• Nenhum resultado encontrado

j;msí~y,.'.~- 19 de Janeiro de I8SI Quarta-íeira i - ' as - ~"~ *" ".' ' ' -'...;- -_ * _r^^^^^~ i H B_- Vw^^A BH k Nia - * ' hj1"f,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "j;msí~y,.'.~- 19 de Janeiro de I8SI Quarta-íeira i - ' as - ~"~ *" ".' ' ' -'...;- -_ * _r^^^^^~ i H B_- Vw^^A BH k Nia - * ' hj1"f,"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

¦ . ¦¦ ¦ ¦\l

j;msí~y,.'.~-Anno VII

; iSSIGRATURiS PARI A C0RT1 _|_mSTtt_-«...-.v---•-•<'••••'¦'>'>•• .9i ¦ !"'" r" J '"¦¦¦'¦qat"BBI111' """ %______ ____Msr. 6800ft wÈi^MW fim "' r^àm ____Tii'T__l* ___n_à v9_________9 _____¦ ___________' '_f_______H___á__________F •¦'' Hh___V- k ______¦ Wm -____B_-_M_____-_B_a i. _____ i ..._ _ .-i i. _.-.»¦¦. ¦ . . i...»

Rio de Janeiro — Quarta-íeira 19 de Janeiro de I8SI

-*"'-¦ ' ¦- a_a__aa

¦¦-i ¦¦¦-¦' as -... ¦*i*-*;V'rr'*--v- ".'• '•'¦-'.¦.¦....¦.;-• -_ *•_r^^^^^~ PAOAJ-fE-VIO ADIANTADO

licrlplorlo—Rua do Ouvidor n. 70

RIO DB JANEIRO __.. 'j iTT-r**^****" - ' ' -—*—— ürlfffíltr

Nvii-iero £v\rtilso -40 rs

i|H__B_- Vw^^A

¦ 9 __________ "

hJ1"F, i

r

As assignaturas começara em qualquer dia o fe__tdüam sempre em fins do março,,

setembro em dezembro

G_ artigos enviàdoi fl redacoSo nao serSo reatituido. ainda qa. nSo _mjm__ pi-Mloados

—~"~ —*" • BS _I^^!J."'..' r-_. ¦¦..,j.IVll>,«,J T- . , .-,- ,. ...,.

Nia

¦!

-

IH

___

19

om IB

^^HV

BH

BB

H

MB mi

m_. ___

__S.__.___I

^t -^H

^ '""'"'' *"f«_j_JJÍL.J.i. ' "' '¦

_Vt

~^

,1

__ST-UL_____Le_ro arm;

N.19

ISSIGNATüriAS PARA AS PROVÍNCIAS

ÇninssT-B,,..,,,..,,,,,,,,.#I(l(|illM PAGAMENTO ADIANTADO

JfPOffwpMa—Rua Sole de Setemiro a. lf

BIO DB JANEIRO

Tiragem 24,000 exemp:

EXPEDIENTE

"'

Aos Srs. cissignantes que

quizerem continuar

com as

suas assignaturas pedimos

áue as reformem em tempo

para não haver interrupção

na remessa da folha.

Aos que vierem ôu

man-darem pagar n'este

escripto-riO ADIANTADAMENTB 0

Ím-porte de suas assignaturas,

daremos de prêmio, aos

as-signantes de seis mezes o

Almanach da «Gazeta db

No-ticias» para 1881, ou um

romance de valor

equiva-lente a escolher; e aos de

anno o almanach e mais um

romance éin iguaes

condi-cões.

Cada almanach tem o

re-trato do Visconde do Rio

Branco, ou o fl. Duque de

Caxias, ou o do general

Ósorio.

O AIinn-iHC-ti d» «eQazettt cie Noli.laf.» iioi-x-isai,uai volumo iu-8*, com 3M pàgin» 9, contam: equação ilo tempo, n-iscii-cni* e «casa do sol, sabidac entrada da lua, marés, eclipses, tabeliã temporária, festas novéis, tem-noras, bênçãos mtiveiaee. estaçOes do anno. Çnloiitl-»wo'._«¦ ephemeridcs nacionaes), dias.de sala, dia» de audien-cia e sessOes elos -tribunaes a d» juízos, feriados, residências elos .atelliães, corpo dc bombeiros e estações respectivas, cs-tações da guarda urbana, sigsaes da in-r.endio. Coi-*_--> g*__*__l (comprehcn-dendo a distribuição da correspondência tirbana) com destgaaçãe de todas as agencias e horas em mie se fax o serviço, a partida e chegada de todos os cor-retos terrestres, diários ou não, a ineli-ração das mala» qua seguem nelas estra-das da ferro de Pedro II, em dias a horas, o serviço rural, aa Tinhas de correios ma-ritimós para o paiz, para • estrangeiro, as taxas dc porta da correspondência ordinária o registrada, com ou sem valor, Soques postoes^ a coavencão postal de Pariz que substituiu a de Berne, as re centissimas altwiicÇes promulgadas para esse serviço e 9 numero ele agencias do «orreio em cada provincia do Império); tí horário das estradas ele ferra de Po-tropoli.s, elos carros da Tijuca, estrada de Pedro II, S. Paulo e Rm de Janeiro, Santa Cruz o Itagiialiy, e outras (todas com indicação do preço das passagens o fretes, lioras de partida, itinerários, etc); o regulamento da taxa de escravos, im-j-osto do .ello, as l.tiüas ile paquetes a vapor subvencionadas pelo Estado (com os dias de partidas, preços etc.O o vegulamento do m.posto de eldease pha-leiosj a relação ilos pliai-eícs o pliaroletcs. Tem. dopois um* parte recreativa - em que collabor-im Cupístraao elo Abreu, Fontoura Xavier, Valentim Magalhães, Francisco Mouíji Barreto, Corrêa de Me-nozes o outros. Sob o titulo Cantos j>o Buazil, uma 1»»h.cIoi_-» collecção «io íioeslas populares de alguns fes-teiiielos poeta» nacionaes, como sajam Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Jun-queira Freire, Laurindo Rebello, Fa-gundes Varella, Castro Alves, Antônio Augusto do Mendonça, Teixeira de Mello, •Mello Moraes Filho, Luis Guimarães o Machado do Assis. Esta preciosa colloc-cão que occupa cerca de 159 paginas, vai sei- o grande suecesso do almanach, pela brilhante escolha de poesias de que a compõe. Fecham o volumo 03 artigos edi-ctonaes da Gazeta de Noticias escriptos por oceasião do fullccimento dos bonc-méritos Visconde elo Uio Branco o Du-Sue 'liommc do Caxias, e o folhetim de Prou-sobre esto ultimo. O almanach contem além erisso grande numero ele sinceloctas, atuiuncio., etc. Cada vo-Ii-ii-C leva o retrato litltosranhado, trabalho do distineto artista A. OIT, do um dos beneméritos cidadãos Duigiio Ue Cuxâuw, •arcii-i-nl Osório e Vis .omU. «Io Itio Iti'anco. ú cs-colha. Aos Srs. assignantes o almanach •J dado ORA-iiriTASium-B como prêmio. Tcudc-sc cm avulso a IgOOO.

-, *

"Fis

a rclaç-io ilos liTros que temos para prêmio nos St-s. assignantes:

Fará assignatura de seis mezes: A Firma Social. As Iidi.is Negras, O Bcino Encantado, O Livro Verde, Os Abu-tres ao Pnriz. Ceiiteiun-io de Luiz de Cu-inCes o Poesias do Alberto de Oliveira: Jonatlian, comedia cm Jactos; O crim<-do Padre Amaro, por Kç» de Queiroz; Colombo e N.n._, po. Falentim de Maga-lliães; Amores eio um voluntário; Amigo Sutimo; Um remorso; Maroussia; ou o Almanach.

Para assignatura de 12 mezes um dos romances acima c o Aimaaach.

