• Nenhum resultado encontrado

CONTRATO DE TRABALHO POR PRAZO DETERMINADO - Novas Regras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTRATO DE TRABALHO POR PRAZO DETERMINADO - Novas Regras"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CONTRATO DE TRABALHO POR PRAZO DETERMINADO - Novas Regras Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 25/09/2013.

Sumário: 1 - Introdução 2 - Conceito 3 - Requisitos 3.1 - Pressupostos de Validade 3.2 - Prova do Contrato 3.3 - Prazo 3.4 - Prorrogação do Contrato

3.5 - Transformação em Prazo Indeterminado 3.6 - Sucessão de Contratos

4 - Contrato por Obra Certa

5 - Contrato por Prazo Determinado da Lei nº 9.601/1998 6 - Contrato de Safra

7 - Contrato de Experiência

8 - Contrato com Previsão de Direito Recíproco 9 - Formalidade - Anotação na CTPS

10 - Modelos de Contrato

10.1 - Modelo de Contrato de Experiência

10.1.1 - Modelo de Termo Aditivo ao Contrato de Experiência 10.2 - Modelo de Contrato de Trabalho por Prazo Determinado 11 - Rescisão de Contrato

11.1 - Rescisão Antecipada 11.2 - Falta Grave

11.3 - Direitos Rescisórios - Quadro Resumo

12 - Garantia de Emprego - Manutenção do Contrato

1 - INTRODUÇÃO

Os contratos individuais de trabalho, quanto à duração, podem ser por prazo determinado ou por prazo indeterminado.

No momento da contratação cabe ao empregador estabelecer o tipo de contrato de trabalho que irá firmar com o empregado, de acordo com a natureza do serviço prestado.

Na presente matéria trataremos sobre as regras para adoção de um contrato de trabalho por prazo determinado, na forma do artigo 442 e seguintes da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-lei nº 5.452/1943.

2 - CONCEITO

Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigência dependa de termo prefixado ou da execução de serviços especificados ou ainda da realização de certo acontecimento suscetível de previsão aproximada (Art. 443, § 1º, da CLT).

Entende-se por contrato por tempo determinado, conforme comentários do saudoso jurista Valentin Carrion (In Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho - 38º ed. rev. e atual. por Eduardo Carrion - São Paulo: Saraiva, 2013 - p. 345), aquele em que as partes preveem um limite à sua duração; esse limite pode ser um dia determinado, a execução de certos trabalhos ou um fato futuro de cujo acontecimento há certeza, e não se sabendo o dia exato, pode-se antevê-lo com aproximação (v. arts. 445, 451, 452 e 481).

(2)

3 - REQUISITOS

O contrato de trabalho por prazo determinado deverá ser efetuado por escrito e depende da existência de algumas circunstâncias de duração para ter legitimidade, como segue:

a) Termo prefixado - data certa para a extinção do contrato;

b) Execução de serviços específicos fora da atividade-fim da empresa(*) - contratação de técnico para treinamento de operadores, na implantação de equipamento altamente sofisticado; c) Certo acontecimento suscetível de previsão aproximada - como ocorre na hipótese do trabalho por safra.

(*) Há exceção, nas hipóteses de adoção de contrato de experiência e contratação para substituição de pessoal.

3.1 - PRESSUPOSTOS DE VALIDADE

A validade do contrato por prazo determinado só se configura quando existir uma das situações indicadas no § 2º do artigo 443 da CLT.

a) Serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo - está relacionado com um trabalho exigido excepcionalmente pelo processo produtivo, como a contratação de trabalhadores para consertar uma máquina estragada, ou vincula-se a necessidade de substituir um trabalho em especial (empregado doente ou em férias), contrato de substituição.

b) Atividades empresariais de caráter transitório - neste caso, trata-se de empresas cujas atividades se dão por fluxos, por exemplo, uma empresa teatral ou de espetáculos que contrata um artista ou um cantor, para apresentação durante uma temporada.

c) Contrato de experiência - para ser estabelecido é necessário que a experiência seja real e palpável e que esteja relacionada com uma espécie de prestação que realmente se adeque à necessidade de prova. A prova é relativa às habilidades técnicas, relacionadas com o ofício para o qual foi contratada.

