• Nenhum resultado encontrado

Gestão Governamental EPPGG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gestão Governamental EPPGG"

Copied!
130
0
0

Texto

(1)

Gestão Governamental

EPPGG - 2013

256 QUESTÕES

Leonardo Ferreira

17/07/2013

Lista de exercícios contendo todas as provas anterior de Administração Pública/Gestão Governamental do concurso para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)/MPOG, bem como demais provas da ESAF com conteúdos programáticos similares ao conteúdo programático do concurso para Gestor Governamental.

(2)

PROVA 1 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – DNIT/2013

Questão 01 - A administração pública no Brasil evolui-se por meio de três modelos básicos: a

administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial. Assim, pode-se afirmar que a reforma do aparelho do Estado que adotou o modelo de administração gerencial foi orientada predominantemente:

I. pelos valores da eficiência e qualidade na prestação dos serviços públicos. II. pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.

III. pelo rompimento com todos os princípios da administração pública burocrática. Marque a opção correta.

a) As afirmativas I e III estão corretas. b) As afirmativas II e III estão corretas. c) As afirmativas I e II estão corretas. d) Somente a afirmativa I está correta. e) Somente a afirmativa III está correta.

Questão 02 – A reforma do aparelho do Estado no Brasil, que substituiu o modelo de

administração burocrático e adotou o modelo de administração gerencial, foi marcada por uma diferença que é considerada fundamental. Essa diferença fundamental está

a) na forma de controle, que deixa de basear-se nos resultados para focar nos processos. b) na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para focar nos resultados. c) na rigorosa profissionalização da administração pública que deixa de ser um princípio fundamental.

d) na forma de controle, que passa a basear-se unicamente nos processos.

e) na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos e na profissionalização da administração pública para focar nos resultados.

Questão 03 - São consequências previstas no modelo burocrático:

( ) Caráter legal das normas.

( ) Previsibilidade do comportamento humano. ( ) Máxima eficiência da organização.

( ) Padronização do desempenho dos participantes. ( ) Impessoalidade no relacionamento.

Analise as afirmações anteriores, marque “C” para certo e “E” para errado e assinale a opção correta. a) E – E – E – C – C b) C – C – E – C – E c) E – C – C – E – C d) E – C – E – C – E e) C – E – C – E – E

(3)

GABARITO OFICIAL 1 C 11 21 31 41 51 2 B 12 22 32 42 52 3 D 13 23 33 43 53 4 14 24 34 44 54 5 15 25 35 45 55 6 16 26 36 46 56 7 17 27 37 47 57 8 18 28 38 48 58 9 19 29 39 49 59 10 20 30 40 50 60

(4)

PROVA 2 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – CGU/2012

Questão 01 – (ESAF/CGU/2012) Considerando que o fenômeno da “Judicialização da Política” ocorre sempre que os tribunais, no desempenho normal das suas funções, afetam de modo significativo as condições da ação política, pode-se afirmar corretamente que:

a) a revisão jurisdicional do ato administrativo fere o princípio da separação dos poderes.

b) sua ocorrência gera um fator de imponderabilidade no trato do orçamento e das políticas públicas.

c) no Brasil, tal capacidade é herança direta do Poder Moderador, estatuído por D. Pedro I.

d) é figura desnecessária ao Brasil de hoje, dados o nível de representação social e o poder dos grupos de pressão.

e) esse fenômeno só afeta a política, pouco importando à gestão pública o que (e como) decidem os magistrados.

Questão 02 – (ESAF/CGU/2012) Acerca das experiências de reforma da máquina pública havidas em nosso país, é correto afirmar que: a) ao contrário da proposta bresseriana, as principais experiências de

reforma anteriores – o modelo daspiano e o Decreto-Lei 200 – deram-se em um ambiente democrático, baseado no debate e na negociação, a despeito de um processo decisório mais concentrador.

b) originariamente pensadas desde a edição do Plano de Metas, as parcerias público-privadas (PPPs) não se constituem, por isso mesmo,

uma inovação do atual modelo administrativo, apesar de seu grande sucesso e proliferação nos níveis federal e subnacionais.

c) o melhor exemplo de um bem sucedido resultado da Reforma Bresser é o caso das agências regulatórias, montadas de forma homogênea calcada na visão mais geral do modelo regulador, condição básica ao que viria a substituir o padrão varguista de intervenção estatal.

d) mesmo sem atingir todos os seus objetivos, a proposta bresseriana de reforma deu causa a um “choque cultural”, tendo se espraiado pelos governos subnacionais no qual, facilmente, percebe se a sua influência na atuação dos gestores públicos e em uma série de inovações governamentais.

e) a atual proposta de reforma, também calcada na gestão por resultados – porém não mais tachada de “neoliberal” –, aposta seu sucesso em duas frentes: a quebra da estabilidade, com o reforço do

emprego público, e a redução da administração indireta, com o aprofundamento das privatizações.

(5)

Questão 03 – (ESAF/CGU/2012) Ao realizarmos um balanço da recente trajetória da administração pública brasileira no período contado a partir da edição da Carta Constitucional de 1988, em especial quanto a temas ligados à gestão, à governança federativa e aos mecanismos de controle público, é correto afirmar que

a) se analisarmos o projeto bresseriano, ele foi bem-sucedido. Tanto

que o governo central apoiou integralmente a ampla reforma da administração pública prevista no Plano Diretor da Reforma do Estado, sendo seu marco de gestão o conceito de administração de resultados por meio da execução de políticas, calcada no PAC.

b) a despeito das inegáveis melhorias na gestão econômica, na introdução de mecanismos de avaliação de políticas públicas e no ordenamento das políticas sociais no campo federativo, os poderes dos órgãos de controle têm sido sistematicamente reduzidos, impactando negativamente a accountability vertical do Estado.

c) um dos reflexos negativos do Plano Real foi a descentralização excessiva das políticas públicas, sem a necessária preocupação com a articulação intergovernamental e com a heterogeneidade da federação brasileira, dando causa à redução da competição entre os governos subnacionais e à extinção da chamada “guerra fiscal”.

d) a Constituição Federal ousou e inovou ao incorporar os preceitos de profissionalização e publicização, impregnada como o foi pelo movimento de reformas intitulado New Public Management, que varria países da Europa e da Oceania desde os anos 1950.

e) nos últimos tempos, o ciclo das políticas públicas tem visto crescer a participação e o controle sociais, fenômeno em muito impulsionado pela diversidade de programas que atrelam o recebimento de recursos à montagem de mecanismos de participação e fiscalização locais.

