• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL

Centro Interdisciplinar de Educação Científica e Tecnológica

AVENIDA PEDRO ANUNCIAÇÃO FILHO, 111 – VILA BATISTA – CAÇAPAVA DO SUL – RS

CEP 96570-000 – Telefones: (55) 3281-1711 / (55) 3281-5141

REGIMENTO INTERNO

TÍTULO I: DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TÍTULO II: DA DEFINIÇÃO

TÍTULO III: DOS OBJETIVOS

TÍTULO IV: DA ORGANIZAÇÃO

SEÇÃO I: DA COMISSÃO SUPERIOR

SEÇÃO II: DA COORDENAÇÃO

SEÇÃO III: DA COMUNIDADE

TÍTULO V: DAS ATIVIDADES

SEÇÃO I: DAS ATIVIDADES DE ENSINO

SEÇÃO II: DAS ATIVIDADES DE PESQUISA

SEÇÃO III: DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA TÍTULO VI: DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

TÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º O presente Regimento Interno dispõe sobre a definição, os objetivos, a organização e o funcionamento do Centro Interdisciplinar de Educação Científica e Tecnológica (CInECT) do Campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Art. 2º O CInECT, instituído pela Resolução do Conselho do Campus Caçapava do Sul nº. XX/2015, reger-se-á pelo Estatuto e pelo Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unipampa, pelo Regimento Geral do Campus Caçapava do Sul e por este Regimento Interno.

TÍTULO II DA DEFINIÇÃO

Art. 3º O CInECT constitui um colegiado integrador e qualificador de processos acadêmicos interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão universitária nas diversas áreas do conhecimento da educação científica e tecnológica, no âmbito do Campus Caçapava do Sul da Unipampa.

TÍTULO III DOS OBJETIVOS

(2)

gerir e avaliar políticas e ações de educação científica e tecnológica, promovendo, especificamente, a:

I – integração de projetos de ensino, pesquisa, extensão universitária e gestão; II – produção, o desenvolvimento, a difusão e a popularização de conhecimentos;

III – articulação de programas institucionais de apoio e qualificação das iniciações científica e à docência;

IV – prestação de suporte científico, técnico e operacional à execução de atividades de ensino, pesquisa e extensão na sua área de atuação;

V – formação de docentes e demais profissionais da educação; e

VI – promoção de eventos e de estratégias de divulgação acadêmico-científicos. TÍTULO IV

DA ORGANIZAÇÃO

Art 5º O CInECT é um órgão da Unipampa, com estrutura administrativa autônoma, vinculado à Coordenação Acadêmica do Campus Caçapava do Sul.

Art. 6º Integram-se ao CInECT todos os entes vinculados à educação científica e tecnológica no Campus Caçapava do Sul da Unipampa, dentre os quais:

I – os cursos de graduação e pós-graduação lato sensu; II – os programas de pós-graduação stricto sensu;

III – as estruturas científicas (tais como ambientes didáticos, laboratórios interdisciplinares etc.); IV – os programas institucionais de apoio e qualificação das iniciações científica e à docência; e V – as pesquisas e atividades correlatas, desde que formalmente instituídas.

Art. 7º Constituem a estrutura organizacional do CInECT a: I – Comissão Superior;

II – Coordenação; e III – Comunidade.

SEÇÃO I

DA COMISSÃO SUPERIOR

Art. 7º - A Comissão Superior é o órgão colegiado de orientação e direção, que tem por função estabelecer, apoiar e avaliar as políticas e diretrizes gerais do CInECT.

