• Nenhum resultado encontrado

Direito Administrativo Ética e cidadania Direitos Humanos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Direito Administrativo Ética e cidadania Direitos Humanos"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

0

LEI DE EXECUÇÃO PENAL

Direito Administrativo Ética e cidadania Direitos Humanos

(2)

1

SUMÁRIO

AULA 01 ... 2

AULA 02 ... 4

AULA 03 ... 7

AULA 04 ... 10

AULA 05 ... 13

AULA 06 ... 16

AULA 07 ... 20

AULA 08 ... 25

AULA 09 ... 28

(3)

2

AULA 01

01. O governo do Estado pretende transferir a atribuição de fiscalizar as condições de salubridade dos hospitais da Secretaria de Saúde para determinada autarquia. Ao implementar tal medida, estará realizando

A) a desconcentração, pois desaglutinou atribuições.

B) a descentralização, pois desaglutinou atribuições.

C) a concentração, pois aglutinou atribuições.

D) a centralização, pois aglutinou atribuições.

E) a centralização e a descentralização ao mesmo tempo.

02. Assinale a alternativa que indica pessoa jurídica que não possui personalidade jurídica de direito público.

A) Empresa pública.

B) Fundação pública de Direito Público.

C) Autarquia Fundacional.

D) Consórcio público.

E) Agência reguladora.

03. A administração indireta é composta por várias pessoas jurídicas, dentre essas pessoas jurí- dicas encontram‐se as empresas públicas. A respeito das empresas públicas, assinale a afirmativa correta.

A) Poderão assumir qualquer forma em direito admitida com exceção da forma de sociedade anô- nima pois necessariamente o capital da empresa pública deve ser totalmente público.

B) Estão subordinadas hierarquicamente ao ente criador.

C) Poderão ser pluripessoais.

D) Desenvolverão atividades econômicas sem realizar licitações ou concursos públicos.

E) Estão sujeitas ao regime jurídico de direito público por serem pessoas jurídicas de direito pú- blico.

04. A respeito da Administração Direta e da Indireta, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As empresas públicas sujeitam-se ao regime jurídico das empresas privadas, inclusive quanto às obrigações trabalhistas e tributárias, não podendo gozar de privilégios fiscais que não sejam extensivos ao setor privado.

( ) As sociedades de economia mista são entidades com personalidade jurídica de direito privado, organizadas para fins empresariais, com participação do Estado e de pessoas de direito privado em seu capital e em sua administração.

( ) Nas empresas públicas, o capital é exclusivamente público, distintamente das sociedades de economia mista, em que o capital é em parte público e em parte privado.

As afirmativas são, respectivamente, A) V, V e V.

B) F, V e V.

C) V, F e F.

D) V, V e F.

(4)

3

E) F, F e F.

05. O governo do Estado pretende transferir a atribuição de fiscalizar as condições de salubridade dos hospitais da Secretaria de Saúde para determinada autarquia. Ao implementar tal medida, estará realizando

A) a desconcentração, pois desaglutinou atribuições.

B) a descentralização, pois desaglutinou atribuições.

C) a concentração, pois aglutinou atribuições.

D) a centralização, pois aglutinou atribuições.

E) a centralização e a descentralização ao mesmo tempo.

06. Dentre as definições a seguir, assinale aquela que melhor conceitua a autarquia.

A) É entidade integrante da Administração Pública, criada ou não por lei, com personalidade jurí- dica de Direito Público ou Privado, patrimônio e receitas próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, podendo ou não ser dotada de gestão administrativa e financeira des- centralizada.

B) É entidade integrante da Administração Pública direta, criada por lei, com personalidade jurídica de Direito Público, sem patrimônio próprio, para executar atividades típicas da Administração Pú- blica, que requeira, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa descentralizada.

C) É entidade integrante da Administração Pública indireta, com personalidade jurídica de Direito Privado, patrimônio e receitas próprios, para executar, descentralizadamente, atividades estabe- lecidas por lei.

D) É entidade integrante da Administração Pública indireta, criada por lei, com personalidade jurí- dica de Direito Público, patrimônio e receitas próprios, para executar atividades típicas da Admi- nistração Pública, que requeira, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

E) É entidade integrante da Administração Pública indireta, criada por lei, com personalidade jurí- dica de Direito Público, patrimônio e receitas próprios, para executar atividades típicas da Admi- nistração Pública, caracterizada pela ausência de controle, de tutela ou de subordinação hierár- quica e pela autonomia funcional, decisória, administrativa e financeira.

07. É forma lícita de prestação de serviço público, dentre outras:

A) a prestação descentralizada, por meio de autarquias, empresas públicas ou sociedades de economia mista.

B) a prestação indireta, por meio de concessão administrativa, de concessão patrocinada e de concessão de uso privativo de bem público.

C) a gestão associada de serviços públicos, por meio de consórcios privados e convênios.

D) a prestação indireta, por meio de autorização, concessão de serviço público e de concessão de direito real de uso.

E) a prestação direta e centralizada, por meio dos órgãos e sociedades integrantes da Administra- ção Pública.

08. Assinale a alternativa que apresenta órgãos integrantes da administração pública direta.

A) autarquias

B) empresas públicas

(5)

4

C) fundações públicas

D) sociedades de economia mista

E) presidência da República e ministérios

09. Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de autarquia.

A) serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública que requeiram, para seu melhor funciona- mento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

B) serviço subordinado à presidência da República, autorizado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública.

C) entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima.

D) entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criada por lei para a exploração de atividade.

E) entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público com autonomia administrativa.

10. Corresponde ao princípio da descentralização o fato de que

A) o controle das atividades da Administração Federal deverá exercer-se em todos os níveis e em todos os órgãos.

B) a ação governamental obedecerá ao planejamento que vise a promover o desenvolvimento econômico e social do País e a segurança nacional.

C) à administração casuística, assim entendida a decisão de casos individuais, competem, em princípio, em nível de execução, os serviços de natureza local, que estão em contato com os fatos e com o público.

D) as atividades da Administração Federal e, especialmente, a execução dos planos e programas de governo serão objeto de permanente coordenação.

E) os órgãos que operam na mesma área geográfica serão submetidos à coordenação, com o objetivo de se assegurar a programação/execução integrada dos serviços federais.

AULA 02

11. Marque a alternativa correta de acordo com o conceito de descentralização e desconcentração na administração pública:

A) Desconcentração é o fenômeno pelo qual se dá uma distribuição externa de competências no mesmo ente federativo.

B) Na descentralização a tarefa administrativa é atribuída à outra pessoa jurídica, não ocorrendo subordinação.

C) Na desconcentração a competência é distribuída para outra pessoa jurídica, obedecendo a uma escala hierárquica.

D) A descentralização ocorre quando há a necessidade de atribuir uma tarefa administrativa à mesma pessoa jurídica.

(6)

5

12. Em uma situação hipotética, o Município de Angra dos Reis, aproveitando o aumento de pes- soal após a realização de um concurso público, decide criar um novo órgão para aprimorar os serviços de saúde na região.

Nesse contexto, foi utilizado pelo Município a técnica administrativa conhecida por A) desconcentração.

B) concentração.

C) descentralização.

D) centralização.

E) publicização.

