• Nenhum resultado encontrado

Conteúdos: Editorial Sessenta Anos Dr. Reckeweg & Co. GmbH A eficácia das gotas Jutussin N R9 - Teoria e Prática Revisão Bibliográfica News

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conteúdos: Editorial Sessenta Anos Dr. Reckeweg & Co. GmbH A eficácia das gotas Jutussin N R9 - Teoria e Prática Revisão Bibliográfica News"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Reckeweg-Journal 02/2007

Vol. 2, No. 2, 2007, € 2,80

Conteúdos: Editorial

Sessenta Anos Dr. Reckeweg & Co. GmbH A eficácia das gotas Jutussin

®

N R9 - Teoria e Prática

Revisão Bibliográfica • News

(2)

2

Edição e Propriedade:

Pharmazeutische Fabrik Dr. Reckeweg & Co. GmbH Berliner Ring 32 - D-64625 Bensheim

Internet: www.reckeweg.de

e-Mail: reckeweg-journal@reckeweg.de Director de Edição:

Dr. phil. nat. Otto Weingärtner Redacção:

Heidemarie Rostek-Gugg, Augusto Blasi, Dr. rer. nat. Werner Driehsen,

Todos os elementos do Laboratório Dr. Reckeweg & Co. GmbH D-64625 Bensheim

Comité Científico:

Dr. Richard Eder, D-66440 Blieskastel

MR Dr. med. Rainer Wander, D-07985 Elsterberg Dr. med. Benno Wölfel, D-64665 Alsbach

Para a revisão do conteúdo técnico nos diferentes idiomas, agradecemos a colaboração da Sra. Roser Ardèvol (espanhol), da Sra. Maria Driehsen (portu- guês) e da Sra. Bärbel Galpin (inglês).

Periodicidade:

3 publicações por ano Artigos:

Os artigos devem ser enviados para o endereço elec- trónico do editor do jornal ou directamente à reda- cção, no caso de cópias em formato de papel. Artigos originais, ainda não publicados, serão prioritários.

A publicação de artigos está dependente da decisão do Comité Científico. Ao aceitar publicar o artigo, o editor passa a assumir os direitos de autor respectivos, durante os prazos legais previstos para o efeito.

Copyright:

Este jornal está juridicamente protegido pela lei das patentes, durante os prazos legais previstos para o efeito. Qualquer utilização, exploração, comerciali- zação para além dos limites legalmente impostos pela legislação aplicável, sem o prévio consentimento do editor e proprietário do jornal, é considerado ilícito.

Nota Importante:

Toda a informação veiculada por este jornal está de acordo com o actual nível de conhecimentos dos respectivos autores. Os leitores deverão analisar a informação contida em todo e qualquer artigo publi- cado no Jornal. O editor e proprietário do jornal não se responsabiliza por eventuais danos causados por qualquer omissão ou falta, resultantes da leitura dos artigos publicados.

Capa

Heinrich Reckeweg (1877 – 1944) Ilustração: Schunk-Design

Impressões, Conteúdos ... 2 Editorial ... 3 Sessenta Anos Dr. Reckeweg & Co. GmbH 4 A eficácia das gotas Jutussin® N R9 –

Teoria e Prática ... 9 Revisão Bibliográfica ... 14 News ... 15

Impressões

Conteúdos

(3)

Reckeweg-Journal 02/2007 Editorial

Estimados leitores do “Reckeweg Jour- nal”

Por ocasião do 60mo aniversário da Dr. Reckeweg & Co. GmbH, gosta- ríamos, nesta edição do nosso jor- nal, de vos mostrar de perto a casa Dr. Reckeweg, a sua história, seus produtos e parte da sua filosofia. O primeiro artigo descreve como o fundador estabeleceu a empresa Dr. Reckeweg & Co.

GmbH com base na tradição e no seu próprio inte- resse profundo e activo pela homeopatia e naturopa- tia, e explica como é que esta tradição se reflectiu na elaboração de medicamentos homeopáticos simples e combinados, com base numa sólida experiência, sendo mais tarde comercializados com uma indica- ção específica.

Esta “viagem virtual” à volta da evolução da nossa em- presa e dos nossos produtos não estaria completa se não fossem apresentadas as normas e os requisitos legais que as empresas farmacêuticas estão obrigadas a cumprir, mesmo estando na área da homeopatia e da naturopa- tia. Durante os últimos trinta anos temos verificado um enorme aumento destas normas. Com este breve resumo queremos transmitir-vos o conteúdo do artigo principal deste nosso Jornal Reckeweg.

Nesta edição iremos apresentar o medicamento home- opático combinado Jutussin® N R9 gotas. Trata-se de um medicamento indicado para a tosse. A nossa equipa de investigação realizou um estudo estruturado sobre este medicamento, tendo-se verificado que durante o trata- mento com este medicamento os sintomas relacionados com a tosse melhoraram substancialmente. Todavia, este artigo não se limita a apresentar meros dados estatísticos, contendo também uma apresentação das características do medicamento. O medicamento homeopático combi- nado Jutussin® N R9 gotas é um exemplo da forma como a preparação de fórmulas está baseada na prática, onde procuramos explicar como os critérios da experiência documentada na literatura contribuíram para a selecção e a composição de um medicamento para o complexo sintomático “tosse”.

Para além do carácter único do medicamento homeo- pático combinado Jutussin® N R9 gotas, enquanto me- dicamento homeopático combinado, pode perguntar-se qual a razão de termos seleccionado precisamente este medicamento para a nossa edição de aniversário. Irá en- contrar a resposta no artigo dedicado à nossa história – e por isso a apresentação deste medicamento é pertinente para a edição dedicada ao 60mo aniversário da empresa Dr. Reckeweg & Co. GmbH. Até há bem pouco tempo, mais precisamente no tempo em que a legislação alemã proibiu misturas da fitoterapia com a homeopatia, os componentes individuais destas gotas para a tosse esta- vam contidos no tradicional xarope para a tosse da Re- ckeweg chamado «Jutussin®-Hustensaft R8». Este xarope para a tosse foi a primeira preparação desenvolvida por Heinrich Reckeweg, no ano de 1920.

Para a secção “Revisão Bibliográfica”, seleccionámos um título que também se pode relacionar com a vasta tradi- ção de uma empresa como a Dr. Reckeweg na área da homeopatia. Para além disso, também inclui uma pers- pectiva de futuro, demonstrando o esforço no sentido de comprovar que a actividade e a eficácia dos medicamen- tos homeopáticos superaram o campo das meras alega- ções e afirmações.

«The Emerging Science of Homeopathy» (A Homeopatia como Ciência Emergente) é o nome do livro escolhido e foi escrito por Paolo Bellavite y Andrea Signorine. Esta obra indica opções para a investigação homeopática. A versão original foi publicada em italiano. Já a primeira edição da tradução para inglês foi reconhecida a nível mundial. Apresentamos aqui a segunda edição, que faz parte dos cânones da literatura sobre investigação home- opática. O livro destaca-se não só pelo seu conteúdo, mas também pelos seus autores: Paolo Bellavite é profes- sor universitário de patologia geral (Faculdade de Morfo- logia e Ciências Biomédicas da Universidade de Verona) e Andrea Signorine é um médico homeopata.

