• Nenhum resultado encontrado

Análise do figurino do filme jogos vorazes tcc cdescarvalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Análise do figurino do filme jogos vorazes tcc cdescarvalho"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

INSTITUTO DE CULTURA E ARTE

DESIGN DE MODA

CELINA SOUSA CARVALHO

ANÁLISE DO FIGURINO DO FILME JOGOS VORAZES

FORTALEZA

(2)

CELINA SOUSA CARVALHO

ANÁLISE DO FIGURINO DO FILME JOGOS VORAZES

Artigo cientifico apresentado ao Pro-grama Graduação em Design-Moda da Uni-versidade Federal do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Design-Moda. Área de concentração: De-sign.

Orientador: Prof. Msc. Marta Sorelia Felix de Castro.

FORTALEZA

(3)

Dados internacionais de catalogação na publicação Universidade Federal do Ceará

Biblioteca Universitária

Gerada automaticamente pelo módulo catalog, mediante os dados fornecidos pelo (a) autor (a) __________________________________________________________________

C322a Carvalho, Celina de Sousa.

Análise do figurino do filme do Jogos Vorazes / Celina de Sousa Carvalho – 2017. 33 F.: IL. COLOR.

Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Design de Moda, Fortaleza, 2017.

Orientação: Prof. ME. Marta Sorelia Castro.

1. Moda. 2. Poder. 3. Figurino. 4. Jogos Vorazes. I. Título.

CDD 391

(4)

CELINA SOUSA CARVALHO

ANÁLISE DO FIGURINO DO FILME JOGOS VORAZES

Artigo cientifico apresentado ao Pro-grama Graduação em Design-Moda da Uni-versidade Federal do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Design-Moda. Área de concentração: De-sign.

Orientador: Prof. Msc. Marta Sorelia Felix de Castro.

Aprovada em: ___/___/______.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________

Prof. Msc. Marta Sorelia Felix de Castro. (Orientador) Universidade Federal do Ceará (UFC)

_________________________________________

Prof. Davi Sombra Montenegro

Universidade Federal do Ceará (UFC)

_________________________________________

Prof. Ma. Eveline Maria de Azevedo Silveira

(5)

AGRADECIMENTOS

A Deus, por iluminar meu caminho.

A meus pais Françoise e Reginaldo, que sempre me apoiaram nos meus sonhos e me incentivaram a ser uma pessoa melhor a cada dia.

Ao meu irmãozinho Eduardo que me lembra sempre em ser forte e nunca desistir dos meus sonhos.

A Prof. Msc. Marta Sorelia Felix de Castro, pela excelente orienta-ção, por toda a paciência, boa vontade e envolvimento com o trabalho..

Aos professores participantes da banca examinadora Prof. Davi Sombra Montenegro e Prof. Ma. Eveline Maria de Azevedo Silveira pelo tempo, pelas valiosas colaborações e sugestões.

Aos professores do curso Design de Moda que direta e indiretamente contribuíram com esse trabalho.

(6)

“Feliz Jogos Vorazes e que a sorte esteja a seu favor”.

(7)

RESUMO

A trilogia Jogos Vorazes nos remete a infinidades de temas contemporâneos dentre eles a utilização da moda de figurino como forma de dominação e de-monstração de poder, este sendo o objetivo principal do trabalho, buscou-se através do estudo de aspectos semiológicos, da psicodinâmica das cores, da modelagem e características dos personagens dar uma fundamentação teórica a pesquisa. Para a realização desse trabalho houve a necessidade da Pesquisa Documental e Bibliográfica. Após o material coletado, realizou-se a pesquisa em entrevistas cedida pela a escritora da obra e figurinistas do filme. Concluiu-se que a Moda pode utilizar-se de elementos do vestuário como forma de monopo-lização de poder e disfarce da realidade. A mesma vai além da adaptação cine-matográfica Jogos Vorazes estando presente essa temática em nosso cotidiano.

(8)

ABSTRACT

The Trilogy The Hunger Games remind us of a myriad of contemporary issues among them the use of costume design as a form of domination and demonstra-tion of power. This being the main goal of the work, sought through the study of articles of semiology aspects, the psychodynamics of colors, the modeling and characteristics of the characters give the base for the theoretical research. To perform this study, it was necessary documentary and bibliography research. To perform this study, It was collected, there was a research in interview given by the writer of the books and designers from the film. It was concluded that Fashion can use elements of clothing as a form of monopolization of power and disguise of reality. The theme goes beyond the film adaptation of The Hunger Games be-ing present in our everyday lives.

(9)

Sumário

01 INTRODUÇÃO ... 10

02 OBJETIVOS ... 11

2.1 Objetivos Gerais ... 11

2.2 Objetivos Específicos ... 11

04 JOGOS VORAZES ... 14

05 ANÁLISE DO FIGURINO: . ... 17

5.1 Análise Semiológica ... 17

5.2 Categorização de Bretton ... 19

06 A MODA DA CAPITAL:... 21

6.1 Por detrás do Figurino dos Personagens: ... 22

6.1.1 Katniss Everdeen ... 22

6.1.2 Effie Trincket ... 25

6.1.3 Presidente Snow ... 28

07 CONCLUSÃO ... 31

(10)

10

01 INTRODUÇÃO

Jogos Vorazes é uma trilogia de livros, criada pela escritora Suzanne Col-lins, o qual devido a crescente visibilidade, fora adaptado para a versão cinema-tográfica. Em Jogos Vorazes percebe-se a infinidade de temas presentes em nossa sociedade, dentre esses temas, procurou-se investigar e discutir a moda como um instrumento de poder no Jogos Vorazes utilizando-se da forma que a moda por meio do figurino, semiologia e a psicodinâmica das cores é utilizada como meio de dominação.

