• Nenhum resultado encontrado

Relatório Previdente Natalense - 1908

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Previdente Natalense - 1908"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

RIO GRANDE DO NORTE

RELATORIO

APRESENTADO Á ASSEMBLÉA GERAL DA SOCIEDADE

Previdente Natalense

PELO

PRESIDENTE INTERINO DA DIRECTORIA

D

r

.

L

uiz

M

a n o e l

F

e r n a n d e s

S

o b r in h o em 8 de Novembro de 1 9 0 7 4 9 DE SUA FUNDAÇÃO

IV

N A T A L

1908

(2)

Ao Leitor

Si é dever da Directoria da Previdente Nata-

lense, cumprindo uma disposição de seus Estatutos,

apresentar á Assembléa geral, ao terminar o seu mandato, um relatorio circumstanciado das occor- rencias do periodo de sua administração, outro é o fim que tem em vista publicando esse mesmo relatorio : quer a Directoria que se saiba, onde quer que elle chegue que essa sociedade, a mais util que já se fundou neste Estado, marcha a passo firme para a consecução de seus fins humanitários.

Lêde, com effeito, os traços, que se seguem, de sua vida simples e modesta, e vos convence­ reis de que não é uma burla a promessa que vos faz de garantir, mediante uma contribuição módi­ ca, o futuro dos entes queridos que deixareis, por vossa morte, entregues ás incertezas da vida e a braços com difficuldades de toda ordem.

A Directoria faz publicar o seu 4‘ relatorio, acompanhado de quadros elucidativos e compro- batorios do que vimos de dizer. Lêde-os com at- tenção, e, convencidos de que a Previdente Nata-

lense é verdadeiramente a previdência do futuro,

a garantia de vossa familia, não hesitareis em vir associar-vos a tão util instituição.

(3)

Srs. Presidente e mais membros da Assembléa Geral.

Terminando hoje o seu mandato, vem a Dire­ ctoria da Previdente Natalense, no cumprimento de

uma disposição de sua lei organica, apresentar-vos, por meu intermédio, o relatorio de sua gestão no periodo decorrido de 8 de Novembro do anno pas­ sado até agora ; e, fazendo-o, apressa-se em asse­ gurar-vos que é lisongeiro o estado desta socieda­ de, devido principalmente ao prestigio e intelli- gente direcção de seu presidente effectivo e á so­ lidariedade de vistas que presidiu todos os actos da Directoria no intuito de manter os créditos de tão util associação e amparar, nos termos do art. 19 de seus estatutos, o futuro das famílias dos associados ou daquelles - que lhes são caros.

Basta dizer-vos que, apezar de ter sido o nu­ mero dos sinistros no anno social que hoje finda egual ao dos tres annos anteriores, nenhum pecú­

lio reclamado, preenchidas as indispensáveis for­ malidades, deixou de ser immediatamente pago.

Directoria

Seguindo para o Rio de Janeiro, em Junho deste anno, o nosso illustre presidente, a tomar as­ sento no Senado Federal, onde com tanto patrio­ tismo e competência está representando os interes­ ses do Rio Grande do Norte, de accôrdo com o art. 20, lettra d, dos Estatutos, passei a substituil-o, na

(4)

--- 2

qualidade de secretario, e logo, auctorizado pelo art. 22, convidei a occupar este logar o socio pro­ fessor Zozimo Platão de Oliveira Fernandes, que em nada alterou aquella harmonia e solidariedade que mais tem concorrido para o regular desempe­ nho dos pesados encargos da Directoria.

O logar de thesoureiro foi sempre occupado pelo coronel Pedro Soares de Araújo. Não quero nem devo perder o ensejo para, esquecendo a na­ tural suspeição resultante da mais estreita ami- sade que nos prende, ha muitos annos, e da cólla- boração assidua nos trabalhos da directoria desta sociedade, pôr em destaque o seu valiosissimo con­ curso neste particular, afíirmando-vos sem exagero que sem elle quasi nulla teria sido a- minha ac­ ção. Seu zêlo e competência nos assumptos que em tão boa hora lhe foram confiados evidenciam- se dos quadros que acompanham este relatorio, para os quaes chamo a vossa attenção.

Sessões

A Directoria celebrou regularmente as 12 ses­ sões ordinárias determinadas pelos Estatutos e mais 9 extraordinárias para resolver sobre a entrega de pecúlios.

Admissão, eliminação e fallecimento de socios

Durante o anno social, foram acceítos em ses­ são 209 socios. Destes inscreveram-se 185 ; deixa­ ram de solicitar em tempo as respectivas cader­ netas, perdendo, por isso, seu direito á inscripção 8 ; e 2 dos acceitos na sessão de 6 de Outubro fin­ do e 14 acceitos na ultima sessão ordinaria, reali­ zada em 3 do corrente mez, não satisfizeram até

(5)

agora aquella obrigação, si bem que ainda o pos­ sam fazer no prazo que lhes foi marcado.

