• Nenhum resultado encontrado

Ata Número 08/2015. Conselho Regional Plenário de Braga de 16 de maio de 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ata Número 08/2015. Conselho Regional Plenário de Braga de 16 de maio de 2015"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS

ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS

REGIÃO DE BRAGA

Mesa do Conselho Regional de Braga – Região de Braga

Ata Número 08/2015

Conselho Regional Plenário de Braga de 16 de maio de 2015

Ao décimo sexto dia do mês de maio do ano de dois mil e quinze, reuniu, na Casa do Território, em Famalicão, o Conselho Regional Plenário de Braga, do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE), com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Abertura e Oração;

2. Período Antes da Ordem do Dia;

3. Período da Ordem do Dia:

3.1. Debater e votar o Relatório e Contas Regional de 2014;

3.2. Apresentação do Relatório Trienal Regional 2011-2014;

3.3. Eleição dos delegados da Região ao Conselho Nacional de Representantes;

3.4. Eleição do Presidente da Comissão Eleitoral Regional;

3.5. Eleição da Mesa do Conselho Regional;

4. Período Pós Ordem do Dia;

5. Oração e Encerramento.

Ponto um – Abertura e Oração

Às quinze horas, em segunda convocatória, o Presidente da Mesa do Conselho Regional, Chefe José Carlos Ferreira, declarou aberto o Conselho Regional Plenário.

Saudou os conselheiros e informou os conselheiros de que estava a proceder-se à gravação áudio do Conselho para efeitos de auxílio à produção da ata, não tendo sido levantada qualquer objeção pelos presentes. Deu conta aos conselheiros de que a Secretária da Mesa, Chefe Cláudia Pereira, não podendo estar presente iria ser substituída pelo Chefe Vítor Coelho.

O Vice-Presidente da Mesa do Conselho Regional, Chefe Fernando Veiga, procedeu à leitura da ordem de trabalhos e o Presidente da Mesa informou que, a propósito da ata do último conselho, não tinham sido recebidas reclamações, tendo havido dois pedidos de retificação: onde se referia à “Capela da Vida” deveria referir-se “Capela Árvore da Vida” e em vez de “Agrupamento 663 Moreira de Cónegos” deveria ser

“Agrupamento 662 Moreira de Cónegos”. Não havendo objeções às retificações, a Ata foi aprovada tacitamente.

(2)

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS

ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS

REGIÃO DE BRAGA

Mesa do Conselho Regional de Braga – Região de Braga

A título de informações, o Presidente da Mesa informou que recebeu: convite para tomada de pose da JN Guimarães, comemorações do aniversário da JN de Barcelos;

convite da Junta Regional para participação nos Festivais Regionais; os documentos do plano e orçamento da Junta de Núcleo de Guimarães. Informou ainda que a Mesa recebeu, a 11 de maio de 2015, uma candidatura à Mesa do Conselho Regional, assim como uma candidatura para a presidência da Comissão Eleitoral Regional, recebida a 15 de maio de 2015. Acrescentou que o prazo de apresentação de candidaturas para os órgãos referidos termina no final do ponto 1 da ordem do dia.

Seguidamente, para efeito de boas vindas, passou a palavra ao Chefe de Núcleo de Famalicão, ao Conselho Fiscal e Jurisdicional Regional de Braga (CFJRB) e à Junta Regional (JR).

Chefe Valdemar Magalhães (Chefe de Núcleo de Famalicão) – Saudou a mesa e restantes órgãos regionais e deu as boas vindas aos presentes.

Chefe Jaime Pereira (Presidente do CFJRB) – Saudou todos os presentes, desejando que o Conselho decorresse dentro do melhor espírito Escutista.

Chefe Hugo Cunha (Chefe Regional) – Cumprimentou todos os órgãos e conselheiros e deu palavra especial aos Caminheiros presentes, desejando que o melhor espírito escutista caraterizasse o Conselho.