Devido a escassa bibliografia referente a moda como ferramenta de po-der, pretende-se que o presente estudo contribua para esta área de pesquisa, a qual a partir do estudo de figurino analisa-se a moda como forma de poder no Jogos Vorazes. A presente investigação, consiste em estudo bibliográfico e ca-racteriza-se como qualitativo, o qual possibilita uma maior coleta de dados e aprofundamento, além da busca em outros autores que trate do assunto estu-dado.

(11)

11

02 OBJETIVOS

2.1 Objetivos Gerais

Desenvolver análise do figurino do filme Jogos Vorazes, destacando os símbolos de moda como ferramenta de poder na trilogia Jogos Vorazes no figu-rino dos personagens.

2.2 Objetivos Específicos

-Desenvolver estudo bibliográfico a respeito da evolução da indumentária com objetivo de embasar análise histórica.

-Analisar a moda produzida pela a Capital relacionando o figurino do filme jogos vorazes de acordo com a categorização de Bretton

- Realizar estudo semiológico relacionando os aspectos imagéticos do figurino com as características de personalidade dos personagens da trilogia Jogos Vo-razes

(12)

12 03 METODOLOGIA

Todas as pesquisas e análises foram realizadas a partir do tema e

proble-mática definida, nas quais buscou-se estudar a forma que a moda atua na

soci-edade retratada nos livros Jogos Vorazes, como um instrumento de poder,

dife-renciador de classes e ícone de poder e opressão. Para conseguirmos reunir

todas as informações necessárias para a pesquisa, faz-se necessário que haja

uma Metodologia, De acordo com Rodrigues (2007).

Metodologia: É um conjunto de abordagens, técnicas e processos uti-lizados, pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática. (RODRIGUES, 2007, p.2)

O presente estudo se caracteriza como artigo monográfico, o qual tem como especificação de pesquisa qualitativo, por ser uma pesquisa de aborda-gem descritiva, o processo e o seu significado serão os focos principais da abor-dagem, o qual temos como fonte principal da pesquisa bibliográfica a trilogia dos livros Jogos Vorazes. Após a coleta dos dados a respeito dos temas analisados e observados nos possibilitou a interpretação dos conteúdos necessários do livro e buscou-se os respectivos valores simbólicos e significados, através das inspi-rações obtidas para a produção do mesmo.

A pesquisa Bibliográfica de natureza qualitativa é importante para que o pesquisador inicie a busca da compreensão temática a ser estudada, essa forma permite-se iniciar a investigação em obras de outros autores que tratem do mesmo assunto. Após o estudo Bibliográfico, fez-se necessário a etapa de pes-quisa documental acerca da obra, por meio de depoimentos e falas dos profissi-onais envolvidos na criação da obra, o desenvolvimento do figurino e posterior análise e interpretação dos mesmos, conforme afirma Menezes (2005).

(13)

13

tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu signi-ficado são os focos principais de abordagem. (MENEZES, 2005, Pág. 20)

Foi desenvolvido estudo sobre a história da Indumentária, com o objetivo de situar os aspectos simbólicos do figurino do filme e posteriormente uma pes-quisa documental destacando em documentários as falas dos figurinistas que atuaram nos filmes da trilogia Jogos Vorazes, que são: 1 Jogos Vorazes,2 Em Chamas, 3 A Esperança, da autora Suzanne Collins.

Após a coleta de dados bibliográficos e documental realizou-se a análise do figurino dos filmes por meio da categorização de Bretton ( 2005).O referencial teórico teve subsídios em temáticas que envolvem a moda e o valor simbólico; moda contemporânea; moda e mídia; moda, comunicação e figurino.

Os demais tipos de pesquisa também envolvem o estudo bibliográfico, pois todas as pesquisas necessitam de um referencial teórico. Para a pesquisa bibliográfica, é interessante utilizar as fichas de leitura, que facilitam a organização das informações obtidas. (PRODONOV e FREITAS,2013, p.55)

A pesquisa documental, consiste na busca de fontes e possíveis documentos, indo além da Bibliográfica como as adaptações cinematográficas, sites, entrevista cedidas pela escritora Suzanne Collins, artigos e periódicos, com o objetivo de explorar os materiais que ainda não foram abordados ou ana-lisados por outros pesquisadores, de acordo com o tema do trabalho.1

A pesquisa documental baseia-se em materiais que não receberam ainda um tratamento analítico ou que podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa. (PRODONOV e FREITAS,2013)

1PRODANOV, Clebe. Freitas, Ernani. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da

(14)

14

04 JOGOS VORAZES

O enredo escolhido para o presente estudo refere-se a uma nação que sobreviveu aos desastres naturais e guerras chamada Panem. Dividida entre 13 distritos e governada pelo o poder da Capital, cada distrito é dividido de acordo com a necessidade da Capital.O Distrito 01 tem a função de fornecer os artigos de luxo e pedras preciosas; Distrito 02 produzem armamento, além de treinarem o exército da Capital, são a pedreira do país; Distrito 03 produz Tecnologia, a maioria da população trabalha em fábricas e são habilitados em engenharia; Dis-trito 04 trabalham com a Pesca; DisDis-trito 05 são responsáveis por produzir ener-gia; Distrito 06 produzem trens, naves (aero deslizadores) além de medicamen-tos e peças; Distrito 07 fornecem madeira e papel para a Capital; Distrito 08 são responsáveis pela a produção têxtil, Distrito 09 produzem os Grãos; Distrito 10 responsáveis pela Pecuária; Distrito 11 trabalham na agricultura, pomares, cam-pos de trigo e algodão, o que mais sofre a opressão da Capital devido a produção de alimentos, não fica nada da colheita produzida no distrito; Distrito 12, traba-lham com a mineração e extração do carvão, é o Distrito mais miserável de Pa-nem; Distrito 13 fornecem Energia Nuclear e armas para a Capital.

Todos os Distritos permanecem isolados um dos outros, até chegar os Dias Escuros, os distritos liderados pelo distrito treze, unem-se e opõe-se ao governo, entrando em guerra. A capital sai vitoriosa e bombardeia o Distrito 13, um Tratado de Traição é assinando entre os doze Distritos e a Capital, surgindo novas leis e dentre elas institui-se os Jogos Vorazes.