Polo -.iioí.iíwa, kontem entrado da Europa, recebemos datas de Lisboa ato' 30 do mez passado *.

Duas quesiões de caracter politiè0 ainda prcoecupavan» os amigos da actual situação, o os adversários ü.lla, conio elementos poderos*. de oppo.ição: a da reforma dus coronci», quo ia decidir-se pnr ter o governo declarado que levan-taria a suspensfio do decreto, que lhes concedera a melhoria; o a da nomeação dos novos pares, para o quo ia ser cou-vocado o conselho de estado.

A opposição conseguira entrar em ai-guns quartci _. e por influencia do lim ?. ií. W!_,r» 1ue é*omem mui ilfui-_£_!-__.' í.. ?,lc,,!:as*' m»s «lue s«conservava Ín,l5««,. ar:,s,a,,,> "os "-«'upamentos 5^. ££* nurna folha Ttolenta. contra í» actualf • PaHWanosr appareccri ministcno, nm extenso requerimento, -modelo dos que os coronéis-. «cgravaUos haviam dc dirigir ao chefe fio estado, em quo se fazem as mais cruéis aceusa-ções contra os miiistros que desde 1S01 tt-m gerido a pasta dos negócios da pii-rra, e dc certo modo se torna res-jionsavel cl-rci, como militar c como chefe da nação.

tia n.ssc requerimento, notarei sem duvida, um paragrapho que devemos dei x.it* aqui registrado como trecho de uma pagina da historia contemporânea do Portugal, lavrado por um homem de clc-va.la posição, o bem pe5de tornar-se res-pon-: .vel pelo que fax dizer dos seus ca-moradas:

«Por ura acaso talvez, se 6 que te pwe ter pr .ícaso ura facto tantas ve--c- rvpetiifo. a gerencia do min-sterto da g'*-rra tem quasi exctosWamcnte estado •i cargo» e ;._.-__ aliás mci-.o respeita-veí*, m is qne perteucem ás armas privi-legiadas: l?m tido por anxiliarcs os que lucram nesses privileçic. e que forn-arait*. um i-aeto, «odedads anoBjTua ne segnri. mutuo, á sombra da qnal romi-eram os dtqcies á limitação de qnv ••rtis, íaradiram o ger.eralato, mnttipli-tarim o nomerude oSHclacs superiores e

fizeram da dotação do ministério da gu.rra, dos postos e das distincçCes,; apa-iiagio e monopólio particular, matando a vontade e o estimulo nos bons-'servi-', dores.» ' ' . . "

JA se. vô que um ..documento d'esta or-(lem, o publicado para alimentar a in-triga politica; ou èntreguo ná resfe-tiva secretaria para causar, pressão,'• havia e|o. produzir tal ou -qual sensação ilos .círculos politicos, e dar logar a* muitos comfnentarios. Dizia-se que entravam n/esta combinação quinze coronéis eleva-rios corpos dê infantaria ò cavallaria. Como ns suas queixas principaes eram fundadas' nas promoções extraordinárias nns armas especiaes de engenharia o ar-tlll-ària, os ofiiciaes superiores d.stas armas não tinham sido ouvidos para cousa alguma, o qus tambem fazia sup-pôr quo elles pensavam (o autor ou nu-tores d'esta manifestação, mais politica, quo justa) cm conservar desavindas os quadros das differentes armas, o que d um mal, e em muitos cas .s úm perigo para as nações onde os militares saliem fora dos limites das suas obrigações è de seus deveres para se envolverem, mais ou menos justamente, nas lutas dos par-tidos.

Disse-so depois que o alludido do-cumento era apocrypho. e .que nenhum official superior se resolvera a aceital-o e assignal-o, para o apresentar ao mi-nistro.

Como que quer que seja, o govorno decidiu definitivamente a questão dos coronéis, porquanto na ordem do exer-cito, publicada no dia 29 (véspera da sahida do paquete), declarou cm novo decreto, antecidido de relatório assigna-do por toassigna-dos os ministros, quo revogava o decreto que suspendera o anterior, concedendo a melhoria de refovma a elil-crentes ofiiciaes superiores, porám se reservava do futuro para regular as antigüidades o indemnisações no serviço militar, apresentar uma proposta íis cn-maras, que legislariam sobro este ciso. A' sahida do paquete estava reunido o conselho de estado, para ser prescnla. a lista dos novos pares; quo é com pe-quena modificação a quo já remetteu o o nosso correspondente particular de Lisboa, nas suas anteriores informações. Corria que el-rei queria elevar ao pariato dois dos actuaes ministros (o presidente do conselho e o ministro (lo reino), portím, parecia quo não tinha fundamento tal boato..

Fora annuneiado'que, do dia 1 de janeiro de 1S81 em diante; o prêmio fixo de registro para a correspondência eles-tinaela para os paizes ciuo fazem parte ela união postal iintvcrsil. passa a ser do 50 róis; fica, pois. abolido o actual pre-mio do registro do 100 r-?is. Os paizes para ondo o prêmio lixo do registro passa a ser ele 50 réis, são os seguintes : Ailcm, Bermudas (ilhas), Brasil. Ceylão, colônias dinnmrirqucz. s, francezas, hes-pnnholas o portuguezas (via de Mar-'solliu), Confederação argentina, Costa do Ouro, estalieleciiiiniitos inglezes elo estreito do Malaea. FalklaiKl. Gâmbia, Guyana inçleza, Hong Kong, índia in-gleza, Jamaica, .liipão. Laboro, ilhas Mau-ricias, ilhas Seycfielles, Almirante, Mc-xiro, Salvador. Serra Leoa, ilhas da -Trindade, Libcria o Leboin.

Morreu cm Lisboa o Sr. Bnr.hòí lomeu de Oliveira Dias o Souza, filho do Sr. conselheiro Bartholonieu dos Mar-tyres Dias o Souza.

O governo nomeou cônsul geral e encarregado de negócios nas republicas Argentina, Uruguáy-e Pe.vi.guay, o Sr. barno do Órtcg», ciuo ora cônsul geral do Portugal em Madrid. Para este cargo foi promovido o Sr. João de llortega, lllho d'aquello antigo funecionario con-snlar.

Para Siam será cffeotlvãmente no-meado cônsul o Sr. llonriquo Prosies ; o para Bombaim d transferido o do Siam o Sr. Marques Peicira.

Rem ira se, nn Porto, a ossomblda ei-al da companhia carris do ferro, vo-tauclo por maioria a fasão com a com-panhia carril americana. Üm accionista apresentou um protesto contra esta de-liberação da assemblda.

Foi declarada aberta a faliencia ao Sr. Francisco da Silva Mcngo, que sue-cedera na livraria Mordi do Porto. A fal-lencia fora requerida pela proprietária da casa, a Sra. viuva Mire*.

Morreram, 110 Porto, os Sr... João Gomes Pinto de Abreu, sócio da firma Gomes ..O.; Antônio Josi! Ribeiro Pint». viuvo do D. Maria Rosado S. José!; Josd Francisco ela Piedade', antigo industrial, estabel-cido na rua da Bainharia, o Pierro B.rard.tambcm industrial,na rna do Santo Antônio.

Fallecera igualmente, no Porto, na avançada idaélc de 15, o Revd. Dr. João Alvares _ ele Moura, conego ela Sá d'a-quella cidade, professor e jiu-i.cousulto, e mitigo governador do bispado, na ausência dos respectivos pr/rfados.

•SSS^R

Taüíierej. de

«vymtafíe.—Mcn-dem-so na rua do. Ourives n. 5S. —

Moniz & C.

Foram nomeados sob evoposta do chefe de policia da corte:

2' supplente do subdelegado da fuc-guozia de Santo Antônio, o Dr. Tito Barreto Falcão.

2* ss-pplcnlo do ssbdelegado do 1" eWs-tricto da freguezia do Engenho Velho, o 3' supplente Dr. Custodto Américo dos Santos.