Art. 8º - A Comissão Superior é formada por: I – um Coordenador Geral;

II – um Vice-Coordenador;

III – o Coordenador Acadêmico do Campus Caçapava do Sul da Unipampa;

IV – todos os coordenadores de cursos de graduação e programas de pós-graduação vinculados; V – um representante docente de cada área de formação/habilitação dos cursos de licenciatura em ciências exatas, tecnológicas e da terra do Campus Caçapava do Sul da Unipampa;

VI – um representante dos discentes dos cursos de licenciatura em ciências exatas e exatas, tecnológicas e da terra do Campus Caçapava do Sul da Unipampa;

VII – um representante dos discentes do(s) curso(s) de pós-graduação nas áreas de educação científica e tecnológica do Campus Caçapava do Sul da Unipampa; e

(3)

VIII – um representante dos técnicos-administrativos do Campus Caçapava do Sul da Unipampa. § 1º As representações de docentes, discentes e técnicos-administrativos de que tratam os incisos V a VIII deste artigo serão eleitas entre os respectivos pares para um mandato de duração de 2 (dois) anos, permitida uma recondução.

§ 2º O Coordenador Acadêmico tem direito a veto da apreciação e do resultado de deliberação de matérias relativas ao CInECT, observadas as seguintes condições:

I – tratar-se de assunto afeto às suas atribuições estatutárias e regimentais; II – haver justificativa; e

III – não dispor contrariamente à Lei.

Art. 9º A Comissão Superior tem por atribuições:

I – propor, desenvolver e avaliar as políticas e diretrizes gerais do CInECT, facultada a convocação plenária dos integrantes;

II – aprovar as normas internas;

III – analisar e expedir parecer sobre os planejamentos e os respectivos relatórios de execução, elaborados e encaminhados pela Coordenação;

IV – administrar os recursos financeiros e infraestruturais que lhe forem destinados pela Unipampa e aqueles provenientes de outras fontes;

V – decidir sobre alterações do Regimento Interno, submetendo-as ao Conselho do Campus Caçapava do Sul da Unipampa;

VI – propor a destituição do Coordenador Geral e/ou do Vice-Coordenador; e VII –resolver os casos omissos a este Regimento Interno.

§ 1º As deliberações sobre os dispostos nos incisos V e VI deste artigo requerem a realização de sessão especialmente convocada para as respectivas finalidades, respeitado o prazo mínimo de 48 (quarenta e oito) horas entre a convocação e o início da sessão, e o quórum mínimo da maioria absoluta dos membros.

§ 2º A deliberação sobre o disposto no inciso VI deste artigo deve observar, na forma da Lei, a aprovação de, pelo menos, 2/3 (dois terços) da totalidade dos membros presentes.

SEÇÃO II DA COORDENAÇÃO

Art. 10. A Coordenação será exercida pelo Coordenador Geral e pelo Vice-Coordenador, eleitos pelos membros da Comissão Superior do CInECT.

§ 1º São elegíveis para os cargos de Coordenador Geral e de Vice-Coordenador do CInECT apenas os membros docentes efetivos da Unipampa.

§ 2º Os mandatos de Coordenador Geral e de Vice-Coordenador têm a duração de 2 (dois) anos, permitida uma recondução.

Art. 11. Compete ao Coordenador Geral:

I – cumprir e fazer cumprir as resoluções da Comissão Superior;

II – representar e proceder administrativamente ao que for necessários ao desenvolvimento de suas atividades do CInECT;

III – gerir e ordenar, no âmbito de suas competências e respeitado o que estiver disposto em Lei, recursos orçamentário-financeiros, de infraestrutura, logísticos e de pessoal;

IV – estabelecer normas internas de funcionamento;

(4)

execução das atividades; e

IV – designar e/ou homologar coordenadores de programas/projetos de ensino, pesquisa e de atividades de extensão universitária desenvolvidas, bem como os responsáveis por cada um dos setores que integram o CInECT.

Art. 12. O Vice-Coordenador substituirá o Coordenador Geral nas suas ausências ou impedimentos.

SEÇÃO III DA COMUNIDADE Art. 12. Integram a Comunidade do CInECT os:

I – docentes da Unipampa, independentemente da área de formação acadêmica, que atendam, simultaneamente, aos seguintes pré-requisitos, considerando as áreas de conhecimento da educação científica e tecnológica:

a) desenvolver ensino, pesquisa, extensão universitária ou gestão;

b) submeter proposta de integração instruída por critérios previamente estabelecidos; e c) obter aprovação da proposta de integração pela Comissão Superior.