(6)

Questão 04 – (ESAF/CGU/2012) Acerca do ciclo de gestão das políticas públicas na história recente do país, é correto afirmar que:

a) por ser constitucionalmente adstrito a avaliar a execução dos programas de governo, o trabalho do controle interno pouco pode contribuir para o planejamento de novas políticas públicas.

b) a maior ou menor capacidade técnica da máquina pública federal pouco tem interferido na eficácia da implementação de políticas nacionais, haja vista o fortalecimento estrutural dos governos estaduais e municipais.

c) os órgãos de controle externo e interno têm demonstrado uma preocupação cada vez maior com a medição do desempenho, o que denota um avanço quanto à sua tradicional forma legalista de agir.

d) cada vez mais o Plano Plurianual tem sido desprestigiado como ferramenta de planejamento, quadro que se comprova pela sua crescente dissociação dos orçamentos de curto prazo.

e) passado o fervor inicial, a participação do terceiro setor na execução das políticas nacionais tem se mostrado ineficaz e desnecessária, em especial pelo incremento da capacidade operacional dos governos subnacionais. Questão 05 – (ESAF/CGU/2012) Considerando o atual contexto da administração pública brasileira, incluindo-se aí o arcabouço legal, seus desdobramentos e as principais discussões temáticas, é correto afirmar que:

a) além de barrar candidaturas, a Lei da Ficha Limpa tem servido de inspiração para várias iniciativas em outras esferas da vida pública, a exemplo do uso de seus princípios, em diversos estados e municípios, como fator impeditivo à posse em cargos de confiança.

b) tendo por base a transparência nos gastos, a Lei de Responsabilidade Fiscal foi criada, essencialmente, para melhorar o desempenho do setor público por meio do equilíbrio orçamentário, o que significa dizer que seus reflexos não alcançam o setor produtivo nem impactam a economia subnacional.

c) tecnicamente ousada desde o nascimento, a Lei n. 4.320/1964, também conhecida como Lei de Responsabilidade Orçamentária, pode ser considerada a pedra angular para a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal, haja vista suas fortes exigências em torno da disciplina fiscal e da transparência.

d) ao passo em que limitou a capacidade de atuação dos Tribunais de Contas, a Lei de Responsabilidade Fiscal também contribuiu para o enfraquecimento dos órgãos de controle interno. Daí, em um movimento contrário, ter sido criada a CGU, como forma de se estabelecer novo equilíbrio.

(7)

e) ao aceitar o fato de que é possível, para o Estado, adotar formas de gestão consagradas pelo setor privado, a discussão em torno da ética no serviço público passou a admitir o afrouxamento de alguns preceitos, em especial os afetos ao nepotismo e ao patrimonialismo.

Questão 06 – (ESAF/CGU/2012) Sobre redes de políticas públicas, não

é correto afirmar que:

a) surgem no âmbito da reforma gerencial do Estado, quando se

buscou implementar inovações na administração pública que

promovessem a eficácia e a eficiência das ações governamentais.

b) são sujeitas aos efeitos causados pela assimetria informacional

entre seus membros.

c) demandam uma estrutura de coordenação e prestação de contas

que leve em consideração as interdependências existentes.

d) possuem estruturas polimórficas, que podem ser representadas

por um conjunto de nós e vínculos que indicam, entre outros

aspectos, a possível presença de capital social nas transações.

e) são instrumento analítico fundamental para caracterizar as

relações intergovernamentais nas políticas sociais brasileiras.

Questão 07 – (ESAF/CGU/2012) Sobre os avanços recentes na promoção da governança democrática e da participação social no

Brasil, podemos citar os seguintes:

a) A integração e consolidação dos subsídios concedidos pelos estados e municípios, tornando mais coerente e transparente a política tributária dos estados.

b) A ampliação do controle social sobre a política fiscal, visto que hoje mais de 2/3 dos investimentos públicos federais são decididos a partir de consultas à população mediante mecanismos de orçamento participativo. c) O aperfeiçoamento nos mecanismos de prestação de contas pessoais dos parlamentares que estabeleceu um novo marco fundamental para a redução dos escândalos envolvendo o Poder Legislativo nos Estados e Municípios. d) A maior profissionalização da burocracia federal, visto que os ocupantes de todos os cargos de direção no Poder Executivo são submetidos a processo seletivo amplo e transparente.

e) A expansão no número e na atuação dos conselhos nacionais de políticas públicas ao longo dos últimos 10 anos, numa tentativa de colocar em prática os preceitos da democracia participativa previstos na Constituição de 1988.

(8)

Questão 08 – (ESAF/CGU/2012) Desde os anos 1990, os sucessivos

governos brasileiros trataram de dotar a Administração Pública de um

caráter gerencial em substituição do modelo burocrático herdado da

Era Vargas. A seguir são apresentadas algumas características de

modelos administrativos.

I. Estruturas flexíveis e autonomia administrativa;

II. Parcerias público-privadas;

III. Avaliações de desempenho e prestação de contas à sociedade.

O modelo gerencial incorpora

a) apenas a característica I.

b) apenas a característica II.

c) apenas as características III.

d) todas as características.

e) nenhuma característica.

Questão 09 – (ESAF/CGU/2012) O Federalismo brasileiro surgido da

Constituição de 1988 apresenta uma série de características que o

distingue do existente na maioria das demais nações federativas.

Indique qual das características enunciadas a seguir está incorreta.

a) É um federalismo economicamente assimétrico porque existe

grande diferença de poder econômico entre seus entes federados.

b) É um federalismo caracterizado pela sobrerrepresentação política

de alguns dos pequenos entes federados.

c) É um federalismo que reproduz, em todos os seus entes federados,

a divisão de poderes existente no governo central.

d) É um federalismo que distribui competências entre os diversos

entes federados.

e) É um federalismo que permite e regulamenta o aumento do

número de entes federados.

(9)

Questão 10 –

(ESAF/CGU/2012) No marco da vertente societal da

administração pública, conforme Ana Paes de Paula, a ampliação da

participação dos atores sociais na definição da agenda política

orienta-se por uma série de características. Das relacionadas abaixo,

indique a incorreta.

a) Nessa vertente, trabalha-se com instrumentos para exercer um

maior controle social sobre as ações estatais e a diminuição do

monopólio do Estado na definição e implementação das ações

públicas.

b) De acordo com essa vertente, a reforma de Estado não é somente

uma questão administrativa e gerencial, mas também um projeto

político.

c) Nessa vertente, distingue-se o que pertence ao domínio da gestão

e ao domínio da política.

d) Nessa vertente, as decisões são políticas, mas precisam levar em

conta variáveis técnicas.

e) Essa vertente busca assegurar a democracia através da prestação

de serviços públicos orientados para o “cidadão-cliente” e controlados

pela sociedade.

Questão 11 – (ESAF/CGU/2012) Nos moldes atuais, a adoção de

estratégias competitivas, pela administração pública como um todo,

afigura-se tarefa pouco sustentável uma vez que

a) é impensável supor a possibilidade de concorrência entre órgãos

públicos.

b) sua aplicabilidade se restringe às empresas públicas.

c) os serviços públicos entregues aos usuários não podem ser

diferenciados.

d) a administração pública carece de uma contabilidade de custos

efetiva.

e) sua aplicabilidade se restringe às empresas públicas e às

sociedades de economia mista.

(10)

Questão 12 – (ESAF/CGU/2012) Acerca da aplicabilidade da Gestão

Estratégica ao setor público, é correto afirmar que

a) a Gestão Estratégica é dispensável para uma instituição como a

Câmara dos Deputados, já que sua missão e seu papel encontram-se

inteiramente demarcados na Constituição federal.

b) o modelo tradicional do BSC é totalmente adequado aos órgãos da

administração pública, sendo desnecessárias quaisquer adaptações.

c) o uso dos preceitos de Gestão Estratégica apenas se justifica nas

entidades da administração indireta, dadas sua natureza e finalidade.

d) a aplicação do BSC na administração pública dispensa

preocupações com a preocupação financeira, já que o lucro não é um

de seus objetivos.

e) a perspectiva cliente é ponto fundamental de Gestão Estratégica

ainda que, na administração pública, o conceito de clientela seja

menos desenvolvido que na iniciativa privada.