Os Jogos Vorazes é uma competição anual, televisionada pela Capital por

toda Panem, cada um dos doze distritos como punição pela a rebelião que ficou

conhecida como Dias Escuros, devem fornecer um garoto e uma garota

(chama-dos tributos) com faixa etária entre 12 e 18 anos. O termo tributo se referia ao

pagamento obrigatório feito por um estado menos poderoso a um de seus

vizi-nhos mais fortes, era comum na Grécia e Roma, em Panem devido o governo

ter extraído todas as riquezas das regiões. O que restou para ser tomado, como

forma de exercer a dominação, foi a população jovem. Os tributos são levados e

aprisionados a uma arena onde vão lutar entre si até a morte, restando apenas

(15)

15 A Capital é governada pelo presidente Coriolanus Snow, dando continui-dade aos Jogos Vorazes em seu governo. A vida na Capital é de extremo luxo e abundância. A comida é apresentada em grande fartura, possuem um grande avanço tecnológico e os Jogos Vorazes são vistos como entretenimento, sendo rodeados de apostas e idolatrias pelos participantes dos jogos, chamados Tribu-tos. Nos demais distritos, onde não tem acesso a esse luxo da capital, vivendo na miséria, os Jogos são vistos como cruéis, a forma que a Capital encontrou para lembra-los anualmente o quanto são submissos ao governo dela e a opres-são e controle de qualquer possibilidade de novas rebeliões.

Os Jogos Vorazes têm início na Colheita, onde os dois tributos são sor-teados para representarem seus Distritos. Em seguida são enviados para a Ca-pital sobre a tutela de um mentor. Após se estabelecerem na CaCa-pital são prepa-rados, no período de uma semana, onde terão que se tornar objetos de desejo da Capital. Na estória os tributos passam por intervenção de estilistas que tem a função de criar uma nova imagem dos jovens para se tornarem personagens da competição, aqueles que mais se destacam são mais adorados pela a audiência. São os que conseguem por intermédio de seus mentores, os patrocinadores, que são pessoas que irão ajudar os mesmos com suprimentos, remédios ou até mesmo comida, enquanto estiverem na arena. A arena é o estágio clímax e final dos Jogos, onde todos os tributos serão levados para lutar até a morte.

(16)
(17)

17

05 ANÁLISE DO FIGURINO: A MODA COMO INSTRUMENTO DE

PODER NOS JOGOS VORAZES.

5.1 Análise Semiológica

O presente estudo tem como objetivo realizar análise por meio da semio-logia da obra cinematográfica ‘Os Jogos vorazes’. No contexto da obra as infor-mações do figurino são utilizadas como símbolo de diferenciação de classes e de poder. Para o estudo desses elementos será realizado o uso da Semiótica que foi um método proposto por Saurasse (2010) que consiste na busca da com-preensão e significação de símbolos e signos. A análise do figurino consiste na interpretação da mensagem neste conjunto de informações sobre o que se quer transmitir e a significação que o vestuário pode passar para o observador2.

Figura 01-Vestuário Capital

(Fonte: http://capitolcouture.pn/)

Um dos elementos estéticos explorado na concepção do figurino do Jogos Vorazes refere-se à atemporalidade do vestuário, caracterizada por elementos históricos de períodos diferentes da história da cultura Ocidental. É possível per-ceber na figura 01 a mistura de referências históricas de diversos períodos tais

2BARTHES, Roland. ELEMENTOS DE SEMIOLOGIA. São Paulo. Editora Cultrix. Ed.3.2006.

(18)

18 como: O corset do século XVII na primeira imagem. A segunda imagem temos o penteado preso em trança ao estilo Italiano do século XV e o chapéu casquete da década de 40. Já na terceira imagem há a inspiração no vestuário masculino inglês do século XIX.3 No filme Jogos Vorazes, apesar da moda encontrar-se

restrita a Capital, ela torna-se um instrumento de grande poder, podendo ser adaptável aos interesses dos residentes da Capital que demonstram superiori-dade por meio de elementos estéticos em excesso, e está interligada a tecnolo-gia principalmente a comunicação, tornando-se útil como instrumento monopoli-zado pelo governo de Panem.

Os Jogos Vorazes não são um concurso de beleza, mas parece que os tributos mais atraentes sempre conseguem arregimentar mais pa-trocinadores. (COLLINS, 2008, Pág.65)

A comunicação por meio de símbolos é pertinente na Moda e Figurino, já que a partir da escolha de roupa, adornos, cores e elementos estéticos permite-se a emissão de uma mensagem. Partindo despermite-se conceito, conclui-permite-se que o ins-trumento utilizado pela Capital, como estratégia de persuasão é a imagem criada dos tributos, por meio de transformação estética e disfarce da realidade.

No Jogos Vorazes por ser uma estória do gênero distopia a escolha do

figurino, utilizam-se os recursos de manipulação e convencimento por meio da

construção de imagem dos personagens. Essa comunicação torna-se mais

abrangente, pois percebe-se que o corpo funciona como um veículo de

comuni-cação, e toda a estrutura que acompanha e adorna esse corpo também faz parte

dessa “mensagem” que é transmitida. Apesar desta comunicação ocorrer

atra-vés da imagem, a utilização dos elementos visuais permite o disfarce, ou seja, a

mensagem que é comunicada pode ser verdadeira ou algo que difere

completa-mente do valor real.4

Com todo o jogo de imagem e signos lançado da Capital para a população

de Panem, o figurino faz uso dos mecanismos de convencimento e sedução da

3LEVENTON,Melissa. História Ilustrada do Vestuário. São Paulo: Publifolhas. 1ª edição, 2009.

