• Nenhum resultado encontrado

137 ANOS FIRMES NA VONTADE DE DEUS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "137 ANOS FIRMES NA VONTADE DE DEUS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim Dominical nº 32 ano 137 09 de agosto de 2015 Fundada em 10 de agosto de 1873 Organizada em 11 de agosto de 1878

Pastor Emérito: (in memorian) Rev. Benedito Matos

Equipe pastoral Pastor Efetivo: Rev. Cláudio Albuquerque

Pastores Auxiliares: Rev. Iclayber Alves Rev. Lutero Rocha Pastores Evangelistas: Rev. Edelson Lacerda - Torre Rev. Relrison Domingos - Aldeia

Pastor Missionário: Rev. Arthur Braga - Nazaré

Missionários Plantadores: Miss. Márcio Cristino - Itamaracá

Miss. Jaidson Araújo - Aliança Miss. Cosmo Sá - Vicência Miss. Lamárcio Martins - Itambé

Endereço Rua das Creoulas, 120, Graças,

Recife PE / CEP: 52011-270 Telefone: (81) 3221.1583 www.primeiraigreja.org.br pipr@primeiraigreja.org.br Expediente da Secretaria Segunda - feira - 8h às 13h Terça a sexta-feira 9h às 12h - 13h às 18h

Plantação de Igrejas Ilha de Itamaracá R. Padre Machado, 302 A

Pilar, Itamaracá / PE Torre R. Souza Bandeira, 619

Torre, Recife / PE Nazaré da Mata Av. Coronel Luiz Inácio, S/N

Nazaré da Mata / PE Aliança

R. José Correia de Azevedo, 80, Centro, Aliança / PE

Vicência R. Treze de Maio, nº 122 A,

Centro, Vicência / PE Itambé R. M. Falcão, 05, Centro, Itambé / PE

Aldeia Estrada de Aldeia, 9,5 Km

Aldeia/PE

137 ANOS FIRMES NA VONTADE DE DEUS

"Meus irmãos, a assembléia aqui reunida acaba de aprovar a fundação, por unanimidade, da IGREJA PRESBITERIANA DE PERNAMBUCO, sob a bênção de Deus, nosso Pai e Criador. Esta data será lembrada através dos anos que virão, pois esta igreja que agora nasce, nesse clima de tensão e de restrições à divulgação da Palavra, tem uma missão a cumprir na história do evangelismo deste país. Olhando para o futuro, vejo que daqui sairão os homens que, pela Graça de Deus, levarão o Evangelho aos confins deste Estado e do País e até a outras partes do mundo! Declaro fundada a IGREJA PRESBITERIANA DE PERNAMBUCO.” Foi com essas palavras do Rev. John Rockwell Smith, registradas na Ata de organização da primeira Assembléia Geral, que teve início a saga de nossa Igreja, há 137 anos.

Um dos fundadores, Belmiro César tomou a palavra dizendo:

"Meus irmãos! Um com Deus é a maioria. E nós somos 13! O Senhor há de nos guiar, de nos proteger, de nos guardar. Proponho que elejamos por aclamação nosso primeiro Pastor, o Rev. JOHN ROCKWELL SMITH, que há cinco anos vem realizando este extraordinário trabalho em nossa cidade". Eleito o pastor, houve também a eleição de dois presbíteros e dois diáconos. Naquela assembléia também foi aprovado um plano de evangelização com abertura de três pontos de pregação, um na Travessa do Príncipe, outro na Rua Imperial e outro em Areias.

Assim, foi instalada a Igreja Presbiteriana de Pernambuco que mais tarde tomaria o nome de Primeira Igreja Presbiteriana do Recife. Ela foi organizada com o desafio de cumprir uma missão, mesmo em meio às adversidades, perseguições e provações. São passados todos esses anos desde que o pastor Rockwell Smith iniciou este trabalho e com os doze primeiros membros fundaram esta Igreja. Foram anos de lutas pregando o evangelho do Senhor e Salvador Jesus Cristo. Estamos hoje aqui, pela providência de Deus, porque um dia Ele nos chamou e redimiu, usando os meios que Ele mesmo decretou. O Senhor usou aquele pequeno grupo de gente simples para dizer que Jesus é o único caminho que nos conduz ao Pai.

Que Deus nos conceda a graça de continuarmos essa caminhada expandindo o reino e sendo frutíferos, plantando novas igrejas e fazendo verdadeiros e produtivos discípulos para o nosso amado Senhor Jesus Cristo.

