• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO AMBIENTAL É OBJETIVO DE NOVO HORTO EM CAMBUÍ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO AMBIENTAL É OBJETIVO DE NOVO HORTO EM CAMBUÍ"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Gazeta do Vale O Jornal que conquistou o Sul de Minas

24 de março de 2017 | Ano 9 | Edição 282| Distribuição gratuita

POLÍTICA CULTURA

ANIVERSÁRIO

Associação Comercial de Estiva comemora 20 anos com grande festa. 04 e 05

Estiva realiza I Festival de Outono neste final de semana. 03

EDUCAÇÃO AMBIENTAL É OBJETIVO DE NOVO

HORTO EM CAMBUÍ

Projeto de homenagem às mulheres é apresentado em Córrego. 03

SEGURANÇA

Assaltos assustam moradores em Cambuí. 06

Local sofreu modificações e agora se tornou espaço para oficinas ambientais, educação e físicas. 03

APREENSÃO

Ação da polícia resulta em apreensão de

armas e munições em Cambuí. 06

(2)

CIDADES

02 Edição 282 - 24/03/2017

EDITORIAL

Em construção...

A palavra do momento é: reforma. Em todo o ins- tante, em qualquer que seja o noticiário, esta palavri- nha mágica está ilustran- do as ações cometidas pelo Governo Federal, com aval de grande parte do Con- gresso. É reforma da Previ- dência, Terceirização...

E esta “reforma” vem produzindo efeitos direto na sociedade que, en�im, tem se manifestado con- trário a tudo isso.

A principal cobrança é contra a reforma previ- denciária, que, em tese, vai di�icultar ainda mais- quem deseja se aposentar.

E isso gerou um movimen- to muito grande de diver-

sos setores, principalmen- te da área da educação, que estão em greve.

A mais nova reforma, e que promete gerar muito debate nos próximos dias, foi aprovada nesta sema- na pela Câmara dos Depu- tados: a terceirização.

Vejamos: o objetivo da lei é facilitar e ampliar as ações para que empresas e órgãos públicos possam contratar empresas terceiras para de- sempenhar funções que até então não poderiam.

Os esquerdistas bate- ram muito, dizendo que trata-se do �im da CLT e dos direitos dos traba- lhadores. Bem, se anali- sarmos a fundo, não seria

bem isso.

Ampliar o acesso às empresas terceirizadas poderá ter um outro re�le- xo: aumento no número de vagas de trabalho. Se uma empresa ou órgão vai con- trar uma empresa, é cla- ro que esta (ou este, se for Pessoa Jurídica) irá con- tratar mais funcionários para cumprir seus com- promissos. A contratação, é claro, se dará pela CLT, com todos os direitos do trabalhador.

Diante de tudo isso que está acontecendo, o Go- verno Federal deveria mu- dar seu slogan: em vez de Ordem e Progresso para Em Construção’.

Expediente

Redação: Rua Padre Caramuru, 787, Centro, Cambuí/MG, CEP 37600-000.

Telefone: (35) 3431-3047 | WhatsApp Gazeta: (35) 99763-5164

E-mails: redacao@jornalgazetadovale.com.br | comercial@jornalgazetadovale.com.br | www.

jornalgazetadovale.com.br | Diretor geral: Gerson Benedito de Oliveira | Jornalista responsável:

Luis Cesar da Fonseca (MTB 09485/JP MG) | Diagramação e arte fi nal: Luis César da Fonseca. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamen- te, a opnião deste veículo de comunicação. As publicidades veiculadas são de responsabilidade das empresas anunciantes.

Área de abrangência do jornal: Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral, Bom Repouso, Estiva, Camanducaia, Itapeva, Consolação, Paraisópolis e Gonçalves.

Circulação semanal/ Distribuição gratuita Impressão: PousoGraf - Pouso Alegre/MG

Enivaldo Eiras

E eis que surge o G5!

Na semana passada houve um en- contro entre os presidentes de cinco clu- bes que prometem uma revolução no fu- tebol brasileiro. Estão querendo acabar com o monopólio da Rede Globo no fu- tebol e as regalias de muito tempo so- mente para o Corinthians e Flamengo.

E já está marcado um novo encontro, desta vez na Vila Belmiro. Querem mui- to mais dinheiro também na TV aberta, mas desta vez não vai haver represálias.

Palmeiras, Santos, Atlético Paranaen- se, Coritiba e Bahia agora estão unidos. O Esporte Interativo começou a desmoro- nar o monopólio nos canais a cabo. Agora surge o G5 com toda força para a guerra com a Rede Globo. Os títulos e injeção de milhões da Cre�isa no Verdão contribuí- ram muito para esta investida.

Estes cinco clubes da Série A con-

�irmaram a assinatura com o Espor- te Interativo e terão seus jogos trans- mitidos na TV a cabo de 2019 a 2024.

Em outras divisões estão o Inter, Ponte Preta, Fortaleza, Ceará, Paraná, Joinvil- le, Criciúma e o Sampaio Corrêa. E a bi- lionária Turner promete mais. Tudo in- dicava que todos estes times seguissem negociando a TV aberta e o Pay-per- -view diretamente com a Globo. Mas o quinteto resolveu se unir pra negociar.

Tudo ganhou força depois do Atleti- ba transmitido ao vivo pelo You Tube, e que foi um sucesso. Esse novo G5 pode se tornar o novo G13. O antigo G13 com os maiores clubes do Brasil negocia- vam unidos com a Globo. Até que, em 2011, ameaçado pelas investidas da Re- cord, a Rede Globo, que passava por sé- ria crise �inanceira, se aliou com An- drés Sanchez, que era presidente do Timão, para detonar o G13. Começava as regalias e privilégios para o clube do

Parque São Jorge.

Com a adesão do Mengão, que tam- bém entraria nas regalias, e o apoio da CBF, do Sr. Barão Ricardo Teixeira, a Rede Globo voltou a ser poderosa. Foi um golpe genial que bene�iciou a todos, mas prejudicou, e muito, os outros clubes que beiraram a falência e �icaram a mercê da Globo, dependendo dos seus “adian- tamentos” de cotas. A tática era simples, Corinthians e Flamengo passaram a ne- gociar diretamente com a emissora rece- bendo muito mais que os outros clubes que não davam muita audiência.

Mas tudo isso ia bem, até que em 2016 entra em cena o Esporte Interati- vo, que como um Robin Hood, começou a se aproximar dos desprezados sem audiência. A revolta foi grande na Vê- nus Platinada, mais já era tarde e não tinha o que fazer. E, agora, com a cria- ção do G5, outros clubes que há seis anos são rejeitados dos privilégios, co- meçam a observar o movimento e po- dem se juntar formando um G bem maior. A TV aberta começa a balançar e a Globo a se desesperar, e agora não tem um Andrés Sanchez para se apoiar.

E toca o barco...

EM TEMPO: E o Timão começa a descobrir que a base não serve só pra ganhar titulo da Copinha e começa a dar chances aos garotos. Com isso, Marlone, Giovanni Augusto, Guilher- me e Marquinhos Gabriel já começam a procurar clubes interessados. Neste aspecto, a Lava Jato até que está fazen- do bem ao Timão.

PRA MEDITAR: “E se o verão nos ti- rou algo, que o outono nos traga de vol- ta... mas que Deus retire de nós tudo aquilo que não nos edi�ica..!!” Abraços, ENIVALDO EIRAS!

Enivaldo Eiras

(3)

CIDADES 03

Edição 282 - 24/03/2017

Terceira Idade e Apae vistam Oficina Ambiental em Cambuí

Na última terça-fei- ra, 21, com a organização do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Cambuí, teve inicio as atividades de educação ambiental e cultural na Oficina Ambiental da Pre- feitura de Cambuí, antigo Horto Florestal, no bairro Água Comprida.

No local, mantido pela Secretaria de Desenvol- vimento - Sedes, funcio- nava a antiga escola do bairro, que foi reformada para atender a população na produção e doação de mudas, além oferecer um espaço em um ambiente rural para atividades de

educação ambiental, cul- turais e lúdicas.

Na data, foram convi- dados a participar o grupo da Terceira Idade da Secre- taria de Assistência Social e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excep- cionais - Apae, unindo qua- se 100 pessoas para passa- rem uma tarde em contato com a natureza, realizando atividades físicas e partici- pando de palestras sobre meio ambiente e preserva- ção da natureza.

O local - Segundo o che- fe do Departamento de Meio Ambiente, Renato Aguiar, o local será de gran-

de importância para assun- tos relacionados ao meio-

-ambiente. “Apesar de já ser um avanço, ainda há mui- to a se fazer pra melhorar

ainda mais a Oficina Am- biental, e há perspectiva de muita coisa boa ainda a se fazer nesse maravilhoso espaço que é de Cambuí.”

“Com a reforma do an- tigo prédio, mantendo as características arquitetô- nicas antigas, além da dis- ponibilização de mudas de árvores, pelo viveiro do mesmo gratuitamen- te à população de Cam- buí, a nova Oficina Am- biental, possui uma sala de aula, nascentes prote- gidas, banco de sementes, uma horta comunitária (em fase de implemen- tção) e um ótimo espaço à céu aberto para ativi-

dades diversas”, comple- mentou Renato.

Para visitar a Oficina, qualquer cidadão poderá fazê-lo de segunda a sex- ta-feira, das 08h às 15h30 horas. Grupos que quei- ram desenvolver alguma atividade, tais como as que já vem sendo feitas, como grupos de capoeira, esco- teiros, estudantes, em ho- rário diferenciado e fins de semana, deverá reque- rer a Oficina Ambiental mediante o preenchimen- to de um requerimento próprio, no Departamento de Meio Ambiente e Agri- cultura, localizado na Rua Padre Caramuru, 295.

Grupo da Terceira Idade e da Apae fazem exercício físico na Oficina Ambiental

DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE CAMBUÍ

Estiva realiza I Festival de Outono

A Secretaria de Es- porte, Lazer e Cultura, da Prefeitura de Esti- va, realiza neste final de semana o I Festival de Outono na cidade.

O evento começa nes- ta sexta, 24, e vai até domingo, 26, na Praça

Chico do Juca.

Serão várias atrações programadas, com di- versos shows e, também, feirinha de artesanato.

As apresentações estão marcadas para iniciar às 20h30 (sexta e sábado) e às 20h (domingo).

Projeto que cria homenagem às

mulheres é apresentado em

Córrego

Foi apresentado na reu- nião ordinária da Câmara Municipal, realizada na noite desta quarta-feira, 22, o Pro- jeto de Resolução 01/2017, que cria homenagem à mu- lher correguense. A iniciati- va partiu do vereador Dario Ribeiro, que sugeriu à Mesa Diretora a criação desta ceri- mônia.

Segundo o projeto, o ob- jetivo é valorizar a partici- pação da mulher de Córrego do Bom Jesus, em três cate- gorias: uma destaque jovem,

até 30 anos;

uma destaque da terceira ida- de, acima dos 60 anos; e uma mu- lher cuja histó- ria ou trajetória de vida, tanto pessoal quanto profissional (ex- ceto na política) enalteça a ci- dade.

“O objetivo é valorizar a

mulher. Esta homenagem vai

ao encontro do Dia Interna-

cional das Mulheres e temos

que ressaltar os trabalhos

desenvolvidos por elas em

nosso município”, disse o ve-

reador Dario Ribeiro. O pro-

jeto segue agora para análise

na Comissão de Constituição,

Justiça, Redação e Finanças

para, posteriormente, voltar

ao plenário para votação.

(4)

ESTIVA

04 Edição 282 - 24/03/2016 Gazeta do Vale Gazeta do Vale Edição 280 - 24/03/2016 ESTIVA 05

(5)

SEGURANÇA

06 Edição 282 - 24/03/2017

Polícia recupera dinheiro em Bom Repouso

A Polícia Militar de Cambuí conseguiu recu- perar grande parte do di- nheiro furtado de uma se- nhora, moradora de Bom Repouso, no mês de feve- reiro.

Foi feita a apreensão

de dois adolescentes en- volvidos no crime, além da identificação de um ter- ceiro infrator que partici- pou da ação.

Além deles, uma moto utilizada pelos infratores também foi apreendida.

Polícia apreende armas em Cambuí

Uma operação policial realizada pela PM e pela Po- lícia Civil resultou na apre- ensão de várias armas em Cambuí. A ação aconte- ceu no último dia 16, após

a emissão de mandado de busca e apreensão na zona rural do município.

O saldo da ação policial foi a apreensão de três armas de fogo, sendo dois revólveres

calibre .32 e uma espingarda calibre .28. Além disso, tam- bém foram recolhidas 31 mu- nições calibre .32 e 12 cartu- chos intactos de calibre .28.

Mas não foram somen- te armas recolhidas: o traba- lho da força tarefa resultou na apreensão de um tablete e uma bucha de maconha, uma balança plástica, uma balan- ça digital e, também, uma arma de pressão por ação de gás comprimido calibre 5,56mm.

Todo o material foi re- colhido junto a Delega- cia de Polícia. Os suspeitos também foram conduzidos para investigação.

Assaltos assustam moradores em Cambuí

Dois assaltos marca- ram a semana em Cam- buí. E ambas cometidas no mesmo dia, num pequeno espaço de tempo.

Tudo aconteceu na ter- ça-feira, 21. Por volta das 9h, três homens tenta- ram assaltar a agência dos

Correios. Eles chegaram a anunciar o assalto, porém, não levaram nada.

Já o segundo ocorreu por volta das 12h30. As ví- timas são empresários da cidade.

Imagens das câmeras de segurança mostraram

a chegada de um homem no veículo das vítimas.

Ele levou a bolsa da mulher. Na reação, o ma- rido tentou intervir e aca- bou baleado. Ela também recebeu um tiro e preci- sou passar por cirurgia.

Ambos estão bem.

(35) 99763-5164 - WhatsApp Gazeta

(6)

CLASSIFICADOS

Edição 282 - 24/03/2017 07

ANUNCIE AQUI

LIGUE: (35) 3431-3047 Jornal Gazeta do Vale

Agora, semanal!

OPORTUNIDADE

VENDO LOTE DE ESQUINA 250 M

2

EM CAMBUÍ

R$ 85.000,00 (35)9 8880-3662

Vende-se lote, 516 m

2

localizado próximo ao Restaurante do Capela, em Cambuí com água,

esgoto e calçamento.

Valor: R$ 150.000,00 Telefone: (35)9 9114- 1734

VENDE-SE Lote 419m

2

Localizado próximo ao Restau- rante do Capela, em Cambuí. Já terraplanado com água e esgoto.

Tratar: (35)98851-5105

Editais de Casamento

SIRLEI DE MEDEIROS, O�i- ciala do Registro Civil da cidade de Cambuí – MG, na forma da lei.

Faço saber que pretendem se casar:

ANDERSON ABREU MELO e THAÍS CONCEIÇÃO CHAVES

ELE é natural de Cambuí - MG, de pro�issão auxiliar de montagem, estado civil soltei- ro, nascido em 12 de fevereiro de 1997, residente e domicilia- do na Rua Vereador Fausto de Oliveira, 26, Centro, Cambuí - MG, �ilho de ODAIR JOSE DA SIL- VA MELO e ALDILENE ROSA DE ABREU MACHADO, brasileiros, naturais ele de Garanhuns PE e ela de Cambuí MG, residentes e domiciliados em Cambuí MG.

ELA é natural de Guarulhos - SP, nascida em 17 de dezem- bro de 1991, de pro�issão do lar, estado civil solteira, residen- te e domiciliada na Rua Verea- dor Fausto de Oliveira, 26, Cen- tro, Cambuí - MG, �ilha de JOEL CHAVES e MARIA LÚCIA CON- CEIÇÃO, brasileiros, naturais ele de Dom Quixote MG e ela de São Paulo SP, residentes e domi- ciliados em Cambuí MG.

Faço saber que pretendem se casar:

ANTONIO DE SOUZA SAN- TOS e ROZILENE ARRUDA DOS SANTOS

ELE brasileiro, natural de Ira- juba - BA, de pro�issão lavrador, estado civil solteiro, nascido em 27 de fevereiro de 1980, residen- te e domiciliado no Bairro dos Lo- pes, Cambuí - MG, �ilho de MARIO JESUS DOS SANTOS e MARIA DE SOUZA SANTOS, brasileiros, na- turais de Irajuba BA, residentes e domiciliados ele em Jaguaquara BA e ela em Brejões BA.

ELA brasileira, natural de Ja- guaquara - BA, nascida em 01 de junho de 1986, de pro�issão lavra- dora, estado civil solteira, residen- te e domiciliada no Bairro dos Lo- pes, Cambuí - MG, �ilha de ALOISIO BISPO DOS SANTOS e VALDINE- TE RIBEIRO DE ARRUDA, brasilei- ros, naturais ele de Iaçu BA e ela de Nova Itarana BA, residentes e do- miciliados em Brejões BA.

Faço saber que pretendem se casar:

JOSÉ ILSON PEREIRA JU- NIOR e THAIS INARA NEVES DA CUNHA

ELE brasileiro, natural de Bom Repouso - MG, de pro�is- são autonomo, estado civil sol- teiro, nascido em 05 de junho de 1990, residente e domicilia- do na Rua Gov. Valadares, 133, apto 02, centro, Cambuí - MG,

�ilho de JOSÉ ILSON PEREIRA e MARIA APARECIDA PEREIRA, brasileiros, naturais de Bom Re- pouso MG, residentes e domici- liados no mesmo endereço do declarante.

ELA brasileira, natural de Be- lém - PA, nascida em 20 de julho de 1984, de pro�issão autonoma, es- tado civil solteira, residente e do- miciliada na Rua Gov. Valadares, 133, apto 02, centro, Cambuí - MG,

�ilha de CARLOS ALBERTO RO- DRIGUES DA CUNHA (falecido) e EDNA LUCIA NEVES DA CUNHA, brasileira, natural de Belém PA, re- sidente e domiciliada na Rua Maria Cesar de Brito, 440, Cambuí MG.

Faço saber que pretendem se casar:

MAURO SERGIO DE ARAUJO JUNIOR e BRUNA IZABELA PE- REIRA

ELE brasileiro, natural de Cambuí - MG, encarregado de se-

tor de transporte, solteiro, nascido em 17 de julho de 1993, residente e domiciliado na Rua Cassiano An- tunes Nascimento, 240, Córrego do Bom Jesus MG, �ilho de Mauro Sergio Martins de Araujo e Cris- tina Aparecida de Araujo, brasi- leiros, naturais ele de Córrego do Bom Jesus MG e ela de Cambuí MG, residentes e domiciliados no ende- reço supra mencionado.

ELA brasileira, natural de Cambuí - MG, nascida em 05 de dezembro de 1995, estudante, solteira, residente e domicilia- da na Rua Juvenal de Brito Lam- bert, 77, Sta Edwirges, Cambuí - MG, �ilha de Marcio Fabiano Pereira e Joelma Cristina Perei- ra, brasileiros, naturais de Cam- buí MG, residentes e domicilia- dos em Cambuí MG.

Apresentaram os documen- tos exigidos pelo Artigo 1525 do Código Civil, sob n.º I e III e IV. Se alguém tiver conhecimen- to de existir algum impedimen- to legal, acuse-o para os �ins de direito. E para constar e chegar este ao conhecimento de todos, lavro o presente para ser a�ixa- do no lugar do costume.

Leia os Salmos 16,23,27,91,121 por 3 dias.

Mandar publicar no terceiro dia. Fazer 1 pedido impossível e 2 pedidos difí ceis.

Você verá o que acontece no 4º dia . (J.B.S)

VENDEM-SE TERRENOS ÓTIMA LOCALIZAÇÃO

AVENIDA DO HIPER ABC (ANTIGO BRAZINHO)

EM CAMBUÍ 01 Terreno 15x35 = 487 m

2

02 Terrenos de 250 m

2

Área total de 987 m

2

Os terrenos podem ser vendidos em área total

ou separados.

Documentação em dia Marcelo:(35)98810-8483

José Maria: (35)99122-

0782

(7)

CIDADES Edição 282 - 24/03/2017 Gazeta do Vale

08

Referências

Documentos relacionados

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

ELE brasileiro, natural de Cambuí - MG, de profissão metalurgico, estado civil sol- teiro, nascido em 10 de de- zembro de 1984, residente e domiciliado na Rua Prefeito João

ELA é natural de Cambuí - MG, nascida em 27 de junho de 1978, de pro�issão doméstica, estado civil solteira, residen- te e domiciliada na Rua Maria César de Brito, 430,

ELE brasileiro, natural de Cam- buí - MG, de pro�issão pedreiro, es- tado civil solteiro, nascido em 17 de março de 1990, residente e domici- liado na Rua Joaquim Augusto da

Por outro lado, Fernandez-Jalvo e Andrews (2003) afirmam que tal associação não é válida, tanto pela dificuldade de reproduzir situações realísticas em

Apesar de o número total de espécies encontrado ter sido bastante baixo, foi possível verificar diferenças entre as riquezas de espécies das três cavernas, sendo