O Presidente da Mesa informou que, entretanto, tinha recebido nova candidatura à Mesa do Conselho Regional. Passou depois a palavra à JR para apresentação de um voto de pesar.

Chefe Hugo Cunha (Chefe Regional) – Referiu-se ao falecimento do Chefe de Núcleo de Fafe, Adriano Pereira, como a perda de um irmão escuta exemplar, dedicado e lutador, pelo que propôs um voto de pesar.

O Presidente da Mesa, aceitando o voto de pesar e pedindo que fosse transmitido ao Núcleo e família do Chefe Adriano, propôs um minuto de silêncio.

Seguidamente, passou-se ao ponto dois da ordem de trabalhos.

Ponto dois – Período Antes da Ordem do Dia

Chefe José Carlos Ferreira (Presidente da Mesa) – Abriu as inscrições para o ponto dois.

Chefe Ernesto Machado (Chefe de Núcleo de Guimarães) – Saudou os órgãos Regionais, Núcleos e conselheiros. Disponibilizou a sua equipa de Núcleo, eleita em 2015, para colaborar no que for necessário. Informou que o Núcleo de Guimarães contratou um executivo a tempo inteiro e que está a trabalhar num protocolo com o Paço

(3)

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS

ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS

REGIÃO DE BRAGA

Mesa do Conselho Regional de Braga – Região de Braga

dos Duques de Bragança, com intuito dos escuteiros realizarem serviço junto dos visitantes do Paço dos Duques e do Castelo de Guimarães. Mencionou ter-se realizado uma atividade, dirigida a caminheiros, denominada “Arrisca-te”, em parceria com os Seminários de Braga.

Chefe Jacinta Magalhães (Agrupamento 124 Lousado) – Disse estar a incentivar, como Chefe de Agrupamento, os seus dirigentes a fazerem formação, contudo considera desencorajador o facto de ainda não estarem resolvidos o CAL 2012 e o CAP II 2012. Questionou sobre a razão do atraso, visto que os Diretores de Curso já terem dado seguimento aos documentos para qualificação. Deu os parabéns à Junta Regional pelo encaminhamento já dado aos EI – Encontros Iniciais.

Chefe Silvana Cunha (Agrupamento 124 Lousado) – Informou que fez o CAP II, iniciado em fevereiro de 2012, e que, tendo recebido comunicação, a 12 de maio de 2014, do Diretor de Curso, referindo ter encaminhado a documentação para Lisboa, a situação ainda não está resolvida, o que considera ser uma falta de respeito pelos dirigentes. Tendo sido um curso realizado em conjunto com a Região do Porto, e tendo a Região de Braga dado seguimento a toda a sua documentação (de acordo com informação transmitida ao sua Chefe de Agrupamento), indagou sobre o que está a ser feito para ultrapassar o impasse.

Chefe Rui Gomes (Agrupamento 5 Ronfe) – Felicitou a JR pelo trabalho feito relativamente aos Festivais Regionais mas manifestou a sua preocupação, não quanto à preparação dos festivais, mas quanto ao tempo passado sentado e à impossibilidade dos escuteiros cantarem, por não estar disponível a letra das canções (a não ser no Cancioneiro no valor de cinco euros). Sugeriu assim que, achando importante manter- se o cancioneiro, fossem projetas as letras das músicas.

Chefe Carlos Alberto Pereira (Agrupamento 208 Ferreiros) – Referiu-se à atividade

“Arrisca-te”, uma iniciativa dos Seminários de Braga que, desta feita, deram a possibilidade de participação aos escuteiros, o que considera ser uma mudança na política de recrutamento da Igreja. Considera imprescindível uma resposta do Escutismo com a qualidade demonstrada pelo Núcleo de Guimarães, demonstrando a dimensão vocacional do Escutismo. Terminou a intervenção com um excerto, dirigido a Caminheiros, do livro “A Caminho do Triunfo”, em que BP aborda aquele a que chama de décimo primeiro artigo da Lei do Escuta e que diz que “O Escuta não é parvo”.

Chefe José Carlos Ferreira (Presidente da Mesa) – Esgotado o tempo dedicado à intervenção dos conselheiros, deu a palavra à JR para esclarecimento de algumas questões.

Chefe Catarina Ribeiro (Secretária Regional para os Adultos) – Relativamente à questão dos cursos pendentes, disse que a JR de Braga enviou toda a documentação necessária para a Junta Central, sendo desta a responsabilidade da qualificação. Vincou que a JR se tem articulado com a JR do Porto e com a Junta Central na tentativa de que se resolva o problema e que vai continuar a fazê-lo até que seja solucionada a questão.

(4)

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS

ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS

REGIÃO DE BRAGA

Mesa do Conselho Regional de Braga – Região de Braga

Chefe Mário Lopes (Secretário Regional para as Atividades) – Sobre os Festivais Regionais, lembrou que os Festivais deste ano se realizaram num pavilhão em vez de anfiteatro, sendo já previstos, pela JR, alguns riscos inerentes à mudança mas que foi acompanhada de benefícios como nas participações. Quanto às curta-metragens, assumiu que a qualidade da projeção não foi a esperada, o que não afetou a avaliação do júri, que já tinha recebido previamente as gravações. Mencionou que a JR optou por não fornecer as letras das músicas pois considerou que os grupos preferiam ser avaliados pelo júri sem a interferência do canto pelo público. Apesar disso, foi vendido o cancioneiro como forma de dignificar as músicas e foram disponibilizados online a letra e os acordes das canções.

Chefe Hugo Cunha (Chefe Regional) – Agradeceu as críticas sobre as atividades e disse que interveio pessoalmente na tentativa de resolver os problemas relacionados com os cursos ainda pendentes.

Chefe José Carlos Ferreira (Presidente da Mesa) – Alertou para que todos os presentes garantissem que fizeram a sua inscrição à chegada ao Conselho. Lembrou que até ao final do primeiro ponto da ordem do dia ainda se aceitariam candidaturas para a Mesa do Conselho Regional e para a presidência da Comissão Eleitoral.

Ponto três – Ordem do Dia

3.1. Debater e votar o Relatório e Contas Regional de 2014

Chefe Hugo Cunha (Chefe Regional) – Começou por dizer que o Relatório e Contas Regional de 2014 reflete nove meses de ação da anterior JR e três meses da atual JR, pelo que solicitou que fosse apresentado pelo anterior Chefe Regional, Ivo Faria.

Chefe Ivo Faria (Agrupamento 291 Calendário) – Passou a apresentar o ponto da Chefia Regional, do Relatório e Contas Regional de 2014, que foi complementado pelo Chefe Hugo Cunha (Chefe Regional). Salientou, em relação ao efetivo que o valor total está estabilizado, mas à custa de uma redução de escuteiros não dirigentes e de um aumento de dirigentes, o que já vinha a preocupar a anterior JR. Mencionou que as metas estabelecidas para a Chefia Regional foram alcançadas, de um modo geral, com exceção do encontro entre a JR e os Chefes de Núcleo, que serviria para preparar o ano subsequente, mas que foi cancelado em virtude de se estar em ano de eleições para a JR. Também não foi possível a atualização do blogue para recolha de contributos dos Agrupamentos para o Plano Anual Regional.

Seguidamente, na ausência dos Assistentes Regionais, apresentou o ponto da Assistência Regional, com relevo para a participação ativa do CNE na ação da Pastoral diocesana de Jovens. Quanto as metas, não foi possível realizar a manhã de reflexão para Chefes de Agrupamento, o encontro anual de Assistentes e o encontro de Assistentes de Núcleo.

