em EVA preto, já os elementos químicos foram feitos com EVA branco. Estes serão guardados em seus respectivos recipientes, no total de seis, feitos com EVAs pretos e brancos. Cada cor correspondendo a um time.

O objetivo dessa atividade lúdica é trabalhar em grupo, competitividade e aprendizado de química orgânica, na qual o jogo pode ser composto por até seis jogadores dividindo-os em dois times compostos por até três pessoas.

Consiste em pegar os imãs possíveis para montar as cadeias que serão escolhidas pelo próprio jogador, caso este estiver em duvida com a sua cadeia terá a possibilidade de usar uma dica relacionada à função da mesma. Lembrando que cada grupo tem direito apenas a uma dica em cada rodada.

Os imãs serão divididos em potes, sendo separados por categorias dentre elas: Carbonos, elementos químicos sortidos (H, N, O, P) e ligações simples, duplas e triplas.

Verificamos algumas opiniões sobre o jogo, na qual a maioria delas citava que: o jogo era organizado, criativo, dinâmico, inteligente e a matéria utilizada agradou bastante porém é um jogo que apresenta um certa dificuldade para aqueles que não aprenderam ou não conhece química orgânica.

3

Acadêmico (s)

4

(7)

PIBID – INQUI – PET – UFMS OUTUBRO 2014 7

Bazinga

Aline Martins Barbosa de Oliveira, Isabela Nunes de Souza, Lethícia Satiro Lucena Xarão Vitória Maria Silva Rocha.5

, Fernando Gomes Eufigenio dos Santos6

Contato: fernandoeufigenio@hotmail.com

Os alunos que irão participar da atividade lúdica não precisam ficar estudando em livros e outros materiais de apoio didático, porque a interação através de jogos resgata a diversão e ao mesmo tempo a compreensão individual do conteúdo aplicado, e assim vão jogando, errando, aprendendo e divertindo ao mesmo tempo. Muitas vezes os conteúdos das disciplinas são apresentados aos alunos de forma tradicional, sem apresentação de atrativos para a aprendizagem, e preocupados com esse desinteresse apresentamos o estudo através de jogos com o intuito de resgatar a diversão, a descontração, bem como a compreensão individual do conteúdo aplicado, despertando o interesse dos alunos pela disciplina em sala de aula.

Com atividades lúdicas, que são movimentos e com o objetivo de divertir, aplicando os conteúdos escolares, queremos proporcionar e despertar o interesse dos alunos, fazendo assim a junção de educação e diversão, facilitando a aprendizagem, busca-se a diversão sem desfocar do conteúdo.

A temática escolhida foi funções inorgânicas (ácidos, base, sais e óxidos), a ideia inicial, foi do jogo ser baseado em um Game Show, que são jogos que testam a inteligência e/ou porte físico, com o objetivo de ganhar pontos ou prêmios. As perguntas foram elaboradas para testar a parte intelectual e a piscina de bolinhas com as respostas para trabalhar a parte física.

O jogo denominado Bazinga surgiu com a intenção de mostrar onde as funções inorgânicas são encontradas no cotidiano. Para a prática deste jogo são utilizadas 7 caixas: 4 para os envelopes das respectivas funções inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos), 2 para o descarte das bolinhas que já foram respostas, 1 para descartar os envelopes já utilizados; uma piscina de bolinhas; um quadro para marcar os pontos, dois dados; 36 envelopes; e um manual.

O jogo começa com as duplas jogando dois dados a dupla que tirar o maior número começa escolhendo um envelope.

Para o jogador descobrir onde a função inorgânica é encontrada no cotidiano têm-se os envelopes, nos quais dentro contém a formula de um composto, o seu nome e 5 dicas para o jogador chegar a resposta. Cada envelope vale o total de 60 pontos se a dupla acertar apenas com o nome da fórmula, caso precisem das dicas cada dica retira 10 pontos do total. As respostas estarão em figurinhas coladas nas bolinhas e os jogadores terão que encontra-las. Jogam duas duplas, ganha a dupla que responder pelo menos 1 questão de ácidos, 1 de bases, 1 de óxidos e 1 de sais, com um total de no mínimo 100 pontos.