(19)

19

moda surreal da ficção, fazendo-se presente nesse jogo de demonstração de

poder. Essa característica da vestimenta da Capital, promove a distinção entre

os cidadãos da Capital e dos demais distritos. Relacionando com a história da

Indumentária no Ocidente percebe-se a semelhança com a corte francesa do

século XVIII no período do reinado de Luis XVI e Maria Antonieta, a qual as

questões de vestuário e aparência foram importantes para a existência da

rai-nha, cujo objetivo era de exibir a magnificência da dinastia Bourbon com um

rí-gido protocolo de vestimenta impostos pelos monarcas franceses á suas rainhas

durante muitos séculos.

A jovem princesa recebeu um curso concentrado e intensivo sobre a maneira como os Bourbon lidavam com a aparência, o vestuário e a imagem pública. Ela foi redesenhada da cabeça aos pés(...). No en-tanto, desde seus primeiros dias em Versalhes, Maria Antonieta ence-nou uma revolta contra a etiqueta cortesã arraigada, transformando suas roupas e acessórios em expressões desafiadoras de autonomia e prestígio. Embora, ela não manifestasse um interesse constante por política, quer num plano internacional amplo, quer no âmbito domés-tico, creio que ela tenha identificado a moda como uma arma-chave em sua luta por prestígio pessoal, autoridade e por vezes mera sobrevi-vência. (WEBER, 2008 pág.09)

Essa preocupação que a corte francesa tinha pela a vida luxuosa, a de-monstração de poder e a busca incessante de se diferenciar, também é um fator presente na elaboração do figurino dos Jogos Vorazes.

5.2 Categorização de Bretton

Para que haja o estudo de figurino é necessária uma análise relacionada ao tempo e contexto histórico no qual a obra está inserida. Para a obtenção do estudo semiológico do figurino do Jogos Vorazes a fim de proporcionar uma me-lhor compreensão da obra e do desenvolvimento criativo do figurino utiliza-se da Categorização de Breton.

(20)

20 Segundo Bretton (2005) o figurino de Cinema é um espetáculo artístico, o qual deve haver uma organização de elementos que proporcione uma visão es-tética, subjetiva ou poética do mundo. Bretton divide em categorias distintas em relação a fidelidade da reconstituição com o tempo da obra.

A primeira categoria é a Realista, a qual todos os elementos que com-põem a roupa retratam o vestuário da época da obra sendo fiel a precisão histó-rica. A segunda categoria é a Para-realista, que representa quando o figurinista se utiliza do período histórico da obra para realizar a composição do figurino, há uma estilização, a preocupação com a estética e a beleza acima da exatidão histórica. A terceira categoria é a Simbólica, que consiste no figurino não ter o objetivo de ser uma reconstituição de época e sim utilizar da liberdade criativa para simbolizar e comunicar sem a preocupação com a fidelidade histórica dos fatos e imagens.5

Em relação a análise dos figurinos da obra literária adaptada para o ci-nema, destacamos a sequência dos quatro filmes e seus respectivos figurinistas, Trish Summerville (Jogos Vorazes), Jodianna Makovsky (Em Chamas), Kurt e Burt (A Esperança parte 1 e 2). Os elementos imagéticos explorados caracteri-zam os figurinos na categoria Simbólica, ou seja, não há na indumentária dos habitantes da Capital a intenção de seguir fielmente ao tempo em que se passa o enredo, mas como poderemos observar no tópico seguinte do presente traba-lho, há inspiração de vários períodos diferentes da história da moda Ocidental. Além dos habitantes da própria Capital levarem esses elementos de vestuário ao extremo, assemelha-se a uma obra do estilo barroco devido ao exagero de elementos estéticos e ornamentais.6

5 BRETTON,Gerard. Estética no Cinema. São Paulo. Editora MARTINS FONTES 1ª edi-ção.1987.

6 GOMBRICH, Ernst. A História da Arte. Rio de Janeiro. Editora: Guanabara, 1978

(21)

21

06 A MODA DA CAPITAL:

O contexto histórico explorado na trilogia Jogos Vorazes é do gênero de Ficção, caracterizando-se como futurista em uma sociedade alternativa, por esse motivo os elementos estéticos não pertencem a nenhuma ordem cronológica em relação as referências da evolução da moda ocidental até o século XX. O avanço tecnológico em Panem, se encontra mais desenvolvido que o atual, permitindo

que as intervenções estéticas sejam superiores a cirurgias plásticas conhecidas

atualmente. A adaptação do figurino ao cinema, como mencionado anterior-mente, caracteriza-se pela Categoria Simbólica definida por Bretton (2005).

Os habitantes da Capital, por terem acesso ao luxo e uma condição de vida igualitária, não vivem na realidade dos demais distritos, comparando-se com outro período histórico cujo elementos visuais são bastante explorados, referen-cia-se ao século XVIII, no qual se destaca a figura emblemática da rainha Maria Antonieta e da necessidade de diferenciar-se e criar sua própria personalidade através do vestuário (WEBER, 2008). Os habitantes da Capital por possuir uma vida extravagante, sentem a necessidade de se diferenciar esteticamente, utili-zando-se de uma moda com exageros, havendo mudança da cor da pele, inser-ção de objetos no corpo, tatuagens elaboradas ou no simples design de uma barba. O figurino possui muitas opções de cores; diversidade de estampas; va-riedade dos materiais têxteis, acessórios diversos, as modelagens variadas e excêntricas; maquiagem bastante artística e simbólica.

Figura 02-Vestuário Capital

(22)

22 Observando o figurino que representa a moda da Capital observa-se a necessidade da imagem, e o sentimento de se diferenciar e sentir-se superior aos outros. Estratégia que era utilizada por reis e rainhas dos séculos passados, onde havia o exagero, o glamour, gastos desnecessários, a roupa com pouca praticidade e a necessidade de ser mais atraente e poderoso que os demais.7

Embora algumas vezes essa busca por acompanhar as novas tendências e in-tervenções estéticas cause desconforto na população dos demais distritos ao ver os habitantes da Capital.