13. Ao criar determinados tipos de personalidade jurídica, o Estado compreende que algumas atribuições merecem ser executadas de forma descentralizada, mesmo que as mesmas não pos- sam criar regras jurídicas de auto-organização e não possuam capacidade política, exercendo função meramente administrativa.

Com relação à categoria de personalidade da administração indireta descrita no fragmento acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Uma empresa pública é costumeiramente utilizada para flexibilizar a atuação estatal na realiza- ção de uma determinada tarefa por meio do direito privado.

( ) Uma autarquia oriunda do direito privado é uma personalidade jurídica que visa a produzir be- nefícios aos membros da coletividade, sem preocupação com o lucro.

( ) Uma fundação pública oriunda do direito privado é uma personalidade jurídica que visa a pro- duzir benefícios aos membros da coletividade, sem preocupação com o lucro.

As afirmativas são, respectivamente, A) V, F e F.

B) F, V e F.

C) F, F e V.

D) V, V e V.

E) F, F e F.

14. A organização administrativa resulta de um conjunto de normas que regem competências, relações hierárquicas, situações jurídicas e formas de ação e controle de órgãos e pessoas. O Estado, que atua por meio de órgãos, agentes e pessoas jurídicas, tem sua organização pautada em três situações fundamentais – centralização, descentralização e desconcentração – que se ligam diretamente à sua capacidade de atuação direta e indireta.

Sobre a aplicação desses conceitos, assinale a afirmativa correta.

A) Ao transferir a responsabilidade de exercício de suas atividades para entidades menores da administração pública indireta, o Estado empreende o esforço de desconcentração com foco em melhorar sua eficiência.

B) Ao realizar um esforço centralizador, o Estado está diretamente ligado ao controle rígido das atividades realizadas por todos os órgãos da administração estatal direta ou indireta.

C) Ao desmembrar um de seus órgãos e transferir parte de suas responsabilidades para entidades da administração indireta, o Estado desconcentra, buscando melhorar sua organização estrutural e sua eficiência.

(7)

6

D) Ao distribuir tarefas e responsabilidades entre órgãos da administração direta, o Estado realiza o esforço de desconcentração, que busca ganhos tanto na organização estrutural quanto na efici- ência estatal.

E) Ao desmembrar seus órgãos e redistribuir suas responsabilidades entre entidades da adminis- tração direta, o Estado descentraliza suas atividades, aumentando a eficiência e a organização estrutural.

15. Com o escopo de fomentar a especialização do órgão, com a consequente e posterior melhor capacitação dos servidores lá lotados, determinado Tribunal de Justiça, no exercício de função administrativa, observadas as formalidades legais, subdividiu o então Departamento de Engenha- ria e Licitações em dois novos departamentos, um de Engenharia e outro de Licitações.

De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, esse desmembramento de um órgão em dois, com o objetivo de melhorar a prestação do serviço público e assim atender ao princípio da eficiên- cia, é a:

A) delegação administrativa;

B) centralização administrativa;

C) concentração administrativa;

D) desconcentração administrativa;

E) descentralização administrativa.

16. Sobre a descentralização por colaboração, assinale a afirmativa correta.

A) Ocorre quando a Constituição atribui a um ente específico que exerça atribuições próprias de forma autônoma ao ente central.

B) Ocorre quando a Administração Pública transfere, por contrato ou ato administrativo unilateral, a execução de serviço público a uma pessoa jurídica de direito privado.

C) Ocorre quando é outorgada a outros órgãos funções de determinada entidade administrativa, visando ao aumento de eficiência.

D) Ocorre quando a Lei específica cede a titularidade de serviço público a uma pessoa jurídica do direito público, sem que o cedente interfira nas atividades.

E) Ocorre quando as organizações paraestatais celebram ajuste com a Administração Pública por termo cooperação e se tornam parte da administração indireta.

17. Reconhecer a necessidade de subdivisões de equipes ou departamentos para o aumento da eficiência é parte do planejamento estratégico de uma organização. Sobre a distribuição de res- ponsabilidades e atribuições nas organizações, leia o fragmento a seguir.

A ______ consiste em fracionar as funções ao agrupar responsabilidades em subdivisões da or- ganização e, a partir da especialização, distribuir recursos de forma mais eficiente em grupos com características complementares e similares.

Assinale a opção que completa corretamente a opção acima.

A) delegação

B) departamentalização C) desconcentração D) descentralização E) centralização

(8)

7

18. Em relação às formas de descentralização e desconcentração administrativa, analise os itens a seguir.

I. A descentralização por serviços institui uma entidade da administração indireta, contanto que seja criada por meio de lei específica.

II. A descentralização por colaboração transfere a titularidade de execução da atividade da Admi- nistração Pública para a iniciativa privada, por meio de contrato ou ato unilateral.

III. A desconcentração administrativa permite a criação de órgão com personalidade jurídica de direito público, mas sem capacidade processual.

Está correto somente o que se afirma em:

A) I;

B) II;

C) III;

D) I e II;

E) I e III.

19. As modificações ocorridas na sociedade eventualmente criam a necessidade de uma reinven- ção ou reengenharia do Estado.

No caso do Brasil, com a redução do Estado ocorrida no final do século passado, em meio a um processo de privatizações, ocorreu o surgimento de pessoas jurídicas responsáveis pelo discipli- namento e pela fiscalização de setores do mercado.

Essas entidades são denominadas A) Associações Públicas.

B) Agências Executivas.

C) Agências Reguladoras.

D) Organizações Sociais.

E) Sociedades de Economia Mista.

20. No que concerne às Agências Reguladoras, importantes entidades criadas para fiscalizar e regular serviços de determinados setores econômicos, assinale a afirmativa incorreta.

A) As agências devem ter necessariamente personalidade jurídica de direito público, dotadas de independência administrativa e autonomia financeira.

B) Seus dirigentes devem possuir mandatos fixos, sendo estritamente vedada a possibilidade de exoneração ad nutum.

C) As agências são autarquias ou fundações públicas que celebraram contrato de gestão com o Poder Público.

D) Seus atos não podem ser revistos ou alterados pelo Poder Executivo, apenas pelo Judiciário, devendo, no entanto, agir conforme suas finalidades específicas.

E) As agências podem existir tanto em âmbito federal quanto estadual e municipal, desde que criadas por lei.

AULA 03

21. Leia o fragmento a seguir: Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de______________, com criação autorizada por lei, sob a forma de_________________-

(9)

8

, cujas ações com direito a voto pertençam _______________ à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta. Assinale a opção cujos itens completam, corretamente, as lacunas do fragmento acima.

A) direito público - sociedade anônima - integralmente B) direito público - sociedade limitada - integralmente C) direito público - sociedade limitada - em sua maioria D) direito privado - sociedade limitada - exclusivamente E) direito privado - sociedade anônima - em sua maioria

22. A respeito do regime jurídico da Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL, empresa pública federal, assinale a afirmativa correta.

A) Não se submete ao poder hierárquico da União, mas sofre o controle finalístico pelo Ministério da Defesa.

B) Foi criada e pode ser extinta por lei específica, não havendo necessidade de lei para criação de empresas subsidiárias.

C) Não se submete à fiscalização contábil, financeira e orçamentária exercida pelo Tribunal de Contas da União.

D) Possui capital misto, parte público e parte privada, com maioria do capital votante nas mãos do poder público e tem forma obrigatória de sociedade anônima.

