• Nenhum resultado encontrado

OTIMIZAÇÃO DO GIRO DE VAGÕES EM UM TERMINAL CLIENTE NO PORTO DE PARANAGUÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OTIMIZAÇÃO DO GIRO DE VAGÕES EM UM TERMINAL CLIENTE NO PORTO DE PARANAGUÁ"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

(1) Eng.º de Produção – Especialista de Produtividade e Melhoria Contínua – RUMO

OTIMIZAÇÃO DO GIRO DE VAGÕES EM UM TERMINAL CLIENTE NO PORTO DE PARANAGUÁ

Cesar Augusto Aparecido de Oliveira (1)

RESUMO

Este trabalho mostra a utilização dos conceitos de melhoria contínua, com o foco na aplicação da metodologia da semana kaizen ou evento kaizen, na redução do tempo de giro dos vagões em um cliente importante no porto de Paranaguá, envolvendo o processo de descarga de açúcar. O tempo de giro dos vagões em um terminal, é o tempo considerado desde a entrada do vagão no pátio de terminal, passando pelas etapas de "espera" do vagão para ser movimentado para área de descarregamento, o tempo de descarga do produto, até o momento da retirada do vagão vazio de dentro do terminal. O terminal cliente onde realizou-se o trabalho, é um dos principais terminais do porto de Paranaguá e fundamental para a descarga de vagões de açúcar.

Palavras-chaves: Melhoria contínua, Kaizen, Evento kaizen.

1. INTRODUÇÃO

A alta competitividade no mercado de transporte de cargas, tem gerado uma busca constante das empresas deste ramo pela melhoria contínua, como forma de reduzir os custos e aumentar a sua produtividade. Dentro desse cenário, a Rumo logística tem se posicionado como protagonista e incentivado os seus colaboradores a explorarem as oportunidades de redução de desperdícios e ganhos de produtividade.

Atualmente no Brasil, a maior operadora ferroviária é a Rumo, realizando serviços logísticos de transporte e armazenagem de produtos. Com uma extensão de aproximadamente 12 mil quilômetros de linhas férreas, a Rumo possui diversos postos de manutenção de locomotivas, vagões e centros de recuperação dos seus componentes espalhados ao longo da malha.

A Rumo logística está presente em alguns dos grandes portos do país, como o porto de Santos (SP), Porto de São Francisco do Sul (SC) e o Porto de Paranaguá (PR). A Rumo como companhia está dividida entre operação norte e operação sul, sendo esta última, a operação que abrange o local deste trabalho. Compõe a operação sul, as Malhas Oeste e Sul, além dos terminais de transbordo localizados no Paraná, transportando commodities agrícolas como, farelo de soja, soja, milho e açúcar. Além desses produtos, as operações da

(2)

Rumo, também efetuam o transporte de outros seguimentos como fertilizantes, cimento, combustíveis e celulose.

Figura I – Área de atuação da Rumo

Fonte: Site Rumo

O terminal do cliente onde o trabalho foi desenvolvido, é um dos principais terminais do porto de Paranaguá e de vital importância para a descarga de vagões de açúcar.

O objetivo deste trabalho é através da melhoria contínua e principalmente da metodologia e conceito de evento kaizen, otimizar o tempo de giro dos vagões de açúcar que realizam a descarga nesse terminal cliente, levando em consideração o alto tempo de giro em que o terminal opera, impactando no giro do porto de Paranaguá como um todo.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.1. Lean Manufacturing

O Lean Manufacturing ou Produção Enxuta como também é conhecido esse programa, tem os seus princípios essenciais, e de acordo com MAXIMIANO (2012), os dois mais importantes são, a eliminação de desperdícios, embasada na produção enxuta, gerando uma produção com uma maior economia de recursos, e o outro princípio essencial, é uma produção com alta qualidade, buscando alcançar assim uma produção sem defeitos.