(5)

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS

ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS

REGIÃO DE BRAGA

Mesa do Conselho Regional de Braga – Região de Braga

Chefe Mário Correia (Agrupamento 89 Delães) – Procedeu à apresentação da área do Programa Educativo, do Relatório e Contas Regional de 2014. Salientou que a JR procurou centrar os esforços de forma mais pronunciada numa atividade – Rover Braga 2014, de forma a gerar um conjunto de oportunidades educativas. Mencionou que, por falta de inscrições, a peregrinação a Taizé não foi realizada.

Chefe Ivo Faria (Agrupamento 291 Calendário) – Apresentou a área da Educação e Formação de Adultos.

Chefe Hugo Cunha (Chefe Regional) – Sobre o tema das Atividades Regionais referiu a preocupação que houve em fazer uma mudança estrutural.

Chefe Ivo Faria (Agrupamento 291 Calendário) – Quanto à área das Atividades Internacionais, realçou o Jota/Joti e a Luz da Paz de Belém, inédita por se ter acolhido a Luz em Viena para difundir em Portugal. Apresentou também a área da Administração.

Chefe José Arteiro (Serviços Regionais) – Destacou, da área do Património, a importância da celebração das bodas de ouro do Campo-Escola de Fraião entre outras intervenções no Apúlia Centro Escutista e na Sede Regional.

Chefe Ivo Faria (Agrupamento 291 Calendário) – Passou a apresentar a área da Gestão, mencionando que não conseguiram produzir contas semestrais ou trimestrais por ter havido atraso significativo, ao longo do ano, na apresentação de despesas.

Seguidamente, apresentou as Contas relativas a 2014, esclarecendo as principais diferenças face ao ano de 2013 e o tópico da Execução Orçamental, concluindo com a proposta da JR em transferir o resultado líquido de 15 406 euros para Resultados Transitados.

Chefe José Carlos Ferreira (Presidente da Mesa) – Abriu o período de debate e informou que o Relatório e as Contas 2014 seriam votados em conjunto, assim como a proposta de transferência do valor já referido para Resultados Transitados.

Chefe Carlos Alberto Pereira (Agrupamento 208 Ferreiros) – Fez notar a ausência da Assistência no Conselho Regional. De seguida, manifestou a sua preocupação para com a perda de efetivo pela Região de Braga, desde 2004, o que o faz prever que, dentro de dois anos, Braga deixará de ser a maior Região do país. Quanto às contas, mencionou que estas estão de acordo com os investimentos realizados.

Chefe Ernesto Machado (Chefe de Núcleo de Guimarães) – Reforçou o reconhecimento ao Chefe Ivo Faria pelo trabalho desenvolvido à frente da JR. Referiu que o Relatório está bem construído, porventura demasiado extenso, mas traduzindo uma Região dinâmica. Agradeceu o reconhecimento relativo ao espaço que o Núcleo de Guimarães disponibilizou para os Festivais Regionais. Quanto à não realização do encontro da JR com as Juntas de Núcleo, entende que seria importante que tivesse acontecido. Relativamente à Assistência, entende que o desagrado sobre a falta de diálogo, compreensão ou convite para colaboração, por parte de alguns diretores de

(6)

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS

ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS

REGIÃO DE BRAGA

Mesa do Conselho Regional de Braga – Região de Braga

cursos, patente no Relatório, seria desnecessário estar refletido no documento apesar de, eventualmente, poder corresponder à realidade. Sobre o Rover Braga 2014, perguntou se houve alguma avaliação. Congratulou-se por a Abertura Regional do Ano Escutista ter tido um plano B. Apelou a uma reflexão sobre o número de páginas dedicadas ao Património, no Relatório trienal, face às outras Secretarias, na perspetiva da eventual importância dada à ação da Secretaria do Património em detrimento das restantes. Quanto ao efetivo, considera preocupar-se com os sucessivos adiamentos das medidas abrangentes para contrariar a sua redução e entende ser desadequado particularizar em alguns Núcleos essa redução, sem se olhar para o conjunto.