Os socios que deixaram de tirar as cadernetas foram os seguintes : d. Anna Teixeira da Camara, Alberto Luiz Adolpho Sprenger, d. Alcina da Ca- •mara Sprenger e D, Elvira Mirandolina de Sales, acceitos na sessão de 6 de Janeiro ; Raymundo Francisco da Silva e D. Rufina Maria da Conceição, acceitos na sessão de 2 de Junho ; e, finalmente, Um- belino Yianna de Mello e d. Esmeraldina Alves Fer­ reira, acceitos na sessão de 1* de Setembro.

Si aos 185 socios inscriptos addicionarmos 15 que, acceitos na sessão ordinaria de Outubro de 1906, só se habilitaram e inscreveram-se em prin­ cipio do anno social que hoje termina, temos que neste anno foram inscriptos 200 socios.

Sommando este numero com o de 667 que exis­ tiam em Novembro do anno passado, deviam ele­ var-se os socios actualmente existentes a 867. Acon­ tece, porém, que, tendo sido eliminados 8 destes, por falta de pagamento de quotas a que eram obri­ gados, nos termos do art. 7* dos Estatutos, e tendo fallecido 12, a inscripção accusa apenas 847, por que 20 dos inscriptos foram occupar os logares va­ gos dos eliminados e fallecidos.

Tendo-se verificado 12 obitos durante o anno, somente foram encerradas as nove chamadas seguin

--- 3 ----tes : l ia em 14 de Novembro d e ...1906 123 em 3 de Janeiro d e ... 1907 133 em 23 de Fevereiro d e ... “ 143 em 14 de Abril d e ... “ . 153 em 6 de Junho d e ... “ 163 em 20 de Julho d e ... “ 173 em 21 de Agosto d e ... “ 183 em 6 de Setembro d e... “ 193 em 11 de Outubro d e ... “ nas quaes foram eliminados os seguintes socios ;

Na 113 :

(6)

4

N ‘ 551 José Julio Pereira de Medeiros : Na 12a :

N- 192 Antonio Odilon Estigarriga Menescal : Na 154 :

N- 566 Gustavo Oscar de Carvalho,

“ 567 D. Anna Cherubina do Nascimento ; Na 184;

N. 221 D. Amelia Dulce de Castro Fernandes Barros : Na 194 :

N1 575 D. Elysa de Paiva Varella, “ 619 Adolpho de Goveia Varella.

Foram os seguintes os 12 socios fallecidos du­ rante b anno ;

1 D. Rosa Eulina Baracho

2 D. Amalia Adelaide de Vasconcellos Monteiro 3 Augusto Ribeiro Dantas

4 D. Henedina de Salles Dantas 5 Antonio Philippe Tavares Guerreiro 6 Luiz Segundo Pinheiro

7 José Olyntho Gadelha de Carvalho 8 João Baptista Ferreira Pinto 9 Manuel Fernandes de Oliveira

10 José Fernandes Barros 11 D. Maria Mar.cina do Couto 12 João da Rocha e Silva.

No quadro de estatística annexo encontrareis completos e minuciosos esclarecimentos sobre es­ tes socios, bem como a importância dos pecúlios que deixaram.

Nove destes pecúlios, na importância total de 34:685$, foram liquidados e promptamente entre­ gues aos beneficiários, depois de preenchidas as for­ malidades prescriptas pelos Estatutos ; os outros tres, sommando a quantia de 12:195$000, não foram ainda reclamados.

A Directoria, não querendo vexar os socios com chamadas repetidas, adoptou o alvitre de só fazer

(7)

uma por mez ; de modo que ainda se não poderam realizar todas_ as entradas correspondentes aos si­ nistros occorridos durante o anno social que termi­ nou, passando para o ^ que começa cinco, inclusive as de _duas chamadas já feitas—20' e 21', que se en­ cerrarão- a 13 do corrente uma, a 4 do proximo mez de Dezembro outra.

Entretanto, esta pratica não deve ser observada de modo absoluto, mas a prudente arbítrio da Di- rectoria e emquanto não se receiar que, accumu lando-se os ^ sinistros, venha a demorar-se o paga­ mento de aigum pecúlio reclamado, por não haver saldo em deposito; porque um dos maiores cuida­ dos da Directoria tem sido effectuar esses pagamen­ tos o mais depressa possível.

Como vimos, doze foram os sinistros occorri dos durante o anno. E’ uma cifra bem elevada, si a compararmos com as dos annos anteriores ; mas acredito que, mesmo integralizado o numero de mil e um socios, fixado pelos Estatutos, maior não será a cifra dos fallecimentos annuaes.

Expediente

Modesta e sem outra aspiração que o bem es­ ta r futuro das famílias de seus associados, não exi­ ge a “Previdente” grandes despesas para a sua exis­ tência ; não tendo casa própria, celebra a Directo­ ria suas sessões em casa de residência do Presi­ dente, e as despesas de expediente tem-se limitado ao estrictamente necessário para a impressão de ca­ dernetas e relatórios e acquisição de dois moveis para guarda de papeis, um dos quaes foi adquirido no correr do anno findo.