Editorial

Otto Weingärtner

Nome Dr. Otto Weingärtner

Direcção Pharm. Fabrik Dr. Reckeweg & Co. GmbH Berliner Ring 32 - D-64625 Bensheim País Deutschland

Telefone +49 (6251) 1097245 Fax +49 (6251) 1097227 E-Mail otto.weingaertner@reckeweg.de

(4)

Como tudo começou

Heinrich Reckeweg nas- ceu em 1877, no seio de uma família de co- merciantes, em Löhne, uma pequena cidade do distrito da Este Westfalia- Lippe, situada no noro- este da região de Westfa- lia (Alemanha). Depois de se ter formado como professor, Heinrich Re- ckeweg começou a trabalhar numa escola primária da cidade de Herford, na Westfalia, tendo-se mudado para essa cidade com os restantes membros da sua família (3 pessoas), nesse mesmo ano de 1903.

Os 21 anos seguintes da sua vida, passaram-se dando aulas na escola primária de Herford, a fa- mília cresceu, tendo 4 fi- lhos e 1 filha, passou por uma doença grave, pela Primeira Guerra Mundial e obteve a reforma ante- cipada. Em 1912, Hein- rich Reckeweg ficou tão doente que no início da Primeira Guerra Mundial, os médicos declaram-no «incapaz de servir a guarnição militar». Em 1919 sofria de nefrite crónica, e em No- vembro de 1924 as consequências da tuberculose e de uma doença na garganta forçaram-no a reformar- se prematuramente.

Heinrich Reckeweg sempre manifestou interesse pela fitoterapia e por outras práticas da naturopatia, co- nhecendo bem as doutrinas de Hahnemann e Prieß- nitz2. Deste modo, formou-se, de maneira autodidac-

1 Para mais detalhes acerca da história da família ver. [ 4]

2 Vincenz Prießnitz (1799 – 1851) foi um agricultor e naturopata autodidac- ta de Gräfenberg, na Silesia austríaca (que hoje forma parte da República Checa). Actualmente, Prießnitz é considerado como renovador da cura de água fria. Prießnitz tratava os seus pacientes unicamente com curas de agua e banhos ao ar. Segundo ele, as doenças eram «maus sucos» que se deviam eliminar do corpo ([ 2], [ 3]).

ta no que hoje chamamos de naturopata3. Quando exercia a função de professor, cuidou de muitos dos seus alunos que sofriam com os sintomas de tosse e constipações, tendo desenvolvido para o efeito o seu próprio xarope para a tosse.

Não é de surpreender que dada a sua grave doença ocorrida nos princípios da década de 1920 e a evidente falta de resultados das tera- pias médicas conven- cionais, tenha feito com que Heinrich Reckeweg se interessasse cada vez mais pela medicina natu- ral. Na sua autobiografia explicou: «... as doenças recorrentes, especial- mente da garganta e de outros tipos, motivaram-me a cuidar de mim mesmo, já que nenhum dos esforços feitos pelos meus médi- cos foram bem sucedidos. Aprendi alguns tratamen- tos populares e muitas vezes durante as minhas férias, estudei com o Pastor Felke4, já falecido, que me trans- mitiu os fundamentos da sua terapia.»

A cumplicidade com Felke foi o início ideológico de uma série de produtos da futura empresa Dr. Re- ckeweg & Co. GmbH. Felke descobriu que para as doenças e sintomas que seguiam o mesmo padrão e apresentavam os mesmos sintomas, o método ho- meopático clássico resultava sempre na selecção dos mesmos medicamentos. Felke realizou uma série de ensaios nos quais criava uma mistura específica e in- dividual para cada paciente. Descobriu, desta forma,

3 Na Alemanha, o título de Naturopata (Heilpraktiker) é um título profissional protegido. De acordo com a Lei Alemã de Naturopatas (Heilpraktikergesetz) de 1939, aplica-se a pessoas que tenham licença estatal para o exercício da naturopatia, sem serem médicos licenciados. Os antecedentes incluem a fundação da Associação Alemã de Naturopatas em 1920 e o reconhecimen- to da naturopatia como profissão livre em 1936 ver ([ 1], [ 3], [ 5]).

4 Para além de tratar doenças crónicas com medicamentos homeopáticos e com combinações desses medicamentos (ver Reckeweg Journal 02/2006), Felke aplicou a sua própria terapia: a cura de Felke. Esta cura consiste em 4 elementos básicos: banho sentado, banho de luz e ar, banho de barro e dormir sobre a terra. Estes elementos básicos complementavam-se com uma dieta vegetariana com verdura, bagas verdes, batatas e frutas.

Michael Reckeweg

Retrato de Heinrich Reckeweg na sua juventude

Michael Reckeweg

Sessenta Anos

Dr. Reckeweg & Co. GmbH

O primeiro xarope para a tosse.

(5)

Reckeweg-Journal 02/2007 Sessenta Anos Dr. Reckeweg & Co. GmbH

que eram sempre as mesmas combinações de medi- camentos homeopáticos a produzir bons resultados em determinados quadros clínicos. Esta descoberta originou os remédios homeopáticos combinados, na altura chamados medicamentos complexos.

O laboratório EuPha

Em Maio de 1926, Hein- rich Reckeweg registou a sua prática clínica nas autoridades de saúde e no registo mercantil. A clínica era muito con- corrida, como revela, por exemplo, um expediente da Oficina Municipal de Saúde de Herford do ano de 1939: „Reckeweg, Heinrich, Sachsenstraße 10, professor, homeopata, terapias de Felke, tratou nume- rosos pacientes, com viatura própria“.

No segundo andar da casa da família, Reckeweg criou uma sala de espera, um consultório e uma sala de cirurgia. Tinha ainda uma cama para os pacientes que necessitavam de mais observação. Seguindo os métodos de Felke, estabeleceu um pequeno banho de ar no jardim, onde aplicava também as curas de barro.

A partir dos princípios da década de 1920, Heinri- ch Reckeweg desenvol- veu, produziu e vendeu medicamentos homeo- páticos no seu laborató- rio chamado EuPha5. Estas actividades suscita- ram desagrado entre os críticos do Reckeweg. A Associação Médica do Dis- trito de Minden (Ärztliche Bezirksvereinigung Min- den) alegou, por exemplo que «Heinrich Reckeweg, professor reformado, distribui os seus medicamentos para a tosse e para outras doenças através das farmá- cias. Se um ex- funcionário, que recebe uma pensão está autorizado a exercer a função de naturopata,

5 EuPha: palavra proveniente do grego eu ‚bom‘ e pha ‚farmacêutico‘.

pelo menos devia ser-lhe proibido a venda de me- dicamentos.» Heinrich Reckeweg temia perder a sua licença. Por esta razão, prometeu pela sua honra que deixaria de produzir os seus medicamentos. A partir daí, os seus medicamentos passaram a ser produzidos pelas farmácias.

A segunda Geração Heinrich Reckeweg mor- reu em 1944, bem como o laboratório EuPha. Três anos depois, em 1947, dois dos seus filhos, Klaus-Günther Reckeweg e o médico homeopa- ta Dr. Alfred Reckeweg, fundaram a empresa Dr. A. Reckeweg & Co.

GmbH em Herford.