3' supplente do mesmo subdele"gado, Ignacio Gabriel Pessoa.

As câmaras municipaes elo Muriahd e Bomfim, em Minas, nomearam commis-soes para dar pezames á Exma. familia do visconde do Rio-Branco.

A da primeira daquellas cidades & composta pelos Srs. senadores Cruz Ma-chado e Ribeiro da Luz, a da seguneln pelos mesmos senhores o mais o Sr. Dr. Jeronymo Penido, pai.

terem terminado os trabalhos pad-tmen-tares, tema conta da sua cadeira; a di-reptona considera dispensáveis os servi-Íços

ele ttrrr.dosc-ajiivaiiteS, e, visto estar «•ovida pelo -cathed. atúío a' cadeira de nglez, resolve elispensár o coadjuvante que estova -leceíoriarido;.-/ mathema-tipas.. .,'' ;- - . .-..!'. :*'*A mio.dada 6 se> á nomeação eTesse coadjuvante -mais" mòelerna que a. do outro, '-.':'

ConclusSo d'esta belleza administra-•iiva : um professor cjue lecciona ifigleí ha dez annos está mais habilitado- para ensinar mathematicas que um outro que ensina, mathematicas lia novo annos, onze mezes e vinte e novo dias.

Foi .nlia 5_a.o_.e_- tio I-estlé.— Vende se a lg a lata, o õOS a caixa; no deposito especial da fabrica, rua de S. Pe-dron. 31 O.

Leite condensado Barbacena—^ Vende-se

a CO0 rs. a lata, e 288 a caixa; 110 depo-sito especial da fabrica, rua deS. Pedro

n. 31 C. '

Pelo porto de Pelotas, provincia do Rio Grande do Sul durante o anno de 1879—SO a exportação de — charque — foi de 23.9S1,859 kilogr.immas, embarcados em 130 navios. Esta exportação foi dividida do modo seguinte: . . Pernambuco 11.875.385 Bahia. Rio de Janeiro.. Pará 10.298.5.5 1.38:1.470 418.470 . Foi conecelida* no 1" tenente Manuel lnnocencio Pires Camargo uma lipença do dois mezes, çom soldo, para tratai* de Sua saude.

'.-Um telegramma ele Londres niz quo os Srs. Jlortnn, Roze & C,. d'aqueila praça, tinham-se encarregado do levan tar uma companhia para construir n estrada ele ferro do'Tubarão é explorar as minas de carvão com*»reliendidas na concessão feita aa visconde ele Barbacena, na pro-vincia de Santa Catharina

Estão aanunciados os S-guintcs divi-dendos: '-*'

Banco do Brazil. 108 P1»' acção. JÇanco Commercial, 10jl por acção. Banco do Commercio, 98 por accão Banco English, (por conta) 8 sli.' B.mco Industrial, SS por acção. Banco Uercaatil de Santos, 103 por acção.

Banco Predial, 58 por acção. Banco Rural, 98000 por acção.

Companhias de seguros

Argos Fluminense, 323 por acção, -Confiança, 2H por acção.

Fidelidade. 108000 por acção. Garantia, 08 por acção. Integridade, 4,8 P»1' acção. Previdente, 18 por aeç.ão. Nova Permançate, 158 po.r acção. Mutual idado. jurosdos titulos do renda.

Companhia de estrada de ferro

Ma.ah- e Campos, juros elos titulos de»

prelação. ^,

Companhia de Carris tle ferro r*.

-S. Christovão, 133 P°r acçãoff ^-,: *£$ Urbanos, 98 Voí' acção. **__»_.'-*¦

Companhia de navegação

Brazileira, 108'por acção.

Espirito-Santo e Campos, 63 por acção. Paulista, 5g por acção.'

Diversas

Asfioeiação Commercial, juros do em-presumo."

Carrungcm Fluminense. S8 P01" accão. Commercio e Lavoura. 53 por acção. Praça da Gloria. VffiOd por acção. Transporte Marítimos de Saveiros, 103 por acção.

I.2coi> T-l-talua, ele Granado & C, á rua 1. do Março 12, reconhecido como o primeiro anti syphiütico cm geral. (• Foram lidos aate-hontem, por oceasião da segunda sessão da commissão

orga-nisadora das conferências de historia, e geographia do Brazil, ria secretaria do

império, ns bases para o questionário pelos relatores elas secções do historia natural, do historia civil, ccclcsiastica o militar, o do historia litteraria o das artes, Srs. conselheiros Alencar Arnripo o Cardoso de Menezes, e Sylvio Romdro. AWm d'est-s compareceram o presi-denta da comniissão conselheiro Beaüro-paira Rohan, o os Srs. Joaquim Nor-berto. IUiniz Galvão, Macedo, Portella, Victor Meirelles, Alves Nogueira, Bap-tista Caetano, Franklin Tavora, Ladis-lúu Netto, Sebastião Soares e Nicoláu

Moreira. ,'

Em Bucnos-Ayres, ha dias batteram-se em duello ii espada o capitão do exercito de linha-Tiiomás Perez e o jovem Carlos Sorri.

O nssalto durou úns trinta minutos e só terminou quando, aRibos já feridos não podiam mais sustentar os ferros. Carlos Sorri teve o pulmão esquerdo atravessado por uma estocada, o o capi-tão uma ferida larga na cabeça o o br.iço esquerdo varado.

Foi concedida uma licença de quatro mezes, com soldo, para tratar dc sua saudo n'osta corte, no 1" tenente Lau rindo Victor Paulino Júnior.

3OS, 388 <"> "303 t cada duzia elo superiores camisas com peitos, punhos e collariiilWs de linho; no largo de S. Francisco do Paula n. 1, camisaria. No 21 do corrente ha cm S. João do Prinejp*. uma grande manifestação po-pular 60 Sr. commendador Luiz José do Sá Chcrem, por oceasião da entrega do sen retrato.

Seguem para aquelle lugar diversos cavalheiros d'esta côrtc.

Foram nomeados juizes municipaes c de orphãos:

Do termo da Eseaela, na provincia de Pernambuco, o bacharel Jos- Brandão 4* l*-ocha, ficando sem effeito o decreto 1 __-.-. a co"'ento W- o nomeou para o vS_. m Jarúim' na racsir---pro-p.™„™k Bom J.3rd'm. na província de d. MeaiTobUpCe?iofobaCharCl J°S!S *»** i.^_£? ^ü' .Pa mesma Provincia, o bacharel Acendmo CavalcanÜ Simões. -f«-S_^p^tt¥«*> ^ Escola Mi-litar trabalhavam ultimamente, alem dos

Ç-lte.?*0**

elTcctim> d00»

-o-m-mín?„Í^u C"ín.a^lir.gu.as, principal-Smí\L ^\,°, "™P«i'mento dô cathe-í^' ¥l' „Ma!heir<«, que eslava com SSS^J^. "marA .*» deputados; o outro easiaava math-maUcJr e . for-mado n essa sciencia. Cfcafaro-e agora o Dr. MaRieirC-, par

*Cn_i_l_im- francezas. peito, punhos c colíarinhos de linho. desdo 11S900 mcjft duzia, atá o que se fnz de mais rico em Pariz. Immenso sortiménto. Camisaria. Especial, rua dos Ourives n. 11 A, ab'e ás 9 horas c fecha ás 6.

A sociedade da empreza jornalística do Cruzeiro, estabelecida n'csta corte sob a firma de J. Pinto __ C, admittin como sócio gerente c responsavei a Joa-quim da Silva-Mello Guimarães, sendo a firma substituída pela do J. Mello <.. C. As sociedades commerciacs estabele-ridas n'csí a cflrtc sob as íirm:is de Lopes >*- Leite; José Sampaio & C. c Pinto de Carvalho & C, foram prorogadas, a pri meira por mais tres annos, sondo o ca pitai elevado a 32.93dJ)23S, a scgunela por igual temi» o a terceira por inais (íbis annos adraittlndo a Eduardo Ferraz Cos-ta como interessado.