Seja-nos permittido apresentar aqui os nossos agradecimentos á illustrada redacção da Republica pelo concurso que nos ha prestado, publicando gra­ tuitamente e da melhor vontade todos os nossos avisos, chamadas e informações.

(8)

----6

Receita e despesa

Do balanço junto, que submetto ao vosso exame e julgamento, vereis o movimento financeiro do anno findo, o q u a l, em resumo, é o seguinte :

Receita...• ... 3fi:119$700 Despesa... 35:445$000 Differença em favor do cofre so­

cial ... 674$700 Saldo vindo do anno a n te rio r.... 4:171$400 Saldo existente em deposito na

Caixa Economica, como consta

da respectiva caderneta... 4:846$100 Ahi tendes, srs. da Assembléa Geral, o relato- rio, simples e resumido, das principaes occorrencias do ultimo anno da “Previdente Natalense”.

Está certa a Directoria de que, no desempenho de sua ardua missão, mais de uma vez errou, afas­ tando-se do fiel cumprimento de seu dever. Mas, o que vos posso assegurar é que nunca passou pelo nosso espirito outro qualquer pensamento que não fosse o de bem servir os interesses sociaes.

Depondo, pois, em vossas mãos o mandato que a vossa excessiva benevolencia houve por bem con­ fiar-nos, esperamos desculpareis os nossos erros e omissões e, mais bem inspirados, entregal-o-eis a mãos mais hábeis e que com mais tino e segurança consigam o fim que todos almejamos.

São os nossos votos.

Pela Directoria

Luiz M. Fernandes Sobrinho.

(9)

Estado do Rio Grande do Norte

AUXILIO MUTUO---- PREVIDENTE NATALENSE

Balanço g e ra l da receita e despesa da sociedade P R E V ID E N TE NA TA LEN SE no anno social de 8 de Novembro de 1906 a 8 de Novembro de 1907

RECEITA

Saldo das contas anteriores... Importância de joias, quotas iniciaes e contri­ buições de expediente, pagos por duzentos socios in- scriptos durante o anno, inclusive 15$000 de readmis- são do socio Antonio Polidrelli . . . . ...

Producto da 115 chamada 583 quotas de 5$ Idem da 125 a 641 ii ii u Idem da 135 a 716 ii a ii Idem da 145 a 742 ii a ii Idem da 155 a 748 a a ii Idem da 165 a 760 a a ii Idem da 175 a 786 a u it Idem da 185 a 784 a u it Idem da 195 a 781 a u a Importância de juros liquidados na Caixa Eco-nomica no 29 semestre de 1906 a 19 de 1907 .. 4:171$400 3:215$000 2:915$000 3:205$000 3:580$000 3:710$000 3:740$000 3:800$000 3:930$000 3:920$000 3:905$000 199$700 40:291$100 DESPESA

Importância paga ao negociante Braulio de Mel­ lo, proveniente da compra de expediente. doc. 3

Idem do pecúlio entregue ao Dr. Augusto Car­ los Vasconcellos Monteiro doc. 7 Idem idem a D. Izabel Dantas da Silva doc. 10 Idem idem ao sr. Manoel Agostinho Rodrigues Baracho doc: 13

Idem idem aos herdeiros de D. Henedina de Sal- les Dantas doc. 14

Idem idem a D. Maria Emilia Guerreiro doc. 17 Idem idem a D. Francisca Gomes Fagundes de Oliveira doc. 18

Idem paga ao Major José Mariano Pinto pela publicação de 800 exemplares do relatorio do anno passado doc. 20

Idem do pecúlio entregue a D. Guilhermina Ga­ delha doc. 22 Idem de oito livros e seis escarcellas vindos da Parahyba doc. 25

Idem pago ao artista José Alves Mello por um movei de amarello destinado á Thesourario doc. 26 Idem do pecúlio entregue a D. Arminda Barros

doc. 27 Idem idem a D. Antonia Pinheiro de Vasconcel-- l°s doc. 28

Saldo existente na Caixa Economica

32$000 3:710$000 3:750$000 3:580$000 3:800$000 3:930$000 4:010$000 400$000 3:920$000 208$000 120$000 4:060$000 3:925$000 4:846$100 40:291$100

Directoria da Sociedade “Previdente Natalense”, 8 de Novembro de 1907.