II – servidores técnico-administrativos em efetivo exercício funcional no CInECT; e III – estudantes e técnico-administrativos que desenvolvam atividades no CInECT.

Parágrafo único. Por decisão da Comissão Superior, outros integrantes, internos ou externos ao Campus Caçapava do Sul e à Unipampa, poderão desenvolver atividades junto ao CInECT.

Art. 13. O desligamento do CInECT pode ocorrer a qualquer tempo e nas seguintes modalidades: I – a pedido do interessado, destinado à Comissão Superior; ou

II – ex officio, por iniciativa devidamente justificada de qualquer membro da comunidade e deliberada pela Comissão Superior.

§ 1º O desligamento de que trata o inciso II deste artigo considerará:

I – a análise circunstanciada da atuação do inquirido, com base nos relatórios de atividades do CInECT;

II – a observância ética e o respeito aos regramentos no CInECT; e III – a garantia do amplo e irrestrito direito de defesa e do contraditório.

TÍTULO V DAS ATIVIDADES

Art. 14. As atividades do CInECT compreenderão ensino, pesquisa e extensão universitária nas áreas do conhecimento de educação científica e tecnológica, em consonância com o PDI da Unipampa, com o Regimento Geral do Campus Caçapava do Sul e com este Regimento Interno. Art 15. O planejamento das atividades do CInECT constituirá um documento denominado Plano Anual de Atividades do CInECT e deverá conter as principais diretrizes e políticas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária, inclusive de integração, observado o disposto no artigo 4º deste Regimento Interno.

Art. 16. Os projetos de ensino, pesquisa ou extensão universitária submetidos em nome do CInECT à apreciação da Unipampa ou de outra instituição deverão dispor previamente de parecer de aprovação da Comissão Superior.

(5)

Art. 17. Será política do CInECT induzir e orientar a sua Comunidade quanto ao registro dos projetos em seu âmbito no Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (SIPPEE) da Unipampa.

SEÇÃO I

DAS ATIVIDADES DE ENSINO Art. 18. Integram as possibilidades de ensino no CInECT:

I – os cursos, estudos, pesquisas e demais atividades que enfoquem a qualificação profissional em ciência e tecnologia;

II – os projetos institucionais vinculados ao ensino de ciência e tecnologia orientados pela Pró-reitoria de Graduação da Unipampa; e

III – as articulações das ações de ensino desenvolvidas nos componentes curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação integrados ao CInECT.

SEÇÃO II

DAS ATIVIDADES DE PESQUISA Art. 19. Integram as possibilidades de pesquisa no CInECT:

I – os cursos, estudos, pesquisas e demais atividades que enfoquem a produção e o desenvolvimento de conhecimentos em ciência e tecnologia;

II – os projetos institucionais vinculados à pesquisa em ciência e tecnologia orientados pela Pró-reitoria de Pesquisa da Unipampa;

III – as articulações das ações de pesquisa desenvolvidas nos componentes curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação integrados ao CInECT;

IV – o desenvolvimento de linhas de pesquisa e a correlata constituição de grupos de pesquisa; V – a publicação e a divulgação científica em meios qualificados;

VI – a estruturação e edição de um periódico científico; VII – a realização de eventos científicos; e

VIII – a integração a grupos nacionais e internacionais de reconhecida produtividade em pesquisa. § 1º A Comissão Superior definirá os critérios de proposição e análise dos projetos de pesquisa com base em critérios qualitativos relacionados ao conteúdo da proposta, ao currículo dos proponentes e a expectativa de promoção da educação científica e tecnológica nos níveis de excelência pretendidos pelo CInECT.

