• Nenhum resultado encontrado

DUVIDO MESMO! Igreja Metodista em Itaberaba Congregação em Santana de Parnaíba

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DUVIDO MESMO! Igreja Metodista em Itaberaba Congregação em Santana de Parnaíba"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista em Itaberaba

B O L E T I M I N F O R M A T I V O

Congregação em Santana de Parnaíba

DUVIDO MESMO!

C

redulidade é a mãe de todo engano, superstição e crendice: ela nada ques- tiona, não confronta com a Pala- vra, nem põe à prova a motivação dos que exalam odores sagrados.

Nenhum cristão pode seguir algo simplesmente porque “dá certo”, nem porque lhe é agradável aos ou- vidos, nem porque atrai multidões.

Se não encontra respaldo na Pala- vra, o conteúdo é duvidoso.

A Palavra de Deus tem para os cris-

tãos espalhados pelo mundo um caráter normativo, ou seja, é ela quem estabelece normas e padrões de fé. Podemos e somos incitados pelo Eter- no a questionar tudo o que contraria os princípios bíblicos e o espírito das Escrituras. O propósito desta reflexão não é julgar pessoas, mas mos- trar o quão divorciado da Palavra está a prática da igreja contemporânea.

Como não sou crédulo, duvido de muitas coisas que tenho visto e ouvi- do. Por exemplo...

Duvido que se Pedro vivesse hoje ele teria a coragem de fazer algum pro- grama radiofônico que prometesse cura e emprego a todos que pagassem um carnê ou enviassem dinheiro para manter o programa no ar.

Duvido que alguma vez tenha passado na mente de Paulo a idéia de reu- nir o povo de Corinto ou Éfeso para fazer uma marcha reivindicando aqueles territórios e terminando com um grande encontro reunindo os cônsules e governadores romanos da região.

Duvido que o povo de Jerusalém que dia a dia se convertia ao Senhor Je- sus, alguma vez tenha imaginado, crido ou suspeitado que as rochas da- quele local, a água do rio Jordão e o azeite de suas oliveiras eram sagra- dos ou possuíam em si poderes miraculosos.

Duvido que Paulo achasse sensato subir até o Areópago para pregar aos filósofos que ali se reuniam, e declarar bem alto que a partir daquele dia a idólatra cidade de “Atenas é do Senhor Jesus”.

21•6•2009

(2)

I G R E J A M E T O D I S T A E M I T A B E R A B A

Duvido que hoje Jesus se agradasse de templos suntuosos repletos de multidões cuja primeira necessidade [confessada pelos próprios partici- pantes] não é adorar a Deus, confessar seus pecados, apresentar louvo- res ou buscar a salvação de suas vidas, mas em resolver os negócios de suas empresas.

Duvido que na Igreja Primitiva os louvores ocupassem quase todo o tem- po de culto, e quando todos estivessem bem cansados, a palavra era pas- sada a um apóstolo para uma breve mensagem.

Duvido que os chamados apóstolos do presente aceitassem viver com os parcos recursos que os apóstolos do passado possuíam, a ponto de diante de um mendigo que lhes pedia uma simples moeda, dizerem: “não pos- suo nem ouro nem prata” (At 3.6).

Duvido que o centurião romano aceitasse a sugestão de algum pastor mo- derno para levar uma peça de roupa dos enfermos de sua casa. Com certe- za ele confessaria que “Jesus é o Senhor de tudo, sabe todas as coisas e não precisa de pontos-de-contato para expulsar a doença do corpo de alguém”.

Também não creio que os discípulos de Cristo confun- dissem salvação com prosperidade material, substituís- sem as Escrituras por decretos, e abandonassem o antigo e bom Evangelho por novas visões e unções.

SOBRE O InIMIGO

Caramba, como se fala no diabo!

Fico impressionado como ele se tornou necessário. O diabo suga a fé, derruba crente, se infiltra em poderosas redes de televisão, envia pragas, fura pneu de carro, pro- voca terremotos, conhece os limi- tes dos municípios e domina terri- tórios. Compete e ganha de Deus.

É diabo para cá e para lá o tempo todo.