(2)

2|

B Pastoral

D09 agosto 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ PASTORAL ─

Que Deus derrame sua graça abundante sobre a PRIMEIRA IGREJA PRESBITERIANA DO RECIFE para vivermos e propagarmos este evangelho da graça soberana de Deus provado pelos nossos antepassados. Obrigado Senhor!

Ao Deus soberano, Senhor da história, sejam dadas honras e glórias pelos séculos dos séculos!

Rev. Cláudio Albuquerque

**************

NÃO MAIS IGREJA PEREGRINA

Há alguns anos passados, num culto em que agradecíamos a Deus pelo aniversário de nossa igreja, o pregador convidado agradeceu a Deus pela existência da PIPR. Em sua oração ele usou a expressão, “uma igreja peregrina”, referindo-se ao fato da PIPR ter andado por vários endereços desde a década de cinqüenta, quando ocorreu a perda de suas instalações.

De fato, após a cisão ocorrida em 1956, os poucos membros que ficaram deram suas vidas e esforços para reconstruir a Primeira Igreja Presbiteriana do Recife. Naquela sofrida divisão, a parte que permaneceu na IPB ficou sem seu templo e instalações. Desde então a nossa igreja tornou-se peregrina, sem um lugar definitivo e sem uma estrutura adequada. A PIPR peregrinou por vários endereços como a Rua da Concórdia, Rua Nova, Rua da Palma, Rua Joaquim Nabuco, e por fim, Rua das Creoulas.

Hoje, ocupamos uma boa área que nos tem servido há duas décadas. Somos gratos a Deus por nos ter providenciado esse espaço. Temos, no entanto, a consciência que ocupamos instalações adaptadas e por vezes não tão adequadas as nossas necessidades enquanto comunidade. Temos entendido que o tempo da peregrinação chegou ao seu fim. Planejamos construir um espaço onde possamos continuar cumprindo com excelência a missão que nos foi confiada. Sonhamos em ter uma estrutura que nos possibilite ser mais e mais úteis no auxílio, preparação e expansão do reino de Deus.

Temos um projeto para construir toda essa estrutura adequada. Planejamos construir um templo espaçoso e confortável adequado ao Culto que é devido ao Senhor. Além de um amplo ambiente e instalações adequadas para seminários, conferências, congressos e cursos de treinamento teológico e missionário. No projeto de construção contemplamos um bloco de educação cristã para adultos e para educação infantil. Tudo isso com boa área de circulação, recepção, convívio e estacionamento para receber bem nossos membros, convidados, visitantes e congressistas.

O Senhor nos tem abençoado ao ponto de ganharmos todo o projeto arquitetônico de um renomado profissional da área, membro de nossa igreja. O Senhor colocou no coração de outro irmão nosso, um empresário bem sucedido, ofertar boa parte dos custos da obra. Outro irmão de fé, tabelião, nos ofertou as despesas com escrituração ao saber que se tratava da PIPR. Outros profissionais ofereceram seus serviços a um custo bem baixo nos projetos de cálculo, hidráulico, elétrico, paisagismo e etc. Hoje, sem sequer iniciar a construção temos boa parte do total a ser investido na construção.

Além disso, o Senhor nos tem abençoado no investimento em missões, evangelização, plantação e organização de novas igrejas. O Conselho tem tido o

(3)

Pastoral e Crianças de primeira

| 3

BD09 agosto 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ CRIANÇAS DE PRIMEIRA ─

ESTER - UMA HISTÓRIA DE PROVIDÊNCIA E LIVRAMENTO

Queridos, hoje a lição será a continuação da história de Ester. Eles verão que Deus está no controle de todas as coisas e que tem um propósito para as nossas vidas. Objetivo Principal: Ensinar que Deus teve um plano especial para Éster, para salvar o seu povo.

Então? Ensinar que Deus tem um plano para cada um de nós também.

Versículo Chave: “Então respondeu a rainha Éster, e disse: se perante ti, ó rei, achei favor, e se bem parece ao rei, dê-se-me por minha petição a minha vida, pólo meu desejo o meu povo” (Éster 7.3)

compromisso de não deixar de investir em qualquer outra área da igreja por causa de construção. Têm sido incontáveis as bênçãos que nos mostram que nosso Deus está por trás desses sonhos e projetos. Já vencemos alguns empecilhos. Questões burocráticas de órgãos públicos, somados a política pública municipal que dificultava o progresso de igrejas protestantes. Mas, essas coisas ficaram para trás, são etapas vencidas.