E) Contrata seus servidores, que são estatutários, mediante aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, para provimento de cargos efetivos.

23. Após provocação do Prefeito Municipal, sua assessoria jurídica informou que somente alguns entes da Administração Pública indireta poderiam ter personalidade jurídica de direito privado.

Considerando essa informação, determinou que fosse feito um levantamento dos entes que pre- enchiam esses requisitos. Dentre os entes que integram a Administração Pública indireta, referidos no Art. 37 da Constituição da República de 1988, estão enquadradas no padrão traçado pela as- sessoria jurídica:

A) as autarquias e as fundações públicas;

B) apenas as empresas públicas;

C) as sociedades de economia mista e as empresas públicas;

D) apenas as sociedades de economia mista;

E) apenas as fundações públicas.

24. De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, as empresas públicas e as sociedades de economia mista integram a:

A) Administração Direta e ostentam personalidade jurídica de direito público;

B) Administração Direta e ostentam personalidade jurídica de direito privado;

C) Administração Indireta e ostentam personalidade jurídica de direito privado;

D) Administração Indireta e ostentam personalidade jurídica de direito público;

E) Administração Mista e ostentam personalidade jurídica de direito público.

25. Em relação ao regime jurídico de uma sociedade de economia mista estadual exclusivamente exploradora de atividade econômica, é correto afirmar que:

(10)

9

A) ostenta personalidade jurídica de direito público, seus servidores são estatutários e se subme- tem a concurso público, e são controladas pelo Tribunal de Contas;

B) ostenta personalidade jurídica de direito privado, goza das prerrogativas processuais aplicadas à fazenda pública e seu pessoal não se submete a concurso público;

C) somente por lei específica é autorizada a sua instituição e se submete às normas do direito privado em matéria de responsabilidade civil;

D) somente por lei específica é criada, se submete à responsabilidade civil objetiva e não incide o controle finalístico pelo ente a que está vinculada;

E) somente por lei complementar é criada, se submete à responsabilidade civil subjetiva e incide o controle finalístico pelo ente a que está vinculada.

26. O Banco do Brasil é uma estatal brasileira do tipo sociedade de economia mista.

Sobre esse modelo de organização, assinale a afirmativa correta.

A) É uma pessoa jurídica de direito público.

B) Faz parte do processo de privatização da atividade pública.

C) É criada por meio da edição de lei complementar.

D) Admite exclusivamente capital público em sua composição.

E) Tem o regime de pessoal regido pela CLT.

27. Determinado ente criado por lei tem personalidade jurídica de direito público, desempenha atividade típica de Estado e não fiscaliza o exercício profissional de nenhuma categoria. Após amplos debates, sua diretoria deliberou que não mais realizaria concursos públicos, o que “buro- cratizava” muito a contratação de pessoal, mas realizaria licitações.

À luz da sistemática constitucional, esse ente tem a natureza jurídica de:

A) fundação, não integrando a Administração Pública indireta, sendo parcialmente incorreta a de- liberação da diretoria, pois deve realizar concurso público;

B) sociedade de economia mista, integrando a Administração Pública indireta, sendo incorreta a deliberação da diretoria, pois deveria realizar concurso, mas não licitação;

C) autarquia, integrando a Administração Pública indireta, sendo parcialmente incorreta a delibe- ração da diretoria, pois deve realizar concurso público;

D) empresa pública, integrando a Administração Pública indireta, sendo incorreta a deliberação da diretoria, pois deveria realizar concurso, mas não licitação;

E) serviço social autônomo, integrando a Administração Pública indireta, sendo correta a delibera- ção da diretoria em não realizar concurso público.

28. Observe os conceitos trazidos pela doutrina de Direito Administrativo para as seguintes enti- dades que integram a Administração indireta:

(A) Pessoa jurídica de direito público que desenvolve atividade típica de Estado, com liberdade para agir nos limites da lei específica que a criou;

(B) Pessoa jurídica de direito privado, criada por autorização legal, sob a forma de sociedade anônima, cujo controle acionário pertença ao Poder Público, tendo por objetivo, como regra, a exploração de atividades gerais de caráter econômico e, em algumas ocasiões, a prestação de serviços públicos.

As definições expostas tratam, respectivamente, de:

A) fundação pública e empresa pública;

(11)

10

B) sociedade de economia mista e empresa pública;

C) concessionária e empresa pública;

D) autarquia e sociedade de economia mista;

E) fundação pública e autarquia.

29. A Administração Pública Indireta decorre da descentralização de serviços e consiste na insti- tuição, pelo Estado, por meio de lei, de uma pessoa jurídica a quem se atribui a titularidade e execução de determinado serviço público, como é o caso de uma:

A) concessionária que presta serviço público essencial para um município;

B) fundação privada que tem por objeto a capacitação e a atualização de profissionais na área da educação;

C) empresa pública que tem personalidade jurídica de direito público;

D) Câmara Municipal que tem função precípua de produzir legislação em nível municipal;

E) sociedade de economia mista que tem personalidade jurídica de direito privado.

30. Assinale a opção que apresenta as entidades que, segundo o texto constitucional, compõem a administração indireta.

A) Autarquias, empresas públicas, ministérios e tribunais de contas.

B) Fundações públicas, empresas públicas, ministério público e tribunais de justiça.

C) Sociedades de economia mista, fundações públicas e ministério público.

D) Autarquias, empresas públicas, fundações públicas e sociedades de economia mista.

E) Sociedades de economia mista, autarquias, agências reguladoras e tribunais de contas.

AULA 04

31. Sobre as agências executivas, analise as afirmativas a seguir.

- Não são uma nova espécie de pessoa jurídica, distinta daquelas previstas na Constituição da República como integrantes da Administração Pública.

- Trata-se apenas de uma qualificação que o poder público poderá conferir a determinadas enti- dades.

Assinale a opção que apresenta as entidades que podem receber tal qualificação.

A) Autarquias e fundações públicas.

B) Sociedades de economia mista e organizações da sociedade civil de interesse público.

C) Fundações públicas e serviços sociais autônomos.

D) Empresas públicas e organizações sociais.

E) Organizações sociais e autarquias.

32. João, advogado de um grande escritório, foi incumbido de identificar a natureza jurídica de determinado ente da Administração Pública indireta. Após amplas pesquisas, constatou que a lei autorizou a instituição desse ente, cujo capital somente pode pertencer ao ente federativo institui- dor e a outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como a entidades da Administração indireta.

À luz da ordem jurídica brasileira, constitucional e infraconstitucional, é correto afirmar que esse ente tem a natureza jurídica de

A) autarquia.

(12)

11

B) sociedade de economia mista.

C) fundação pública.

D) empresa pública.

E) sociedade de mera participação do Estado.

33. Com relação às Sociedades de Economia Mista Federais, analise os itens a seguir.

I. São pessoas jurídicas de direito privado.

II. Possuem foro privilegiado na Justiça Federal.

III. Gozam de isenção dos impostos federais, mas não dos Estaduais e Municipais.

Assinale:

A) se somente o item I estiver correto.

B) se Somente o item II estiver correto.

C) se Somente o item III estiver correto.

D) se somente os itens I e II estiverem corretos.

E) se todos os itens estiverem corretos.