No rerigoso Banco-cliico, Rio da Praia vai ser snbstltnldo o pontíio pharol que lá existe por um outro que mclttor possa servir á navegação.

O pharol projectado será de bronze, circular, luz branca, fixa c com um raio de doze milhss: a essa constrncçBro foi confiada aos Srs. YVHkins & C, de Londres.

Abrin-sehonlema sessão loMryçtin 33 jurados. Entrou em jnlganrrntô Ma-nuel Jaeintho Moniz. portuguez. de 35 annos, casado, operário , analphabe-O acompanhado de sen defensor o Sr. J-:_-quim Cuetano da Silva,

Sorteado o conselho ficou composto dos Srs. Luiz Venancio de VaseonreDcs Vieira de Mello, Dr.J01qr.im Alves Fü-to Guedes Filho, Bíannel Jas<5 dc Campos Porto, Jost. Joaquim da C.:nh» Yi_ira Souto, Eduardo Leandro Ballard, Can-dido José! Krciie, banio de Teflü. Salva-dor Sooçalres Porto Júnior, AurclioMa-. nuel Fernandes, Rogério Nogueira da

Silva, Josá Cancio-. da Fonseca. Costa o Joso de Souza Anfujo'Monteiro.

Do processo cons'ta quo, na tarde do 11 de outubro do anno_passado"! nA.rua Nobrega, nò Engènlio-Novd.: casa de negoetode Jeronjmó Ferreira Loito, foi <ste ferido no braço esquerdo com uma faca de cortar toucinlio, neto aceusado, que era seu caixeiro. -i.- *

Sendo interrogado no tribunal, negou

O facto.^ \ '

A' vista das respostas qiie deu b con-selho aos quesitos propostos, foi o réu absolvido pelo voto do qualidade.

Compa recendo dopois Manuel Lourenço •de Carvalhoc declarando não ter defensor, o Sr. presidente convidou ao Sr. Dr. Feli-zardo Pinheiro de Campos que acceiton. O ro'u recusou o conselho o não havendo numero para sortear-se outro, foi levan-tada a sessão e designado para julga-monto hoje o mosmo Manuel Lourenço o mais Antonio Josei da C_sta,por uso de instrumentos próprios para roubar, e Josei da Rosa por offensas physicas leves.

ColIcgrCo Alinclda i._nrí5ii_s. La\i-adio 17,

Por aviso dc 15 do corrente foi auetori-snela a secretaria da escola ele marinha a mnndarabrir concurso,iios termos do art. 429 elo regulamento anricxo ao decroto de 22 do abril de 1871, para n designa-ção de quatro ofiiciaes, elas classes dos 1" e2" tenentes, que deverão ir estudar na Europa, dous construcção naval, um o .fabricj e emprego dos torpedos o um artilharia, -sondo sdmente ndmitiidoâ á inscripçãs os ofiiciaes que tiverem com-pletado o tempo, de embarque nas res-peolivas patentes."

A pedido dos. governos da Inglaterra, Estados-Unidos, Itália e Erança, o go-verno chileno rcsolveji-se'_ necéitar no estado maior de scu cjéercito. os of#;iaes d'essas nações jiara que estudem de perto às peripécias da guerra."

Ficaram dissolvidas as sociedades com-merciacs que existiam sob ns firmas de Domingos Antonio da Cunha #. O. ; Fonseca & Oliveira; Tinoco il Mártir» ; Valentim & Guimarães; ReiS| Guia & C; Pereira Guimarães & Barbosa ; Chaves A Cj Silva Trindade & Oliveira; Pereira, Silva & Soares; Carvalho, Bernardes & C; Barbosa & Vianna; Ferreira & Vianna ; Carvalho. Filho & Souza (da cidnílc de S. Paulo) f Barcellos & Araújo (idom); Benço & Gouveia (da Villa da Barra de S. TíritUeus, na provincia do Espirito Santcf. ,

Collegio AHI-õri--- Kí"ai_tl_ío. ¦ Estão fiinccionando todas as aulas. (' #or decretos do 12 do corronto: Foi declarado sem clleito o decreto elo 12 de junho elo anno próximo findo, na parte em que nomeou o capitão Palemon ele Miranda Cruz para o posto ile major dó 5* batalhão do infAiitaria da guarda nacional ela comarca elo ltaqui. n&.pro-vincia do Rio Grande do:'Sfil, visto-ú^o ter aceitado a dito nomeaçiío.

Foi priva-lo, nos termos , da lei, do posto ele. major t-omniundantc da 7* soe-ção elo baialhão do reserva lias cornar-cas da Encruzilhada e Oamaquam, na mesma provincia, Antônio Ferreira de Ávila.

Foram nomeados para a guarda na-cional ela referida provincia :

Comarca ele Santo Ângelo:

Coronel commandante superior o te-nente-coronel Joaquim Gomes Pinheiro Machado.

Comarca de Pelotas:

Major commandante do 1* esquadrão do cavallaria. João Gonçalves Borges.

Comarcas da Encruzilhada e

Cama-quam: «

Commandante da 7' secção de bata-llião da reserva, o major Joaquim Ma-chado Nunes de Oliveira.

.para negocio de importação, capital 200:0008000, firma de Cardoso & Brito.

.Bento. Antonio de Andrade Rosa.Fran-cisco ignacio Botelho e Custodio Ignacio Botelho para negocio de ferragens, dro-gãs'è miudezas ei», armarinho, capital lõOíOpOSOQO, firma dé .Andrade, Botelho «Je Gt* ... - - * .- *; ¦

Antônio dá.Silva Pimenta e Joaquim da Silva Pimenta, para negocio de mo-, lhados. commissões e consignações, ca-pital.42:00(_000, firma de Silva Pimenta

& o,-.

Josí Luiz da Cunha e .Tose da Costa Mena-TO, para exploração de uma pe-drelía, capital 7:6003000, firma de José' Luiz ela Cunha & C.

Joaquim da Costa Babo e o comman-ditárlq Antônio Agostinho para arma-zchageni e descargas de. mercadorias no t-npiehe Novo Carvalho, capital 12:0008, sendo do commanditario 4:0008, firma dé Joaquim da Costa Babo & C. Nanam Josá ele Carvalho e Gustavo Ádolphd/de Carvalho para negocio de flV/eiidaí o roupas feitas, capital de 00:009B..;-lrma de Manuel José d* Car-vaUiò a- Irmão.

Antônio Mondes de Oliveira Castro, Josd Mendes do Oliveira Castro. José Ma-rlS da Magalhães Bastos e Antônio Ra-mos Crespo para negocio de commissões ele generds elo.paiz, capital 200:0003, fir-ma Oliveira'Castro, Irmão'áC.

Frederico Montandon Filho, IlenriAu-guste Lèliba* George Boissard e o com-manditario Frederico Montandon para negocio de importação e exportação, capital de T.30!>,000 francos (51S:000S), sendo 500,000 • francos do "commaiulita-ris, firma de Augusto Leuba áC. n.sta corto, o Montandon, Leuba <_ C, em Pária. ¦Joaquiitt ;_Téixeira .'Guimarães, Janua-' ;:.-.* * rio Josif Rodrigues BnstOs, Marcos Pi-nheiro da Fonseca e * Joaquim''Teixeira de.Carvalho.B-ístos, pira negócios de molhados, [capital 100:0008, firma de Toixeira B-^ícs'A Fonseca. ..*". *';' '

Antonio fácil*, da Cunha Baliiana' 0,43 saciós comm'anditarios fora, ale'm dè:ou-tros obiedtosL.a explornçãy deumeami-ií»o de ferro (entro o Porto da Piedade o o lugar Barreira ele Soberbo, de uma linha de diligéncios entra ti referida Bar-roira do Sòlitírbo e a povoação de The-resopolis e dft duas barcas-a vapor des-tinaílas ao*:Ml*vieo de 'éni'ga e passa-gciros. entrelSta corte ePaquetá, capi-tal 2.-0:0D08^aividieto em quotas de 5003 cada umn, "dalpqu.acs se acham actual-mente subscrarotas 302, sendo 50 pelo sócio gerente 7152.pelos dictos comman-etitarios, üob a firma ele Cunha Baliiana & c. <-'*'.\i_;,.'

