• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

16°

TÍTULO: QUALIDADE DO SONO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE IDOSOS PARTICIPANTES DA UNIVERSIDADE ABERTA A TERCEIRA IDADE DO MUNICÍPIO DE DRACENA/SP

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADES DE DRACENA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): SANDRA MARIA RONDINA, JOICE VIEIRA FERRO DE LISBOA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): LUANA CAROLINA DE MORAIS ORIENTADOR(ES):

(2)

1. Resumo

Ao processo natural do envelhecimento dá-se o nome de senescência. Um problema que afeta normalmente mais da metade de idosos acima de 65 anos são modificações na qualidade e quantidade do sono. Considera-se importante avaliar a qualidade do sono da terceira idade e oferecer intervenções físicas e sociais para proporcionar uma melhor qualidade de vida. Assim, os objetivos do presente estudo foram verificar os efeitos de um programa de atividade física no distúrbio do sono e no nível de atividade física habitual e correlacionar essas variáveis em idosos participantes do projeto Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI) no município de Dracena/SP. Participaram do presente estudo 24 idosos com média de idade de 74 anos. Foram aplicados na pré-intervenção dois questionários: o “Mini Sleep Questionnarie” e o “Questionário Nível de Atividade Física Baecke modificado para idosos (QBMI)”. Para análise estatística foi utilizado o software SPSS 13.0 e empregado o teste t de Student pareado para comparar o momento pré-intervenção e pós-intervenção na variável distúrbio do sono. Para comparar os dois momentos na variável do nível de atividade física foi utilizado o teste de Wilcoxon. Para analisar a associação do nível de atividade física com o distúrbio do sono foi aplicado a correlação de Pearson. O nível de significância adotado foi de p<0,05. A comparação entre os dois momentos, pré (30 ± 9,67 escore) e pós (27 ± 9,82 escore) intervenção na variável do distúrbio do sono revelou diferença estatística (p=0,0001), evidenciando melhora na qualidade do sono; e para a variável do nível de atividade física no momento pré (5,25 ± 3,73 escore) e pós (6,25 ± 3,73 escore) também houve diferença estatisticamente significativa (p=0,0001). Sobre a relação do nível de atividade física com distúrbio do sono, a análise estatística também apontou diferença significativa, pois quanto menor o nível de atividade física, maiores os sinais e sintomas no distúrbio do sono (p=0,020), porém essa relação obteve correlação fraca (r=-0,47). Portanto conclui-se que o estudo evidenciou o benefício da prática de atividade física com o distúrbio do sono.

Palavras-chave: Idoso, sono, atividade física.

(3)

Considera-se idoso todo indivíduo com 60 anos ou mais (WHO, 2002). De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa no Brasil é atualmente de 22,9 milhões, cerca de 11,34% da população e a estimativa é triplicar nos próximos 20 anos (IBGE, 2016).

Em 1999 declarou-se o Ano Nacional do Idoso, marcando uma nova fase da história social da velhice no Brasil. O envelhecimento da população passou a ser considerado como objeto de políticas públicas (GROISMAN, 1999).

A legislação brasileira assegura direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos através da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que institui o Estatuto do Idoso. Dispõe sobre papel da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar com absoluta prioridade a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Ao processo natural do envelhecimento dá-se o nome de senescência e depende de três classes de fatores: biológicos, psíquicos e sociais que podem acelerar ou retardar a velhice, comprometendo aspectos físicos como as mudanças antropométricas que passam por alterações, principalmente estatura, peso e composição corporal (FIATARONE-SINGH, 1998).

Alterações ocorrem nos aspectos cognitivos devido à perda de três recursos fundamentais: a velocidade com que a informação pode ser processada, a memória de trabalho e as capacidades sensoriais e perceptuais (SPAR; LA RUE, 2005). Juntamente com o envelhecimento fisiológico ocorre a perda da capacidade de manter o equilíbrio homeostático, afetando o sistema endócrino, nervoso e imunológico (FIRMINO, 2006). Um problema que afeta normalmente mais da metade de idosos acima de 65 anos são modificações na qualidade e quantidade do sono (GEIB et al., 2003).