34. De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, sociedade de economia mista pode ser conceituada como entidade integrante da Administração:

A) Direta, com personalidade jurídica de direito público, criada por lei específica para desempenhar funções que, despidas de caráter econômico, sejam próprias e típicas do Estado, especialmente para a prestação de serviços públicos essenciais de responsabilidade do Poder Público;

B) Direta, com personalidade jurídica de direito público, criada por autorização legal, sob qualquer forma jurídica adequada a sua natureza, para que o Governo exerça atividades gerais de caráter econômico;

C) Indireta, com personalidade jurídica de direito privado, criada mediante lei específica, sob a forma de sociedade por cotas de responsabilidade limitada ou sociedade anônima, cujo controle acionário pertença ao Poder Público, tendo por objetivo exclusivamente a exploração de atividades gerais de caráter econômico;

D) Indireta, com personalidade jurídica de direito público, criada por autorização legal, sob a forma de sociedade por cotas de responsabilidade limitada, cujo controle acionário pertença ao Poder Público, tendo por objetivo exclusivamente a exploração de atividades gerais de caráter econô- mico;

E) Indireta, com personalidade jurídica de direito privado, criada por autorização legal, sob a forma de sociedade anônima, cujo controle acionário pertença ao Poder Público, tendo por objetivo, como regra, a exploração de atividades gerais de caráter econômico e, em algumas ocasiões, a prestação de serviços públicos.

35. A Constituição Federal, ao estabelecer as disposições gerais afetas à administração pública, fez menção às sociedades de economia mista e às fundações. É correto afirmar que:

A) as sociedades de economia mista integram a administração indireta;

B) as sociedades de economia mista somente podem ser criadas por decreto;

C) apenas as fundações integram a administração direta;

D) as fundações somente podem surgir a partir de licitação;

E) as sociedades de economia mista e as fundações integram a administração direta.

(13)

12

36. Dentre os diferentes tipos de serviços públicos, há aqueles classificados, pela doutrina, como de utilidade pública.

Assinale a opção que apresenta características dos serviços de utilidade pública.

A) São executados pela Administração Pública para atender às suas necessidades internas de rotina, possuindo caráter intrinsecamente instrumental.

B) Produzem receita originária para a Administração Pública, tendo em vista sua prestação com- pulsória mediante o pagamento de tarifa.

C) Têm sua conveniência reconhecida pelo Estado, podendo executá-los diretamente ou por ter- ceiros, com remuneração realizada pelos usuários.

D) Possuem utilização mensurável e usuário determinado, sendo necessário que a sua prestação seja feita por meio de um particular, tendo o seu financiamento oriundo de taxas.

E) Representam o Estado de maneira essencial, garantindo ao Poder Público a sua prestação exclusiva, em função da tipicidade das atividades.

37. De acordo com a doutrina de direito administrativo, os serviços públicos, quanto à maneira como concorrem para satisfazer ao interesse geral, podem ser classificados como singulares (uti singuli), que são aqueles que:

A) são prestados a grupamentos indeterminados de indivíduos, como pavimentação de determi- nada rua;

B) são prestados à sociedade como um todo, mas gozados indiretamente pelos indivíduos, como saneamento básico;

C) podem ser prestados apenas pelo Estado diretamente, sendo vedada a delação a terceiros, como os serviços de defesa nacional;

D) são prestados à coletividade, mas usufruídos apenas indiretamente pelos indivíduos, como serviço de iluminação pública;

E) têm por finalidade a satisfação individual e direta das necessidades dos cidadãos, como o for- necimento de energia elétrica domiciliar.

38. Em matéria de classificação dos serviços públicos, de acordo com a doutrina de Direito Admi- nistrativo, é correto afirmar que serviços:

A) econômicos são aqueles que o Estado executa para atender aos reclamos sociais básicos e representam serviços assistenciais e protetivos, como serviço de assistência médica e hospitalar;

B) singulares (uti singuli) são aqueles cujos destinatários não podem ser individualizados, sendo imensurável a utilização por cada um dos indivíduos, como a coleta de lixo;

C) administrativos são aqueles que o Estado executa para compor melhor a organização dos in- teresses particulares, fomentando a iniciativa privada para maior arrecadação tributária e oferta de empregos;

D) coletivos (uti universi) são aqueles prestados a grupamentos indeterminados de indivíduos, de acordo com as opções e prioridades da Administração, e em conformidade com os recursos de que disponha, como a iluminação pública;

E) delegáveis são aqueles que, por sua natureza ou pelo fato de assim dispor o ordenamento jurídico, somente podem ser executados diretamente pelo poder público, como os serviços de defesa nacional.

(14)

13

39. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de serviços de utilidade pública.

A) Segurança e saúde pública.

B) Transporte coletivo e energia elétrica.

C) Telefonia e educação pública D) Defesa nacional e esporte E) Polícia e fornecimento de gás

40. Com relação à administração direta, realizada segundo os níveis que compõem a nossa forma de Estado, analise as afirmativas a seguir.

I. Na esfera municipal é realizada pela prefeitura e seus eventuais órgãos de assessoria e pelas secretarias municipais.

II. Na esfera estadual é realizada pela governadoria e seus órgãos de assessoria e pelas secreta- rias estaduais.

III. Na esfera federal é realizada pela Presidência da República e seus órgãos de assessoramento imediato ou de consulta e pelos ministérios.

Assinale:

A) se somente a afirmativa I estiver correta.

B) se somente a afirmativa II estiver correta.

C) se somente a afirmativa III estiver correta.

D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

AULA 05

41. A teoria das gerações ou dimensões dos direitos humanos expõe perspectivas desses direitos em que se incluem em cada geração ou dimensão determinados direitos e princípios.

Conforme essa divisão clássica da doutrina, é correto afirmar:

A) os direitos de segunda geração ou dimensão se referem aos direitos civis e políticos, compre- endendo os direitos de liberdade, englobando as liberdades clássicas, negativas ou formais.

B) os direitos de quinta geração ou dimensão consistem na possibilidade de participação na for- mação da vontade do Estado, retratando os direitos à democracia e à informação.

C) os direitos de quarta geração ou dimensão se caracterizam por condensar os direitos e liberda- des civis, políticas, econômicas, sociais e culturais.

D) os direitos de terceira geração ou dimensão consubstanciam como titulares a coletividade, con- sagrando o princípio da solidariedade e incluindo direitos como o da paz, ao desenvolvimento, ao meio ambiente equilibrado.

E) os direitos de primeira geração ou dimensão são aqueles relativos aos direitos econômicos, sociais e culturais, em que se acentua o princípio da igualdade.

42. Sobre o conceito de ética, assinale a afirmativa INCORRETA.

A) Ética é a ciência normativa dos comportamentos humanos, definida por meio de leis específi- cas.

B) A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.

(15)

14

C) Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética.

D) Ao conviver em sociedade, o homem percebeu a necessidade de “regras” que regulamentas- sem esse convívio.

E) Ética e Moral são temas relacionados, mas diferentes, porque moral se fundamenta na obedi- ência a normas, costumes ou mandamentos culturais.