Bernardino IfOpes da Silva. Serafim L-jj-iss da Silva ¦_ Antonio Justiniano Monteiro de Rezende para negocio de consignações, compra e venda do gone-ros nacionaes e.'.estrangeigone-ros na estação da Boa-Vista, elaiestrada de ferro D. Pe-dro II. provincia''.!?'Rio dc Janeiro, ca-, pitai 90:0003, fii*m>-de Silva, Irmão &

Monteiro. '_

Antonio Celestino Ivo de Carvalho, ?-Juilliormé Antonig.de Carvalho, Pedro Jos_ Monteiro & Qüe Manuel de Almeida Guimarães Modi-ífp-para exploração de um onusnho cortcrlll elestinado a prepa-rar café, ria estaçlo. da' Vista-Alegre. nn estrada de ferro Ja .Leonohllna, com o capital de 10:OOC^-firma de Modosto

& G.

-Ol)i>. IJei-siieval .In FonacRn '.tbíiIb ü rua Sete de Setembro n. 72, sobrado, onde dá consultas dnsS áslOda manhã: alli ou á rua do Ouvidor n. 70 attondoa charaadosa qualquer hora. (.

Foi exonerado, a pedido, o 1* tenente Antonio Francisco Velho Júnior, elo lo-gar do secretario o ajudante do ordens do commando da ílotilha do Alto Uru-guay.

SI.-IS-A

Conílrma-se a noticia da Aorto do Sr. Andcrwerth, presidente novamente eleito da confederação helvetica.

O Sr. Anderwcrth suicidou-se com um tiro do pistola. Padecia violentas ne-vralgias, aggravndas pelas virulentas aggressões da imprensa. Dia e noite re-cebia jornaes que publicavam contra olle os mais duros ataques. O Sr. A#-derwcrth elcixou uma carta, quo termina com as seguintes palavras: _ Qucreis uma victima, Seja.»

Foi prorogaeln p«* tres mezes a it-c.nça concedida ao 2* cirm gi»o Dr. Ma-nuel Affonso da Silva pura tratar dc sua saude na Bahia.

-Ilnnco tio lilltil-o.— Souza, Fon-seca & C, á rua Primeiro de Março n.51, saccam sempre corJraoste antigo e acro-ditado banco, suas caixas flliaos c agen-cias, em Portugal, ilhas neljacentes _i

Hespanha. (•

Em Buenos-Ayres ns comniissõcs dc italianos, francezes e hcspnnhiíes unidos projectavnni uin mceting monstro do 100.000 pessoas, para celebrar o nnnivcr-sario da manife--tnção que os hespunhói.s naquella cidade ílzerarii á França, o d'este modo consolidar-so os vínculos da raça latina.

Durante a semana finda flearam archi-Wulos na junta comnicrrial os contra-cto3 sociaes dos senhores :

Francisco' Antunes do Brito Carneiro, Antonio Teixeira de Castro, João do Souza Neves de Aguiar e Manuel Ribeiro dos Santos, para continuação do ncsociQ de chá. cera, rape e sem. ntes, capital 170:0Q03. sob a autiga flrma de Brito Carneiro & C

Diogo Maria dos Reis c uma firma social na qualidade de commnnditaria. para negocio dc compra, venda e en=aqr.e ile caíc, por conta própria 011 alheia, capital 200:0003. Sondo ela flrma com-manditmia ISOzOOOg, fimia de Reis ,. C. Constantino Hcrmann ScMobar!., ..oiio ela Costa Rodrigues o um commandita-rio, para negocio dc drogas e produetos chimicos. capital 2C0:Oí)03, sendo do eomnnr.dit.irio 40:0003, firma dc Her-mann Schlobach & C.

Antônio Jos. Duarte e Manuel Joaquim .Duarte, para negocio do carne **cca. toucinho, assnear e conimissões, capital 110:0203, firma de Duarte Irmão __£

Joso Gonçalves Lucas e Jeronymo Josá Gonçalves Tincco. p_ra negocb de cal-çado. capital de 1W:C*»5. flrrca dc Lucas 4 Tinoco.

Diogo Cândido Martins. Antônio Gon-calvcs.de Menezes e o commanditirio Joaquim Pinto Cardoso de Menczcs,para negocio de commissOes ds cafó c entros gêneros nacionaes, cudial de lõOcOí-OS, flrma de Menezes, Martins & C.

Domiogos João dos Reis e Joaquim Ferreira da Silva Pinh. o para negocio de cdçado. or.iíV. 7:62ÍÍS-1_J. firma de Silva Pinhão & C.

Beíi-srdinoR disignea Cardoso. Matinê! Francisco de Brito, Antônio Fcít-ira Villar c Masncl Cândido da AzambuU

No arraial ele S. Se-lro elo Ifnbnponnn, municipio do Cachoeiro ele Itapemirim, falleeeu o tenr-_fe-corene.l Joso Prudente da Silva, profesüÜ' publico d'aquclla lo-calldade.

Foram nomeados para servir na di-visão naviu do 3" districto, o 2' tenente Francisco Xavier Tinoco, na força naval elo Matto Grosso, o machinista de 2* elas. e extraordinário, Antonio Soverino, o na ílotilha do Rio Grande do Sul, o 2' cirurgião Dr. Luiz João Fnllete.

Recebemos um exemplar da Taboada intuitiva para as quatro operações fun-elamentaes. organisadn pela Exma. Sra. 1). Guilhermina de Azambuja Neves, di-gna professora publica do municipio neutro.

Agradecemos.

A Pnr5...-Rna elos Ourives n. 37. O primeiro, o melhor, o

unico-Noticia o Espirito Santense que no dia S dn corrente, pelas 9 horas da noite. Herculano da Costa Muniz assassinou barbaramente a cacete, 110 termo dn ci-dade da. Serra, província do Espirito Santo, o indivíduo de nome Joso' Fcrnan-do de Amorim. O criminoso foi preso.

R-r-lisou-se hoirtcm.nal* escola publi-ca elo moninas da freguezia de Campo Grande, sob a direcção interina da pro-fessora D. Eugenia Carolina Ribeiro, os exames flnaes dns alumnas D. Izabel Angélica de Castro . D. Maria Angélica elo Souza, qne fornm approvadas com distineção ; assim como os exames par-eiacs das alumnas D. Emiiia Rosa do Novaes, D. ElviraRlta deCnsiro, D. Elisa Rosa do Novaes e D. Silvina Casslnha do Carmo Lemos, sendo as duas primeiras approvadas com distineção e as duas ultimas approvadas plenamente.

Os cxame3 foram presididos pelo Dr. Eugênio Carlos dc Paiva, sendo exami-nador o proi-.ojnr Francisco das Chagas Peicira de OlivA-a.

Semente., novas do hortaliças o flores: na loja' üos Dois Anjos, rua da

Candelária n. 0 A. J

O governo da Republica Argentina pre-tende fundar 'uma colônia ingleza nas margens do Rio Negro. O presidente Rocca oflereceu gratuitamente para a Inglaterra terrenos para 50,000 emi-grüdos.

Foi designado para ir estudar na Eu-ropa consírucção nJ-val 2 custa do mi-nisterio da marinha o I*. tenente Bo-drigo Nnno da Costa.

Segue para Europa, rm commissão nim=terio ela marinha, o l" teneido mitri=terio da marinha, o l" tenente Victor Cândido Barreto, ajudante da ar-filharia e dirertor do fabrico ele tor-pedos.