3.2 - PROVA DO CONTRATO

Ao empregador, caberá provar a determinação do prazo, através do contrato escrito e das anotações efetuadas na CTPS do empregado.

3.3 - PRAZO

O contrato de trabalho por prazo determinado não pode ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, conforme art. 445, caput, da CLT. Já o contrato de experiência não poderá exceder a 90 (noventa) dias (Parágrafo único, art. 445, CLT).

3.4 - PRORROGAÇÃO DO CONTRATO

A legislação permite apenas uma prorrogação do contrato a termo, na forma do art. 451 da CLT.

Considera-se válido o contrato e a primeira prorrogação, desde que a soma dos dois períodos não ultrapasse 2 anos ou 90 dias, conforme a justificativa do contrato à prazo.

3.5 - TRANSFORMAÇÃO EM PRAZO INDETERMINADO

Dispõe o art. 451 da CLT que o contrato de trabalho por prazo determinado que, tácita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez, passará a vigorar sem determinação de prazo.

(3)

3.6 - SUCESSÃO DE CONTRATOS

Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou da realização de certos acontecimentos, conforme art. 452 da CLT. A empresa não poderá celebrar com o mesmo empregado contrato de trabalho por prazo determinado, inclusive de experiência, num período inferior a 6 (seis) meses, exceto, em se tratando de contrato de safra ou de obra certa, pois estes estão na exceção do art. 452 da CLT.

4 - CONTRATO POR OBRA CERTA

O construtor, na qualidade de empregador, poderá adotar um contrato de trabalho por prazo determinado para realização de obra certa, na forma do § 2º do artigo 443 da CLT e da Lei nº 2.959, de 17/11/1956.

Assim, na construção civil utiliza-se a contratação de empregados por prazo determinado para a execução de serviços específicos ou obra certa.

No contrato de trabalho deverá estar especificado, por escrito e detalhadamente, a obra ou os serviços a serem executados. A CTPS do trabalhador será anotada, na forma do art. 29 da CLT.

5 - CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO DA LEI Nº 9.601/1998

A Lei nº 9.601, de 18/01/1998, disciplina a contratação de empregados por prazo determinado para acréscimo do número de empregados e favorecia a empresa com a redução dos encargos sociais.

A adoção deste contrato a termo depende de prévia anuência do Sindicato da Categoria, formalizado através de um Acordo Coletivo ou previsão em Convenção Coletiva de Trabalho, com homologação pela Delegacia Regional do Trabalho.

Nessa modalidade contratual, havia benefício fiscal que vigorou até Janeiro de 2003, de redução em 50% das contribuições sociais devidas a outras entidades e fundos e redução para 2% da alíquota do FGTS.

6 - CONTRATO DE SAFRA

O contrato de safra é um contrato de prazo determinado, previsto na Lei nº 5.889, de 08/06/1973, regulamentada pelo Decreto nº 73.626, de 12/02/1974.

Este tem sua duração dependente da influência das estações nas atividades agrárias, assim entendidas as tarefas normalmente executadas no período compreendido entre o preparo do solo para o cultivo e a colheita. Trata-se de trabalho não-eventual, inserido na atividade-fim do produtor rural.

Ao término de cada contrato, deve ser feita a rescisão contratual, com o pagamento das parcelas previstas em lei. Todavia, este pode ser sucedido por outro contrato de trabalho.

7 - CONTRATO DE EXPERIÊNCIA

O contrato de experiência tem como característica ser celebrado sob condição resolutiva, que é resultado da prova. Este contrato é uma modalidade do contrato de trabalho por prazo

(4)

determinado que visa a prova da capacidade técnica e das atitudes sociais e disciplinares do empregado.