43. Com relação à ética profissional, analise os seguintes itens:

I. Os códigos de ética expressam a filosofia de ação profissional, o que confere verdadeiro sentido à profissão.

II. O conhecimento científico por si só não garante uma conduta profissional ética.

III. Algumas condutas antiéticas extrapolam o limite das relações entre indivíduos e se tornam objeto de relação política, o que fomenta a elaboração de códigos de ética de grupos profissionais, a exemplo do código dos servidores públicos.

IV. Ética e moral têm o mesmo sentido, sem distinção.

V. A moral é a mais importante para reger as condutas do servidor público.

Estão CORRETOS apenas A) I e II.

B) II e III.

C) I, II e III.

D) II e IV.

E) IV e V.

44. Com relação à ética no serviço público e qualidade no atendimento ao público, assinale a alternativa CORRETA.

A) Os valores fundamentais do serviço público decorrem, exclusivamente, do seu caráter público.

B) Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público, é uma atitude ética do servidor público.

C) Ser pontual no trabalho é dever do servidor e exigência da repartição, embora independa da ética.

D) Deve analisar as pressões de superiores hierárquicos e de contratantes, que visem obter favo- res ou vantagens indevidos e resistir quando puder.

E) Ter a consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos e individuais garante que sua postura pessoal será correta.

45. Cidadania é um conceito

A) que se refere, apenas, a um conjunto de direitos.

B) com base na posição social dos indivíduos.

C) que pressupõe dependência dos indivíduos em relação ao Estado.

D) que se refere, apenas, aos direitos políticos dos indivíduos.

E) em permanente construção, que pressupõe um conjunto de direitos e deveres.

46. O cidadão consciente de sua responsabilidade é parte integrante de um complexo organismo, da coletividade, da nação e do Estado. Para isso funcionar bem, todos têm de oferecer a sua parcela de contribuição. Nesse contexto, é papel de todo servidor público vivenciar a cidadania e zelar por uma postura

(16)

15

A) burocrática, sendo fiel cumpridor da burocracia e da legislação pertinente.

B) competitiva e compromissada no setor de seu trabalho.

C) ativa e participante na família, no trabalho e nas associações sociais.

D) reativa e de luta por melhorias individuais na profissão.

E) atuante e condescendente com o público que atende.

47. No ambiente de trabalho, é fundamentalmente importante a postura ética para o bom funcio- namento das atividades da instituição e das relações de trabalho entre os funcionários e o atendi- mento ao cidadão. Assim, deve haver

A) cooperação e atitudes que visem ajudar os colegas e o público mais próximo com os quais se identificam.

B) divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades realizadas no trabalho.

C) obediência à hierarquia dentro da instituição, mesmo nos casos de injustiça com o público.

D) busca de crescimento profissional em detrimento do bem-estar de outros.

E) realização, em ambiente de trabalho, de tarefas relacionadas ao setor e a atividades pessoais.

48. Assinale a alternativa que estabelece corretamente as características de moral.

A) A moral resulta do conjunto de leis, costumes e tradições de uma sociedade e está subordinada a Ètica comportamental definida em regras constitucionais.

B) Entende-se por moral, um conjunto de regras consideradas válidas para uma maioria absoluta, que valem-se dela para impor conduta Ètica aos demais cidadãos.

C) A moral é mutável e varia de acordo com o desenvolvimento de cada sociedade. Ela norteia os valores Èticos na Administração Pública.

D) A moral é mais flexível do que a lei, por variar de indivíduo para indivíduo e afeta diretamente a prestação dos servições públicos para criar condições para uma ética flexível no atendimento à necessidades bàsicas da população.

E) A Ética confunde-se com a moral como um dos parâmetros para a avaliação do grau de desen- volvimento de determinada sociedade e, consequente, padronização da prestação dos serviços públicos comunitários.

49. Em seu sentido mais amplo, a Ètica tem sido entendida como a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes. Portanto, neste sentido, a ética envolve:

A) Estudos de aprovação ou desaprovação da ação dos homens.

B) A consideração de valor como equivalente de uma medição do que é real e voluntarioso no campo das ações virtuosas.

C) Obrigação de ser humano como único mal em seu agir.

D) Realização fundamental em situação específica.

E) As alternativas A e B estão corretas.

50.A respeito dos conceitos de Ètica, moral e virtude, é correto afirmar:

A) A vida ética realiza-se no modo de viver daqueles indivíduos que não mantém relações inter- pessoais.

B) Etimologicamente, a palavra moral deriva do grego mos e significa comportamento, modo de ser, caráter.

(17)

16

C) Virtude deriva do latim virtus, que significa uma qualidade própria da natureza humana; signi- fica, de modo geral, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente.

D) A moral é influenciada por vários fatores como, sociais e históricos; todavia, não há diferença entre os conceitos morais de um grupo para outro.

E) Compete ‡ moral chegar, por meio de investigações científicas, explicações de determinadas realidades sociais, ou seja, ela investiga o sentido que o homem dá às suas ações para ser ver- dadeiramente feliz.

51. Acerca da relação entre Ètica e moral, assinale a opção correta.

A) A partir do estudo da Ètica, pode-se considerar uma vis„o utilitarista, em que a verdade de uma proposição consiste no fato de que ela é útil, tendo alguma espécie de êxito ou satisfação.

B) A Ètica reflexiva se dedica exclusivamente é reflexão sobre os deveres das pessoas contidos nos códigos específicos dos grupos sociais.

C) A Ètica é equivalente à moral porque ambos os preceitos investigam os princípios fundamentais do comportamento humano.

D) A Ètica é temporal, enquanto a moral é permanente.

E) A simples existência da moral significa a presença explícita de uma Ètica, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discute, problematiza e interpreta o significado dos valores morais.

AULA 06

52. É costume que, no âmbito da teoria geral dos direitos humanos, eles sejam classificados em gerações ou dimensões que expressam a maneira como foram afirmados ao longo do tempo. A primeira e a segunda gerações ou dimensões desses direitos são, respectivamente:

A) Direito Nacional e Direito Internacional;

B) Direitos Naturais e Direitos Positivos;

C) Direitos Civis e Políticos e Direitos Econômicos e Sociais;

D) Direitos Transgeracionais e Direitos Individuais;

E) Direitos da Infância e Adolescência e Direitos dos Idosos.

53. O trabalho escravo é uma das mais graves formas de violação de direitos humanos. Essa prática revela como uma mesma situação pode violar diferentes tipos de direitos. Diante disso, a Declaração dos Direitos Humanos de Viena (1993) – afirmou que todos os direitos humanos de- vem ser considerados:

A) universais, indivisíveis, interdependentes e inter-relacionados;

B) naturais, positivos, nacionais e internacionais;

C) civis, políticos, morais e existenciais;

D) individuais, coletivos e transgeracionais;

E) morais, legais e constitucionais.

54. Após a II Guerra Mundial, foi criada a Organização das Nações Unidas, e uma de suas primei- ras atividades foi aprovar uma Declaração de Direitos Humanos que vinculasse o conceito e a ideia desses direitos a valores fundamentais afirmados na modernidade.

Isso fica expresso no próprio preâmbulo da Declaração de 1948 ao afirmar que:

(18)

17

A) os direitos humanitários limitam os efeitos de conflitos armados para proteger pessoas que não participam ou que deixaram de participar das hostilidades da guerra;

B) o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo;

C) os direitos humanos devem ser reconhecidos e expressos pelo lema "o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim";

D) os estados nacionais somente poderão viver em paz e apreço mútuo de seus cidadãos na medida em que respeitem os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade;

E) a soberania é o valor maior a ser protegido nas relações internacionais, pois é ela que permite a verdadeira autodeterminação de povos livres.