Estudos apontam alguns prejuízos e perturbações relacionadas ao distúrbio do sono, como: diminuição do sono profundo, o indivíduo desperta devido a ruídos por conta de o sono superficial sofrer aumento, maior tempo de espera para o início do sono, cochilos durante o dia, o período de duração total do sono noturno sofre redução, maior número de transição do estágio de sono profundo para sono superficial e para o despertar, maior frequência de complicações respiratórias durante o sono (SANTOS et al., 2013).

(4)

As condições do local para dormir influenciam diretamente, já que devem oferecer um ambiente confortável e seguro, como um colchão conservado e luz apropriada como abajures/luminárias para que o idoso não tenha desconforto e possa se levantar durante a noite sem riscos de quedas ou acidentes (GEIB et al., 2003).

Entre os fatores psicossociais responsáveis pelos distúrbios do sono no idoso, destacam-se a aposentadoria, onde o indivíduo sofre uma quebra de rotina devido ao mesmo parar de trabalhar; o luto, a morte do cônjuge ou semelhante próximo pode levar ou não a depressão; e as modificações no ambiente social, como mudança de residência ou cidade (GEIB et al., 2003).

Os efeitos da atividade física sobre a qualidade do sono em idosas foram estudados por Guimarães e colaboradores (2007), que verificaram que houve melhora após um programa de caminhada.

Boscolo et al (2007) afirma que a atividade física diária contribui para a qualidade de vida, proporcionando aos indivíduos a melhora das capacidades cardiorrespiratória e muscular, o controle da massa corporal, a redução da depressão e da ansiedade, a melhoria das funções cognitivas (memória, atenção e raciocínio) e a melhoria da qualidade do sono. Em seu estudo verificou-se que, os idosos praticantes de algum tipo de exercício físico, possivelmente não sofrem com problemas relacionados ao sono.

Wannmacher (2007) também verificou a eficácia do exercício físico para o distúrbio do sono em idosos e constatou melhora significativa da qualidade do sono, diminuição do tempo para início do sono e aumento da duração total de sono.

Assim, de acordo com a literatura, a qualidade do sono melhora com a prática de atividade física, e também doenças como a osteoporose, hipertensão e depressão podem ter relação com a má qualidade do sono. Dessa forma, é importante avaliar a qualidade do sono da terceira idade e oferecer intervenções físicas e sociais para proporcionar uma melhor qualidade de vida.

3. Objetivos

Os objetivos do presente estudo foram verificar os efeitos de um programa de atividade física no distúrbio do sono e no nível de atividade física habitual e

(5)

correlacionar essas variáveis em idosos participantes do projeto Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI) no município de Dracena/SP.

4. Metodologia

O estudo foi realizado na cidade de Dracena, localizada no interior do estado de São Paulo. O projeto UNATI foi criado pela Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho (UNESP). Em Dracena, o projeto é realizado através de uma parceria com as Faculdades de Dracena.

Como critérios de inclusão foram selecionados indivíduos com idade ≥50 anos e participantes do projeto UNATI. Após a explicação do estudo, os indivíduos assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido.

Participaram do presente estudo 24 idosos com média de idade 74,1 (±12,02) anos, altura 1,59 (±0,08) metros e peso corporal de 73,20 (±12,59) quilogramas.

5. Desenvolvimento

O projeto UNATI tem o objetivo de promover a interação dos idosos no espaço universitário, a família e a sociedade. Os idosos frequentam o projeto, duas vezes na semana, das 14 horas às 17 horas onde realizam diversas atividades (coral, artes, informática, palestras informativas e sobretudo, exercícios de caráter cognitivo e físico) em ambas faculdades (UNESP e Faculdades de Dracena).