Chefe Vítor Coelho (Agrupamento 662 Moreira de Cónegos) – Agradeceu e valorizou a JR cessante pelo Relatório apresentado. Considera que, enquanto Chefe de Agrupamento, toda a Região, incluindo os Agrupamentos, ganhariam com a divulgação do eventual estudo sobre o efetivo. Transmitiu ainda que, na sua opinião, a ação da JR, ao longo do triénio, se centrou em duas Secções e o futuro estará nas primeiras duas secções, podendo haver um trabalho pedagógico nesse sentido.

Chefe José Carlos Ferreira (Presidente da Mesa) – Deu a palavra à JR atual ou cessante para esclarecimentos.

Chefe Ivo Faria (Agrupamento 291 Calendário) – Em relação ao efetivo, referiu que uma redução num Núcleo de grande dimensão traduz-se numa redução de muitos escuteiros e que procuraram apenas apresentar os números. Quanto à outra questão colocada, referiu que foi publicado há um ano um estudo sobre o efetivo e, caso a Junta Central concorde, poderão ser publicados os dados que particularizam cada Agrupamento. Quanto à oferta pedagógica, considera que as atividades estão orientadas para as quatro Secções. Contudo, quando, em cada ano, a figura central se adequava a uma Secção, a JR aproveitou para trabalhar mais com essa Secção.

Chefe Mário Correia (Agrupamento 89 Delães) – Quanto à sugestão de direcionar a oferta pedagógica também para as duas primeiras Secções, considera ser uma boa ideia.

Chefe José Carlos Ferreira (Presidente da Mesa) – Deu a palavra ao CFJRB para dar o seu parecer sobre o Relatório e Contas 2014.

Chefe Jaime Pereira (Presidente do CFJRB) – Depois de apresentar algumas notas sobre o documento, procedeu à leitura das recomendações, tendo sido dado parecer favorável à aprovação do Relatório e Contas 2014.

Respondeu, por fim, à questão levantada pelo Chefe Carlos Alberto Pereira, sobre a razão da não divulgação prévia do parecer do CFJRB, tendo justificado esse facto com a dificuldade em encontrar tempo útil para a produção do mesmo, situação esta que procurará ser corrigida.

(7)

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS

ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS

REGIÃO DE BRAGA

Mesa do Conselho Regional de Braga – Região de Braga

Chefe José Carlos Ferreira (Presidente da Mesa) – Após atualização do número de conselheiros presentes, colocou à votação o Relatório e Contas 2014, tendo-se obtido os seguintes resultados:

Votos contra – 0 (zero) Abstenções – 1 (uma)

O documento foi APROVADO por maioria.

Introduziu, de seguida, o segundo ponto da ordem do dia, tendo referido que o Relatório Trienal Regional 2011-2014 seria apenas apresentado e não discutido nem votado, por solicitação do Chefe Regional cessante.

3.2. Apresentação do Relatório Trienal Regional 2011-2014

Chefe Ivo Faria (Agrupamento 291 Calendário) – Passou a expor o Relatório Trienal Regional 2011-2014. Na área do Património justificou o elevado número de páginas com o facto de constituir, na sua maioria, um registo das celebrações dos cinquenta anos do Campo-Escola de Fraião. Terminou dizendo que o triénio foi pessoalmente e em termos de equipa muito gratificante.

Chefe José Carlos Ferreira (Presidente da Mesa) – Transmitiu, em nome da Mesa e da Região, um agradecimento pelo mandato que o Chefe Ivo Faria e a sua equipa realizaram.