A empresa arrancou so- mente com dois traba- lhadores, sendo eles os próprios proprietários, e comercializava sessenta medicamentos homeo- páticos complexos como especialidades na Ale- manha. As formulações dos medicamentos ba-

seavam-se nas experiências que Heinrich Reckeweg tinha transmitido aos seus filhos e no conhecimento profissional da medicina e homeopatia do Dr. Alfred Reckeweg. Para além disso, os dois empresários ma- nifestavam um grande interesse pelos procedimentos da naturopatia

Os medicamentos da Dr. Reckeweg & Co. GmbH fo- ram desenvolvidos para oferecer tratamentos alterna- tivos baseados na terapia homeopática dirigida a um grande número de afecções que ocorriam na prática médica diária. Havia desde os anti-inflamatórios até aos medicamentos para doenças cardiovasculares, do sistema gastrointestinal, medicamentos para o trata- mento de doenças reumáticas e muitos mais. Cada fórmula seguiu os princípios de Felke ao combinar medicamentos homeopáticos. Os irmãos Reckeweg

K.-G. Reckeweg

Heinrich Reckeweg no seu labo- ratório

Dr. A. Reckeweg A casa em Sachsenstraße com o seu

jardim

(6)

combinaram os medicamentos individuais cujos quadros farmacológicos homeopáticos apresentavam vários sintomas em comum, quando esses sintomas ocorriam pontualmente, característicos dum quadro clínico associado a um nome alopático, esse nome servia assim como indicação da combinação. Uma característica essencial dos remédios incluídos na série de especialidades era o facto destes não serem construções meramente teóricas de uma farmacolo- gia - possivelmente duvidosa - mas que se baseavam sempre na experiência e prática médica.

Esta metodologia foi obviamente bem sucedida. No decurso dos anos seguintes, o número de trabalha- dores aumentou para 12, a empresa lançou seus me- dicamentos no mercado externo e mudou-se de Her- ford para Bensheim – um marco decisivo na história de empresa. Em Bensheim, a empresa estabeleceu-se num edifício com 2 andares, e a área operativa au- mentou assim de 50 m2 a 240 m2. Alguns anos de- pois, a superfície operativa foi ampliada novamente adquirindo outros 240 m2 para escritórios.

A Terceira Geração

As décadas de 1970 e 1980 tiveram um grande sig- nificado para a empresa Dr. Reckeweg & Co. GmbH, já que houve alterações em vários aspectos. Em 1981 a empresa mudou-se do interior de Bensheim para um novo edifício em Berliner Ring. Aí dispunha de uma área operativa com mais de 2000 m2. Houve um aumento para 40 trabalhadores e mais tarde para 80. Com estas alterações, a empresa deu um grande passo e passou a apresentar-se como uma companhia farmacêutica.

A gama de produtos foi enriquecida com mais 15 pre- parações para 75, e mais tarde outras 20 até um nú- mero total de 95 preparações. Algumas especialidades apresentavam-se sob diferentes formas farmacêuticas como diluições, injectáveis, glóbulos, comprimidos, óleos e xaropes. Para além das especialidades, a em-

História da Empresa Farmacêutica Dr. Reckeweg & Co. GmbH

97 Fundação da empresa por Klaus-Günther Recke- weg e Dr. med. Alfred Reckeweg em Herford/

Westfalia (Alemanha).

Área operativa: aproximadamente 50 m2; Comercialização de 60 medicamentos combina- dos como especialidades;

Número de trabalhadores: 2;

Comercialização reduzida à Alemanha.

9/ Mudança da empresa para Bensheim (Aleman- ha).

Área operativa: aproximadamente 240 m2 num edifício com 2 andares;

Número de trabalhadores: 8;

Dr. Alfred Reckeweg deixa de desempenhar o cargo de Director Geral.

Comercialização das especialidades homeopáti- cas em mais 4 países.

90 – 97 Ampliação da gama de produtos para 75 espe- cialidades.

Número de trabalhadores: 12;

Comercialização das especialidades em mais 4 países.

97 Michael Reckeweg começa a trabalhar na empresa.

Entrada em vigor da Lei da Reforma de Medi- camentos Alemã (Gesetz zur Neuordnung des Arzneimittelrechts)

977 – 987 A empresa adquire mais 240 m2 de área operativa.

1981: Mudança da empresa para um novo edifício em Bensheim, Berliner Ring.

Área operativa: aproximadamente 2000 m2; Comercialização de 95 especialidades, tinturas, diluições, aparelhos de electroacupunctura, injectáveis, Sais de Schüssler e suplementos alimentares.

Número de trabalhadores: 25 – 40;

Comercialização em mais 7 países;

987 – 2007 1991: Construção de um novo edifício de produção no terreno da empresa.

Área operativa: 4500 m2 para a produção, 2100 m2 para armazenamento e área adminis- trativa;

Aumento da equipa dos 40 trabalhadores, para 80 e finalmente para os 145;

Comercialização para mais de 30 países;

200/2007 Construção de um armazém com estantes elevadas que contêm mais de 1200 locais de armazenamento, uma área de tráfego de merca- dorias e área de escritório de 500 m2

O novo edifício desde 1981 em Berliner Ring

presa começou a produzir e a comercializar tinturas, medicamentos individuais em diluições de alta e máxima potência, sais com método bioquímico se- gundo o Dr. Schüssler e preparações de homeopa- tia veterinária. Nas décadas de 1980 e 1990, a gama de produtos aumentou através da inclusão de alguns suplementos alimentares. Para além disso, a empresa desenvolveu e comercializou um aparelho de elec- troacupunctura.

(7)

7

Reckeweg-Journal 02/2007 Sessenta Anos Dr. Reckeweg & Co. GmbH

As relações comerciais estenderam-se a importadoras europeias e fora da Europa. Hoje em dia, a empresa Dr. Reckeweg tem intensas relações comerciais com importadores de mais de 30 países de todas as partes do mundo.

Tudo isto aconteceu quando a Terceira Geração to- mou conta da empresa e os fundadores colocaram o actual Director Geral Michael Reckeweg no seu comando, que trabalhava na empresa desde 1976.

Outra alteração que ocorreu nesta época foi a rees- truturação das responsabilidades de acordo com a legislação. A empresa conta com um farmacêutico responsável pela produção. Além disso, conta com um especialista químico, responsável pelo controlo de qualidade e um responsável pela área de vendas e Marketing – tratando-se, neste caso do próprio Di- rector Geral.

Com a Terceira Geração, a empresa passa a cum- prir as normas internacionais de produção, as GMP (Good Manufacturing Practice), tornando-se mem- bro da Associação Federal da Indústria Farmacêutica (Bundesverband der Pharmazeutischen Industrie, BPI) e da Sociedade de Hufeland. Assim pode representar, em diversas áreas, tanto os seus próprios interesses como os interesses terapêuticos específicos. Os tra- balhadores da empresa participam em numerosos grupos de trabalho, tanto no trabalho fundamental, como na elaboração de monografias sobre substân- cias, questões de protecção das espécies, segurança nas fórmulas de origem animal, farmacovigilância, fundamentos das provas farmacológicas homeopáti- cas e noutros temas clínicos e terapêuticos relevantes para a homeopatia. A empresa é um dos membros fundadores da ECHAMP (European Coalition on Ho- meopathic and Anthroposophic Medicinal Products) e tem participado activamente nesta organização des- de 1999. Os objectivos da organização são, literal- mente: „ECHAMP has been founded with the aim to establish a widely accepted and qualified interest grouping of the pharmaceutical industry active in the field of complementary and alternative medicine (CAM).” Tradução em português: “ECHAMP foi fun- dada com o objectivo de estabelecer um grupo de interesse amplamente aceite e qualificado na indús- tria farmacêutica, activo na área da medicina com- plementar e alternativa (CAM).“ Para além da BPI, a

empresa associou-se ainda à Associação Federal de Fabricantes Farmacêuticos (Bundesverband der Arz- neimittelhersteller, BAH).

No início dos anos 80, a casa Dr. Reckeweg estabe- leceu o seu próprio departamento de investigação fundamental, onde se investigam tanto os princípios da homeopatia enquanto método terapêutico como a comprovação da efectividade dos preparados especí- ficos da Dr. Reckeweg. O trabalho realizado por este departamento durante os últimos anos está documen- tado num total de quatro livros e várias dezenas de artigos publicados. Numa das próximas edições do Journal Reckeweg contamos apresentar um resumo dos objectivos e resultados de mais de vinte anos de investigação fundamental.

O Novo edifício em 990

Devido ao aumento das disposições legais para a pro- dução de produtos farmacêuticos em conformidade com as GMP, foi desenhado e construído na déca- da de 1990 um novo edifício no terreno da empresa para ampliar a área operacional em alguns milhares de metros quadrados. Com issu surgem à disposi- ção salas e outras instalações novas, modernas que se ajustam com a posição actual da tecnologia, as quais foram equipados com o correspondente ma- terial, para garantir uma produção, embalamento e accondacionamento adequados dos medicamentos.

Ampliou-se ainda a área de controlo de qualidade, incrementando o espaço físico e também o número de pessoal, investindo em novos e modernos apare- lhos de análise.

A Lei Alemã do Medicamento e as disposições oficiais sobre o registo e a homologação de medicamentos De acordo com a Lei de reforma Alemã de Legislação sobre os Medicamentos (Gesetz zur Neuordnung des Arzneimittelrechtes, AMNG 76), que entrou em vigor em 1976, todos os medicamentos registados pela Ofi- cina Federal de Saúde (Bundesgesundheitsamt) que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 1978 considera- vam-se como virtualmente homologados. O fabrican- te devia apresentar o pedido de prolongação da sua homologação até 31 de Dezembro de 1989. A aprova- ção do requerimento dependia de uma inspecção da

(8)

8

qualidade, eficácia e segurança de cada medicamen- to. Para efeitos da inspecção, a parte solicitante devia apresentar provas científicas, que se valorizariam por 13 comissões científicas de medicina humana e uma comissão de medicina veterinária. Três destas comis- sões foram nomeadas para a orientações terapêuticas específicas consideradas na Lei de Medicamentos: a Comissão C para os medicamentos antroposóficos, a Comissão E para os medicamentos fitoterapêuticos e a Comissão D para os medicamentos homeopáticos.

A Lei AMNG 76 foi modificada várias vezes. Algumas das modificações foram bastante relevantes para os fabricantes de medicamentos homeopáticos combi- nados. Uma das modificações mais importantes foi a modificação 5 da AMNG 76, com a qual a carga probatória passou do legislador para o fabricante.

A somar à necessidade de cumprir com as normas legais, a empresa Dr. Reckeweg, bem como as outras empresas deste sector, devem cumprir com uma série de disposições oficiais adicionais. Entre elas estão a protecção de espécies e as medidas que resultaram da crise de BSE. Além disso cabe mencionar a obrigação de comprovar a segurança toxicológica dos produtos, a fim de se garantir a segurança dos pacientes.

Os que não conhecem bem a matéria poderiam pen- sar que qualquer medicamento que tenha cumprido com os requerimentos oficiais na Alemanha pode ser comercializado em outros países sem problemas. No entanto, não é assim. Na maioria dos países têm que se actualizar determinados documentos, cumprir re- querimentos adicionais e às vezes as fórmulas têm de ser modificadas.

Todos esses desafios têm sido postos à Terceira Gera- ção, cumprindo todos esses requisitos com responsa- bilidade, o que nos faz sentir orgulhosos por ter supe- rado tais dificuldades.

O aniversário

Em 2007 a empresa comemora os 60 anos. Dr. Re- ckeweg & Co. GmbH está representada em mais de 30 países. Somente uns 5% de vendas advêm do mer- cado Alemão. 40% provêm de outros países europeus, 55% provêm de países fora da Europa. A empresa tem actualmente cerca de 145 trabalhadores. No primeiro semestre deste ano começou-se a construir um novo edifício de armazenamento com estantes elevadas,

que abarcará mais de 1200 postos de armazenagem, uma área de entrada e saída de mercadoria de quase 200 m2 e espaço adicional para escritórios com mais de 500 m2.

Bibliografia

[ 1] Freder J: Die Geschichte des Heilpraktikerberufs in Deutsch- land, Verlag Volksheilkunde, Bonn, 2003.

[ 2] Herrmann, F: Die Methode des Vinzenz Prießnitz und ihre Be- deutung für seine Zeit und der Gegenwart, Doctoral thesis, Univer- sity of Erlangen, 1936.

[ 3] Karrasch, B: Volksheilkundliche Laienverbände im Dritten Reich, Hippokrates, Stuttgart, 1998.

[ 4] Reckeweg Doerper, M, Maschke, P: Sechs Phasen zwischen gesund und krank, FORUM-MEDIZIN Verlagsgesellschaft, Grä- felding, 1996.

[ 5] Schmitz, M (ed.): Strömungen der Homöopathie, KVC-Verlag, Essen, 2002.

Nome Michael Reckeweg

Direcção Pharm. Fabrik Dr. Reckeweg & Co. GmbH Berliner Ring 32 - D-64625 Bensheim País Deutschland

Telefone +49 (6251) 10970 Fax +49 (6251) 1097227 E-Mail reckeweg-journal@reckeweg.de

O novo edifício desde 1991

O novo edifício desde 2007

(9)

9

Reckeweg-Journal 02/2007

Belladonna D4 1g

Bryonia D3 1g

Coccus cacti D6 1g

Corallium rubrum D12 1g

Cuprum aceticum D12 1g

Drosera D4 1g

Ipecacuanha D6 1g

Spongia D6 1g

Sticta D4 1g

Outros componentes: água e etanol.

A eficácia das gotas

Jutussin® N R9 - Teoria e Prática

O. Weingärtner, H. Rostek-Gugg

Introdução

Como eficácia de um remédio homeopático combi- nado, na sua teoria e prática, referimo-nos, em pri- meiro lugar, à evidência bibliográfica acerca da uti- lidade dos componentes no remédio homeopático combinado para a área de aplicação reivindicada e, em segundo lugar, aos resultados positivos do mesmo na prática terapêutica. Neste artigo pretendemos ex- por ambos os aspectos para o medicamento homeo- pático combinado Jutussin® N R9.

O medicamento

O medicamento homeopático combinado Jutussin® N R9 constitui uma mistura de diluições líquidas, fa- bricada segundo as normas da Farmacopeia Home- opática Alemã. Apresenta-se sob a forma de gotas e contém álcool.

10 g deste medicamento homeopático contém os se- guintes componentes:

O medicamento homeopático destina-se à aplicação oral em afecções catarrais das vias respiratórias, bem como em caso de tosse. Pode ser administrado em adultos e crianças com mais de 12 anos. Antes de o aplicar em crianças de 2 a 11 anos deve ser con- sultado um profissional de saúde. Durante a gravidez e aleitamento o medicamento homeopático também pode ser usado mediante consulta de um profissional de saúde.

A dose recomendada depende tanto da aplicação usual homeopática, enquanto terapia de regulação e estimulação, como da dose regular recomendada pela Comissão Científica D do Instituto Alemão de Medicamentos e Produtos Farmacêuticos (Bundesins- titut für Arzneimittel und Medizinprodukte). A fre- quência de aplicação depende do quadro clínico e do seu carácter agudo, assim como da especificidade da resposta de cada organismo.

A base terapêutica para a aplicação do medicamento A selecção dos componentes dos medicamentos ho- meopáticos combinados realiza-se segundo as indi- cações estabelecidas de cada um dos componentes em questão. Em homeopatia, entende-se que as indi- cações estabelecidas designam as doenças fixas. Tra- ta-se de quadros clínicos, com a mesma causa e com poucos sintomas característicos. Durante várias déca- das de experiência prática, os médicos homeopatas

A eficácia das gotas

Jutussin ® N R9 - Teoria e Prática

Jutussin R8, xarope para a tosse. A partir deste, se desenvolveu o medicamento homeopático combinado Dr. Reckeweg® R9.

(10)

0

verificaram que para tais doenças, em muitos casos, poderiam indicar o mesmo medicamento ou a mes- ma combinação de medicamentos.

Basicamente, os mecanismos de acção dos medica- mentos homeopáticos aplicados em indicações esta- belecidas podem ser classificados em dois níveis de acção que são caracterizados pela direcção da acção e pelo alcance terapêutico. O primeiro nível de acção caracteriza-se por uma relação organotrópica ou his- tiotrópica. Esta classe de medicamentos homeopáti- cos apresenta claramente um efeito sobre um sistema orgânico ou sobre os tecidos. Poucos sintomas carac- terísticos determinam a selecção do medicamento correspondente. Os medicamentos aplicam-se em baixas diluições.

O segundo nível de acção é caracterizado por uma actividade que vai para além da relação com um ór- gão ou tecido específico, actuando também sobre mecanismos de regulação neurais e humorais. A isto se dá o nome de efeito funciotrópico de uma substân- cia. A selecção deste tipo de medicamentos depende das causas e das modalidades que levaram às doen- ças, podendo influenciá-las de forma positiva ou ne- gativa. Estes medicamentos aplicam-se em diluições médias ou altas ([ 2], [ 3], [ 4]).

O medicamento homeopático combinado Jutussin® N R9 contém componentes que actuam em ambos os níveis de acção. Complementam-se mutuamente, de acordo com as suas indicações, já que todos os seus componentes individuais tomam a mesma direcção de acção (combinação homotrópica), têm as dilui- ções indicadas e não apresentam nenhuma interac- ção adversa, ou seja, não inibem nem eliminam os efeitos dos outros componentes da mesma fórmula.

Fundamentos bibliográficos da indicação reivindicada O medicamento homeopático combinado Jutussin® N R9 destina-se à terapia homeopática de afecções catarrais das vias respiratórias, bem como em caso de tosse. Para além disso, os componentes individuais estão indicados nos sintomas descritos na Tabela 1, estando devidamente documentados na literatura de referência.

Drosera rotundifolia; Fonte: Thomas Schoepke

Ipecacuanha; Fonte: Beat Ernst, Basel

Spongia; Fonte: Fa. Gudjons, Stadtbergen

Sticta; Fonte: W. Arnold

(11)

Reckeweg-Journal 02/2007 A eficácia das gotas

Jutussin® N R9 - Teoria e Prática

Componente Principais Sintomas/

Efeito no Medicamento

Documentado por:

Monografia Ho- meopática da Co- missão Técnica D:

BELLADONNA Relação funciotrópica com o sistema vascular e processos inflamatórios, febris.

Nariz, faringe, laringe e traqueia secas, tosse seca , tosse traqueal, dor no peito ao tossir, ataques de tosse, piorando à noite; dor forte na laringe com sensação de asfixia ao pressionar a laringe ou ao tossir, falar ou respirar; náuseas ao tossir.

[ 1] - [ 12]

Inflamações dos órgãos respiratórios acompanhados de febre alta.

BRYONIA Relação histiotrópica com as membranas mucosas das vias respiratórias.

Tosse seca e dolorosa causada pela irritação da traqueia superior, muco viscoso na traqueia; dor forte no peito; inflamação da traqueia e das primeiras ramificações dos brônquios, tosse de manhã, ao despertar, acompanhada de dor forte e expectoração viscosa e pegajosa; permanente vontade de respirar fundo, dor forte. [ 1] - [ 12]

Inflamações agudas dos órgãos respira- tórios.

COCCUS CACTI Relação organotrópica das vias respiratórias inferiores.

Constante tosse breve devido ao aumento da úvula , tosse asfixiante, sensação seca e ardor na garganta e faringe; brônquios cobertos de muco, vias respiratórias ásperas causando tosse; irritação da traqueia causando vontade de tossir permanentemente, sensação de contracção na garganta; ataques de tosse convulsa; irritação inflamatória e espasmódica das membranas mucosas respiratórias com abundante muco filamentoso.

[ 1], [ 3] – [12]

Rinolaringites, inflamações do apa- relho respiratório.

CORALLIUM RUBRUM

Relação organotrópica com as vias respiratórias.

Irritação catarral e espasmódica das mucosas respiratórias (nariz, laringe, traqueia);

falta de ar, ataques de tosse convulsa, frequentes durante do dia; forte secreção de muco retronasal, o que causa tosse permanente; sensação de asfixia antes de tossir e grande debilidade depois de tossir; palato e laringe extremamente secos; sensação de frio nas vias respiratórias ao inspirar profundamente.

Tosse seca. [ 1], [ 3], [ 4], [ 6] - [12]

Inflamações do aparelho respiratório, tosse e tosse con- vulsa.

CUPRUM ACETICUM

Relação organotrópica com as vias respiratórias.

Tosse espasmódica, respiração curta e difícil; dispneia; constrição convulsa da faringe;

ataques de tosse ao respirar ar frio; muco nos brônquios.

[ 1] – [4], [ 6] – [8], [10] – [12]

Tosse convulsa.

DROSERA Relação organotrópica com as vias respiratórias inferiores.

Tosse espasmódica, seca e dolorosa; voz rouca, sensação áspera e irritabilidade na faringe inferior; tosse com expectoração difícil; angústia ao respirar; expectoração amarela e amarga; muco viscoso na traqueia, sensação dolorosa no peito ao tossir e ao respirar profundamente; irritação das membranas mucosas da laringe, faringe e nos brônquios maiores. [ 1] – [ 7], [ 9] – [12]

Inflamações do aparelho respiratório, em particular na tosse convulsa.

IPECACUANHA Relação organotrópica com as vias respiratórias.

Tosse permanente e forte cada vez que respira; peito parece cheio de muco mas sem poder expectorar; irritação crónica das membranas mucosas dos brônquios; sensação de constrição torácica e dispneia; tosse que provoca vómitos; a constipação começa no nariz e desce pelas vias respiratórias até causar afonia; a traqueia está afectada e a constipação ocorre nos brônquios; os sintomas agravam-se com o clima quente húmido e frio húmido. [ 1] – [ 9], [11], [12]

Bronquite, tosse convulsa.

SPONGIA Relação organotrópica com as vias respiratórias.

Todas as vias respiratórias extremamente secas; afonia, sensação de ter grânulos na faringe; tosse seca; laringe sensível ao tacto, dor ao engolir; ardor na laringe e na traqueia; tosse com expectoração e muco viscoso; expectoração escassa, salgada, viscosa, amarela, espessa, fluida pela manhã. Dificuldade em respirar. [ 1] - [ 12]

Entzündung und Krampfzustände an Kehlkopf und Luftröhre.

STICTA Relação histiotrópica com as vias respiratórias.

Laringe áspera; secreção retro nasal gotejante; secura dolorosa das mucosas nasais, muco na laringe e na traqueia; tosse espasmódica; traqueia com muco; a constipação move-se desde o nariz até à laringe e à traqueia, terminando com tosse mais ou menos persistente. [ 1] – [ 4], [ 6] – [12]

Inflamações agudas do tracto respiratório.

Tabela 1

(12)

2

Compilação de dados estruturada

A empresa Dr. Reckeweg realizou uma compilação de dados estruturada, sobre 49 pacientes (17 homens / 32 mulheres), com o objectivo de avaliar a evolu- ção complexa dos sintomas relacionados com as

«afecções catarrais nas vias respiratórias superiores»

acompanhadas de tosse. A investigação foi aplicada como uma investigação prospectiva aberta com uma duração máxima de quatro semanas por paciente. A idade média dos pacientes corresponde aos 22 anos.

