• Nenhum resultado encontrado

Objetivo Escreva aqui os objetivos dessa aula/material. O que os alunos precisam, de fato, aprender?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Objetivo Escreva aqui os objetivos dessa aula/material. O que os alunos precisam, de fato, aprender?"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

História Antiga: Grécia

Objetivo

Escreva aqui os objetivos dessa aula/material. O que os alunos precisam, de fato, aprender?

Se liga

Para esta aula, é importante compreender o conceito de democracia e história oral. É interessante pensar e comparar com outras civilizações antigas, como a egípcia e os povos que habitaram a Mesopotâmia.

Curiosidade

Os gregos eram extremamente devotos aos seus deuses, e demonstravam isso nas Olimpíadas. As mesmas serviam para homenager os inúmeros deuses da mitologia grega. Durante a competição, as pólis tinham um pacto: conflitos apenas nos esportes, e as guerras não poderiam acontecer naquele momento. As olimpiadas gregas geram as olimpíadas que conhecemos hoje em dia, com objetivos diferentes, é claro.

Teoria

Com certeza, a sociedade que mais influenciou diretamente ou indiretamente o mundo atual foi a grega, ao lado do mundo romano esses compuseram a base do atual sistema político, filosófico e cultural da sociedade moderna, seja por meio de influências que resistiram ao tempo ou pelo resgate das tradições durante o renascimento a cultura greco-romano em especial a parte grega ajudou a formar o mundo como se conhece hoje.

Temporização

Estes durante a maior parte de sua história organizaram-se em cidades estado que existiram por todo o mediterrâneo até a costa francesa, as cidades se organizavam em torno de diferentes sistemas políticos, as mais importantes eram Atenas e Esparta, Atenas tinha um perfil mais intelectual e democrático, já em Esparta a atividade era majoritariamente militar e tinha um modelo monárquico, essas cidades depois de acabarem com a ameaça dos Persas voltaram-se uma contra a outra envolvendo outras cidades formando duas ligas a de Delos (aliados de Atenas) e a do Peloponeso (aliados de Esparta), a guerra do Peloponeso durou de 431- 421 a.C.

Após as guerras entre Atenas e Esparta começa o domínio Macedônico, de Alexandre o Grande, os macedônios viviam ao norte da Grécia e tinham uma cultura grega principalmente na elite do local, ainda sim eram considerados como bárbaros pelos gregos já que falavam outra língua e tinham um sistema de governo diferente. Ainda sim, Alexandre domina a Grécia estende até o Iraque, mais tarde depois de dez anos de conquistas Alexandre morre em 323 a.C.

A sociedade Grega com a autonomia política dos nativos dura até o início do domínio romano da região, que se da depois da Batalha de Corinto em 146 a.C. No entanto a sociedade grega deixou profundas influências na sociedade romana, como a religião que é muitíssimo parecida com a mudança de nomes dos deuses, grande parte da filosofia romana tem base nos pensadores gregos e de certa forma sua organização social também foi herdada dos gregos.

(2)

Sociedade e Economia Grega

A organização social grega era extremamente hierarquizada, salvas as exceções de cada cidade-estado a sociedade grega seguia um padrão, peguemos o exemplo de Esparta. O grupo do topo da pirâmide eram os Espartiadas que eram guerreiros dórios que receberam a administração das terras comunais agora estatizadas sob seu controle tendo direitos políticos, em seguida vinham os Periecos eram os cidadãos livres que se dedicavam na agricultura nas terras periféricas á dos Espartiadas, eles se dedicavam também ao artesanato e a criação de gado. Por último vinham os Hilotas que trabalhavam nas terras dos espartiadas além de fazerem outras funções.

Os gregos herdaram diversas técnicas agrícolas das sociedades egípcias e mesopotâmicas, logo não era de se espantar que a principal base da economia era a agricultura como em grande parte das sociedades pré- industriais, no entanto os gregos dedicavam-se a pesca por conta de sua configuração geográfica (em arquipélago) e ao comércio que movimentava todo um sistema de trocas no mediterrâneo, sendo exímios navegantes, podemos citar ainda a mineração e o manuseio de metais que eram usados no fabrico de armas, ornamentos e itens religiosos.

