• Nenhum resultado encontrado

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E SEUS BENEFICIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E SEUS BENEFICIOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

[Digite uma citação do documento ou o

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E SEUS BENEFICIOS

INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN HIGHER EDUCATION AND ITS BENEFITS

Rizzardo Roderico Pessoa Queiroz de Rodrigues Góis (Unigrendal – rizzardo21@yahoo.com.br)

Giane Mara Martins dos Santos (Estácio – tetequeiroz1957@gmail.com)

Pamela Olivia Felisberto (Unicesumar – pamfelisberto@hotmail.com )

Alex Martins da Silva (Unigrendal – martinsalex555@hotmail.com)

Rudan Lobo (Unigrendal – rudanlobo@hotmail.com)

Resumo:

Este trabalho tem como premissa demonstrar os benefícios e as importâncias da utilização de tecnologias de informação no ensino superior destacando as teorias de autores renomados mediante a realização de uma pesquisa bibliográfica de cunho dedutivo, destacando pontos positivos e negativos na utilização das TICs. Será demonstrado que mesmo havendo alguns pontos negativos em relação ao uso das TIC na educação, percebe-se que estes podem ser mudados com o tempo e que o comportamento das pessoas é de fundamental importância para esse processo. O uso das TIC na educação é uma ferramenta positiva para o auxílio do processo de ensino e aprendizagem e que a formação contínua dos professores é fundamental para que ele esteja preparado para atuar nesse novo cenário. Sendo assim, percebeu-se que os benefícios que o uso das TIC, no cenário educacional, traz para a formação do cidadão são muito importantes e relevantes e merecem ser levados em consideração quando entrar em discussão o uso ou não destas na educação tornando pacífica a dedução que o uso das TICs é de fato benéfico para a formação profissional dos alunos.

Palavras – chave: Ambiente Educacional, Educação, Ferramenta, TIC,

Abstract:

This work has as premise to demonstrate the benefits and the importance of the use of information technologies in higher education highlighting the theories of renowned authors by conducting a bibliographic research of a deductive nature, highlighting positive and negative points in the use of ICTs. It will be shown that even though there are some negative points regarding the use of ICT in education, it is noticed that these can be changed over time and that people's behavior is of fundamental importance for this process. The use of ICTs in education is a positive tool to aid the teaching and learning process and that the ongoing training of teachers is fundamental so that it is prepared to act in this new scenario. Thus, it was perceived that the benefits that the use of ICT, in the educational scenario, brings to the formation of the citizen are very important and relevant and deserve to be taken into account when discussing the use of ICT in education making the deduction that the use of ICTs is indeed beneficial for the

professional training of students.

Keywords: Benefit, Education, Tool, ICT

(2)

2

[Digite uma citação do documento ou o

1. Introdução ao uso das TICs no ambiente educacional.

Segundo Chiavenato (2002, p. 142), comunicação “é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. Constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social”. A comunicação pode ser feita de maneira verbal (oral e escrita) e não verbal na qual ocorre a troca de sinais, como movimentos com a cabeça, expressão dos olhos e da face, postura, mímica, paralinguagem, dentre outras formas de expressão (ROSA, LANDIM, 2009).

A crescente globalização e criação de novas tecnologias ao longo dos anos têm proporcionado à população, novos meios de comunicação (SALGADO, 2002). Por consequência, a sociedade tem descoberto novas formas de ensinar e aprender, no entanto, não é o suficiente (MORAN, 2004). Além, do ato da aprendizagem, os alunos precisam ser inovadores, empreendedores, criativos, independentes, com comportamento ético e preocupações sociais (MORAN, 2004).

Desta maneira, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são um conjunto de recursos tecnológicos e computacionais, presentes no processo de utilização da informação (VELLOSO, 2003). Elas estão cada vez mais presentes na vida da população e inseridas no processo educacional (CRUZ et al, 2010). A nova era da tecnologia está produzindo mudanças mundiais tanto na economia e comunicação, quanto no modo de pensar a educação (RIBAS, 2008).

Diante desse cenário as TIC são vistas como ferramentas para facilitar o cotidiano das pessoas e o uso da tecnologia de forma geral, principalmente na educação, podendo transformar a sociedade e para isso, é necessário que o seu acesso não seja restrito, mas que todos possuam condições de usá-la (REIS, SANTOS, TAVARES, 2012). No entanto, seu mau uso por parte dos alunos pode ser um agravante no processo de ensino e aprendizagem (CRUZ, et al 2010).

