• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura do Rio apresenta plano operacional para o Carnaval Rio 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prefeitura do Rio apresenta plano operacional para o Carnaval Rio 2018"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Prefeitura do Rio apresenta plano operacional

para o Carnaval Rio 2018

O Carnaval Rio 2018 promete levar 6,5 milhões de foliões às ruas. Promovido pela Prefeitura do Rio, através da Riotur, o Projeto Carnaval engloba eventos por toda a cidade, com os tradicionais blocos de rua, os desfiles das agremiações na Marquês de Sapucaí, apresentações dos grupos de acesso na Estrada Intendente Magalhães, palcos dos bailes populares por toda a cidade, blocos de enredo e de embalo, concursos de fantasias, bandas e coretos. A Riotur estima que a cidade receberá 1,5 milhão turistas neste período, gerando uma receita de R$ 3,5 bilhões.

SAMBÓDROMO

Durante seis dias de folia, o Sambódromo recebe os desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial, Série A e Escolas Mirins, totalizando 42 agremiações. Cerca de 500 mil pessoas passam pela Passarela do Samba para apreciar o maior espetáculo da Terra que é transmitido para todos os estados do Brasil e mais de 100 países. Estas agremiações são representadas pela Liesa - Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, LIERJ - Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e Aesm-Rio - Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro

CONCURSOS OFICIAIS, BAILES POPULARES E BLOCOS DE EMBALO

A tradição do Carnaval está representada também nos Bailes Populares, que acontecem anualmente em palcos montados nas zonas Norte e Oeste do Rio, garantindo a diversão para todos. Gratuitos e ao ar livre, os bailes contam com a participação de bandas e músicos selecionados pelo Concurso de Bandas, promovido pela Riotur. Este ano, o Boulevard Olímpico, na Zona Portuária, receberá um palco com programação de sábado até a terça-feira de carnaval, já com a participação garantida dos blocos Céu na Terra e Gigantes da Lira e a trupe do Teatro do Anônimo, valorizando as manifestações populares com uma agenda destinada ao público infantil.

Outras iniciativas que fazem sucesso no Carnaval carioca são os concursos promovidos pela Riotur. O Concurso da Corte Real do Carnaval Carioca elege o Rei Momo 1° e Único, a Rainha e as Princesas do carnaval. Este ano, a corte é formado pelo Rei Momo Milton Junior, a Rainha Jéssica Maia e as princesas Deisiane Conceição e Cintia de Oliveira. Já o Concurso de Coretos, criado em 1972, é um incentivo ao carnaval nos bairros, mobilizando os moradores a usar a criatividade e a animação.

O Concurso de Folião Original, que acontece entre o domingo e a terça-feira de Carnaval, é realizada há 40 anos e premia os foliões que se inscrevem gratuitamente no palco da Cinelândia, na Praça Floriano. As categorias são Fantasia individual infantil e adulto, Fantasia de Grupos e Fantasia de Clóvis, que se subdivide em bexiga e sombrinha. O Baile da Cinelândia, promovido pela Riotur desde 1990, é um dos mais tradicionais eventos do Carnaval de rua da cidade. São cinco dias de festa com a participação de mais de 60 mil pessoas, todos os anos. Os Blocos de Embalo e Blocos de Enredo do Grupo I desfilam na Avenida Chile, no centro do Rio, a partir do sábado de carnaval até a terça-feira, garantindo festa também para quem aprecia rivalidades tradicionais no embalo de grupos como Bafo da Onça, Cacique de Ramos e Bohêmios de Irajá, entre outros. Há ainda apresentações de grupos de frevo e blocos afro, totalizando mais de 40 cortejos ao longo dos 300 metros da avenida em quatro dias de festa que reúnem, historicamente, mais de 40 mil pessoas.

(2)

DESFILES NA ESTRADA INTENDENTE MAGALHÃES

Os desfiles das Escolas de Samba dos Grupos de Acesso B, C, D e E e do Grupo II dos Blocos de Enredo acontecem na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, Zona Norte da cidade. Anualmente, 200 mil pessoas assistem aos desfiles, com um total de 25.050 desfilantes e 10 blocos de enredo, com 10.000 desfilantes, que acontecem ao longo de cinco dias. As escolas são representados pela LIESB - Liga Independente das Escolas de Samba da Série B, e os blocos de enredo pela FBCERJ - Federação de Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro.

Parte da verba captada junto à iniciativa privada para o Projeto Carnaval será aplicada em melhorias na área da Estrada Intendente Magalhães, garantindo melhor iluminação e sonorização do evento, gradeamento alto na área de concentração, ampliação da área destinada às baterias, reposicionamento das cabines de julgamento, aumento do números de carros de reboque e poda das árvores da região.

BLOCOS DE RUA

Nos dias de Carnaval, de 9 a 18 de fevereiro, cerca de 400 cortejos vão tomar conta das ruas do Rio de Janeiro prometendo arrastar mais de 2 milhões de foliões. Uma grande estrutura foi montada para atender ao blocos que desfilam pela cidade. Foram disponibilizados 32.500 mil banheiros para contemplar toda a estrutura da cidade.

OPERAÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS

CET-RIO

Um esquema especial de trânsito no Centro da cidade e em todos os seus acessos será implantado a partir de quinta (8/02). A operação de trânsito contará com a participação de 550 agentes de trânsito da Prefeitura por dia de operação, entre Guardas Municipais, CET-Rio e Porto Novo, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios nas ruas internas. Serão disponibilizados 17 reboques para desobstrução de vias, 65 motocicletas e 50 veículos operacionais. Também serão utilizados 35 painéis de mensagens variáveis entre fixos e móveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as condições do tráfego. O Centro de Controle de Operações da Prefeitura estará monitorando toda a área do evento com 570 câmeras, sendo 60 na região do Centro, possibilitando que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

Sexta-feira (9/02) - Desfile das escolas do grupo Série A

Às 22h da quinta-feira (8/02), o Túnel Rio 450 e a Via Binário no sentido Avenida Brasil fecharão para o início da retirada dos carros alegóricos dos barracões localizados naquela região.

Às 0h, será fechada a pista central da Av. Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, entre a agulha de acesso para a pista lateral (após a Av. Passos, próxima ao prédio da Embratel) e o acesso para a pista central após passarela do Metrô Cidade Nova para a chegada dos carros alegóricos, e também a Via Binário sentido Centro.

A partir das 11h da sexta-feira (9/02), será fechada a pista central da Av. Presidente Vargas, sentido Centro, no trecho entre a nova agulha de acesso a pista lateral, antes da passarela do Metrô Cidade Nova e a Rua Visconde da Gávea, para reposicionamento dos carros alegóricos, ação a ser efetuada até as 15h.

Às 15h, será interditada a Rua Benedito Hipólito, no trecho entre a Rua Carmo Neto e a alça de ligação a Av. Trinta e um de Março, e também as vias do entorno imediato do Sambódromo para preparação do desfile. Neste horário, será liberada a pista central da Av. Presidente Vargas no sentido Praça da Bandeira, momento onde estarão liberadas as duas pistas de saída do Centro.

(3)

Às 17h, será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas, a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a pista lateral da Av. Presidente Vargas, no sentido Centro, até a Praça da República. Neste horário, as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Rua Afonso Cavalcanti, a Av. Salvador de Sá e a Rua de Santana, momento onde o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho) e para o corredor das ruas Estácio de Sá e Frei Caneca (veículos oriundos da Praça da Bandeira). Será fechado ainda o acesso a Av. Paulo de Frontin (sob o viaduto), sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina.

Às 20h, será interditada a Rua Frei Caneca e a Av. Trinta e Um de Março.

Desvio de tráfego de veículos, em função das interdições previstas:

Devido à quantidade e complexidade das interdições a Prefeitura recomenda a utilização de transporte público (trem, metrô, barcas, VLT). Veículos devem evitar circular na região do Centro e, se necessário, priorizar o uso do Túnel Marcello Alencar na ligação da Avenida Brasil/ Zona Norte com a Zona Sul.

Se não for possível, os desvios de tráfego serão feitos da seguinte forma: Vindos da Praça da Bandeira e/ou Tijuca com destino ao Centro:

- Até as 15h, deverão seguir pela Av. Presidente Vargas, no sentido Candelária.

- Entre 15h e 20h, deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Rua Estácio de Sá, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.

- Após as 20h, deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.

Vindos do Centro pela Rua Visconde do Rio Branco (Praça Tiradentes), com destino à Tijuca: deverão seguir pela Praça da República e Av. Presidente Vargas.

Vindos da Av. Mem de Sá com destino à Tijuca:

- Até as 17h, deverão seguir pela Rua de Santana e Av. Presidente Vargas ou pela Av. Salvador de Sá; - Após as 17h, deverão seguir pela Rua 20 de Abril, Praça da República e Av. Presidente Vargas.

Vindos da Av. Francisco Bicalho com destino ao Centro: - Até as 17h, deverão seguir pela Av. Presidente Vargas;

- Após as 17h, deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha ou seguir pela Rua Equador, Via Binário do Porto, Av. Venezuela, Av. Barão de Tefé, Rua Camerino, Av. Passos e Av. República do Paraguai.

Haverá circulação de carros alegóricos na madrugada de sexta para sábado na Av. Brasil, com interdições programadas para ocorrer entre 1h e 5h.

Sábado (10/02) - Desfile das escolas do grupo Série A

Domingo (11/02) e segunda (12/02) - Desfile do Grupo Especial

A partir das 0h de sábado (10/02), a pista central da Av. Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, vai ser interditada ao tráfego de veículos, no trecho entre Av. Passos e a última agulha de acesso da pista lateral para a central, para a chegada dos carros alegóricos.

(4)

Serão mantidas as interdições e desvios da sexta-feira (9/02). A partir do término do desfile e dispersão dos carros alegóricos, operação a ocorrer até às 9h do sábado (10/02), serão reabertas as Ruas Estácio de Sá e Frei Caneca no sentido Centro, assim como a Av. Trinta e Um de Março e a lateral da Avenida Presidente Vargas sentido Candelária até a altura da Rua Carmo Neto.

As interdições voltam a ser feitas às 17h para suporte os preparativos do Sambódromo e as respectivas vias permanecem interditadas até as 5h de quarta (14/02). A exceção são os corredores viários da Rua Frei Caneca e do Viaduto 31 de Março, que possuem planos próprios de interdição e liberação ao tráfego.

Às 20h de sábado e às 19h de domingo e de segunda, os respectivos corredores serão fechados, horário onde todos os veículos serão desviados pela Rua Itapiru.

Será suspensa neste período a área de lazer da Praça da Cruz Vermelha, assim como o estacionamento da Av. Presidente Vargas para suporte à SAARA.

,

Terça-feira (13/02) - Desfile das escolas do grupo das Mirins

Serão mantidas as interdições previstas para suporte ao desfile dos Grupos da Série A e Especial, exceto as interdições da Rua de Santana. A Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca serão fechadas ao tráfego às 17h de terça-feira (13/02), com liberação prevista às 2h. A liberação total ao tráfego está prevista para ocorrer às 5h de quarta-feira de cinzas (14/02)

DEMAIS INTERDIÇÕES PREVISTAS PARA AS ADJACÊNCIAS DO SAMBÓDROMO

● A partir das 17h de sábado (10/02) até as 12h de terça-feira (13/02), a Rua Rivadávia Corrêa será interditada, entre a Rua da Gamboa e a Via Binário do Porto, para a movimentação dos carros alegóricos da Cidade do Samba.

● Nos dias 8, 9, 10, 11, 12, 13 de fevereiro e 16, 17 e 18 de março haverá movimentação de carros alegóricos em vias da Região Portuária e do Centro, como a Via Binário do Porto, Av. Venezuela e Praça Mauá.

● A Avenida República do Chile, a Avenida Almirante Barroso e diversas vias do seu entorno, serão interditadas a partir das 0h de sábado (10/02) para desfile Blocos de Enredo. A abertura está programada para ocorrer às 5h de quarta-feira (14/02). O desvio do tráfego será realizado pela Rua Graça Aranha.

● De 09 a 13 de fevereiro, todos os dias de carnaval, a Prefeitura monitorará a concentração de público na região da Lapa podendo ser efetuada, parte da noite, a interdição da Av. Mem de Sá, no trecho entre a Av. República do Paraguai e a Rua do Lavradio. Esse procedimento de contingência se baseia na experiência de anos anteriores, onde a grande presença de pessoas justificou o fechamento. Nesse caso os veículos destinados a Tijuca deverão seguir pela Avenida República do Paraguai e Visconde de Rio Branco. Os veículos com destino a Zona Sul devem seguir pela Rua Riachuelo e Rua Teixeira de Freitas.

● Devido às diversas interdições da Via Binário do Porto, para acesso ao Píer Mauá será montada uma mão dupla na Rua Camerino das 22h de sábado (10/02) até as 12h de terça-feira (13/02).

(5)

DESFILE DAS ESCOLAS DO GRUPO DAS “CAMPEÃS” - DIA 17/03/2018

À 0h, serão fechadas as duas pistas centrais da Av. Presidente Vargas, entre a Praça da República e a Passarela do Metrô Cidade Nova, para a chegada dos carros alegóricos. Serão interditadas também as demais vias no entorno imediato do Sambódromo, inclusive Benedito Hipólito, para preparação do desfile.

Às 13h, será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a pista lateral da Av. Presidente Vargas, no sentido Centro, até a Praça da República. Neste horário, as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Afonso Cavalcanti, a Av. Salvador de Sá, Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca, momento onde o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira). Será fechado ainda o acesso a Av. Paulo de Frontin (sob o viaduto), sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina.

Às 19h, será interditada a Rua de Santana, Avenida 31 de março e as áreas de estacionamento da Rua Frei Caneca no setor ímpar.

ALTERNATIVAS DE CIRCULAÇÃO NO PERÍODO DO CARNAVAL

● Os veículos vindos da Av. Francisco Bicalho, com destino ao Centro, deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, acessar o Túnel Martins de Sá.

● Os veículos vindos da Praça da Bandeira, com destino ao Centro, deverão acessar a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, seguir pelo Túnel Martins de Sá até a Rua do Riachuelo.

● Os veículos vindos da Av. Brasil, com destino ao Centro, deverão utilizar o Túnel Marcelo de Alencar.

● Os veículos vindos da Praça da Bandeira em direção ao Centro ou Botafogo pelo Túnel Santa Bárbara deverão seguir a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra e Túnel Martins de Sá, para o Centro. Para Botafogo, é seguir o mesmo trajeto até a Rua Dr. Agra e pegar o retorno para acessar o Túnel Santa Bárbara.

- OPTAR SEMPRE PELO USO DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO, SEJA METRÔ, TRENS OU BARCAS NO ACESSO AO CENTRO E AO SAMBÓDROMO, VISTO O GRANDE NÚMERO DE INTERDIÇÕES DE VIAS NESTES DIAS E A OCORRÊNCIA DE DIVERSOS BLOCOS DE CARNAVAL.

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO:

Para preservar a circulação de saída dos carros alegóricos e pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento no entorno do Sambódromo estará proibido da seguinte forma: A partir das 6h de sexta-feira (09/02) até às 5h de quarta-feira de cinzas (14/02), e no desfile das campeãs, das 6h de sábado (17/02) até às 12h de domingo (18/02), nas vias internas à área interditada.

● Rua Santa Alexandrina, entre Praça Santa Alexandrina e a Rua Estrela, em ambos os lados da via; ● Praça Condessa Paulo de Frontin, todas as extremidades;

● Rua Aristides Lobo, entre a Praça Condessa Paulo Frontin e Rua Campos da Paz, em ambos os lados; ● Rua Aristides Lobo, entre a Rua Campos da Paz e a Rua Ambiré Cavalcanti, em ambos os lados da via; ● Rua Estrela, entre a Av. Paulo de Frontin e a Rua Santa Alexandrina, no lado direito da via;

● Rua Estrela, entre a Rua Santa Alexandrina e a Rua Barão de Petrópolis, no lado esquerdo da via; ● Praça de Santo Cristo;

● Rua Equador, entre a alça de descida do viaduto de descida do Gasômetro até a Av. Prof. Pereira Reis, em ambos os lados da via;

● Rua Camerino, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; ● Av. Passos, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

(6)

● Av. República do Paraguai, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; ● Rua Teixeira de Freitas, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; ● Rua Rivadávia Correia, junto a Cidade do Samba, em ambos os lados da via;

● Av. Binário do Porto, entre a Rua da Gamboa e a Rua Antônio Lage, em ambos os lados da via; ● Av. Venezuela, em toda sua extensão, em ambos os lados da via;

● Av. Pres. Vargas entre a Av. Rio Branco e a ponte de retorno próximo a Cidade Nova, em todas as pistas, em ambos os lados da via;

● Av. Rio Branco, entre a Av. Pres. Vargas e a Praça Mauá, em ambos os lados da via;

● Rua Frei Caneca, entre a Rua Marquês de Sapucaí e a Av. Salvador de Sá, em ambos os lados da via; ● Av. Salvador de Sá, entre a Rua Marquês de Sapucaí e a Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via; ● Rua Estácio de Sá, entre a Rua Néri Pinheiro e a Rua Hélio Beltrão, em ambos os lados da via;

● Rua Hélio Beltrão, entre a Rua Estácio de Sá e a Rua Ulisses Guimarães, em ambos os lados da via;

● Rua Ulisses Guimarães, entre a Rua Néri Pinheiro e a Rua Dom Marcos Barbosa, em ambos os lados da via; ● Rua Pinto de Azevedo, entre a Rua Ulisses Guimarães e a Rua Afonso Cavalcanti, em ambos os lados da

via;

● Rua Visconde de Duprat, entre a Rua Ulisses Guimarães e a Rua Afonso Cavalcanti, em ambos os lados da via;

● Rua Afonso Cavalcanti, entre a Rua Visconde de Duprat e a Rua Carmo Neto, em ambos os lados da via; ● Rua Júlio do Carmo, entre a Rua Pinto de Azevedo e a Rua Laura de Araújo, em ambos os lados da via; ● Rua Amoroso Lima, entre a Rua Júlio do Carmo e a Av. Pres. Vargas;

● Rua Néri Pinheiro, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; ● Rua Correa Vasques, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; ● Rua Santa Maria, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; ● Rua São Martinho, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

● Rua Laura de Araújo, no trecho entre a Av. Salvador de Sá e a Rua Júlio do Carmo, no lado esquerdo da via; ● Rua Carmo Neto, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

● Rua Heitor Carrilho, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

● Rua Viscondessa de Piracinunga, entre a Rua Frei Caneca e a Avenida Salvador de Sá, em ambos os lados; ● Via interna do Condomínio Zé Keti, no lado direito da via;

● Rua Presidente Barroso, entre a Av. Salvador de Sá e a Rua Júlio do Carmo, em ambos os lados da via; ● Rua Comandante Maurity, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

● Rua Benedito Hipólito, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; ● Praça Reverendo Álvaro Reis, em todas as extremidades;

● Travessa Pedregais, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

● Travessa Onze de Maio, entre a Rua Tomáz Rabelo e a Av. Salvador de Sá, em ambos os lados da via; ● Rua Frederico Silva, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

● Rua do Catumbi, no trecho entre Largo do Catumbi e Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via;

● Rua Estácio de Sá, entre a Rua Hélio Beltrão e a Rua Haddock Lobo, em ambos os sentidos nos dois lados da via, exceto na área destinada aos táxis regulamentados;

● Rua Joaquim Palhares em toda a sua extensão, em ambos os sentidos nos dois lados da via, exceto na área destinada aos táxis;

● Rua do Matoso, no trecho entre a Radial Oeste e a Rua Haddock Lobo, em ambos os lados da via;

● Rua Paula Matos, no trecho entre a Rua José de Alencar e Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via, exceto na área destinada aos táxis regulamentados;

● Rua José de Alencar, no trecho sobre o Túnel Martim de Sá e a Rua Paula Matos, em ambos os lados da via; ● Rua Haddock Lobo, no trecho entre a Rua do Matoso e a Rua Estácio de Sá, em ambos os lados da via; ● Rua Vinte de Abril, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

● Rua Carlos Sampaio, entre a Praça da Cruz Vermelha e a Rua do Senado, em ambos os lados da via; ● Praça da República, no trecho entre a Rua Visconde do Rio Branco e a Av. Pres. Vargas;

● Rua Visconde da Gávea em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

● Av. Paulo de Frontin em toda a sua extensão, em ambas as pistas nos dois lados da via.

A SEOP - SECRETARIA DE ORDEM PÚBLICA ATUARÁ COM REBOQUES BASEADOS EM PONTOS ESTRATÉGICOS E CIRCULANDO NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO EVENTO COM A FINALIDADE DE REPRIMIR O ESTACIONAMENTO IRREGULAR E GARANTIR A FLUIDEZ DO TRÁFEGO. OS VEÍCULOS ESTACIONADOS IRREGULARMENTE SERÃO REMOVIDOS PARA OS DEPÓSITOS PÚBLICOS MUNICIPAIS.

(7)

COMO CHEGAR AO SAMBÓDROMO:

Para acessar o Sambódromo é recomendado a utilização de transporte público coletivo regulamentado: - METRÔ

O público destinado ao setor par poderá utilizar as estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze e aqueles destinados ao setor ímpar deverão utilizar a estação Central.

- TREM

Deverão utilizar a estação Central do Brasil. - Ônibus de linhas regulares

Mais de 50 linhas passam pela área do evento, vindo de diversas regiões da cidade.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

● Use preferencialmente o transporte público (trem ou metrô);

● Se for embarcar no Aeroporto Santos Dumont procure antecipar a sua chegada. Existem diversas interdições previstas na Cidade;

● Se possível, evite circular de carro no Centro da Cidade, busque rotas alternativas. Existirá grande número de interdições na região, com especial atenção na sexta (9/02) e sábado (10/02);

● Respeite os locais de proibição de estacionamento e fique atento aos horários de restrição, diversos reboques estarão circulando na região;

● Visando garantir a segurança dos foliões, informamos que a travessia deverá ser realizada exclusivamente na faixa de pedestres e sempre com atenção redobrada;

● É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área;

● Moradores que possuam carro particular e vaga de garagem que necessitarem acessar a região interditada do Sambódromo deverão fazê-lo pelo Largo do Estácio, sempre portando comprovante de residência (conta de luz, gás, telefone) para que possam transpor os bloqueios de tráfego;

● Existirão pontos de táxis comuns (amarelos) para uso ao término do desfile nas adjacências do Sambódromo. No setor par estes se localizarão na Rua Estácio de Sá e no ímpar na Rua Marquês de Pombal.

METRÔ RIO

O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de carnaval. Os trens circularão sem interrupção a partir das 5h de sexta-feira (09/02) até as 23h59 da terça-feira (13/2). A partir das 5h de sábado (10/2), as composições da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e Jardim Oceânico, sem necessidade de transferência entre as duas linhas.

A concessionária recomenda que os clientes comprem cartões de ida e volta com antecedência para evitar filas. Também serão aceitos os cartões pré-pago do MetrôRio, o cartão especial de Carnaval do MetrôRio e da 99, Bilhete Único, Vale Transporte e cartão Riocard.

Sapucaí e Terreirão do Samba

O MetrôRio é a melhor opção para os foliões que vão aproveitar os desfiles na Sapucaí e os shows no Terreirão do Samba. Quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve optar pelo desembarque na estação Central. A estação Praça Onze é a mais

(8)

próxima para os passageiros que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada.

Funcionamento das estações

As estações Catete e Presidente Vargas fecharão à meia-noite de sexta-feira (9/2) para sábado (10/2) e só reabrirão às 5h da quarta-feira de cinzas (14/2).

A estação Maracanã terá bilheterias abertas e máquinas de autoatendimento funcionando 24 horas para atender ao público que comparecer ao evento Rio Carnaval dos Sonhos, no estádio do Maracanã, na sexta-feira (9/02), sábado (10/02) e na segunda-feira (12/02).

Por questões de segurança, algumas estações terão suas bilheterias fechadas de 0h às 5h do sábado (10/2) a terça-feira (13/2). São elas: São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Flamengo e Siqueira Campos (Linha 1); São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva (Linha 2); e Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico (Linha 4).

Como alternativa, todas as estações terão máquinas de autoatendimento (que aceitam pagamento em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito) para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 5,00. A validade da carga dos cartões pré-pagos é de um ano. O cartão unitário também poderá ser usado (não há validade para os créditos).

Cartão especial de Carnaval

À venda em dez estações (Jardim Oceânico, Antero de Quental, Cardeal Arcoverde, Botafogo, Largo do Machado, Central, Saens Peña, Uruguai, Del Castilho e Pavuna), o cartão especial de Carnaval, uma parceria entre o MetrôRio e a 99 que dá direito a quatro viagens de metrô por dia, por cinco dias consecutivos, e cinco descontos de R$ 10 em viagens no aplicativo 99, categoria Pop. O cartão, que tem validade entre sexta-feira (9/02) e o domingo das Campeãs (18/02), custa R$ 50.

Medidas de segurança

Durante toda a operação especial de Carnaval, algumas escadas rolantes permanecerão desligadas. A medida tem como objetivo a prevenção de acidentes com fantasias e adereços, muito comuns nesta época do ano. Não será permitido o embarque com bicicletas e pranchas de surfe durante a operação especial de Carnaval.

Metrô Na Superfície

De 9 a 14 de fevereiro, as linhas Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão das 5h à meia-noite, mantendo as estações iniciais e finais. O itinerário das linhas de extensão e seus pontos intermediários poderão sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.

Aplicativo MetrôFácil

No aplicativo MetrôFácil e no site do MetrôRio (www.metrorio.com.br/carnaval), o usuário terá acesso a conteúdo especial para os dias de folia. Na nova aba, os usuários poderão consultar uma agenda de blocos com as estações mais próximas e também planejar suas viagens de acordo com os blocos do seu interesse. Além disso, os clientes podem acompanhar a localização e o tempo estimado para a chegada dos trens e consultar os mapas do entorno das estações.