(3)

Exercícios de fixação

1. Homero foi um grego que transmitia as histórias da Grécia Antiga por meio de poesias, conhecidas como Ilíada e Odisseia. Isso mostra uma importante característica do período homérico, o/a:

a) Nascimento da escrita para guardar a história da Grécia b) Tradição escrita e oral

c) Tradição oral

2. O que foi a Guerra do Peloponeso, conflito na Grécia Antiga?

a) Guerra entre as pólis gregas contra o Império Macedônico, que se expandia em direção à Grécia b) Conflito entre os persas e os espartanos

c) Luta liderada principalmente por Esparta, contra a hegemonia de Atenas e da Liga de Delos sobre a Grécia

3. Durante o período Arcaico, ocorreu na Grécia Antiga:

a) O auge das cidades-estado gregas b) A invasão do território pelos Macedônios

c) A transmissão da História grega apenas pelos poemas de Homero

4. Sobre as pólis gregas, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Esparta tinha como forma de governo uma diarquia aristocrática b) Todos os residentes homens de Atenas eram considerados cidadãos c) Esparta e Atenas tinham o mesmo idioma e religião

5. Assinale a alternativa correta sobre a sociedade espartana a) Os hilotas eram escravos públicos de Esparta

b) Os periecos também tinham direitos políticos

c) Os hilotas podiam ser comercializados entre os espartanos

(4)

Exercícios de vestibulares

1. A história da Grécia antiga está dividida em 4 períodos que se estende do século XX ao século IV a.C..

São eles:

b) pré-homérico, homérico, arcaico e clássico c) greco-romano, dórico, homérico, clássico d) dórico, ateniense, clássico e helenístico e) helenístico, homérico, ateniense e clássico

f) greco-romano, pré-homérico, clássico e helenístico

2. Preencha a lacuna: A __________ foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga.

a) ática b) democracia c) ditadura d) monarquia e) talassocracia

3. Na cidade de Atenas, só era considerado cidadão quem nascia na cidade. Logo, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticas da polis. O nome dado aos estrangeiros era

a) fratrias b) georgóis c) hilotas d) metecos e) eupátridas

4. Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:

a) a concepção de democracia com a participação do voto universal.

b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.

c) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.

(5)

5. "Conta a história que, com a ajuda de Atena, Epeu construiu um grande cavalo de madeira, onde escondeu guerreiros. Ulisses ardilosamente introduziu-o em Troia para que os guerreiros a saqueassem." Em sua obra, o autor transformou a luta pelo controle do estreito de Dardanelos (Helesponto) num conflito envolvendo deuses e heróis. A obra e o respectivo autor são:

a) A República - Platão.

b) Édipo Rei - Sófocles.

c) A Ilíada - Homero.

d) Os Sete Contra Tebas - Ésquilo.

e) A História da Guerra do Peloponeso - Tucídides.

6. A Grécia Antiga não conheceu um Estado centralizado. Organizou-se por meio de cidades-estados, denominadas de pólis. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta:

a) A pólis era uma construção social e política autodeterminada; todavia, a disputa pela hegemonia na antiga Grécia a movia.

b) Na pólis, não havia espaço para cultos, deuses e santuários, nem mesmo para consulta aos oráculos anteriormente à tomada de decisões.

c) A pólis expressava uma cultura e uma identidade próprias, marcadamente urbanas, denominadas de ethos.

d) Nas pólis, a norma jurídica (lei), promulgada nos regimes democráticos ou outorgada nos regimes aristocráticos, era reconhecida como ato orientado pela razão e, portanto, humano.

e) A experiencialização social e cultural que o grego antigo viveu nas pólis permitiu a capacidade de explicar os problemas da comunidade no âmbito dela própria, fundamentalmente apartada dos deuses.

7. A Civilização Grega apresentou unidade cultural e fragmentação política. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:

a) Quando as tribos arianas ou indo-europeias dos aqueus, eólicos, jônios e dóricos penetraram na Grécia, encontraram a região desabitada, o que facilitou-lhes a fixação.

b) A conquista da Grécia por Felipe II da Macedônia foi anterior ao domínio romano na região.

c) Atenas e Esparta, as principais pólis gregas, foram igualmente fundadas pelos descendentes dos eólicos, o que explica serem suas economias iguais, baseadas na pesca, artesanato e intenso comércio, inclusive marítimo.

d) Tanto Atenas quanto Esparta implantaram governos tipicamente democráticos nos séculos V e IV a.C., tendo a primeira, contudo, mantido a forma monárquica de governo.

e) A agressividade das pólis, ou cidades-estados de Tebas e Corinto, provocou a primeira onda colonizadora grega, que povoou, inclusive, as ilhas do mar Egeu.