As duplas podem ir a qualquer momento buscar a resposta sem ter necessidade de falar a resposta antes de encontrá-la na bolinha.

5

Acadêmico (s)

6

(8)

PIBID – INQUI – PET – UFMS OUTUBRO 2014 8

Jogo das Luzes

Bruno Silva da Anunciação João Victor Farias da Silva

Matheus Silva Santos Otavio Gabriel Lara de Brito Pedro Henrique Duré Vieira7

, Fernando Gomes Eufigenio dos Santos8

Contato: fernandoeufigenio@hotmail.com

É um jogo baseado no sistema de perguntas e respostas, porém com diferencial com relação a mecânica de tabuleiro, pois não utiliza dados, todas as movimentações e interações ocorrem através das cartas, que podem conter uma pergunta, podendo ser optativa, aberta, ou uma carta bônus, onde há apenas uma indicação de movimentação, sendo esta progressiva ou retrógrada.

Este jogo tem por objetivo estimular o interesse por química nos alunos do Ensino Médio, de maneira a ampliar seus conhecimentos e expandir seus horizontes de aprendizagem.

Os conteúdos aplicados no jogo foram a separação de misturas e forças intermoleculares, buscou-se relacionar com o cotidiano para facilitar a assimilação e participação das pessoas.

Pode ser jogado por dois jogadores, ou por duas duplas, e inicia com um dos participantes retirando uma pergunta do baralho localizado no centro do tabuleiro, caso esta seja uma carta bônus ela deverá ser reinserida no monte, e deve-se apanhar outra pergunta. As cartas retiradas devem ser lidas para o oponente, que será incumbido de respondê-la, caso acerte a resposta, este andará o número de casas atribuídas no valor, que pode ser encontrado junto com a resposta no rodapé de cada uma das cartas. As perguntas já lidas devem ser colocadas ao lado do tabuleiro em uma pilha separada, caso todas as 37 cartas sejam lidas e nenhum dos dois jogadores tenha atingido a meta de chegar a outra ponta do percurso, será declarado o vencedor aquele que tiver percorrido o maior número de casas.

Uma partida pode ter a duração de 10 a 20 minutos, dependendo do número de perguntas que forem utilizadas, portanto, não demanda um tempo muito grande, tornando-o prático para ser jogado em qualquer ocasião.

Durante a exposição recebemos uma avaliação positiva sobre o jogo, sendo este elogiado por sua mecânica simples e intuitiva, e por seu visual atrativo, por ser um tabuleiro fabricado com luzes de led.

7

Acadêmico (s)

8

(9)

PIBID – INQUI – PET – UFMS OUTUBRO 2014 9

Material didático impresso sobre conceitos básicos de química para inclusão de

alunos do ensino médio com deficiência auditiva

Gabriel Hamed Zayed, Monaliza Martins de Medeiros.9

, Dr.ª Maria Celina Recena Piazza10

Contato: medeirosmonaliza@hotmail.com

Tendo em vista o aumento da presença de alunos com deficiência auditiva nas unidades escolares faz-se necessário uma pesquisa das melhores técnicas para proporcionar a aprendizagem inclusiva. Observa-se que os deficientes auditivos são muito dependentes do interprete para a aprendizagem, o que diminui sua interação com os colegas. Em virtude dos aspectos mencionados neste trabalho buscou-se proporcionar aos deficientes auditivos uma forma mais autônoma de aprendizagem com interação entre os colegas. Foi proposto pelos membros do PIBID um material didático impresso, na forma de uma cartilha, caracterizado por muitas imagens explicando alguns conceitos básicos. O foco do material é a explicação de conceitos básicos da química através de clipes coloridos, fazendo analogias entre átomos, moléculas, substâncias simples e compostas, misturas homogênea e heterogênea, proporcionando representações destas partículas submicroscópicas.

