• Nenhum resultado encontrado

Business Intelligence Aplicado em Saúde Pública: Auxiliando a Tomada de Decisão.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Business Intelligence Aplicado em Saúde Pública: Auxiliando a Tomada de Decisão."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Business Intelligence Aplicado em Saúde Pública: Auxiliando a Tomada de Decisão.

Thiago Ramos Varnier

1

Gisele Grinevicius Garbe

2

1. Analista de Sistemas; Pós-Graduando em Informática em Saúde pela UNIFESP.

2. Biomédica; Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde da UNIFESP.

Resumo

Objetivo:

Pesquisar quais as contribuições a tecnologia Business Intelligence(BI) pode trazer no processo decisório na área de saúde pública.

Método: A corrente pesquisa trata-se de uma Revisão Bibliográfica com o intuito de

apresentar o contexto e conceitualizar o tema abordado, e para tanto foi efetuada uma consulta por artigos científicos na base de dados Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

Resultados:

Foram analisados um total de seis artigos que se referiam à adoção, implantação e benefícios que o BI pode trazer no processo decisório na área de saúde pública e podemos ter resultados como prevenção na saúde da população.

Conclusão:

Embora gerir a saúde pública seja um grande desafio e que as dificuldades em ter informações seja recorrente, com a utilização do BI, é possível ter acesso a informações interativas, com análises e manipulações em tempo real e de fácil acesso.

Descritores:

Business Intelligence, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Processo Decisório, Saúde, Sistema de Informação em Saúde.

(2)

Introdução

É de grande importância a gestão do conhecimento nas empresas, instituições, organizações, entidades e na saúde pública não é diferente, buscando melhores soluções nos processos de tomada de decisão. Levando em consideração este panorama, a saúde pública precisa informar, capacitar e alinhar seus profissionais com a Inteligência estratégica adotada, melhorando, avançando e expandindo conhecimentos em aspectos que apóiam a tomada de decisão. Para atingir essas metas, existe uma demanda crescente no uso de ferramentas de Tecnologia da Informação e de gestão de conhecimento.

A gestão do conhecimento é uma metodologia que surgiu com o objetivo de disponibilizar uma visão integrada de toda a informação do negócio da organização, sendo esta informação disponível em diferentes formas, bem como em pessoas através de suas experiências

(1)

.

Com a aplicação de técnicas e métodos característicos para a determinação das necessidades de informações, análise, integração e propagação de sistemas de informação, a inteligência estratégica transforma-se em uma função importantíssima no âmbito gerencial.

Objetivando apoiar a inteligência estratégica das instituições, Business Intelligence desponta como uma tecnologia que possibilita converter dados em informação relevante. Dados são valiosos, pois possibilitam fazer estudos obtendo comportamentos a partir de diversos cenários. O objetivo do Business Intelligence é auxiliar na tomada de decisão apoiando-se em uma visão global do negócio, oferecendo informações consistentes e atualizadas

(3)

. Objetivando velocidade no acesso as informações, as funcionalidades de Business Intelligence possibilitam proliferação do conhecimento contribuindo para que os usuários estejam informados e de acordo nas estratégias das instituições.

Na saúde pública a implantação do BI pode ter o importante papel na avaliação e

monitoramento epidemias, prontuários, diagnósticos, medicações entre outros, desta

forma auxiliando na prevenção da saúde da população, proporcionando melhora na

qualidade e condições de vida e auxiliando os gestores públicos.

(3)

Esta pesquisa objetivou passar conceitos teóricos relacionados ao BI e seus benefícios quando adotado e implantado em instituições públicas de saúde.

Metodologia

A vigente pesquisa de caráter descritivo refere-se a uma revisão bibliográfica de literatura, com o auxilio de materiais compostos como artigos científicos e livros publicados

Destaca-se que a pesquisa bibliográfica objetivou a definição e a apresentação das características de uma população e experiência na adoção e implantação do BI no auxílio da gestão pública.

Para conceitualizar o tema abordado pesquisou-se por produções científicas em base de dados virtuais no período de agosto a outubro de 2016, tais quais como base de dados Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

Para a pesquisa optou-se pelos seguintes descritores: Business Intelligence, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Processo Decisório, Saúde, Sistema de Informação em Saúde.

E na busca de artigos traçou-se como estratégia: Business Intelligence AND Saúde AND Gestão do Conhecimento.

Os seguintes critérios de inclusão foram estabelecidos: publicações em português e

na integra com a abordagem do tema proposto e como critérios de exclusão

publicações incompletas e em línguas estrangeiras e que não abordassem o tema

proposto.