Questão 13 – (ESAF/CGU/2012) De acordo com o Guia Referencial para

Medição do Desempenho da Gestão, de lavra da Secretaria de Gestão

do Ministério do Planejamento, indicadores de desempenho devem

ser especificados por meio de métricas estatísticas, comumente

formadas por porcentagem, média, número bruto, proporção e índice.

Isso posto, a grandeza qualitativa ou quantitativa que permite

classificar as características, resultados e consequências dos

produtos, processos ou sistemas refere-se ao seguinte básico de

um indicador:

a) Medida.

b) Fórmula.

c) Índice.

d) Padrão de comparação.

e) Meta.

(11)

Questão 14 – (ESAF/CGU/2012) Ao realizar uma abordagem estratégica

sobre o papel dos órgãos de controle, a Secretaria de Assuntos

Estratégicas da Presidência da República (SAE), por meio da Agenda

Nacional de Gestão Pública, apresenta uma série de problemas

atuais, propostas de soluções e desafios para o futuro.

Nesse contexto, é correto afirmar que à SAE interessa

a) o aumento da Judicialização da gestão pública, por meio do

fortalecimento do caráter repressor e punitivo do direito

administrativo.

b) a redução da profunda desconfiança com que os órgãos de

controle costumam olhar o terceiro setor e a atividade empresarial.

c) o incremento do viés legalista, em desfavor do enfoque

fiscalizatório voltado para resultados.

d) a redução da transparência na tramitação de processos que

envolvam o setor público e o setor privado.

e) a promoção de uma nova postura dos órgãos administrativos, a

fim de que se aliem à cultura vigente dos órgãos de controle.

Questão 15 – (ESAF/CGU/2012) Segundo o Instituto Brasileiro de

Governança Corporativa – IBGC, governança corporativa é o sistema

pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas,

envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de

Administração, Diretoria e órgãos de controle. Nesse contexto,

também aponta o IBGC os seguintes princípios básicos de governança

corporativa, todos passíveis de aproveitamento no âmbito do setor

público, exceto:

a

) Equidade.

b) Responsabilidade Corporativa. c) Legalidade e Legitimidade. d) Transparência.

(12)

GABARITO OFICIAL 1 B 11 D 21 31 41 51 2 D 12 E 22 32 42 52 3 E 13 A 23 33 43 53 4 C 14 B 24 34 44 54 5 A 15 C 25 35 45 55 6 A 16 26 36 46 56 7 E 17 27 37 47 57 8 D 18 28 38 48 58 9 C 19 29 39 49 59 10 E 20 30 40 50 60

(13)

PROVA 3 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – AFRFB/2012

Questão 01 - O Decreto n. 7.478, de 12 de maio de 2011, criou a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade – CGDC, do Conselho de governo.

É competência desta Câmara

a) implementar iniciativas no âmbito de políticas de gestão, desempenho e competitividade.

b) supervisionar e acompanhar a implementação das decisões adotadas pelos ministérios e governos estaduais.

c) estabelecer diretrizes estratégicas e planos para formulação e implementação de políticas de melhoria da gestão da administração pública estadual.

d) identificar processos finalísticos e órgãos secundários de atuação para fortalecer a gestão de resultados na administração pública.

e) prestar assessoramento ao Presidente da República na formulação e implementação de mecanismos de controle e avaliação da qualidade do gasto público.

Questão 02 - Sobre o modelo de Administração Pública Burocrática, é correto afirmar que:

a) pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, na qual os cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas.

b) assume que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos, com o controle de procedimentos.

c) prega a descentralização, com delegação de poderes, atribuições e responsabilidades para os escalões inferiores.

d) preza os princípios de confiança e descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas e descentralização de funções.

e) o administrador público prega o formalismo, o rigor técnico e preocupa-se em oferecer preocupa-serviços, e não em gerir programas.

(14)

Questão 03 - O acesso à informação de que trata a Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação no Brasil), compreende, entre outros, os direitos abaixo, exceto:

a) informação pertinente à administração do patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitação, contratos administrativos.

b) informação sobre atividades exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive as relativas à sua política, organização e serviços, mesmo que sigilosa ou parcialmente sigilosa.

c) informação primária, íntegra, autêntica e atualizada.

d) orientação sobre os procedimentos para a consecução de acesso, bem como sobre o local onde poderá ser encontrada ou obtida a informação almejada.

e) informação produzida ou custodiada por pessoa física ou entidade privada decorrente de qualquer vínculo com seus órgãos ou entidades, mesmo que esse vínculo já tenha cessado.

Questão 04 - Entre novas tecnologias gerenciais e organizacionais aplicadas à Administração Pública, temos a Carta de Serviços ao Cidadão, preconizada pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Segundo o GESPÚBLICA, a Carta de Serviços tem como premissas

a) transparência e accountability.

b) Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei de Acesso à Informação. c) gestão de processos e prestação de contas ao cidadão. d) foco no cidadão e indução do controle social.

e) canais de acesso à informação pelo cidadão e governo eletrônico.

Questão 05 - “Todos os gestores públicos estão submetidos ao controle”. Esta afirmação é referente ao princípio da

a) Universalidade. b) Independência. c) Legalidade. d) Imparcialidade. e) Totalidade.

(15)

GABARITO OFICIAL 1 E 11 21 31 41 51 2 B 12 22 32 42 52 3 B 13 23 33 43 53 4 D 14 24 34 44 54 5 A 15 25 35 45 55 6 16 26 36 46 56 7 17 27 37 47 57 8 18 28 38 48 58 9 19 29 39 49 59 10 20 30 40 50 60

(16)

PROVA 4 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – APO/MPOG/2010

01- ESAF/APO/MPOG/2010 - A análise da evolução da administração pública brasileira, a partir dos anos 1930, permite concluir acertadamente que: a) com o Estado Novo e a criação do DASP, a admissão ao serviço público passou a ser feita exclusivamente por meio de concurso público, sendo descontinuadas as práticas do clientelismo e da indicação por apadrinhamento.

b) a reforma trazida pelo Decreto-Lei n. 200/67 propugnou pela descentralização funcional do aparelho do Estado mediante delegação de autoridade aos órgãos da administração indireta para a consecução de muitas das funções e metas do governo.

c) a partir de meados do século XX, com o desenvolvimentismo, deu-se a ampliação e a consolidação da administração direta, principal gestora das políticas públicas implementadas pela administração indireta.

d) a partir dos anos 1980, dadas a falência do estado do bem-estar social, a crise fiscal e a redemocratização, as reformas do aparelho do Estado passaram a seguir uma estratégia única e homogênea.

e) os ‘50 Anos em 5’ e a construção de Brasília, no período JK, representaram a pedra fundamental do que viria a ser a adoção do gerencialismo no serviço público.

02- ESAF/APO/MPOG/2010 - Acerca dos modelos de gestão patrimonialista, burocrática e gerencial, no contexto brasileiro, é correto afirmar:

a) cada um deles constituiu-se, a seu tempo, em movimento administrativo autônomo, imune a injunções políticas, econômicas e culturais.

b) com a burocracia, o patrimonialismo inicia sua derrocada, sendo finalmente extinto com a implantação do gerencialismo.

c) o caráter neoliberal da burocracia é uma das principais causas de sua falência.

d) fruto de nossa opção tardia pela forma republicana de governo, o patrimonialismo é um fenômeno administrativo sem paralelo em outros países.

e) com o gerencialismo, a ordem administrativa se reestrutura, porém sem abolir o patrimonialismo e a burocracia que, a seu modo e com nova roupagem, continuam existindo.

(17)

03- ESAF/APO/MPOG/2010 - Com a Emenda Constitucional n. 19/1998, o tema ‘desempenho institucional’, no âmbito da administração pública federal direta e indireta, passou a contar com a possibilidade de incorporação das seguintes inovações, exceto:

a) ampliação, mediante contrato, da autonomia gerencial, orçamentária e financeira de órgãos e entidades da administração direta e indireta.

b) pagamento, a órgãos e entidades que cumpram as metas preestabelecidas, de bônus por desempenho.

c) pactuação de metas de desempenho entre órgãos e entidades da administração direta e indireta e órgãos centrais do governo.

d) autonomia administrativa para o estabelecimento e uso de regras próprias de licitação e de contratação de pessoal sem concurso público. e) pagamento de prêmio de produtividade por economia com despesas correntes.

04- ESAF/APO/MPOG/2010 - Assinale a opção correta.

a) Por determinação constitucional, o orçamento participativo, como instrumento de soberania popular, visa à ampliação da democracia direta. b) O objeto da Administração Pública Gerencial é o desenvolvimento dos processos participativos de gestão pública.

c) O exercício da Governança Pública, a exemplo do que ocorre no orçamento participativo, implica o aumento da importância do uso de critérios técnicos nos processos de decisão.

d) A ascensão de valores neoliberais e o chamado esvaziamento do Estado são considerados forças propulsoras do movimento da Governança Pública. e) Os processos participativos de gestão pública representam uma completa ruptura em relação ao modelo tradicional burocrático.

05- ESAF/APO/MPOG/2010 - Acerca da contratualização de resultados, pela administração pública, é correto afirmar:

a) segundo alguns doutrinadores do Direito Administrativo, o Contrato de Gestão não seria o termo adequado para a pactuação entre órgãos da administração direta.

b) como área temática, a contratualização de resultados tem por objetivo maior a redução das amarras burocráticas impostas à administração direta. c) o Contrato de Gestão, quando firmado com OSCIPs, prescinde do estabelecimento de padrões de desempenho.

(18)

d) a contratualização de resultados nada mais é que um dos processos de terceirização preconizados pelo Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, de 1995.

e) o Termo de Parceria, quando firmado com Organizações Sociais, obriga ao estabelecimento de padrões de desempenho.

06- ESAF/APO/MPOG/2010 - Os sistemas de controle interno e de controle externo da administração pública federal se caracterizam por:

a) constituírem um mecanismo de retroalimentação de uso obrigatório pelos sistemas de Planejamento e Orçamento.

b) no caso do controle interno, integrar o Poder Executivo; no caso do controle externo, integrar o Poder Judiciário.

c) serem instâncias julgadoras das contas prestadas por gestores e demais responsáveis pelo uso de recursos públicos.

d) não poderem atuar ou se manifestar no caso de transferências voluntárias da União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. e) serem autônomos entre si, não havendo subordinação hierárquica entre um e outro.

07- ESAF/APO/MPOG/2010 - Em decorrência do que dispõe o Decreto n. 1.171/94 (Código de Ética), aos servidores públicos civis do Poder Executivo Federal, é vedado:

a) embriagar-se.

b) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno do serviço, em benefício de suas funções.

c) participar de grupos anti-semitas.

d) posicionar-se contrariamente ao sistema de cotas. e) exercer outra atividade profissional.

08- ESAF/APO/MPOG/2010 - Sobre a forma de prestação de serviços públicos, é correto afirmar:

a) a centralização administrativa é permitida; a concentração administrativa é vedada.

b) a descentralização administrativa permite a participação de entes não-estatais.

(19)

d) descentralização administrativa implica desconcentração administrativa. e) a desconcentração administrativa pressupõe a existência de duas pessoas jurídicas.

09- ESAF/APO/MPOG/2010 - Uma adequada compreensão do processo evolutivo da administração pública brasileira nos revela que:

a) o patrimonialismo se extingue com o fim da dominação portuguesa, sendo o reinado de D. Pedro II o ponto de partida para a implantação do modelo burocrático.

b) em um ambiente onde impera o gerencialismo, não há espaço para o modelo burocrático.

c) a implantação do modelo gerencial, em fins do século passado, consolida o caráter burocrático-weberiano do aparelho do Estado, notadamente na administração direta.

d) de certa forma, patrimonialismo, burocracia e gerencialismo convivem em nossa administração contemporânea.

e) a importância do modelo gerencial se expande a partir do momento em que a administração direta se robustece, nos anos 1950, em paralelo à crescente industrialização do país.

10- ESAF/APO/MPOG/2010 - Acerca do tema “Agências Executivas e Agências Reguladoras”, é correto afirmar:

a) a denominação “Agência Executiva” designa um título jurídico que pode ser atribuído a autarquias e fundações públicas, não traduzindo uma nova forma de pessoa jurídica pública.

b) as Agências Reguladoras gozam de uma autonomia precária, conferida pela simples contratualização de suas atividades.

c) as Agências Executivas surgem da descentralização do Estado e da substituição da sua função empreendedora, o que requer o fortalecimento das funções de fiscalização.

d) na União, o título de Agência Reguladora é conferido mediante decreto do Presidente da República.

e) em geral, as Agências Reguladoras implementam as políticas públicas, sem se ocuparem de disciplinar a atuação de outras entidades.

(20)

11- ESAF/APO/MPOG/2010 - Em nossos dias, embora sequer sejam citadas (os) pelo Decreto-Lei n. 200/1967, também integram a administração indireta as (os):

a) Organizações Sociais de Interesse Público.

b) Organizações Não-Governamentais sem fins lucrativos. c) Organizações Sociais.

d) Consórcios Públicos com personalidade jurídica de direito público. e) Parceiros Público-Privados sem fins lucrativos.

GABARITOS OFICIAIS 1 B 11 D 21 31 41 51 2 E 12 22 32 42 52 3 D 13 23 33 43 53 4 D 14 24 34 44 54 5 A 15 25 35 45 55 6 E 16 26 36 46 56 7 C 17 27 37 47 57 8 B 18 28 38 48 58 9 D 19 29 39 49 59 10 A 20 30 40 50 60

(21)

PROVA 5 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – AFT/MTE/2010

1- Um consórcio público, com personalidade jurídica de direito público, composto por alguns municípios, pelos respectivos governos estaduais e pela União, integra:

a) nos municípios e nos estados, a administração direta; na União, a administração indireta.

b) nos municípios, nos estados e na União, a administração indireta.

c) nos municípios, a administração direta; nos estados e na União, a administração indireta.

d) nos municípios, nos estados e na União, a administração direta.

e) nos municípios e nos estados, a administração indireta; na União, a administração direta.