Se alguém está triste, advinha

quem mandou a tristeza. Se alguém duvida, advinha quem mandou a dúvida. Se alguém adoece, advinha quem mandou a enfermidade. Arre!

Chega! Será que ninguém vai assumir o que faz? Fica fácil culpá-lo já que o mundo inteiro está controlado, guiado, dominado, manipulado e orga- nizado por Satã. Até quando os humanos vão projetar nele suas mazelas?

Dá para compreender tanta importância. Como se levantaria dinheiro nas igrejas se o Capeta não fosse a estrela do show da fé? Como televange- listas inculcariam pavor nas pessoas se o Coisa-Ruim não fosse tão me-

Pr. Daniel Rocha

(3)

donho? Como as poderosas multinacionais da fé subsidiariam seus pro- jetos se o Demo não adquirisse tanta força? Confesso. Tenho medo de uma religião em que o mal se torna o pivô da espiritualidade. Fico apre- ensivo com uma ética constrangida pela possibilidade de Satanás ter di- reitos legais para arrasar as pessoas que erram.

Não discuto a sua existência. Fico apenas suspeitoso com tanta badalação. Eu já não gostava dele, agora não aguen- to mais ouvir falar na Peste. Eu não permito que ele dê o tom do meu culto a Deus; não aceito que seja a minha motivação para agir. Enfim, não deixo que ele tome o lu- gar de Jesus.

Amém! Aqui em nossa igreja, esse sujeito também não tem vez. Não te- mos tempo pra perder com o diabo quando Jesus é o nosso grande inte- resse! “Submeta-se a Deus, resista ao diabo, e ele fugirá de vós”. É isso aí!

nOTÍCIAS CURTAS...

... próxima 5ª feira, dia 25/06, reunião do Círculo de Mães em Oração em nossa igreja às 15h. Venha orar por sua família.

...próximo sábado o Círculo de Mães vai para Tatuí. Saída às 10h, retorno às 18h30. Custo: R$ 24,00. Interessadas falem com a irmã Roseli de Brito.

... não deixemos de orar pelos enfermos de nossa igreja. Lembrem-nos da irmã Judith, do Sr. Olívio, da irmã Marta...

ABRA O SEU GUARDA-ROUPA

Estamos iniciando uma Campanha de Inverno para arrecadação de agasalhos, cobertores, sa- patos, calças... Nós temos uma comunidade ca- rente em Santana de Parnaíba e muitas crianças têm ido à Escola Dominical de camiseta e ber- muda porque não tem roupa de frio. Vamos nos sensibilizar e abrir o nosso guarda-roupa com coisas sem serem usadas há tempos! Vamos nos solidarizar com nossos irmãozinhos mais ne-

cessitados. O Min. de Ação Social estará cuidando da arrecadação.

TAlVEz: PAlAVRA fORA DE MODA

Os neopentecostais aposentaram o advérbio “talvez”. E muitos tradicio- nais estão fazendo o mesmo. É claro que as promessas de Deus são para valer. A questão é que as promessas de Deus são condicionais e nunca se sabe com certeza absoluta se a pessoa que deseja se apropriar de algum favor divino satisfez plenamente a condição imposta. Deus promete per- dão e purificação “se confessarmos os nossos pecados” (1 Jo 1.9). Mes- mo que o penitente diga que fez a confissão exigida, alguma coisa ainda fica no ar. E se a confissão dele for de boca para fora? Resta ainda a ques-

Pr. Ricardo Gondim

(4)

I G R E J A M E T O D I S T A E M I T A B E R A B A

tão da soberania de Deus, que precisa ser respeitada. Não posso prome- ter cura a todo doente que, em nome de Jesus, pede para ser curado, por- que “havia muitos leprosos em Israel no tempo de Eliseu, o profeta; to- davia, nenhum deles foi purificado - somente Naamã, o sírio” (Lc 4.27).

É muito prudente recolocar a palavra “talvez” em nosso vocabulário. Isso não significa falta de fé. Ao contrário, significa humildade e submissão.

A frequência do vocábulo em questão nas Escrituras Sagradas é impres- sionante.

