• Nenhum resultado encontrado

1 RESUMO. Sobre a Inteligência Cultural, podemos afirmar que:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "1 RESUMO. Sobre a Inteligência Cultural, podemos afirmar que:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 RESUMO

Conforme a sociedade evolui, novas formas de fazer negócios vão surgindo. A globalização e o avanço das tecnologias nos conectam na mesma medida que nos separam. Nunca foi tão fácil aprender um novo idioma e planejar uma viagem, ao mesmo tempo em que vemos aumentar casos de descuidos culturais entre turistas e em negociações ou projetos no estrangeiro. Gafes culturais são o motivo pelo qual a maior parte dos negócios dão errado. A globalização nos aproxima, mas, se não houver interesse ou entendimento cultural, tudo pode se dar a perder. Assim, a Inteligência Cultural surge como a nova forma de fazer e de pensar sobre negócios.

Usar habilidades culturais, ou as próprias diferenças culturais, coloca as empresas e os profissionais à frente do problema. Profissionais com habilidades culturais mais desenvolvidas são mais adaptáveis, mais criativos, têm um maior rendimento e podem aumentar a lucratividade da empresa. Na mesma proporção, empresas voltadas a desenvolver treinamentos e a cultura organizacional em função das diferenças culturais terão funcionários mais envolvidos, com maior espírito empreendedor e mais motivados. O treinamento e investimento em Inteligência Cultural é recente e surge como a solução para aumentar a margem de lucro das empresas e a qualidade de trabalho de funcionários do mundo todo, afinal, constantemente, em função das mudanças geopolíticas que tem acontecido na última década, não é preciso ser uma multinacional para ter um funcionário estrangeiro entre seus trabalhadores.

2 INTRODUÇÃO

Inteligência Emocional é uma habilidade em alta, e ela requer que, acima de tudo, se tenha empatia e um senso afiado para lidar com o próximo. E isso, também, tem sido muito solicitado no mundo dos negócios.

Imagine um cenário onde a Inteligência Emocional é elevada a uma situação cultural. Então, temos o que se chama “Inteligência Cultural”, que é a capacidade se colocar no lugar do outro culturalmente e usar as diferenças culturais para resolver problemas, vencer desafios e melhorar desempenhos individuais ou de equipe.

Sobre a Inteligência Cultural, podemos afirmar que:

As pesquisas mostram que líderes com forte inteligência emocional são mais eficientes, porém esse não chega a ser um indicador confiável para afirmar que essa

(2)

mesma eficiência vai se sustentar em um contexto cultural diferente. A inteligência cultural se inicia no ponto em que a inteligência emocional para. Ela nos auxilia a aprender como trabalhar de forma eficaz com pessoas que vêm de orientações culturais diferentes. Ela nos ajuda a garantir o sucesso da liderança fora de nossas fronteiras. (LIVERMORE, 2012, p. 55)

Assim, na área de negócios, entender sobre cultura coloca as empresas à frente de suas concorrentes; um executivo com seu coeficiente de inteligência elevado está mais apto a fechar projetos com o estrangeiro; e, uma empresa que entende seus funcionários e valoriza suas culturas, tem um ambiente organizacional mais competitivo e lucrativo de forma saudável.

Dessa forma, podemos constatar a importância da Inteligência Cultural como um benefício para a estratégia de negócio:

Por que a IC? Cerca de 90% dos principais executivos de 68 países disseram que a liderança intercultural será o maior desafio dos altos escalões de uma empresa nos próximos cem anos. A maioria dos líderes contemporâneos encontra dezenas de culturas todos os dias. É impossível dominar todas as normas e valores de cada uma delas, mas uma liderança realmente eficaz exige uma certa adaptação na abordagem e estratégia. Os assuntos mais urgentes que os executivos identificam para a necessidade de IC são: entender clientes diferentes; administrar equipes diversificadas; recrutar e desenvolver talentos de várias culturas; adaptar o estilo de liderança; mostrar respeito. (LIVERMORE, 2009, p. 34).