(6)

8. “Em termos constitucionais mais convencionais, [na Atenas antiga] o povo não só era elegível para cargos públicos e possuía o direito de eleger administradores, mas também era seu o direito de decidir quanto a todos os assuntos políticos e o direito de julgar, constituindo-se como tribunal, todos os casos importantes civis e criminais, públicos e privados. A concentração da autoridade na Assembleia, a fragmentação e o rodízio dos cargos administrativos, a escolha por sorteio, a ausência de uma burocracia remunerada, as cortes com júri popular, tudo isso servia para evitar a criação da máquina partidária e, portanto, de uma elite política institucionalizada.”

M. I. Finley. Democracia antiga e moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1988, p. 37.

A partir do texto, pode-se afirmar que a democracia, na Atenas antiga,

a) limitava a atuação do conjunto da sociedade nas decisões e nos assuntos políticos, que ficavam restritos à elite intelectual e econômica.

b) reconhecia a necessidade da tripartição do poder, com a separação e a isonomia entre o executivo, o legislativo e o judiciário.

c) dependia do bom funcionamento do aparato administrativo, composto por funcionários estáveis e por ampla hierarquia burocrática.

d) permitia a ampla manifestação dos cidadãos e tinha mecanismos que impediam a perpetuação das mesmas pessoas em cargos administrativos.

9. Considere o excerto de poema espartano do século VII a.C.:

[...] Pois não há homem valente no combate, se não suportar a vista da carnificina sangrenta e não atacar, colocando-se de perto. [...]

É um bem comum para a cidade e todo o povo,

que um homem aguarde, de pés fincados, na primeira fila, encarniçado e todo esquecido da fuga vergonhosa, expondo a sua vida e ânimo sofredor,

e, aproximando-se, inspire confiança com suas palavras ao que lhe fica ao lado.

(Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. In: Hélade: Antologia da Cultura Grega, Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra / Instituto de Estudos Clássicos, 4. ed., 1982.) Com base nesse excerto, considere as afirmativas abaixo sobre os valores ressaltados no poema e sobre características da cidade-Estado de Esparta entre os séculos VII e V a.C.:

1. Esparta e Atenas compartilhavam do mesmo ideal militar expresso no poema, motivo pelo qual juntaram esforços na Liga de Delos.

2. O poema expressa os valores esperados dos soldados espartanos: a coragem, o espírito de combate e a cooperação com o coletivo.

3. Para sustentar o exército, o Estado espartano formou a Liga do Peloponeso e distribuiu as terras conquistadas entre as cidades-estados aliadas.

4. Esparta manteve uma elite militar, formada pela educação rígida de suas crianças, que eram controladas pelo Estado e separadas de suas famílias.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

(7)

10. “No tempo de Péricles (461-429 a.C), o comparecimento à assembleia soberana era aberto a todo o cidadão. A assembleia era um comício ao ar livre que reunia centenas de atenienses do sexo masculino, com idade superior a 18 anos. Todos os que compareciam tinham direito de fazer uso da palavra. As decisões da assembleia representavam a palavra final na guerra e na paz, nos tratados, nas finanças, nas legislações, nas obras públicas, no julgamento dos casos mais importantes, na eleição de administradores, enfim na totalidade das atividades governamentais”.

(BRAICK, Patrícia Ramos e MOTA, Myriam Becho. História: Das cavernas ao terceiro milênio, 2ª Edição. São Paulo: Editora Moderna, 2010. p. 102).

Com base nesta informação, conclui-se que, em Atenas, no período de Péricles:

a) a democracia se consolidou e atingiu sua plenitude por meio de princípios como o da isonomia, isocracia e isegoria, que se definiu como a igualdade de direito ao acesso à palavra na assembleia soberana.

b) a cidadania ateniense fundamentava-se na igualdade de gênero, garantindo aos cidadãos o pleno direito à palavra independente de sexo, impondo como limite a idade de dezoito anos.

c) a relação de poder entre funcionários do Estado e a elite política ateniense assegurava a manutenção de um regime de governo aristocrático no qual somente os homens exerciam o direito de cidadania.

d) os cidadãos atenienses eram guiados por uma burocracia estatal que impediu o rodízio dos cargos administrativos, de modo que a liderança direta e pessoal era exercida por uma minoria de homens jovens.

e) a concentração da autoridade na assembleia possibilitou a criação de um regime de governo baseado no poder pessoal, institucionalizando a oratória como competência mais importante para o exercício da política nos tempos de Péricles.