2- Sobre as experiências de reformas administrativas em nosso país, é correto afirmar:

a) a implantação do DASP e a expedição do Decreto-Lei n. 200/67 são exemplos de processos democráticos de reformismo baseados no debate, na negociação e em um modelo decisório menos concentrador.

b) ainda que o formalismo e a rigidez burocrática sejam atacados como males, alguns alicerces do modelo weberiano podem constituir uma alavanca para a modernização, a exemplo da meritocracia e da clara distinção entre o público e o privado.

c) o caráter ‘neoliberal’ do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado foi a mola propulsora de seu amplo sucesso e da irrestrita adesão pelo corporativismo estatal.

d) já nos anos 1980, o Programa Nacional de Desburocratização propunha uma engenharia institucional capaz de estabelecer um espaço público não-estatal, com a incorporação das Organizações Sociais.

e) desde os anos 1990, a agenda da gestão pública tem sido continuamente enriquecida, sendo hoje mais importante que as agendas fiscal ou econômica.

(22)

3- A correta análise da modernização da Administração Pública brasileira, havida nas últimas décadas, permite chegar às seguintes conclusões, exceto:

a) a despeito de tudo, a administração pública ainda carrega tradições seculares de características semifeudais e age como um instrumento de manutenção do poder tradicional.

b) não obstante as qualidades das medidas em prol da profissionalização do serviço público, previstas na Constituição de 1988, parte dessa legislação resultou, na verdade, em aumento do corporativismo estatal.

c) uma das ações mais significativas na gestão pública foi a incorporação do governo eletrônico.

d) constituiu-se uma coalizão em torno do Plano Plurianual - PPA e da idéia de planejamento, com a retomada e o reforço de sua versão centralizadora e tecnocrática adotada no regime militar.

e) os programas de renda mínima acoplados a instrumentos criadores de capacidade cidadã, política das mais interessantes na área social, tiveram origem nos governos subnacionais e não na União.

4- As seguintes afirmações espelham entendimentos corretos sobre a Nova Gestão Pública (NGP), exceto:

a) a NGP é um movimento cuja origem remonta às mudanças havidas nas administrações públicas de alguns países a partir da década de 1970, principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra.

b) o consumerismo consiste em uma reorientação do gerencialismo puro, mais voltada à racionalização e tendo como ponto central a satisfação das necessidades dos cidadãos, consumidores de serviços públicos.

c) a NGP nasceu gerencialista nos anos 1980, tendo sido fortemente inspirada nas reformas minimalistas e na proposta de aplicação da tecnologia de gestão empresarial ao Estado.

d) nos anos 1990, o Public Service Oriented resgatou os conceitos de transparência, dever social de prestação de contas, participação política, equidade e justiça, introduzindo novas ideias ao modelo gerencial puro. e) desde o início, a experiência brasileira em NGP aponta para uma forte retomada do estado do bem-estar social e do desenvolvimentismo burocrático, ideal reforçado pela recente crise do mercado financeiro internacional.

(23)

5- Assinale a opção correta.

a) As eleições e o voto são mecanismos de accountability horizontal.

b) Uma alta demanda social por accountability afeta, negativamente, a capacidade de governança.

c) Sem legitimidade, não há como se falar em governabilidade.

d) Instâncias responsáveis pela fiscalização das prestações de contas contribuem para o desempenho da accountability vertical.

e) Uma boa governabilidade garante uma boa governança.

6- Sobre o tema ‘governo eletrônico e transparência’, é correto afirmar:

a) para uma maior transparência dos governos, é necessário que as informações estejam disponíveis em linguagem acessível, para entendimento do público em geral.

b) em regiões com altos índices de exclusão digital, é justificável a pouca transparência dos governos locais.

c) como instrumento efetivo para uma melhor governança, a simples implementação do governo eletrônico garante maior eficiência e transparência.

d) quanto maior é a oferta de serviços on-line disponibilizados ao cidadão, maior é a transparência dos atos públicos.

e) a dimensão tecnológica é mais importante que a político-institucional para definir em que medida um governo eletrônico pode ser mais ou menos transparente.

7- Nos casos em que um gestor público, visando ao planejamento estratégico de sua organização, necessite realizar uma análise de cenário com base nas forças e fraquezas oriundas do ambiente interno, bem como nas oportunidades e ameaças oriundas do ambiente externo, é aconselhável que o faça valendo-se da seguinte ferramenta:

a) Balanced Scorecard. b) Reengenharia. c) Análise SWOT.

d) Pesquisa Operacional. e) ISO 9000.

(24)

8- A aplicação do empreendedorismo, no âmbito da Administração Pública, implica saber que:

a) normas rígidas e exaustivas são o melhor suporte para a tomada de decisão em ambientes complexos sob constante mudança.

b) não se deve estimular a competição entre entidades prestadoras de serviços públicos semelhantes.

c) a administração por resultados perde espaço para a supervisão hierárquica e para a realização de auditorias de gestão.

d) quanto maior a autonomia conferida a servidores públicos, novas formas de controle ou responsabilização devem ser adotadas.

e) tal como ocorre na iniciativa privada, incentivos econômicos são o principal fator motivacional de gerentes e chefes.

9- Sobre o ciclo de gestão do governo federal, é correto afirmar:

a) por razões de interesse público, é facultada ao Congresso Nacional a inclusão, no projeto de Lei Orçamentária Anual, de programação de despesa incompatível com o Plano Plurianual.

b) a iniciativa das leis de orçamento anual do Legislativo e do Judiciário é competência privativa dos chefes dos respectivos Poderes.

c) nos casos em que houver reeleição de Presidente da República, presume-se prorrogada por mais quatro anos a vigência do Plano Plurianual.

d) a execução da Lei Orçamentária Anual possui caráter impositivo para as áreas de defesa, diplomacia e fiscalização.

e) a despeito de sua importância, o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual são meras leis ordinárias.

10- O estudo do tema ‘controle da administração pública’ nos revela que: a) submetem-se a julgamento todas as contas prestadas por responsáveis por bens ou valores públicos, aí incluído o Presidente da República.

b) no exercício do poder de autotutela, a administração pública pode rever seus atos, mas não pode declará-los nulos.

c) em respeito ao princípio da separação dos poderes, é vedado o controle transversal de um Poder sobre os outros.

d) o controle interno é exercido pelo Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas da União.

e) o Poder Judiciário exerce apenas controle jurisdicional sobre seus atos administrativos.

(25)

GABARITOS OFICIAIS 1 B 11 21 31 41 51 2 B 12 22 32 42 52 3 D 13 23 33 43 53 4 E 14 24 34 44 54 5 C 15 25 35 45 55 6 A 16 26 36 46 56 7 C 17 27 37 47 57 8 D 18 28 38 48 58 9 E 19 29 39 49 59 10 A 20 30 40 50 60

(26)

PROVA 6 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – AFRFB/SRF/MF/2010

01- Sobre a organização do Estado brasileiro, é correto afirmar que:

a) administrativamente, os municípios se submetem aos estados, e estes, por sua vez, submetem-se à União.

b) quando instituídas, as regiões metropolitanas podem gozar de prerrogativas políticas, administrativas e financeiras diferenciadas em relação aos demais municípios do estado.

c) quando existentes, os territórios federais gozam da mesma autonomia político-administrativa que os estados e o Distrito Federal.

d) o Distrito Federal é a capital federal.

e) embora, por princípio, todos os entes federados sejam autônomos, em determinados casos, os estados podem intervir em seus municípios.

02- Considerando os modelos teóricos de Administração Pública, é incorreto afirmar que, em nosso país:

a) o maior trunfo do gerencialismo foi fazer com que o modelo burocrático incorporasse valores de eficiência, eficácia e competitividade.

b) o patrimonialismo pré-burocrático ainda sobrevive, por meio das evidências de nepotismo, gerontocracia e designações para cargos públicos baseadas na lealdade política.

c) a abordagem gerencial foi claramente inspirada na teoria administrativa moderna, trazendo, para os administradores públicos, a linguagem e as ferramentas da administração privada.

d) no Núcleo Estratégico do Estado, a prevalência do modelo burocrático se justifica pela segurança que ele proporciona.

e) tal como acontece com o modelo burocrático, o modelo gerencial adotado também se preocupa com a função controle.

03- O estudo das experiências de reformas administrativas havidas em nosso país permite concluir, acertadamente, que:

a) a retórica da reforma dos anos 1930 avançou do ponto de vista dos princípios políticos que a orientaram, a saber: participação, accountability e controle social.

b) a tentativa de modernização do aparelho de Estado, especialmente a da década de 1960, teve como consequência o fortalecimento da administração direta, em detrimento da administração indireta.

c) no sentido weberiano do termo, o Brasil nunca chegou a ter um modelo de burocracia pública consolidada.

(27)

d) ao contrário de outros países, o modelo de nova gestão pública, adotado a partir dos anos 1990, possuiu inspiração autóctone e em nada se valeu das experiências britânica e estadunidense.

e) a partir da década de 1990, caminhamos rumo a uma nova administração pública, de caráter gerencialista, visando consolidar o ideário keynesiano e o estado do bem-estar social.

04- Uma correta análise da adoção da chamada Nova Gestão Pública, pelo Brasil, revela que:

a) em sua forma original, a Constituição Federal de 1988 já disponibilizava a base legal suficiente para a implementação daquele novo modelo de gestão, sem a necessidade de reformas.

b) toda a máquina pública passou a adotar o controle por resultados, razão pela qual foram descontinuados alguns mecanismos de controle financeiro e orçamentário até então existentes.

c) com o aumento da descentralização, visava-se reduzir o nível de

accountability a que se submeteriam os órgãos reguladores.

d) no plano federal, a implementação das Organizações Sociais sagrou-se vitoriosa, havendo, hoje, milhares delas espalhadas pelo país, prestando serviços públicos essenciais.

e) o Estado tinha por objetivo atuar mais como regulador e promotor dos serviços públicos, buscando, preferencialmente, a descentralização, a desburocratização e o aumento da autonomia de gestão.

05- Sobre o tema ‘governabilidade, governança e accountability’, assinale a opção incorreta.

a) A accountability visa a fortalecer o controle social e político, em detrimento do controle burocrático.

b) Governança pode ser entendida como um modelo horizontal de relação entre atores públicos e privados no processo de elaboração de políticas públicas.

c) O conceito de governança possui um caráter mais amplo que o conceito de governabilidade.

d) As parcerias público-privadas (PPPs) constituem um exemplo de coordenação de atores estatais e não estatais, típico da governança.

e) A governabilidade refere-se mais à dimensão estatal do exercício do poder.

06- Sob o ponto de vista do cidadão, podemos afirmar que os seguintes mecanismos, todos acessíveis pela Internet, são mantidos pelo governo federal como instrumentos de transparência, exceto:

a) ComprasNet. b) SIAFI.

c) Portal Brasil.

(28)

e) Portal de Convênios.

07- No âmbito da administração pública, o empreendedorismo pressupõe a incorporação dos seguintes comportamentos, exceto:

a) participação dos cidadãos nos momentos de tomada de decisão.

b) substituição do foco no controle dos inputs pelo controle dos outputs e seus impactos.

c) criação de mecanismos de competição dentro das organizações públicas e entre organizações públicas e privadas.

d) adoção de uma postura reativa, em detrimento da proativa, e elaboração de planejamento estratégico, de modo a antever problemas potenciais. e) aumento de ganhos por meio de aplicações financeiras e ampliação da prestação de serviços remunerados.

08- A compreensão adequada do ciclo de gestão do governo federal implica saber que:

a) no último ano de um mandato presidencial qualquer, à lei de diretrizes orçamentárias compete balizar a elaboração do projeto de lei do plano plurianual subseqüente.

b) a função controle precede à execução orçamentária.

c) a não-aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias impede o recesso parlamentar.

d) a votação do plano plurianual segue o rito de lei complementar.

e) com o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o orçamento de investimento das empresas estatais passou a integrar o plano plurianual.

09- O controle externo da administração pública federal é exercido: a) pelo Senado Federal.

b) pela Câmara dos Deputados. c) pelo Tribunal de Contas da União.

d) pelo Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas da União.

e) pelo Tribunal de Contas da União, com o auxílio do sistema de controle interno de cada Poder.

10- Para ser eficaz, uma política de promoção da ética no serviço público deve enfocar as seguintes ações, exceto:

a) identificação pormenorizada de padrões éticos a serem observados por detentores de cargos de confiança.

b) criação de regras de quarentena extremamente rígidas.

c) criação de instrumentos institucionais pedagógicos de esclarecimento sobre o conteúdo de normas éticas.

d) acompanhamento sistemático, por meio de instrumentos próprios de auditoria e da observância de regras de conduta.

e) estabelecimento de regras flexíveis para o trato de transgressões de menor potencial.

(29)

GABARITOS OFICIAIS 1 E 11 21 31 41 51 2 A 12 22 32 42 52 3 C 13 23 33 43 53 4 E 14 24 34 44 54 5 A 15 25 35 45 55 6 B 16 26 36 46 56 7 D 17 27 37 47 57 8 C 18 28 38 48 58 9 D 19 29 39 49 59 10 B 20 30 40 50 60

(30)

PROVA 7 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – EPPGG/MPOG/2009

01- Em nosso país, o processo que permeia a formação do Estado nacional e da administração pública se revela pelas seguintes constatações, exceto: a) a administração colonial se caracterizou pela centralização, formalismo e morosidade, decorrentes, em grande parte, do vazio de autoridade no imenso território.

b) a partir da administração pombalina, pouco a pouco, o empirismo paternalista do absolutismo tradicional foi sendo substituído pelo racionalismo típico do despotismo esclarecido.

c) a transferência da corte portuguesa, em 1808, e a consequente elevação do Brasil a parte integrante do Reino Unido de Portugal constituíram as bases do Estado nacional, com todo o aparato necessário à afirmação da soberania e ao funcionamento do autogoverno.

d) a partir da Revolução de 1930, o Brasil passou a empreender um continuado processo de modernização das estruturas e processos do aparelho do Estado.

e) a República Velha, ao promover grandes alterações na estrutura do governo, lançou a economia rumo à industrialização e a administração pública rumo à burocracia weberiana.

02 - Acerca do modelo de administração pública gerencial, é correto afirmar que:

a) admite o nepotismo como forma alternativa de captação de recursos humanos.

b) sua principal diferença em relação à administração burocrática reside na forma de controle, que deixa de se basear nos processos para se concentrar nos resultados.

c) nega todos os princípios da administração pública patrimonialista e da administração pública burocrática.

d) é orientada, predominantemente, pelo poder racional legal.

e) caracteriza-se pela profissionalização, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.

(31)

03 - Ao avaliar o fato de que a Constituição Federal de 1988 agregou complexidade ao desenho federativo brasileiro, reconhecendo o município como ente federado, é incorreto afirmar que:

a) inicialmente, tal processo foi acompanhado por uma imensa descentralização de políticas públicas, pelo fortalecimento do poder local e por mecanismos pouco coordenados de relação vertical e horizontal entre os entes federativos.

b) assuntos que até então eram tratados apenas em nível nacional, ou mesmo estadual, tornaram-se parte integrante da agenda de muitos municípios.

c) os constituintes de 1988 optaram pelo formato das competências concorrentes para a maior parte das políticas sociais brasileiras, combinando descentralização fiscal com descentralização de competências. d) ao par da descentralização, a ausência de políticas de desenvolvimento regional acentuou as desigualdades locais e regionais observadas historicamente no país.

e) inicialmente, na medida em que os estados se sentiam desobrigados de investir, grande parcela dos encargos acabou sendo assumida, de forma desorganizada, pelos municípios.

04 - Considerando a evolução da administração pública em nosso país, bem como as suas experiências de reforma, é correto afirmar que:

a) ao privilegiar o usuário do serviço público, o Programa Nacional de Desburocratização marcou pelo ineditismo, já que nenhum outro antes dele fora dotado de caráter social e político.

b) a reforma administrativa de 1967 reduziu o fosso que separava as burocracias instaladas nas administrações direta e indireta, garantindo a profissionalização do serviço público em toda a sua extensão.

c) a reforma dos anos 1990 visava, como um de seus objetivos, fortalecer o Estado de modo a torná-lo responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social.

d) a reforma burocrática de 1936 apoiou-se, conceitualmente, em três dimensões: formas de propriedade, tipos de administração pública e níveis de atuação do Estado.

e) com a República Velha, deu-se a primeira experiência radical de reforma administrativa, em resposta às mudanças econômicas e sociais que levavam o país rumo à industrialização.

(32)

05 - No exercício da função, o servidor público civil do Poder Executivo Federal afronta o Código de Ética Profissional quando:

a) diante de duas opções, escolhe sempre a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

b) exige de seus superiores as providências cabíveis contra ato ou fato contrário ao interesse público de que lhes tenha dado ciência.

c) representa contra superior hierárquico, no caso de comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.

d) apresenta-se ao trabalho com vestimentas inadequadas.

e) facilita a fiscalização, por quem de direito, de seus atos ou serviços. 06 - Podendo ser identificada como uma perspectiva inovadora de compreensão, análise e abordagem dos problemas da administração pública, com base no empirismo e na aplicação de valores de eficácia e eficiência em seu funcionamento, a Nova Gestão Pública propõe um modelo administrativo dotado das seguintes características, exceto:

a) direcionamento estratégico.

b) limitação da estabilidade de servidores e regimes temporários de emprego.

c) maior foco nos procedimentos e menor foco nos produtos e resultados. d) desempenho crescente e pagamento por desempenho/ produtividade. e) transparência e cobrança de resultados (accountability).

07- Considerando o arcabouço racional-legal da administração pública no Brasil, é correto afirmar que:

a) apenas as teorias administrativas com foco nas tarefas e nas estruturas são aplicáveis à gestão pública.

b) nos dias atuais, encontramos fragmentos de todas as teorias administrativas nas organizações públicas, quer adaptadas quer em sua forma original.

c) nenhuma teoria administrativa pode ser aplicada à gestão pública, pelo simples fato de todas elas terem sido desenvolvidas em ambiente empresarial.

d) à exceção das teorias administrativas com foco nas pessoas, as demais são aplicáveis à gestão pública.

(33)

e) nenhuma teoria administrativa pode ser aplicada à gestão pública, que já dispõe de um modelo gerencial próprio e específico.

08 - Ao avaliar um programa de governo, é necessário lançar mão de critérios cuja observação confirmará, ou não, a obtenção de resultados. Assim, quando se deseja verificar se um programa qualquer produziu efeitos (positivos ou negativos) no ambiente externo em que interveio, em termos econômicos, técnicos, socioculturais, institucionais ou ambientais, deve-se usar o seguinte critério:

a) eficiência. b) eficácia.

c) sustentabilidade. d) efetividade.

e) satisfação do beneficiário.

09- Sobre o tema “motivação, clima e cultura”, podemos afirmar corretamente que:

a) um funcionário satisfeito também está, necessariamente, motivado. b) análises de clima não se prestam para orientar políticas de recursos humanos.

c) cultura e clima organizacional são variáveis independentes entre si, que não se comunicam.

d) de uma forma geral, os elementos da cultura podem ser alterados no curto prazo.

e) o salário, isoladamente, não se constitui em um fator motivacional.

10 - Tal como no esforço de planejamento estratégico, uma organização que busque estabelecer um modelo de desenvolvimento institucional deve percorrer as seguintes etapas:

I. Definição da missão, visão e negócio;

II. Análise do ambiente interno – pontos fortes e fracos; III. Análise do ambiente externo – oportunidades e ameaças; IV. Definição dos objetivos, metas e planos de ação.

Estão corretas:

a) todas estão corretas. b) apenas I e III.

c) apenas II, III e IV. d) apenas I, II e III. e) apenas I e II.

(34)

11- Um processo de mudança organizacional cujo objetivo prioritário seja perseguir, de um lado, a motivação, atitudes, comportamentos individuais, satisfação pessoal e profissional e, de outro lado, a coesão e a identidade interna, introduzindo novos valores e hábitos a serem compartilhados coletivamente, deve ser analisado sob a ótica das seguintes perspectivas: a) humana e política.

b) cultural e política. c) humana e estrutural. d) cultural e estrutural. e) humana e cultural.

12 - Como instrumento gerencial, um programa de avaliação de desempenho tenderá a ser proveitoso caso se preste a alcançar, entre outros, os seguintes objetivos, exceto:

a) proporcionar feedback ao indivíduo avaliado, a fim de aperfeiçoar seu desempenho.

b) subsidiar mecanismos de promoção e recompensa. c) justificar a abertura de ações disciplinares.

d) possibilitar o levantamento de necessidades de treinamento. e) proporcionar feedback à área de pessoal.

13 - Comportando a interação de estruturas descentralizadas e modalidades inovadoras de parcerias entre estatais e organizações sociais ou empresariais, a abordagem de redes de políticas públicas se constitui em uma recente tendência da administração pública em nosso país. Sua proliferação, porém, acarreta vantagens e desvantagens à sua gestão. Como desvantagem, podemos citar o fato de que as redes:

a) propiciam o desenvolvimento de uma gestão adaptativa.

b) garantem a presença pública sem a necessidade de criação ou aumento de uma estrutura burocrática.

c) possibilitam a definição de prioridades de uma maneira mais democrática.

d) dificultam a prestação de contas dos recursos públicos envolvidos, por envolver numerosos atores governamentais e privados.

e) garantem a diversidade de opiniões sobre o problema em questão, por envolverem mais atores.

(35)

14 - No atual contexto, uma coordenação adequada de ações intergovernamentais implica reconhecer os seguintes pressupostos como verdadeiros, exceto:

a) a efetividade das políticas públicas depende do entrosamento entre os níveis de governo, uma vez que, para o sucesso de suas ações, os entes locais precisam de colaboração horizontal e vertical.

b) a existência de recursos financeiros e de normas para a sua descentralização, aliada a uma boa gestão financeira e a um controle formal, é suficiente para a coordenação e a promoção do equilíbrio nas relações entre níveis de governo.

c) no mais das vezes, a cooperação federativa é frágil e há poucos incentivos institucionais a seu favor. Por conta disso, nas áreas em que as relações intergovernamentais são mais azeitadas, as políticas geralmente são mais bem-sucedidas, e vice-versa.

d) a autonomia dos entes federativos, aliada a um vasto rol de competências compartilhadas, possibilita que, frente a uma omissão do poder público, a população permaneça sem uma ação governamental e não saiba de quem cobrar: se do governo municipal, estadual ou federal.

e) instrumento de cooperação mais usado pelos entes federativos, os convênios, por terem seus termos estabelecidos pela esfera de governo superior, mais se assemelham a um contrato de adesão e menos a um acordo negociado entre as partes.