3.3. Eleição dos delegados da Região ao Conselho Nacional de Representantes;

Chefe José Carlos Ferreira (Presidente da Mesa) – Introduziu o ponto três da ordem do dia, sobre a eleição dos delegados da Região ao Conselho Nacional de Representantes, explicando que o mecanismo usual da Região pressupõe uma delegação de competência nos Núcleos para designação dos nomes, que se encontram na posse da Mesa, para além da representação da JR e do CFJRB. Assim, questionou o Conselho se prescindia da leitura dos nomes dos representantes propostos, não tendo havido objeções, pelo que se consideram eleitos os delegados da Região ao Conselho Nacional de Representantes aqueles que foram indicados pelos Núcleos e cuja lista se encontra em pasta anexa a esta ata e dela faz parte integrante.

(8)

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS

ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS

REGIÃO DE BRAGA

Mesa do Conselho Regional de Braga – Região de Braga

De seguida, informou que se seguiria a apresentação da candidata à presidência da Comissão Eleitoral Regional e das listas candidatas à Mesa do Conselho Regional, tendo também explicado como se processaria o ato eleitoral. Deu então a palavra ao Chefe Carlos Alberto Pereira, a quem a candidata à presidência da Comissão Eleitoral Regional, Chefe Angelina Pinto, delegou a sua apresentação.

Chefe Carlos Alberto Pereira (Agrupamento 208 Ferreiros) – Explicou a ausência da candidata por motivos familiares e agradeceu, em seu nome e em nome da Chefe Angelina, ao Chefe João Carvalho, Presidente da Comissão Eleitoral cessante. Depois procedeu à leitura de um texto de apresentação da candidata.

Chefe José Carlos Ferreira (Candidato a Presidente da Mesa do Conselho Regional) – Passou a apresentar a lista A, por si encabeçada, para a Mesa do Conselho Regional, tendo exposto os pilares fundamentais da lista candidata.

Chefe José Pedro Sousa (Candidato a Presidente da Mesa do Conselho Regional) – Apresentou a candidatura da sua lista (B) à Mesa do Conselho Regional e referiu os pontos -chave que fundamentam a mesma candidatura.

Chefe José Carlos Ferreira (Presidente da Mesa) – Informou os presentes que tinha chegado ao Conselho o Senhor Vereador da Câmara Municipal de Famalicão, Dr. Mário Passos, que passaria a fazer uma breve intervenção aos conselheiros.

Dr. Mário Passos (Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Famalicão) – Deu as boas vindas aos presentes e aos vários órgãos presentes, reunidos no Parque da Devesa. Disse que a Câmara Municipal considera o Escutismo uma alavanca no âmbito da formação integral das crianças e jovens, pelo que têm vindo a fazer um esforço na colaboração com o CNE, com o intuito de aumentar o efetivo e de criar condições para a prática escutista.

Chefe José Carlos Ferreira (Presidente da Mesa) – Agradeceu a intervenção do Sr.

Vereador e deu indicação para que se iniciasse o ato eleitoral.

Foi efetuada uma interrupção nos trabalhos por 30 minutos, durante esse período decorreu a votação pessoal e secreta para os órgãos a sufrágio, bem como um pequeno lanche oferecido aos Conselheiros.

3.4. Eleição do Presidente da Comissão Eleitoral Regional

Chefe João Carvalho (Presidente da Comissão Eleitoral cessante) – Apresentou os resultados da votação para eleição do Presidente da Comissão Eleitoral Regional de Braga:

Votos Sim – 89 Votos Não – 2

(9)

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS

ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS

REGIÃO DE BRAGA

Mesa do Conselho Regional de Braga – Região de Braga

Foi eleita, com maioria de votos Sim, a Chefe Angelina Ribeiro Pinto.

3.5. Eleição da Mesa do Conselho Regional

Chefe João Carvalho (Presidente da Comissão Eleitoral cessante) – Comunicou os resultados da votação para a Mesa do Conselho Regional de Braga:

Lista A – 32 Lista B – 59

Foi eleita, com maioria de votos, a Lista B, que tomou posse de imediato perante o Conselho Regional de Braga.