Um bom exemplo de uso da IC está relacionado à crise instaurada pela pandemia do novo corona vírus, ocorrida durante os anos de 2020 e 2021, onde foram vistas cada vez mais nações e culturas se unindo para combater essa doença. Ao mesmo tempo em que o mundo criou uma desconfiança e um preconceito étnico para com a China, a própria China, com toda a sua tecnologia, saiu na frente na venda de equipamentos e soluções para o combate ao vírus. Assim, a China que já vinha se mostrando a próxima potência global está confirmando essa posição. Logo, profissionais que falam mandarim e saibam lidar com a cultura chinesa já eram requisitados no mercado e podem ganhar maior evidência.

Seguindo as recentes mudanças geopolíticas pelas quais temos passado na última década, devemos considerar o significante aumento de pessoas que emigraram de seus países por qualquer motivo: refugiados, fugidos ou em busca de trabalho.

Conflitos armados, fome, problemas sociais, e ideologias ambientais e políticas têm levado cada vez mais pessoas a saírem de seus países em busca de melhores oportunidades. Uma vez que esse formato de mundo se transformou em algo comum no século 21, é de se esperar que as empresas possuam em seus quadros de funcionários um número cada vez maior de pessoas que não são nativas do país onde

(3)

a empresa se encontra. E é neste cenário que surge a problemática das diferenças culturais, e em como o uso da Inteligência Cultural auxilia a desconstruir preconceitos e ideias preconcebidas pelo cenário geopolítico citado, transformando as dificuldades de adaptação em uma questão desenvolvida para o benefício da empresa e dos trabalhadores.

Um dos problemas que o mundo enfrenta na globalização, é a adaptação cultural e a habilidade de ser empático para com o outro. Por exemplo: milhares de pessoas nos últimas anos emigraram de seus países e isso aumentou os casos de xenofobia especialmente na Europa.

Os exemplos citados apontam problemas sociais que, indiretamente afetam a forma como as pessoas são vistas e como se lida com elas em um ambiente empresarial. Dessa forma, a pesquisa propõe responder a seguinte questão: Qual a importância da Inteligência Cultural para o desenvolvimento e adaptação dos negócios?

3 OBJETIVOS

O objetivo do trabalho é apresentar a relevância e a importância de se desenvolver habilidades culturais, e o porquê profissionais da área de negócios e empresas devem investir nessa área.

O propósito fundamental desta pesquisa é apresentar a relevância de se desenvolver empatia cultural nos negócios tendo a globalização como ponto impulsor da inovação das formas de se negociar.

Na pesquisa são analisados como a empresa desenvolve a IC e adapta a cultura organizacional; o impacto da IC para os negócios e os resultados da aplicação da Inteligência Cultural. Por fim, será proposto um estudo mais profundo sobre as culturas de Brasil, Alemanha, China e Estados Unidos.

4 METODOLOGIA

A pesquisa será, em sua totalidade, por meio de análise bibliográfica, livros e artigos, onde são abordados todos os aspectos da Inteligência Cultural, qual a relevância da cultura para os negócios e quais os impactos de se desenvolver empresas e profissionais que sejam especialistas em cultura e detalhistas em comportamento multicultural. A análise do material se dará de maneira sistemática, como o modelo proposto por Levy e Ellis, onde são estruturadas 3 etapas, divididas

(4)

em 6 passos específicos para a organização da pesquisa. Seguindo a organização do projeto em “Entrada, Processo e Saída” a informação é analisada de forma organizada e cíclica, onde quanto mais se pesquisa sobre o assunto mais se adquire conhecimento fazendo com que seja cada vez mais fácil conduzir a análise do material.

