• Nenhum resultado encontrado

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2022

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2022"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e

Inovação

PIBITI/CNPq/UFRGS - 2021/2022

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC), torna público o presente Edital e convoca interessados a submeterem propostas nos termos aqui estabelecidos.

1 Definição

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação apoiado pelo CNPq - PIBITI/CNPq/UFRGS - visa promover e despertar interesse de estudantes de graduação pelo desenvolvimento tecnológico e inovação e complementar sua formação acadêmica.

As bolsas terão vigência de setembro de 2021 a agosto de 2022 e deverão estar vinculadas a projetos de pesquisa que apresentem aderência a, no mínimo, uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), definidas pelo MCTIC por meio das Portarias nº 1.122, de 19.03.2020 e nª 1.329 de 27.03 de 2020.

(http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/legislacao/portarias/Portaria _MCTIC_n_1122_de_19032020.html)

2 Objetivos gerais

2.1 Contribuir para a formação de pessoas que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora no País;

2.2 Contribuir para a formação do profissional, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

3 Objetivos Específicos 3.1 Em relação aos orientadores:

Estimular pesquisadores a engajarem estudantes de graduação no processo de desenvolvimento tecnológico e inovação, otimizando a capacidade da instituição, na formação de profissionais altamente qualificados.

3.2 Em relação aos bolsistas:

Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da inovação, decorrentes das condições criadas pelo contato direto com os problemas de pesquisa.

4 Requerente

(2)

2

Docente ou Técnico-Administrativo com atividade em pesquisa ou pesquisador com vínculo comprovado de Docente Convidado, no caso de ser professor aposentado, ambos com título de doutor.

5 Inscrição para quota

A solicitação de quota será encaminhada à SEDETEC pelo pesquisador, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no Portal de Serviços do Servidor PESQUISA – Pesquisador – Bolsas de Pesquisa – Solicitação de Bolsa. Para encaminhar a solicitação, o pesquisador deve dispor de:

5.1 Apresentar plano de atividades em arquivo formato PDF, conforme modelo em anexo e disponibilizado pela SEDETEC pelo site [www.ufrgs.br/sedetec].

Deve ser explicitamente apresentada no texto do projeto a aderência as áreas de tecnologias prioritárias definidas pelo MCTIC por meio das Portarias nº 1.122, de 19.03.2020 e nª 1.329 de 27.03 de 2020.

5.2 Relatório de atividades do bolsista em arquivo formato PDF, caso tenha sido contemplado com quota de Iniciação Tecnológica no último edital, conforme modelo disponibilizado pela SEDETEC [www.ufrgs.br/sedetec.].

6 Forma de concessão

6.1 As bolsas institucionais deverão ser concedidas aos pesquisadores que atenderem aos termos deste Edital.

6.2 O Programa concederá até 01 (uma) quota por orientador.

7 Avaliação

A avaliação será feita em três etapas. A primeira etapa consiste na avaliação do projeto de pesquisa, plano de trabalho e currículo do solicitante, via sistema por pesquisadores da UFRGS. A segunda etapa consiste na verificação de critérios pré-definidos pela SEDETEC. A terceira etapa consiste na definição da distribuição das cotas entre os solicitantes.

7.1 Primeira etapa: avaliação online feita por 2 consultores. Cada consultor atribui notas conforme os seguintes critérios:

Critério Faixa de

Pontuação

Nota Percentual

(Máx) Qualidade e pertinência do Plano de Trabalho: Neste critério será

avaliado se o plano de trabalho do aluno bolsista prevê o

envolvimento do estudante em atividades voltadas a inovação e/ou desenvolvimento tecnológico em consonância com o projeto proposto. Deverá constar a argumentação sobre a forma como o projeto atende o quesito inovação, entendida como pesquisa que chega à sociedade e contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O plano de trabalho do aluno deve estar no modelo disponibilizado pela SEDETEC no site:

www.ufrgs.br/sedetec (a nota atribuída pelos avaliadores é de 0 a 4, se o plano não estiver no modelo, será atribuída no máximo a nota 2).

0 a 4

35%

(3)

3

Qualidade da Proposta do ponto de vista científico e tecnológico (projeto de pesquisa): Neste critério será avaliado o projeto considerando os aspectos relacionados a inovação e/ou

desenvolvimento tecnológico, sendo “Inovação” entendida como pesquisa que chega à sociedade e contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

0 a 4

35%

Produção científica e técnica do proponente comparada a seus pares: neste critério será avaliado a produção científica e técnica do proponente comparando a seus pares, considerando as

particularidades da área de ação e tempo de atuação na área.