Foram aplicados na pré-intervenção dois questionários, o “Mini Sleep Questionnarie” composto por 7 perguntas que buscam identificar os distúrbios relacionados ao sono, para a classificação foi utilizado 4 escores: sono bom 10-24; distúrbio leve 25-27; distúrbio moderado 28-30; distúrbio severo >30 (FALAVIGNA et al., 2010). Também foi utilizado o “Questionário Nível de Atividade Física Baecke modificado para idosos (QBMI)” para avaliar o nível de atividade física, que é dividido em 10 questões relacionadas às Atividades de Vida Diária (AVD’s); prática de atividade física e atividades de tempo livre, compondo um escore total (BAECKE et al., 1982).

As intervenções foram realizadas na sala de ginástica geral das Faculdades de Dracena. Ocorreram no período de 6 semanas, com frequência de uma vez por semana e duração de 60 minutos.

(6)

As aulas nas intervenções foram divididas em três etapas: aquecimento (atividades aeróbias como caminhada livre e com obstáculos, dança) com duração de 10 minutos, exercícios resistidos (fortalecimento da musculatura de membros superiores e inferiores), com duração de 40 minutos e volta à calma (atividades recreativas e massagem), com duração de 10 minutos.

Após o período de intervenção os questionários “Mini Sleep Questionnarie” e “Questionário Nível de Atividade Física Baecke modificado para idosos (QBMI)” foram reaplicados.

Para análise estatística foi utilizado o software SPSS 13.0 e empregado o teste t de Student pareado para comparar o momento pré-intervenção e pós-intervenção na variável distúrbio do sono. Para comparar os dois momentos na variável do nível de atividade física foi utilizado o teste de Wilcoxon. Para analisar a associação do nível de atividade física com o distúrbio do sono foi aplicado a correlação de Pearson. O nível de significância adotado foi de p<0,05.

6. Resultado

A comparação entre os dois momentos, pré (30 ± 9,67 escore) e pós (27 ± 9,82 escore) intervenção na variável do distúrbio do sono revelou diferença estatística (p=0,0001) evidenciando melhora na qualidade do sono. Para a variável do nível de atividade física no momento pré (5,25 ± 3,73 escore) e pós (6,25 ± 3,73 escore) também houve diferença estatisticamente significativa (p=0,0001), com aumento do nível de atividade física habitual.

Sobre a relação do nível de atividade física com distúrbio do sono, a análise estatística também apontou diferença significativa, pois quanto menor o nível de atividade física, maiores os sinais e sintomas no distúrbio do sono (p=0,020), porém essa relação obteve correlação fraca (r=-0,47).

Tabela 1. Comparação das médias e desvios-padrão entre os dois momentos

no distúrbio do sono (Mini Sleep Questionnaire) e nível de atividade física (Baecke) e correlação entre as variáveis.

(7)

Pré Média (±DP) Pós Média (±DP) t r Mini Sleep Questionnaire 30 (±9,67) 27 (±9,82) p=0,0001 p=0,020 r=-0,047 Nível de Atividade Física Baecke 5,25 (±3,73) 6,25 (±3,73) p=0,0001

DP= desvio-padrão; t= teste t de Student pareado e Wilcoxon; p=nível de significância; r= correlação de Pearson

7. Considerações Finais

O grupo de idosos participantes do projeto UNATI tiveram classificação de distúrbio do sono moderado e, após as 6 semanas de atividade física, os sinais e sintomas do distúrbio do sono diminuíram, caracterizando o grupo com o distúrbio do sono leve. Tal resultado corrobora com o estudo de Pereira e colaboradores (2011) que apontam a prática de atividade física como um fator preventivo e até mesmo como forma de tratamento para o distúrbio do sono.

