• Nenhum resultado encontrado

ÁGUAS DE SARANDI. Edital n. 001/ Concurso Público ADVOGADO - TARDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ÁGUAS DE SARANDI. Edital n. 001/ Concurso Público ADVOGADO - TARDE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ÁGUAS DE SARANDI

SERVIÇO MUNICIPAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL ESTADO DO PARANÁ

Edital n.° 001/2015 - Concurso Público

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO ADVOGADO - TARDE

• Você recebeu do fiscal este CADERNO DE QUESTÕES com as 30 (trinta) questões da prova objetiva numeradas sequencialmente e distribuídas sem falhas ou repetição:

MATÉRIA

LÍNGUA PORTUGUESA 01 a 10

11 a 15 16 a 30 RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÕES

Sobre a carteira está disponível a FOLHA DE RESPOSTAS PERSONALIZADA para transcrever as respostas da prova objetiva. Na Folha de Respostas, realize a conferência de seu nome completo, do número de seu documento e do número de sua inscrição. Preencha os campos destinados à assinatura e ao número de inscrição.As Divergências devem ser comunicadas ao fiscal para as devidas providências.

1. Este Caderno de Questões não deve ser folheado antes da autorização do Fiscal.

2. Observe se o Cargo especificado no caderno de questões é o correspondente ao cargo no qual você fez a inscrição. Caso não esteja correto, solicite a substituição para o fiscal de sala, o qual deverá lhe fornecer o caderno de questões correto.

3. Após ser autorizado pelo fiscal, verifique se o Caderno de Questão está completo, sem falhas de impressão e se a numeração das questões está correta.

4. Deverá ser utilizada Caneta Esferográfica Transparente, com tinta de cor azul ou preta na marcação da Folha de Respostas.

5. Leia atentamente cada questão da prova e assinale na Folha de Respostas a opção que a responda corretamente. Exemplo correto da marcação da Folha de Respostas:

6. A Folha de Respostas não pode ser dobrada, amassada, rasurada ou conter qualquer marcação fora dos campos destinados às respostas.

7. Você dispõe de 3 (três) horas para fazer a prova, incluindo a marcação da Folha de Respostas. Faça com tranquilidade, mas controle seu tempo.

8. Iniciada a prova, somente será permitido deixar definitivamente a sala após 60 (sessenta) minutos.

9. Após o término da prova, entregue ao fiscal a FOLHA DE RESPOSTAS devidamente assinada.

10. Somente será permitido levar o CADERNO DE QUESTÕES se o candidato ficar até o término das 3 horas de prova.

11. SERÁ ELIMINADO do Concurso Público o candidato que:

Deixar o local de realização da prova objetiva sem a devida autorização;

• Tratar com falta de urbanidade os examinadores, auxiliares, fiscais ou autoridades presentes;

• Proceder de forma a tumultuar a realização da prova objetiva;

• Estabelecer comunicação com outros candidatos ou com pessoas estranhas por qualquer meio e usar de meios ilícitos para obter vantagem para si ou para outros;

• For surpreendido portando ou manuseando aparelhos eletrônicos nas demais dependências do estabelecimento, durante a realização da prova objetiva.

• Caso qualquer equipamento eletrônico venha a emitir ruídos sonoros, mesmo que devidamente acondicionado no envelope de guarda de pertences, durante a realização da prova.

12. Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicará em imediata denúncia à Polícia Civil, que tomará as medidas cabíveis, inclusive com prisão em flagrante dos envolvidos.

13. Os 03 (três) últimos candidatos só poderão sair da sala juntos, após o fechamento do envelope contendo a lista de presença, a ata e as folhas de respostas da sala. Os candidatos deverão assinar no envelope de retorno.

14. Está disponível na última folha do Caderno de Questões um gabarito para ser preenchido e destacado.

Nome do Candidato Inscrição

(2)
(3)

3

Cargo: Advogado

LÍNGUA PORTUGUESA

O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM A expressão, tão comumente usada, encontra explicação na psicologia, pois o trabalho é sim condição

preponderante para a realização humana por Glenda Mendes

Trabalhar é condição essencial, não somente pela manutenção financeira, mas pela dignificação da vida.

Trabalhar se constitui numa parte importante da vida. E vai além do ganha-pão. Tem a ver com realização pessoal, com sentir-se útil e encontrar sentido para os dias. “A importância do trabalho na vida do ser humano vai muito além do fato de que, através dele, satisfazemos nossas necessidades básicas. O trabalho, por si só, é revelador da nossa humanidade, uma vez que possibilita ação transformadora sobre a natureza e si mesmo. Além disso, a nossa capacidade inventiva e criadora é exteriorizada através do ofício que realizamos”, afirma a psicóloga organizacional Vanessa Rissi.