Por outro lado, é preciso que os professores estejam preparados para introduzir esse novo mundo das tecnologias em sala de aula adequando-se com a realidade e tornando os alunos mais autônomos diante do processo de construção do conhecimento (RIBAS, 2008).

Como as TIC inseridas cada vez mais na educação, estudar os benefícios do seu uso é uma maneira de obter subsídios para a criação de cursos preparatórios para professores e consequente melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Diante do exposto, propõe-se no presente artigo saber quais são os benefícios, encontrados na literatura, que o uso das TIC pode trazer para o processo de ensino- aprendizagem no Ensino Superior, apontando quais são as TIC usadas na educação, como estas têm sido incorporadas na educação, qual a importância do seu uso no ensino superior, quais os pontos fortes e os pontos fracos do uso das TIC na educação e por fim quais os benefícios do uso destas no processo de ensino e aprendizagem em nível superior.

(3)

3

[Digite uma citação do documento ou o

2. A Inserção das TIC na Educação

Desde a década de 70 as potencialidades educacionais do computador vêm sendo estudadas e a discussão continua na atualidade através do contínuo desenvolvimento das tecnologias (REIS, SANTOS, TAVARES, 2012). O uso do computador nas salas de aula do ensino fundamental, por exemplo, é defendido no artigo 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o qual preconiza a necessidade da compreensão da tecnologia como formação básica do cidadão (BRASIL, 2005).

Sendo o computador, como um exemplo de tecnologia da informação, tão presente na vida das pessoas, é imprescindível que as instituições educacionais se adaptem ao seu uso de maneira a incluí-lo como uma ferramenta de ensino. Assim, as Instituições de Ensino (IE), no meio dessa explosão tecnológica se veemobrigadas” a utilizar as TIC para estreitar as relações físicas e virtuais entre os educadores e educandos, pois estes (em sua grande maioria) fazem parte de duas gerações marcadas pelo avanço tecnológico que surgiram a partir da década de 90 e são denominadas gerações y e z (CARDIM, 2009).

É sabido, no entanto, que o acesso à tecnologia enfrenta muitas barreiras como falta de recursos financeiros, espaço físico deficiente, despreparo de professores e alunos para receber esse novo método de ensino, etc. Com isso, o processo de informatização nas IE traz uma constante discussão sobre o antagonismo entre as aulas modernas e as tradicionais, pois essas aulas precisam ser conduzidas de uma forma criativa e inovadora para não serem prejudicadas pelo uso das Novas Tecnologias (REIS, SANTOS, TAVARES, 2012).

Assim sendo, os professores precisam desenvolver metodologias alternativas para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, onde ele sairá do papel de transmissor do conhecimento para o de facilitador da construção do mesmo (REIS, SANTOS, TAVARES, 2012). Compete a eles também criar um ambiente desafiador ao educando oferecendo metodologias diversificadas mediadas pelo uso das tecnologias (BRITO, 2012). Desse modo, cabe aos educadores à habilidade para utilizar essas tecnologias em benefício do processo de ensino, e aos educandos, a consciência de utilizá-las para o devido fim.

3. O uso das TIC na educação – pontos positivos e negativos

Nesse contexto de sociedade tecnológica, as TIC têm um importante papel na educação sendo entendidas como um meio de transformação e difusão do conhecimento.

Existem alguns pontos positivos e negativos, apresentados na tabela 1 que envolvem o uso das TIC na educação que devem ser levados em consideração.

(4)

4

[Digite uma citação do documento ou o

Tabela 1. Pontos Positivos e Negativos do Uso das TICs

Positivos Negativos

As TIC no processo educacional podem enriquecer as aulas, diversificando as metodologias de ensino e aprendizagem onde os professores deixam de ser mestres e passam a ser facilitadores deste processo, proporcionam agilidade e eficiência tanto para os professores quanto para os alunos (RIBAS, 2008) (SOLTOSKI, SOUZA, 2011).