Este o_5.ci.nl vai incwibido de se aper-feiçoar bo estudo da constru--ç5o e diversas applieacõcs dos torpedos.

nontem ás 10 horas dn manhã, na presença de SS, MM. Imperiaes, reali-sou-se no externato do imperial collegio de Pedro II, a distribuição de prêmios e collação do grau dcbacíurel em lettras,

Depois da symphonia do estylo o Exm Sr. ur. José Joaquim do Carmo, reitor do externato. fez a c!:amada de S. A. o rrinc:pe o Sr, D. Pedro Anausto qne recebi;! de S. M. o Imperador o prêmio conferido pelo seu bom comportamento c approvações «listioc-os em '.:_..5 a_ matérias do anno.

Em S'guid-. o sfr_retario do externato f«s a chamada des baeharelindos do exteroato: AeIo&ío Feraatales Figueira,

natural do Rio de Janeiro; Antonio Pe-dro do Alecaàtro Araújo, natural do Rio ele Jai ciro, o Francisco. Pires Machaelo ,Portei;a» natural de Pernambuco; o do intorntito: Alva'i'0 Caihinha Tavares da Silva Júnior, natural do Pernambuco; Carlos Domingos Paios) natural do Rio de Janeiro; Plínio Franklin do'Amaral, natural do Coará, e Vicente Josá'Gomes daSilvá Júnior, natural dò lÜoelè Ja-nei-O, que receberam das mãos do Excn. Sr. conselheiro Dr; Josô* Bento da Cunha o Figueiredo, depois de terem prestado juramento, o respectivo grúu. Seguiu-se o discurso por parte da congregação do Imperial Coliogio. ,

A's 111/2 lioras terminou a festa com a retirada do SS. MM. Imperiaes.

Prestou as honras do ostylo um conti-gente do 7- batalhão de iniant»"'».

Ci-ys-nes*. ilo Baecnrat. o me-lhor sortiménto que existo ho mercado d o da casaMillieti á rua dos Ourives n. 19, (antigamente no 11. 8). Em preços nin-guem pode competir com cila, pois que tem cálices do crystal lapidado, desde o preço de 33 a duzia ate5 o Inais elevado. Na _r._guezia.do Itabapoana, munici-piodo Cachoeiro de Itapemirim, falleeeu, victima de uma apoplexia fulminante, o cidadão Antonio elo Almeida Coelho, cs-crivãô da mesa de rendas provinciaes em Santo Eduardo.

ITÁLIA

Antes de encerrar-se o parlamento ita-liano', o Sr. Zanardelli,' como relator do projecto de reforma d.i lei eleitoral, leu á camara popular o seu extenso rela-torio, qhè fdrma' um volume de 700 pa-ginas. Examina n.lle as leis mais im-portentos da Europa e da Ameriea-j cha-mando mnito n attenção sobre os syste-mns recentes -ide' Hespanha e Portugal. Os pelntos essonciacs- consistem em alar-gar o süffrâgiò fazendo 'ttriplicar o' nu-mero do eleitores italianos, qué se apro-ximnrá do dois milhões, e substituir o systema de agrupaçDes om circulos ou do districtos eleitoraes hoje vigentes.

Obteve licença para ir a Europa estu-dar torpedos o 2* tenento José Coelho Gomes.

DIZIA-SE HONTEM..; ... quo o Sr. Evaristo Veiga, que de-mittiu da camarajo Sr. Lessa, foi demit-tido da Escola Militar, ficando assim uma cousa pela outra.*..

... quo..o novo inspector do arsenal do marinha vai podir a sua exoneração, pelo mesmo motoro que obrigou o seu antecessor a sahir...

... que esso motivo d querer o Sr. Dan" tas metter a Bahia toda 110 referido ar-senal, operação mais diílicil do que metter a Se' na Misericórdia...

... que o Sr. ministro da marinha está resolyjeJ,ft,a sahir.do ministerio,i-arn ver-se li.vrotrf.dostri.ita mil prctenelentcs ao encargo de irá Europa inspeceionar a

construcção do Tranca Segundo!... i:

...que entre os candidatos figura Sr. Teffé, que se propõe a ir no Tâmisa-elo tilbury...

... que alguns dos pretendentes inda-gam se se manda fazer o navio para de2 pois ventlel-o; porque n'esso caso d pres; ciso fazer obra quo encha o olho do comprador...

... que o Sr. chefe de policia mandou cortar algumas arvores que ostavam á fronte de estações, por lhe terem dito que essas arvores eram conhecidas por —chapéu do sol,

.... que o Sr. presidente ua Illma. já organison dez companhias com S0 ope-Partos, para conservar o calçamento da cidade....no bello estado em que se acha

.... quo e%-as companhias vão consti-tuir a flor «a gente do Sr. presidento, que s<5 e-kii ellas púdo fazer quantas ciei «Ses ». cri z ¦»•....

guez. 37 annos, solteiro.—Hemorrhüigia

cerebral.-Antonio. filho de Francisc» Manuel dò Carvalho, fluminense* 4 mezes.—Hepatite.' . Altoros Tiberio dá Costa Araújo, piau-hyenso, 34 annos.—InsufÜciehcia mitral. Barbara Grnfl!., -allemã, 65 annos, ca-anda.—Marasmo. ' , "•

Ignacia Margarida do Macedo,-, ftumi-nense, 14 annos, [ solteira.—Marasmo-geral.

Miquelina, filha dô Francisco Alvos Martins, fluminense, 1 1/2 anno.—Me-ningite.

Leocadia, exposta da Santa Casa, 31 dias.—Ophtalmia purulénta.

Francisco Alves do Rego, pernambu-cano, 33 annos, solteiro.—Pneumonia. Joaquim Antonio Pinheiro, fluminenâei 47 annos, casado.—Schirrose do esto-mago.

Carolina Josephina Laureys, flumi-nense, 00 annos, casada.—Schirrose do figado.

Antonio, filho de Josó Coelho, flumi-nense, 10 mezes.—Tétano expontâneo.. Alexandre, filho de Francisca, flumi-nense, 14 mezes. —Tuberculos pulmo-nares.

Pedro Victorino Corrfia, fluminense, 21 annos, solteiro.—Idem.

Josepha Adelaide Damasceno Rosado, portuguez». S0 annos, viuva.—Idem.

George Stechmonn, allemão, 6 annos. —Variola.

Um feto, filho de Josá Bernardo Ca-semiro.

Um feto, branco, encontrado dentro de um vidro com álcool n'uma casa em construcção na ladeira do Senado.

Foram sepultados mais 2 escravos que fallecòram- 1 de aneurisma da aorta.e 1 de tuberculos pulmonares. - ' No numero dos 30 sepultados nos ce-' miterios públicos inclnem-so 8 indigen-¦tes, cujçs enterros se fizeram grátis.

N; B.'-*-Foi sepultado mais no dia 16, no cemitério de S. Francisco de Paula, Evaristo, filho da Adriano Moreira, dos Santos, fluminense, 4 annos.—Sarampos.

pliilo de Almeida Torres; approvados. Ângelo Mondaini, Antonio Caetano dic Silva Juniòr, Augusto Alberto Gulmajãe.. de'Azovedo, Cícero Josá Rosa e Roberter Nunes Lindsajf.

Falto* um. ., ," . . '

Interhn to.—Apor o taja 6 icoíri'.'¦' distinc-ção: Raul Butler Ferreira Braga. Ap. provados plenamente: Cario» Alberto Carneiro de Souza, Franciscoí Güllharma: Meyer, Josá Luiz Alvares da Silva Cam-P-s, Josá Felicinno Oan* doBustamante • Luiz Carlos da Silva Nazareth.i.atiprova-" dos: AlfreíovnnErven,AntonioBantlst-i de Menezes, Hortencio Maria;dfi,' Gama Souza e Mello, Jorge Borges do Oliveira, Luiz José da Silva Guimarães .Júnior, Manuel Joaquim Fernandes de Barros s Manuel Luiz dos Santos Werneck.. .-.