Agora, que estamos próximos de realizar esse sonho, nós convidamos toda a igreja a se colocar diante de Deus em oração. Precisamos, em primeiro lugar, agradecer por todas as bênçãos derramadas até aqui. Todas essas conquistas são sinais da confirmação de Deus e nos faz convictos de que esse projeto é resultado do Seu querer para a nossa igreja. Segundo, precisamos não incorrer no erro de preferimos as nossas próprias coisas e negligenciarmos as coisas de Deus: “assim fala o Senhor: Este povo diz: Não veio ainda o tempo em que a Casa do Senhor deve ser edificada. Veio a mim a Palavra do Senhor dizendo: Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?” (Ag.1:2,4).

É necessário observar o ensino de Jesus contido na oração dominical: “Pai nosso que estais no céu, que Teu Nome seja glorificado, que Teu Reino [domínio] venha, e que Tua Vontade seja feita entre nós, como nos céus.” (Mt.6:9,10). Devemos, antes de tudo, orar e nos inquietar pelas coisas de Deus (Seu Nome, Seu Reino e Sua Vontade), não pelas nossas próprias coisas, pois, essas, Ele mesmo cuida: “Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6:33).

Disponha em seu coração clamar a Deus pelo envio dos recursos necessários para execução desse projeto de construção das novas instalações de nossa igreja. Disponha em seu coração separar uma oferta voluntária para esse fim. Que o desejo de nosso coração seja ver o Nome do Senhor ser santificado, exaltado e temido, seu reino e domínio vir sobre nossas vidas e Sua vontade ser estabelecida em nosso meio, da mesma forma que no Céu.

Que toda louvor, honras e glórias sejam dadas ao nosso grandioso Deus.

Rev. Cláudio Albuquerque

─ PASTORAL ─

(4)

4 |

Espaço missionário e Departamento infantil

BD09 agosto 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ ESPAÇO MISSIONÁRIO ─

─ DEPARTAMENTO INFANTIL ─

AVISO | Queridos pais, lançamos uma campanha, cofrinho missionário, no Departamento Infantil, onde cada criança levou para casa um cofrinho para depositar ofertas para missões de nossa igreja. No mês de dezembro, elas deverão trazer estes cofrinhos com suas ofertas para serem entregues ao Ministério de Missões. Aproveitem essa oportunidade para ensinar seus filhos sobre missões e participar junto com eles desta campanha.

14 º CBPL | Agradecemos a todos que colaboraram para que este evento pudesse ocorrer. Foram momentos de comunhão, aprendizado e troca de experiências. Tudo correu bem para a glória de Deus. Estiveram presentes 50 obreiros vindos dos estados de Alagoas, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O tema deste ano foi A vida de Jesus. Ore pelos missionários para que o Senhor os sustente em seus campos de atuação.

(5)

BD09 agosto 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Notícias de primeira

| 5

─ NOTÍCIAS DE PRIMEIRA ─

BATISMO INFANTIL | Com a graça de

Deus nesta manhã, será recebida, pelo

batismo infantil, Rafaela Lara, filhinha

dos nossos irmãos Vinícius e Roberta

Lara.

NASCIMENTO | Nasceu no dia 16/07

Valentina, a segunda filha dos irmãos

Washington Horácio e Daniela Catão.

Que o Senhor os abençoe.

F A L E C I M E N T O | F a l e c e u n a

madrugada do dia 02/08 a irmã Clélia

Maia. Que o Senhor conforte os

familiares.

137º ANIVERSÁRIO DA PIPR | Hoje a

noite, estaremos oferecendo a Deus um

culto de gratidão pelos 137 anos de

organização de nossa igreja e 142 anos

desde a sua fundação. A Comissão

E x e c u t i v a d o P r e s b í t e r i o d e

Pernambuco (PPNB) estará presente e

o Rev. Romildo Júnior pregará na

ocasião.

MATURIDADE | Ocorrerá no dia 11/08

aqui na PIPR às 15h, mais um encontro

do Melhor Idade em Movimento.

Agende essa data e venha participar.

A IPB EM FESTA | No dia 12/08 a Igreja

Presbiteriana do Brasil, celebra seus 156

anos de presença em nosso País. Ore

pelo fortalecimento e pureza da IPB.

AULAS DE COMPUTAÇÃO PARA

M AT U R I D A D E | A s a u l a s s e r ã o

retomadas dia 12/08 às 15h.