As ferramentas tecnológicas ainda não foram absorvidas de maneira efetiva, motivos:

despreparo inicial de professores que desconhecem o modo de utilizá-las e muitas vezes elas acabam não atuando como ferramentas pedagógicas, dificuldade de investimento financeiro, limitação de banda em algumas regiões do país e possíveis conflitos culturais (ALVES, 2012).

A introdução das TIC nas salas de aula auxilia no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando o aluno todo tempo a construir conhecimento, uma vez que facilitam o acesso a informações (RIBAS, 2008)

Facilidade de divulgação de informações, que muitas vezes são equivocadas ou até mesmo erradas, além disso, os alunos podem ser prejudicados por materiais retirados de fontes nada confiáveis, duvidosas ou sem nenhuma fundamentação teórica. (SOLTOSKI, SOUZA, 2011).

A flexibilidade da internet valoriza a importância do auto-estudo e aprendizagem dirigida, destacando a atuação do professor que na maior parte do tempo acompanha, gerencia, supervisiona, avalia o aluno (MORAN, 2009).

As cópias ou plágios dos conteúdos disponibilizados na internet em trabalhos escolares. Nesse ponto de vista, a internet acaba facilitando a vida do aluno, prejudicando o seu desenvolvimento intelectual (CRUZ, 2010).

O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem permite para os alunos e professores um espaço amplo de pesquisa, poderoso em recursos, comunicação e velocidade (REIS, SANTOS, TVARES, 2012).

Falta de preparo dos usuários para a utilização das TIC associada à precariedade de estrutura para a utilização de tais recursos acaba tornando os equipamentos mal utilizados ou até inúteis (SOLTOSKI, SOUZA, 2011).

As TIC permitem estreitar as relações entre alunos e professores através da utilização de programas que permitem à comunicação à distância como e-mails e chats, expandindo o processo de ensino para além da sala de aula servindo como meio de troca de materiais, desenvolvimento de trabalhos em conjuntos, novos conhecimentos compartilhados, etc. (CARDIM, 2009) (RIBAS, 2008).

Este novo homem precisa ser capaz de resolver problemas, precisa dominar as novas TIC e estar em constante busca pelo conhecimento para não ser deixado para trás (BUENO, VARELLA, 2010).

Fonte: Autoria própria

(5)

5

[Digite uma citação do documento ou o

Educar nessa nova sociedade, além de treinar as pessoas para o uso das novas TIC, significa investir na criação de cidadãos capazes de tomar decisões fundamentais, operar com fluência os meios e ferramentas em seu trabalho e ensinar os indivíduos para ‘aprender a aprender', de modo que estes não sejam “atropelados” pela contínua e acelerada transformação da tecnologia (TAKAHASHI, 2000).

A partir dos teóricis que sustentaram as nossas análises, observamos que é preciso que alunos e professores saibam filtrar e aproveitar os pontos fortes das TIC e usem para crescimento e desenvolvimento pessoal e social.

4. TIC no ensino superior sua importância e uso

Visto que as Instituições de Ensino Superior (IES) tem um papel fundamental na formação do cidadão e preparação deste para o mercado de trabalho, a utilização das TIC nos seus processos de ensino e aprendizagem é de exrtema importância perante a sociedade atual.

Diante disso, o sistema de Educação á Distância (EAD) ganha um espaço cada vez mais amplo no sistema educacional devido a esse impulso causado pela chegada da internet e informática e a necessidade cada vez maior de utilizar esse recurso no processo educacional (RIBAS, 2008). A EAD, apesar do que muitos pensam, não é uma modalidade recente de educação. Ela ja é utilizada há anos no Brasil, utilizando, por exemplo, o rádio e materiais impressos. Contudo, passa por reformulações devido à utilização cada vez mais constante das TIC (ARAGÃO, 2004).

Um componente importante e de forte respaldo para a prática do EAD no Ensino Superior foi a Lei de Diretrizes Básicas da Educação, art. 80. (BRASIL, 2005). Esta fornece mecanismos de criação e incentivo para o ensino EAD em todos os níveis da educação brasileira (SILVA, 2014).

No Brasil a EAD está cada vez mais consolidada e vem se fortalecendo muito graças ao avanço que as TIC vêm proporcionando (SILVA, 2014). Esse avanço tecnológico expressivo vem quebrando barreiras de distância, inclusão e acesso ao ensino (SILVA, 2014).