(4)

Resultados

Os recursos de Business Intelligence e seus processos facilitam a atuação dos gestores nas observações de comportamentos dos dados, contribuindo para a tomada de decisão. Manipulação de dados da saúde por meio de ferramentas de Business Intelligence, embora seja um desafio, é um campo em que existe muito a ser explorado.

Com ferramentas como gráficos, estatísticas, relatórios personalizados e mapas, desperta a criatividade dos profissionais envolvidos para novas perspectivas e consultas baseadas em filtros proporcionando informações estratégicas. Com a interface amigável o que facilita a aceitação dos usuários e os com os recursos visuais é possível ampliar o leque de alternativas de interpretações dos profissionais de saúde que estão sedentos de tecnologias de informação que facilitem os processos.

Tabela 1 – Artigos localizados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e pelo endereço eletrônico scholar.google.com.br sobre Business Intelligence Aplicado em Saúde Pública auxiliando a tomada

de decisão

TÍTULO DO

ARTIGO/REFERÊNCIA OBJETIVOS RESULTADOS ENCONTRADOS

Business Intelligence Aplicado em Saúde

Pública / 1

Transmitir aspectos teóricos relacionados ao BI envolvendo a implantação do mesmo no serviço público.

Procurou no decorrer do artigo apresentar os aspectos envolvidos com o conceito de Business Intelligence onde o conhecimento é considerado o principal ativo de qualquer instituição.

Implementação de um sistema de Business

Intelligence para a análise da qualidade

de vida pré e pós- operatória / 2

Realizar uma análise em uma amostra de pacientes que foram submetidos a uma simpaticectomia torácica endoscópica. As análises efetuadas utilizando um sistema de Business Intelligence, o qual permitiu o armazenamento, a manipulação e a análise dos dados recolhidos.

A análise dos dados recolhidos permitiu verificar a evolução da qualidade de vida dos pacientes e, ainda, a incidência de complicações ou efeitos secundários como consequência da cirurgia.

Sistemas de Apoio a Decisão Médica

(SADM) / 3

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de Sistemas de Apoio a Decisão na área da medicina.

Com a implantação do Sistema de Apoio a Decisão auxiliou os profissionais de saúde na realização de diagnósticos, na elaboração de tratamentos e resolução de problemas de saúde.

Arquitetura de um ambiente colaborativo

Este artigo tem como objetivo uma arquitetura sistêmica de BI que busca

A pesquisa foi validada pelo desenvolvimento de uma prova conceitual

(5)

de business intelligence baseado em um repositório de ontologias e serviços

de dados / 4

soluções para as limitações das cargas massivas de dados que pode indisponibilizar o sistema de Business Intelligence e causar erros devido a má interpretação dos dados.

que permitiu mostrar a arquitetura em ambiente de produção e ilustrar seu interesse em diversas aplicações de BI.

Sistema de business intelligence aplicado

aos grupos de diagnóstico homogêneos / 5

O estudo teve como intuito contribuir para o melhoramento da monitorização da classificação dos pacientes em GDH’s de forma a funcionar como instrumento de suporte a tomada de decisão.

Com a transformação dos dados provenientes de sistemas operacionais, de forma a torna-los legíveis e de fácil acesso a quem tem de tomar decisões principalmente para os usuários finais.

Ferramenta de Business Intelligence aplicada à pesquisa na

área da saúde / 6

Este estudo tem como objetivo utilizar conceitos relacionados a Business Intelligence para o desenvolvimento de uma ferramenta que possa tratar esses dados para que se obtenha como um resultado rápido e acurado dos cálculos biomédicos para posteriormente utiliza-los posteriormente em ferramentas de analise estatísticas.

A preocupação com a qualidade e perspectiva de vida esta muito presente no dia-dia das pessoas e as pesquisas médicas trazem novos conhecimentos que tem o intuito de melhorar esses aspectos para a humanidade. Os resultados dessas pesquisas são de grande importância e necessariamente precisam ser objetivos e precisos e quando se trata de tempo de processamento de dados a rapidez é muito importante.

Discussões

Na área da saúde constantemente pressionada a oferecer qualidade e satisfação em seus serviços ofertados e prestados e executá-los cumprindo regulamentações federais, na maioria das vezes com recursos escassos ou mal administrados, os profissionais enfrentam diariamente cobranças e exigências para contenção de despesas

(1)

. Profissionais da saúde como médicos, pesquisadores, nutricionistas, dentistas, farmacêuticos e administradores entre outros, necessitam oferecer cuidados e serviços baseados em informações, as quais em um ambiente seguro, atualizado e acessível estejam disponíveis.