A cartilha foi projetada pensando na inclusão dos alunos com deficiência auditiva com os ouvintes, o material tem diversas imagens, sendo muitas delas analogias de fotos com os clipes coloridos para ajudarem na visualização e na representação das partículas subatômicas. A cartilha apresenta uma lista de exercícios e um mapa conceitual dos conceitos apresentados. O material didático conta com a cartilha, os clipes coloridos, uma folha em anexo e um cartão resposta dos exercícios presentes na cartilha.

Na avaliação dos professores de química do ensino médio e de um interprete da língua brasileira de sinais a cartilha é adequada para um trabalho em sala de aula desenvolvido entre os alunos ouvintes e com deficiência auditiva, sem a intervenção direta do interprete, proporcionando interação social e o entendimento do conteúdo. O material será aplicado e avaliado pelos alunos. Espera-se contribuir para que alunos com dificuldades auditivas se tornem independentes na construção do conhecimento sempre que houver intervenção de matérias de apoio.

9

Acadêmico (s)

10

(10)

PIBID – INQUI – PET – UFMS OUTUBRO 2014 10

ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA: revisitando velhos problemas, propondo uma

nova solução.

Bianca de Oliveira Silva Fernando Gomes Eufigênio dos Santos11

, Onofre Salgado Siqueira12

Contato: quim.oliveira.bianca@gmail.com

ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA: revisitando velhos problemas, propondo uma nova solução.

Bianca de Oliveira Silva1 (IC), Onofre Salgado Siqueira1* (PQ) e Fernando Gomes Eufigênio dos Santos2 (FM) *onofre.siqueira@ufms.br

Palavras Chave: modelos, ciências, séries iniciais

Os problemas sobre a aprendizagem das representações dos estados físicos das substâncias em nível submicroscópico são bastante conhecidos e envolvem, dentre outros, uma a atribuição das características observadas em nível de fenômeno (macroscópicas) com as representações das partículas. Assim, por exemplo, representações da água no estado sólido, no nível de partículas, como cubos no fundo do recipiente e no estado gasoso como fumaça que sai do recipiente são bastante comuns em alunos do ensino médio e dos anos iniciais do ensino superior.

Considerando que a aprendizagem dos conceitos sobre os estados físicos das substâncias são apresentados desde as séries iniciais do ensino fundamental, propomos apresentar uma sequência didática que pretende contribuir para uma aprendizagem significativa (que faça sentido para os alunos) sobre as representações moleculares bem como da utilização dessas representações para o entendimento das mudanças dos estados físicos da água em nível submicroscópico.

O material didático desenvolvido no contexto da proposta apresentada acima consiste em representações de moléculas de água construídas com isopor que permite simular as transformações dos estados físicos da água.

Para a representação do estado física da água, são utilizadas as representações das moléculas ligadas a quatro outra moléculas de água com palito de dente representando as ligações de hidrogênio existentes, assim formando a rede cristalina rígida.

No estado líquido e gasoso foram usadas as representações das moléculas em um cone submetido ao fluxo de ar.

Este material está sendo proposto, inicialmente, para o 5º ano do ensino fundamental.

11

Acadêmico (s)

12

(11)

PIBID – INQUI – PET – UFMS OUTUBRO 2014 11

Roleta Periódica

ANA BEATRIZ FRATARI DE FARIAS, CAMILLA FRIZON PETRY, CÉSAR SOARES DA FONSECA

DENYS LEANDRO ZANINI SILVA, EDSON RICALDES, FELIPE MARTINS DOS SANTOS, GABRIELLY PEDROSO ROCHA, GUSTAVO DOS SANTOS LUIZ, GUSTAVO MENDES DA SILVA FRETES, JOÃO GUILHERME AZAMBUJA

CORRÊA, JULIANO MENDES BOTELHO, LETHÍCIA BIANCA RODRIGUES SANTOS, LETICIA LAYHARA RODRIGUES DOS SANTOS, MARIANA ALAMAN HIGA, MATHEUS DE OLIVEIRA LIMA, MÔNICA FRANCISCO MORALES, SARAH CRISTINA RODOVALHO ATALAIA, STEFANY LIMA GONÇALVES, VINÍCIUS DE ALMEIDA

SARAIVA, ALAN GONÇALVES SANTOS, THALYA RAIANE RODRIGUES DA SILVA

PÉTRICK JEFF DA SILVA, MATHEUS FERELLI SANDIM, KARYN MENDES GAMARRA DA FONSECA, LARISSA KELLER ALVES DA SILVA, LUCAS GABRIEL CASSIANO MONTOSO13

,

Adriana Bispo dos Santos Kisfaludy14

Contato: prof.adrianabispo@gmail.com

A utilização de jogos para contribuir ao aprendizado dos alunos vem sendo verificado por diversos autores. contata-se que jogos didáticos utilizados em sala de aula proporciona uma melhor assimiliação dos conteúdos por parte dos alunos. certos se a utilização de jogos auxilia a aquisição do conhecimento dos conceitos trabalhados em sala de aula, o fato que os alunos construam seus próprios jogos pode vir a contribuir de forma mais intensa e significante. Nesta Perspectiva, foi realizado em em escola da Rede Pública de Campo Grande Mato Grosso do Sul, uma série de materiais elaborados pelos alunos que visam aprofundar certos conhecimentos de determinadas teorias, que muitas vezes são de dificil compreenção dos alunos. o presente jogo realizado com alunos de 1º anos do ensino médio tem como tema principal a Tabela periódica.

O jogo baseado numa roleta e seguido de perguntas e respostas, permite que por meio de brincadeiras, e ou competição entre os mesmos, reforcem os conceitos estudados em sala de aula. Assim como o jogo foi elabarados pelos alunos com a orientação da Professora, os mesmos tiveram que realizar pesquisas para elaborar as questões presentes no mesmo, como também regras de como jogar. desta forma foi possível verificar não somente o interesser dos alunos como também o animo ao confecionar o prórpio material. O jogo em questão consiste em uma roleta, tipo casino, no qual as cores representam o tipo de questão a ser respondida. feito para ser jogado em equipe, a progressão é feita por peões em um tabuleiro, ganha quem terminar o percuso.

13

Acadêmico (s)

14

(12)

PIBID – INQUI – PET – UFMS OUTUBRO 2014 12

Banco Periódico

ALICE CECILIA SOARES CÓRDOBA, CAMILA CORREA MACHADO, CÂNDIDA EDUARDA VIEIRA DUARTE, CIBELLE FRANCINE DURÉ NOGUEIRA, DIEGO DA SILVA RAMOS, ELIVELTON SERAFIN DE SOUZA JESUS, HARRISON WILLIANS PEREIRA QUINTINO, JOHNATAN HENRIQUE PEDROSO FAVELA, KLEBER DOS SANTOS

LOUREIRO GOMES, LETHÍCIA DE LIMA ALZAMENDES SIMONES, LUAN MATHEUS LOUREIRO DO NASCIMENTO, LUCAS RAFAEL SCHAEFLER ESTECHE, MARCELO MATHEUS RUBERTO DOS SANTOS, RAMAO

MARQUES PEREIRA NETO, SEMÍRAMIS LOPES UGALD, THAMYRIS DE SOUZA FURTADO, VINÍCIUS SOARES DA SILVA, YSAK DA SILVA SOUZA, EDUARDO ARAUJO DA SILVA, ANA LUCIA WEBER COLMAN, CARLOS ROBERTO DE FREITAS SILVA JÚNIOR, MARIA EDUARDA AMORIM DE OLIVEIRA, FELIPE CESAR RODRIGUES

BARROS, GABRIEL DOS SANTOS VILELLA

15,

Adriana Bispo dos Santos Kisfaludy16

Contato: prof.adrianabispo@gmail.com

a utilização de jogos para contribuir ao aprendizado dos alunos vem sendo verificado por diversos autores. contata-se que jogos didáticos utilizados em sala de aula proporciona uma melhor assimiliação dos conteúdos por parte dos alunos. certos se a utilização de jogos auxilia a aquisição do conhecimento dos conceitos trabalhados em sala de aula, o fato que os alunos construam seus próprios jogos pode vir a contribuir de forma mais intensa e significante. Nesta Perspectiva, foi realizado em em escola da Rede Pública de Campo Grande Mato Grosso do Sul, uma série de materiais elaborados pelos alunos que visam aprofundar certos conhecimentos de determinadas teorias, que muitas vezes são de dificil compreenção dos alunos. o presente jogo realizado com alunos de 1º anos do ensino médio tem como tema principal a Tabela periódica.