Desta maneira faz-se importante o conhecimento dos recursos utilizados pela EAD, a fim guiar a sociedade para uma aceitação cada vez maior das tecnologias inseridas na sociedade.

4.1 Recursos e Ferramentas Interativas utilizadas na EAD e ensino presencial das IES

A EAD, por ser uma modalidade de ensino relativamente nova, requer recursos tecnológicos que sejam adequados para um processo de ensino e aprendizagem de qualidade.

Nesse contexto, destaca-se o uso do “moodle” – Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (ambiente modular de aprendizagem dinâmica orientada a objetos) – que é uma plataforma de aprendizagem a distância baseada em software livre (ARAGÃO, 2004) (SANTOS, 2009). Tais sistemas de educação via Internet podem ser chamados também de Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem (SGA) ou Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) (FILHO, 2004).

(6)

6

[Digite uma citação do documento ou o

Este recurso, além de utilizado no EAD, é também usado pelo ensino presencial de algumas para que sejam criados cursos online de qualidade. Os professores alunos e possuem um login e senha fornecidos pela instituição e a partir daí acessam o ambiente de onde quiserem. Como exemplo de algumas atividades realizadas no moodle estão: prova online, questionários, material extra dos assuntos abordados em sala, etc. (SANTOS, 2009).

Além disso, algumas outras ferramentas são utilizadas na EAD. Estas estão divididas em ferramentas assíncronas e ferramentas síncronas.

Ferramentas assíncronas são, “são aquelas que independem de tempo e lugar e podem revolucionar o processo de interação entre professores e estudantes” (ZAGO, 2008).

Tendo como exemplos:

E-mail, considerada a ferramenta mais utilizada na Internet e que permite a troca de mensagens e compartilhamento de informações;

 Fórum ou Lista de discussão permite a entrada em um espaço criado para discutir diversos temas, possibilita a comunicação entre membros de uma comunidade com interesses afins;

Webblogs ou Blogs que é um veículo de publicação digital de postagens em ordem cronológica como um diário virtual.

Ferramentas síncronas exigem a participação dos professores e estudantes em eventos marcados. Ocorrem em tempo real (online), dão aos alunos e aos professores, como também a todos os envolvidos na instituição, grupos e comunidades interação de forma instantânea (FARIA, 2008). Sendo exemplos:

Chat (Sala de bate-papo) permite a comunicação síncrona, entre distintas pessoas conectadas em determinado momento;

 Videoconferência, comunicação, de duas ou mais pessoas, através de envio e áudio e vídeo em tempo real.

 Audioconferência, sistema de transmissão de áudio, recebido simultaneamente por um ou mais usuários;

 Teleconferência, todo tipo de conferência à distância, envolvendo transmissão e recepção de tipos de mídia, com sons e imagens, em tempo real;

Esse conceito de educação que tem sido oferecido, principalmente, pelas IES consegue atender uma maior diversidade de alunos, pois permite uma “flexibilidade” que engloba diferentes realidades. No contexto de introdução das TIC nas IES as habilidades e competências exigidas dos profissionais docentes apontam para uma preparação acadêmica tanto na área específica do conhecimento de cada um quanto no uso dos novos recursos tecnológicos para a educação (RIBAS, 2008).

No que se refere a esses aspectos de formação do professor universitário, esta não ocorre apenas em cursos preparatórios, mas também no exercício profissional durante sua formação contínua (ALVES, 2012). O novo docênte de cursos de Ensino Superior deve ser alguém criativo, competente e comprometido com o advento das novas tecnologias.

Sendo assim, o uso das TIC nas IES tem suma importância no que diz respeito à formação de um cidadão preparado para enfrentar a nova sociedade da informação e comunicação que exige um profissional competente e antenado com o mundo à sua volta.

(7)

7

[Digite uma citação do documento ou o

5. TIC no processo de ensino e aprendizagem e seus benefícios e uso

O docente, a fim de dinamizar suas aulas, no intuito de que os alunos aprendam o conteúdo programático de uma forma diferente e interessante, pode usar a todo o momento um leque de estratégias metodológicas. Dentre essas possibilidades, as TIC se encaixam perfeitamente, pois proporcionam uma troca de informações de diversas formas que podem levar ao conhecimento (FREIRE, 2011).