De outro lado, o fato de não trabalhar pode ter consequências negativas, que afetam diretamente a personalidade. “Em razão da centralidade que o trabalho ocupa em nossas vidas, é que podemos compreender as consequências negativas do não-trabalho, da inatividade. Um sujeito sem trabalho é impedido de se realizar como homem e cidadão, o que afeta diretamente sua dignidade”, salienta Vanessa, que é mestre em Saúde Coletiva/Saúde do Trabalhador, especialista em Gestão de Recursos Humanos e professora da Imed.

Ter um ofício é primordial na vida do ser humano.

Durante a própria evolução, cada indivíduo veio desempenhando um papel, o que não é diferente nos dias de hoje. “O trabalho é um meio inexorável da existência humana e constituinte da identidade do sujeito. Isto significa que cada um se torna o que é por meio do ofício que executa. Através do trabalho as pessoas podem imprimir sua marca, o seu registro. Isto tanto é verdadeiro que quando não conhecemos uma pessoa e, então, perguntamos ‘quem é fulano?’, a resposta sempre estará relacionada a função executada no mundo do trabalho:

‘ele é professor da escola x, ele é vendedor da empresa y, é médico’, e assim por diante”, argumenta a psicóloga.

Gostar do que faz

Tão importante quanto desempenhar o seu ofício é gostar do que se faz. Quem realiza o seu trabalho sem estar contente com o que executa, certamente, não terá empenho e sua produção será menor, além da propensão ao desenvolvimento da depressão. “Trabalhar sem sentir prazer é sinônimo de sofrimento e de adoecimento. Um trabalho que não for considerado gerador de bem-estar trará mais prejuízos do que benefícios. Não é possível que um trabalho, ao causar sofrimento, cumpra a sua função de dignificar o homem. A gênese do sofrimento pelo trabalho está, por exemplo, relacionada a fatores como conflitos constantes entre líderes e liderados, ausência de espaço para discussão, expressão e resolução de problemas e/ou fragmentação e inserção muito limitada das tarefas no processo produtivo”, ressalta.

Bem-estar no trabalho

“A sensação de bem-estar no trabalho está ligada diretamente a características como: trabalho estimulante e desafiador, possibilidade de crescimento na carreira, aprendizado e desenvolvimento, ter um bom chefe, clima organizacional positivo, remuneração e benefícios justos, entre outros”, afirma Vanessa. Por isso, tão importante quanto gostar do que se faz é desempenhar esta função num local que ofereça as condições necessárias.

“Durante mais de 50 anos, os pesquisadores estudaram os fatores que satisfazem, motivam ou envolvem os seus funcionários talentosos. Abrahm Maslow, por exemplo, identificou as necessidades básicas de sobrevivência e descobriu que, quando essas necessidades eram satisfeitas, as pessoas se concentravam nas necessidades sociais e na auto-realização do trabalho.

Frederick Herzberg identificou os ‘fatores de higiene’

como o ambiente de trabalho, salário e benefícios decentes como possíveis motivos de insatisfação, quando são inadequados, mas eles não são necessariamente motivadores. Se as pessoas não forem desafiadas no trabalho ou não estiverem progredindo, ou ainda, se não se dão bem com o chefe, o salário provavelmente não os reterá por muito tempo”, exemplifica.

Texto adaptado - Fonte: http://www.onacional.com.br/geral/cida- de/37224/0+trabalho+dignifica+o+homem

01

De acordo com o texto,

(A) somente uma remuneração justa no trabalho satisfará o trabalhador.

(B) basta desempenhar bem a função profissional para o trabalhador se sentir satisfeito.

(C) o trabalhador que não gosta do que faz corre o risco de desenvolver uma depressão.

(D) o trabalho sem prazer dignifica o homem.

02

De acordo com o texto, é possível afirmar que

“Trabalhar sem sentir prazer” NÃO tem qualquer relação semântica com

(A) sofrimento.

(B) satisfação.

(C) adoecimento.

(D) prejuízos.

(4)

03

Em qual das alternativas a seguir é possível afirmar que há um posicionamento (ponto de vista) do autor do texto?

(A) “ Ter um ofício é primordial na vida do ser humano.

Durante a própria evolução, cada indivíduo veio desempenhando um papel,...”.

(B) “‘... se não se dão bem com o chefe, o salário provavelmente não os reterá por muito tempo’”.

(C) “’... A gênese do sofrimento pelo trabalho está, por exemplo, relacionada a fatores como conflitos constantes entre líderes e liderados... ’”.

(D) “’... a nossa capacidade inventiva e criadora é exteriorizada através do ofício que realizamos’”.

04

Em “Trabalhar é condição essencial, não somente pela manutenção financeira, mas pela dignificação da vida. Trabalhar se constitui numa parte importante da vida. E vai além do ganha-pão.

Tem a ver com realização pessoal, com sentir-se útil e encontrar sentido para os dias.”, qual das expressões a seguir NÃO complementa o sentido do verbo “trabalhar”?

(A) “...é condição essencial, não somente pela manutenção financeira, mas pela dignificação da vida.”.

(B) “...se constitui numa parte importante da vida.”.

(C) “...vai além do ganha-pão.”.

(D) “...com realização pessoal, com sentir-se útil e encontrar sentido para os dias.”.

05

Em “Isto significa que cada um se torna o que é por meio do ofício que executa”, o “que” em destaque exerce a mesma função do “que” em

(A) “...o fato de não trabalhar pode ter consequências negativas, que afetam diretamente a personalidade”.

(B) “...a nossa capacidade inventiva e criadora é exteriorizada através do ofício que realizamos”.

(C) “...identificou as necessidades básicas de sobrevivência e descobriu que, quando essas necessidades eram satisfeitas, as pessoas se concentravam nas necessidades sociais...”.

(D) “Um trabalho que não for considerado gerador de bem-estar trará mais prejuízos...”.

06

Em “‘A importância do trabalho na vida do ser humano vai muito além do fato de que, através dele, satisfazemos nossas necessidades básicas...’”, o termo em destaque remete a

(A) ser humano.

(B) trabalho.

(C) fato.

(D) necessidades básicas.

07

Em “Durante a própria evolução, cada indivíduo veio desempenhando um papel, o que não é diferente nos dias de hoje.”, a expressão em destaque indica

(A) uma ação que se iniciou e se finalizou no mesmo dia.

(B) duração de um tempo em simultaneidade a outra situação.

(C) uma ação no tempo presente, nos dias de hoje.

(D) uma ação futura.

08

Em “Um trabalho que não for considerado gerador de bem-estar trará mais prejuízos do que benefícios”, o sujeito do verbo “trará” é

(A) Um trabalho.

(B) bem-estar.

(C) mais prejuízos do que benefícios.

(D) Um trabalho que não for considerado gerador de bem- estar.

09

Em “Se as pessoas não forem desafiadas no trabalho ou não estiverem progredindo, ou ainda, se não se dão bem com o chefe, o salário provavelmente não os reterá por muito tempo”, a expressão em destaque indica

(A) condição.

(B) finalidade.

(C) comparação.

(D) proporção.

10

“A gênese do sofrimento pelo trabalho está, por exemplo, relacionada a fatores como conflitos constantes entre líderes e liderados...”.

No excerto acima, a expressão em destaque NÃO pode ser substituída, sem prejuízo semântico, por (A) a origem.

(B) o desencadeamento.

(C) a genética.

(D) o princípio.

(5)

5

Cargo: Advogado

RACIOCÍNICO LÓGICO E MATEMÁTICO

RASCUNHO

11

Um vestido custava R$ 150,00. Daniela comprou esse vestido e pagou à vista, obtendo um desconto de 15% no valor total. Já sua amiga Carla comprou esse mesmo vestido, mas pagou a prazo, aumentando assim 25% no valor total do vestido.

Com essas informações, qual foi a diferença do valor pago por Carla e Daniela no vestido?

(A) R$ 55,00 (B) R$ 60,00 (C) R$ 70,00 (D) R$ 75,00

12

Luana fez 5 receitas de massa para sonhos, sendo que cada receita tem um rendimento de 30 sonhos.

Após preparar todas as receitas, Luana deu para sua amiga 3/5 do total de sonhos. Sendo assim, com quantos sonhos Luana ficou?

(A) 50 (B) 60 (C) 80 (D) 90

13

Na geladeira da casa de Ana, tem cinco jarras de suco, duas jarras são de suco de morango, uma de suco de uva, uma de suco de abacaxi e a outra de suco de laranja. Um dia Ana recebeu visitas em sua casa e retirou da geladeira três jarras de suco.

Sabendo que nenhuma das três jarras era a de laranja, o que podemos com certeza afirmar?

(A) Uma é de morango, uma de uva e uma é de abacaxi.

(B) Duas são de morango e uma é a de uva.

(C) Pelo menos uma é a de suco de morango.

(D) Pelo menos uma é a de suco de abacaxi.

14

Uma pesquisa envolvendo 120 consumidores revelou que 50 pessoas gostam apenas da marca A de refrigerante e 40 pessoas responderam que gostam apenas da marca B. Sabendo que todos os 120 consumidores responderam a pesquisa e optaram por pelo menos uma das duas marcas, então quantos optaram pelas duas marcas, A e B?

(A) 60 (B) 50 (C) 40 (D) 30

15

Considere a sequência a seguir:

0; 4; 8; 12; 16;...

Qual é o sétimo termo desta sequência?

(A) 24 (B) 20 (C) 18 (D) 16

(6)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

16

Quanto à Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a alternativa correta.

(A) Se for verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministério Público, por ato próprio e nos montantes necessários, poderão alterar os Anexos de Metas Fiscais, indiscriminadamente.

(B) Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

(C) A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária, da qual decorra renúncia de receita, deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e, nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e nenhuma outra condição.

(D) Os benefícios ou serviços relativos à seguridade social poderão ser criados, majorados ou estendidos sem a indicação da fonte de custeio total.

17

Assinale a alternativa correta.

(A) A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.

(B) A Lei de Orçamento, em nenhuma hipótese, poderá conter autorização ao Executivo.

(C) A despesa será classificada como despesa decorrente e suplementar.

(D) O exercício financeiro terá início no dia 15 de março de um ano e se encerrará no dia 14 de março do ano seguinte.

18

Assinale a alternativa correta.

(A) A lei municipal pode ser objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal.

(B) O controle difuso da constitucionalidade da lei municipal ocorre por meio de ação direta no Tribunal de Justiça do Estado.

(C) O fundamento constitucional da pluralidade política trata exclusivamente da pluralidade partidária.

(D) É objetivo fundamental da República Federativa do Brasil erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

19

Assinale a alternativa correta.

(A) Compete à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios legislar concorrentemente sobre a proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico.

(B) É somente competência comum da União, dos Estados e do Distrito Federal registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios.

(C) Compete aos Municípios legislar sobre assuntos de interesse local, e suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.

(D) Não é competência dos Municípios prestar, com cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação infantil e ensino fundamental.

20

Assinale a alternativa correta.

(A) O Princípio da Supremacia do Interesse Público não prevalece sobre o interesse de propriedade, especialmente se esta propriedade for exercida por uma pessoa com mais de 65 anos de idade.

(B) Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros, que preencham os requisitos estabelecidos em lei, não sendo possível, em nenhuma hipótese, a contratação de estrangeiro.

(C) Em qualquer hipótese, o servidor público pode cumular dois cargos, desde que não haja compatibilidade de horários, podendo ainda, somar os vencimentos ou subsídios, ocasião na qual não se respeitará o limite previsto para o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

(D) É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.

21

Assinale a alternativa correta.

(A) A desapropriação é um ato administrativo discricionário, sendo necessário apenas a justa indenização.

(B) É característica típica das servidões, quer públicas quer privadas, a perpetuidade.

(C) A retrocessão da desapropriação pode acontecer quando o Poder Público dá destinação pública diversa daquela mencionada no ato expropriatório.

(D) Toda servidão deve ser indenizada, mesmo quando decorrente diretamente de lei.

22

Assinale a alternativa correta.

(A) O distrato de um contrato deve sempre ser feito pela forma pública e registrado no Cartório de Títulos e Documentos.

(B) Só podem existir os contratos típicos, sendo os atípicos considerados ilegais.

(C) Aquele que tiver prometido fato de terceiro não responderá por perdas e danos em nenhuma hipótese.

(7)

7

Cargo: Advogado

(D) Nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode exigir o implemento da do outro.

23

Assinale a alternativa correta.

(A) O comodato é o empréstimo de coisas fungíveis e o mútuo é o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis.

(B) Pelo contrato de depósito, recebe o depositário um objeto móvel para guardar até que o depositante o reclame e é em regra é oneroso.

(C) O mandato tem que ser realizado, via de regra, por instrumento público.

(D) Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente.

24

Assinale a alternativa correta.

(A) Segundo a Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, a pessoa jurídica de direito público não se caracteriza como fornecedor para o fim desta lei, mesmo que esta desenvolva atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

(B) O direito do consumidor reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em 120 dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produto duráveis.

(C) A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços não o exime de responsabilidade.

(D) Pode, o prestador de serviços, deixar de estipular prazo para o cumprimento de sua obrigação ou deixar a fixação de seu termo inicial a seu exclusivo critério.

25

Assinale a alternativa correta.

(A) O trabalhador de um condomínio de apartamentos não pode ser considerado empregado, pois o condomínio não tem fins lucrativos.

(B) Serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na Consolidação das Leis do Trabalho.