Como vimos, o contrato de prova ou de experiência não poderá exceder de 90 (noventa) dias, entretanto, ele poderá ser estabelecido por período inferior.

Apesar de não haver prazo mínimo previsto na legislação, é aconselhável a empresa estabelecer um período mínimo nunca inferior a 10 (dez) dias, em face ao bom senso, pois assim tem entendido os julgadores, por se tratar de um prazo mínimo razoável para verificação se o empregado serve ou não para o cargo.

8 - CONTRATO COM PREVISÃO DE DIREITO RECÍPROCO

Quando o contrato por prazo determinado contiver cláusula que assegure o direito recíproco dos contratantes à rescisão antecipada do contrato, uma vez usado esse direito, o mesmo passará a reger-se pelas normas gerais peculiares aos contratos por prazo indeterminado (Art. 481 da CLT). Neste caso, a empresa pretendendo rescindir antecipadamente deverá ao empregado o aviso prévio, não sendo aplicável a indenização prevista no art. 479 da CLT. Deve ser observado as vantagens e desvantagens deste tipo de cláusula no contrato por prazo determinado, pois, em contratos estipulados com curta duração ensejará para a empresa o pagamento de indenização do Aviso Prévio (mínimo de 30 dias) ao invés do pagamento da indenização correspondente a 50% dos dias que faltam para o término do contrato.

9 - FORMALIDADE - ANOTAÇÃO NA CTPS

O empregador deverá anotar na CTPS do empregado, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas da admissão, as condições especiais do contrato de trabalho, assim, deve ser anotada a adoção de contrato de trabalho por prazo determinado, independentemente da justificativa. Na parte de Anotações Gerais da CTPS a empresa fará as anotações de adoção de contrato por prazo determinado, inclusive de experiência.

(5)

A seguir exemplo de anotação de contrato de experiência:

O portador da presente carteira foi contratado pelo prazo de ___ dias, a título de experiência, a partir de ___/___/___, conforme contrato a parte.

Local e data.

Carimbo e assinatura da empresa

Quando ocorrer a prorrogação do contrato, deve a empresa proceder também à anotação na CTPS do trabalhador, observando o modelo a seguir:

A partir desta data foi prorrogado o contrato pelo prazo de ___ dias, conforme documento escrito em nosso poder.

Local e data.

Carimbo e assinatura da empresa

10 - MODELOS DE CONTRATO

O contrato de trabalho objeto deste estudo é o contrato de trabalho subordinado que poderá ser expresso ou tácito, correspondente à relação de emprego.

No contrato deverão constar as condições reais da prestação de serviços, tais como: dados da empresa (razão social, endereço, CNPJ, inscrição estadual, representante), dados do empregado (nome, endereço residencial, número da CTPS e série) além da função, salário, horário de trabalho, intervalo para descanso/refeição, início do contrato, prazo do contrato, jornada de trabalho semanal, local de trabalho, entre outros que a empresa achar necessário. A seguir, demonstramos alguns modelos de contrato de trabalho por prazo determinado que poderão ser utilizados pelos empregadores em geral.

Segundo o art. 444 da CLT, as relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e ás decisões das autoridades competentes.

10.1 - MODELO DE CONTRATO DE EXPERIÊNCIA

Abaixo, modelo de contrato de trabalho por prazo determinado, a título de experiência. CONTRATO DE TRABALHO A TÍTULO DE EXPERIÊNCIA

(Razão Social), sediada na (Endereço completo com CEP), inscrita no CNPJ sob o nº _______________, doravante denominada EMPREGADORA e o Sr. ________________________, portador da Carteira Profissional nº ______, série ______, nacionalidade ___________, natural de ____________, (estado civil), residente e domiciliado (Endereço completo com CEP), doravante denominado EMPREGADO, têm como justo e acertado o presente contrato de experiência, mediante as seguintes cláusulas:

CLÁUSULA 1ª - O EMPREGADO é contratado, neste ato, para prestar serviços à EMPREGADORA pelo prazo de ________ dias com início em ___/___/___ e término em ___/___/___, em caráter de prova, regendo-se o presente contrato e em caso de rescisão antecipada pelas disposições constantes nos artigos 443, § 2º, alínea "c", 479 e 480 e seus respectivos parágrafos únicos, da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, podendo, ainda, ser prorrogado por igual período, mediante Termo Aditivo.