O capitão do navio prestes a naufragar entrou na cabine de Jonas e lhe disse: “Levante-se e clame ao seu deus! Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos” (Jn 1.6).

Amós apelou a Israel: “Odeiem o mal, amem o bem; estabeleçam a justi- ça nos tribunais. Talvez o Senhor, o Deus dos Exércitos, tenha misericór- dia do remanescente de José” (Am 5.15).

Sofonias fez a mesma exortação de Amós: “Busquem a justiça, busquem a humildade; talvez vocês tenham abrigo no dia da ira do Senhor” (Sf 2.3).

Pedro advertiu a Simão, o Mago, aquele que pretendeu comprar com di- nheiro o poder de impor as mãos sobre os outros para receberem o Espí- rito Santo: “Arrependa-se dessa maldade e ore ao Senhor. Talvez ele lhe perdoe tal pensamento do seu coração” (At 8.22).

Vamos ter mais respeito com o santo nome de Deus e usar mais o formi- dável “talvez” em nossas conversas, em nossos atendimentos e em nos- sas pregações!

(Ultimato)

2º EnCOnTRO DE CASAIS 2009

Atenção casais de nossa comunidade, anotem aí: nosso 2º Encontro será no próximo sábado, dia 27/06 às 19h30. Não faltem, pois grandes coisas Deus tem preparado para nós!

PARA PEnSAR:

“Não quero marchar com multidões que depositam uma fé cega em homens e fazem qualquer sacrifí- cio para verem seus ídolos de perto. Aliás, nem que- ro nem marchar, mas andar pelo caminho, olhando calmamente as aves do céu e os lírios do campo”.

UMA SEMAnA PRA JESUS

Nas férias de julho, ofereça uma Semana para Jesus em Ubatuba de 11 a 18 de julho. Será toda uma sema- na atendimento à comunidade, nos sistema de muti- rão, nas áreas de saúde, educação, promoção social e

evangelismo. As inscrições irão somente até o dia 25/06. Fale com o pastor.

(5)

OS PEQUEnOS GRUPOS DE DISCIPUlADO ESTÃO CHEGAnDO O Programa de Discipulado está em andamento. Desde já os irmãos de- vem se colocar à disposição para os próximos passos, que será, efetiva- mente começarmos a nossa caminhada.

Algumas características:

• O nosso modelo de Pequeno Grupo (PG) é o centrado no relacionamento;

• Os encontros acontecem nas residências dos integrantes;

• Grupos de 6 a 15 pessoas [normalmente 10-12 pessoas];

• Formação dos grupos a partir de afinidades [idade, sexo, casais jovens, etc.]

• Adolescentes e crianças também podem ter o seu PG

Objetivo: trata-se de um programa para capacitação e treinamento da igreja local, visando o desenvolvimento do caráter de Cristo em cada membro, auxiliando-o a tornar-se maduro, comprometido com o Rei- no de Deus.

Buscamos:

1) MATURIDADE: ensino, restauração, disciplina 2) MUTUALIDADE: relacionamentos, comunhão 3) MINISTÉRIO: serviço, suprimento de necessidades

4) MISSÃO: uma forma de falar de Cristo, levando pessoas à se tornar membro do Corpo de Cristo

O QUE SE ESPERA DE UM LÍDER DE PG?

1. Uma pessoa que tem fome contínua por intimidade com Deus.

2. Uma pessoa que tem habilidade em perdoar outra mesmo que haja perda pessoal.

3. Uma pessoa quem tem profunda satisfação na oração.

4. Uma pessoa que tem uma avaliação pessoal realista das habilidades pessoais e limitações.

5. Uma pessoa que é livre de realizações por vanglória.

6. Uma pessoa que demonstra habilidade em viver fora das demandas da vida pacientemente e sabiamente.

ACAMPAMEnTO DA IGREJA

É com alegria que anunciamos o Acampamen- to de toda a igreja. Serão momentos de descon- tração, alegria, louvor e edificação. A família que acampa junta, é abençoada junta. Será no Acampamento Moriah, local de qualidade e excelentes acomodações que satisfazem aos

mais exigentes. Preço de R$ 100,00 (faça um plano de pagamento).

Data: 14 a 16 de agosto. Inscrições: Fernanda Pini

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Fone: 3977-0571 Pastor: Daniel Rocha Fone: 3858-7522 Res: 4899-3020 e-mail: dadaro@uol.com.br IGREJA METODISTA EM ITABERABA

VISITE NOSSO SITE:

www.metodistaitaberaba.com.br

CASAMEnTO

No dia 04 de julho às 18h:45 na Igreja Metodista em Água Fria celebraremos o enlace matrimonial de ANA MELISSA & CARLOS EDUARDO.

Toda a igreja está convidada!

CAlEnDÁRIO ATIVIDADES E DATAS COMEMORATIVAS – JUnHO/09

DIA EVENTO

20/06 às 19:30h MOcIDADE: cuLTO

26/06 DIA MuNDIAL DE cOMBATE às DROgAs

27/06 às 19:30h 2º ENcONTRO DE cAsAIs DE 2009

AnIVERSARIAnTES DA SEMAnA 22/06 – amanhã – Sonia Regina Marques 22/06 – amanhã - Elba Domingues Santos 22/06 – amanhã - Rodrigo Mateus de Brito 24/06 – 4ª feira - Joana Rodrigues Arrais

PROGRAMAçÃO SEMAnAl

3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração

14h30 Mentoria Espiritual

20h Fogueirinha

20h culto de Libertação

20h Esc. Dominical - 9h culto solene - 19h ATEnDIMEnTO PASTORAl

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira

Descanso Pastoral gabinete: 14h às 18h gabinete: 14h às 18h gabinete: 14h às 18h gabinete / Visitação OBs.: EsTEs hORáRIOs sãO FLExíVEIs E PODEM sER ALTERADOs DE AcORDO cOM As NEcEssIDADEs.

sE DEsEjAR FALAR cOM O PAsTOR, BAsTA AgENDAR PELO FONE: 9745-0815 ESCAlA DE SERVIçO

sERVIÇO hOjE PRÓx. DOMINgO

INTERcEssãO cARLA / syLVIO NuRIMAR / MANOEL

LOuVOR EM TuA PREsENÇA gERAÇãO ELEITA

cuLTO INFANTIL DANIELA / ADRIANA (cRIANÇAs NO TEMPLO)

DIRIgENTE cuLTO MARILENE ALINE

Novas Pregações na Internet!

Você pode ouvir em nosso site as pregações que o Pr. Daniel Rocha ministra em nossa igreja. Nesta semana estão disponíveis duas novas mensagens:

• Renove seu pacto com Deus

• Não pare de sonhar

Acesse, divulgue: www.metodistaitaberaba.com.br

Referências

Documentos relacionados

Foi ao ouvir a leitura do comentário de Mar- tinho Lutero sobre o livro de Romanos, capítulo 1, exata- mente quando se liam os ver- sos 16 e 17: “Pois não me envergonho

Por vezes, damos muito mais valor àquilo que não tem valor para nós do que ao que realmente nos importa.. Por exemplo, não é incomum encontrarmos pessoas reclamando de alguém com

Percebere- mos em breve que a verdadeira Igreja de Cris- to não é constituída por milhões, mas trata-se de um “pequenino rebanho”, e quem pertence a este

“Quem não tem nada não pode partilhar nada; quem não está indo para lugar nenhum não pode ter com- panheiros de viagem. RIR NÃO

Esse é o modo que esses jovens encontraram para chamar atenção para a perseguição que seus irmãos cristãos têm enfrentado.. Esse é o assun- to que tem mais ocupado a mente

...Nesta semana estivemos visitando e levando a Ceia para irmãos enfermos de nossa igreja. Fomos na casa da irmã Juracy, que está melhorando a cada dia, visitamos também o

Nes- tas igrejas você não irá ouvir mais do que uma frase na hora da entrega dos dízimos, mais ou menos assim: “Neste momento nós vamos dedicar a Deus os nossos dízimos e

Constituição da amostra. Utilizando uma tabela de números aleatórios foi obtida uma amostra de 1.200 mulheres. O tamanho da amostra foi calculado para estimar a taxa de infecção