A capital a cidade que governa Panem. As câmeras não mentiram a respeito da grandiosidade do local. Se tanto, elas não chegaram a cap-tar a magnificência dos edifícios esplendorosos num arco íris de mati-zes que se projeta em direção ao céu, os carros cintilantes que passam pelas avenidas de calçadas largas, as pessoas vestidas de modo es-quisito, com penteados bizarros e rostos pintados que nunca deixaram de fazer uma refeição. Todas as cores parecem artificiais, os rosas in-tensos demais, os verdes muito brilhantes, os amarelos dolorosos de-mais aos olhos. (COLLINS, 2008, Pág. 67)

6.1 Por detrás do Figurino dos Personagens:

6.1.1 Katniss Everdeen

Katniss Everdeen é residente do Distrito 12, vive na parte mais pobre do Distrito. Desde muito jovem teve que assumir a família, pois seu pai morrera em um acidente nas minas e diante o ocorrido a mãe entrara em depressão. Possui uma personalidade forte, além de ser desconfiada, ela tem um instinto protetor principalmente pela irmã Prim. Não sente necessidade de ter amigos ou ser sim-pática, mas tudo muda quando ela chega na Capital e deve assumir o papel da Garota em Chamas, tornando-se querida pelos habitantes da Capital.

7COX,Barbara. JONES, Carolyn. STARFORD,David.STARFORD, Caroline. Última Moda:Uma

(23)

23

Figura 03-Katniss Everdeen

(Fonte:http://galeria.distrito13.com.br/)

Observando-se a mudança da personagem ao logo da trilogia, o figurino vai acompanhando esse amadurecimento dela na Capital. Na primeira imagem evidencia-se a personalidade sólida, forte e introspectiva da protagonista, pela tonalidade da jaqueta de couro nos traz a ideia de força e resistência, essa ima-gem é reforçada com o arco, a trança traz feminilidade para a personaima-gem e possui inspiração indígena. Na segunda imagem nota-se diferença para a “ver-dadeira” Katniss, quando ela assume o papel da garota em chamas, percebe-se essa alusão na cor do vestido, o vermelho nos aproximando da ideia de chamas além dessa tonalidade remeter a uma ideia de veneração e explorando os signi-ficados de aproximação com a divindade.8 A maquiagem cintilante complementa

a imagem da Garota em Chamas, a modelagem do vestido e o cabelo preso em um coque demonstra uma certa fragilidade da Katniss perante a Capital.

Já na terceira imagem, o vestido de casamento que ela usaria caso ca-sasse com Peeta, ela é forçada a usar pelo Presidente Snow, e como forma de rebeldia o figurinista Cinna acrescenta algumas modificações ao vestido no en-redo. Trish Summerville, a figurinista da adaptação cinematográfica, em parceria com Tex Saverio elaboraram o vestido de noiva utilizado por Katniss. O corpete do vestido foi feito de metal, que remete a uma gaiola. Para a parte inferior do

8EGAN, Kate. A psicologia das Cores: Como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo.

(24)

24 vestido a figurinista do filme Trish Summerville queria que a saia pudesse rodo-piar, tivesse elevação, fluidez e penas parecidas com a de um pavão. A maqui-agem foi feita pela as maquiadoras Linda Flowers e Veil Neill, uma maquimaqui-agem brilhante e os cílios postiço em formato de penas, elas optaram por uma maqui-agem mais simples, mas que tivesse um elo de ligação entre os dois vestidos, já que o vestido de noiva seria consumido pelas chamas para que surgisse o ves-tido do Tordo (penúltima foto).9

O vestido do Tordo, era o broche de um tordo que a Katniss levara na arena na edição anterior dos jogos e que se tornou símbolo da rebelião dos dis-tritos. Para conseguir realizar a transformação do vestido, no filme, Trish Sum-merville escolheu o elemento das penas como fator comum entre os dois vesti-dos, o vestido do Tordo dar a ideia de ter surgido das cinzas, inspirada na cor da pelagem do Faisão azul e Pavão, além de dar essa sensação de distância e infinito a coloração do vestido remete ao fato de que a Katniss estar se rebelando contra o domínio da Capital, “destruindo” seu poder com as chamas e se asse-melhando ao pássaro. Os padrões das penas e asas foram feitos de Chiffon.10

A última imagem observa-se a Katniss com o uniforme do Tordo, e perce-bemos o amadurecimento da personagem, não sendo mais a garota que se vo-luntariou nos primeiros jogos e deixando o papel da garota em chamas forjado pela a Capital de lado, ela se transforma no próprio tordo, ou seja, o símbolo da rebelião. Para o figurino da roupa do Tordo, os figurinistas da adaptação para o filme Burt e Kurt, se inspiraram na couraça das armaduras militares, eles não

tinham a intenção de deixar ela com a aparência de heroína, mas de um soldado.

A couraça tem uma tonalidade de azul iridescente, similar a cor das

pe-nas de um Tordo, e o restante do traje assume uma tonalidade cinza e preto. O

azul remete a questão da representação simbólica de que ela é o símbolo da

rebelião e proporciona a sensação de distanciamento. Os tons de cinza e preto

9

EGAN, Kate. Jogos Vorazes: Em Chamas Guia Oficial do Filme. São Paulo. Editora Prumo. 1ª edição 2013.

10EGAN, Kate. Jogos Vorazes: Em Chamas Guia Oficial do Filme. São Paulo. Editora Prumo. 1ª

(25)

25

que compõe o traje, além de demonstrar que a personagem se uniu ao Distrito

Treze, há a significação de camuflagem pois a ela também participa da guerra.