(6)

CLÁUSULA 2ª - O EMPREGADO é contratado para prestar serviços à EMPREGADORA na sua sede, exercendo a função de _______________, estando de acordo com posteriores designações para exercer funções em quaisquer outros cargos, desde que compatíveis com a sua condição pessoal e profissional, concordando, outrossim, com eventuais transferências para outra localidade, por necessidade de serviço, onde a EMPREGADORA mantenha ou venha a manter dependências ou estabelecimentos, nos termos do permitido no § 1º do artigo 469 da CLT.

CLÁUSULA 3ª - A EMPREGADORA se obriga a pagar ao EMPREGADO, como contraprestação pelos serviços realizados, o salário de ____________ por mês.

CLÁUSULA 4ª - A EMPREGADORA assegura-se o direito de descontar em folha de pagamento os prejuízos e danos que por dolo, negligência, imprudência ou imperícia a EMPREGADA vier a dar causa.

CLÁUSULA 5ª - O EMPREGADO desde já concorda e autoriza sejam descontados integralmente, das importâncias que lhe forem devidas, os débitos por ela contraídos com a EMPREGADORA.

Parágrafo único - Ocorrendo rescisão ou suspensão do contrato de trabalho, fica igualmente a EMPREGADORA, desde já, autorizada a antecipar o vencimento desses débitos, liquidando-os definitivamente por ocasião do último acerto de contas.

CLÁUSULA 6ª - O horário de trabalho da EMPREGADA será das ______ as ______ por dia de Segunda a Sexta-feira, com intervalo de ______ para repouso/refeição.

CLÁUSULA 7ª - A EMPREGADA é contratada para cumprir jornada semanal de ______ horas de trabalho, conforme escala de revezamento, concordando expressamente, porém, com a adoção, em qualquer tempo, de outro horário, quer em regime de compensação, revezamento ou prorrogação, ficando, desde já, de pleno acordo com sua transferência de um para outro turno de trabalho, por necessidade de serviço ou a critério da EMPREGADORA.

Parágrafo único - O EMPREGADO, neste ato, declara ter ajustado com a EMPREGADORA o horário acima a título de ACORDO DE COMPENSAÇÃO DE HORAS DE TRABALHO, servindo a prorrogação da jornada em dias determinados para compensar a redução em outros.

CLÁUSULA 8ª - O EMPREGADO se obriga, ainda, a prestar até duas horas extraordinárias, por dia, quando exigidas pela EMPREGADORA ou necessárias ao serviço, que serão remuneradas com o acréscimo de 50% (cinquenta por cento) sobre a hora normal, ou compensadas com a correspondente redução da jornada em outros dias da semana.

CLÁUSULA 9ª - As normas, avisos, regulamentos, ordens de serviço, instruções e circulares da EMPREGADORA sob a forma da prestação de serviço e das condições de trabalho são considerados como integrantes deste contrato, obrigando-se a EMPREGADA a respeitá-los e cumpri-los, sob pena de caracterizar a violação um ato de indisciplina ou de insubordinação, passível de dispensa por justa causa.

CLÁUSULA 10 - Todos os memorandos, anotações, impressos, desenhos, plantas, cópias, documentos, ferramentas, instrumentos, utensílios e quaisquer bens entregues ao EMPREGADO para o exercício de suas funções, ou por ele preparados em razão de suas atividades, são de propriedade exclusiva da EMPREGADORA e a ela devem ser devolvidos, quando por ela solicitados ou por ocasião da cessação do vínculo empregatício, sob pena de se considerar apropriação indébita.