Para Martins e Laugeni (2005), de uma forma ampla, para cada produto deve-se identificar os desperdícios, considerando toda a sua cadeia de valor, pensando no que de fato agrega valor e aquilo que não agrega valor para o produto, desde

(3)

a sua definição até o planejamento de entrega, e então, eliminar aquilo que não é necessário.

2.2. Kaizen

De acordo com Ortiz (2010), o significado do kaizen é a melhoria contínua e esse conceito, representa somente uma parcela da filosofia de produção enxuta, e é algo que deve envolver todos da empresa, quando aplicado no ambiente de trabalho. A palavra kaizen, é uma palavra de origem japonesa e surgiu na década de 50.

Segundo Imai (1996), de forma contrária a um processo voltado a inovação, que envolve uma mudança radical, o kaizen, deve ser um processo contínuo, ter o envolvimento de todos da organização, sem a necessidade de grandes investimentos e incrementando pequenas melhorias, mas que ao longo do tempo, venham a trazer grandes resultados.

3 DESENVOLVIMENTO

Para este trabalho, utilizou-se o conceito de semana kaizen, com a formação de uma equipe multidisciplinar e uma semana intensa de trabalho como foco da equipe. Um ponto de extrema importância para o sucesso da realização da semana, é um bom planejamento da semana, com o levantamento prévio de algumas informações e alinhamento das expectativas com o time de trabalho e o gerente da área.

Para o desenvolvimento do trabalho, foi estruturado e definido pelo especialista de produtividade e melhoria contínua em conjunto com o gerente responsável pela operação no terminal de Paranaguá, um plano de trabalho para a realização da semana kaizen, sendo dividido nas etapas de preparação, realização da semana kaizen e acompanhamento após a semana kaizen.

3.1 Preparação

Antes de ser iniciada a semana kaizen de fato, é preciso levantar algumas informações primordiais e definir alguns fatores críticos.

Durante as duas semanas que antecederam a semana kaizen, definiu-se todos os pontos abaixo.

3.1.1. Cronograma

Foi elaborado junto com o gerente da área solicitante do projeto, um cronograma do projeto da semana kaizen no terminal cliente que envolve a descarga de vagões de açúcar, com a agenda detalhada dia a dia da semana, quem seriam os responsáveis de cada área que deveriam participar de cada dia da semana e quem seria o guardião do projeto para sustentar as ações implementadas e acompanhar a conclusão das ações pendentes.

Após a elaboração do cronograma, o gerente da área disparou os convites para cada representante e alinhou com o coordenador da estação de Paranaguá as expectativas do projeto e a importância da participação de cada membro da equipe no projeto

(4)

Tabela I – Agenda do evento

Fonte: Autor

3.1.2. Indicadores

Definiu-se quais seriam os indicadores de controle da entrega do projeto e também os que seriam acompanhados na etapa pós projeto. Nessa fase, foram coletados os históricos de todos os indicadores definidos para acompanhamento.

Gráfico I – Tempo de giro dos vagões no terminal cliente

Fonte: Autor

3.1.3. Restrições

Foi alinhado com o Gerente de operações do porto de Paranaguá, qual seria o terminal foco do trabalho e os limites de atuação para desenvolvimento do projeto.

3.1.4. Material de treinamento

Elaborou-se o material de abertura da semana, com os indicadores do projeto, os conceitos do Lean manufacturing e princípios do Kaizen.

3.1.5. Time de trabalho

A equipe multidisciplinar foi escolhida nessa etapa, contando com membros de todas as áreas de interface que envolviam o processo de descarga de vagões

(5)

de açúcar no porto de Paranaguá e no terminal cliente. Abaixo seguem as áreas e os seus respectivos representantes:

 Terminal cliente: Luciano

 GAF: Natalia Manara e Rodrigo Martins

 Operação: Alexandre Serpe, Paulo Varela e Felipe Piccoli  Mecânica: Cássio Borges e Bryan Cassilha

 Produtividade: Cesar Augusto  Programação: Rafael Barbosa

 Comercial: Leonardo Barichello e Nery Carvalho  Engenharia de trens: Fábio Coradassi

3.1.6. Levantamento de tópicos a serem discutidos

Para um maior aproveitamento do tempo durante a semana de trabalho, foram levantadas previamente algumas possíveis oportunidades de melhoria para serem discutidas na semana.