Também, de acordo com a necessidade que a pesquisa apresentar, serão utilizados exemplos teóricos onde a aplicação da inteligência cultural obteve o sucesso (bem como ilustrar o que acontece com a falta dela) e também serão utilizados gráficos para ilustrar diferenças de comportamento entre países/população como forma de mostrar a importância de compreender uma cultura nacional.

5 DESENVOLVIMENTO

A aplicação da Inteligência Cultural tende a desenvolver resultados extremamente eficazes nos negócios, e é isto que esta pesquisa busca apresentar.

Estudar e aplicar diferenças culturais é uma das formas de se compreender o outro e, assim, caminhar para a paz entre as culturas, evolução do pensamento coletivo, maior tolerância entre países e maior aceitação do diferente.

O desenvolvimento da pesquisa dá-se, principalmente, por análise bibliográfica e análise cultural/comportamental de países específicos.

6 RESULTADOS PRELIMINARES

Os resultados já obtidos com a análise do material confirmam que a nova maneira de se negociar é a compreensão cultural. Principalmente em um mundo multicultural onde a Inteligência Emocional nos condiciona a se posicionar no lugar do outro. Elevando a IE a um nível cultural, temos aplicações de Inteligência Cultural e uma melhora significativa na maneira como as negociações e expatriações são conduzidas.

Além disso, é possível traçar um perfil de profissional que está mais apto a obter sucesso em interações multiculturais, sendo um profissional que colocará a empresa à frente da concorrência em diversos campos como, pro exemplo, relacionamento entre pessoas e áreas, meio ambiente (pela comparação em como as culturas lidam com a questão ambiental), competitividade e lucro.

7 FONTES

EGGER-MOELLWALD, Lícia, EGGER-MOELLWALD, Duncan. Etiqueta, cerimonial

(5)

e protocolo – como receber estrangeiros e organizar um evento de sucesso. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

FRIEDMAN, Thomas. La Tierra es Plana – breve historia del mundo globalizado del siglo XXI. Madrid: Ediciones Martínez Roca, 2006.

HOFSTEDE, Geert, HOFSTEDE, Gert Jan, MINKOV, Michael. Software of The Mind – Intercultural cooperation end its importance for survival. New York: McGraw Hill, 2010.

LIVERMORE, David. Inteligência Cultural – Trabalhando em um mundo sem fronteiras. Rio de Janeiro: Best Seller, 2012.

__________. Vantagens da Inteligência Cultural – Para vencer os desafios de um mundo globalizado. 1. Ed. Rio de Janeiro, Best Business, 2015.

SEBBEN, Andrea, DOURADO, Fernando. Os Nortes da Bússola – Manual para conviver e negociar com culturas estrangeiras. 2. Ed. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2005.

THOMAS, David C., INKSON, Kerr. Inteligência Cultural – Instrumentos para negócios globais. Rio de Janeiro: Record, 2006.

LEVY, Yar e ELLIS, Timothy J. A Systems Approach to Conduct an Effective Literature Review in Support of Information System Research., 2006. Disponível em: < http://www.inform.nu/Articles/Vol9/V9p181-212Levy99.pdf > Acesso em 07 out.

2020.

VAN DYNE, Linn, ANG, Soon, LIVERMORE, David. Cultural Intelligence: A Pathway for Leading in a Rapidly Globalizing World., 2010. Disponível em: <

http://soonang.com/wp-content/uploads/2011/04/2010_VanDyne_CCL-CQ.pdf >

Acesso em 02 out. 2020.

Referências

Documentos relacionados

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

A Variação dos Custos em Saúde nos Estados Unidos: Diferença entre os índices gerais de preços e índices de custos exclusivos da saúde; 3.. A variação dos Preços em

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

• Princípio da Incerteza Absoluta (Laplace): se não houver nenhuma informação sobre a probabilidade dos possíveis resultados, então se deve assumir que eles são

– Para que os compromissos do Plano de Benefícios II – VarigLog “Em Liquidação Extrajudicial”, para com cada de seus participantes e assistidos credores sejam

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator