• Nenhum resultado encontrado

O que é ser um soldado?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O que é ser um soldado?"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

No dia 25 de agosto comemora-se o dia do soldado, e as homenagens direcionam-se à data de nascimento de Marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, nascido no dia 25/08/1803 no Rio de Janeiro. Ele era um pacificador que impedia diversas rebeliões contra o Império.

O que é ser um soldado?

Os soldados são conhecidos vulgarmente como militares que trabalham em prol da proteção aos civis, que pode ser por um trabalho voluntário e/ou obrigatoriedade do serviço militar.

Esses soldados recebem treinamentos com armamento pesado, aprendem a se defender e proteger o país de possíveis ataques.

Um soldado precisa ser patriota, possuir fé em todas as missões, ter amor à profissão escolhida e claro, ser extremamente corajoso.

Como explicar sobre soldados para as crianças?

Professores terão um momento especial para comemorar o dia do soldado com brincadeiras, e deverá ser explicado que eles salvam pessoas de acidentes, socorrem animais e crianças, vão à procura de pessoas feridas de baixo de escombros, apagam diversos incêndios para garantir o bem estar das pessoas presas em prédios e/ou edifícios que precisem entrar através das janelas.

Caderno de atividades sobre o dia do soldado para educação infantil

Com base nisso, a equipe do Minhas Atividades preparou uma série de atividades para as crianças conhecerem um pouco melhor como são os soldados e seu trabalho exercido para

(2)

proteger toda a população de qualquer perigo que possa existir.

(3)

A equipe do Minhas Atividades agradecem professores e educadores que ensinam todos os dias as crianças sobre datas tão importantes como o dia do Soldado. Vocês todos são incríveis!

Pinte o soldado

O aluno deverá passar o lápis grafite acima da linha tracejada e por fim, colorir o soldado presente na imagem para deixá-lo mais bonito.

(4)

As técnicas de pintura serão utilizadas e ajudará diretamente na coordenação motora fina, a

(5)

qual está ligada à escrita, desenhos e afins, uma vez que mexa com a firmeza das mãos.

Observe as cores e pinte com o que se pede

Os alunos estão em fase de descobertas e compreender que precisam e devem colorir algo com cores específicas os ajudarão a seguir regras, além de poder usar novos tons de cores.

(6)

Nesta atividade, os alunos utilizarão diversos lápis de colorir e todos sempre possuem tons

(7)

distintos que podem ser consumidos em sala de aula.

Ligue os pontos

Uma atividade que requer atenção do aluno, porém é divertida ao mesmo tempo é ligar os pontos e depois pintar. Eles devem realizar o que se pede.

(8)

Ligar os pontos tem duas vantagens: ajuda a desenvolver o intelecto e motricidade fina. Elas poderão visualizar a imagem quando concluírem a atividade.

(9)

Dia do soldado

O aluno deverá ter atenção ao realizar esta atividade, pois deverão pintar o soldado maior, circular o menor e marcar um X no último.

(10)

Mais outra atividade que requer atenção do aluno ao realizá-la, uma vez que ajude a conservar a informação sensorial, como manusear objetos e realizar outros movimentos.

(11)

Vamos colorir e colar?

Outra atividade que trabalha com a motricidade fina, o aluno deverá apenas colorir o soldado e realizar a colagem de uma foto sua para se ver como um soldado.

(12)

A colagem ajuda a promover a criatividade, autonomia e demais maneiras de se

(13)

expressarem para conseguirem se socializar com outras crianças em seu círculo social.

Marque um X

O aluno deve marcar um X no soldado que está virado de frente e um círculo no soldado que está virado de lado. Poderá colorir ao término da atividade.

(14)

Pintar ajuda o aluno a se comunicar mais, além de deixá-las mais confiantes para que consigam expressar seus próprios sentimentos que não conseguiriam através da fala e/ou

(15)

escrita.

Pinte de verde

O aluno deve pintar o triângulo na cor verde, o retângulo deve ser azul e o círculo amarelo.

(16)

A atividade tem como principal objetivo ensinar e dar noção de espaço, competência

(17)

espacial e reconhecer o próprio corpo através das formas geométricas.

Continue a sequência

Para esta atividade, o aluno deverá dar continuidade para a sequência abaixo e posteriormente colorir para deixar o desenho mais bonito.

(18)

Realizar a pintura se torna uma atividade interessante e lúdica, que os ajuda a desenvolver

(19)

a cognição, bem como coordenação motora e socioemocional.

Observe o soldado

O aluno deve prestar atenção no soldado e marcar com um X onde há cinco diferenças. Essa atividade mexe diretamente com a concentração infantil.

(20)

A atividade desperta diretamente a atenção das crianças, trabalhar com a percepção e

(21)

análise das imagens e observar pequenos detalhes escondidos.

Observe a palavra

O aluno deve observar a palavra, pintar as vogais na cor verde e pintar as consoantes de azul. Posteriormente deverão escrever as vogais que estão presentes na palavra, bem como as consoantes que estão contidas na palavra soldado.

(22)

Os alunos saberão reproduzir as palavras da maneira correta, e ajudar principalmente na

(23)

memorização.

Quais são as características de um soldado?

O aluno deve pensar nas principais características presentes em um soldado e escrever nas lacunas disponíveis abaixo, por fim podem colorir o soldado.

(24)

Trabalhar com as principais características de um profissional, ajudarão as crianças a compreenderem um pouco melhor como cada funciona de modo que fiquem interessadas

(25)

sobre.

Vamos treinar o S

Treinar palavras na educação infantil é importante, uma vez que ajude diretamente na memorização da criança. Reproduzir uma letra os ajudarão no momento de escrever e trabalhar melhor com a coordenação motora fina.

(26)

Os movimentos realizados pelas mãos nesta atividade, ajudarão o aluno a ganhar firmeza na hora da escrita e tonicidade muscular em membros inferiores e superiores.

(27)

Pinte os soldados diferentes

O aluno deve prestar muita atenção em cada soldado disposto na imagem e colorir os que são diferentes, por fim circular os que restaram.

(28)

O aluno deve contar e responder quantos soldados foram pintados, circulados e quantos soldados tem ao todo nesta imagem.

(29)

Complete o diagrama

O aluno deve completar o diagrama com as letras faltantes, e realizar tal atividade ajudará diretamente na memória visual e escrita de cada criança.

(30)

O aluno deve concluir esta atividade ao circular o soldado que está virado ao contrário na imagem, poderá pintar os outros dois.

(31)

Quantas letras há na palavra soldado?

O aluno deve contar quantas letras estão contidas na palavra soldado e escrever no espaço reservado a baixo, posteriormente poderá colorir o desenho.

(32)

Contar números auxilia diretamente no aprendizado da matemática, inclusive elas pensam e os observam o tempo todo.

(33)

Complete a sequência numérica

O aluno deverá completar a sequência numérica proposta, de modo que compreendem a importância de contar números e sua utilidade em um futuro bem próximo.

(34)

Para finalizar esta parte da atividade proposta, o aluno poderá colorir o soldadinho da imagem com as cores verdes e pretas.

(35)

Marque um X no número

O aluno deverá marcar com um X no número que mostra a quantidade de figuras encontradas em cada quadrado disposto na imagem.

(36)

Mais uma vez, o aluno usará a atenção para realizar esta atividade e por fim, poderão colorir de modo que trabalhe diretamente com a coordenação motora fina.

(37)

Complete a música

Para finalizar a atividade do dia do soldado, o aluno deve prestar atenção nas palavras faltantes e completar a música com o que se pede.

(38)

Nesta atividade preparada pela equipe do Minhas Atividades, os alunos puderam aprender novas coisas e saber mais sobre os soldados, além de ajudarem nas habilidades motoras e

(39)

memorização que são de extrema importância nesta fase da vida.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema insetos em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Referências

Documentos relacionados

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR