• Nenhum resultado encontrado

Perfil do Cliente Atendido pelo SEBRAE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Perfil do Cliente Atendido pelo SEBRAE"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Perfil do Cliente Atendido pelo

SEBRAE

Janeiro a Abril de 2011

(2)

UGE/NA – NEP 2/21

Pe P er rf fi il l d do o C C li l ie en nt te e A At te e nd n di id do o p pe el lo o S Se eb br ra ae e

JJaanneeiirroo aa aabbrriill ddee 22001111

SSeerrvviiççoo BBrraassiilleeiirroo ddee AAppooiioo ààss MMiiccrroo ee PPeeqquueennaass EEmmpprreessaass -- SSEEBBRRAAEE UUnniiddaaddee ddee GGeessttããoo EEssttrraattééggiiccaa -- UUGGEE

N

Núúcclleeoo ddee EEssttuuddooss ee PPeessqquuiissaass -- NNEEPP AAnnaalliissttaa TTééccnniiccoo rreessppoonnssáávveell::

MMáárrcciioo AAuugguussttoo SScchheerrmmaa ((mmaarrcciioo..sscchheerrmmaa@@sseebbrraaee..ccoomm..bbrr)) MMaaiioo ddee 22001111..

(3)

UGE/NA – NEP 3/21

ÍNDICE

Introdução...: 05

Sumário Executivo ...: 06

Atendimento por atividade econômica ...: 08

Atendimento por categoria de instrumento ...: 08

Atendimento por faixa etária ...: 10

Atendimento por gênero ...: 10

Atendimento por grau de instrução ...: 10

Atendimento por porte do empreendimento ...: 11

Atendimento por setor do empreendimento ...: 12

Atendimento por tempo de registro no Siacweb ...: 12

Atendimento por tempo de vida do empreendimento ...: 13

Atendimento por tipo de empreendimento ...: 13

Atendimentos por região ...: 13

Tabelas...: 15

(4)

UGE/NA – NEP 4/21

(5)

UGE/NA – NEP 5/21

INTRODUÇÃO

O Relatório do “Perfil do Cliente do Sebrae” foi pensado a partir da constatação de que as bases de dados do Siacweb ainda não haviam sido exploradas em todo seu potencial. Partimos da premissa de que conhecer melhor o público-alvo é uma condição fundamental para poder estratificá-lo e, a partir daí direcionar produtos, modelos de atendimento e elaborar estratégias mais eficazes para cada segmento do público-alvo, de acordo com suas características e interesses.

O primeiro levantamento, realizado sobre a base de atendimentos de 2010, teve ainda o objetivo de analisar os pontos fortes e fracos do próprio Siacweb e de seu preenchimento. Por esse potencial, essa é uma base importante para uma reorganização não apenas do sistema como também do próprio modelo de atendimento.

Nessa linha, esse primeiro relatório de 2011 também tem um duplo objetivo: por um lado, o de conhecer o seu cliente e a utilização dos nossos produtos, e, por outro lado, monitorar os resultados das medidas de gestão que vem sendo aplicadas com intuito de aprimorar os registros.

Com relação aos aspectos metodológicos, é importante destacar dois pontos que nortearam quase todas as análises: primeiro, o fato de que nos concentramos na análise de empresas “formais”, em detrimento das “informais” apresentadas pelo Siacweb.

Em segundo lugar, sempre que o número de “não-registros” foi alto, analisamos os dados sob duas óticas: em relação ao número total (até para explicitar o percentual de não-informação), e em relação aos “registros válidos”.

Importante salientar, por fim, que os números aqui analisados podem apresentar alguma variação em relação aos números dos relatórios do SME consolidados para abril. Essa variação origina-se no fato de que os dados foram carregados para essa análise em data posterior àquela do fechamento dos números para o relatório do SME, contemplando assim possíveis variações na alimentação do sistema. Também podem apresentar pequenas variações entre os distintos relatórios – decorrência dos diferentes recortes realizados na base de dados.

(6)

UGE/NA – NEP 6/21

SUMÁRIO EXECUTIVO

Durante a avaliação dos relatórios produzidos, alguns aspectos chamam a atenção.

Algumas das considerações dizem respeito ao sistema em si (Siacweb) e seu funcionamento e outras dizem respeito aos dados e tendências extraídos do relatório – e, por conseguinte, do atendimento do Sebrae. Buscaremos resumir aqui os pontos principais da análise.

- Em relação ao relatório de 2010, houve uma evolução importante no que diz respeito à diminuição dos níveis de não-informação, ou missing. Em geral, todos os relatórios apresentam essa diminuição: alguns mais, outros menos. Em nenhum caso o nível de não-informação aumentou. Isso indica que os esforços visando melhorar a qualidade do cadastro, embora recentes, já começam a surtir efeito. Contudo, os percentuais de não-informação ainda são altos - no caso mais extremo chega a 70%; ou seja, os esforços para melhoria do cadastro precisam continuar.

- Merece atenção o número de registros classificados como “informais”. Este número, que em 2010 representava de 13% do atendimento a “empresas”, apresentou uma evolução no período analisado em 2011, chegando a 18%1.

- Merece destaque também a relação entre as empresas distintas e o total de atendimentos. Em 2010 foram atendidas 1.534.292 empresas, num total de 4.233.629 atendimentos, uma relação de 2,7 atendimentos por empresa. Constata-se que em 2011 houve uma diminuição no número de atendimentos por empresa: entre janeiro e abril foram atendidas 573.530 empresas distintas, num total de 1.046.0352 atendimentos, uma relação de 1,8 atendimentos por empresa.

- O atendimento por atividade econômica manteve-se praticamente inalterado em relação a 2010 com respeito aos cinco setores mais representativos (concentram cerca de 20% das empresas atendidas). Houve apenas uma troca de posição entre dois desses setores. Em geral há compatibilidade entre os setores mais atendidos pelo Sebrae e os setores que concentram mais MPE no Brasil.

- Em relação aos instrumentos utilizados para o atendimento, o fato mais relevante foi o aumento da participação da modalidade “Informação Geral de Interesse Empresarial a Distância”, que embora já ocupasse o primeiro lugar, aumentou sua participação, de cerca de 25% em 2010 para mais de 32% entre janeiro e abril de 2011. No que diz respeito ao total de atendimentos, o aumento foi de 31% para 38%. Importante ainda

1 Referência: relatório “empresas atendidas por tipo de empreendimento”, do SME – empresas distintas

2 Referência: relatório “empresas atendidas por tipo do empreendimento”, do SME – empresas distintas

(7)

UGE/NA – NEP 7/21

salientar que o atendimento individual e o atendimento à distância ganharam mais espaço.

- Segregando o atendimento por faixa etária, observamos uma alteração significativa frente aos números do ano anterior: a faixa “65 anos ou mais” deixa o primeiro lugar, que agora é ocupado por “30 a 39 anos”.

- Em relação ao gênero, o cenário é basicamente o mesmo. Há predominância masculina, embora tenha havido um pequeno avanço no número de mulheres atendidas.

- O cenário também se manteve em relação ao grau de instrução, com predominância de atendimento junto à faixa de população com “ensino médio completo”. O total de atendimento a pessoas com grau de instrução igual ou maior que esse somou cerca de 64% dos registros.

- Em relação ao porte das empresas, o cenário também se mantém. As microempresas concentram o maior percentual de atendimento a empresas distintas - 92%. As pequenas empresas respondem por 6,7%.

- A análise dos atendimentos por setor mostrou alterações importantes: a primeira diz respeito à queda no percentual de empresas do setor de agronegócios (de 7,3% em 2010 para 4,72% até abril de 2011). Comércio e serviços aumentaram sua participação no total de atendimentos. O primeiro foi de 38% dos registros válidos em 2010 para 45% em 2011. O segundo foi de 21,7% para 27,8%. Já a indústria apresentou movimento inverso (de 32,5% em 2010 para 22% em 2011).

- Acerca do atendimento por tempo de cadastro no Siacweb, os números são semelhantes aos de 2010, com a predominância absoluta (75%) da categoria “menos de um ano”, seguida por “de um a dois anos” (11%). Embora o resultado seja semelhante ao do ano anterior, significa algo bastante diferente. Como já temos uma base grande de clientes registrados em 2010, o percentual baixo na categoria “de um a dois anos” indica que poucos dos clientes atendidos no último ano estão sendo atendidos novamente. Por outro lado, um aspecto positivo a ser salientado é que a alta concentração na categoria “menos de um ano” indica que o Sebrae está conseguindo arregimentar novos clientes.

- Em relação ao tempo de vida da empresa, verificamos que os atendimentos concentraram-se, em 2010, nas empresas com menos de 2 anos de vida (71%); já aquelas com mais de 2 anos responderam por 29%.

- No que diz respeito ao tipo do empreendimento atendido, o “Empreendedor Individual” continua sendo a categoria mais numerosa (45,2% do total de registros válidos até abril de 2011), seguido pela categoria “sociedade empresarial” (21%).

(8)

UGE/NA – NEP 8/21

Empresários Individuais somam cerca de 19%. Ambulantes e artesãos somados chegam a apenas 1,04% do total.

- Por fim, os dados relativos ao atendimento por região mostram uma mudança importante: a região sul, segunda em número absoluto de MPE, foi ultrapassada pelo Nordeste, que é a terceira nesse quesito. A liderança continua com o Sudeste, embora este tenha visto seu índice diminuir. Centro-Oeste e Norte aumentaram sua participação, embora permaneçam em 4º e 5º lugar, respectivamente. Isso indica um esforço proporcionalmente maior da região Nordeste no atendimento.

ATENDIMENTO POR ATIVIDADE ECONÔMICA

Em relação aos números de 2010, a quantidade de registros perdidos (não-informado) diminuiu, embora continue apresentando um valor significativo. Entre janeiro e abril de 2011, pouco mais de 28% dos atendimentos a empresas (163.034 registros) não informam qual o setor de atividade das mesmas, frente a um total de 45% de registros perdidos em 2010.

Excetuando-se a quantidade de missing, os cinco setores mais representativos continuaram os mesmos de 2010, alterando-se apenas a ordem em dois casos. Estes cinco setores responderam por 19,75% do total de atendimentos, num total de 113.263 registros, e são os seguintes, segundo sua CNAE:

• Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios;

• Cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza;

• Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas;

• Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns; e

• Comércio varejista de outros produtos novos não especificados anteriormente.

ATENDIMENTO POR CATEGORIA DE INSTRUMENTO

Em 2011 as cinco categorias que foram responsáveis por mais atendimentos a empresas distintas permaneceram as mesmas de 2010. Elas foram responsáveis, até abril, por 89,6% de todos os atendimentos a empresas distintas (683.526) e são as seguintes:

(9)

UGE/NA – NEP 9/21

• Informação Geral de Interesse Empresarial a Distância

• Informação Geral de Interesse Empresarial Presencial

• Informação Técnica Presencial

• Consultoria Presencial

• Informação Técnica a Distância

Contudo, é importante destacar alguns movimentos. Em primeiro lugar, vale dizer que a modalidade “Informação Geral de Interesse Empresarial a Distância”, embora mantenha o primeiro lugar, aumentou sua participação, de cerca de 25% em 2010 para mais de 32% entre janeiro e abril de 2011. No que diz respeito ao total de atendimentos, sua participação também aumentou, de 31% para 38%.

Novamente, as cinco modalidades mais relevantes eram relativas a atendimentos individuais. O instrumento de atendimento coletivo mais significativo foi “Palestras, Oficinas, Encontros, Seminários Presenciais”. Mesmo assim, seu número é praticamente metade do 5º colocado geral “Informação Técnica a Distância”.

Dividindo o número de atendimentos, vemos que o número de empresas atendidas coletivamente é significativamente menor que o número de atendimentos individuais.

Em relação a 2010, há pouca alteração nesse quadro, conforme abaixo:

Outra divisão possível dos atendimentos seria pela categoria “presencial” x “à distância”. Nesta divisão, o cenário permanece o mesmo de 2010; contudo, também podemos notar um movimento importante de aumento da participação dos atendimentos à distância, conforme abaixo:

Boa parte desse movimento se deve aos dois instrumentos mais significativos no atendimento à distância: “Informação Geral de Interesse Empresarial a Distância” e

“Informação Técnica a Distância”. O primeiro, como visto anteriormente, aumentou sua participação no total significativamente em relação a 2010, enquanto o segundo manteve-se praticamente inalterado na comparação. Estes dois instrumentos somaram 99,3% dos atendimentos à distância entre janeiro e abril de 2011.

Atendimentos % do Total Atendimentos % do Total

Coletivo 315.243 12,3 78.834 10,3

Individual 2.241.549 87,7 683.648 89,7 2011 (jan-abr) 2010

Atendimentos % do Total Atendimentos % do Total

Presencial 1.612.575 64 436.577 58

À distância 892.978 36 317.864 42

2010 2011 (jan-abr)

(10)

UGE/NA – NEP 10/21

Ainda identificamos que as 8 modalidades de atendimento menos significativas entre janeiro e abril de 2011 somam menos de 1% do total de atendimentos – 0,58%.

ATENDIMENTO POR FAIXA ETÁRIA

O atendimento por faixa etária é contabilizado de duas formas: a partir do número de pessoas vinculadas às empresas atendidas e pelo total de atendimentos. Segundo o primeiro critério, são 636.160 pessoas vinculadas entre janeiro e abril de 2011.

Novamente, notamos uma diminuição no número de registros perdidos, que foram 43% em 2010 e são 32% até abril de 2011 – ainda um número bastante significativo.

Segundo o total de atendimentos, este número cai de 46% para 30%.

A faixa etária “65 anos ou mais” não é mais a de maior ocorrência (excluindo-se os não-informados), ocupando agora o segundo lugar, tanto pelo total de atendimentos quanto pelo número de pessoas vinculadas. O primeiro lugar, também em ambos os casos, passou a ser a faixa “de 30 a 39 anos”.

No tocante às pessoas físicas, o número de registros perdidos cai para 16%, sendo ultrapassado no total geral pela faixa que concentra mais atendimentos também em relação às pessoas físicas: “de 30 a 39 anos” – cerca de 23% do total. De resto, a ordem é a mesma do relatório de pessoas vinculadas às empresas, exceto no caso da faixa de 18 a 24 anos, que é mais importante nas pessoas físicas (11%) do que para as pessoas vinculadas (5,4%).

ATENDIMENTO POR GÊNERO

A análise dos números de atendimento segmentado por gênero quando comparada com os números de 2010 traz novamente uma diminuição do percentual de não- informação, ou de não-preenchimento. Nesse caso, o índice que era de 48% em 2010 chega a 29% em 2011. Novamente ressaltamos que apesar da queda significativa o percentual ainda é alto.

A predominância no atendimento continua sendo de pessoas do sexo masculino.

Dentre aqueles que foram registrados e que se declararam formais, são 55% homens e 45% mulheres – um aumento de 3% em relação ao número de mulheres em 2010. O mesmo movimento pode ser notado no caso dos atendimentos a pessoas físicas, onde a vantagem masculina diminui para 51% a 49% - alteração de apenas um ponto frente a 2010.

ATENDIMENTO POR GRAU DE INSTRUÇÃO

No caso da segmentação do atendimento pelo grau de instrução, o missing, ou a “não- informação”, foi o maior em 2010– chegou a 75,6% dos registros, evidenciando um problema grave no preenchimento. Essa situação também apresentou melhoras no

(11)

UGE/NA – NEP 11/21

período entre janeiro e abril de 2011, contudo de forma mais tímida do que em outros relatórios. O missing caiu para 71%, um número ainda muito alto.

Para os que se declararam formais, os atendimentos de 2011, tal como em 2010, concentram-se especialmente na faixa “ensino médio completo”3, responsável por 13,34% do total de atendimentos (ou 46% dos registros válidos). A seguir vem a categoria “superior completo”, que responde por 4,5% do total (ou 15,7% dos registros válidos).

Assim, dentre os atendimentos onde a variável “grau de instrução” foi preenchida, a atuação do Sebrae concentra-se no público com escolaridade igual ou maior a “ensino médio completo”. Este grupo totaliza 64,6% dos atendimentos. Aqueles com grau de instrução menor do que “ensino médio completo” somam 35,4% dos registros.

Levando em conta todos os atendimentos realizados, a distribuição nas faixas permanece na mesma ordem. Primeiramente, ressaltamos que o missing continua bastante alto (67,8%), embora também diminua em relação a 2010 (72,67%).

ATENDIMENTO POR PORTE DO EMPREENDIMENTO

Mais um relatório em que diminuiu o número de registros sem informação. Enquanto o consolidado do ano de 2010 apresentou 44% do total de registros inválidos, entre janeiro e abril de 2011 esse índice caiu para 36%, ainda alto.

Dentre os registros válidos, persiste a concentração do atendimento Sebrae junto às microempresas, mas com índice ainda maior (89% em 2010 e 92% até abril de 2011).

Assim, diminuiu o percentual relativo ao atendimento às pequenas empresas (de 8,62% em 2010 para 6,7% até abril de 2011). Por fim, registros onde consta atendimento a empresas classificadas como médias e grandes somam 1,37% dos registros, um pouco menos do que representaram em 2010 (1,65%).

Levando em conta os dados da RAIS de 2009, as pequenas empresas são 5,2% do total, enquanto as microempresas são 93,9% do total de empresas do país. Assim, mesmo levando em conta uma queda relativa no atendimento às pequenas empresas, o atendimento do Sebrae junto a esse grupo de empresas se deu numa proporção maior do que sua participação no total de empresas do país.

Quando a análise se dá no número total de atendimentos pelo Sebrae, é importante ressaltar que aqui o percentual de não-informação caiu drasticamente, de 61% dos registros em 2010 para 25% até abril de 2011. Dentre os registros que informam o porte da empresa, a concentração continua nas microempresas, mas há uma alteração importante.

3Também aparecem registros com a nomenclatura antiga, “Segundo Grau Completo”. Somamos as ocorrências.

(12)

UGE/NA – NEP 12/21

Nesse caso, o atendimento às microempresas alcança 99,89% dos registros válidos, índice pouco maior do que o de 2010. Isso indica que as microempresas são atendidas proporcionalmente mais vezes do que as pequenas empresas.

ATENDIMENTO POR SETOR DO EMPREENDIMENTO

Também este relatório apresenta queda no percentual de não-informação, que cai de 31% em 2010 para 21% entre janeiro e abril de 2011. Mais uma vez, apesar da queda, o índice ainda é significativo.

Levando em conta os distintos empreendimentos atendidos entre janeiro e abril de 2011, notamos alterações significativas em relação a 2010. A primeira diz respeito à queda no percentual de empresas do setor de agronegócios (de 7,3% em 2010 para 4,72% até abril de 2011). Comércio e Serviços também aumentaram sua participação no total de atendimentos. O primeiro foi de 38% dos registros válidos em 2010 para 45% em 2011. O segundo foi de 21,7% para 27,8%.

Movimento inverso foi identificado no atendimento a empresas do setor de indústria, que teve sua participação reduzida de 32,5% em 2010 para 22% em 2011.

Quando analisamos a quantidade total de atendimentos, o percentual de registros não preenchidos diminui ainda mais, caindo para 18,8% do total (era 25% em 2010).

Quando analisamos apenas os registros válidos, a distribuição sofre apenas pequenas alterações percentuais em relação ao atendimento a empreendimentos distintos. A mais relevante delas refere-se ao agronegócio, que cai ainda mais, indo para 3,6% do total. O comércio continua concentrando o maior número de atendimentos, seguido pelo setor de serviços e pela indústria.

ATENDIMENTO POR TEMPO DE REGISTRO NO SIACWEB

Esse relatório apresenta qual a idade (por tempo de registro no Siacweb, e não pelo nascimento da empresa) das empresas atendidas pelo Sebrae. Assim como em 2010, esse relatório apresenta um índice de não-informação dentro de um limite bastante razoável: 0,2% do total (era 0,3% em 2010).

Assim como em 2010, a maior concentração nesse quesito encontra-se na faixa

“menos de 1 ano”, que congrega 75,24% do total de registros (era 74% em 2010). A seguir encontra-se a faixa “de 1 a 2 anos”, com 11,15% (era 11,48% em 2010). Ou seja, juntas, as empresas com até 2 anos de registro no Siacweb somam mais de 85% do total das atendidas até abril de 2011.

O ano de 2010 marcou uma ruptura no volume de registros no Siacweb, como parte dos esforços para atingir a meta mobilizadora. Por isso naquele ano o número de empresas na faixa “menos de 1 ano” era muito mais elevado. Se antes de 2010 o

(13)

UGE/NA – NEP 13/21

número de registros era muito menor, mesmo uma empresa que voltasse ao Sebrae não estivesse cadastrada e, por isso, apareceria como um cliente “novo”. Contudo, era de se esperar que nos anos seguintes o número de clientes com “menos de um ano”

diminuísse, pois já haveria uma grande base de registros herdados dos anos anteriores.

O ano de 2011 conta já com a base de 2010 e, apesar disso, os percentuais se mantêm.

Isso significa que a maior parte dos atendimentos em 2011 é composta por novos clientes. O lado positivo dessa constatação é que o Sebrae tem alcançado empresas que ainda não eram clientes, expandindo suas bases. O lado preocupante diz respeito ao fato de que os clientes atendidos em 2010 parecem não estar voltando ao Sebrae - ou então o Sebrae não está voltando a atendê-los.

ATENDIMENTO POR TEMPO DE VIDA DO EMPREENDIMENTO

Este relatório versa sobre a quantidade de empreendimentos atendidos a partir de um corte temporal relativo à idade do mesmo: 2 anos. Esta demarcação refere-se ao período reconhecido pelo Sebrae como mais crítico para a sobrevivência das MPE.

Como já se mostrou uma constante, o percentual de “não-registros” diminuiu: de cerca de 21% do total em 2010 para 14,6% até abril de 2011. Dentre os registros onde consta a informação, verificamos que os atendimentos concentraram-se, em 2011, nas empresas com menos de 2 anos de vida (71% até abril de 2011 ante 65,5% em 2010);

já aquelas com mais de 2 anos responderam por 29% até abril de 2011 frente 34,5%

em 2010.

ATENDIMENTO POR TIPO DE EMPREENDIMENTO

Esse relatório também apresentou uma diminuição significativa nos percentuais de não-informação: de 52% em 2010 o índice caiu para 38% até abril de 2011. Novamente ressaltamos que apesar da queda o valor ainda é alto.

Excetuando-se os registros inválidos, o “Empreendedor Individual” continua sendo a categoria mais numerosa (45,2% do total de registros válidos até abril de 2011), seguido pela categoria “sociedade empresarial” (21%). Empresários Individuais somam cerca de 19%. Ambulantes e artesãos somados chegam a 1,04% do total.

ATENDIMENTO POR REGIÃO

Esse relatório apresenta uma mudança importante em relação ao ano passado. Em 2010, as regiões com mais empresas distintas atendidas eram o Sudeste (45,4%) e o Sul (21,5%). O Nordeste vinha em terceiro com 20,5%.

Os dados coletados até abril de 2011 mostram que o Nordeste tomou a segunda posição da região sul. A liderança continua com o Sudeste, embora este tenha visto seu índice diminuir para 39,5%. O Nordeste assume o segundo lugar, com 26,7% e

(14)

UGE/NA – NEP 14/21

levou o Sul para o terceiro, com 16,2%. Centro-Oeste e Norte continuam em 4º e 5º lugar, respectivamente, embora tenham aumentado sua participação – o Norte foi de 5,6% para 6,9% e o Centro-Oeste foi de 6,8% para 10,5%. Essa mesma distribuição se dá quando analisamos o total de atendimentos, embora nesse caso as regiões Sul e Centro-Oeste apresentem melhoras em termos relativos.

A região sul é a segunda em número absoluto de MPE, e foi ultrapassada pelo Nordeste, que é a terceira nesse quesito. Isso indica um esforço proporcionalmente maior da região no atendimento. Sudeste, Centro-Oeste e Norte ocupam a mesma posição que possuem em relação ao universo de MPE do Brasil.

(15)

UGE/NA – NEP 15/21

TABELAS

1. Atendimento por Atividade econômica (empresas distintas).

2. Atendimento por Atividade Econômica (total).

Atividade Econômica Formal % Informal Total

NAO INFORMADO 163.034 28,43% 3.177 166.211

Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 39.648 6,91% 3.895 43.543 Cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza 23.159 4,04% 4.152 27.311 Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de

alimentação e bebidas 22.311 3,89% 3.704 26.015

Comércio varejista de mercadorias em geral, com

predominância de produtos alimentícios - minimercados, 14.271 2,49% 2.196 16.467 Comércio varejista de outros produtos novos não

especificados anteriormente 13.874 2,42% 2.244 16.118

Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas 10.796 1,88% 1.264 12.060 Manutenção e reparação de veículos automotores 10.001 1,74% 990 10.991 Comércio varejista de ferragens, madeira e materiais de

construção 7.097 1,24% 254 7.351

Comércio varejista especializado de tecidos e artigos de

cama, mesa e banho 7.052 1,23% 591 7.643

Total 573.530 52.985 626.515

Atividade Econômica Formal % Informal Total

NAO INFORMADO 722.080 24,20% 9.812 731.892

Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 216.836 7,27% 18.241 235.077 Cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza 129.554 4,34% 19.458 149.012 Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e

bebidas 116.974 3,92% 16.949 133.923

Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de

produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns 75.014 2,51% 10.041 85.055 Comércio varejista de outros produtos novos não especificados

anteriormente 71.269 2,39% 8.702 79.971

Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas 63.231 2,12% 5.939 69.170

Manutenção e reparação de veículos automotores 56.789 1,90% 4.410 61.199

Comércio varejista de ferragens, madeira e materiais de construção 39.649 1,33% 1.124 40.773 Comércio varejista especializado de tecidos e artigos de cama, mesa

e banho 38.078 1,28% 2.614 40.692

Total 2.984.236 226.706 3.210.942

(16)

UGE/NA – NEP 16/21 3. Atendimento por Categoria de Instrumentos (empreendimentos distintos).

4. Atendimento por Categoria de Instrumentos (total).

Categoria Instrumento Abordagem Formal % Informal Pessoas

Físicas Total Informação Geral de Interesse Empresarial a

Distância Individual 249.670 32,74% 8.837 212.281 470788

Informação Geral de Interesse Empresarial

Presencial Individual 156.311 20,50% 19.710 181.340 357361

Informação Técnica Presencial Individual 120.741 15,84% 15.631 130.663 267035

Consultoria Presencial Individual 90.593 11,88% 15.247 12.905 118745

Informação Técnica a Distância Individual 66.211 8,68% 1.981 115.742 183934

Palestras, Oficinas, Encontros, Seminários

Presenciais Grupal 35.771 4,69% 4.317 133.299 173387

Cursos Presenciais Grupal 17.237 2,26% 2.947 39.810 59994

Consultoria Presencial Grupal 13.491 1,77% 2.387 17.435 33313

Não Encontrado Grupal 8.042 1,05% 1.862 5.417 15321

Informação Geral de Interesse Empresarial

Presencial Grupal 1.438 0,19% 75 1.704 3217

Cursos a Distância Grupal 1.196 0,16% 63 7.187 8446

Informação Técnica Presencial Grupal 995 0,13% 68 2.856 3919

Informação Técnica a Distância Grupal 393 0,05% 2 157 552

Palestras, Oficinas, Encontros, Seminários a

Distância Grupal 270 0,04% 19 1.041 1330

Consultoria a Distância Individual 122 0,02% 3 146 271

Consultoria a Distância Grupal 1 0,00% 0 2 3

Informação Técnica a Distância Universal 1 0,00% 0 0 1

762.483 73.149 861.985 1697617

Total Geral

Categoria Instrumento Abordagem Qnt Atend.

Formais % Qnt Atend.

Informais

Qnt Atend.

Pessoas Físicas

Total Informação Geral de Interesse Empresarial a

Distância Individual 1.119.899 38,25% 37.210 999.162 2156271

Informação Geral de Interesse Empresarial

Presencial Individual 614.064 20,97% 63.246 715.798 1393108

Informação Técnica Presencial Individual 494.378 16,88% 53.219 476.679 1024276

Informação Técnica a Distância Individual 340.188 11,62% 7.790 692.959 1040937

Consultoria Presencial Individual 309.289 10,56% 52.055 45.610 406954

Palestras, Oficinas, encontros, sem.

Presenciais Grupal 15.375 0,53% 2.899 27.176 45450

Consultoria Presencial Grupal 11.899 0,41% 1.906 6.044 19849

Cursos Presenciais Grupal 7.120 0,24% 1.731 8.946 17797

Informação Geral de Interesse Empresarial

Presencial Grupal 5.567 0,19% 235 3.938 9740

Informação Técnica Presencial Grupal 3.968 0,14% 245 14.146 18359

Informação Técnica a Distância Grupal 3.286 0,11% 5 886 4177

Não Encontrado Grupal 1.608 0,05% 432 1.023 3063

Cursos a Distância Grupal 721 0,02% 168 1.265 2154

Palestras, Oficinas, encontros, sem. a

Distância Grupal 475 0,02% 54 814 1343

Consultoria a Distância Individual 306 0,01% 7 507 820

Informação Geral de Interesse Empresarial a

Distância Grupal 9 0,00% 0 1 10

Consultoria a Distância Grupal 3 0,00% 0 197 200

Informação Técnica a Distância Universal 3 0,00% 0 0 3

2.928.158 221.202 2.995.151 6144511

Total Geral

(17)

UGE/NA – NEP 17/21 5. Atendimento por faixa etária (pessoas vinculadas)

6. Atendimento por faixa etária (total)

7. Atendimento por gênero (pessoas vinculadas)

8. Atendimento por gênero (total)

Faixa Etária Formal % Informal Pessoa Física Total

Não Informado 203.041 31,92% 4.672 108.779 318.500

30 a 39 anos 116.767 18,35% 11.038 155.821 284.858

65 anos ou mais 101.819 16,01% 14.508 97.284 214.194

40 a 49 anos 81.939 12,88% 8.816 92.296 183.872

25 a 29 anos 48.824 7,67% 4.944 82.424 136.836

50 a 64 anos 46.454 7,30% 5.434 53.010 105.355

18 a 24 anos 34.539 5,43% 3.844 73.760 112.594

0 a 17 anos 2.777 0,44% 278 7.419 10.523

Total 636.160 53.534 670.793 1.366.732

Faixa Etária Formal % Informal Pessoa Física Total

Não Informado 894.702 29,95% 15.400 481.752 1.402.812

30 a 39 anos 575.518 19,26% 45.963 785.280 1.407.534

65 anos ou mais 450.863 15,09% 69.626 296.949 818.158

40 a 49 anos 420.307 14,07% 37.512 465.919 924.060

25 a 29 anos 241.767 8,09% 19.831 433.925 696.123

50 a 64 anos 235.333 7,88% 24.054 266.703 526.421

18 a 24 anos 158.025 5,29% 14.700 359.251 532.282

0 a 17 anos 11.278 0,38% 1.123 29.233 41.721

Total 2.987.793 228.209 3.119.012 6.349.111

Total %

Masculino 246.807 38,80%

Feminino 200.719 31,55%

Não Informado 188.587 29,65%

TOTAL 636.113

Total %

Masculino 1.155.512 39,17%

Feminino 955.942 32,41%

Não Informado 838.395 28,42%

TOTAL 2.949.849

(18)

UGE/NA – NEP 18/21 9. Atendimento por grau de instrução (pessoas vinculadas)

10. Atendimento por grau de instrução (total)

11. Atendimento por porte (empreendimentos distintos)

Grau de Instrução Formal % Informal Pessoa Física Total

NAO INFORMADO 438.756 71,06% 31.404 388.521 858.681

SEGUNDO GRAU COMPLETO 82.344 13,34% 9.774 88.907 181.025

SUPERIOR COMPLETO 28.102 4,55% 1.996 43.820 73.918

PRIMEIRO GRAU COMPLETO 18.965 3,07% 2.805 17.608 39.378

SEM FORMAÇÃO 16.977 2,75% 1.269 56.571 74.817

PRIMEIRO GRAU INCOMPLETO 16.225 2,63% 2.771 14.926 33.922

SEGUNDO GRAU INCOMPLETO 11.007 1,78% 1.429 13.093 25.529

PÓS-GRADUAÇÃO 4.837 0,78% 353 10.174 15.364

ESPECIALIZAÇÃO 124 0,02% 16 295 435

MESTRADO 71 0,01% 3 170 244

DOUTORADO 19 0,00% 3 33 55

Total 617.427 51.823 634.118 1.303.368

Grau de Instrução Formal % Informal Pessoa Física Total

NAO INFORMADO 1.948.956 67,84% 129.436 1.738.800 3.829.486

SEGUNDO GRAU COMPLETO 419.806 14,61% 43.216 407.362 870.933

SUPERIOR COMPLETO 142.912 4,97% 8.783 241.082 393.038

PRIMEIRO GRAU COMPLETO 99.068 3,45% 12.401 75.158 186.690

SEM FORMAÇÃO 91.303 3,18% 4.761 220.756 316.907

PRIMEIRO GRAU INCOMPLETO 84.276 2,93% 11.569 62.704 158.596

SEGUNDO GRAU INCOMPLETO 58.920 2,05% 6.483 59.914 125.386

PÓS-GRADUAÇÃO 26.364 0,92% 1.560 70.387 98.466

ESPECIALIZAÇÃO 763 0,03% 98 2.353 3.262

MESTRADO 568 0,02% 21 1.328 1.923

DOUTORADO 135 0,00% 14 189 338

Total 2.873.071 218.342 2.880.033 5.985.025

Total %

Microempresa 335.891 58,57%

Não Informado 208.133 36,29%

Pequena Empresa 24.494 4,27%

Média Empresa 2.761 0,48%

Grande Empresa 2.251 0,39%

TOTAL 573.530

(19)

UGE/NA – NEP 19/21 12. Atendimento por Setor (empreendimentos distintos)

13. Atendimento por Setor (total)

14. Atendimento por tempo de relacionamento (empreendimentos distintos)

15. Atendimento por tempo de vida da empresa (empreendimentos distintos)

16. Atendimento por tempo de vida da empresa (empreendimentos distintos)

Total %

Comércio 204.613 35,68%

Serviços 125.542 21,89%

Não Informado 122.773 21,41%

Indústria 99.326 17,32%

Agronegócios 21.276 3,71%

TOTAL 573.530

Total %

Comércio 1.099.431 37,84%

Serviços 653.470 22,49%

Não Informado 547.067 18,83%

Indústria 520.143 17,90%

Agronegócios 85.546 2,94%

TOTAL 2.905.657

Tempo de registro - Siacweb Formal % Informal Pessoa Física Total

Menos de 1 ano 431.526 75,24% 47.129 413.190 891.845

De 1 a 2 anos 63.922 11,15% 3.858 74.794 142.574

De 2 a 3 anos 17.707 3,09% 741 43.162 61.610

De 5 a 6 anos 16.932 2,95% 126 23.514 40.572

Mais de 10 anos 13.105 2,28% 27 24.648 37.780

De 3 a 4 anos 8.769 1,53% 575 27.263 36.607

De 4 a 5 anos 7.262 1,27% 341 26.142 33.745

De 6 a 7 anos 4.862 0,85% 83 16.049 20.994

De 7 a 8 anos 2.980 0,52% 49 8.693 11.722

De 9 a 10 anos 2.781 0,48% 25 7.274 10.080

De 8 a 9 anos 2.480 0,43% 15 5.867 8.362

Não Informado 1.212 0,21% 21 197 1.430

Total 573.538 52.990 670.793 1.297.321

Total %

Até 2 anos 347.395 60,57%

Mais de 2 anos 141.948 24,75%

Não Informado 84.195 14,68%

TOTAL 573.538

Total %

Até 2 anos 1.746.244 59,21%

Mais de 2 anos 755.236 25,61%

Não Informado 447.531 15,18%

TOTAL 2.949.011

(20)

UGE/NA – NEP 20/21 17. Atendimento por tempo de vida da empresa (empreendimentos distintos)

18. Atendimento por tempo de vida da empresa (total)

Tipo de Empreendimento Formal % Informal Total

NAO INFORMADO 218.326 38,07% 2.284 220.610

Empreendedor Individual 160.702 28,02% 624 161.326

Sociedade empresarial 76.919 13,41% 398 77.317

Empresário individual 67.830 11,83% 213 68.043

Produtor Rural 19.735 3,44% 4.376 24.111

Sem constituição jurídica 14.036 2,45% 35.615 49.651

Autônomo 5.226 0,91% 7.267 12.493

Artesão 2.363 0,41% 1.181 3.544

Associação ou Sindicato 1.981 0,35% 19 2.000

Outras organizações privadas sem fins lucrativos 1.880 0,33% 16 1.896

Setor Público – Administração Direta 1.622 0,28% 19 1.641

Ambulante 1.319 0,23% 964 2.283

Cooperativa 1.033 0,18% 6 1.039

Setor Público – Administração Indireta 558 0,10% 3 561

Total 573.530 52.985 626.515

Tipo de Empreendimento Formal % Informal Total

NAO INFORMADO 1.076.659 35,73% 12.695 1.089.354

Empreendedor Individual 933.736 30,99% 4.843 938.579

Sociedade empresarial 433.823 14,40% 1.646 435.469

Empresário individual 356.593 11,83% 1.150 357.743

Produtor Rural 83.771 2,78% 16.647 100.418

Sem constituição jurídica 52.162 1,73% 157.621 209.783

Autônomo 20.028 0,66% 30.710 50.738

Associação ou Sindicato 13.936 0,46% 86 14.022

Outras organizações privadas sem fins lucrativos 12.156 0,40% 82 12.238

Setor Público – Administração Direta 10.251 0,34% 49 10.300

Artesão 7.471 0,25% 2.513 9.984

Cooperativa 6.302 0,21% 42 6.344

Setor Público – Administração Indireta 3.513 0,12% 8 3.521

Ambulante 3.048 0,10% 1.680 4.728

Total 3.013.449 229.772 3.243.221

(21)

UGE/NA – NEP 21/21

Referências

Documentos relacionados

Considerando a contabilidade como centro de gestão da informação, os autores defendem o aprimoramento de uma visão sistêmica ao profissional, como também uma maior compreensão

MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINAS DE LIMPEZA DE ALTA PRESSÃO J 6500 - J 6800 (BY PASS) J 6500 - J 6800 (STOP TOTAL) Exclusivo para uso doméstico.. Atenção: Não utilizar

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Ainda com a palavra, esclareceu aos senhores Conselheiros que com a definição do governo do estado de Goiás da impossibilidade de que as OSS mantenham reserva financeira para

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISE DE BACIAS E FAIXAS MÓVEIS, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO –UERJ, torna público o presente Edital, com normas,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo