• Nenhum resultado encontrado

ALICE NO POVOADO DE MARAVILHAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALICE NO POVOADO DE MARAVILHAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SINOPSES

 Longa-metragens

A BELA DE ALHAMBRA (Cuba/Espanha, 1989 - 108'). Direção de Enrique Pineda

Barnet.

Drama musical.

Musical que se passa nas décadas de 20 e 30. Rachel (Beatriz Valdés), de 20 anos, possui um grande talento para o canto e a dança, porém só tem conseguido trabalho em peças de quarta categoria. Ignorando os oferecimentos desonestos, a bela Rachel continua sonhando em trabalhar no teatro de revista mais importante de Havana: o Alhambra.

12 Anos

A IDADE DA PESETA (Cuba/Espanha, 2006 – 90’). Direção de Pavel Giroud.

Drama.

Em Havana, no ano de 1958, Samuel é um garoto de 10 anos de idade que vai com a mãe morar na casa da avó, Violeta. Ela é uma senhora de muitas manias, mas que também tenta manter sua privacidade. É nesse ambiente cheio de contradições que o garoto precisa se adaptar, ao mesmo tempo em que deve controlar os impulsos típicos da idade, que já começam a aflorar.

12 Anos

A VIDA É ASSOBIAR (Cuba/Espanha, 1998 - 106'). Direção de Fernando Pérez

Drama.

Três personagens na Havana contemporânea devem escolher entre manter suas crenças e tradições ou libertarem-se delas para viver uma vida mais livre. A bailarina Mariana prometeu a Deus se manter celibatária caso ela consiga o papel numa apresentação; Julita é uma trabalhadora que sempre desmaia ao ouvir uma palavra em especial; e o percussionista e marijuaneiro Elpidio foi abandonado pela mãe, coincidentemente chamada Cuba. Cada um se debate entre o amor, o ódio, promessas, verdade e preconceitos. Só Bebê é capaz de revelar-nos o segredo da felicidade.

16 Anos

ALICE NO POVOADO DE MARAVILHAS (Cuba, 1990 – 99’). Direção de Daniel Díaz

Torres. Comédia.

Alice é uma estudante recém graduada que viaja para o povoado de Maravilhas para trabalhar como supervisora de teatro. Os problemas cotidianos vão se unindo de forma metafórica e convertendo o povoado numa caricatura da sociedade cubana dos anos 90. Este filme se tornou a obra mais censurada da história de Cuba. Estreou em novembro de 1991 e ficou somente dois dias em cartaz. Com Thais Valdés, Reynaldo Miravalles, Alberto Pujols, Carlos Cruz, Enrique Molina.

12 Anos

AS AVENTURAS DE JUAN QUIN QUIN (Cuba, 1967 – 113’) Direção de Julio García

(2)

As aventuras de um camponês que luta pela vida e a maneira audaciosa com que ele enfrenta as dificuldades que o homem do campo encontrava para sobreviver na Cuba pré-revolucionária. Com Júlio Martínez, Erdwin Fernández, Adelaida Raymat, Enrique Santiesteban.

12 anos

AS PROFECIAS DE AMANDA (Cuba/Espanha/Venzuela, 1999 - 90'). Direção de Pastor

Veja. Drama.

Amanda, personagem humilde e muito popular, possui desde menina o dom de profetizar. Desde a infância, passando pela adolescência, até se tornar adulta, sua vida suscitou interesse, temor e repulsa por parte de mestres, psicólogos, jornalistas, amigos e familiares. Estes personagens distintos, embora antagônicos, interessam-se e deixam-se envolver pelos fenômenos paranormais que Amanda provoca e pelo deixam-seu talento em adivinhar passado, presente e futuro.

12 Anos

BAIRRO CUBA (Cuba, 2005 – 105’). Direção de Humberto Solas

Drama.

Magalis, Ignácio, Vivian, Miguelito e Santo são alguns entre muitos personagens que buscam um pouco de felicidade em Havana. Seres que lutam pela vida, se rebelam contra um destino incerto e se empenham em encontrar uma saída. Vivian tem o desejo de engravidar, enquanto Santo passa por uma tragédia e perde a esposa, o que o leva a recusar seu dever de pai. O velho Ignácio quer fazer uma última aposta de amor, enquanto Magalis fracassa em seu relacionamento e parece desistir. Miguelito, por sua vez, tenta fazer com que seu pai aceite sua homossexualidade. Enquanto isso, em outros bairros de Havana, famílias planejam fugir da ilha em busca de um futuro incerto.

14 Anos

BRASCUBA (Cuba/Brasil, 1987 - 100') Direção de Santiago Álvarez e Orlando Senna.

Documentário.

Primeira co-produção entre o Brasil e Cuba, Brascuba concretizou a experiência do cubano Alvarez filmar no Brasil e o brasileiro Senna rodar na ilha do Caribe. Cada um procurou mostrar as ligações culturais entre os dois povos. Rodado durante o Carnaval de 1986, visou destacar, na simplicidade de suas imagens, as aproximações da herança africana comum aos dois países, e também colocar em relevo as razões que podem aproximar os povos, evidenciando os pontos confluentes de suas identidades antropológica, cultural e sociológica. O filme traz entrevistas curtas, aspectos da música e folclore dos dois países.

12 Anos

BRETON É UM BEBÊ (Cuba, 2008 – 52’) Direção de Arturo Sotto.

Documentário.

Um pequeno grupo de documentaristas se aventura a viajar por toda Cuba descrevendo as coisas naturais e sociais que transformaram o país em uma ilha insólita.

12 Anos

CAMINHO DO ÉDEN (Cuba, 2007 – 90’). Direção de Daniel Díaz Torres.

Drama.

Cuba, final de 1895, durante a Guerra da Independência, Leonor é uma mulher espanhola marcada por um matrimônio infeliz, uma precária situação econômica e o assédio de um antigo pretendente. Só encontra alívio na sua amizade com a jovem empregada doméstica. Nesta dura realidade, a aparição de um soldado mambí ferido fará renascer nela ilusões amorosas que a arrastarão a um inesperado destino.

12 Anos

CUBA, 30 ANOS DEPOIS (Cuba, 2007 – 72’). Direção de Gianni Mina.

(3)

Registra a entrevista em que Fidel Castro fala sobre o fim do Império Soviético e o declínio do comunismo. O líder cubano analisa como será o mundo a partir desses acontecimentos. Fala também do caso Uchoa, o general cubano fuzilado por seu envolvimento com narcotraficantes. Castro reflete ainda sobre o drama e as consequências de trinta anos do injusto embargo econômico.

12 Anos

EL BENNY – A VIDA DE BENNY MORÉ (Cuba, 2006 - 132’). Direção de Jorge Luis

Sánchez. Drama musical.

Cinebiografia do músico Benny Moré, centrando-se no início da década de 50, quando ele deixou a orquestra de Duany para começar sua própria 'Banda Gigante'. O filme mostra seu sucesso no México, seus problemas durante o governo de Batista, a excursão pela Venezuela, a derrocada provocada pelo álcool e o reencontro com seu velho companheiro de banda, Monchy.

Com Renny Arozarena, Enrique Molina, Laura de la Uz, Mario Guerra.

12 Anos

GUANTANAMERA (Cuba/Espanha/Alemanha, 1995 – 105’). Direção de Tomás Gutiérrez

Alea (Titón) e Juan Carlos Tabío. Comédia.

Um cortejo fúnebre percorre a Ilha passando por situações divertidas e absurdas. Baseado em fatos reais, a história faz piada com uma lei cubana que obriga a pessoa a ser enterrada no local onde nasceu, o que gera sérias complicações aos parentes dos falecidos. Um burocrata tenta implantar um novo método de transportar cadáveres em Cuba. Enquanto isso, sua mulher reencontra ex-aluno por quem sempre esteve apaixonada, ao mesmo tempo que providencia o enterro da tia.

Com Carlos Cruz, Mirta Ibarra, Raúl Eguren, Jorge Perugorría, Luis Alberto García.

12 Anos

HAVANA BLUES (Cuba/Espanha, 2005 - 111’) Direção de Benito Zambrano.

Drama musical.

Tito e Ruy são amigos e sonham poder viver da música que fazem na sua cidade, Havana. Tito vive com a sua avó, uma grande dama da música, e deseja sair de Cuba para alcançar os seus objetivos musicais (ou talvez acredite que a música irá permitir-lhe atingir o seu objetivo de sair de Cuba). Ruy vive com os seus dois filhos e a mulher Caridad numa relação tempestuosa devido a sua infidelidade crônica. A chegada de dois produtores musicais espanhóis vai aproximá-los do que tanto desejam, mas vai também pôr em cheque a amizade que os une, seu amor por Cuba e sua devoção à música, num ambiente de cores fortes que contrasta com o desencanto e o desalento (o ‘blues’) dos personagens.

Com Roberto Sanmartín, Alberto Joel García Osório e Yailene Sierra.

12 Anos

HELLO HEMIGWAY (Cuba, 1987 – 98’) Direção de Fernando Péres

Drama.

Larita, vizinha de Ernest Hemingway na Havana de 1956, é uma garota humilde que luta para continuar seus estudos e ingressar na Universidade. Em suas mãos caiu "O Velho e o Mar” e em sua intimidade vai fazendo um paralelo entre a história do velho pescador Santiago e sua própria vida. A jovem passa por conflito pessoal quando percebe a luta dos pais contra a pobreza que enfrentam no país. O filme está impregnado do espírito da obra hemingwayana em seu sentido mais universal: o homem que luta para alcançar seu sonho pode ser destruído, mas jamais vencido. Com Laura De la Uz, Raúl Paz, Herminia Sánchez, Caridad Hernandez, Enrique Molina, Marta del Rio.

12 Anos

KANGAMBA (Cuba/Angola, 2008 – 97’). Direção de Rogelio Paris.

(4)

Reflete a participação cubana na guerra pela soberania de Angola, travada contra o exército sul-africano. Na ocasião Cuba enviou 42 mil combatentes. Em agosto de 1983, milhares de soldados da UNITA treinados e armados pelo exército sul-africano lançaram uma violenta ofensiva contra as forças leais ao governo angolano e um grupo de soldados cubanos acampados em Kangamba, um pequeno povoado ao sul do país. Por mais de uma semana, se desenvolve uma batalha desigual, que também ataca civis inocentes. Soldados das FAPLA e FAR tentam resistir e vencer, mas pagando um preço alto pela vitória que, às vezes, pode ter um sabor amargo. Com Armando Tomey, Rafel Lahera, Linnet Hernandez, Jorge Enrique Caballero.

12 Anos

LISTA DE ESPERA (Cuba/Espanha/França/México/Alemanha, 1999 – 102’). Direção de

Juan Carlos Tabío. Comédia.

Na estação rodoviária de uma pequena cidade cubana, uma comédia (ou tragédia, dependendo do ponto de vista) está prestes a acontecer. Dezenas de passageiros aguardam ansiosamente a chegada do ônibus, com a esperança de que tenha lugares vazios para eles. A esperança se torna desolação quando o ônibus chega, mas tem uma pane em seguida. Aquilo que seria uma disputa por um lugar vazio, torna-se uma lição de solidariedade. Todos os passageiros tentam dar a sua colaboração para o conserto do veículo. Baseado em um livro homônimo do escritor cubano Arturo Arango, Lista de Espera conta de forma bem-humorada as pequenas tragédias do dia a dia da população cubana.

12 Anos

LUCÍA (Cuba, 1968 – 160’) Direção de Humberto Solás.

Drama.

Narra a história de três mulheres chamadas Lucía. Uma de 1895, ano das guerras de libertação de Cuba do domínio espanhol; outra de 1933, durante a resistência cubana ao ditador Geraldo Machado; e outra nos anos 60, logo após a revolução de Fidel Castro.

12 Anos

MADAGASCAR (Cuba, 1994 - 50'). Direção de Fernando Pérez

Drama.

O filme narra o relacionamento e a falta de comunicação entre mãe e filha durante a crise econômica cubana conhecida como Período Especial. Marca a mudança na direção de Fernando Pérez para uma abordagem mais lírica, diferente do documentário realista de seus primeiros trabalhos. Com Zaida Castellanos, Laura de la Uz, Elena Bolaños, Jorge Molina, Roberto Delgado.

12 Anos

MEMÓRIAS DO SUBDESENVOLVIMENTO (Cuba, 1968 – 97’). Direção de Tomás

Gutiérrez Alea. Drama Histórico. P&B.

Sergio é um burguês que decide ficar em Cuba depois da revolução, enquanto toda sua família deixa o país. A trama se constitui na confrontação entre uma realidade efervescente que instala novos valores e Sergio que não crê neles e duvida dos valores do passado. Retrato lúcido e poético de Cuba no começo dos anos 60, “Memórias do Subdesenvolvimento” é considerado um clássico do cinema latino-americano. O mestre Tomás Gutiérrez Alea oferece um olhar ao mesmo tempo carinhoso e crítico sobre os rumos da revolução de Fidel Castro, narrado pelos olhos de Sérgio, um homem que aos 38 anos se vê subitamente sozinho em Havana, depois que sua mulher e seus pais resolvem migrar para os Estados Unidos. Ao acompanhar Sérgio, o espectador é convidado a passear pelas ruas da capital cubana e a encontrar personagens reais, num filme que mistura com habilidade recursos da ficção e do documentário. Com Sergio Corrieri, Dayse Granados, Eslinda Nunez.

(5)

MONTANHA DE LUZ (Cuba, 2005 – 19’) Direção de Guillermo Centeno.

Documentário.

Mostra a atuação das brigadas médicas cubanas em países pobres da África e da América Latina.

12 Anos

MORANGO E CHOCOLATE (Cuba, 1993 - 108’) Direção de Tomás Gutiérrez Alea e Juan

Carlos Tabío.

Comédia de Costumes.

Em parceria com Juan Carlos Tabío, o mestre Tomás Gutiérrez Alea aborda, com talento e sensibilidade, temas como tolerância e discriminação. Cuba, 1979, David, um jovem universitário e militante comunista, homofóbico e ingênuo, conhece Diego, um culto professor homossexual. Entre os dois, nasce uma amizade que enfrentará os preconceitos da sociedade e do regime cubano. Infeliz após romper com sua namorada, a princípio David despreza as investidas de Diego. Entretanto, por sugestão de seu companheiro de quarto, ele começa a aceitar a presença de Diego, fascinado por seus conhecimentos culturais. Adicione a esse quadro a indiferença e a loucura de Nancy, a vizinha que constantemente tenta o suicídio, funcionando como uma fonte romântica para David. Um filme sobre uma grande e verdadeira amizade entre dois homens que superam a incompreensão e a intolerância. Vencedor de inúmeros prêmios internacionais foi o primeiro filme cubano indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Com Jorge Perugorría, Wladimir Cruz e Mirta Ibarra.

16 Anos

OBATALEO (Cuba, 1988 – 91’) Direção de Humberto Solas.

Documentário.

O grupo Síntesis recria a música Iorubá, parte fundamental do patrimonio cultural nacional, e a mescla com a sonoridade do rock nortenho. O resultado é uma nova eclosão rítmica de contagioso caráter dançante.

12 Anos

O CORNO DA ABUNDÂNCIA (Cuba/Espanha, 2008 - 107') Direção de Juan Carlos

Tabio.

Comédia de Costumes.

Em uma pequena vila de Cuba, uma notícia explode como uma bomba: os que tiverem o sobrenome Castiñeiras receberão uma polpuda herança que algumas freiras depositaram em um banco da Inglaterra no século XVIII. Todos os que têm este sobrenome iniciam os trâmites para obter sua parte, mas como se pode imaginar, muitos obstáculos surgem pelo caminho. Bernardito será o líder nesta desatinada caça ao tesouro. Com Jorge Perugorria, Enrique Molina, Paula Alí, Yoima Valdés, Laura de la Uz.

Livre

OUTRA BRIGA CUBANA CONTRA OS DEMONIOS E O MAR (Cuba, 2007 – 52’).

Direção de Tupac Pinilla e Raydel Araoz. Documentário.

Fenômenos naturais e sociais se conjugam para afastar da costa Carahatas um povoado de pescadores com ligação ancestral ao mar. Carahatas está submetido ao rigor dos furacões que, periodicamente, destroem boa parte das casas. O documentário aborda o processo cíclico de tentativa de deslocamento do povoado para longe da costa e outros fatores sociais que dificultam a transmissão da tradição, um modo de vida que é base da resistência e que mantém Carahatas aferrada ao mar. O título do filme é inspirado em "Uma Briga Cubana Contra os Demônios", de Tomás Gutiérrez Alea.

12 Anos

PÁGINAS DO DIÁRIO DE MAURÍCIO (Cuba, 2006 – 135’) Direção de Manuel (Manolo)

Pérez Paredes. Drama.

(6)

vida conjugal desse homem, tendo como pano de fundo o contexto social da última década do século 20 em Cuba. Com Rolando Brito , Larisa Vega, Enrique Molina, Blanca Rosa Blanco (Mirta), Yipsia Torres (Tatiana), Solange Ramón (Lucía)

12 Anos

RETRATO DE TEREZA (Cuba, 1979 – 103’). Direção de Pastor Veja.

Drama Social.

O filme mostra a relação de uma jovem senhora com o marido e as pessoas que a cercam no ambiente familiar e no trabalho. Tereza questiona o papel da mulher numa sociedade socialista.

A partir da crise de um jovem casal, o filme discute as mudanças provocadas na estrutura familiar cubana como conseqüência da revolução. A incorporação da mulher a tarefas de responsabilidade social e política acaba por causar conflitos nos relacionamentos: de um lado a tradição familiar e do outro um modelo social que não faz diferenciação de gênero. Com Dayse Granados, Adolfo Llauradó, Alina Sánchez, Raúl Pomares.

Livre

ROBLE DE OLOR (Cuba/França/Espanha, 2002 - 135') Direção de Rigoberto López.

Drama romântico.

Primeira metade do século XIX. Cuba é um lugar de incostâncias, de enigmas, sonhos e tragédias sem fim. Uma mulher negra e distinta procedente de Santo Domingo (Haiti) e um alemão - romântico comerciante recém-chegado à ilha - protagonizam a história do amor infinito que fez florescer o cafezal mais rico de Cuba.

12 Anos

SOU CUBA (Cuba/Rússia, 1964 – 140’) Direção de Mikhail Kalatozov e Enrique Pineda

Barnet. Drama. P&B.

A mais espetacular descoberta cinematográfica dos últimos tempos, Sou Cuba é um poema visual do comunismo kitsch, mostrando a opressão do povo cubano em plena revolução dos anos 60. São pequenas histórias, revelando a miséria social da época de Fulgêncio Batista, interligadas por imagens fascinantes das riquezas naturais cubanas. O filme chama a atenção pelo virtuosismo estético no uso das lentes grande-angulares, gruas e câmeras acrobáticas em planos-seqüências memoráveis. Edição restaurada em magnífico preto e branco. Com Sergio Corrieri,

12 Anos

SOY CUBA - O MAMUTE SIBERIANO (Cuba/Brasil, 2004 - 90'). Direção de Vicente

Ferraz.

Documentário.

No início dos anos de 1960, o famoso diretor soviético Mikhail Kalatozov, junto com uma equipe de 200 pessoas, filmou em Cuba a superprodução Soy Cuba. Este filme, que pretendia ser uma poderosa arma de propaganda para divulgar a revolução cubana, foi ignorado após sua estréia em Havana e Moscou e ficou desconhecido pelo público no Ocidente até sua redescoberta nos anos 90 por Martin Scorsese e Francis Ford Coppola. O documentário revela um momento chave da história do cinema através dos depoimentos de atores e técnicos sobreviventes, e mostra o insólito contraste entre o lusco-fusco da alma eslava e os claros-escuros da cultura afro-cubana. Melhor documentário no Festival de Gramado de 2005 e no Festival de Guadalajara de 2005.

12 Anos

TRES VEZES DOIS (Cuba, 2004 – 84’) Direção de Pavel Giroud.

Drama.

(7)

solitários na luz vermelha de um semáforo. Com: Zulema Clares e Alexis Díaz de Villegas.

12 Anos

VAMPIROS EM HAVANA (Cuba, 1985 – 85’). Direção de Juan Padron.

Comédia de Animação.

O vampiro Dracula e seu bando animam Havana com sangue, amor, máfia e revolução. Nesta divertida paródia aos filmes de horror e de gangsters, um eminente cientista – Professor Joseph von Drácula - emigra da Transilvânia à capital cubana com para experimentar uma substância criada por ele que permite aos vampiros viverem à luz do dia, o “vampisol”. Quando o professor anuncia a sua intenção de distribuir gratuitamente a formula aos vampiros de todo o mundo, os vampiros de Dusseldorf, Alemanha, tentam roubar a fórmula. A ação cresce quando nosso herói e sua namorada são apanhados na perseguição.

12 Anos

VÍDEO DE FAMÍLIA (Cuba, 2001 – 70’) Direção de Humberto Padrón e Tamara Morales.

Drama.

Toda a família decide fazer um vídeo-carta para Raulito, que mora a quatro anos no estrangeiro. Tudo vai bem até que a irmã decide revelar um segredo.

12 Anos

Local Endereço Telefone Horários

Cine Luz Rua XV de Novembro, 882 -

Centro 3321-3261 16h e 20h

Cinemateca Rua Carlos Cavalcanti, 1174 -

Centro 3321-3252

15h, 16h, 17h30 e 19h30

Cineplex Batel Al. Dom Pedro II, 255 - Batel 3538-6272 20:30h

Referências

Documentos relacionados

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Dentre as misturas binárias estudados foi possível observar que a associação entre prednisona e ciclobenzaprina é provavelmente a mais instável devido ao aquecimento, dados este

O TBC surge como uma das muitas alternativas pensadas para as populações locais, se constituindo como uma atividade econômica solidária que concatena a comunidade com os

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e