CLÁUSULA 11 - Findo o prazo deste contrato, poderá ele ser prorrogado, por livre acordo, uma vez cessada a prorrogação e desde que se mantenha a relação de emprego, o presente contrato passará a ser considerado como por prazo indeterminado, ficando com plena vigência todas as demais cláusulas e condições aqui estabelecidas.

(7)

CLÁUSULA 12 - Fica eleito o Foro da cidade de Florianópolis com exclusão de qualquer outro, para todo e qualquer procedimento judicial referente ao presente contrato, assinado por ambas as partes em duas vias de igual teor, na presença das testemunhas abaixo assinadas.

Local e data. Assinatura do empregado. Assinatura do empregador. Testemunhas: 1) ____________________________________________ 2) ____________________________________________

10.1.1 - MODELO DE TERMO ADITIVO AO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA

Abaixo, modelo de termo aditivo ao contrato de trabalho por prazo determinado, a título de experiência, que pode ser usado para tratar sobre prorrogação do contrato ou para fazer alteração em uma de suas cláusulas.

TERMO ADITIVO AO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA

(Razão Social), sediada na (Endereço completo com CEP), inscrita no CNPJ sob o nº _______________, doravante denominada EMPREGADORA e o Sr. ________________________, portador da Carteira Profissional nº ______, série ______, nacionalidade ___________, natural de ____________, (estado civil), residente e domiciliado (Endereço completo com CEP), doravante denominado EMPREGADO, têm como justo e acertado o presente termo aditivo ao contrato de experiência, mediante as seguintes cláusulas: CLÁUSULA 1ª - Por mútuo acordo entre as partes, fica o presente contrato de experiência, que deveria vencer no dia ___/___/___, prorrogado pelo prazo de ___ dias, com início em ___/___/___ e término em ___/___/___.

CLÁUSULA 2ª - Fica eleito o Foro da cidade de Florianópolis com exclusão de qualquer outro, para todo e qualquer procedimento judicial referente ao presente termo aditivo, assinado por ambas as partes em duas vias de igual teor, na presença das testemunhas abaixo assinadas.

Local e data. Assinatura do empregado. Assinatura do empregador. Testemunhas: 1) ____________________________________________ 2) ____________________________________________

10.2 - MODELO DE CONTRATO DE TRABALHO POR PRAZO DETERMINADO

A seguir modelo de contrato de trabalho por prazo determinado, que poderá ser usado para os demais casos previstos no art. 443, § 2º, da CLT, ou seja, para substituição de empregados afastados do trabalho por férias ou em benefício previdenciário, para obra certa, por safra, para trabalho em feiras e eventos, entre outros.

CONTRATO DE TRABALHO POR PRAZO DETERMINADO

(Razão Social), sediada na (Endereço completo com CEP), inscrita no CNPJ sob o nº _______________, doravante denominada EMPREGADORA e o Srª. ________________________, portador da Carteira Profissional nº ______, série ______, nacionalidade ___________, natural de ____________, (estado civil), residente e domiciliado

(8)

(Endereço completo com CEP), doravante denominado EMPREGADA, tem como justo e acertado o presente contrato de trabalho por prazo determinado, mediante as seguintes cláusulas:

CLÁUSULA 1ª - A EMPREGADA é contratada, neste ato, para prestar serviços à EMPREGADORA pelo prazo de ___ dias com início em ___/___/___ e término em ___/___/___, em virtude de substituição de empregada grávida, regendo-se o presente contrato e em caso de rescisão antecipada pelas disposições constantes nos artigos 443, § 2º, alínea "a", 479 e 480 e seus respectivos parágrafos únicos, da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

CLÁUSULA 2ª - A EMPREGADA é contratada para prestar serviços à EMPREGADORA na sua sede, exercendo a função de _______________, estando de acordo com posteriores designações para exercer funções em quaisquer outros cargos, desde que compatíveis com a sua condição pessoal e profissional, concordando, outrossim, com eventuais transferências para outra localidade, por necessidade de serviço, onde a EMPREGADORA mantenha ou venha a manter dependências ou estabelecimentos, nos termos do permitido no § 1º do artigo 469 da CLT.