(8)

Gabaritos

Exercícios de fixação 1. C

Como não havia a escrita naquele período na Grécia, os poemas cantados eram uma forma de transmitir a história da Grécia. Os contos de Homero eram muito famosos.

2. C

A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre as duas principais pólis da Grécia Antiga, Atenas e Esparta.

A primeira, comandava a Confederação de Delos, e a segunda a Liga do Peloponeso.

3. A

Durante o período arcaico as pólis gregas estavam em seu auge de desenvolvimento, com destaque a Esparta e Atenas, cidades-estado desenvolvidas e expansionistas.

4. B

Nem todos os homens que residiam em Atenas eram cidadãos, apenas os nascidos de pai e mãe atenienses e os maiores de idade. Isso excluía os estrangeiros e escravizados, e os atenienses menores de idade.

5. A

Hilotas era a forma que os escravos públicos de Esparta eram chamados. Os prisioneiros de guerra de Esparta eram transformados em escravizados, que pertenciam ao Estado, e não podiam ser comercializados.

Exercícios de vestibulares

1. A

Os períodos gregos estão divididos entre pré-homérico, homérico, arcaico e clássico.

2. B

Atenas vivia o regime político da democracia direta.

3. D

Os metecos eram os estrangeiros que viviam em Atenas, geralmente eram comerciantes, e não tinham acesso à democracia.

4. B

Os jogos olímpicos gregos, competições por meio dos esportes, são um legado importante da época.

5. C

Homero, um poeta cego, recitava na Ilíada a Guerra de Troia.

(9)

6. B

A alternativa B está incorreta porque era fundamental, na pólis grega, os espaços para os cultos aos deuses, consultas a oráculos, bem como para espetáculos como o teatro, entre outras atividades. A religião tinha um papel vital na estrutura das cidades-estados.

7. B

O domínio da Macedônia, primeiro com Felipe II e depois com Alexandre Magno, sobre as demais cidades-estados gregas começou na década de 330 a.C. A dominação romana só ocorreu quase dois séculos após isso.

8. D

A democracia representativa de Atenas permitia uma maior participação de todos em assuntos públicos.

Para ser cidadão, não havia diferenciação econômica, então todos os que exerciam a cidadania podiam decidir sobre os assuntos da cidade.

9. B

A afirmativa I está incorreta, pois Esparta e Atenas diferiam na política militar, pois Esparta era uma sociedade militarizada, enquanto Atenas dava valor à democracia e à cultura, outras formas de desenvolvimento do cidadão.

A afirmativa III está incorreta, Esparta formou a Liga do Peloponeso para se proteger militarmente e enfrentar a hegemonia ateniense na Liga de Delos. Esparta tampouco distribuiu terras conquistadas, pois as tomava para si.

10. A

O século de Péricles foi um período de grande prosperidade política, econômica e cultural em Atenas, com a consolidação e desenvolvimento da democracia ateniense.

Referências

Documentos relacionados

ffllIlAÇÂO I COLONISÀClO jp^ i-om-se. Dias, Casimiro do Abreu, Laurindo Rebello, J. do Mendonça, Castro Alves, Teixeira do Mello, Luiz Guimarães. Mello -Moraes Filho o

Este capítulo tem uma abordagem mais prática, serão descritos alguns pontos necessários à instalação dos componentes vistos em teoria, ou seja, neste ponto

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Siguiendo esta línea de reflexión, en este estudio se encontró que el grupo de brasileñas y colombianas quienes cuentan con mejores ni- veles educativos que las peruanas tienen

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Verificou-se a ocorrência de nove famílias e onze gêneros, todas pertencentes à ordem Filicales, sendo observadas as famílias Polypodiaceae e Pteridaceae, com dois gêneros cada, e

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O município de São João da Barra, na região Norte do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, passa atualmente por um processo de apropriação do seu espaço por um ator que, seja pelo