O jogo baseado em perguntas, resposta e progressão num tabuleiro permite que por meio de brincadeiras, e ou competição entre os mesmos, reforcem os conceitos estudados em sala de aula. Assim como o jogo foi elabarados pelos alunos com a orientação da Professora, os mesmos tiveram que realizar pesquisas para elaborar as questões presentes no mesmo, como também regras de como jogar. desta forma foi possível verificar não somente o interesser dos alunos como também o animo ao confecionar o prórpio material. O jogo em questão foi baseado no jogo banco imobiliário, contem tabuleiro peões e cartas com perguntas, o obejitvo do jogo é de adquirir o maior número de bem químicos possível. tais como ouro, petroleo e outros. o jogo se encontra ainda em fase de projeto em elaboração.

15

Acadêmico (s)

16

(13)

PIBID – INQUI – PET – UFMS OUTUBRO 2014 13

Desafio FisQui

ALEXANDRE DE ALMEIDA LOPES BORGES, CAIO ROBERTO MATOS CARVALHO DANTAS, DOUGLAS ALEXANDRE DE SOUZA MARTINS, FRANCIELE GALVÃO DA SILVA SARAIVA, GABRIEL APARECIDO DIAS SANTOS, GABRIEL CAVANHA DIAS DA SILVA, GABRIEL LUCENA MACHADO, GABRIELLY PEREIRA PIRES,

GISLAINE STEFHANI DE OLIVEIRA MORAIS, HENRIQUE SOUZA DA COSTA, JANAINA ALVES RODRIGUES, JENIFER CAMILA MACIEL PEIXOTO, JUSSARA DA SILVA RODRIGUES SOARES, KARINE EMILIA GOMES COSTA, KELY ALVES MACHADO, LEONARDO MENDONÇA BENITES, LETÍCIA DOS REIS BLOEMER, LETÍCIA

VIEIRA DO NASCIMENTO, MATHEUS DA ROSA BARRETO, MATHEUS HENRIQUE DA SILVA FERNANDES, RAFAELA DE MORAES DOS SANTOS, RONALDO JÚNIOR APODACA ABREGO, SAMARA BRAGA FERREIRA,

ALEXANDRE ARRUDA ARECO, GONG LI CHENG, GABRIEL MENDES DOS SANTOS, GUSTAVO SILVA DOS SANTOS

17

, Adriana Bispo dos Santos Kisfaludy, Margarete Marques de Souza18

Contato: prof.adrianabispo@gmail.com

Desafio FisQui é um jogo de Tabuleiro que foi realizados pelos alunos do segundo ano do ensino médio, de uma Escola da Rede Estadual de Campo Grande MS dentro da disciplina de Física, com o Objetivo de elaborar um jogo didático para revisar determinados conteúdos. visto que existem diversos artigos que afirmam que jogos didáticos auxiliam na aprendizagem dos alunos, isto em todos os níveis de aprendizagem. Foi proposto aoas alunos a elaboração de um jogo didático para a revisão de determinados conteúdos, podendo ao mesmo tempo relacionar no jogo em questão disciplinas como química e física. Desta forma foi elaborado o presente jogo, no qual foi dado a liberdade aos de alunos no que se refere ao tipo de jogo, regras e elaboração do mesmo, ficando a professora responsável pela orientação e auxílio no decorrer desta elaboração. A elaboração do jogo permeou determinadas aulas de física nas quais os alunos discutiram e elaboraram o jogo, criando a arte do mesmo e as regras que acompanham. Neste caso a houve uma unanimidade da turma sendo que esta turma preferiu realizar somente um jogo, com a participação de todos. O jogo foi elaborado reunindo questões dos conteúdos de física e química que foi trabalhado no decorrer dos dois anos de ensino médio. Constituido de um tabuleiro peões e cartas de questões o jogo pode ser utilizado também para realizar uma revisão do conteúdo.