Nos artigos encontrados e listados nesta pesquisa foi possível observar as inúmeras formas em que a utilização do Business Intelligence possa nos auxiliar. Alguns trabalhos focam na parte gerencial

(1, 3, 4)

, voltados para a implantação e o apoio a tomada de decisão.

Em outros trabalhos a adoção e implantação do Business Intelligence foi voltado

para uma área em específico

(2, 5)

, entre esses, um BI aplicados em uma amostra de

(6)

pacientes que foram submetidos a um determinado procedimento cirúrgico e utilizado para cruzar dados relacionados a qualidade de vida tanto pré como pós operatório. No outro trabalho o BI foi utilizado com o intuito de ser aplicado a grupos de diagnósticos homogêneos visando o melhoramento da monitorização da classificação dos pacientes.

Em outro trabalho a utilização do Business Intelligence foi voltado especificamente para a área de pesquisa

(6)

, visando um resultado rápido e acurado dos cálculos biomédicos para posteriormente realizar analises estatísticas.

Os profissionais da área de saúde precisam de acesso rápido a soluções para potencializar e melhorar os processos da saúde, assim encaminhando a gestão dos cuidados para o profissional adequado na hora certa.

Abaixo seguem algumas necessidades identificadas entre os profissionais na área de saúde

(6)

:

 Realizar ações baseadas em conhecimentos provenientes de dados;

 Acesso a manipulação dos dados facilitando a extração de informações;

 Desenvolver perspectivas e analises dos resultados;

 Confrontar informações entre períodos distintos;

 Monitorar indicadores;

 Melhora no atendimento;

 Controle dos gastos;

 Avaliação dos programas da área de saúde ofertados;

O uso Business Intelligence(BI) é pouco difundido. A partir dos diversos dados

consolidados em um repositório único para interpretações e busca de informações

armazenadas em tempo real, o BI possibilita acesso detalhado e amplo a questões

operacionais, tal como, a situação clínica dos pacientes viabilizando que a equipe

assistencial realize estudos sobre quadros de risco e realize ações que evitem

maiores problemas

(3)

.

(7)

Na saúde pública a implantação do BI, proporciona aos gestores uma visão gerencial e administrativa de unidades e serviços ofertados e prestados, pois o BI com a capacidade de compartilhar, memorizar e cruzar dados oriundos de diversas instituições que realizam milhares de atendimentos a população, proporciona uma análise investigativa e controle epidemiológico por tipo de doença e localização por exemplo

(1)

. Desta forma o BI pode ser bastante útil em ações de prevenção e correção, reduzindo custos pela identificação de desperdícios e problemas, melhor distribuição dos serviços prestados, melhora na qualidade do atendimento aos pacientes, ajudando na atuação governamental em agir proativamente ao invés de reativamente.

Para atender todas as expectativas e atingir as metas e objetivos estabelecidos existem alguns fatores que devem ser considerados, os quais podem sofrer mudanças dependendo do contexto relacionado, pelo fato de existirem diferentes variáveis que devem ser administradas e consideradas. O sucesso da implantação é a interação entre as dimensões Capital Humano, Conhecimento dos Processos, Cultura e Infra-Estrutura. Segue abaixo descrição das dimensões citadas.

 Capital Humano

O Capital Humano constitui-se sobre as capacidades e habilidades do individuo suas potencialidades e alinhamento com as metas e objetivos estabelecidos.

 Conhecimento dos Processos

O Conhecimento dos Processos constitui-se sobre a capacidade da utilização da informação de acordo com os processos descritos e utilizados, a fim de melhorar o uso e o fluxo da informação.

 Cultura

A Cultura constitui-se sobre a influência humana e organizacional no fluxo da

informação, está vinculada ao uso, valor e veracidade da informação, por se

tratar de um recurso estratégico para a tomada de decisão.

(8)

 Infra-Estrutura

A Infra-Estrutura constitui-se sobre a capacidade de coletar dados de diversas origens e integrá-los e para tanto a necessidade de hardware, softwares e redes de acesso.

Essas quatro dimensões necessitam de cooperação entre elas para serem eficazes e assim o uso e o desempenho da informação não ficaram comprometidos.