55. Em março de 2018, o Brasil sofreu uma condenação na Corte Interamericana de Direitos Hu- manos porque o Estado brasileiro atuou de forma lenta e inadequada na demarcação da terra do povo indígena Xukuru, em Pernambuco.

A responsabilidade do Brasil em realizar as reparações determinadas pela Corte, com base na Convenção Americana de Direitos Humanos, recai sobre:

A) o Governo do Estado de Pernambuco, uma vez que é nesse estado que está situado o povo Xukuru;

B) o Congresso Nacional brasileiro, por ser responsabilidade dele a demarcação de terras indíge- nas;

C) o Governo Federal do Brasil – União – pois, como Estado Parte, cabe a ele assumir a respon- sabilidade pela Convenção;

D) a Justiça Federal brasileira, que deverá homologar a decisão da Corte e, depois, dar sequência à sua execução;

E) a sociedade civil organizada do Brasil, que contará com um aporte de recursos vindos direta- mente da Organização dos Estados Americanos.

56. Noeli compareceu à delegacia de polícia para registrar boletim de ocorrência contra seu com- panheiro Erson pelo crime de ameaça. Após chegar em casa, Noeli ouve pedido de desculpa de seu companheiro e apelos para que desista da representação.

Considerando o disposto na legislação aplicável, quanto à possibilidade de retratação da repre- sentação apresentada, Noeli:

A) não poderá desistir da representação, por tratar-se de ação pública;

B) poderá se retratar perante a autoridade policial até o oferecimento da denúncia;

C) poderá se retratar perante o juiz, em audiência especial, até o recebimento da denúncia;

D) poderá se retratar perante o juiz ou a autoridade policial até a sentença;

E) não poderá se retratar após o oferecimento da denúncia, ainda que na presença do juiz e acom- panhada de advogado.

57. A situação de agressão física e psicológica de Vânia, por seu marido, chegou ao ponto em que foi necessário judicializar o conflito. O juiz, ao constatar a prática de violência doméstica, poderá, de imediato, aplicar ao agressor, como medida protetiva:

A) a decretação da prisão preventiva do agressor até a conclusão do caso;

B) a prestação de alimentos provisionais ou provisórios;

C) a suspensão do poder familiar, caso haja filhos menores;

D) o recolhimento do agressor a um regime de reclusão semiaberto;

(19)

18

E) a anulação do casamento devido a rompimento do pacto matrimonial.

58. Sobre as medidas integradas de proteção, previstas pela Lei nº 11.340/06 (Lei Maria da Pe- nha), analise as afirmativas a seguir.

I. Destacar, nos currículos escolares de todos os níveis de ensino, os conteúdos relativos aos direitos humanos, à equidade de gênero e de raça ou etnia e ao problema da violência doméstica e familiar contra a mulher.

II. Implementar o atendimento policial especializado para as mulheres, em particular nas Delega- cias de Atendimento à Mulher.

III. Promover estudos e pesquisas com a perspectiva de gênero e de etnia, concernentes às cau- sas, às consequências e à frequência da violência doméstica e familiar contra a mulher, para a sistematização de dados e a avaliação periódica das medidas adotadas.

Está correto o que se afirma em A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

59. Carlos e Ana são casados há dois anos e não possuem filhos por opção de Ana, que não deseja ser mãe. Carlos, entretanto, considera que Ana mudará de ideia após engravidar e está impedindo a esposa de fazer uso de métodos contraceptivos.

Segundo a Lei nº 11.340/06 (Lei Maria da Penha), a conduta de Carlos é uma forma de violência A) moral.

B) estrutural.

C) sexual.

D) patrimonial.

E) religiosa.

60. O jovem Pedro, 18 anos, foi denunciado na Delegacia de Polícia após bater em sua avó Ana, 70 anos. Em sede policial, o jovem admitiu que havia fumado maconha e que agrediu e xingou a avó porque ela se recusou a levantar da cama de madrugada para preparar comida para ele.

Considerando a legislação que trata da violência doméstica familiar e contra a mulher, é correto afirmar que:

A) não se aplica na situação a Lei Maria da Penha, porque cabe medida educativa para o porte de droga para consumo pessoal;

B) aplica-se no caso exposto apenas o Estatuto do Idoso, considerando a idade da mulher vítima;

C) aplica-se aí a Lei Maria da Penha, considerando a relação de parentesco e convivência domés- tica entre avó e neto;

D) não se aplica no caso a Lei Maria da Penha, porque o agressor tem idade inferior a 21 anos e faz jus à proteção do ECA;

E) aplica-se no caso apresentado a Lei Maria da Penha, porque uma mulher integra o polo ativo da ação delituosa.

(20)

19

61. As Diretrizes Nacionais de Respeito à Diversidade relativas aos Profissionais de Segurança Pública asseveram que:

A) Os equipamentos de proteção individual devem contemplar as diferenças de gênero e de com- pleição física.

B) É assegurado o acesso a exames clínicos e laboratoriais periódicos para a identificação dos fatores mais comuns de riscos à saúde.

C) É obrigatória a realização de atividades culturais e esportivas nas instalações físicas de acade- mias de polícia.

D) É mandatório o combate ao assédio moral e sexual nas Instituições, veiculando campanhas internas de educação e garantindo canais para o recebimento e apuração das denúncias.

E) Devem existir espaços e oportunidades nas instituições de segurança pública para eventos de integração familiar entre todos os profissionais, com ênfase em atividades recreativas e culturais voltadas a crianças, adolescentes e jovens.

62. O Estatuto da Igualdade Racial é uma importante ferramenta da política nacional de direitos humanos, voltado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

De acordo com o Estatuto, considera-se discriminação racial ou étnico-racial:

A) qualquer forma de privação material que importe restrição de direito e que tenha base em dis- tinção de natureza racial ou étnica;

B) a criação de obstáculos para o exercício de direitos na esfera pública que implique a restrição de tradições, costumes e práticas ligadas à ancestralidade africana;

C) a violação de direitos humanos de grupos afrodescendentes e a desconsideração, desprezo ou desrespeito à cultura de povos ancestrais africanos e às suas diferentes formas de manifestação religiosa e espiritual;

D) toda opinião ou sentimento desfavorável a pessoas e grupos afrodescendentes que sejam con- cebidos sem exame crítico e a priori, sem maior conhecimento, ponderação ou razão e que resulte em atitude de natureza hostil ou que leve ao julgamento de opiniões, condutas e pessoas com base em suas características físicas ou crenças estereotípicas;

E) toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou ori- gem nacional ou étnica que vise anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, eco- nômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada.

63. Constituem objetivos da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra:

A) A produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde da população negra.

B) A promoção de ações para viabilizar o acesso a esporte da população negra.

C) O fomento à realização de estudos e pesquisas sobre racismo e saúde da população negra.

D) A implementação de políticas públicas para o fortalecimento da juventude negra brasileira.

E) A produção de conhecimento exotérico e alternativo em saúde da população negra.