' ¦;'.'•'¦.¦

Foi creada Uma agencia do correio no logar denominado Monsuaba, freguezia de Jacuecanga, em Angra dos Reis.)

O cidadão Victor Henrique da jSIlva foi hontem pela madrugada' encontrado a examinar com o maior interesse! as portas Ao algumas casas da' rua' do Theophilo Ottoni, pelo que tornoü-so suspeito e foi guardado no xadrez'.""

O grande pensador inglez Herberfc Spencer começou a publicai* na

Fort-nighly Revieio a quinta parta dos Prini ctyios de Sociologia, quo trata das jtasti'

tuições políticas.

Vai erguer-se eni França um monu-mento ao notável advogado.. Alberto Joly. A commissão de honra 6 presi-dida por Lcon Say e Gambetta.

Falleeeu no dia 6 do corrente, em Per-nambuco, o tenente-coronel Antonio Car-neiro Machado Rios.

Noticiando este acontecimento, o Jor-nal do Recife, de 8, diz «que o nomo do finado está ligado a notáveis aconteci-mentos politicos da* provincia.

Fôra o tenente-coronel Machado Riqs muito activo na revolução de 1824, e acompanhou o infeliz frei Caneca e outros chefes da malograda republicado Equador que fugiram para o Ceará o alli foram presos.' Tambem como liberal promoveu o movimento político ele pouco alcance, 3ne o a Carneiros, om virtude de ser ello etovclugar em 1831 e se denominou seu irmão, já fallecido, o tonente-oo-ronel Francisco Carneiro Machado Rios, os principaes chefes.»

Mandou-so desligar elo batalhão'naval o Ir- tenente Rodrigo Nuno da Costa. ,.

Francisco Corríla do Castro JunfCii', w» roigerado ratoneiro, á ele uma incorrtfl^ bilidade a toda aprova. Ha quatro dias (apenas que sahiu.da-Ca-a do Coiyecção, onde tem cumprido diversas penas poi-crimes contra a propriedade, e já ante-hontem á noito tornou a ser preso por ser encontrado a experimentar as por-tas de diversos quartos da cstalagorri da rua elos Inválidos 11. 4.

Pn nio Fai >In A C—Saques: Por-tugal, Hespanha e Itália; Hospício 48. (• O proprietário de um estabelecimento do pianos de Liègo (Bélgica) entrou em negociações com um fabricante para a ncquisição de uni piano orchestra, cuja força de sonoridade é equivalente a do uma piiilirmonica do cem professores 1 Vai ser posto om concurso, do confor-midade com o disposto no regulamento da Escola do Marinha, o provimento do quatro logares do pensionistas do Es-tado na Europa, para estudarem machi-nas á vapor applicadas á navegação, construcção naval, artilharia o torpedos. Os candidatos devem ser ofiiciaes da armada e que tenham o curso completo da referida escola.

Os maridos não são responsáveis pelas despezas de toilcttcs feitas por suas mu-lheres—á o que acaba de decidir a ca-mara dos lo-tls na Inglaterra, delibe-rando na qualidade de tribunal do jus-£ca suprema, nma vez que os maridos di-in ás mulheres regularmente uma somma determinada para seus vestuários e enfeites.

E' esta a lei—na Inglaterra, infeliz-mente.

A Pnrls.—Rua dos Ourives n. 37.— O mais barateiro, o mais afamado, o mais na moda, o mais sincero dos ai-faiates.

OBITUARIO Foram sepultados no dia 17:

-Manuel, filho de Joaquim dc Almeida Paredes, fluminense, 8 dias.—Bronchite capillar.

At li ana zia, ingem», filha de Joanna, 6 mezes.—Broncno-entero-colito.

Alberto, filho de Justina Suzana dc Campos, 7 mezes.—Broncho-pneumonia. Josephina Paulina Voillet, franeeza, 60 annos, casada Carsinoma das vis-ceras abdominaes.

Raul, fllho do Dr. Joaquim Sardinha, brazileire-, 13 mezes.—Convulsões,

Estulano, Olho de Josá Corrêa, flumi-nense, 21 mezes.—Idem.

Helena, filha de Carlos Luiz Bastos, fluminense, 2 annos.—Coqueluche,

Alfredo Martins Cardoso, fluminense, 33 annos. casado.—Embolia cerebral.

Bento Calcado y Tedrt>, hespanhol, 21 annos. solteiro—-Febre amaí-.íb.

João Geoi,* italiano, 50 annos r-r„ ¦•:-miveis.—Idem.

Elvira, filha de Silverio Nor.es Moniz, fluminense, 7 anãos.—Febre perniciosa. Amélia Rosa dB-Lima Martins, flami-nensN 11 ãnnos, soiteir-.—Idem.

Josá Anlonio da Costa, portngue-, 50 aan03, casado.— G_str-o-eat«rite.

Joaquim de OUveira Bastos,

poeto-Mandou-se desembarcar da corveta Nictheroy o 2* tenento Francisco Xavier Tinoco

Falleeeu no dia 16 do passado, na ci-dade da Victoria, em Pernambuco, D. Francisca ele Paula Coutinho Borges, esposa do Sr, Dr. Leandro Francisco Borges.

Por decreto do 15 do corrente, o de conformidaelo com o art. 18 do regula-mento nnncxo ao decreto n. 1.931 de 30 de setembro de 1S57, concedeu-se a gra-duação do 1* tenente ao 1* pharmaceu-tteo do corpo dc saúde ela armada 2' te-nente José Antonio Tupinambá.

Cera composta para limões de cheiro, na loja dos Dois Anjos, rua da

Cnndc-Ilu-* in. 6 A. (•

O Sr. ministro da marinha visitou hon tem as ilhas doMucmguè.dns Enxadas e das Cobras, e no diquoimperial a cnnho-neira. Parnahyba o o encouraçado -Seto

de Setembro; *

O Sr. conselheiro cirurgião-mdr dá -armada. Dr. Carlos .Fre«Iei'ico* apresen-tou no Exm. Sr. ministro . da marinha um extenso trabalho' áccreà' de hospi-taes, comprovando a necessidade dc estabelecer-se entro nôs os hospitaes-barracas, ou liof.pitncs provisórios. E3tu-dando o movimento progressivo da sciencia a tal respeito na Europa, o Sr„ cirurgião-múr fez acompanhar o scu tra-balho dc estampas, pedindo a inaugura-ção de um hospital-barracn.

E' ele presumir quo S. Ex, o Sr. mi-nistro aceita esta idéa abraçada hojo cm toda a Europa, o iniciada pelos americanos, concorrendo ePcsto modo para melhorar o estado do marinheiro, quando doente.

Aos Exms. Srs. ministro da marinha e guerra ofTcrece-so agora o ensejo de rcali-ar uma reforma salutar e econo-mica.

Sob proposta do engenheiro chefo da estrada do ferro da Bahia, foi nomeado 1* engenheiro do prolongamento da mesma estrada o Dr.Josd Ayrosa Galvão. SS. MM. Imperiaes embarcaram hon' tem para Petropolis, no arsenal de ma-rinha. á 1 hora ela tarde, sendo acompa-nhados atá á galeota imperi 1, pelo Sr. inspector do arsenal e vários ofiiciaes da armada. —

-"A nova camara municipal dò Recife tomou posse no' elia "T <fo corrente, e ficou consHtoida-comos fegnintes vc-r-.idore. : Dr. .tes_ Martim no Carneiro da-Cunha, Dr. Demoerito C.! ralei nte de Albuquerque, Dr. Josá Francisco do Rego Barro?, José da Silva Lovo Filho, Francisco Conçalves Torres, Jôsá Fer-reira Baltar, João Francisco An tones, Francisco Faustino de Brito e barão de Nazareth.

O thermometro hontem marc.a 38 craus de teçnperatura no máximo e ante-hontem i noite Z0 no minimo.