Ponto quatro – Período Pós Ordem do Dia

O Ch. Carlos Alberto referiu alguns pontos do relatório, fazendo menção ao Ch. Vitor de Moreira de Cónegos pela sua anterior observação sobre a falta de abordagem de temas das atividades para Lobitos e Exploradores, e comenta a imagem de Nossa Senhora Mãe dos Escutas feita para o 50º do Campo Escola de Fraião. Expressa a opinião de que deveria haver mais cuidado na imagem escolhida.

Referiu como ponto negativo a falta de referência na página 145 do Relatório Trienal, à verba disponibilizada pela Junta Central para as obras efetuadas nas infraestruturas da Região.

Agradeceu ao Presidente cessante da Mesa do Conselho pela melhoria que se verificou no seu mandato da condução dos trabalhos nos Conselhos Regionais, e por todo o trabalho desenvolvido.

Deu uma palavra de ânimo e de parabéns ao Presidente da Mesa do Conselho recém- eleito.

Questionou a Junta Regional sobre os registos criminais e as dificuldades que têm surgido na recolha e tratamento dos mesmos. Salientou que todos os Dirigentes têm que cumprir a Lei, mesmo que não seja do seu agrado.

Frisou também que a Conferência Episcopal discutiu a circular sobre a proposta de entrega dos registos criminais na altura do seu mandato enquanto Chefe Nacional do C.N.E., e que alguns Bispos estavam contra, mas que posteriormente vieram a dar-lhe razão pela decisão tomada.

Salientou ainda relativamente a este tema que o Escutismo é um espaço de liberdade, mas que há valores que têm que ser seguidos.

(10)

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS

ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS

REGIÃO DE BRAGA

Mesa do Conselho Regional de Braga – Região de Braga

Seguiu-se a intervenção do Ch. Valdemar Magalhães, Chefe de Núcleo de Famalicão, que falou sobre a comemoração dos 55 anos do Núcleo de Famalicão, apelando à possibilidade de participação de unidades de outros Núcleos da Região.

O acampamento realizar-se-á de 1 a 4 de Agosto em Gondifelos.

Propôs de seguida a visualização dos vídeos de apresentação da IVª secção sobre o Rover de Núcleo, e também do apelo às restantes secções para participação no ACANUC de Famalicão. Por motivos técnicos a visualização do filme foi adiada para o decorrer do Conselho.

De seguida o Ch. Ernesto, Chefe de Núcleo de Guimarães, informou que a 18 de Maio o Núcleo de Guimarães vai comemorar 91 anos de história. A comemoração será feita na paróquia de Sta. Eufémia de Prazins.

Aproveitou para dar os parabéns à equipa cessante da Mesa do Conselho e mostrou o seu apoio e incentivo à nova equipa.

Após esta intervenção, foi possível a visualização dos vídeos promocionais do Acampamento de Núcleo de Vila Nova de Famalicão.

De seguida, o Presidente da Mesa questionou o Ch. Ivo se gostaria de complementar o que foi dito anteriormente pelo Ch. Carlos Alberto, mas este apenas referiu que o assunto abordado tinha sido referenciado no Relatório de 2013 e que não tinha mais nada a acrescentar.

O Presidente da Mesa passou a palavra à Junta Regional na pessoa do Ch. Hugo Cunha.

Este começou por agradecer ao anterior Presidente da Mesa do Conselho, Ch. José Carlos Ferreira.

Cumprimentou de seguida os novos elementos que constituem a Mesa, e fez votos de que desempenhem o cargo o melhor possível.

Agradeceu ao Ch. João Carvalho pela disponibilidade e forma como sempre tratou todos os processos eleitorais em que esteve envolvido.

Agradeceu também à Ch. Angelina, eleita no Conselho Regional para presidir à nova Comissão Eleitoral Regional.