(9)

TRENS

A SuperVia seguirá com o planejamento do Carnaval 2018 com partidas extras nas madrugadas dos dias 10, 11, 12 e 13/02, em que serão realizadas viagens da Central do Brasil para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna, entre 0h e 5h25. Na operação das madrugadas, somente a estação Central do Brasil estará aberta para embarque. Todas as outras estações do sistema ferroviário funcionarão somente para desembarque de passageiros.

Funcionamento de segunda (12) a quarta (14):

Na segunda-feira (12/02) e terça-feira (13/02), os trens vão operar com grade horária de domingo e feriados. Na segunda-feira, haverá acréscimo de viagens ao longo do dia. Já na quarta-feira de Cinzas (14/02), a grade de referência será a de sábado, e também haverá partidas extras para esticar o horário término da operação comercial. A concessionária orienta que os passageiros consultem o site www.supervia.com.br, o aplicativo ou o SuperVia Fone, no número 0800 726 9494 (24 horas) para planejar suas viagens e tirar dúvidas sobre outros serviços.

Gratuidade para integrantes de escolas de samba

Integrantes de oito escolas do Grupo Especial e Série A do Rio de Janeiro vão viajar de graça nos trens da SuperVia, tanto na ida quanto na volta do Sambódromo. Cerca de 20 mil bilhetes serão distribuídos entre as agremiações da Beija-Flor, Mocidade, Grande Rio, Portela, Acadêmicos de Santa Cruz, Inocentes de Belford Roxo, Unidos de Padre Miguel e Unidos de Bangu, nos dias de desfiles na Sapucaí. A iniciativa reforça os laços históricos do trem do Rio com o samba, dando continuidade à parceria com as escolas que margeiam a linha férrea e ajudam na preservação da nossa cultura.

Partidas da Central do Brasil para as estações terminais*

Ramal Sábado (10/02) Domingo (11/02) Segunda-feira

(12/02) Terça-feira (13/02) Japeri Partidas às 0h, 2h, 4h, 22h Partidas às 0h, 2h, 4h, 22h30 Partidas às 0h, 2h, 4h, 15h05, 16h15, 17h05, 18h15, 19h05, 21h20, 22h30 Partidas às 0h, 2h e 4h

Santa Cruz Partidas às 1h,

3h, 5h, 21h40, 23h Partidas às 1h, 3h, 5h, 21h30, 23h Partidas às 1h, 3h, 5h, 14h05, 16h35, 17h25, 18h35, 21h, 23h Partidas às 1h, 3h e 5h

Saracuruna Partida de trem

da grade, às 5h25 Partida às 5h15 Partidas às 5h15, 20h, 21h Partida às 5h15

(10)

Partidas das estações terminais para a Central do Brasil*

Ramal Segunda-feira (12/02)

Japeri Partidas às 6h10, 6h50, 7h30, 8h

Santa Cruz Partidas às 6h, 7h20, 9h20, 20h15

Trens extras na Quarta-feira de Cinzas (14/02) *

Ramal Quarta-feira de Cinzas (14/02)

Japeri Central do Brasil > Japeri: 21h50, 22h25 e 23h05

Japeri > Central do Brasil: 21h10 e 22h10

Santa Cruz Central do Brasil > Santa Cruz: 21h30, 22h10 e 22h55

Santa Cruz > Central do Brasil: 21h25 e 22h25

Belford Roxo Central do Brasil > Belford Roxo: 20h30 e 21h30

Belford Roxo > Central do Brasil: 20h15 e 21h35

Saracuruna Central do Brasil > Saracuruna: 21h40 e 22h40

*Nos finais de semana e feriados, as estações do ramal Deodoro são atendidas pelos trens paradores dos ramais Santa Cruz e Japeri.

BARCAS

A CCR Barcas está preparada para atender a um possível aumento na demanda de passageiros no período que antecede o carnaval. A expectativa é de que cerca de 160 mil pessoas utilizem as linhas do transporte aquaviário entre quinta (8/2) e sexta-feira (9/2). As equipes de manutenção da Concessionária estão reforçadas em postos avançados disponibilizados nas estações para dar mais agilidade ao atendimento. Além disso, caso haja necessidade, viagens extras serão realizadas e os intervalos praticados nos horários de maior movimento serão estendidos para depois do rush neste período.

(11)

Linha Arariboia

Do dia 10/2 ao dia 14/2 (sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira), a linha Praça Arariboia-Praça XV funcionará com viagens a cada 30 minutos, das 5h30 às 23h30. No sentido contrário, no trajeto que liga o centro do Rio ao centro de Niterói, os intervalos serão os mesmos, porém, a primeira viagem será realizada às 6h.

Linha Paquetá

Na linha Paquetá, de 10/2 a 14/2, os horários praticados serão os seguintes:

· Paquetá-Praça XV - 6h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 14h30, 16h, 17h30, 19h, 20h30, 22h e 23h30. · Praça XV-Paquetá - 4h30, 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 14h30, 16h, 17h30, 19h, 20h30, 22h e 0h. Linha Cocotá

A linha Cocotá (Ilha do Governador) não funcionará no período de 10/2 a 14/2. Linha Charitas

A linha Charitas não funcionará no período de 10/2 a 14/2.

VLT

Em 2018, o VLT Carioca contará as duas linhas em operação completa ao longo dos dias de folia. As linhas 1 e 2 terão reforço operacional para garantir o acesso aos principais eventos no entorno das regiões central e portuária. Serão oferecidas viagens extras, nos momentos de concentração e dispersão dos principais blocos. Ao todo, serão mais de 60 blocos no entorno do VLT ao longo do mês de fevereiro, acompanhados de um reforço operacional de aproximadamente 30 viagens extras nos dias de maior movimento. O funcionamento será normal, com a linha 1 circulando de Praia Formosa ao Santos Dumont de 6h à meia-noite e a linha 2 operando entre Praia Formosa e Praça XV de 6h às 20h e de Central à Praça XV até a meia-noite.

O VLT reforça a importância de não circular ou permanecer nos trilhos, bem como respeitar a sinalização e realizar travessia nos pontos indicados. Usuários também podem se programar e realizar a compra e recarga de cartões de passagem com antecedência, o que agiliza o momento da viagem. Vale lembrar que no VLT é preciso ter um cartão por pessoa e a passagem custa R$ 3,80.

Interrupções parciais estão previstas apenas no momento da passagem dos grandes blocos na Rua Primeira de Março. Locais em que são esperados maior fluxo de pessoas, como Praça XV, Tiradentes e Harmonia, foram gradeados para orientar o melhor acesso dos passageiros.

BRT

O BRT vai funcionar com reforço na frota de sábado de Carnaval à Quarta-Feira de Cinzas.

Desfiles da Intendente Magalhães: escolas das séries B (terça-feira, 13/02), C (segunda-feira, 12/02), D (domingo, 11/02) e E (sábado, 17/02) Estação Campinho.

● Linhas: 46 - Penha x Alvorada Expresso (até as 23h); 35 - Alvorada x Madureira Parador (até as 23h); e 38 - Fundão x Alvorada Parador (das 21h45 às 3h45).

(12)

Além do samba nos arredores do corredor Transcarioca, de BRT + metrô você chega a outros pontos animados da cidade. Desembarcando de BRT no terminal Jardim Oceânico, você pode pegar a Linha 4 para brincar nos blocos que saem na Zona Sul, na Tijuca e no Centro e também para assistir aos desfiles das escolas da Série A (sexta, 9 de fevereiro, e sábado, 10) e do Grupo Especial (domingo, 11, e segunda, 12), no Sambódromo.

Secretaria Municipal de Transportes

Para atender ao evento Carnaval 2018 será implantado um esquema especial de transportes na região do Sambódromo, que terá público estimado em cerca de 120 mil pessoas por dia.

Outra novidade para esta edição do Carnaval será a operação do aplicativo taxi.rio, desenvolvido pela Prefeitura, em que os taxistas mais bem avaliados do aplicativo estarão nas imediações da Sapucaí. O aplicativo do taxi.rio permite aos usuários avaliar o taxista, com nota de 0 a 5.

Em decorrência das interdições e bloqueios viários, a Secretaria de Transportes recomenda que os espectadores priorizem o uso do sistema de Trens e Metrô para chegar à Sapucaí e antecipem a saída de casa.

A fiscalização contará com a participação de agentes em diversas áreas de embarque/desembarque, e também fiscais e auxiliares da Secretaria Municipal de Transportes, que estarão monitorando a operação em campo, nos pontos de táxis, através de câmeras no Centro Integrado de Mobilidade Urbana do Centro de Operações Rio (CIMU - COR), e nas bases móveis da fiscalização montadas por ocasião do evento.

Veja aqui a lista completa de ônibus que terão o seu itinerário alterado no Centro do Rio, por causa das interdições para o Carnaval 2018: http://bit.ly/Carnaval2018_onibusitinerario

ESQUEMA OPERACIONAL PARA OS TÁXIS:

Pontos de táxis convencionais (amarelos), para uso ao término do desfile nas adjacências do Sambódromo. No setor par, estarão localizados na Rua Estácio de Sá e, no setor ímpar, na Rua Marquês de Pombal. Os táxis do sistema taxi.rio ficarão na Rua Afonso Cavalcanti, entre a Rua Laura de Araújo e a Rua Carmo Neto.

Regras tarifárias vigentes: Táxis Convencionais Bandeirada - R$ 5,50.

Das 18h do dia 09/02/2018 (sexta) até as 12h do dia 14/02/2018 (quarta) será adotada a tarifa pela Quilometragem (Bandeira - tarifa II) - R$ 3,00.

Para o Desfile das Campeãs, das 18h do dia 17/02/2018 (sábado) até as 6h do dia 19/02/2018 (segunda) também será adotada a tarifa pela Quilometragem (Bandeira - tarifa II) - R$ 3,00.

Táxis Executivos

Para os táxis executivos será utilizada a tabela de preços fixos com destinos aos bairros. Setor ímpar: Rua Marquês de Pombal

Setor par: Rua Estácio de Sá Táxi.rio

(13)

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES: ● Utilizar transporte público;

● Com o aumento da demanda na região do Centro, os espectadores devem antecipar a chegada ao Sambódromo;

● Para sua segurança, os passageiros devem somente realizar o embarque/desembarque nos locais devidamente sinalizados e indicados;

● A Prefeitura recomenda às pessoas que adquiram cartões do Bilhete Único Carioca para uso nos ônibus com a respectiva carga de créditos correspondente ao percurso integral;

● Para sua segurança, utilize os transportes regulamentados pela Prefeitura do Rio; ● O sistema BRT e o Metrô funcionarão 24 horas;

● A Secretaria de Transportes não recomenda o uso do carro particular na região do Sambódromo, tendo em vista as interdições e restrições de estacionamento.

GUARDA MUNICIPAL

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) inicia a 0h de sexta-feira (9/02) as interdições de trânsito da Avenida Presidente Vargas, no Centro, para garantir, na concentração, espaço para os carros alegóricos das escolas da Série A que desfilam no Sambódromo. O planejamento operacional do Carnaval 2018 vai até a manhã de quarta-feira de cinzas (14/02), sendo retomado na área da Marquês de Sapucaí no sábado (17/02), dia do Desfile das Campeãs. O esquema de trânsito foi estabelecido pela CET-Rio e será posto em prática com a GM-Rio atuando em pontos de eventos pré-carnavalescos que acontecem em todas as regiões da cidade.

SAMBÓDROMO - Serão 790 guardas municipais empregados por dia na área do Sambódromo. Desse total, 300 atuarão nos pontos de bloqueios de trânsito definidos pela CET-Rio no entorno e acessos à Passarela do Samba. Os outros 490 guardas cuidarão do patrulhamento em geral. O esquema da Sapucaí contará ainda com o apoio de 50 viaturas, um carro comando e duas bases fixas externas de apoio operacional.

INTENDENTE MAGALHÃES - Para o patrulhamento dos desfiles das escolas de samba da Série B e C que acontecem na Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte, a Guarda Municipal empenhará 250 guardas, sendo 140 no controle de trânsito.

CARNAVAL DE RUA - Em apoio aos eventos do Carnaval de Rua que acontecem em diversos locais da cidade, a GM-Rio vai empregar 790 guardas municipais no patrulhamento em geral, 220 deles atuando no controle do trânsito. Entre os pontos de folia com maior movimento estão a Cinelândia e a Praça Tiradentes, no Centro; e bairros da Zona Norte.

BLOCOS – A GM-Rio vai atuar com 6.140 guardas em diversas ações de ordenamento urbano e de controle e fiscalização do trânsito nos blocos oficiais que desfilarão em todas as regiões da cidade. As ações serão isoladas e integradas com diversos órgãos da Prefeitura do Rio, como as Superintendências Regionais, Coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização (CLF), Coordenadoria de Gestão do Espaço Urbano (CGEU), Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) e a Comlurb, por meio do programa Lixo Zero.

CENTRO DE OPERAÇÕES RIO

O Centro de Operações Rio (COR), integrado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), vai monitorar a área do Sambódromo, as vias de acesso ao Centro e as regiões onde haverá desfiles de blocos de rua por meio de câmeras, informações de agentes em campo e outros sensores, como informes de usuários do Waze e GPSs dos ônibus. O COR integra as operações dos órgãos envolvidos e pode acionar pronta resposta das equipes da prefeitura para atuar em ocorrências e outras situações.

(14)

As regiões dos eventos e adjacências são monitoradas em tempo real, com apoio das 815 câmeras da prefeitura e outros equipamentos de videomonitoramento de parceiros. Caso haja impactos significativos na mobilidade, o COR pode ainda integrar ações da CET-Rio, Guarda Municipal e modais de transporte, para a realização de ajustes operacionais nas vias ou nos tempos dos sinais de trânsito. Os perfis das redes sociais do Centro de Operações Rio disponibilizarão todas as informações sobre esquemas especiais de trânsito e transporte para os festejos carnavalescos. Para se manterem atualizados sobre a operação da cidade, basta acessar o twitter.com/operacoesrio ou o facebook.com/operacoesrio.

SEOP/CFER

Durante o Carnaval 2018, a Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), integrada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), terá como objetivo remover veículos estacionados em locais irregulares dando fluidez ao tráfego e ao percurso dos foliões espalhados pela cidade e no entorno do Sambódromo. Do dia 9 a 13 de fevereiro, o efetivo da Cfer será de 150 funcionários atuando pela cidade. Também haverá apoio na fiscalização ao redor dos principais blocos de rua.

Em regra estará proibido o estacionamento em locais já regulamentados e definidos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio). A Cfer vai contar com o apoio de 18 reboques e também vai apoiar as equipes da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), Coordenadoria de Transporte Complementar (CETC), Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), Polícia Militar e Polícia Civil.

COMLURB

A Comlurb programou uma limpeza geral do Sambódromo nesta quinta-feira (8/02) a partir das 7h. O serviço prepara a passarela para os desfiles das Escolas de Samba do Carnaval 2018. A partir da sexta (9/02), e durante todo o Carnaval, a Companhia vai mobilizar 2.557 garis e 265 veículos e equipamentos por operação, divididos em três turnos, para garantir a manutenção do Sambódromo, todo o entorno e o Terreirão do Samba. A operação Sambódromo termina após o Desfile das Campeãs.

Para que os serviços de limpeza e remoção de resíduos sejam rápidos e eficientes, garantindo a evolução das escolas de samba, os garis estarão trabalhando nos três turnos, nas limpezas diurna e noturna da passarela, incluindo os setores par e ímpar, arquibancadas e pistas, concentração, dispersão, postos de saúde e Terreirão do Samba, com o apoio de 323 garis/dia, e o apoio de 46 veículos e equipamentos, por turno, entre sopradores, que agilizam a limpeza das arquibancadas, caminhões basculantes, compactador, caminhão-pipa, que utiliza água de reuso, pá mecânica e mini varredeiras.

Sambódromo e Terreirão

No Sambódromo serão destacados 1.477 garis, nos seis dias de desfiles, 323 à noite e 214 de dia, com apoio de supervisores e equipamentos e máquinas, para limpeza e manutenção de toda área interna, como corredores, frisas, arquibancadas e pistas (durante os desfiles, concentração e dispersão); coleta de resíduos, lavagem dos contêineres e manutenção de limpeza do Terreirão.

Na Rua Intendente Magalhães, onde desfilam as escolas do Grupo de Acesso serão mobilizados para a limpeza 50 garis e 10 encarregados, por noite de desfile, e o apoio de sete veículos e equipamentos.

Postos de Saúde

A limpeza e desinfecção dos Postos de Saúde instalados ao longo da Passarela do Samba e Terreirão, assim como a coleta dos resíduos biológicos desses postos, também ficam a cargo da Comlurb, que destacará 11 garis e dois supervisores, por dia, para os serviços. Os trabalhos serão realizados todos os dias de desfiles, sempre das 16h às 7h.

(15)

Para o entorno do Sambódromo e Terreirão 168 garis, por turno, farão a limpeza dos logradouros, lavagem de pontos críticos com água de reuso e a remoção de resíduos com o apoio de 30 veículos e equipamentos.

Lixo Zero

Os foliões que vão brincar o Carnaval de rua devem ter mais cuidado com os pequenos resíduos descartados irregularmente, assim como, evitar urinar nas calçadas, vias públicas e canteiros. O Programa Lixo Zero não vai parar durante os dias de folia e fiscalizará os maiores e os mais importantes blocos da cidade.

Os agentes do Lixo Zero, sendo 235 fiscais da Comlurb e 140 Guardas Municipais, atuarão nos blocos, nas ruas dos desfiles e no entorno. Caso o folião seja pego em flagrante urinando em via pública pelas equipes de fiscalização, será passível de multa no valor de R$ 563,30, conforme o novo Artigo 103-A da Lei de Limpeza Urbana. Para descarte de pequenos resíduos, o valor da multa é de R$ 205,60.

No ano passado foram aplicadas, no período do carnaval, 3.392 multas, sendo 1.521 por descarte irregular de resíduos e 1.871 por urinar em logradouro público.

Do primeiro dia do ano até 5 de fevereiro, já foram aplicadas 508 multas a pessoas flagradas urinando em vias públicas.

Carnaval de Rua 2018

A Comlurb planejou uma logística de limpeza do Carnaval de Rua baseada no Protocolo de Blocos, que define o quantitativo de mão de obra, contêineres, equipamentos e veículos de acordo com o tamanho do bloco, garantindo maior eficiência e agilidade aos serviços. O sistema de limpeza contará com até 1.085 garis por dia, 2.100 contêineres, 100 sopradores, além de 50 veículos entre caminhões compactadores, caminhões-pipas, kombis lava a jato, caminhões basculantes, mini varredeiras, varredeiras mecânicas e mini basculantes. Os serviços especiais começam no pré-Carnaval e continuam até o encerramento.

A operação de limpeza para atender a folia nas ruas é diferenciada, com sistema de manutenção permanente durante a evolução do bloco até sua dispersão e instalação de contêineres ao longo de todo o trajeto para estimular os foliões a jogarem o lixo no local adequado. Com a saída dos foliões, é realizada a remoção dos resíduos com sopradores e modo “arrastão”, com os garis fazendo o repasse, além de lavagem das pistas com água de reuso e desodorizante. Os acessos, transversais, concentração e trajeto do desfile do circuito dos blocos também receberão atenção da Companhia.

De acordo com o Protocolo, blocos de grande porte, como o Cordão do Bola Preta, por exemplo, que reúne cerca de 1.500.000 pessoas, pode contar com até 310 garis distribuídos em dois turnos, 350 contêineres e 14 veículos e equipamentos.

SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou esquema especial de atendimento médico e de fiscalização sanitária para os dias de desfiles das Escolas de Samba da Série A, do Grupo especial, das Escolas Mirins, Apuração e Campeãs, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Os postos médicos funcionarão com um total de 33 leitos, sendo oito de suporte avançado para os casos de maior gravidade. Os postos estarão localizados nos setores 1 (concentração), 2, 7, 8, 10 (Rua Salvador de Sá), 11 e Apoteose (dispersão).

Cerca de 200 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de apoio administrativo, estarão de plantão nos postos de atendimento. Os médicos serão de diversas especialidades (clínicos, cirurgiões gerais, ortopedistas, pediatras, neurocirurgiões, etc), que se alternarão nos plantões durante todos os dias de evento. Para os casos que precisarem de remoção, estarão disponíveis 15 ambulâncias UTIs, com equipes de saúde distintas das equipes dos postos. A Central Municipal de Regulação dará suporte aos casos de necessidade de transferência de pacientes. Os hospitais da rede municipal de saúde estarão de prontidão, preparados para receber os casos mais graves.

(16)

Os postos funcionarão das 16h até o término dos desfiles. Em 2017, foram realizados 2.378 atendimentos nos nove postos de saúde instalados no Sambódromo e Terreirão do Samba durante os seis dias de desfiles. As principais causas foram pequenos ferimentos, crise hipertensiva (pressão alta), mal estar e cefaléia (dor de cabeça), entorces e intoxicação alcoólica. Desse total, 101 pacientes foram transferidos para hospitais da rede municipal.

RIOLUZ

No domingo (4), a Rioluz realizou teste de iluminação no Sambódromo. Foram avaliados os 451 projetores das 41 torres do trajeto, além dos 45 projetores de LED instalados, sendo 41 nas torres e 4 no recuo da bateria. A área do entorno do Sambódromo também passará por vistoria. Os pontos e equipamentos checados nas vias de acesso, concentração, dispersão e arquibancadas populares serão: 73 projetores instalados; 34 projetores dos 5 postes em frente ao setor 1 e as 6 subestações de energia.

A Rioluz iniciou a instalação de projetores em duas tradicionais vias que recebem blocos de carnaval e escolas de samba: a Avenida Intendente Magalhães, em Campinho, e a Avenida Chile, no Centro. Na Intendente Magalhães, que é palco da disputa das escolas de samba dos grupos de acesso, foram instalados 88 projetores nas áreas de armação, bateria, concentração, pista de desfile e dispersão. Além da Intendente, a Avenida Chile, que recebe os desfiles dos Blocos de Enredo, recebeu 44 projetores e o apoio da Rioluz com duas chaves de instalação para o palco principal. Já a Avenida Presidente Antônio Carlos, passarela dos grandes blocos do Centro, e o Largo da Carioca, receberão vistoria de iluminação.

Até a semana do carnaval, bairros como Madureira, Santa Teresa, Vista Alegre, Irajá, Ramos, Vila Isabel, Penha, Méier, Padre Miguel, Coelho Neto, Guaratiba, Santa Cruz, Campo Grande, Sepetiba, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Tijuca, Grajaú, Anchieta, entre outros, receberão manutenção da iluminação e contará com equipes da Rioluz de prontidão para qualquer eventualidade.

SUBSECRETARIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

● Projeto "Carnaval Inclusivo 2018" interpreta os sambas-enredo em Libras

A Prefeitura do Rio através da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, tem como principal objetivo promover maior inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Atualmente, muito se lê a respeito de inclusão, diversidade e responsabilidade social. As organizações têm se mobilizado no sentido de oportunizar e proporcionar acessibilidade às pessoas com deficiências, entre elas, os surdos.

Uma grande movimentação em defesa da Língua de Sinais e outros meios visuais de acessibilidade têm alcançado resultados satisfatórios, entre eles o advento da Lei 5.626/05 e agora, recentemente, a Lei Municipal 6.267/17 garante que os grandes eventos deverão proceder à instalação de painéis e equipamentos afins destinados à acessibilidade de deficientes visual e auditivo, bem como aplicar técnicas com essa finalidade.

Porém, a barreira linguística existente entre surdos e ouvintes dificulta o processo do conhecimento das subjetividades desses indivíduos, fazendo com que ações sejam tomadas baseadas sem que eles participem integralmente do processo por falta de uma representação que alcance toda a diversidade existente dentro dessa diferença. Este projeto tem por finalidade dar acessibilidade em LIBRAS, ao conteúdo dos sambas enredos das 13 escolas de samba do Grupo Especial do Rio.

O trabalho iniciou com a pesquisa e estudo das sinopses, letra do samba e vídeos de cada escola na internet; a segunda fase foi visitar cada agremiação e conversar com representantes das escolas para que as glossas fossem feitas para tradução; a terceira fase é a interpretação e inclusão no ritmo e tempo de cada samba para que possamos por fim filmar e editar o vídeo".

(17)

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Riotur e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro (COMDEF-RIO), distribuiu 300 ingressos por dia (9, 10, 11, 12 e 17/02) de desfile do Carnaval 2018 para a frisa do Setor 13 do Sambódromo para as pessoas com deficiência - e cada uma tem direito a um acompanhante. Cadeirantes poderão escolher um dia do grupo de acesso e dois dias do grupo especial, incluindo o Desfile das Campeãs, para assistir. As demais deficiências poderão escolher um dia do grupo de acesso e um dia do grupo especial, incluindo o Desfile das Campeãs. A escolha precisou ser feita no ato de inscrição. E, no dia do desfile, só será permitida entrada com ingresso e documento de identificação com foto da pessoa com deficiência; e crianças a partir de sete anos só poderão entrar com o convite. A entrega dos ingressos acontece do dia 1º ao dia 07 de fevereiro, das 10h às 16h, no CIAD Mestre Candeia, localizado na Avenida Presidente Vargas, 1997 - 3º andar.

Para realizar a inscrição, que foi até o dia 26 de janeiro também no CIAD Mestre Candeia, era necessário apresentar o laudo médico e um documento de identificação com foto. Outra pessoa podia fazer a inscrição, desde que apresentasse o laudo médico comprovando a deficiência e documento de identificação com foto da pessoa com deficiência que seria inscrita, além do seu próprio documento de identificação.

Referências

Documentos relacionados

Agora quando eles brigam eu não sinto mais medo: sinto apenas ódio deles e fico nervoso e meu estômago ferve.. Mas do verão eu

A campanha Dia da Independência no Facebook criou perfis reais para alguns dos personagens que participaram da independência do país, como Dom Pedro I, Dom João VI,

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

À exceção de pouquíssimos nomes, entre os quais o de Manuel Guimarães (com destaque para Saltimbancos (1951), Nazaré (1953) ou Vidas sem rumo (1956), todos eles na esteira