Segue abaixo exemplo de ferramenta de Business Intelligence aplicado na área de saúde:

SAGE – Sala de Apoio a Gestão Estratégica

A Sala de Apoio a Gestão Estratégica (SAGE) disponibiliza informações de saúde, especialmente das redes de atenção prioritária, acompanhamento das metas, repasses, coberturas e indicadores epidemiológicos e operacionais das ações e programas para a tomada de decisão, gestão e geração de conhecimento estados e municípios

(7)

.

SAGE apresenta e fornece informações que apoiam a tomada de decisão, gerando conhecimento e facilitando a gerência dos serviços prestados, ou seja, colabora demonstrando as ações governamentais aplicadas no SUS, transparecendo-as e possibilitando projeções e interferências caso necessárias. Através dos indicadores operacionais e epidemiológicos associados agravos e doenças evidenciando necessidades e problemas de saúde pública.

Segue abaixo algumas imagens do SAGE:

(9)

(10)

Conclusão

Procurou-se, ao longo deste estudo, retratar conceitos relacionados com aspectos de Business Intelligence, aspectos esse de grande importância no cenário institucional, no qual a informação e o conhecimento são vistos como um ativo primordial na organização. Dentro deste cenário, procurou dar ênfase na saúde pública, demonstrando alguns desafios e dificuldades encaradas e, baseando nesses princípios, pode ser verificado o real desejo dos gestores municipais de saúde, o que realmente é importante, e com essas informações dando base para um bom desenvolvimento do estudo de caso.

Portanto, acredita-se que com este estudo e com os aspectos e conceitos aqui abordados sejam importantíssimos para a compreensão do Business Intelligence e de como este pode ser aplicado em saúde pública e se torne uma fonte de conhecimento.

(11)

Referências

1.

EL Both, SL Dill. Business Intelligence Aplicado em Saúde Pública. Anais SULCOMP, 2012 - periodicos.unesc.net. Disponível em http://periodicos.unesc.net/index.php/sulcomp/article/viewArticle/793

2.

D Gonçalves, MY Santos, JM Cruz. Implementação de um sistema de Business Intelligence para a análise da qualidade de vida pré e pós- operatória. 2010 - repositorium.sdum.uminho.pt. Disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/13835

3.

BR Silva, MC Melo, MDA Ribeiro, L Borges. Sistemas de Apoio a Decisão Médica (SADM). 2013 - periodicos.unifacef.com.br. Disponível em http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/resiget/article/view/582

4.

VA Martins. Arquitetura de um ambiente colaborativo de business intelligence baseado em um repositório de ontologias e serviços de dados. 2013 - repositorio.unb.br. Disponível em http://repositorio.unb.br/handle/10482/13614

5.

MPA Barrento. Sistema de business intelligence aplicado aos grupos de diagnóstico homogêneos. 2011 - run.unl.pt. Disponível em https://run.unl.pt/handle/10362/11653

6.

G Dani. Ferramenta de Business Intelligence aplicada à pesquisa na área da saúde. 2016 – repositório.ucs.br. Disponível em https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1214

7.

DATASUS. Caderno de Informações de Saúde. www.datasus.gov.br.

Acessado de setembro a outubro de 2016.

Referências

Documentos relacionados

Todavia, essa negociata diplomática entre inglêses e franceses foi protestada pela Alemanha, tendo então lugar um con- gresso internacional em Algeciras (Espanha), que foi favorável

Os rins dos animais endotoxêmicos do grupo 24 horas apresentaram um aumento significativo na pressão de perfusão vascular renal basal, quando comparados aos rins dos

Documento assinado eletronicamente por Braulio Rezende Barbosa, Analista Administra vo, em 18/10/2018, às 18:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art.

BIBUOTEC A SETORIAL.. Tais questionamentos procuram construir uma analise de senten9as juridicas produzidas no Tribunal de Justi9a do Estado da Paraiba sob a perspectiva hist6rica da

A participação do presidente contribuiu para aproximar a Cooperativa das lideranças, que reiteraram seu interesse em contar com a presença da CredCrea em suas regiões, evidenciando

Os estudantes do Curso de Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas serão estimulados a desenvolver trabalhos de Iniciação Científica, concorrendo a bolsas

Ao longo do processo de elaboração do Plano de Bacia, foram propostas algumas atividades específicas, que integram esta ação de educação ambiental: a

En este caso, la parte inferior del anclaje no se usa y los tornillos 8x100mm se fijan directamente sobre los agujeros existentes en la parte superior del anclaje universal a