0 a 4

30%

Faixa de pontuação:

Pontuação Qualidade do indicador

4 Excelente

3 Bom

2 Regular

1 Fraco

0 Insuficiente

A nota de cada avaliador é a soma dos três indicadores listados na tabela expressa em pontos percentuais na faixa de zero (0) a 100 (cem).

O sistema calculará uma nota N1 que será a média das duas avaliações para cada pesquisador. Nos casos em que houver discrepância de mais de 30 pontos percentuais entre as duas avaliações, será encaminhado para um terceiro avaliador e a nota mais discrepante entre as três será descartada.

7.2 Segunda etapa: a SEDETEC verificará os seguintes itens (com base nos seus bancos de dados e currículo lattes do solicitante), sendo atribuída uma pontuação fixa para cada um dos indicadores:

I1 - Produção técnica do proponente: Patentes ou registros (software, desenho industrial, etc.) depositados e/ou concedidos nos últimos 3 anos – 2 pontos.

I2 - Produção técnica do proponente: Coordenação de Contratos, Convênios e Licenciamentos, assinados nos últimos 3 anos – 2 pontos.

I3 - Proponente servidor com menos de 5 anos de UFRGS – 2 pontos.

I4- Proponente servidor com Bolsa produtividade CNPq – PQ1 ou DT1 – 2 pontos, ou proponente servidor com Bolsa produtividade CNPq - PQ2 ou DT2–

1 ponto.

A nota referente aos indicadores verificados pela SEDTEC é expressa entre um número de zero (0) a 100, a partir da média aritmética da pontuação obtida, com a seguinte formulação

N2 = 100 * (I1 + I2 + I3 + I4)/6

7.3 Será calculada a nota final NF feita a média ponderada entre a nota N1 da avaliação online (80% de peso), e a nota N2 dos dados levantados pela

SEDETEC (20% de peso)

(4)

4

NF = N1 * 0,8 + N2 * 0,2

7.4 Terceira etapa: em reunião do Comitê Local do Programa de Iniciação Tecnológica, será definida a distribuição do número de cotas por área, considerando o número de solicitações em cada área, e as notas finais das avaliações dos solicitantes.

8 Requisitos e Compromissos do Orientador

8.1 ter Curriculum Lattes atualizado na base de dados do CNPq;

8.2 Ter projeto de pesquisa cadastrado no Sistema Pesquisa da UFRGS, com vigência igual ou superior ao tempo de vigência da bolsa (01/09/2021 a 31/08/2022), e APROVADO pela Compesq da sua Unidade e, quando necessário, pelo respectivo Comitê de Ética, ou aprovado por comissão de pesquisa e/ou ética reconhecida pela UFRGS;

8.3 possuir experiência em atividades de geração e transferência de tecnologia e na formação de pessoas;

8.4 possuir título de doutor, sendo, preferencialmente, detentor de Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ) ou Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (DT) ou ingresso na UFRGS ou defesa de doutorado em data posterior a 1/1/2017;

8.5 estar exercendo plena atividade de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, atividade está comprovada por sua recente produção técnica e intelectual, segundo critérios do CNPq e da Capes (Qualis);

8.6 possuir expressiva produção científica e tecnológica recente (últimos 5 anos);

8.7 incluir o nome do bolsista nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, para cujos resultados houve a participação efetiva do bolsista;

8.8 selecionar estudante para a quota, sendo essa seleção de inteira responsabilidade do orientador (o perfil e o desempenho acadêmico devem ser compatíveis com as atividades previstas no plano de trabalho elaborado para o bolsista);

8.9 indicar o estudante, no caso de aprovação da quota, durante o período definido no cronograma;

8.10 orientar o bolsista nas diversas fases do trabalho de pesquisa;

8.11 indicar as fontes de recursos que assegurem a execução do projeto de pesquisa a que se vincula o plano de trabalho do bolsista;

8.12 garantir a apresentação do trabalho na Feira Inovação Tecnológica

(FINOVA) da UFRGS, de realização anual;

(5)

5

8.13 participar da sessão de apresentação de trabalho de seu orientando na Feira de Inovação Tecnológica (FINOVA) da UFRGS;

8.14 participar como membro, sempre que convidado pela SEDETEC, das Comissões Julgadoras nas atividades da Feira de Inovação Tecnológica UFRGS;

8.15 é vedado ao orientador repassar diretamente a outro pesquisador a orientação de seu(s) bolsista(s). Em casos de eventual impedimento o orientador deverá comunicar o fato à Comissão Interna de Seleção e Avaliação, que deliberará acerca da continuidade da execução do projeto de pesquisa e a orientação do aluno por outro pesquisador, autorizando-a, desde que a substituição não cause prejuízos ao bolsista ou ao projeto de pesquisa, casos em que caberão os procedimentos de cancelamento da bolsa.