JUVENTUDE | No próximo sábado,

dia 15/08, o avanço missionário para

Vicência será de responsabilidade da

juventude da PIPR, todos os jovens

estão convocados a participar. Procure

a diretoria da UPA/UMP e dê seu nome.

CONFERÊNCIA FIEL JUNTOS EM

CRISTO EM RECIFE | Ocorrerá nos dias

0 9 e 1 0 d e o u t u b r o e o t e m a é

avivamento. Os preletores serão: Steven

Lawson, Conrad Mbewe, Heber Campos

J r e S i l l a s C a m p o s . A o s q u e s e

inscreveram procurem o Diácono Daniel

Reinaux para efetuar o pagamento.

LIVRETO CADA DIA | Se você deseja

adquirir o livreto com o tema da família

para presentear no mês de dezembro o

custo é de R$ 1,50. Interessados enviar

email ou ligar para a secretaria da igreja

informando quantidade até o dia 20/09.

B I B L I O T E C A R E V B E N E D I T O

MATOS | Agradecemos as pessoas que

fizeram a devolução dos livros de nossa

biblioteca. Mas ainda faltam 4 volumes a

serem localizados. São eles: 1) História

da Teologia Cristã - R. Olsoan; 2) Nunca

Perca a Esperança - J.I. Packer; 3) Terceiro

Milênio e a Nova Ordem Mundial, O -

Guilhermino Cunha; 4) Livro dos

Mártires, O - John Fox.

TODOS COM A NOTA | O Instituto

Filadélfia agradece a participação da

igreja no programa Todos com a Nota, o

que contribuiu para duas premiações.

Avisamos que o mesmo está suspenso

p r o v i s o r i a m e n t e n ã o h a v e n d o

necessidade de trazê-las a igreja. Assim

que o programa reiniciar, avisaremos a

todos.

A C A M PA M E N TO C R I A N Ç A S D E

PRIMEIRA | Será no último final de

semana de novembro (27 a 29/11).

Coloquem em suas agendas!!! Breve

mais informações.

(6)

BD 09 agosto 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

6 |

Súplicas, intercessão, escalas e plantões

─ SÚPLICA E INTERCESSÃO ─

Interceda a Deus pelos seguintes irmãos:

"Orai uns pelos outros. Muito pode por sua eficácia a súplica do justo.” Tg 5: 16

Mês Dia CP Itamaracá CP Nazaré CP Aliança

Mês Dia Torre Itamaracá Aldeia Aliança Vicência Itambé

─ ESCALAS E PLANTÕES ─

Diáconos Equipes Presbíteros

Sistema de som

Regente Congregacional Oração (Terças-feiras) Doutrina (Quintas-feiras)

Antônio Carlos Aziel Francisco Heitor Arôxa Fernando Ângelo Dennis Cavalcanti Francisco José

Daniel Reinaux Guilherme Pires Cristiano de Albuquerque Cristiano de Albuquerque

Sebastião Ventura Sebastião Ventura Pr. Cláudio Henrique Pr. Cláudio Henrique Pr. Iclayber Alves Pr. Iclayber Alves Jamim Santos Josimar Henrique

─ VISITA ÀS CONGREGAÇÕES ─

09 a 15 de agosto 16 a 22 de agosto

Nazaré Problemas de Saúde

ŸAbigail Miranda; ŸAlnira Amorim ŸAmaro Souza; ŸAmérica Elisabeth (Betinha);

ŸAnaide Lopes; ŸBayard Amorim; ŸBeatriz Maia; ŸDilma Figueiredo; ŸGilberto Oliveira; ŸJoão Alves; ŸJuraci de Souza; ŸJosefa Gueiros (Zeza); ŸManacés Lyra; ŸMarlene Vasconcelos; ŸNeide Galiza Machado; ŸRaquel Amorim

ŸVanildo Lima. Outros Enfermos ŸCrianças do Instituto Filadélfia;

ŸMaria Clara (bisneta de D. Edite);

ŸMaria da Conceição Lobo (irmã de Rejane Lacerda); ŸMarlene Araújo (mãe de Jaidson);

ŸPatrícia (esposa do Miss. Jaidson - Aliança) - gravidez de risco;

ŸZilka Filgueira (tia de Ismael).

Outros pedidos Ÿ Alberto (pedido do Pb. Manacés).

Pianista Congregacional Klésia Andrade Klésia Andrade

Agosto -- -- -- -- -- -- -- --

(7)

Dia Nome

“Tu pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.” II Tm 2:1

BD09 agosto 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Aniversariantes

| 7

─ ANIVERSARIANTES ─

Antônio Carlos Reinaux Gomes 10/08

Cláudia Monteiro Mendonça Rodrigues 10/08

Alcir Brandão da Cruz 09/08

10/08 Ana Luiza de Freitas Andrade Barbosa

“Por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne” Ef 5:31

─ ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO ─

Dia Casal

Atualize seu cadastro

Anos 10/08 Ilíause Daniel Figueiredo da Silva

Marcelo Andrade Barbosa 10/08

*Atualize seus dados por email ou ligue para a secretaria da igreja. Julianne de Santana Cavalcante 09/08

Abigail Lins Silva de Miranda 11/08

Juliana Passos Salgado 12/08

Mariana Pantaleão Cândido 10/08

10/08 Susana Elisabeth Lopes Gueiros Fraga

12/08 Sônia Maria Soares de Brito

Maria Helena dos Santos Ferreira 14/08

Marileide Luis Vieira da Silva 10/08

Suellen Gomes Brayner Barros 14/08

15/08 Leni de Vasconcelos Pinto Albuquerque Orquidea Moura de Amorim 15/08

(8)

Domingo

Escola Bíblica Dominical 10h30

Terça Reunião de Oração 19h

Quarta Equipe Pastoral 10h

Quinta Estudo Bíblico 19h

Sábado Atividades com a juventude 18h

8|

Programação litúrgica e atividades semanais

Culto Matinal e Vespertino 9h e 18h

BD 09 agosto 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ ATIVIDADES SEMANAIS ─

─ LITURGIA ─

Culto Matutino 09h

Prelúdio – Instrumental

Louvamos Nosso Eterno Salvador

*Leitura Bíblica: Salmo 98

*Oração

*Hino: NC 40 “Cântico ao Salvador”

Quedamo-nos aos Seus Pés Leitura Bíblica: Provérbios 28:13-14 Oração de Confissão

Cânticos

Rendemos-Lhe Nossos Corações Leitura Bíblica: Salmo 62:10-12

*Ofertório: NC 63 “As Muitas Bênçãos”

*Oração de Consagração Música Especial Batismo Infantil

Temos Prazer em Sua Palavra Mensagem – Rev. Cláudio Albuquerque

*Oração

*Bênção Apostólica

*Tríplice Amém Notícias de Primeira

*Congregação de pé

Culto Vespertino 18h

Prelúdio – Coro Salmos

Honra e Glória ao Rei Vencedor

*Leitura Bíblica: Apocalipse 21:1-7

*Oração

*Cântico “Bendizei a Deus”

Sejamos Verdadeiros Diante Dele Leitura Bíblica: Apocalipse 22:8-14 Oração de Confissão

Cânticos

Devotemos-Lhe Nossas Vidas Leitura Bíblica: Apocalipse 5:11-14

*Ofertório: NC 134 “Riquezas do Céu”

*Oração de Consagração Coro Salmos

Ouçamos Atentos Sua Mensagem Mensagem – Rev. Romildo Júnior

*Hino NC 111 “Comunhão Divina”

*Oração e Bênção Araônica

*Tríplice Amém Notícias de Primeira

*Congregação de pé

Referências

Documentos relacionados

O registro deste plano na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização.. SEGURO

Por causa disso, estes fatos po- derão ocasionar crises de água na região de Salvador tais como: degradação ambiental nos mananciais, ocasionando aumento do ris- co das áreas

e)Para os empregados que recebem salário fixo mais comissão, e os apenas comissionistas, o cálculo para pagamento de triênio e quebra de caixa, obedecerá aos seguintes

Portanto, sem tirar de Deus a autoridade no mundo, afirmando aqui sua soberania, definimos que Deus não esta no controle da história do mundo, porque designou esta

9 Quanto a nós, desde que tivemos conhecimento dessas coisas, não cessamos de orar por vós e de suplicar para que chegueis a conhecer plenamente a vontade de Deus, com toda a

Que Deus derrame sua graça abundante sobre a PRIMEIRA IGREJA PRESBITERIANA DO RECIFE para vivermos e propagarmos este evangelho da graça soberana de Deus provado pelos

Não faltem, pois grandes coisas Deus tem preparado para nós1.

Buscar cada vez mais novas metodologias e práticas pedagógicas que venham a colaborar para um melhor ensino de alunos com necessidades educacionais especiais (deficiência