CLÁUSULA 3ª - A EMPREGADORA se obriga a pagar à EMPREGADA, como contraprestação pelos serviços realizados, o salário de R$ _________ por mês.

CLÁUSULA 4ª - A EMPREGADORA assegura-se o direito de descontar em folha de pagamento os prejuízos e danos que por dolo, negligência, imprudência ou imperícia a EMPREGADA vier a dar causa.

CLÁUSULA 5ª - A EMPREGADA desde já concorda e autoriza sejam descontados integralmente, das importâncias que lhe forem devidas, os débitos por ele contraídos com a EMPREGADORA.

Parágrafo único - Ocorrendo rescisão ou suspensão do contrato de trabalho, fica igualmente a EMPREGADORA, desde já, autorizada a antecipar o vencimento desses débitos, liquidando-os definitivamente por ocasião do último acerto de contas.

CLÁUSULA 6ª - O horário de trabalho da EMPREGADA será, inicialmente, de segunda-feira a sexta-feira de _____ horas com intervalo de _____ para refeição e descanso.

CLÁUSULA 7ª - A EMPREGADA é contratada para cumprir jornada semanal de 44 (quarenta e quatro) horas de trabalho, conforme escala de revezamento, concordando expressamente, porém, com a adoção, em qualquer tempo, de outro horário, quer em regime de compensação, revezamento ou prorrogação, ficando, desde já, de pleno acordo com sua transferência de um para outro turno de trabalho, por necessidade de serviço ou a critério da EMPREGADORA. Parágrafo único - A EMPREGADA, neste ato, declara ter ajustado com a EMPREGADORA o horário acima a título de ACORDO DE COMPENSAÇÃO DE HORAS DE TRABALHO, servindo a prorrogação da jornada em dias determinados para compensar a redução em outros.

CLÁUSULA 8ª - As normas, avisos, regulamentos, ordens de serviço, instruções e circulares da EMPREGADORA sob a forma da prestação de serviço e das condições de trabalho são considerados como integrantes deste contrato, obrigando-se o EMPREGADO a respeitá-los e cumpri-los, sob pena de caracterizar a violação um ato de indisciplina ou de insubordinação, passível de dispensa por justa causa.

CLÁUSULA 9ª - Todos os memorandos, anotações, impressos, desenhos, plantas, cópias, documentos, ferramentas, instrumentos, utensílios e quaisquer bens entregues à EMPREGADA para o exercício de suas funções, ou por ela preparados em razão de suas atividades, são de propriedade exclusiva da EMPREGADORA e a ela devem ser devolvidos, quando por ela solicitados ou por ocasião da cessação do vínculo empregatício, sob pena de se considerar apropriação indébita.

(9)

CLÁUSULA 10 - Este contrato poderá ser prorrogado mediante Termo Aditivo, por livre acordo, uma vez cessada a prorrogação, ou não havendo esta, e desde que se mantenha a relação de emprego, o presente contrato passará a ser considerado como por prazo indeterminado, ficando com plena vigência todas as demais cláusulas e condições aqui estabelecidas.

CLÁUSULA 11 - Fica eleito o Foro da cidade de Florianópolis com exclusão de qualquer outro, para todo e qualquer procedimento judicial referente ao presente contrato, assinado por ambas as partes em duas vias de igual teor e forma, na presença de duas testemunhas.

Local e data. Assinatura da empregada. Assinatura do empregador. Testemunhas: 1) ____________________________________________ 2) ____________________________________________ 11 - RESCISÃO DO CONTRATO

O contrato de trabalho por prazo determinado rescindi-se pela extinção normal do contrato, ou seja, pela expiração do prazo pré-estabelecido.

Neste caso, será devido ao empregado, apenas, a quitação das verbas rescisórias usuais, tais como: saldo de salários, férias e 13º salário, não serão devidos o Aviso Prévio, a multa do FGTS, nem qualquer tipo de indenização.