Em se tratando de sala de aula, as TIC são vistas como molas propulsoras e recursos dinâmicos para a educação, uma vez que, quando utilizadas de maneira correta pelos educadores e educandos permitem intensificar a melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e fora dela (FREIRE, 2011).

O uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem estimula os alunos, permite a dinamização dos conteúdos, e o desenvolvimento da autonomia e criatividade dos mesmos (ANDRADE, 2011).

Essas tecnologias, facilitam também as trocas interindividuais levando o aluno todo tempo a construir conhecimento, pois facilitam o acesso a informações (RIBAS, 2008).

Como já dito, a sociedade de hojê exige um cidadão mais criativo, autônomo e atento às novidades e mudanças que ocorrem todo o tempo no mundo. A introdução das TIC na educação ajuda significativamente nesse contexto, sendo vistas então como um benefício em se tratando dessa formação do cidadão moderno.

6. Considerações finais

São muitos os recursos à disposição dos educadores e educandos para aprender e para ensinar. Também são inúmeras as mudanças ainda necessárias para alunos e professores aprenderem integrar esses recursos em prol do benefício do processo de ensino e aprendizagem.

É preciso que os professores e alunos reciclem os próprios conceitos de educação e comunicação, no sentido de criar propostas pedagógicas que incorporem as potencialidades da tecnologia para a aprendizagem.

Para que esse processo através da utilização das TIC de certo, é preciso entender que o essencial não é a tecnologia, mas sim um novo estilo de pedagogia baseado na participação, cooperação e feedback de informação dos envolvidos.

Ainda que haja alguns pontos negativos em relação ao uso das TIC na educação, percebe-se que estes podem ser mudados com o tempo e que o comportamento das pessoas é de fundamental importância para esse processo.

Observou-se que uso das TIC na educação é uma ferramenta positiva para o auxílio do processo de ensino e aprendizagem e que a formação contínua dos professores é fundamental para que ele esteja preparado para atuar nesse novo cenário.

Sendo assim, percebeu-se que os benefícios que o uso das TIC, no cenário educacional, traz para a formação do cidadão são muito importantes e relevantes e

(8)

8

[Digite uma citação do documento ou o

merecem ser levados em consideração quando entrar em discussão o uso ou não destas na educação.

7. Referências

ALVES, Cristina. Benefícios da aplicação da tecnologia na educação. Anhanguera Educacional. Abril de 2012.

ALVES, Lucinéia. Educação à distância: conceitos e história no Brasil e no mundo.

Associação Brasileira de Educação à Distância- volume 10. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.

ANDRADE, Ana Paula Rocha de. O Uso das Tecnologias na Educação: Computador e Internet. Consórcio Setentrional de Educação à Distância. Universidade de Brasília e Universidade Estadual de Goiás. Curso de Licenciatura em Biologia à Distância. Brasília, 2011.

ARAGÃO, Cláudia Regina Dantas. A interatividade na prática pedagógica da EAD online: um estudo de caso no curso Comunidades de aprendizagem e ensino online. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2004.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, v. 134, n.

248, 23 dez. 1996. Seção III, p. 17-17, 2005.

BRITO, Glaucia da Silva. BOENO, Raul Kleber de Souza. BOENO, Renate Kottel. Inserção de tecnologias na prática docente: fazendo o mesmo de forma diferente. IX ANPED Sul.

Seminário de pesquisa em educação da região sul, 2012.

BUENO, José Lucas Pedreira; VARELLA, Claudelice Alves Pereira. Docência no Ensino Superior e as Novas Tecnologias. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

Primeiro Encontro de Pós-Graduação em Educação - Políticas Educacionais e Formação Docente na/para Diversidade. Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Porto Velho – RO. 23 a 26 de Novembro de 2010.

CARDIM, Paulo. Gerações y e z na Era do Conhecimento. Maio de 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

COSTA, Karla da Silva; FARIA, Geniana Guimarães. EAD - Sua Origem Histórica, Evolução e Atualidade Brasileira Face ao Paradigma da Educação Presencial. In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 14, Santos, 2008. 10p. Disponível em: <

http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/552008104927AM.pdf>. Acesso em 29 Fev.

2016.