O -ranltado âoi exames de historia ur.iv.i5,1 do 5* 'anão do Imperial Col-leg-o de Pedro n, feito, ante-hontem, foi o seguinte:

E_t_r_ato.—AffHnâtm eom distins-ç--i Altferto Augctw Gnimari-M d« Àievedõ <• Aristides L-eiU-f-do Pereir» dos Santos: approvados plenamente:

Henrique de Toledo Dod»wí_-t_t, Hsn-rique Teixeira de Sl Brito, Jc*» d» Costa Lima DrumíBoad, Jolto Oêtne-lts de Faria ^tuã Augusto Botto e

Theo-Por decreto do 15 do corrente, o de conformidade com o 8 1" do art. 4* da lei n. 646 de 31 de julho do 1852, foi reformado o official de 1' classe do corpo dò fazenda da armada 1' tenente Eliseu de Oliveira Borges, no posto e cora c soldo de capitão-tenente, segundo dispõe o alvará de 16 de dezembro, de 1.90. visto contar mais de 35 annos de serviço e soffrcr de moléstia chronica o iu-euravel." _____

A policia prendeu hontem pela madru-gada 16 vagabundos, quo foram encon-trados a dormir nas praças e ruas d'esta cidade.

Da Western and Braziliau Telgraph Company, pnrticlpam-hos que a cpmmu-nienção tclegrapnica pelo cabo subma-rino entre esta corto ,e a Bahia acha-se

restabelecida. ''' '

Informam-nos mais que o serviço da reparação foi feito pelo Jv"oi*5_*ma«, da modo a assegurar o regular funeciona-mento-do chbo durante muito tempo.

Desde o Pará atá Montovid.o e Buenos Ayres está funecionando bem o cabo,

No principio do mez de dezembro do anno passado, falleeeu na freguezia elo Espirite Santo, de Pomba, em Minas, Manuel Rodrigues de Mèira, deixando libertos 13 escravos, únicos quo

pòs-suia.

,-,--Tendo o S-fr. Dr. chefe de policia on-carregado ao Sr. Dr*. 1* delegailo do abrir inquérito sobre o assalto e roubo praticado na noite de 11 do corrente, na taverna da rua do Duque de Saxc n. 23, verificou a mesma auetoridade què os assaltantes, alguns dds quaes já são conhecidos, fazem parte üo uma quadrilha quê tem assaltada-, diversas oasas daquella localidade.

Pi*oseguen_~asvdiligencjas a respeito d'esse e de outros faetos idênticos.

Fublicnrnm-so os decretos mandando admittir Vicente de Paula Viçoso Pimon-tei á matricula do 2' nnno da Faculdade de Mcdecina do Rio de Janeiro, e matri-cular João Affonso de Toledo Ftoueireeib • e Henrique de Toledo Dodswortn no I*

anno da mesma faculdade. ____

A audiência de Sua Mageste o Impe-rador, durante a sua estada em Petro-polis, será sdmente aos sabbados, no paço cia Boa-Vista, ás horas do costume.

'•*¦

Obtiveram privilegio:

O Dr. Otto Linger, por dez annos, par*, fabricar assucar pelo processo do s*àa invenção.

Os Srs. Leopoldo Augusto Rodrigues da Silva e Francisco Marques Teixeira, por cinco annos, para o liquido do sua invenção por elles denominado Água sol-dada, para extinguir insectos, desinfe-ctar e asseiar latrinas.

O Sr. Francisco da Silva Mascarenhas, por dez annòs, para a machina de súa invenção dcnonvnnda Victorlosn, desti-nada a descascar e brunir enfd.

Hi!U.

Falleeeu em Pernambuco, no dia 5 dtj earrente, o antigo agricultor o capita. Msta Antonio Gonçnlves Pereira'Um»^

numero da Revista Brasileira, coi-.

respondente a 15' do corronte, contam : Lourenço, chronica' pernambucana por Franklin Tavora.

. ü As duas passagens do noroeste ceio*.', nordeste na região circ.umpolar ártica, por J. R. de Lnmaro.

III Josá de Alencar, perfil litterario, por T. A. Araripe Júnior.

IV Attalea oleifera ; nob, por J.

Bar-bosa Rodrigues. %,.

O Brazil o o ultimo livro de César Cantu. por A. J. do Macedo Soares.

VI Diversas publicações.

..%_-".'.. j,-_*-.C-«

. .,_•'

Falleeeu no dia 9 do corrente, em Por. nambuco, o Dr. Josálgnaeio de Andrade* Lima, deputado provincial.

A Empreza de Zarzucla. que trabalha . actualmente no theatro Clbilis, em Mon- • teõtdáu, dedicou um lindo espectaculo ao commandante e ofiiciaes -da nossa cor- 4

veta Vital de Oliveira.

A este divertimento compareceram, além dos representantes de diversastle-' gaç.es. crescido numero de pessoas da „ primeira sociedade montevidiana. A ofli-cialldade da rifai occupou 9 camarotes da ordem nobre. <-*"£•< »•

S. Ex. o Sr. ministro da agricultura • visitou hontem as fabricas de tecidos, ds. machinas agrícolas o de encanamentos, S dos Srs. Hargreaves Irmãos.

_*-,...,'. ,. í*- _' - yp*\ Em ama casa da rua do Ouvidor * acha-se ex: osto ft retrato do fallecido Dr.'Francisco Augusto dos Santos, trar balho dc scu afilhado Eduardo de Si. .

,_Fvíá ¦ ¦'«?"•.

'

,-.'4

V _f~*,~3

ê__m^:

fríj 1

,"*".;* «_ ¦'*&à*é*ifc.'

C.mmunicam-&os da cidade de Pomba em Minas:

- No dia 10 do corrente o !" supple-its do juiz municipal •¦> de orphãos em exer-clc», Pedro Josá da Silveira, eolrcgoa em audiência, para t >1 flm destinada, as cartas ile liberdade, pelo fundo de •mancipáção, a 13 c;-;r.vç-, pela quactis de 17:5003; sendo qnsfro mulheres • nove homens, cujas idades são, de 20 a _£-_ 8; de 40 a 50. 3;de50a56,2.

Sendo a quantia votada para esse mi-_t.4*rio d.._l:S0l3- ha nm saldo da 4:301$ com o qual serio libertos m.-.-s quatro on cinco escravos em aadiesõa protfma,' 0 qoe não se fez na 1', porqns ii* classe estava esgotada c sòmenta __fftra éqoe a _-esp-<'íiva janta valei-trar ua JS* classe.

gr díÇTM- de slog-o «ttadtdoào-mte*-bro- cia j»_ta «m tão patriotie. -.rrijo. R"*sle *TT_nirtffl" B-olsann cetomisM-*

Referências

Documentos relacionados

Assim, como propostas gerais para melho- rar as condições de monitoramento de qualidade microbiológica da água sugere-se fortemente: a) desenvolvimento de metodologias avançadas de

ções socioeconómicas são, de facto, práticas educativas estratégicas. Através delas, os alunos procuram satisfazer os seus interesses esco- lares presentes e profissionais

Os resultados negativos se repetem no quesito formação de competências, visto que na empresa os funcionários raramente participam das decisões de novas estratégias, bem como,

Para tanto, foi necessário debater sobre cidades pequenas, urbanização, centro e centralidade, como também o histórico da cidade e a dinâmica atual do

LAVANDERIA, GRUPO ZALESKI, QUALITY BRASIL, ACADEMIA VIDA ATIVA, PROMOSILK, MECANICA DO

Frequência é uma grandeza que descreve o número de ciclos por unidade de tempo, cuja unidade no Sistema Internacional é o Hz (ciclo/s). Frequencia natural é a frequência

1) Determinação da cinética de inactivação por feixe de electrões da população bacteriana e fúngica presente nos tomates cereja e de microrganismos potencialmente

o furúnculo nasce mais proximo da parede postero- superior, visto que se confunde com a queda d'esta. O furúnculo é acuminado, a queda da parede, arre- dondada ; raras vezes o