Respondeu ao Ch. Carlos Alberto no que diz respeito à questão dos registos criminais, e agradeceu ao mesmo ter lembrado essa questão, reforçando a importância de todos entregarem este documento.

(11)

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS

ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS

REGIÃO DE BRAGA

Mesa do Conselho Regional de Braga – Região de Braga

Informou que a Junta Regional vai enviar uma comunicação a todos os Dirigentes que ainda não tenham entregue o respetivo registo criminal.

Mencionou que os Assistentes só têm obrigatoriedade de entregar o registo criminal se trabalharem direta e permanentemente nas secções.

Salientou também que os Dirigentes que não entregarem este documento, serão suspensos administrativamente e ficam impedidos de trabalhar ou participar em qualquer iniciativa do C.N.E..

Procedeu depois à leitura de um texto escrito pelo Papa Francisco relativo à defesa das crianças e dos jovens.

Falou de seguida sobre o Rover Ibérico que está a decorrer com alguns desafios lançados à Região, e que terminará com uma atividade final que se realizará em Guimarães.

Anunciou também que no próximo ano de 2016 irá realizar-se um ACAREG. Este será em Vieira do Minho para cerca de 5000 participantes. Seguiu-se o vídeo de apresentação desta atividade.

No final do vídeo, referiu que a pedido da Diocese, o C.N.E. foi convidado a estar presente na Vigília de Pentecostes que decorrerá no Sameiro no dia 23 de Maio das 15h às 17h30m, e cuja cerimónia será presidida pelo Arcebispo Primaz D. Jorge Ortiga.

Todos os movimentos devem estar representados nesta cerimónia.

De seguida, o Presidente da Mesa deu a palavra ao Ch. João Carvalho. Este referiu que fez o melhor que pôde ao longo do tempo em que durou o seu mandato e agradeceu a colaboração que teve por parte dos Núcleos.

O Presidente da Mesa terminou o Conselho Regional com um agradecimento à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, à Junta de Núcleo de Famalicão, ao Ch. José Carlos Ferreira, Presidente cessante da Mesa do Conselho Regional, e à Ch. Angelina, recém-eleita para Presidente da Comissão Eleitoral Regional.

Referiu ainda que a Mesa pretende trabalhar com todos e para terminar propôs que se rezasse 1 Avé-Maria e se cantasse de seguida a oração do Escuta.

O Conselho Regional Plenário terminou às 19h17m.

Ponto cinco – Oração e Encerramento

Nada mais havendo a constar, lavrou-se a presente ata, que vai ser assinada pelos membros da Mesa cessante e pelos membros da Mesa eleita.

(12)

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS

ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS

REGIÃO DE BRAGA

Mesa do Conselho Regional de Braga – Região de Braga

MESA DO CONSELHO REGIONAL CESSANTE:

Chefe José Carlos Ferreira - Presidente da Mesa

Chefe Fernando Veiga - Vice-Presidente da Mesa

Chefe João Abreu - Secretário da Mesa

Chefe Vítor Coelho - Secretário da Mesa MESA DO CONSELHO REGIONAL:

Chefe José Pedro Sousa - Presidente da Mesa

Chefe Jaime Silva - Vice-Presidente da Mesa

Chefe José Arteiro - Secretário da Mesa

Chefe Zélia Silva - Secretário da Mesa

Referências

Documentos relacionados

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Chefe José Carlos Ferreira (Presidente da Mesa) – Lamentou o facto de haver três Assistentes Regionais nomeados na Região de Braga, não tendo sido possível a presença de qualquer um

Chefe Rodrigo Amaral (Presidente da Mesa do Conselho de Núcleo de Barcelos) – Questionou a Junta Regional, nomeadamente o Assistente Regional ausente, quanto à data em que

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

JUROS REMETIDOS A PESSOA JURÍDICA DOMICILIADA NO EXTERIOR - A compra ou venda a termo é caracterizada quando se dá a operação de comercialização de uma determinada mercadoria, a

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se