Luiz Manoel Fernandes Sobrinho Zozimo Platão d’O. Fernandes P. Soares de Araujo—Thesoureiro

(10)

E S TA TÍS TIC A DOS ASSOCIADOS FALLECIDOS NO ANNO D E 1906 A 1907

CL»

i i

r *

I- -

NOMES

Cl»

-cz* Estado

Profissão

Residência

Inscripção

ct

S

aCl»

cJ

CJ

Fallecmento

Pecúlio

1 D. Rosa Eulina Baracho 27 Casada Sant’Anna do Mattos 15 de fevereiro de 1904 168 8 de janeiro de 1907 3:580$000 2 D. Amalia Adelaide de Vasconcellos Monteiro 23 i i

Canguaretama 9 de março de 1905 308 13 de fevereiro de 1907 3:710$000 3 Augusto Ribeiro Dantas 26 Solteiro Agricultor S. José 2 de outubro de 1906 626 8 de março de 1907 3:750$000 4 D. Henedina de Salles Dantas 39 Casada i i

22 de maio de 1906 543 18 de abril de 1907 3:800$000 5 Antonio Philippe Tavares Guerreiro 34 Casado Agricultor i i 18 de outubro de 1906 646 18 de junho de 1907 3:930$000

6 Luiz Segundo Pinheiro 41 Solteiro Emp. publico Angicos 2 de abril de 1906 513 29 de junho de 1907 3:925$000 7 José Olyntho Gadelha de Carvalho 48 Casado Negociante Canguaretama 26 de julho de 1905 364 30 de junho de 1907 3:920$000 8 João Baptista Ferreira Pinto 36 i i

Emp. publico Apody 2 de setembro de 1906 591 8 de julho de 1907 3:940$000 9 Manuel Fernandes de Oliveira 63 i i

Aposentado Natal 10 de novembro de 1903 83 17 de julho de 1907 4:010$000 10 José Fernandes Barros 39 n Emp. publico i i 13 de setembro de 1904 228 5 de setembro de 1907 4:060$000

11 D. Maria Marcina do Couto 31 Casada Mossoró 23 de agosto de 1904 209 30 de setembro de 1907 4:085$000 12 João da Rocha e Silva 44 Casado Negociante Natal 13 de agosto de 1904 207 11 de outubro de 1907 4:170$000

Thesouraria da Previdente Natalense, 8 de novembro de 1907.

(11)

ACTA ia Assembléa G e r.l da “ Previdente Natalen- se” para prestação de contas e eleição da Dire ctoria e Commissão Fiscal.

Aos oito dias do mez de novembro de mil novecentos e sete, feita a convocação pela im­ prensa, ás duas horas da tarde, no salão das confe­ rencias do Superior Tribunal de Justiça, generosa­ mente cedido pelo seu exm. presidente, compare­ ceram os sccios M. Moreira Dias, P. Soares de Arau­ jo, dr. Pedro Soares de Amorim, Pedro Soares de Araujo Filho, José Calistrato Carrilho de Vascon- cellos, Luciano d e Siqueira Varejão Filgueira, João Dionysio Filgueira, Alfredo Antonino Pereira do Lago, Manoel Lins Caldas, Francisco Heronciode Mello, Vicente Simões Pereira de Lemos, Francisco Gomes de Albuquerque Silva, Crystallino da Costa Oliveira, Ignacio Henrique de Paiva, Joaquim Soa­ res Raposo da Camara, dr. Manoel Segundo Wan- derley, Servulo Pires Galvão, Emygdio Avelino, Francisco Ferreira Ribeiro Dantas, Cicero F. de Sou­ za^ Olympio Manoel dos Santos Vital, Pedro Velho, Luiz Fernandes, Sebastião Fernandes, Justiniano Lins Caldas, João Procopio de Jesus, Zozimo Pla­ tão de Oliveira Fernandes, Joaquim Martiniano Pe­ reira, Manoel de Gouveia Varella, Francisco Pinto de Abreu, Heliodoro Fernandes Barros, Affonso Ma­ galhães da Silva, José Francisco de Albuquerque, Pedro Paulo V. de Mello, Jeremias Pinheiro, Pas- choal Romano Sobrinho, Bazilio de Moura e Olivei­ ra, Cezario Fernandes de Oliveira, Ezequiel Wan- derley, Celestino Carlos Wanderley, Joaquim Da- masceno de Albuquerque, João Nepomuceno Seabra de Mello, Godofredo Britto, Sergio Barretto, Arthur Moreira Dias, Joaquim Fernandes de Souza, Miguel Juviniano de Araujo, T. Ribeiro de Paiva, Abdon Alvares Trigueiro, Joaquim Manoel T. de Moura, Joaquim Severino da Silva, Felinto Elysio Manso

(12)

---8

-Maciel, Joaquim Lustosa Raposo da Camara, Gabri­ el Cabral Raposo da Camara, Antonio Polidrelli e José Gervasio de A. Garcia para, em Assembléa Geral, procederem á tomada de contas da respecti­ va Directoria, eleição da mesa, Directoria e Com- missão fiscal para o anno de 1907 al908, de accor- do com o art. 12 dos Estatutos. Não se achando presente o exmo. sr. dr. Alberto Maranhão, assu­ miu a presidência o L secretario, exmo. desem­ bargador M. Moreira Dias, o qual convidou para occupar a cadeira do 2- secretario, por ter ido este occupar a cadeira a de r , o socio Sebastião Fer­ nandes, declarando em seguida aberta a sessão,c on- vocada nos termos do citado art. dos referidos es- totutos, para eleger e dar posse á nova Directoria e tomar conhecimento das contas da que hoje fin- .da seu mandato.