Tratando-se de rescisão por extinção automática do contrato o FGTS do mês anterior e o do mês da rescisão devem ser depositados na conta vinculada do empregado, através da GRRF, conforme Circular/CEF nº 548/2011.

O empregado poderá movimentar a sua conta vinculada, o código de movimentação será I3 - Rescisão por término do contrato a termo. O código de saque do FGTS será 04.

11.1 - RESCISÃO ANTECIPADA

O contrato de trabalho por prazo determinado permite a ambas as partes, a qualquer momento, rescindir o contrato, sem que se possa falar em aviso prévio, a não ser que a prestação de serviços prossiga após o prazo máximo previsto para o contrato.

Na rescisão injusta desse tipo de contrato, por parte do empregador, antes do prazo, será devido ao empregado, a título de indenização, 50% (cinquenta por cento) dos salários a que teria direito, contados da data da rescisão até o momento preestabelecido para o término do contrato (Art. 479 da CLT).

O empregado poderá rescindir o contrato antes do prazo, sem motivo justificado, entretanto, poderá ter que pagar a indenização citada no parágrafo acima, se houver termo estipulado no contrato e se da ruptura deste ensejar em prejuízos ao empregador, conforme disposto no art. 480 da CLT.

Conforme a forma da rescisão, o valor do FGTS correspondente ao mês da rescisão será depositado em GRF, se foi a pedido do empregado, ou em GRRF, se foi por iniciativa da empresa.

Tratando-se de rescisão antecipada por iniciativa da empresa será devido o FGTS da rescisão e mais a multa rescisória do FGTS, correspondente a 40% do FGTS depositado durante a contratualidade, acrescido de 10% de contribuição social, que serão recolhidos através da GRRF (Art. 18 da Lei nº 8.036/1990, art. 1º da Lei Complementar nº 110/2001 e Circular/CEF

(10)

nº 541/2011). Nesse caso, o empregado poderá movimentar a sua conta vinculada, o código de movimentação é o I1 - Rescisão sem justa causa, por iniciativa do empregador, inclusive rescisão antecipada do contrato a termo. O código de saque do FGTS será 01.

11.2 - FALTA GRAVE

Ocorrendo a falta grave do empregado, o contrato de trabalho por prazo determinado poderá ser rescindido por justa causa, observando as causas previstas no art. 482 da CLT.

Observa-se que se ocorrer a falta grave da empresa, terá o empregado contratado por prazo determinado, o direito de requerer a rescisão indireta do contrato, com base no art. 483 da CLT.

11.3 - DIREITOS RESCISÓRIOS - QUADRO RESUMO

A seguir quadro com as parcelas rescisórias devidas na hipótese de rescisão do contrato de trabalho do empregado, tanto no prazo certo, quanto antes do prazo.

CAUSA DO AFASTAMENTO SALDO DE SALÁRIO AVISO PRÉVIO 13º SALÁRIO FÉRIAS VENCIDAS + 1/3 FÉRIAS PROP. + 1/3 FGTS DA RESCISÃO MULTA DO FGTS IND. ART. 9º DA LEI 7238/84 IND. ART. 479 SALÁRIO-FAMÍLIA Término Contrato Prazo Determinado, incluído de Experiência

SIM NÃO SIM NÃO SIM SIM NÃO NÃO NÃO SIM

Término antecipado do contrato por prazo determinado, inclusive de experiência, por iniciativa do empregador

SIM NÃO(*) SIM NÃO SIM SIM SIM SIM SIM SIM

Término antecipado do contrato por prazo determinado, inclusive de experiência, por iniciativa do empregado

SIM NÃO SIM NÃO SIM SIM NÃO NÃO NÃO SIM

12 - GARANTIA DE EMPREGO - MANUTENÇÃO DO CONTRATO

A CF/88 prevê o princípio da continuidade da relação de emprego e a legislação vigente prevê casos de estabilidade no emprego, tais como, empregada gestante, empregado eleito para cargo de direção sindical, empregado eleito para a CIPA e o seu suplente, entre outros, que impedem a ocorrência da dispensa sem justa causa.