(9)

9

[Digite uma citação do documento ou o

CRUZ, Marcus Vinicius Maia da.; RAMOS, Matheus Edson; BOSCARIOL, Matheus Salgado;

ALEIXO, Robson Pereira. Informática e Educação - pontos negativos. Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP – São Paulo-SP, 2010.

FILHO, Athail Rangel Pulino. Introdução ao Moodle - Ambiente de Aprendizagem módulo 1.

Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Universidade de Brasília. Agosto, 2004.

FREIRE, Shirleidy de Sousa. Educação e Tecnologia: os benefícios adquiridos no ensino e na aprendizagem com o uso das novas tecnologias da informação. Junho de 2011.

LINS, Rubevan Medeiros; MOITA, Marcia Helena Veleda; DACOL, Silvana. Interatividade na Educação a Distância. XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006.

MEHLECKE, Querte Terezinha Conzi; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Ambientes de suporte para educação à distância: a mediação para aprendizagem cooperativa. CINTED- UFRGS Novas Tecnologias na Educação V. 1 Nº 1, Fevereiro, 2003.

MORAN, José Manuel. A contribuição das tecnologias para uma educação inovadora.

Contrapontos - volume 4 - n. 2 - p. 347-356 - Itajaí, maio/ago. 2004.

MORAN, José Manuel. Modelos de Ensino a Distância no Brasil. Revista Eletrônica Sumaré, 2009. Disponível em: http://sumare.edu.br/Arquivos/1/raes/01/raesed01_artigo06.pdf.

Acesso em: 01 de Abril de 2016.

REIS, Simone Rocha; SANTOS, Felipe Alan Souza; TAVARES, Jorge Alberto Vieira. O uso das TICs em sala de aula: uma reflexão sobre o seu uso no colégio Vinícius de Moraes/São Cristóvão. 3º Simpósio Educação e Comunicação. Infoinclusão: possibilidades de ensinar e aprender. De 17 a 19 de Set. de 2012.

RIBAS, Daniel. A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AS NOVAS TECNOLOGIAS. Revista Eletrônica Lato Sensu – Ano 3, nº1, março de 2008.

ROSA, Aparecida Silvério; LANDIM, Daniela de Castro B. Comunicação: a ferramenta do profissional. Perquirere: Patos de Minas: UNIPAM, (6): 141-155, n. 6, out. 2009. Disponível em:

<http://perquirere.unipam.edu.br/documents/23456/35660/Comunicacao_a_ferramenta_d o_profissional.pdf> Acesso em 29 de Fevereiro de 2016.

SALGADO, Luciana Maria Allan. A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo: Um Estudo das suas Estruturas e de seus Usuários.

2002. 170f. Pós-Graduação da Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27149/tde- 02042004-111121/>. Acesso em: 01 de março de 2016

(10)

10

[Digite uma citação do documento ou o

SANTOS, Carlos Alberto dos. Manual básico para usuários da plataforma moodle. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Goiás 2009.

SILVA, Cosme Sampaio da. A evolução da educação à distância no ensino superior no Brasil.

18 de abril de 2014. Disponível em:

http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/56172/a-evolucao-da-educacao-a- distancia-no-ensino-superior-no-brasil#!2. Acesso em: 01 de Abril de 2016.

SOLTOSKI, Roberto Cesar; SOUZA, Márcia Previato de. A Influência do Uso das Novas Tecnologias da Educação. VI Encontro de Produção Científica e Tecnologia. 24 a 28 de Outubro de 2011.

TAKAHASHI, Tadao. Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: conceitos básicos. 6. ed. Rio de Janeiro:

Campus, 2003.

ZAGO, Gabriela da Silva. Dos blogs aos microblogs: aspectos históricos, formatos e características. GT História da Mídia Digital -VI Congresso Nacional de História da Mídia.

Niterói, RJ. De 13 e 16 de maio de 2008.

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Para estudar as obras de José de Albuquerque e saber como e quais foram as influências na construção de seu discurso sobre a necessidade da educação sexual, vimos necessário

Com base na investigação prévia do TC em homens com sobrepeso na meia- idade (LIBARDI et al., 2011) e outras que utilizaram o treinamento aeróbio ou de força de moderada

elas expressam por excelência o espaço do sujeito na sua relação com alteridade, lutando para interpretar, entender e construir o mundo (JOVCHELOVITCH, 2002, p.82). Nesse processo