Lida e approvada a acta da assembléa geral anterior, uzando da palavra o dr. Luiz Manoel Fer­ nandes Sobrinho—presidedte interino da Directoria — em minucioso relatorio deu conta dos actos e oc- correncias do anno social findo e apresentou, em nome da mesma Directoria, as contas referentes ao periodo do seu mandato.

Verificou-se das contas apresentadas ter attin- gido a receita á quantia de trinta e seis contos cento e dezenove mil e setecentos réis, (36:119$700) que, reunida ao saldo existente do anno proximo findo, na importância de quatro contos cento e se­ tenta e um mil e quatrocentos réis (4:171$400) e aos juros liquidados na Caixa Economica, no segundo semestre de 1906 e primeiro de 1907, na impor­ tância de cento e noventa e nove mil e setecen­ tos (199$700), se eleva a somma total de quarenta contos duzentos e noventa e um mil e cem réis (40:291$100). Deduzida desta a quantia de trinta e pinco contos quatrocentos e quarenta e cinco mil réis (35:445$000), despesa, verifica-se o saldo, em fa­ vor da Sociedade, na importância de quatro contos oitocentos e quarenta e seis mil réis (4:846$000)

(13)

--- 9

existente na mesma Caixa Economica conforme consta do Balanço geral apresentado pelo digníssi­ mo thesoureiro coronel P. Soares de Araújo e da respectiva caderneta.

Tendo deixado de comparecer os socios Olym- pio Tavares, Manoel Coelho de Souza e Oliveira e João Tiburcio da Cunha Pinheiro—membros da commissão fiscal—o sr. presidente convidou os so­ cios drs. M. de Gouveia Varella, Sérgio Barretto ■> e João Dionyzio Filgueira para comporem a refe

rida commissão, encarregando-os do exame das con­ tas, suspendendo em seguida a sessão pelo tempo precizo para o necessário exame e elaboração do parecer respectivo. Reaberta a sessão é lido o se­ guinte parecer : “A commissão fiscal, tendo exami­ nado cuidadosamente os livros e mais documentos da escripturação da Sociedade “Previdente Nata- lense”, achando tudo em perfeita ordem, é de pa­ recer que sejam approvadas as contas apresenta­ das pela respectiva directoria. Natal, 8 de novem­ bro de 1907. M. de Gouveia Varella, João Dionyzio Filgueira, Sérgio Barretto’’, posto em discussão e a votos, foi afinal, approvado unanimemente. Em seguida, annunciando o sr. presidente que se ia pre­ ceder á eleição para a nova directoria, declarou achar se sobre a mesa uma indicação que foi lida pelo 19 secretario, concebida nestes termos : “Os associados da “Previdente Natalense”, presentes á assembléa geral de 8 de novembro de 1907, julgam bem servir os interesses da mesma sociedade, pro pondo a renovação do respectivo mandato a todos os zelosos funccionarios da sua administração, sem­ pre merecedores da sua inteira confiança. Julgam egualmente um dever de justiça que na acta da ses­ são, se consigne um voto de reconhecimento e applauso á benemerita Directoria, pela exemplar solicitude e inexcedivel probidade com que tem gerido os negocios sociaes. S. S. 8 de novembro de 1907 Dr. Pedro Soares de Amorim, Vicente de Lemos, Emygdio Bezerra da Costa Avelino,

(14)

10

Joaquim Soares R. da Camara, Segundo Wanderley Pedro Velho, Olympio Vital, Calistrato Carrilho, Manoel Lins Caldas, Justiniano Lins Caldas, Se­ bastião Fernandes de Oliveira, Servulo Pires Galvão, Cbristallino da Costa Oliveira, Ignacio Henrique de Paiva, Ezequiel Wanderley, José Gervasio de A. Garcia”, a qual sendo acceita por unanimidade de votos, o sr. presidente declarou que, de accordo com a deliberação da Assembléa, continuavam a servir os mesmos cargos no anno social de 1907 a 1908 :—o de presidente da Assembléa geral o exmo. sr. dr. Alberto Maranhão ; os de 1' e 2' secretários os drs. M. Moreira Dias, e Francisco Pinto de Abreu ; o de presidente da Directoria— o exmo. dr. Francisco de Salles Meira e Sá, o de secretario, o dr. Luiz Manoel Fernandes Sobrinho; o de Thesoureiro, coronel Pedro Soares de Araujo ; os de membros da commissão fiscal, coronéis Olym­ pio Tavares, Manoel Coelho de Souza e Oliveira e professor João Tiburcio da Cunha Pinheiro. Uzan- do da palavra o dr. Luiz Manoel Fernandes So­ brinho, proferiu ligeira e substanciosa allocução agradecendo, por si e em nome dos seus compa­ nheiros de directoria, a prova de distincção e con­ fiança que mais uma vez lhes acabava de dar a Assembléa geral da “Previdente”; e do que para constar eu, Sebastião, Fernandes de Oliveira, ser­ vindo de 2‘ secretario, lavrei a presente acta que

vae assignada pela mesa.

