• Nenhum resultado encontrado

Professor(a): João Carlos Aluno (a): Série: 1ª Data: / / Lista de História

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Professor(a): João Carlos Aluno (a): Série: 1ª Data: / / Lista de História"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Questão 1)

É, pois, nas sociedades orais que não apenas a função da memória é mais desenvolvida, mas também a ligação entre o homem e a Palavra é mais forte. Lá onde não existe a escrita, o homem está ligado à palavra que profere.

Está comprometido por ela. Ele é a palavra, e a palavra encerra um testemunho daquilo que ele é. (...)

Nas tradições africanas – pelo menos nas que conheço e que dizem respeito a toda a região de savana ao sul do Saara –, a palavra falada se empossava, além de um valor moral fundamental, de um caráter sagrado vinculado à sua origem divina e às forças ocultas nela depositadas. Agente mágico por excelência, grande vetor de “forças etéreas”, não era utilizada sem prudência. Inúmeros fatores – religiosos, mágicos ou sociais – concorrem, por conseguinte, para preservar a fidelidade da transmissão oral (...).

(A. Hampaté Bâ. A tradição viva. In: J. Ki-Zerbo (org.). História geral da África, 1982.) a) Escreva sobre a importância da criação da escrita na diferenciação entre sociedades pré-históricas e

históricas, que esteve presente, durante muito tempo, no pensamento europeu.

b) A partir da interpretação do texto apresentado, escreva por que é possível escrever a história de sociedades orais.

Questão 2)

Grande parte da presença humana na Terra é explicada pelos historiadores tendo como referência o termo

“préhistória”. Sobre esse período, discorra sobre os seguintes tópicos:

a) o significado da revolução neolítica;

b) as limitações conceituais do termo “pré-história”. Questão 3)

O gráfico mostra a progressão da população humana ao longo do tempo em relação aos sistemas agrários no mundo.

Professor(a): João Carlos Aluno (a):

Série: 1ª Data: _____/ _____/ 2019.

Lista de História

___________________________________________

Orientações:

- A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

- Caso seja respondida em folha de papel almaço deverá conter cabeçalho completo (Data, nome, disciplina, nome do professor e série).

- As listas que não forem realizadas conforme orientações serão desconsideradas.

Valor: 2,0

Nota: ______

(2)

A partir do gráfico,

a) compare o crescimento demográfico ocorrido após a Revolução agrícola neolítica com o crescimento demográfico da Revolução agrícola da Idade Média e explique a diferença entre ambos;

b) comente os dados do gráfico segundo os princípios da teoria demográfica malthusiana. Questão 4)

Manifesto Antropófago

Só a antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. (...) Tupy or not tupy, that is the

question. (…) Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago. (...) Contra as elites vegetais. Em comunicação com o solo. (...) Antes

dos portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade. A alegria é a prova dos nove. (...) A peste dos chamados povos cultos e cristianizados. É contra ela que estamos agindo.

Oswald de Andrade

Ano 374 da deglutição do bispo Sardinha

Tarsila deu de presente de aniversário a Oswald um quadro poderoso, perturbador, onírico, ancestral. Oswald se transfigurou. “O que será isso?”, quis saber. Oswald achou que deveria tratar-se de um gigante e sugeriu que o batizassem com “um nome selvagem”. Tarsila arranjou, então, um dicionário de tupi e, nele, encontram “aba” (homem) e “poru” (que come). Nascia Abaporu, o Antropófago. Estava fundado um novo movimento: o Movimento Antropófago.

(3)

História do Brasil. São Paulo: Publifolha, 1997, p. 206 (com adaptações).

Com base nessas informações, atenda ao que se pede no item a seguir, que é do tipo D.

( ) Redija um texto, na modalidade padrão da língua portuguesa, relacionando o Movimento Antropófago à Semana de Arte Moderna de 1922 e esclarecendo a contribuição do principal fundamento desse movimento para a análise da cultura brasileira.

Questão 5)

Que sejam admissíveis, nas alfândegas do Brasil, todos e quaisquer gêneros, fazendas e mercadorias transportados em navios estrangeiros das Potências que se conservam em paz e harmonia com minha Real Coroa, ou em navios dos meus vassalos. Ficam sem vigor todas as Leis, Cartas Régias ou outras Ordens que até aqui proibiam, neste Estado do Brasil, o recíproco comércio e navegação entre meus vassalos e estrangeiros.

Príncipe D. João

Carta Régia, de 28 de janeiro de 1808 (com adaptações). Considerando o texto acima e as características da colonização brasileira, faça o que se pede no item a seguir, que é do tipo D.

( ) Redija um texto, na modalidade padrão da língua portuguesa, explicando em que medida o documento assinado pelo príncipe D. João, futuro D. João VI, logo ao desembarcar na Bahia, escala que antecedia a chegada da Corte portuguesa ao Rio de Janeiro, pode ser considerado um importante passo no processo de independência do Brasil.

Questão 6)

O ano de 1870 é um marco na história do império. No primeiro dia de março, a morte de Solano López em batalha satisfaz a vontade de Pedro II e encerra a sangria material, humana e moral da longa guerra contra o Paraguai. Vitoriosa nos campos de batalha, a monarquia, na Era dos impérios, está exangue. Doravante, defrontar-se-á com questões, tendências, forças sociais, políticas e ideológicas que, avolumando-se, precipitarão o 15 de novembro de 1889.

Keila Grinberg e Ricardo Salles (Orgs.). O Brasil imperial (volume III:1870-1889). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 11. ( ) Considerando o fragmento de texto acima como referência inicial, indique os principais acontecimentos que levaram ao colapso final do regime monárquico brasileiro e à implantação da República.

Questão 7)

( ) Atualmente, um novo ciclo de expansão econômica avizinha-se da região Norte do Brasil. É esperada a intensificação dos impactos ambientais e sociais negativos nessa região, que tem sido alvo de profundas interferências em seus ecossistemas. Considerando essas informações, redija um texto, na modalidade da língua escrita padrão, acerca das consequências do crescimento econômico da região Norte para o meio ambiente e para a população. Em seu texto, utilize pelo menos três das seguintes palavras ou expressões: migrações, ocupações irregulares, poluição, perda de biodiversidade, conflitos sociais.

Questão 8)

(4)

Bill Viola. O quinteto dos invisíveis, 2000, videoinstalação, 140 cm x 240 cm. Londres. Internet: <www.artobserved.com>.

Diego Velázquez. Velha senhora fritando ovos, 1618, óleo, tela, 100,5 cm x 119,5 cm, Galeria Nacional da Escócia, Edimburgo, Reino Unido. Internet:

<www.desdelahabana.net>. Considerando as imagens acima, julgue o item a seguir.

( ) Ambas as obras, independentemente da época em que foram criadas e das técnicas nelas utilizadas, apresentam a condição humana como ponto marcante.

Questão 9)

( ) Redija um texto, na modalidade padrão da língua portuguesa, estabelecendo as relações entre desigualdades sociais, classes sociais e condições de trabalho na sociedade capitalista.

TEXTO: 1 - Comum à questão: 10

Mapa

Me colaram no tempo, me puseram uma alma viva e um corpo

desconjuntado. Estou

limitado ao norte pelos sentidos, ao sul pelo medo,

a leste pelo Apóstolo São Paulo, a oeste pela minha educação. (...)

(5)

Me puseram o rótulo de homem, vou rindo, vou andando, aos solavancos.

Danço. Rio e choro, estou aqui, estou ali, desarticulado, gosto de todos, não gosto de ninguém, batalho com os espíritos do ar,

alguém da terra me faz sinais, não sei mais o que é o bem nem o mal.

Murilo Mendes. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006. Com base no texto acima e nas questões por eles suscitadas, julgue os itens a seguir.

Questão 10)

( ) Um mapa — em geral, representação convencional da configuração da superfície da Terra — tem pontos cardeais como pontos de referência. No poema, essa representação é feita de forma inusitada, porque a configuração é o homem. Observe, nesse mapa, as informações sobre o sul — o que é o sul?

— e compare-as com as do norte — o que é o norte? Segundo os ensinamentos da cartografia moderna, interpretar um mapa é ir além da pergunta “onde?”; na análise do poema, a interpretação recai, em especial, na configuração humana. Tendo como base essa representação, interprete, utilizando a modalidade padrão da língua portuguesa, os versos “(...) Estou/limitado ao norte pelos sentidos, ao sul/pelo medo”.

Unid. São Judas Tadeu (62) 3205 – 4833 – www.colegiointerativa.com.br – e-mail: secretaria2@colegiointerativa.com.br

Referências

Documentos relacionados

Avaliar e Classificar uma Criança dos 2 meses aos 5 anos de idade com Sinais Gerais de Perigo ...1..

Epidemiologia da diabetes: prevalência e incidência das suas complicações numa coorte de diabéticos portugueses: fase I - estudo transversal 1993.

A velocidade de secagem é afetada, também, pelo modo como as peças são empilhadas, por exemplo: quando são deixados vazios entre as tábuas de uma mesma espécie, estas secam

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

Neste tema vamos abordar áreas diversas da gestão de projetos, relacionadas diretamente à gestão da qualidade, dos recursos humanos, da comunicação, dos riscos,

Se assumirmos agora que os corpos aqui tratados são constituídos de materiais tal que: • Um incremento na energia térmica não provoca quantidades significativas de. trabalho

A demanda, por sua vez, vem passando por um período de rápida expansão, devido a fatores como: novas aplicações em banda larga, que requerem muita capacidade de espectro; migração

Não houve um aumento significativo da resistência a compressão da mistura (MTA+Lignina) quando comparada com os resultados do MTA Angelus na mesma metodologia, isso se