Sobre o nível de atividade física, a literatura considerada para o questionário de Baecke a seguinte classificação: abaixo de 9,11 escore - nível de atividade física baixo, a partir de 9,12 escore - nível moderado e acima de 16,18 escore - alto (VOORRIPS et al., 1991).

Portanto, os idosos avaliados neste estudo foram classificados como “nível de atividade física baixo” antes e após a intervenção. Porém, mesmo realizando uma vez por semana a atividade física, houve melhora significativa.

Quanto à associação da atividade física e o distúrbio do sono, o resultado mostrou a existência da associação, mas fraca, e de forma inversa, onde quanto menos o idoso praticar atividade física, maior serão os sinais e sintomas do distúrbio do sono. Legnani e colaboradores (2015) não encontraram associação direta com a atividade física e distúrbio do sono; os autores sugerem que o assunto ainda não estabeleceu consenso na literatura e que outros fatores podem interferir na relação.

Para a população avaliada neste estudo, pôde-se evidenciar que a prática de atividade física foi benéfica para a qualidade sono.

(8)

8. Fontes Consultadas

BAECKE, J. A.H.; BUREMA, J.; FRIJTERS. J.E.R. A short questionnaire for the measurement of habitual physical activity in epidemiological studies. The

American Journal of Clinical Nutrition, v. 36, p. 936-42, 1982. Disponível em:

http://journals.lww.com/acsmmsse/Fulltext/1997/06001/Baecke_Questionnaire_of_H abitual_Physical_Activity.5.aspx> Acesso em: 1 abr. 2016.

BOSCOLO, M.; GOBBO, M.; MANTOVANI, W.; DEGANI, M.; ANSELMI, M.; et al. Evaluation of an indirect immunofluorescence assay for strongyloidiasis as a tool for diagnosis and follow-up. Clin Vaccine Immunol, v. 14, p. 129–133, 2007. Disponível em: htpp://cvi.asm.org/content/14/2/129> Acesso em: 5 mar. 2016.

BRASIL. Decreto-lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto de Idoso e dá outras providências. Presidência da República Casa Civil

Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, 1o de out., 2003. Disponível em:

htpp://planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.741.htm> Acesso em: 28 mar. 2016.

FALAVIGNA, A.; BEZERRA, S.M.L.; TELES, A.R et al. Consistency and reliability of the Brazilian Portuguese version of the Mini Sleep Questionnaire in undergraduate students. Sleep Breath, 2010. Disponível em: htpp://www.researchgate.net/publication/45283794_Consistency_and_reliability_of_t he_Brazilian_Portuguese_version_of_the_Mini_Sleep_Questionnaire_in_undergradu ate_students> Acesso em: 1 abr. 2016.

FIATARONE-SINGH, M. A.; LAMB, D. R.; MURRAY, R. Body composition and weight control in older adults. In: Perspectives in exercise science and sports

medicine: exercise, nutrition and weight control, v. 111. p. 243-288. Carmel:

Cooper, 1998.

(9)

GEIB, L.T.C. Sono e envelhecimento. Revista de Psiquiatria do Rio Grande

do Sul, Porto Alegre, v.25, n. 3, dez, 2003. Disponível em:

http://cac-php.unioeste.br/extensao/unati/arqs/UNATI_23.pdf> Acesso em: 5 mar. 2016.

GROISMAN, D. Asilos de Velhos: passado e presente. Estudos

Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Porto Alegre, v. 2, p. 67-87, UFRGS,

1999. Disponível em:

htpp://www.seer.ufgrs.br/índex.php/RevEnvelhecer/article/view/5476/3111> Acesso em: 28 mar. 2016.

GUIMARÃES, L.H.C.T.; LIMA, M.D.; SOUZA, J.A. Atividade física em grupo melhora o sono de idosas sedentárias. Revista Neurociências, v.15 n.3 p. 203-206,

2007. Disponível em:

http://revistaneurociencias.com.br/edicoes/2007/RN%2015%2003/Pages%20from%2 0RN%2015%2003-6.pdf> Acesso em: 5 mar. 2016.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2016. Disponível em: htpp:// http://www.ibge.gov.br/home/> Acesso em: 28 mar. 2016.

LEGNANI, R. F. S.; LEGNANI, E.; GASPAROTTO, G. S.; BACIL, E. D. A.; SILVA, M. P.; CAMPOS, W. Sleep habits and physical activity in students: a systematic review. Revista da Educação Física UEM, vol.26, n.1, 2015.

MATSUDO, S.M.M. Envelhecimento e atividade física. Londrina. Editora Midiograf, 2001.

PEREIRA, E. F.; BERNARDO, M. P. S. L.; LOUZADA, F. M. Sono, trabalho e estudo: duração do sono em estudantes trabalhadores e não trabalhadores.

Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 5, p. 975-984, mai. 2011.

SANTOS, A.A.; OLIVEIRA, S.C.; FREITAS, D.C.C.V.; CEOLIM, M.F.; PAVARINI, S.C.; ROCHA, M.C.P. Perfil dos idosos que cochilam. Revista Escola de

(10)

http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n6/0080-6234-reeusp-47-6-01345.pdf> Acesso em: 5 mar. 2016.

SPAR, J.; LA RUE, A. Guia prático de psiquiatria geriátrica. Lisboa.Climepsi Editores, 2005.

VOORRIPS, L. E.; RAVELLI, A. C. J.; DONGELMANS, P. C. A.; DEUREN-BERG, P.; VANSTAVEREN, W. A. A Physical Activity Questionnaire for the Elderly.

MedSci Sports Exerc. v. 23, n. 8, p. 974-979, 1991.

WANNMACHER, L. Como manejar a insônia em idosos: riscos e benefícios. Uso racional de medicamentos: temas selecionados. Organização Pan-Americana

da Saúde/ Organização Mundial da Saúde ISSN 1810-0791, Brasília, v.4, n.5, abril

2007. Disponível

em:http://api.ning.com/files/kl0edUJNW4Kb4AyKgh01MSum12sHJ*LCz4zVKnDW3rx

OEeIUEwhQ9fMD-jipCZW8KMtGJJYtoXHPHbBCrS9nmHonrwEvo/Insniaemidosos.pdf> Acesso em: 5 mar. 2016.

World Health Organization. Active Ageing - A Policy Framework. A contribution of the World Health Organization to the Second United Nations World Assembly on Ageing. Madri, p. 4, Abril, 2002. Disponível em: <htpp://whqlibdoc.who.int./hq/2002/who nmhnph 02.8.pdf> Acesso em: 28 mar. 2016.

Referências

Documentos relacionados

As questões relativas para a determinação de quais são os níveis da informação foram apresentadas para observar se os empresários manipulam as informações em

Canindé, Xingó, nº 9, Junho de 2007 Novos desafios para os museus: serem espaço para a relação do homem com seu patrimônio com os objetivos de reconhecimento coletivo e estímulo

Neste sentido, ao redor dessa suposta “mancha” histórica que pode ser a história de Getúlio Vargas desde a perspectiva de 1990, quando a se publica o romance, podem-se comparar

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

Ainda assim, considerando que as turmas dos três professores são constituídas por mais de 20 alunos, há a necessidade de acompanhar a aprendizagem de todos,

Palavras-chave: Equac¸˜ao El´ıptica Semilinear, Sistema El´ıptico Semilinear, M´etodos Varia- cionais, N˜ao Linearidade do Tipo Cˆoncava e

Nesse contexto, os Parques Científicos Tecnológicos surgem como parte desse mecanismo de ascensão de ambientes de inovação e produção do conhecimento, contribuindo

É importante salientar que, para as barreiras sanitárias atingirem seus objetivos, há toda uma equipe técnica, consciente de seus procedimentos operacionais, atuando nas