9 Requisitos e compromissos do bolsista O bolsista deve:

9.1 estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFRGS.

9.2 ter Curriculum Lattes cadastrado e atualizado na base de dados do CNPq;

9.3 receber apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação desta com qualquer outra, interna ou externa à UFRGS, ou qualquer tipo de vínculo empregatício ou voluntário;

9.4 O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, desde que observados os requisitos dispostos no artigo 3º da Lei nº 11.788/2008;

9.5 Poderá ser concedida bolsa a aluno que esteja em estágio não-obrigatório, desde que haja declaração conjunta da instituição de ensino, do supervisor do estágio e do orientador da pesquisa, de que a realização do estágio não afetará sua dedicação às atividades acadêmicas e de pesquisa. O bolsista deverá manter essa declaração em seu poder. O disposto neste subitem se aplica também ao bolsista que venha obter estágio não-obrigatório durante a vigência da bolsa.

9.6 dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de desenvolvimento tecnológico propostas no plano de trabalho estabelecido pelo orientador;

9.7 cumprir com o plano de trabalho proposto pelo orientador;

9.8 participar das atividades do Programa Institucional de Iniciação Tecnológica e Inovação da UFRGS;

9.9 apresentar os resultados alcançados na Feira de Inovação Tecnológica (FINOVA) UFRGS, de realização anual;

9.10 apresentar os resultados alcançados em relatório substanciado, no formato que atenda aos requisitos acadêmicos, de acordo com a orientação da SEDETEC;

9.11 manter atualizados seus dados cadastrais no Portal do Aluno;

(6)

6

9.12 devolver ao CNPq, em valores atualizados, as mensalidades recebidas indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.

10 – Publicações

10.1 As publicações científicas e qualquer outro meio de divulgação ou promoção de eventos ou de projetos de pesquisa apoiados pela presente Chamada deverão citar, obrigatoriamente, o apoio do CNPq e de outras entidades/órgãos financiadores.

10.1.1 – Nas publicações científicas o CNPq deverá ser citado exclusivamente como “Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq” ou como “National Council for Scientific and Technological Development – CNPq”.

10.2 As ações publicitárias atinentes a projetos realizados com recursos desta Chamada deverão observar rigorosamente as disposições que regulam a matéria.

10.3 Os artigos científicos resultantes dos projetos apoiados deverão ser publicados, preferencialmente, em periódicos de acesso público e depositados, em conjunto com os dados científicos e com todo material suplementar relacionado, em repositórios eletrônicos de acesso público.

10.4 Caso os resultados do projeto ou o relatório venham a ter valor comercial ou possam levar ao desenvolvimento de um produto ou método envolvendo o estabelecimento de uma propriedade intelectual, a troca de informações e a reserva dos direitos, em cada caso, dar-se-ão de acordo com o estabelecido na legislação vigente: Lei de Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/1996 ), Marco Legal de CT&I (Decreto nº 9.283/2018) e normativo do CNPq que regula a matéria (RN 034/2014).

11 Duração da bolsa

A duração máxima da bolsa será de até (doze) 12 meses e, mínima de 60 (sessenta) dias.

12 Cancelamento e substituição de bolsista

12.1 Os pedidos de cancelamento e/ou substituição de bolsista devem ser encaminhados pelo orientador, em formulário eletrônico específico, disponível no Portal de Serviços do Servidor – PESQUISA – Pesquisador – Bolsas de Pesquisa – Cancelamento/Substituição de Bolsista, do dia 20 ao dia 05 de cada mês.

12.2 Os bolsistas substituídos não podem retornar ao sistema durante a vigência da mesma quota institucional.

12.3 A indicação de novo bolsista deverá ser feita no momento do pedido de

cancelamento ou, no máximo, 30 dias após o cancelamento.

(7)

7

12.4 Prazo final para substituição de bolsista: 05/06/2021. Após esse período será permitido apenas o cancelamento definitivo da quota.

12.5 O cancelamento definitivo da quota poderá ser solicitado durante o período da quota, dentro do prazo do dia 20 ao dia 05 de cada mês.

12.6 O relatório de atividades do estudante deverá ser encaminhado até 30 dias após o término da vigência da quota ou no momento da solicitação de nova quota.

13 Valor da bolsa

Os valores das mensalidades podem ser consultados em: Tabela de Valores de Bolsas do CNPq no País.

14 Disposições gerais

14.1 O CNPq pode cancelar ou suspender a quota a qualquer momento, em caso de não cumprimento das normas estabelecidas.

14.2 É permitida a indicação de estudante estrangeiro para obtenção da bolsa, se o mesmo comprovar visto de entrada e permanência no país por período igual ou superior ao da vigência da bolsa.

14.3 O CNPq efetua pagamento mensal, a cada bolsista, por meio do Banco do Brasil (sendo obrigatória a abertura de conta corrente pelo bolsista).

14.4 Os resultados do Processo de Seleção do presente Edital serão de divulgados no site da SEDETEC [www.ufrgs.br/sedetec.] conforme definido no cronograma.

14.5 É facultada a solicitação de reconsideração do Processo Seletivo, observando-se os prazos definidos no cronograma.

15 Cronograma

• Divulgação do Edital: MAIO.

• Período de inscrição: de 28/05 a 25/06/2021

• Divulgação dos resultados (site da SEDETEC): até 03/08/2021

• Período para pedidos de reconsideração: 03/08 até 05/08/2021

• Período de indicação de Bolsista: 03/08 até 23/08/2021

• Atualização ou inscrição do Currículo na Plataforma Lattes CNPq do aluno na base de dados do CNPq: até 31/08/2021.

• Vigência da quota: 01/09/2021 a 31/08/2022.

(8)

8

Informações Complementares

- O formulário eletrônico deve ser preenchido pelo pesquisador no Portal de Serviços do Servidor – PESQUISA – Pesquisador – Bolsas de Pesquisa – Solicitação de Bolsa;

- O Projeto de Pesquisa deve estar cadastrado no Sistema de Pesquisa da UFRGS, sendo obrigatória a inclusão do anexo tipo Completo, em arquivo formato PDF;

- O projeto deve ser previamente encaminhado e APROVADO pela Comissão de Pesquisa de sua Unidade, através do Portal de Serviços do Servidor – PESQUISA – Pesquisador - Projetos;

- Os projetos que envolvam pesquisa com seres humanos e animais devem ter a aprovação de Comitê de Ética. Conforme legislação em vigor, projetos que envolvam experimentos com organismos geneticamente modificados devem conter o número do registro e a data da publicação do Certificado de Qualidade em Biossegurança.

Em caso de dúvidas, contate:

SEDETEC

E-mail: bolsasit@ufrgs.br

(9)

9

ANEXO 1 – MODELO DE PLANO DE ATIVIDADES

PLANO DE ATIVIDADES

ATIVIDADES PARA O ALUNO DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO

[* máximo duas páginas]

TÍTULO DO PROJETO:

DADOS DO ORIENTADOR

Orientador:

Data de defesa do doutorado:

Data de ingresso na UFRGS:

Bolsa de Produtividade PQ ou DT:

Link do currículo lattes:

PLANO DE ATIVIDADES

1. Objetivos

Argumentar sobre a forma como o projeto atende o quesito inovação, entendida como pesquisa que chega à sociedade e contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

2. Atividades a serem realizadas 3. Cronograma

4. Resultados esperados

(10)

10

ANEXO 2 – MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ATIVIDADES DO ALUNO DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO

[Máximo duas páginas]

[Considerar apenas as atividades realizadas pelo estudante]

[Relatórios de Projetos da Linha de Pesquisa não serão aceitos]

TÍTULO DO PROJETO:

Orientador:

Aluno:

Período integral das atividades: / / a / /

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

1. Introdução:

2. Atividades realizadas:

3. Objetivos atingidos:

4. Resultados obtidos:

5. Conclusão:

Referências

Documentos relacionados

10.1 Os pedidos de cancelamento e/ou substituição de bolsista devem ser encaminhados pelo orientador, em formulário eletrônico específico, disponível no Portal de

Este Manual do Operador inclui informações gerais do produto, leituras feitas no display, funções dos botões de pressão e dos LED´s, descrições para o gerenciamento dos alarmes

Fibra plástico emitindo no azul, 5 mm comprido 2 mm diâmetro Fibra não-cintilante c/ 1 m comprimento Fotodetector de silício Leitura do sinal com electrómetro Aplicações da Física

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO / CNPQ – (PIBITI – CNPQ). Desenvolvimento e caracterização de cerveja

A Coordenação de Pesquisa - CPq/PROPEP divulga o Resultado Final da Seleção de Bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC 2021/2022.. Comunicamos que

Evite conduzir nesta posição tomando cuidado para mover o comando para a posição de aceleração máxima (ver em baixo) quando o motor está quente.. Comando puxado totalmente

Desenvolvidos na Primeira Grande Guerra como uma tentativa de varar as defesas e ultrapassar as trincheiras, rompendo com a longa e custosa guerra estática, os carros

8.2 ter projeto de pesquisa cadastrado no Sistema Pesquisa da UFRGS, com vigência igual ou superior ao tempo de vigência da bolsa (01/09/2021 a 31/08/2022), e