Desta forma foi possível observar que durante a confecção do material que houve entre os alunos uma integração, e como deveriam elaborar cartões contendo questões para o jogo, os mesmo tiveram que realizar um revisão dos conteúdos. O jogo encontra-se ainda em fase de finalização, tendo que passar ainda por um arevisão, porém a experiencia despetou num determinado grupo de alunos um maior interesse pela disciplina, fato este constattado pela dedicação do mesmo ao elaborar o trabalho. consideramos que a experiencia foi de grande utilidade para que os alunos possam se integrar e se interessar mais pelas disciplinas da área de ciências exatas.

17

Acadêmico (s)

18

(14)

PIBID – INQUI – PET – UFMS OUTUBRO 2014 14

Duelo da Termocinética

JOYCE MARTINS DOS SANTOS, ELIZAMAR DE QUEIROZ FELTRIN, PATRICK ALEXEI DIAS FERREIRA, ANDRESSA STÉFANI SCHIAVENATO, LUCAS GONÇALVES CAVALCANTE, LARISSA DE FÁTIMA CARVALHO

FERNANDE19

, Adriana Bispo dos Santos Kisfaludy20

Contato: prof.adrianabispo@gmail.com

A utilização de jogos didáticos no ensino vem sendo utilizada por diversos professores, visto que, por meio de jogos e brincadeiras é possível aumentar o interesse dos alunos ppelas diversas disciplinas utilizadas. Na grande maioria das vezes o professor leva para sala de aula jogos prontos permitindo desta forma que os alunos o utilizem com foco didático.

O presente trabalho foi desenvolido com alunos do segundo ano do ensino médio, de uma Escola da Rede Estadual de Educação de Campo Grande, no qual foi proposto que eles elaborasse um jogo para facilitar o aprendizado de determinado conteúdo. Os mesmos se dedicaaram a elaborar os respectivos jogos proporcionando assim, uma revisão dos conteúdos que deveriam aparecer nos jogos.

Desta forma foi elaborado o presente jogo, é um jogo de duelo em equipes no qual ao girar a roleta um jogador de cada equipe deve responder as perguntas que são baseadas em duas disciplinas química e física. O jogador ao girar a roleta uma vez a mesma ao parar sobre um tema o jogador deve responder uma questão relacionado a esse tema.

O trabalho se encontra ainda em fase de elaboração, porém ja permite uma manipulação do mesmo que nescessita ainda de ajustes, seja nas questões ou na regra do jogo. A principal característica do trabalho foi o fato de que a professora realizou somente a orientação, sendo que a escolha do tema, jogo, e outros do jogo ficou sob a responsabilidade dos aluno, que se empenharam para a realização do mesmo. Desta forma podemos observar que é possível utilizar este tipo de trabalho em sala de aula para, principalmente, despertar nos alunos interesse pela disciplina.

19

Acadêmico (s)

20

(15)

PIBID – INQUI – PET – UFMS OUTUBRO 2014 15

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho é realizar um diagnóstico das principais causas do desperdício de materiais, neste caso argamassa, durante o processo de transporte no canteiro de obr a,

Box-plot dos valores de nitrogênio orgânico, íon amônio, nitrito e nitrato obtidos para os pontos P1(cinquenta metros a montante do ponto de descarga), P2 (descarga do

Destaque-se aqui mais uma vez: “a existência de um prazo para a recuperação de condições seguras não significa que as instalações estejam liberadas para o

Doutor em administração pública e governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/Eaesp); professor do Departamento

Avaliação técnico-econômica do processo de obtenção de extrato de cúrcuma utilizando CO 2 supercrítico e estudo da distribuição de temperatura no leito durante a

novamente aceito no seguro mediante preenchimento de proposta de adesão, o Segurado deverá cumprir novo período de carência, salvo expressa menção em contrário

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et