64. De acordo com o Censo do IBGE de 2010, o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Defici- ência. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – a Lei nº 13.146/2015 – afirma que o processo de habilitação e de reabilitação é um direito da pessoa com deficiência.

(21)

20

De acordo com a lei mencionada, o processo de habilitação e de reabilitação tem por objetivo:

A) educar a pessoa com deficiência para que supere as limitações que a impedem de desenvolver um convívio social amplo, abrangente e profuso, de modo a produzir padrões avançados de soci- alidade;

B) o desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sen- soriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da pessoa com deficiência e de sua participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas;

C) a implantação e o incremento de ações, programas e projetos voltados à recuperação da auto- estima da pessoa com deficiência, de modo que ela se sinta segura e apta ao exercício de seus direitos de forma plena;

D) buscar a volta à condição normal existente anterior à deficiência, recuperando plenamente as funcionalidades físicas ou mentais;

E) instituir um plano visual e de locomoção nas instituições públicas e de acesso aberto ao público em geral, tendo em vista a plena acessibilidade de todas as pessoas com deficiência.

65. A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo foram aprovados em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quin- tos dos votos de seus respectivos membros, no ano de 2008.

No âmbito da hierarquia das leis no Brasil, a Convenção de Direitos Humanos tem o status de:

A) decreto legislativo;

B) Lei ordinária;

C) norma supralegal, mas infraconstitucional;

D) norma constitucional;

E) norma supraconstitucional.

AULA 07

66. João praticou e incitou discriminação contra Maria, em razão de sua deficiência mental, na medida em que publicou indevidamente fotos e vídeos da vítima com comentários em tom jocoso e depreciativo, por intermédio de meios de comunicação social na internet. O fato chegou ao co- nhecimento do delegado de polícia, que instaurou inquérito policial. No caso em tela, de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a interdição das respectivas mensagens ou páginas de informação na internet, sob pena de desobediência, pode ser determinada pelo:

A) delegado de polícia, diretamente, antes ou no curso do inquérito policial;

B) delegado de polícia, diretamente, apenas no curso do inquérito policial;

C) membro do Ministério Público ou delegado de polícia, diretamente, no curso do inquérito poli- cial;

D) juiz, membro do Ministério Público ou delegado de polícia, diretamente, no curso do inquérito policial;

E) juiz, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial.

67. O Estatuto da Pessoa com Deficiência dispõe que toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discrimi- nação. O mencionado diploma legal considera discriminação em razão da deficiência toda forma

(22)

21

de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades funda- mentais de pessoa com deficiência:

A) que está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa;

B) a qual não tem sua plena capacidade civil afetada, exceto para casar-se e constituir união es- tável;

C) a qual tem sua plena capacidade civil afetada, principalmente para exercer direitos sexuais e reprodutivos;

D) incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas;

E) excluindo casos que envolvam menores de 18 anos com deficiência, pois já são protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

68. Segundo a Lei nº 13.146/15, a avaliação da deficiência, quando necessária, será realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e deverá considerar os aspectos a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

A) As deformidades corporais.

B) A restrição de participação.

C) A limitação no desempenho de certas atividades.

D) Os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais.

E) Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.

69. O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/15) estabelece que a pessoa com defici- ência deve ser

A) tratada com caridade pela sociedade.

B) objeto do assistencialismo do Estado.

C) dependente de auxílios públicos e privados.

D) amparada por entidades filantrópicas.

E) considerada uma pessoa com direitos e deveres.

70. O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/15) prescreve que toda pessoa com deficiência tem direito à

A) liberdade individual e à tolerância moral.

B) cidadania e aos direitos sociais.

C) liberdade de expressão e aos direitos civis.

D) igualdade e à não discriminação.

E) solidariedade e aos direitos humanos.

71. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência estabelece que em todas as áreas de estacionamento aberto ao público, de uso público ou privado de uso coletivo e em vias públicas, devem ser reservadas vagas próximas aos acessos de circulação de pedestres, devidamente si- nalizadas, para veículos que transportem pessoa com deficiência com comprometimento de mo- bilidade, desde que devidamente identificados.

Nesse contexto, a mencionada lei dispõe que:

(23)

22

A) os veículos estacionados nas vagas reservadas não podem ser obrigados a exibir, em local de ampla visibilidade, a credencial de beneficiário, a ser confeccionada e fornecida pelos órgãos de trânsito, para não serem estereotipados;

B) as citadas vagas devem equivaler a 2% (dois por cento) do total, garantida, no mínimo, 1 (uma) vaga devidamente sinalizada e com as especificações de desenho e traçado de acordo com as normas técnicas vigentes de acessibilidade;

C) as frotas de empresas de táxi devem reservar 1% (um por cento) de seus veículos acessíveis à pessoa com deficiência e os veículos que estejam efetivamente transportando pessoa com de- ficiência terão prioridade nas citadas vagas;

D) a cobrança diferenciada de tarifas ou de valores adicionais pelo serviço de táxi prestado à pessoa com deficiência é permitida, com o escopo de assegurar e custear as adaptações tecno- lógicas necessárias nos veículos;

E) o poder público deve fomentar o aumento do número dos veículos acessíveis à pessoa com deficiência nas frotas de empresas de táxi, mas não pode instituir incentivos fiscais com vistas a possibilitar tal acessibilidade.

72. O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/15) dispõe que a pessoa com deficiência tem assegurado o direito ao exercício de sua capacidade legal em igualdade de condições com as demais pessoas.

Nesse sentido, o citado diploma normativo estabelece que:

A) a curatela de pessoa com deficiência será a mais ampla possível, não se limitando a afetar tão somente os atos relacionados aos direitos de natureza patrimonial e negocial;

B) a definição de curatela de pessoa com deficiência constitui medida protetiva ordinária e durará o maior tempo possível;

C) a pessoa com deficiência não poderá ser submetida à curatela, em qualquer hipótese;

D) a situação de curatela da pessoa com deficiência será exigida para emissão de documentos oficiais;

E) à pessoa com deficiência é facultada a adoção de processo de tomada de decisão apoiada.

73. Considerando o que a doutrina majoritária dispõe sobre o desenvolvimento e conquista dos direitos humanos, pode-se afirmar que esse desenvolvimento histórico, classificado por gerações de direitos, pode ser, cronologicamente, assim representado:

A) direitos individuais; direitos coletivos e direitos sociais.

B) direitos individuais, direitos coletivos e liberdades negativas.

C) liberdades positivas, liberdades negativas e direitos sociais.

D) direitos sociais; direitos de liberdade e direitos da fraternidade.

E) direitos de liberdade; direitos sociais e direitos difusos.

74. O Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3, aprovado pelo Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009, é estruturado em eixos orientadores que contêm suas respectivas diretri- zes.

Nesse contexto normativo, estão incluídas no Eixo Orientador IV, que trata da Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência, as seguintes diretrizes:

(24)

23

A) Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena; Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação.

B) Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em Direitos Huma- nos para fortalecer uma cultura de direitos; Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras.

C) Interação democrática entre Estado e sociedade civil como instrumento de fortalecimento da democracia participativa; Fortalecimento dos Direitos Humanos como instrumento transversal das políticas públicas e de interação democrática.

D) Democratização e modernização do sistema de segurança pública; Transparência e participa- ção popular no sistema de segurança pública e justiça criminal; Prevenção da violência e da cri- minalidade e profissionalização da investigação de atos criminosos; Combate à violência instituci- onal, com ênfase na erradicação da tortura e na redução da letalidade policial e carcerária.

E) Efetivação de modelo de desenvolvimento sustentável, com inclusão social e econômica, am- bientalmente equilibrado e tecnologicamente responsável, cultural e regionalmente diverso, parti- cipativo e não discriminatório.

75. Considerando a redação do art. 5o , inciso III, da Constituição da República Federativa do Brasil, de que “Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”, assinale a alternativa correta.

A) É proibido o uso de algemas durante a audiência de instrução e julgamento.

B) É proibido o uso de algemas em todas as situações, por atentar contra a dignidade humana do preso.

C) É desautorizado o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso, sob pena de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.

D) Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepciona- lidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autori- dade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabili- dade civil do Estado.

E) É desautorizado o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a ex- cepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da respon- sabilidade civil do Estado.

76. Os direitos humanos são denominados com variados termos. Assinale a alternativa que não é aceita contemporaneamente, por expressar uma ideia ultrapassada sobre o tema.

A) direitos naturais B) direitos fundamentais C) direitos da pessoa humana D) direitos humanos fundamentais E) diretos essenciais da humanidade

(25)

24

77.Dentre os direitos e garantias fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil, é estatuído que “o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado”.

Esse preceito constitucional se refere:

A) à obrigação de se silenciar.

B) ao direito de liberdade.

C) ao princípio da culpabilidade.

D) ao direito subjetivo de não se autoincriminar.

E) à obrigação de produzir provas de sua inocência.

78. Os direitos humanos são de elevado grau de relevância institucional e de impositiva aplicação.

A sua violação, conforme a Constituição da República Federativa do Brasil, é um dos fundamentos para:

A) decretação do estado de sítio.

B) decretação do estado de defesa.

C) intervenção da União nos Estados.

D) intervenção interministerial federal.

E) decretação de calamidade pública.

79. É correto afirmar que os direitos humanos fundamentais

A) visam estabelecer condições mínimas de vida e desenvolvimento da pessoa humana.

B) são aplicáveis tanto a pessoas naturais quanto a pessoas jurídicas.

C) têm por finalidade a proteção contra o arbítrio das empresas multinacionais.

D) surgiram após o nascimento da ideia do constitucionalismo.

E) consistem em instrumentos de legitimação do poder punitivo do próprio Estado e de suas auto- ridades constituídas.

80. Sobre as providências a serem tomadas pela autoridade policial, entre outras, conforme pre- visto legalmente, no atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, consi- dere as afirmativas a seguir.

I. Buscar a conciliação entre as partes por meio de audiência a ser designada com presença da autoridade judicial.

II. Encaminhar a ofendida à autoridade judicial para que preste depoimento e seja instaurado o processo criminal.

III. Fornecer transporte para a ofendida e seus dependentes para abrigo ou local seguro, quando houver risco de vida.

IV. Se necessário, acompanhar a ofendida para assegurar a retirada de seus pertences do local da ocorrência ou do domicílio familiar.

Assinale a alternativa correta.

A) Somente as afirmativas I e II são corretas.

B) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

(26)

25

AULA 08

81. Nos termos da Lei no 11.340/2006 (Lei Maria da Penha):

A) a mulher vítima será inquirida sempre com intermediação de profissional do sexo feminino es- pecializado em violência doméstica e familiar designado pela autoridade judiciária ou policial.

B) é direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar o atendimento pericial espe- cializado, ininterrupto e prestado por servidores exclusivamente do sexo feminino.

C) é direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar o atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores, preferencialmente do sexo feminino e previ- amente capacitados.

D) é direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar o atendimento policial especi- alizado, ininterrupto e prestado por servidores exclusivamente do sexo feminino.

E) a mulher vítima será inquirida sempre com intermediação de profissional especializado em vio- lência doméstica e familiar designado pela autoridade judiciária ou policial.

82. Lauro foi denunciado pela prática do crime de lesão corporal leve praticada no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher (art. 129, § 9º, CP – pena: 3 meses a 3 anos de reclusão). Antes do recebimento da denúncia, veio a ser denunciado em outra ação penal, dessa vez pelo crime de ameaça, também praticado no contexto da Lei nº 11.340/06, após a vítima ter comparecido à Delegacia, narrado o ato e afirmado que desejava ver Lauro processado, nos ter- mos exigidos pelo Código Penal para responsabilização criminal, pleiteando medidas de urgência.

Após o oferecimento das denúncias, mas antes do recebimento, a companheira de Lauro, Joana, suposta vítima, comparece ao cartório do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mu- lher, informando não mais ter interesse em ver Lauro responsabilizado criminalmente pelos fatos.

Diante da informação de Joana, o servidor poderá esclarecer que a vontade da vítima:

A) não poderá ensejar retratação da representação em relação a ambos os delitos, tendo em vista que, por serem praticados em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher, a res- ponsabilização penal independe da vontade da ofendida;

B) poderá justificar a retratação da representação em relação a ambos os delitos, mas tal retrata- ção deverá ocorrer em audiência especial, na presença do magistrado, ouvido o Ministério Público;

C) não poderá ensejar retratação da representação em relação a ambos os delitos, tendo em vista que, ainda que a vontade da ofendida possa ser relevante, já houve oferecimento das denúncias;

D) poderá justificar retratação da representação em relação ao crime de ameaça, observadas as exigências legais em audiência especial, mas não do crime de lesão corporal;

E) poderá justificar a retratação da representação em relação a ambos os delitos, sendo válida, para tanto, mera declaração da ofendida nos autos.

83. A Lei nº 11.340/2006 cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. São consideradas violência contra a mulher não só a física, mas também, psico- lógica, moral e sexual. E em todos os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, feito o registro da ocorrência, deverá a autoridade policial adotar, de imediato, os seguintes procedi- mentos, sem prejuízo daqueles previstos no Código de Processo Penal, EXCETO:

A) colher nome e idade dos dependentes e encaminhá-los a uma Casa de Abrigo;

Referências

Documentos relacionados

This application is split in 4 files, FPGA configuration file from the created hardware project, Epiphany application file to be configured on all cores and ARM applications files

Realizou-se a coleta de amostras de solo quatro em períodos com diferentes condições climáticas ao longo de dois anos de estudo nas camadas 0-5, 5-10 e 10-20 cm de profundidade em

• Os hormônios glucagon e adrenalina apresentam um mecanismo de ação mediado por AMP cíclico. No entanto, de maneira oposta à glicogênio fosforilase, a glicogênio

O teste de agrupamento de médias de Tukey (a :<: 1% e 5%) foi efetuado, porém não conseguiu distinguir os materiais testados claramente, com isso optou - se em realizar o

A Orquesta Sinfónica de Galicia ofrecerá en Narón o venres 1 de decembro un gran concerto no que interpretará algunha das principais partituras para cine e televisión escritas

Os cabos das pistolas para pintura Versa-Spray e Sure Coat, ou os adaptadores de pistolas Tribomatic, são fornecidos soltos e têm de ser ligados à placa de controlo das pistolas

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

Aquêles, que tomam a si a tarefa de executar um programa de plane- jamento de lucros, logo reconhecem o seu grande valor como um edu- cador de todos os níveis administrativos.