3.2 Semana Kaizen

Durante a realização da semana kaizen, foram realizadas várias atividades, conforme descrito detalhadamente a seguir.

3.2.1. Dia 1

No primeiro dia do evento kaizen, fizemos o nosso kickoff, onde realizou-se a reunião de abertura do projeto com o representante do terminal cliente e todos os demais envolvidos da rumo no processo, deixando claro o motivo pelo qual o projeto foi selecionado e a importância do mesmo.

Figura II – Treinamento com a equipe

Fonte: Autor

Após a reunião de abertura, para que todos os participantes pudessem estar cientes da metodologia, eles receberam um treinamento sobre conceitos do

(6)

Lean manufacturing, com um foco na eliminação dos desperdícios e os princípios do Kaizen.

Na sequência, foi iniciado o mapeamento dos processos da área e desenhado todo fluxo atual junto com o time, incluindo a parte da manobra entre a estação e o terminal cliente.

3.2.2. Dia 2

No segundo dia do evento, para uma análise dos indicadores, estratificou-se o tempo de giro do terminal em algumas etapas, como, aguardando encoste, descarga dos vagões carregados de açúcar e retirada dos vagões vazios) e foi analisado o histórico dos melhores resultados dessas etapas do processo, para identificarmos as boas práticas.

Ainda no segundo dia, o time de trabalho visitou o terminal cliente para analisar o processo envolvendo a descarga dos vagões de açúcar e levantar as oportunidades de eliminação de desperdícios.

Figura III – Descarga de vagões de açúcar no cliente

Fonte: Autor

Verificou-se também, conforme a imagem abaixo, o processo de manobra no pátio para o encoste de vagões carregados e retirada dos vagões vazios no terminal, bem como as oportunidades identificadas em cada etapa.

Foi muito importante o envolvimento dos representantes do cliente nessa etapa, tanto pela abertura para o levantamento das oportunidades também no terminal,

(7)

quanto pela transparência para a exposição dos erros que eram cometidos, gerando desperdícios e retrabalhos.

Figura IV – Pátio de manobras em Paranaguá

Fonte: Autor

Após as inspeções em campo, realizou-se um brainstorming para mapear os pontos críticos ou oportunidades de melhoria. A seguir, o time classificou as causas e elaborou o plano de ação com as causas que foram priorizadas. Figura V – Brainstorming com a equipe para levantamento das oportunidades

Fonte: Autor

Ao todo, foram identificados 43 pontos críticos ou oportunidades de melhoria, tanto para o cliente, quanto para o time da Rumo.

(8)

Figura VI – Mapeamento do processo com as críticas

. Fonte: Autor

Para a classificação das falhas, foi utilizado o diagrama espinha de peixe, conforme a figura VII.

Figura VII – Diagrama espinha de peixe das causas do alto tempo de giro

Fonte: Autor

Classificadas as falhas, o time de trabalho concluiu e validou o plano de ação com o gerente da área, priorizando as ações mais importantes, considerando os ganhos em produtividade, rapidez na implementação das ações e os riscos de segurança.

(9)

Tabela II – Plano de Ações

Descrição da ação Responsável Prazo Status

Enviar ao cliente relatório com os vagões que chegam com o prefixo do trem, horário de chegada, quantidade e clientes

Leandro 20/07/2018 Concluída Elaborar indicadores de cadência de

chegada (carga x descarga e oferta x descarga) - 1 mês

Mauricio de

Lima 27/07/2018 Concluída Criar desenho de trem com os vagões de

açúcar sempre na cabeça do trem Natalia 20/07/2018 Concluída Verificar plano para instalação de chave

elétrica na entrada do KM5 Rafael Barbosa 27/07/2018 Concluída Realizar treinamentos com os mecânicos

de locomotiva para realização de reparos de TO

Cassio dos

Santos 10/08/2018 Concluída Disponibilizar kit básico para reparos de TO Cassio dos

Santos 01/08/2018 Concluída Padronizar o fluxo de informação

/atendimento na descarga (Alinhar horários de paradas do terminal)

Cassio dos

Santos 20/07/2018 Concluída Melhorar o processo de comunicação de

atrasos ou antecipações de manobra ou na descarga

Rafael Barbosa 25/07/2018 Concluída Acoplar mangueiras dos vagões vazios Luciano

(Cliente) 27/07/2018 Concluída Antecipar a manobra dos vazios

empurrando os vagões até o marco sempre que houver mais de 6 vagões na linha

Luciano

(Cliente) 19/07/2018 Concluída Alinhar call entre estação e o cliente em

horários fixos no dia para alinhamento (08:30 e 17:30)

Leandro 19/07/2018 Concluída Formalizar a comunicação entre o

revistamento e a estação (Grades subida) Rafael Barbosa 25/07/2018 Concluída Analisar o quadro fixo da equipe de revisão

(Férias)

Alexandre

Serpe 27/07/2018 Concluída Desenvolver sistema de um mini gigante

junto com a bandeira azul Felipe Piccoli 31/08/2018 Concluída Desenhar operação com os travessões Rafael Barbosa 27/07/2018 Concluída Realizar treinamento mecânicos PA LID

para realizarem revistamento de trens e teste de cauda

Cassio dos

Santos 30/08/2018 Concluída Fonte: Autor

3.2.3. Dia 3 e 4

Após a conclusão do plano de ação no dia 2, os dias 3 e 4 foram destinados para implementação das ações que foram mapeadas e priorizadas.

Seguem abaixo algumas imagens das principais ações implementadas durante esses dias, que foram executadas tanto em Paranaguá na estação e no terminal cliente, quanto na formação do trem no norte do Paraná.

 Alteração na formação dos trens: Alterado o desenho dos trens carregados com vagões de açúcar e grãos vindo do norte do Paraná, reduzindo o tempo de espera dos vagões de açúcar que ficavam esperando o processo de amostragem dos vagões de grãos.

(10)

Figura VIII – Formação do trem com vagões de açúcar na cabeça

Fonte: Autor

 Terminal acoplar mangueiras dos vagões vazios para adiantar processo e responsáveis da rumo realizarem a conferência.

Figura IX – Mangueiras a serem acopladas para formação do trem

Fonte: Autor

 Fluxo contínuo de manobra para o posicionamento dos vagões vazios nas linhas, para retirada pela equipe da rumo.

Figura X – Fluxo de manobra de retirada dos vagões vazios no terminal antes

(11)

Figura XI – Fluxo de manobra de retirada dos vagões vazios no terminal depois

Fonte: Autor

3.2.4. Dia 5

No último dia da semana de trabalho, foram checados os resultados das ações implementadas, testadas algumas soluções propostas e definida como seria a governança do projeto nas próximas semanas.

Como última atividade da semana kaizen, foi realizada uma reunião de fechamento com o representante do cliente, para comemoração dos resultados alcançados, reforçar o nosso compromisso com a sustentabilidade das ações implementadas e a busca pela melhoria contínua.

Figura XII – Reunião de fechamento da semana kaizen

Fonte: Autor

3.3 Pós semana kaizen

Depois da conclusão do evento kaizen e a definição do ponto focal da área ou guardião dos resultados, durante as três semanas seguintes, foram realizadas reuniões semanais de acompanhamento dos resultados e status das ações que ficaram pendentes da semana, para que fosse garantida a governança do projeto.

(12)

Também foram criados alguns indicadores diários para acompanhamento dos ganhos obtidos e registro das informações, para possíveis trabalhos futuros serem realizados.

Gráfico II – Quantidade de vagões carregados para o terminal cliente

Fonte: Autor

Gráfico III – Quantidade de vagões descarregados no terminal cliente

Fonte: Autor

4 RESULTADOS

Os resultados positivos já começaram a aparecer durante a semana do evento kaizen, reflexo dos desperdícios que foram identificados e tradados, desde a redução do tempo de espera por uma tomada de decisão, um e-mail com uma autorização, até a redução do tempo de manobra interna no terminal, com o processo de retirada dos vagões vazios sendo realizado de forma contínua, e não mais em lote.

Com o empenho e dedicação de todo o time de trabalho, a meta estabelecida pelo gerente do porto de 26,00 horas de tempo de giro, foi alcançado com sucesso, conforme o gráfico abaixo, com a linha vermelha tracejada indicando o início do evento.

(13)

Gráfico IV – Tempo de giro de vagões no terminal cliente

Fonte: Autor

Consolidando os resultados de 2018, após a semana kaizen, tivemos uma redução de 19,4% no tempo de giro dos vagões de açúcar no terminal cliente, gerando uma maior capacidade de descarga no terminal.

Gráfico V – Tempo de giro de vagões no terminal cliente em 2018

Fonte: Autor

A sustentabilidade e manutenção dos resultados, possibilitaram o alcance de resultados excelentes, mesmo com a redução da meta no mês de agosto para 24:00 horas, o tempo de giro se manteve abaixo desse valor, ficando acima somente no mês de dezembro, que por influências do mercado, teve um tempo de giro orçado maior também.

5 CONCLUSÃO

Diante dos resultados alcançados, notou-se que o projeto da semana kaizen, superou as expectativas de todos os envolvidos, e os ganhos observados desde a primeira semana de trabalho e que se mantiveram ao longo de todo o ano, foram extremamente significativos.

(14)

A aplicação dessa metodologia e principalmente dessa forma de trabalho, mostrou-se importantíssima para que fosse possível a equipe multidisciplinar enxergar os desperdícios na operação que foi objeto de estudo, olhando para a o processo de descarga de vagões de açúcar em um cliente no porto de Paranaguá, com um olhar mais crítico, seguindo passo a passo da semana kaizen, de forma estrutura e organizada.

A equipe absorveu bem o treinamento sobre os conceitos e participou ativamente do evento, sugerindo e implementando soluções que trouxeram muitos ganhos, em um curto espaço de tempo e sem a necessidade de grandes investimentos.Com os resultados atingidos nesse projeto e com multiplicadores treinados, pode-se perfeitamente aplicar essa boa prática em outros terminais clientes, melhorando continuamente a cada dia.

5 REFERÊNCIAS

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à Revolução Digital. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

ORTIZ, Chris A. KAIZEN E IMPLEMENTAÇÃO DE EVENTOS KAIZEN. Porto Alegre: Bookman, 2010.

MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

IMAI, Masaaki. Gemba Kaizen: estratégias e técnicas do kaizen no piso de fábrica. 2 ed. São Paulo: IMAM, 1996.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Essa tarefa não tem a necessidade de interface com o usuário, tornando-se uma boa candidata ao processamento em lotes, normalmente utilizados como a divisão

Ainda segundo Gil (2002), como a revisão bibliográfica esclarece os pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa e às contribuições oferecidas por

Podemos considerar que os trabalhadores de saúde mental, isto é, os participantes dessa pesquisa, são agentes que tanto trabalham diretamente com os pacientes

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

[r]

O TBC surge como uma das muitas alternativas pensadas para as populações locais, se constituindo como uma atividade econômica solidária que concatena a comunidade com os

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e