A equipa de investigação determinou a existência de dois grupos, consoante a duração da doença antes de iniciar o tratamento: 1 a 5 dias (40 pacientes) e 2 a 4 semanas (9 pacientes). Os questionários foram envia- dos a um total de 10 médicos.

A ocorrência de sintomas complexos subjectivos e objectivos foi documentada através de um questioná- rio com escalas, no qual se mediu a intensidade dos sintomas ao início do tratamento, 3 a 5 dias depois de iniciar o tratamento e 2 a 4 semanas depois de iniciar o tratamento. A percepção subjectiva dos sintomas apresentam-se na tabela 2, enquanto que a observa- ção objectiva apresenta-se na tabela 3.

O objectivo do tratamento, para o quadro clínico ob- servado, é o pronto desaparecimento dos sintomas.

Por isso, faz sentido medir o sucesso do tratamento através da análise da diminuição dos valores das es- calas desses sintomas durante o período de observa- ção.

O estudo demonstra que, para valores iniciais eleva- dos de escala de sintomas subjectivos, se verificaram as variações mais pronunciadas durante o período de observação. Assim, apresentam-se os seguintes gráfi- cos que indicam a percentagem média do decréscimo para dois valores iniciais diferentes: valor mínimo ini- cial =1 e um sintoma subjectivo mínimo inicial> 1.

Os gráficos ilustram a evolução dos sintomas objecti- vamente observados em três pontos de medição. Vê- se claramente que a mudança dos sintomas subjecti- vamente percepcionados está correlacionada com a mudança dos sintomas objectivamente observados.

Esta correlação indica a homeopaticidade (Journal

Percepção subjectiva dos sintomas Dor de garganta

Dor ao engolir

Sensação de secura acompanha- do de vontade de engolir Afonia

Dificuldade em respirar pelo nariz Aumento da secreção nasal Tosse seca

Tosse convulsa

Ataques dolorosos de tosse sem expectoração Ataques dolorosos de tosse com dispneia Tosse com leve dor no peito

Tosse com dor na faringe

Expectoração com muco branco e viscoso Tosse com muco purulento

Aumento dos ataques de tos- se durante a noite.

Reckeweg 01/2007) do medicamento. Também se observa nos gráficos que os sintomas melhoram mais rapidamente quando o valor inicial é mais alto.

No final do tratamento, ou seja, após 2 a 4 semanas, todos os pacientes apresentaram uma melhoria subs- tancial dos sintomas: 11 pacientes apresentaram me- lhorias em alguns sintomas individuais, enquanto que os restantes 38 pacientes ficaram livres de sintomas, isto é, ficaram completamente curados. Deve-se men- cionar que 15 pacientes mantiveram-se em repouso

Percepção objectiva dos sintomas Febre

Membrana mucosa nasal inchada e vermelha.

Membrana mucosa da farin- ge inchada e vermelha.

Membrana mucosa da tra- queia inchada e vermelha.

Auscultação com resultado anormal.

Auscultação com ruído res- piratório acentuado.

Auscultação que revela sibilos.

Tabela 2

Tabela 3

(13)

Reckeweg-Journal 02/2007 A eficácia das gotas

Jutussin® N R9 - Teoria e Prática

Nome Dr. Otto Weingärtner

Direcção Pharm. Fabrik Dr. Reckeweg & Co. GmbH Berliner Ring 32 - D-64625 Bensheim País Deutschland

Telefone +49 (6251) 1097245 Fax +49 (6251) 1097227 E-Mail otto.weingaertner@reckeweg.de

Nome Heidemarie Rostek-Gugg

Direcção Pharm. Fabrik Dr. Reckeweg & Co. GmbH Berliner Ring 32 - D-64625 Bensheim País Deutschland

Telefone +49 (6251) 1097275 Fax +49 (6251) 3342 E-Mail heidemarie.rostek-gugg@reckeweg.de

(de cama), foram aplicados unguentos autorizados a 2 pacientes e em 18 pacientes foram administradas inalações autorizadas.

Conclusão

A nossa análise revela claramente que a composição do medicamento homeopático combinado Jutussin® N R9 é útil e adequada, desde um ponto de vista teó- rico, dado que é suportada por bibliografia e literatu- ra de referência que atesta a indicação em «afecções catarrais das vias respiratórias com tosse». Por outro lado, a prática terapêutica comprova tanto a melhoria dos sintomas subjectivos como a melhoria dos sinto- mas objectivos durante o tratamento com este medi- camento homeopático.

Bibliografia

[ 1] Boericke W. & O.E.: Homöopathische Mittel und ihre Wir- kungen (Medicamentos Homeopáticos e os seus efeitos), Verlag Grundlagen und Praxis, Leer, 1986.

[ 2] Charette G.: Homöopathische Arzneimittellehre für die Praxis (Farmacologia Homeopática para a prática), Hippokrates Verlag, Stuttgart, 5th edition, 1987.

[ 3] Clarke J.-H.: Praktische Materia Medica (Matéria Médica Prática). Vol. I(A-M) and Vol. II(Mag.-Z) , Barthel & Barthel Verlag, Schäflarn 0.1994.

[ 4] Fellenberg-Ziegler v. A: Homöopathische Arzneimittellehre (Farmacologia Homeopática), Haug Verlag, Heidelberg, 25th edi- tion, 1998.

[ 5] Kent J.T.: Kent’s Arzneimittelbilder (Imagens de fármacos de Kent), Haug Verlag, Heidelberg, 7th edition, 1988.

[ 6] Leeser O.: Leeser’s Lehrbuch der Homöopathie (Manual de Homeopatia de Leeser), Band I-IV, Haug Verlag, Heidelberg, 2nd revised edition, 1988.

[ 7] Mezger J: Gesichtete Homöopathische Arzneimittellehre (His- tória da Farmacologia Homeopática), Vols. I-II, Haug Verlag, Hei- delberg, 11th edition, 1995.

[ 8] Nash EB.: Leitsymptome in der Homöopathischen Therapie (Sintomatologia na terapia Homeopática), Haug Verlag, Heidel- berg, 19th edition, 1996.

[ 9] Phatak SR: Homöopathische Arzneimittellehre (Farmacologia Homeopática), Ulrich Burgdorf Verlag, Göttingen, 1999.

[10] Stauffer K.: Klinische Homöopathische Arzneimittellehre (Far- macologia Homeopática Clínica), Johannes Sonntag Verlagsbuch- handlung GmbH Stuttgart, 13th unmodified edition 1998.

[11] Voisin H: Materia medica des homöopathischen Praktikers (Matéria Médica do Praticante de Homeopatia), Haug Verlag, Hei- delberg, 2nd edition, 1985.

[12] Wiesenauer M. Elies M.: Praxis der Homöopathie (Consultório de Homeopatia), Hippokrates Verlag, Stuttgart, 2nd rev. and enhan- ced edition, 1995.

Sintomas Obj. + Subj. - Valor mínimo 5 Simtomas Subj. + Obj. - Valor mínimo 1

(14)

O livro é a segunda edição do título “Homeopathy, A Frontier In Medical Science” (Homeopatia- Uma Fronteira na Ciência Médica), publicado em 1995, sendo a tradução inglesa de um original italiano. Ten- do quase 400 páginas com inúmeras figuras, os seus autores expõem o tema “Investigação sobre Homeo- patia” de uma forma sistemática e lógica. A ilustração da capa revela uma fotografia de microscopia óptica, representando uma solução salina cristalizada. Trata- se de uma metáfora que representa o tema global do livro: a busca de estruturas.