Nós percebemos a água e o ar como azuis – apesar de eles não serem realmente dessa cor.(...) Porém, quanto mais profundo um lago, mais azul a água parece ser. Com o aumento da profundidade, todas as co-res se dissolvem em azul. (HELLER, 2014, Pág. 48)

Os figurinistas se inspiraram no arco e flecha japonês, usando-o para os

ângulos da roupa. Há recortes de tecido nas axilas para facilitar o lançamento de

flechas. O distintivo do tordo deixou a tonalidade dourada agora assumindo uma

preta, para dar um símbolo maior de guerra. O mais interessante do traje da

Katniss é que apesar de ser uma roupa de soldado, por ser ajustado a silhueta,

traz um ar feminino ao traje.

Ao acompanha o crescimento da personagem no enredo, percebe-se na

mudança da paleta de cores e figurino, que a princípio ela obedece às ordens da

Capital como forma de sobrevivência. No entanto, a medida que ela se envolve

com os valores da revolução, seu figurino perde as características de adornos,

acessórios luxuosos e as tonalidades vibrantes do vestuário da Capital.

Pas-sando por tons de cores mais sóbrias e neutras para se tornar o símbolo da

revolução, simplificada visualmente pela a imagem de um tordo, uma espécie de

pássaro azul, que se tornou o código de identificação e adesão da rebelião, além

de demonstrar o “poder” que a imagem da Katniss como símbolo da revolução

representa para todos os aliados diante o governo da Capital.

6.1.2 Effie Trincket

Effie é residente da Capital, trabalha como mentora do Distrito 12. Um dos personagens mais excêntricos da trilogia, por ser habitante da Capital reflete seus excessos, desde o figurino extravagante, até a preocupação de boas ma-neiras e da etiqueta de como agir socialmente. Apesar dessa característica frí-vola, Effie apresenta boas atitudes e é sensível principalmente com os protago-nistas do enredo Katniss e Peeta.

(26)

26

age por ser vítima da Capital. Ela é limitada e não realmente livre para ser quem é. (EGAN, ,2014, pág. 132)

Para o Figurino da Effie, a figurinista Trish Summerville buscou estilistas de alta costura ostensivos e dramáticos, escolheu figurinos que trouxessem es-ses dois lados da personalidade da Effie. O figurino da personagem é composto por tons vibrantes e modelagens que não são práticas, refletindo a frivolidade da moda de alta costura da Capital. Percebemos uma evolução da personagem pois com o fim do sistema de vida que ela era acostumada está passando por mu-danças, a guerra torna-a madura embora o uso habitual pelo excesso ainda per-maneça.11

Figura 04 Effie Trincket

(Fonte: http: http://capitolcouture.pn/)

Na primeira imagem, percebe-se a escolha do cetim estampado como te-cido com tons de lilás e o dourado, remetendo-se a uma ideia de feminino e sensibilidade ao mesmo tempo remete-se a riqueza e luxo, reforçando a ideia da alta Costura da Capital, temos o decote similar ao que era usado pela a nobreza do século XIV, as mangas e os drapeados pertencentes ao futurismo. A pele de tonalidade rosa traz a sensação de distância em relação aos habitantes dos Dis-tritos, pois demonstra o acesso à tecnologia. A maquiagem orna juntamente com

11EGAN, Kate. Jogos Vorazes: Em Chamas Guia Oficial do Filme. São Paulo. Editora Prumo. 1ª

(27)

27 a roupa ampliando o contraste psicológico entre os sentimentos de cumplicidade que a personagem apresenta com os sofrimentos sociais e sua aparência frívola, displicente perante ao contexto que a cerca.

Na segunda imagem, é um vestido de borboletas sintéticas que compõe toda a estética de alta costura do vestido, a saia possui uma armação de ferro para o volume, o chapéu casquete é da mesma tonalidade do vestido laranja outono, que além de significar diversão e sociabilidade representa na persona-gem a personalidade ambígua e a questão do “sofrimento” quando ela sorteia os vitoriosos dela (Katniss e Peeta) para voltarem a arena, Effie começa a enxergar o sistema de domínio de Panem com outros olhos.

A Terceira imagem, mostra o outro lado da personalidade da Efffie, de ser “vitima” da moda da Capital e seus prisioneiros, intitulados no enredo como tri-butos, terem ganhado a última edição dos jogos. Ela vira um ícone de beleza, mostrando esse ar de Haute Couture da Capital, Trish Summerville a figurinista da adaptação da trilogia escolheu o vestido da coleção de outono e inverno de 2012 do estilista Alexander McQueen. A cor rosa com tons alaranjado do vestido traz um ar de diversão e superficialidade, o vestido é cinturado e o tecido remete essa ideia de Futurismo, frivolidade dos habitantes da Capital e a necessidade que a personagem tem de ser o centro das atenções.

A quarta imagem observamos uma mudança no Figurino da Effie, fazendo parte da rebelião, ela tem que seguir a rigidez dos trajes sóbrios do Distrito 13.Percebe-se que há aspectos da estilização da roupa, já que a personagem é uma adepta das tendências de moda da Capital. Apesar da tonalidade de Cinza que dar sobriedade a personagem, os resquícios do que seria a maquiagem da capital, o lenço preso na cabeça (substituindo a peruca) contrasta com os ade-reços de tons rosados dando um ar de feminilidade e sensibilidade a vestimenta da personagem.

As características gerais que são atribuídas ao rosa são tipicamente femininas. (...)E rosa é a sensibilidade, a sentimentalidade. O rosa, mistura de uma cor quente com uma cor fria, simboliza as virtudes do meio-termo. (HELLER, 2014, Pág.398)

(28)

28 governo de Panem. Para o figurino da personagem observa-se a silhueta mais marcada, além da sobreposição dos tons de magenta, que remete a simbologia do luxo, o branco remete além do equilíbrio entre as tonalidades e a ideia de Luto pelo o que está acontecendo em Panem. A modelagem estruturada demonstra que apesar de todo o contexto que ela passa, ainda há elementos que pertence a personalidade da Effie e de sua origem na Capital.12

No decorrer da Trama, a mudança e o amadurecimento da personagem,

é visualmente observada pela a paleta de cores e composição do vestuário.

Ini-cialmente seus trajes simbolizam a frivolidade emocional e poder, por ser

habi-tante da capital, sendo representada pelos tons de lilás, dourado, amarelo, rosa

e laranja. Contudo é perceptível a mudança de comportamento da personagem

quando ela se torna sensível ao sofrimento dos tributos e qual a real função da

mesma nos Jogos Vorazes. Visualmente o figurino é simplificado e acontece

uma redução das cores e dos brilhos. Apesar da diminuição de elementos

esté-ticos, persistem as modelagens arrojadas e sobreposições, demonstrando ainda

a influência da Moda da Capital que faz parte dessa personalidade da

persona-gem.

6.1.3 Presidente Snow

Coriolanus Snow é o Presidente e a voz por detrás do governo de Panem, tem como forma de domínio espalhar o medo e dar continuidade em seu governo aos Jogos Vorazes. As características do Presidente Snow são a astúcia, a cru-eldade e o pensamento estratégico que tem por objetivo manter o sistema de governo intacto diante os levantes que vão ocorrendo nos distritos.

O Presidente Snow costumava me vender, o meu corpo, pelo menos. Eu não era o único, se um vitorioso é considerado desejável é dado como recompensa ou pode ser comprado se você se recusa, ele mata alguém que você ama. (...) Chegou ao poder jovem, foi inteligente para mantê-lo. Como, poderiam me perguntar, ele fez? Ele sufocou cada motim antes mesmo que começasse. Há muitas mortes misteriosas de adversários, mesmo de aliados que eram uma ameaça. Snow bebia do mesmo copo para evitar suspeitas, mas os antídotos nem sempre funcionam por isso usa rosas que exalam perfume. Disfarça o cheiro

(29)

29

de sangue de feridas na boca que não saram. Mas não pode esconder sua verdadeira essência, ele mata sem compaixão, ele governa com mentiras e medo. (Informação Verbal13)

Para o figurino do Presidente nota-se além dos elementos do traje dele ser variações de smokings e trajes de gala, há os impactos dos levantes e da guerra no personagem. O figurino torna-se, mesmo que sutil, com elementos militares. Pois Snow apesar de demonstrar a não importância para a rebelião diante das câmeras da Capital, há o reconhecimento ao longo da evolução do figurino do Presidente Snow do que está ocorrendo em Panem e a retaliação que ele terá que comandar.14

Figura 05 Presidente Snow

(Fonte: http://galeria.distrito13.com.br/ )

A primeira fotografia observa-se a imagem do Presidente Snow em seu cargo, a flor na lapela está presente em todas as roupas pois o perfume das rosas disfarçam o cheiro de sangue das feridas que ele tem na boca, o tom da rosa ser branco remete a ideia de pureza e higiene que completa esse aspecto do disfarce, permitindo a percepção da ironia em todo o seu gestual. O terno remete a posição de Presidente, além da quantidade de botões, demonstra-se a proximidade da moda da Capital. O tom de vinho Bordô traz o valor simbólico de luxo e poder. Na segunda imagem a utilização do veludo e a modelagem do

13Cena do filme A Esperança :Finnick Odair gravando um Prontopop na superfície do Distrito

13. 2015.

14EGAN, Kate. Jogos Vorazes: Em Chamas Guia Oficial do Filme. São Paulo. Editora Prumo. 1ª

(30)

30 sobretudo dar um ar militarista ao figurino do personagem sem deixar de lado a aparência luxuosa, como uma forma de demonstração de que o Presidente Snow está no poder diante aos levantes que estão ocorrendo nos distritos.

A utilização da paleta de cores na composição da roupa ser o cinza grafite e o preto, traz um aspecto sombrio, de crueldade e poder. As luvas de couro e o sapato do mesmo tom e tecido completa a ideia de poder ao mesmo tempo de sofisticação, apesar da aparência militarista o Presidente Snow também deve estar inserido na moda da Capital.

A terceira imagem, utiliza-se o branco como parte da paleta de cor do figurino o que remete a limpeza e impecabilidade, além do ar minimalista e de status social. O tecido remete ao estilo de estampa do período histórico do Re-nascimento. Analisando a cor, a modelagem e o tecido escolhido observa-se o fato de que o personagem está perdendo território e poder, pois a Capital é to-mada pelos rebeldes e ele terá que se render. A última imagem do Presidente Snow está aprisionada pelos rebeldes esperando o julgamento. O detalhe do tamanho da gola, além da escolha de tecido e a mistura de cores como o vinho, preto e branco, remete ao status social e importância do personagem que con-trasta com o branco que nesse caso representa a cor da capitulação, a demons-tração de quem se rende.

Percebe-se a personalidade do Presidente Snow através do figurino, além

da demonstração do cargo que ocupa, há traços da personalidade manipuladora,

maquiavélica e estrategistas através da paleta de cores, que varia de tons

escu-ros. O cinza e grafite remetendo a insensibilidade e crueldade.

Toda cor que se mistura ao branco ou ao preto fica turva, sombria. (...)O cinza é insensível, pois não é nem branco nem preto, nem sim nem não. Os sentimentos, assim como as cores, são destruídos pelo cinza: por isso o cinza é cruel. (HELLER, 2014 Pág 499 e 502).

As consequências sobre a queda do governo da Capital também são ob-servadas no figurino do personagem. Os tons iniciais remetem a uma, sobrie-dade, seguida da frieza do Branco e chegando ao último estágio do figurino que remete a importância do personagem apesar de ser um prisioneiro de guerra.15

(31)

31

07 CONCLUSÃO

Com o presente trabalho pretendeu-se contribuir para a área de estudo

de figurino, a forma que o figurino se utiliza dos símbolos imagéticos presentes

na moda com a finalidade de demonstrar visualmente esse conjunto de signos

que socialmente são utilizados como poder, superioridade e opressão. Além de

estudar e analisar a adaptação cinematográfica dos Jogos Vorazes, percebemos

a que ponto as pessoas são submissas devido às fontes de notícias

monopoli-zadas, e ao quanto podemos relacionar os símbolos utilizados socialmente que

se utiliza dessa mesma estratégia para conduzir o público e iludir através de

informações manipuladas ou falsas.

Para esse estudo do Figurino adaptado para a cinematografia, trazendo

todos os caracteres presentes no enredo idealizado pela a escritora Suzanne

Collins utilizou-se como referência teórica as obras da trilogia, o estudo da

semi-ologia por Sarausse, a Categorização de figurino de Bretton, a psicodinâmica

das cores, referências de história da indumentária a fim de ampliar a

compreen-são temporal da obra estudada.

(32)

32

07- REFERÊNCIAS

ANIMALE. Figurino High Fashion de Jogos Vorazes : Em Chamas. 2013.

Dis-ponivel em :

http://www.animale.com.br/territorioanimale/news/os-figurinos-high-fashion-de-jogos-vorazes-em-chamas/#.VSGugdJdVTI

BARDIN, Laurence, Análise de Conteúdo,Portugal: Editora Edições 70 LTDA,

BRETTON,Gerard. Estética no Cinema. São Paulo. Editora MARTINS FONTES

1ª edição.1987.

BULFINCH,Thomas. O livro de ouro da Mitologia: a Idade da Fábula: História

de deuses e heróis. Rio de Janeiro. Editora Ediouro Publicações S.A 26ª

edi-ção,2002.

Capitolculture.pn

Castilho Kathia. Moda-Modernidade.São Paulo:Editora Estação das letras e co-res editora LTDA, 2009.

COLLINS, Suzanne . Jogos Vorazes. Rio de Janeiro: Editora Rocco 1ª edição

2008.

COLLINS, Suzanne. Em Chamas . Rio de Janeiro: Editora Rocco 1ª edição 2009

COX, Barbara. JONES,Carolyn. STAFFORD,David. STAFFORD, Caroline.

Úl-tima moda: Uma história ilustrada do belo ao bizarro. São Paulo Editora

Pu-blifolha. 1ª edição,2013.

EGAN, Kate. Jogos Vorazes: Em Chamas Guia Oficial do Filme. São Paulo.

Editora Prumo. 1ª edição, 2013.

GARRAFONI,Renata. Gladiadores na Roma Antiga:dos combates as

pai-xões cotidianas . São Paulo.EditoraAnnablume/Fapesp. 2004.

GOMBRICH, Ernst. A História da Arte. Rio de Janeiro: Guanabara, 1978

GOMES, Pinheiro. O Marketing da Aparência: Comunicação e Imagem nas

Publicações Periodicas de Moda. Mestrado em ciências da Cultura.

Universi-dade de Lisboa, faculUniversi-dade de letras. 2010

HELLER, Eva. A Psicologia das cores. São Paulo. Editora Garamound LTDA.

1ª edição. 2014.

IARA-Revista de Moda, Cultura e Arte- São Paulo- V.3 Número 3 dez.

(33)

33

IRWIN, William. Jogos Vorazes e a Filosofia: Uma crítica da traição pura. Rio

de Janeiro. Editora: Best Seller. 2ª edição, 2013.

LEVENTON,Melissa. História Ilustrada do Vestuário. São Paulo: Publifolhas.

1ª edição, 2009.

LIPOVETISK,Gilles. O Império do Efêmero .São Paulo: Companhia das letras.

7ª edição, 2009

MENEZES, Estera. Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis: UFSJ, 4ª edição, 2005.

PRODANOV, Clebe. Freitas, Ernani. Metodologia do trabalho científico: Mé-todos e técnicas da pesquisa e do trabalho Acadêmico Rio de Janeiro.Uni-versidade Feevale. Ed.2.2012

REVISTA CONEXÃO. v.9, n.17, jan/jun. 2010 A moda como meio de comuni-cação gera símbolos diferenciados.

REVISTA CONEXÕES, v. 5, n.1, 2007. Moda/Indumentária em culturas

Juve-nis:Símbolos de comunicação e formação de identidades corporais provi-sórias em jovens do ensino médio

REVISTA EDUCAÇÃO, v.22, n.37,p 7-32, 1999. Análise do Conteúdo.

SERRÃO, Caroline. Espartilho: das amarras do século XVI ao fetichismo. Projeto de Pesquisa: Universidade UNAMA.

SOUSA, Jessika Yanne. Moda e Cinema: Análise do figurino do filme Jogos

Vorazes. Projeto de Pesquisa Ceará: Universidade Federal do Ceará, 2014 STEFANI,Patricia. A Indumentária como forma de expressão, projeto de pes-quisa: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2005

SVENDSEN, Lars. Moda:Uma filosofia.Rio de Janeiro Editora Zahar.1ª edição 2010

Vídeos consultados:

Scholastic Teens.Entrevista Suzanne Collins. Planning the Trilogy. 2009.

Borders Book. Interview Suzanne Collins. Book Club. 2011

Os quatro Filmes, Jogos Vorazes, Em Chamas, A esperança parte 1, A

Imagem

Figura 01-Vestuário Capital
Figura 02-Vestuário Capital
Figura 04 Effie Trincket
Figura 05 Presidente Snow

Referências

Documentos relacionados

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

A violência é criada pelo próprio sistema, que a utiliza para se legitimar como instrumento de controle social e para reproduzir e manter as relações sociais de poder

Tópicos de Didática: Prática educativa, Pedagogia e Didática; Didática e democratização do ensino; Teoria da Ins- trução e do Ensino; O processo de ensino na escola; O processo

Verificar a efetividade da técnica do clareamento dentário caseiro com peróxido de carbamida a 10% através da avaliação da alteração da cor determinada pela comparação com

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Causal notions are implicit in virtually any research regarding Bell non-locality, however, it was not until recently that basic causality concepts like common causes, causal