Manoel Moreira Dias Francisco Pinto de Abreu Sebastião Fernandes de Oliveira. Luiz Manoel Fernandes Sobrinho Zozimo Platão de O. Fernandes P. Soares de Araujo.

(15)

DOS

Socios da Previdente Nata/ense

(Continuação do ultimo relatorio) 781 João Augusto Cezar da Silva

782 D. Albertina Guilherme Caldas da Silva 783 Pedro Juvenal Teixeira de Carvalho 784 Manuel Ottoni de Araujo Lima 785 Fabricio Gomes da Silva

786 Berlindo Lins de Medeiros

787 D. Maria Olympia Soares de Macedo 566 a D. Maria Luiza Sales Lyra

567 a D. Joanna Elysa de Paiva •* * *

5jC * * * * *

513 A Francisco Pinheiro

€46 A João Manuel Botelho

364 A D. Julia de Paula Botelho

788 Alfredo Antonino Pereira de Lago 789 Manuel de Moura Rolim

* * *

591 A Ignacio Cornelio Gomes Pedrosa

790 Ricardo Ferreira de Góes 791 D. Perolina Barros de Goes 792 José Prospero Fernandes 793 D. Joaquina Paiva

794 Antonio Olympio Maia de Vasconcellos 795 Justiniano Lins Caldas

(16)

-12

796 Antonio Fernandes e Silva 797 D, Luzia Augusta Fernandes 798 José Fernandes e Silva 799 D. Jesuina Fernandes e Silva 800 Padre João Baptista Milanez 801 D. Silvina Bezerra de Faria 802 José Gabriel Ferreira da Silva 808 D. Maria Delfina Ferreira da Silva

* * * 83 A Alexandre dos Reis

804 D. Alzira O’Grady Ribeiro de Paiva 805 Manuel Duarte da Silva

806 D. Salviana Ribeiro Dantas Nelson 807 Olegario Jusselino

808 Conego João Irineu Joffily

809 D. Maria Izabel da Cunha Lampreia 810 João Gomes de Paiva

811 D. Elvira Leitão de Paiva

812 D. Maria da Gloria de Vasconcellos Barbalho 813 Luiz de França Cordeiro

* * * 228 a Pedro Maria Pereira Pinto

221 a Manuel Ferreira do Nascimento 814 Moysés de Oliveira Galvão

815 D. Auta Bezerra de Araujo 816 Carlos Manuel Ribeiro Dantas 817 João Gabriel Campos

818 D. Luzia Fernandes Campos * * * 209 A Basilío de Moura Oliveira

819 Manuel Antonio de Medeiros 820 José Soares de Macedo Filho 821 João Soares Filho

(17)

Vasconcellos-13

823 José Victor da Camara

824 D. Constança Maria da Conceição 825 Josino Furtado de Mendonça e Menezes 826 Manuel Rodrigues Santiago

827 D. Maria Francisca de Paiva 828 Cândido Ferreira de Miranda 829 D. Joanna Arruda de Miranda 830 Miguel Soares da Silva

831 D. Francisca Soares de Vasconcellos 832 Dr. Sebastião Fernandes de Oliveira 833 D. Antonia Carmen Garcia Reis 834 João Alves de Oliveira

835 D. Francisca Paulina de Oliveira * *

*

207 a João Ferreira de Miranda Camara

836 Ulysses Telemaco de Araujo Gal vão 837 José Leite da Silva

838 João Veríssimo da Costa 839 D. Julia Barretto da Costa 840 Luiz Soares de Macedo

841 João Alfredo de Albuquerque Galvão 842 Francisco de Oliveira Correia

843 D. Elysa Tinoco de Oliveira Correia 475 a José Paulino da Costa

619 a José Soares Filho

844 D. Corina Teixeira de Medeiros Soares 845 D. Maria de Menezes Duarte

846 Antonio de Andrade Lima

847 D. Maria Segunda de Andrade Lima

848 José Paulino Barbalho

849 Francisco Braz de Albuquerque Galvão 850 D. Izabel Bezerra de Aráujo

851 Benvenuto Pereira de Araujo 852 D. Anna Izabel de Araujo

853 Manuel 'Salustino Gomes de Mello 854 D. Maria Assumpção da Circumcisão

(18)

855 D. Cecilia Celestina de Oliveira 856 Ladisláo de Vasconcellos Galvão 857 D. Francisca Xavier de Araujo 858 Antonio Alves Taveira

859 Antonio Ferreira Dias 860 José de Magalhães Fontoura 861 D. Maria Francisca da Conceição 862 dr. Ortulano Ribeiro de Abreu 863 Joaquim Carlos Vieira de Mello

* *

* * * * 93 A Avelino Leocadio de Souza

210 a Francisco Herculano Barbalho 211 a Sebastião Braulio de Carvalho

* * * * * * 279 a José Jesuino do Nascimento 765 a D. Celina Amelia do Nascimento 485 a D. Esmeraldina Alves Taveira

836 A Marcellino Francisco de Oliveira Filho

126 A José de Hollanda

225 a D. Maria Emilia de Hollanda 864 D. Davina Marcellina de Hollanda 865 Ananias Monteiro Mariz

866 Adrião Ferreira de Mello 867 D. Sancha Mimosa de Mello

* * *

---

14----101 A Eduardo dos Anjos

868 Antonio Fernandes de Souza 869 Manuel Affonso

870 Pedro Chagas Meira Lima 871 D. Maria Chagas Meira Lima 535 a D. Anna Maria de Oliveira 537 a D. Francisca Maphalda do Couto

* * * * * * * * * 450 a Basiliano de Góes

(19)

139 a D. Maria Cavalcante de Góes

249 A D. Francisca Leitão da Silva 371 a José Neves Filho

872 D. Maria Borges de Miranda Neves 873 Dr. José Augusto Bezerra de Medeiros

* * * 335 A Manoel Etelvino do Valle 874 Petronillo Lopes Galvão

875 D. Elvira Alves do Couto Galvão 876 Manuel Alexandre de Aquino 877 D. Maria Ericyna da Cunha Mello 749 a João Manuel de Carvalho e Silva

* *

*

725 a D. Ismenia Galvão Filgueira 669 a João de Lyra Tavares

878 D. Rosa Amelia de Lyra Tavares

668 a Dr. Elviro Carrilho da Fonseca e Siiva 609 a Celso de Oliveira Correia

785 a Odorico Pelinca de Oliveira

879 Theophilo Leopoldo Raposo da Camara 880 D. Alice Adour da Camara

547 A D. Marquilina Tavares da Silva

691 a João Pereira Dias. 881 D. Luiza Caldas Duarte 882 José Alves Tavares

883 D. Altina Cavalcante Alves Tavares

884 Dr. Francisco Pinheiro de Almeida Castro 885 Francisco Pereira da Motta

845 a Amaro Duarte Ferreira

508 a Francisco Ricarte de Freitas. 515 a D. Maria Laurina de Freitas 886 Joaquim Lustosa Filho

887 D. Maria Angelica de Moura Camara 888 Abdon Soares de Macedo

---

(20)

PREVIDENTE NATALENSE

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 ! 28 29 30 31 ! 32 33 34 35 36 Adelino Maranhão

Antonio de Medeiros Filho

Américo Xavier Pereira de Britto Joaquim Leopoldo Raposo da Camara Prediliano Ferreira de Andrade

D. Militina A. de Albuquerque Maranhão D. Catharina de Senna Rocha e Mello Luiz Cândido do Amaral

Francisco Thomaz de Oliveira Mello Francisco Machado do Rego Barros D. Maria Apollinaria de Souza Caldas Antonio Xavier de Souza

D. Rosa Eulina Baracho

D. Amalia Adelaide de Vasconcellos Monteiro Augusto Ribeiro Dantas

D. Henedina de Salles Dantas Antonio Philippe Tavares Guerreiro Luiz Segundo Pinheiro

José Olyntho Gadelha de Carvalho João Baptista Ferreira Pinto Manuel Fernandes de Oliveira José Fernandes Barros

D. Maria Marcina do Couto João da Rocha e Silva

Manuel Augusto Bezerra de Araujo

Dr. Pedro Velho de Albuquerque Maranhão Ulysses Telemaco de Araujo Galvão

Antonio Clymaco Rodrigues Machado Cândido José de Mello

Avelino Barbosa de Lima Dr. Antonio Pereira Simões Agrippino Adolpho de Mesquita

D. Hermenegilda Filgueira Cavalcante e Silva D. Joanna de Oliveira Andrade

Manuel Balbino de Araujo D. Emilia Maria das Virgens

rl

-cí Betado Profissão Residência Inscripção

cri «X» S=3 r d

K J »

rillocimento Peculio Entrega

41 Casado Emp. publico Natal 9 de novembro de 1903 58 6 de janeiro de 1904 820$000 11 de janeiro de 1904 33 i i i i i i 2 de novembro de 1903 141 19 de abril de 1905 1 30$000 10 de junho de 1905

59 a

Aposentado i i 10 de novembro de 1903 75 11 de maio de 1905 1 75$000 18 de maio de 1905

38 a

Agricultor Ceará-mirim 23 de dezembro de 1903 164 6 de junho de 1905 1 10$000 26 de outubro de 1905 29 a

Emp. do com. Natal 19 de novembro de 1904 267 6 de junho de 1905 1 55$000 24 de junho de 1905 47 a Canguaretama 8 de novembro de 1903 20 19 de outubro de 1905 2 40$000 23 de novembro de 1905

27 u S. José de Mipibú 23 de abril de 1905 329 11 de novembro de 1905 2 55$000 7 de dezembro de 1905

44 a

Proprietário Touros 9 de novembro de 1903 54 27 de março de 1906 2 550$000 19 de junho de 1906 40 a

Emp. publico Natal 31 de outubro de 1904 259 5 de junho de 1906 2 725$000 28 de junho de 1906 48 a i i i i i i 2 de dezembro de 1903 136 9 de agosto de 1906 2 880$000 4 de setembro de 1906

35 u i i 18 de dezembro de 1905 456 1' de setembro de 1906 2 925$000 13 de setembro de 1906

46 a

Artista i i 26 de junho de 1906 553 7 de outubro de 1906 3 210$000 20 de outubro de 1906 1

27 n SanCAnna do Mattos 15 de fevereiro de 1904 168 8 de janeiro de 1907 3 580$000 17 de maio de 1907

23 a Canguaretama 9 de março de 1905 308 13 de fevereiro de 1907 3 710$000 1- de março de 1907

26 Solteiro Agricultor S. José de Mipibú 2 de outubro de 1906 626 8 de março de 1907 3 750$000 11 de abril de 1907 39 Casada i i i i 22 de maio de 1906 543 18 de abril de 1907 3 800$000 31 de maio de 1907

34 i i

Agricultor i i i i 18 de outubro de 1906 646 18 de junho de 1907 3 930$000 13 de junho de 1907

41 Solteiro Emp. publico Angicos 2 de abril de 1906 513 29 de junho de 1907 3 925$000 30 de setembro de 1907 48 Casado Negociante Canguaretama 26 de junho de 1905 364 30 de junho de 1907 3 920$000 28 de agosto de 1907 36 i i

Emp. publico Apody 2 de setembro de 1906 591 8 de julho de 1907 3 940$000 18 de novembro de 1907 63 a Aposentado Natal 10 de novembro de 1903 83 17 de julho de 1907 4 010$000 24 de julho de 1907

39 a

Emp. publico i i 13 de setembro de 1904 228 5 de setembro de 1907 4 060$000 13 de setembro de 1907

31 a Mossoró 23 de agosto de 1904 209 3 de setembro de 1907 4 085$000 3 de dezembro de 1907

44 1 . « Negociante Natal 13 de agosto de 1904 207 11 de outubro de 1907 170$000 18 de dezembro de 1907

46 «

Emp. publico i i

10 de novembro de 1903 93 5 de dezembro de 1907 290$000 3 de janeiro de 1908 51 | a Estadista i i 8 de novembro de 1903 1 9 de dezembro de 1907 285$000 28 de janeiro de 1908

35 a

Emp. publico Curraes-Novos 12 de outubro de 1907 836 21 de dezembro de 1907 290$000 9 de março de 1908 57 a * i i Natal 25 de novembro de 1903 126 31 de dezembro de 1907 285$000 15 de maio de 1908

84 a i i i i i i

12 de novembro de 1903 101 6 de janeiro de 1908 325$000 17 de fevereiro de 1908 | 50 a i i i i S. José de Mipibú 7 de dezembro de 1905 450 29 de janeiro de 1908 325$000 24 de março de 1908

53 Viuvo i i i i Natal 2 de dezembro de 1903 139 31 de janeiro de 1908 320$000 19 de maio de 1908

44 Casado Negociante i i 13' de outubro de 1904 249 7 de fevereiro de 1908 315$000 29 de.maio de 1908

46 a i i

8 de maio de 1905 335 25 de fevereiro de 1908 355$000 A entregar 43 ai i 6 de junho de 1906 547 12 de março de 1908 385$000 i i

38 a

Negociante i i

17 de novembro de 1903 116 14 de maio de 1908 410$000 45 Solteira 20 de fevereiro de 1905 296 28 de maio de 1908 405$000

Thesouraria da “Previdente Natalense”, 31 de maio de 1908.

Referências

Documentos relacionados

lentes. Os pilares do pórtico correspondem aos pilares do pór- tico original; as vigas equivalentes são compostas pelas vigas do pórtico original, acrescidas das

NORCANFANO (FENCANFAMINA) 51.. os sais de éteres, ésteres e isômeros das substâncias enumeradas acima, sempre que seja possível a sua existência. 2) os medicamentos que contenham

Segundo o relatório de economia criativa das Nações Unidas (UNCTAD, 2008), cidades criativas são complexos urbanos onde atividades culturais de vários tipos são componentes

sociais e no â mbito do trabalho propriamente dito, criando novas linhas de estratifica çã o entre os trabalhadores, institucionalizando a mobilidade social (veja

Os resultados aqui apresentados evidenciam que o desenvolvimento social influencia bastante no perfil dos respondentes e assim na sua percepção da situação, levando a

B) ao transitar entre uma língua oral e uma língua de sinais, o TILS precisa considerar as especificidades das diferentes modalidades envolvidas, assim como os efeitos de

b) Prova didática: Os candidatos classificados na fase anterior ministrarão aulas de suas atividades com duração mínima de 30 (trinta) minutos e máximo de 40

a) ao candidato deficiente visual (cego): serão oferecidas provas no sistema braile, desde que solicitadas dentro do período de inscrições. Suas respostas deverão ser