O que torna o livro realmente valioso é o facto dos seus autores, Paolo Bellavite, professor universitário de patologia geral na Faculdade de Morfologia e Ci- ências Biomédicas da Universidade de Verona, e o médico Andrea Signorini, terem encontrado uma for- ma invulgar de explicar a uma audiência com conhe- cimentos homeopáticos, conteúdos e necessidades da investigação homeopática que vão para além da prática terapêutica quotidiana. Mas existe um outro aspecto, os autores dirigem-se a uma audiência que tende a considerar a homeopatia numa perspectiva causal e como algo que não pode ser investigado, contrariando este conceito, demonstrando que há vá- rias questões de diferentes níveis homeopáticos que podem ser formuladas, e que estas não são de todo triviais, mas estão profundamente relacionadas com os objectos de investigação actuais.

Jens Meyer-Wegener

Bellavite, P., Signorini A, The Emerging Science of Homeopathy, 2002, North Atlantic Books, Ber- keley, 2002. (A Homeopatia como Ciência Emergente)

O livro contém uma introdução, sete capítulos so- bre temas actuais da investigação homeopática, uma parte com referências bibliográficas detalhadas para estudo posterior e dois apêndices com cerca de trin- ta páginas cada. Para conveniência dos leitores, cada apêndice contém ainda referências bibliográficas.

Nos primeiros dois capítulos, os autores explicam os elementos fundamentais e a história da homeopatia, seguidos da comprovação empírica da efectividade da terapia homeopática e o estado actual da investi- gação clínica. Esta abordagem só pode referir o esta- do da investigação até à data da impressão do livro.

Contudo, este facto não coloca em causa o valor da informação global apresentada, pois esta representa inúmeras possibilidades que a investigação biomédi- ca pode assumir.

Um outro capítulo trata da complexidade e a infor- mação, assim como a sua relação com a investigação homeopática. O leitor aprende a relação entre efei- tos de reversão e de complexidade, sobre as bases ideológicas da investigação do caos - frequentemente mencionada no contexto da homeopatia -, e acerca da informação escondida por si só na complexidade dos sistemas biológicos.

O capítulo número 6 relata as ideias do «modo de acção» da terapia homeopática e tenta descrever a realidade prática diária, ilustrada com vários exem- plos específicos, como a expressão prática de mode- los teóricos.

O último capítulo (número 7) descreve a biofísica da água, os efeitos biológicos dos campos electromag- néticos, a electroacupunctura – um tema obviamente relacionado com o electromagnetismo – e uma rela- ção possível entre diversas teorias do caos e os efeitos das altas diluições.

O primeiro apêndice, intitulado «Basic Research and Homeopathy», tal como o título indica, foca a investi- gação fundamental e a homeopatia. Centraliza-se no conceito de Hormesis, isto é, a presumível reversão

Revisão bibliográfica

(15)

Reckeweg-Journal 02/2007 Revisão bibliográfica

News

dos efeitos, tal como são observados, por exemplo, nos trabalhos de vanWijk e Wiegand acerca das pro- teínas de choque térmico.

O segundo apêndice, intitulado «Science and Home- opathy» (Ciência e Homeopatia), abarca a integração da investigação homeopática e os seus resultados num modelo científico. Este modelo integraria con- ceitos tais como “o campo complexo da pessoa como um todo” ou “a informação dos medicamentos ho- meopáticos”, mas sem os quantificar de uma forma clara.

Resumindo, o livro é recomendado principalmente àqueles que compreenderam a Homeopatia como um fenómeno, seja como paciente ou como terapeu- ta. Através da leitura deste livro, ressalta-se o esforço na conversão da experiência empírica num conhe- cimento científico bem fundamentado. Podemos também recomendar a leitura do livro àqueles que buscam uma orientação acerca da investigação ho- meopática e que até este momento, não acreditavam na existência desta investigação. Finalmente, o livro recomenda-se à audiência científica que condenou a homeopatia até os dias de hoje.

Ao ler este livro, muitas definições vão ser requalifi- cadas, sendo o leitor alertado para o facto de que em ciência tudo se encontra em constante progresso.

Nome Dipl.-Biol. Jens Meyer-Wegener Direcção Wehrfeldweg 6

D-82439 Großweil País Deutschland Telefone +49 (8851) 1368

E-Mail meyer-wegener@t-online.de

News

Aniversário

A fotografia mostra 5 colaboradores que já comple- taram 25 anos de trabalho na empresa Dr. Reckeweg

& Co. GmbH. A gerência expressa reconhecimento pelo valioso trabalho destes colaboradores durante esse período.

Da esquerda para a direita:

Marita Reckeweg (Gerente); Dr. Hans-Werner Drieh- sen (Director dos Assuntos Regulamentares); Alfred Hache (Director do Departamento Técnico); Nikolaus Todan (Director de Produção); Dr. Otto Weingärtner (Investigação Fundamental em Homeopatia, Biome- tria); Hans-Jürgen Wenz (Armazenamento, Logística);

Michael Reckeweg (Director Geral)

(16)

AUSTRALIA / NEW ZEALAND Brauer Professional Pty. Ltd.

651 Portrush Road Glen Osmond 5064 Phone: 61-881-30 87 00 Fax: 61-883-79 73 34 E-mail : sales@brauer.com.au www.brauer.com.au

AUSTRIA

Pharma Force GmbH Pharmaziegasse 5 9020 Klagenfurt-Ebental Phone: 43-463 59 08 30 Fax: 43-463 59 08 30 20 E-mail: pharma.force@happynet.at www.pharma-force.at

BANGLADESH

Pabna Homoeo Hall (PVT.) LTD 75, Swamibagh Road Dhaka-1100

Phone: 880-2-955 83 33 Fax: 880-2-712 04 13 E-mail: tasmeryg@dhaka.net

BELGIUM NUT HOM PHYT Porte des Bâtisseurs 18 Rue de Warlengrie 7730 Estaimpuis Phone: 32-56-86 33 34 Fax: 32-56-48 44 30 E-mail: nhp@n-h-p.be

BRAZIL

For supplies please address to Dr. Reckeweg & Co. GmbH, Bensheim

Phone: 49-62 51-10 97-0 Fax: 49-62 51-33 42 E-mail: info@reckeweg.de www.reckeweg.de

CANADA Bio Lonreco Inc.

667 Meloche Avenue Dorval QC H9P 2T1 Phone: 1-514-631-0006 Fax: 1-514-631-0903 E-mail: info@dr-reckeweg.ca www.dr-reckeweg.ca

CENTRAL AMERICA EUPHA Distribuidora de Medicamentos S.A.

12 calle 0-85 area 9 Plaza Lorenzo local 2 01009 Ciudad de Guatemala GUATEMALA C.A.

Phone: 502-2385-2973 Fax: 502-2331-7061 E-mail:

rafael.omeany@reckeweg-ca.com

CHILE

For supplies please address to Dr. Reckeweg & Co. GmbH, Bensheim

Phone: 49-62 51-10 97-0 Fax: 49-62 51-33 42 E-mail: info@reckeweg.de www.reckeweg.de

COLOMBIA

Dr. Reckeweg de Colombia Ltda.

Apartado Aereo 50755 Calle 85#21-22 Oficina 502 Antiguo Country

Bogotá D.C.

Phone: 57-1-644 18 11 Fax: 57-1-218 02 09 E-mail:

info@reckewegcolombia.com www.reckewegcolombia.com

CYPRUS S.G. Bio Plus Ltd.

9 (I) Panayioti Tsaggari St.

Potamos Yermasoyias 4042 Limassol

Phone: 357-5-25 879 006 – 7 Fax: 357-5-25 879 006 – 7 E-mail: houvartas@cytanet.com.cy

CZECH REPUBLIC For supplies please address to Dr. Reckeweg & Co. GmbH, Bensheim

Phone: 49-62 51-10 97-0 Fax: 49-62 51-33 42 E-mail: info@reckeweg.de www.reckeweg.de DENMARK MaxiPharma A/S Søren Nymarks Vej 25 8270 Århus-Højbjerg Phone: 45-86-29 29 55 Fax: 45-86-29 25 60 E-mail: jbj@maxipharma.dk www.maxipharma.dk ECUADOR / PERU

Biohealth International Cia. Ltda.

Calle Isla Genovesa N°. 41-30 y Calle Isla Floreana

Quito

Phone: 593-2-3520 318 Fax: 593-2-3520 319 E-mail fmyandre@interactive.net.ec

FINLAND

Circlum Farmasia OY Siltasaarenkatu 18 00530 Helsinki Phone: 358-9-77 38 40 Fax: 358-9-71 27 62 E-mail: info@circlumfarmasia.fi www.circlumfarmasia.fi GREAT BRITAIN / IRELAND Dr. Reckeweg (U.K.) Ltd.

Dalton House 33 Leigh Road Westhoughton Bolton BL5 2JE

Phone: 44-19 42-81 14 44 Fax: 44-19 42-81 98 21 E-mail:info@reckeweg.co.uk www.reckeweg.co.uk INDIA

Dr. Roshan Lal Aggarwal

& Sons Pvt. Ltd.

16, Netaji Subhash Marg Darya Ganj

New Delhi - 110 002 Phone: 91-11-2327 13 72

91-11-2326 56 98 Fax: 91-11-2328 20 80 E-mail: roshanl@vsnl.com www.reckeweg-india.com

ISRAEL Dr. Samuelov

Importing & Marketing Ltd.

36 Ostrovsky St.

P.O.Box 197 Ra‘anana 43372 Phone: 972-9-748 37 69 Fax: 972-9-748 37 68 E-mail: samuelov@zahav.net.il

ITALY

Dr. Reckeweg Italia s.r.l.

Via Firenze 34

20069 Trezzano Rosa (MI) Phone: 39-02-90 93 13-220 Fax: 39-02-90 93 13-211 E-mail:

dr.reckeweg.italia@omeoimo.it www.omeoimo.it

MALAYSIA Syarikat T.M. Shafi 7-4, Jalan Tun Sambanthan 4 (Brickfields)

50470 Kuala Lumpur Phone: 60-3-22 74 56 27 Fax: 60-3-22 74 56 27 E-mail: sufihom5@tm.net.my

NETHERLANDS Holland Pharma Bosberg 41 7270 Borculo Phone: 31-545-251075 Fax: 31-545-251076 E-mail: info@holland-pharma.nl www.holland-pharma.nl PAKISTAN

Dr. Salim Ahmed & Co.

310 Hashoo Centre Abdullah Haroon Road Saddar-74400 Karachi

Phone: 92-21-277 17 77 92-21-277 08 07 Fax: 92-21-272 08 07 E-mail: drsalim@drsalim.com www.drsalim.com

POLAND

Zymella Pharma Sp. z.o.o.

Ul. Kruczkowskiego 39a 41-813 Zabrze Phone: 48-32-275 01 52 Fax: 48-32-272 87 94 E-mail : gh.zymella@zymellaphar- ma.com

www.zymellapharma.com PORTUGAL

Dr. Reckeweg Portugal Lda. / DietMed Lda.

Rua da Capela, Edificio DietMed Corvos à Nogueira

3505-276 Viseu Phone: 351-23-293 00 20 Fax: 351-23-293 00 29 E-mail: dietmed@dietmed.pt www.dietmed.pt

RUSSIA

000 „Alliance Dr. Reckeweg“

Dmitrowskoe schosse Dom 29.K1.

Kw. 174 127550 Moscow Phone: 7-495-977 40 39 Fax: 7-495-976 43 10 E-mail: artsach@inbox.ru www.basicin.org

SOUTH AFRICA

Dr. Reckeweg & Co. (Pty) Ltd 39 Waterfall Avenue Craighall Johannesburg 2196 Phone: 27-11-886 2555 Fax: 27-11-886 3939 E-mail: info@reckeweg.co.za www.reckeweg.de

SPAIN

Dr. Reckeweg & Co. GmbH Sucursal España

Polígono Industrial Ugaldeguren I 48160 Derio (Vizcaya) Phone: 34-94-454 50 57 Fax: 34-94-454 51 43 E-mail: reckeweg@lavigor.com www.tegor.com

SWEDEN / NORWAY Biosan AB Mohed 327 82692 Söderala Phone: 46-270-42 58 30 Fax: 46-270-42 58 31 E-mail: info@biosan.se www.biosan.se

SWITZERLAND

Laboratoire homéopathique Jacques Reboh

Ch. de Malley 30 1007 Lausanne Phone: 41-21-661 26 76 Fax: 41-21-661 26 78 E-mail: info@lhr.ch www.lhr.ch

TAIWAN / CHINA Eastern Harvester Corp.

No. 16, Tsun-Chung St.

403, Taichung

Phone: 886-4-2371 9268 Fax: 886-4-2371 3896 e-mail: eastrnh@yahoo.com.tw

UNITED ARAB EMIRATES Riyadh Medicine & Medical Equipment Store

P. O. Box 3805 Sharjah

Phone: 971-6-558 42 99 Fax: 971-6-538 55 59 E-mail: riazahmd@emirates.net.ae www.drriaz.com

USADr. Reckeweg America Inc.

132 Lindsay Avenue Dorval QC H9P 2T8 CANADA

Phone: 1-514-631-8605 Fax: 1-514-631-0903 E-mail: info@reckeweg.com www.reckeweg.com

WEST AFRICA

Dr. Reckeweg West Africa Lord ‚J‘ Specialities Ltd.

Rev. Prince Kudolo P.O. Box MP 2952 Mamprobi, Accra/GHANA Phone: 233-21-319 598 Fax: 233-21-319 598 E-mail: pkudolo@yahoo.com Status 19.10.2007

Referências

Documentos relacionados

A penetracao do capital no campo, seus reflexos sobre a pequena producao e as mudancas nas relacoes de trabalho e, em especial, o trabalho feminino no Planalto Gau- cho, no Norte

U okviru Rečnika data je veoma detaljna i pregledna gramatika romskog jezika sa pravopisnim savetnikom, koja će biti od velike koristi, kao i sam rečnik uostalom, širokom

 Identificar qual a propriedade mais influencia na proliferação de células pré- osteoblasticas. Este estudo foi dividido em duas etapas a primeira dedicada à

● Em todas as categorias, o DT poderá convocar um atleta que não tenha obtido lugar selecionável, desde que o mesmo seja um atleta de referência

Dado que os objectos relativos à área inundada, na sua maioria, apresentavam tons escuros, estes foram realçados através do cálculo do valor do logaritmo do coeficiente

Este trabalho teve como objetivo analisar, por meio de revisão bibliográfica, a eficácia dos tratamentos apresentados para os casos de TEPT utilizando a terapia

Assim, o problema que Tomás entende ser o enfrentado por Aristóteles e que ele iden- tifica e tenta resolver (erroneamente, na opinião de Ockham), através da tese de que “nada de

Capacitar o aluno a preparar e dispensar o medicamento homeopático de acordo com métodos preconizados na Farmacopeia Homeopática Brasileira e em diferentes formas