(C) Para caracterizar o trabalho pelo empregado, é necessário que o trabalho seja desenvolvido no estabelecimento do empregador, não se caracterizando a relação de empregado quando o trabalho é realizado no domicílio do empregado.

(D) A prisão temporária, em flagrante ou preventiva de um empregado dá fundamento para a demissão por justa causa.

26

Assinale a alternativa correta.

(A) Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

(B) Em eventuais danos ambientais, a reparação de danos exime o infrator das sanções penais e administrativas.

(C) A educação ambiental a todos os níveis de ensino não é princípio da Política Nacional do Meio Ambiente.

(D) Os incentivos ao estudo e à pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteção dos recurso ambientais não é princípio da Política Nacional do Meio Ambiente.

27

Assinale a alternativa correta.

(A) A responsabilidade dos dirigentes das pessoas jurídicas, pelos crimes ambientais praticados por essas pessoas jurídicas, é objetiva.

(B) Poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados à qualidade do meio ambiente.

(C) No caso de crime ambiental previsto na Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, a prestação de serviços à comunidade consiste na atribuição ao condenado de tarefas gratuitas junto a escolas e asilos e sem a necessidade de restauração em caso de dano.

(D) No caso da prática de crimes ambientais previstos na Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, o baixo grau de escolaridade não é circunstância que atenua a pena.

28

Assinale a alternativa correta.

(A) Nos crimes ambientais de menor potencial ofensivo, a proposta de aplicação imediata de pena restritiva de direito ou multa pode ser formulada, mesmo que não tenha havido composição quanto ao dano ambiental.

(B) Nos crimes ambientais, a perícia produzida no inquérito civil ou no juízo cível não poderá ser aproveitada no processo penal, sem a necessidade de se instaurar o contraditório.

(C) A sentença penal condenatória, sempre que possível, fixará o valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido ou pelo meio ambiente.

(D) Impedir a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a autorização obtida, não é capitulado como crime ambiental.

(8)

RASCUNHO

29

Assinale a alternativa correta.

(A) A União pode cobrar tributos de forma não uniforme em todo o Território Nacional ou que implique distinção ou preferência em relação ao Estado, ao Distrito Federal ou ao Município, em detrimento de outro, admitida a concessão de incentivos fiscais destinados a promover o equilíbrio do desenvolvimento socioeconômico entre as regiões do País.

(B) O princípio tributário da Anterioridade não admite exceção.

(C) O princípio da Anterioridade Nonagesimal não admite exceção.

(D) O tributo não pode ter efeito de confisco.

30

Assinale a alternativa correta.

(A) A imunidade tributária tem previsão infraconstitucional e é uma hipótese de exclusão do crédito tributário.

(B) O fato gerador da obrigação tributária principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência.

(C) As receitas tributárias próprias de um município são aquelas definidas pela Constituição Federal, sendo o IPTU, o ITBI e o IPVA.

(D) O direito de pleitear a restituição do tributo extingue-se com o decurso do prazo de 10 anos.

(9)

Cargo: Advogado

9

---(destaque aqui)--- FOLHA PARA ANOTAÇÃO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO

Questão Resp.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 Questão

Resp.

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

O gabarito oficial preliminar e o caderno de questões da prova objetiva estarão disponíveis no endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br no dia seguinte à aplicação da prova.

Referências

Documentos relacionados

Dali percorre quase 7 mil quilômetros até desembocar no Oceano Atlântico, onde, junto com o Tocantins e o Xingu, cria um estuário de 330 quilômetros de largura, no qual se

Benetton (1999) apresenta o caráter de funcionalidade na Terapia Ocupacional como tendo sido assumido por muitos autores, pelos precurssores da profissão (Meyer, Simon e Schneider)

O selo é oferecido pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) às torrefadoras que são aprovadas pela avaliação de qualidade.. A auditoria foi realizada

No Ocidente, a China recebe a maior parte das atenções; a Índia tem sido lar- gamente ignorada, sobretudo na Europa.. Aliás, a Índia é a grande omissão das

Seus filhos não apenas deveriam ouvir, mas contar e recontar o que Deus tinha feito por eles, de modo que não se esquecessem.. Haveria melhor maneira de preservar o conhecimento do

Em “Se as pessoas não forem desafiadas no trabalho ou não estiverem progredindo, ou ainda, se não se dão bem com o chefe, o salário provavelmente não os reterá

A cabeça estava com muita pressa para chegar a casa e nem olhou para Antónia?. Ele acenou-lhe com o pano

No ambiente de trabalho em que se caracteriza a presente narração, era visível que Pedro mudara muito, estava mais pensativo, desconcentrado, ma is sensível,