SEÇÃO III

DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Art. 20. Integram as possibilidades de extensão universitária no CInECT:

I – os projetos, as ações e as demais atividades que enfoquem a dimensão social de conhecimentos em ciência e tecnologia;

II – os projetos institucionais vinculados à extensão universitária em ciência e tecnologia orientados pela Pró-reitoria de Extensão da Unipampa; e

(6)

curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação integrados ao CInECT. TÍTULO VI

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 21. No ato de sua instituição, o CInECT não dispôs de orçamento inicial, ordenador de despesas, instalações físicas, patrimônio, equipamentos, mobiliários, material de expediente, quadro de pessoal e funções gratificadas.

§ 1º A operacionalização inicial do CInECT dar-se-á sob o aproveitamento de recursos já disponíveis nos entes vinculados à educação científica e tecnológica no Campus Caçapava do Sul da Unipampa.

§ 2º A provisão do CInECT dar-se-á com recursos da Unipampa e de outras fontes, mediante a firmatura de convênios ou contratos.

Art. 22. Ao Conselho do Campus Caçapava do Sul competiu a indicação da primeira Coordenação do CInECT, em caráter pro tempore, com mandato de 90 (noventa) dias, contados a partir de XX/XX/2015, com as atribuições de:

I – encaminhar proposta de revisão do Regimento Interno; II – constituir a Comissão Superior;

III – constituir a Comunidade; e

IV – organizar e conduzir o processo eleitoral de sucessão da Coordenação.

§ 1º O mandato pro tempore de que trata o caput deste artigo será automaticamente prorrogado, por igual período, na hipótese de inconclusão do processo eleitoral de que trata o inciso IV.

§ 2º O mandato pro tempore de que trata o caput deste artigo será automaticamente encerrado, a qualquer tempo, na hipótese de conclusão do processo eleitoral de que trata o inciso IV.

§ 3º É vedada a candidatura dos membros da Coordenação pro tempore no processo de sucessão eleitoral de que trata o inciso IV deste artigo, resguardado o direito a voto.

Art. 23. A Coordenação eleita na forma indicada no inciso IV do artigo 22 deste Regimento Interno deverá proceder à:

I – elaboração do Plano Anual de Atividades do CInECT;

II – formalização e regimentação da integração ao CInECT dos entes vinculados à educação científica e tecnológica no Campus Caçapava do Sul da Unipampa e demais entes externos; e III – consentânea aplicação deste Regimento Interno na condução das atividades do CInECT. Art. 24. Os casos omissos neste Regimento Interno serão resolvidos pela Comissão Superior do CInECT, cabendo recurso ao Conselho do Campus.

Art. 25. Este Regimento Interno entra em vigor a partir da data de aprovação no Conselho do Campus, revogadas as disposições em contrário.

Referências

Documentos relacionados

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Saldo CEF F1 Brasil IRF-.M 1 TP RF Saldo CEF F1 Ações Small Caps Alivo Saldo CEF IMA-B Renda Fixa. - Saldo CEF IMA- B Titulos Públicos Saldo CEF FI Brasil IMA

A explanação do professor Ceccim Sua se dividiu em dois momentos: antes e depois da apresentação dos relatores dos grupos de trabalho por grandes áreas. Ele começou falando sobre

O principal objetivo do Problema de Programação de Tripulantes (PPT) é atribuir o conjunto de tripulantes requerido para operação dos voos de uma dada

Com a publicação recente da norma de Q&C, não houve atividades para este subcomitê:. NM ISO 9712:2014 - Ensayos no destructivos - Calificación y certificación del personal

O objetivo deste estudo foi realizar a equivalência transcultural de escalas empregadas para a avaliação do nível de atividade física e que são utilizadas como estimativas

Em cada uma das al´ıneas, diga o que escreve o programa correspondente. Aplique-se ao valor obtido esta regra de transforma¸c˜ ao at´ e encontrar 1. A conjectura de Collatz, de

Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar –sozinho, à noite– Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.. Não permita Deus