Todavia, nos contratos de trabalho por prazo determinado esse princípio não se aplicariam, posto que, as partes já pré-estabeleceram a data do seu término e a rescisão no prazo certo não configura a dispensa sem justa causa.

Todavia, a partir de Setembro de 2012, resultado da 2ª semana do TST, a Corte do Tribunal Superior do Trabalho passou a entender que nas hipóteses de gravidez e de empregado que retorna de auxílio-doença acidentário, mesmo que adotado contrato por prazo determinado, inclusivo a título de experiência, em função do papel social da empresa, passam a dar garantia de emprego independentemente da modalidade de contrato de trabalho que for adotado. A seguir, as Súmulas 244 e 378 do TST que tratam sobre a garantia de emprego da gestante e do acidentado do trabalho:

(11)

Súmula nº 244 do TST

GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA (redação do item III alterada na sessão do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012

I - O desconhecimento do estado gravídico pelo empregador não afasta o direito ao pagamento da indenização decorrente da estabilidade (art. 10, II, "b" do ADCT). II - A garantia de emprego à gestante só autoriza a reintegração se esta se der durante o período de estabilidade. Do contrário, a garantia restringe-se aos salários e demais direitos correspondentes ao período de estabilidade.

III - A empregada gestante tem direito à estabilidade provisória prevista no art. 10, inciso II, alínea “b”, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, mesmo na hipótese de admissão mediante contrato por tempo determinado.

Súmula nº 378 do TST

ESTABILIDADE PROVISÓRIA. ACIDENTE DO TRABALHO. ART. 118 DA LEI Nº 8.213/1991. (inserido item III) - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012

I - É constitucional o artigo 118 da Lei nº 8.213/1991 que assegura o direito à estabilidade provisória por período de 12 meses após a cessação do auxílio-doença ao empregado acidentado. (ex-OJ nº 105 da SBDI-1 - inserida em 01.10.1997)

II - São pressupostos para a concessão da estabilidade o afastamento superior a 15 dias e a consequente percepção do auxílio-doença acidentário, salvo se constatada, após a despedida, doença profissional que guarde relação de causalidade com a execução do contrato de emprego. (primeira parte - ex-OJ nº 230 da SBDI-1 - inserida em 20.06.2001)

III - O empregado submetido a contrato de trabalho por tempo determinado goza da garantia provisória de emprego decorrente de acidente de trabalho prevista no art. 118 da Lei nº 8.213/91.

Fonte: Editorial ITC

Atenção! De acordo com o disposto no caput e inciso XIII do art. 7º, e nos arts. 24, 29 e 101 a 184, da Lei nº 9610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site: www.itcnet.com.br, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Referências

Documentos relacionados

Se você está envolvido direta ou indiretamente com o gerenciamento de projetos, desenvolvi- mento de produtos complexos, ou trabalha em um ambiente em constante mudança, você pre-

No teste de desempenho, foram avaliados: a declividade-limite do terreno para tráfego com estabilidade transversal do trator e da recolhedora, a capacidade operacional, o consumo

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Tendo como princípio básico que as sessões síncronas não podem ultrapassar 50% do tempo de duração de cada sessão, também se deve evitar que as intervenções

2.2 Cenário contribuidor controlando a exposição do trabalhador para: PROC4, PROC8b, PROC9, PROC14: Utilização em processos descontínuos e outros (síntese), onde há possibilidade

Taxa para coberturas básicas: municípios prioritários = 5,25%; municípios não prioritários = 3,60% Importância Segurada para Replantio = R$ 500,00/ha.. Avenida dos

8.1. Os resultados de cada etapa do presente Processo Seletivo, bem como todas as comunicações oficiais de interesse dos candidatos, serão disponibilizados para

A partir das distribuições que melhor atenderam aos critérios de significância considerados, Gumbel e Exponencial, para períodos mensais chuvosos e secos