15 - Acerca dos mecanismos e procedimentos adotados pelo sistema de planejamento e orçamento do Governo Federal, é incorreto afirmar que: a) a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a quem compete nortear o Plano Plurianual, tem por princípio promover a integração entre as ações de planejamento e orçamento.

b) dotado de um evidente caráter coordenador das ações governamentais, o Plano Plurianual subordina todas as iniciativas orçamentárias aos seus propósitos.

c) uma estrutura orçamentária baseada em programas se caracteriza, entre outras, por facilitar a mensuração total dos custos necessários ao alcance de um dado objetivo.

d) os programas podem ser classificados como finalísticos ou como de apoio às políticas públicas e áreas especiais.

e) em matéria orçamentária, o programa é o elemento de integração entre o Plano Plurianual, os orçamentos anuais, a execução e o controle.

(36)

GABARITOS OFICIAIS 1 E 11 E 21 31 41 51 2 B 12 C 22 32 42 52 3 C 13 D 23 33 43 53 4 A 14 B 24 34 44 54 5 D 15 A 25 35 45 55 6 C 16 26 36 46 56 7 B 17 27 37 47 57 8 D 18 28 38 48 58 9 E 19 29 39 49 59 10 A 20 30 40 50 60

(37)

PROVA 8- ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – AFC/CGU/2008

01- Indique a opção que completa corretamente as lacunas das frases a seguir: Há três modos pelos quais historicamente se formam os Estados: Os modos ______________ em que a formação é inteiramente nova, o Estado nasce diretamente da população e do país; os modos _____________, quando a formação se produz por influências externas e os modos ______________, quando vários Estados se unem para formar um novo Estado ou quando um se fraciona para formar um outro.

a) originários – derivados – secundários b) derivados – contratuais – originários c) contratuais – derivados – naturais d) naturais – originários – derivados e) secundários – naturais – originários

02- O movimento que incorporou à gestão pública características como a competição na prestação de serviços, a perspectiva empreendedora, a descentralização, o foco em resultados e a orientação para o mercado é denominado:

a) Patrimonialista.

b) Governança Corporativa. c) Reinventando o Governo. d) Administração Pública Societal. e) Pós-Burocrático.

03- Indique a opção que não apresenta uma característica da administração pública gerencial.

a) Uso de indicadores de desempenho transparentes. b) Disciplina e parcimônia no uso dos recursos.

c) Descentralização administrativa.

d) Administração profissional, autônoma e organizada em carreiras. e) Ênfase nas práticas de controle dos processos.

04- Indique a opção que apresenta respectivamente o objetivo central do modelo burocrático de gestão e suas principais características.

a) Qualidade – profissionalismo, transparência e especialização. b) Produtividade – hierarquia, descentralização e padronização. c) Eficiência – padronização, descentralização e autonomia. d) Coordenação – especialização, hierarquia e centralização. e) Controle – impessoalidade, hierarquia e formalismo.

(38)

05- Considerando a diferenciação conceitual para fins didáticos dos modelos patrimonialista, burocrático e gerencial da administração pública no Brasil, selecione a opção que conceitua corretamente o modelo burocrático de gestão.

a) Estado centralizador, onipotente, intervencionista e espoliado por uma elite que enriquece e garante privilégios por meio de exclusão da maior parte da sociedade.

b) Estado centralizador, profissional e impessoal que busca a incorporação de atores sociais emergentes e estabelece normas e regras de funcionamento.

c) Estado desconcentrado que privilegia a delegação de competências para os municípios e foca o controle social de suas ações.

d) Estado coordenador de políticas públicas nas três esferas da federação, visando à desburocratização dos processos governamentais.

e) Estado descentralizado que tem como foco de suas ações o contribuinte, que é visto como cliente dos serviços públicos.

06- Apesar da heterogeneidade de situações que caracterizam a administração pública brasileira nos diferentes níveis de governo, a União tem promovido reformas em sua estrutura para fazer face aos processos de industrialização e à crise fiscal do Estado. A modernização da administração pública por meio do uso de instrumentos próprios da gestão de empresas privadas, a criação de uma administração indireta com procedimentos próprios de contratação e gestão de funcionários e de processos de compras públicas são características presentes ...

Selecione a opção que completa corretamente a frase acima. a) na criação do DASP.

b) na criação de Agências Reguladoras. c) na formação do Estado brasileiro.

d) nas ações implementadas a partir do Decreto-Lei 200. e) no alinhamento ao Estado mínimo.

07- O Estado moderno é constituído de três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, que podem estar nitidamente separados ou não em função do sistema de governo adotado. Escolha a opção correta.

a) No parlamentarismo, o sistema de governo é monárquico.

b) No presidencialismo, o chefe de governo é escolhido pela Assembléia Legislativa.

c) No parlamentarismo, o monarca exerce a chefia do Estado e do governo. d) No parlamentarismo, há uma nítida separação entre a chefia de Estado e de governo.

e) No presidencialismo, os poderes Executivo e Legislativo estão nitidamente separados.

(39)

08- Durante a crise do Estado dos anos 1980 e 1990, palavras e expressões foram forjadas para possibilitar o entendimento de suas diferentes dimensões e propiciar a busca de soluções. Neste contexto, quando um governo está preocupado em legitimar decisões e ações se diz que ele está buscando maior...

Complete a frase com a opção correta. a) governabilidade.

b) efetividade. c) governança. d) accountability. e) eficiência.

09- Segundo o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado de 1995, instituiu-se novos modelos organizacionais visando à modernização da gestão da administração pública: agências executivas e agências reguladoras. Selecione, do ponto de vista conceitual, a opção correta.

a) Agências reguladoras são criadas por determinação do Presidente da República.

b) As atividades das agências executivas são definidas por Lei pelo Congresso Nacional.

c) Agências reguladoras estão sujeitas à mudança de governo.

d) A finalidade das agências executivas é prestar serviços públicos exclusivos do Estado.

e) Os dirigentes das agências reguladoras são de livre nomeação e exoneração do Presidente da República.

10- No âmbito da Reforma do Aparelho do Estado de 1995, foram previstas instituições privadas, sem fins lucrativos com finalidade pública. A qualifi cação de uma organização por meio de Termo de Parceria, por sua iniciativa, visando ao fortalecimento da esfera pública não estatal e o aumento do estoque de capital social são características inerentes a ...Escolha a opção correta.

a) Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público. b) Organizações não-Governamentais.

c) Organizações Sociais.

d) Organizações Sociais de Classe.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do artigo é analisar a relação entre fatores de satisfação no trabalho (satisfação com as relações hierárquicas; satisfação com o ambiente físico do trabalho;

Trata-se do Espírito que se faz conhecido pelo nome Joanna de Ângelis , e que, nas estradas dos séculos, vamos encontrá-la na mansa figura de Joanna de Cusa

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que