• Nenhum resultado encontrado

Conheça as lições fundamentais da liderança e como aplicás-la na prática!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conheça as lições fundamentais da liderança e como aplicás-la na prática!"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Espero que tenha realmente valido a pena você chegar até aqui! Saiba que eu me dediquei muito ao longo dos últimos anos, teorizando, propondo, escrevendo, testando, aplicando, treinando e ensinando sobre liderança. Com tanta experiência agregada, aprendi algumas lições conclusivas que desejo compartilhar com você a seguir. Divido em 9 lições de liderança.

(2)

“Liderança é, sim, uma arte,

a arte de lidar com pessoas.”

(3)

“Liderança é, sim, uma arte,

a arte de lidar com pessoas.”

Liderança é, sim, uma arte, a arte de lidar com pessoas. A arte de potencializar vidas. O líder é capaz de descobrir os talentos de seus liderados e potencializar ao máximo tais talentos. O líder não valoriza pontos fracos ou pontos a melhorar. O líder dá foco no positivo e potencializa ao máximo as forças individuais com o objetivo de propagar o resultado do grupo.

COMO EU FAÇO NA PRÁTICA?

① Descubra as CRENÇAS de cada membro da equipe. Em que eles acreditam? Descubra o que são capazes.

② Descrubra os verdadeiros TALENTOS. Faça uma lista. Potencialize os talentos, torne os talentos ainda maiores. Valorize-os!

③ Perceba os membros com emoções fortes, e trate-os individualmente. Trabalhe o controle emocional diariamente. As pessoas mudam de estado emocional rapidamente. Respeite-os.

④ Pessoas são diferentes, portanto tenha abordagens diferenciadas com cada um. Crie estratégias de COMUNICAÇÃO individualizadas.

⑤ Faça uma lista com o perfil comportamental de cada membro da sua equipe e trace um plano individual para motivá-los.

(4)

“Liderar é inspirar.”

(5)

“Liderar é inspirar.”

Liderar é inspirar. O líder inspira os membros de sua equipe por meio de suas atitudes e comportamentos. É preciso congruência! Congruência com relação ao que se pensa, se fala e, principalmente, se faz! Liderar é inspirar as pessoas com uma visão clara da contribuição que elas podem oferecer ao grupo.

COMO EU FAÇO NA PRÁTICA?

① Inspire os membros da sua equipe pelos seus mais profundos VALORES! ② Descubra quais os valores éticos e morais norteiam cada um.

③ Faça uma simples pergunta: “O que é mais importante pra você na sua vida?”. Com esta pergunta você é capaz de descobrir uma lista de prioritária de valores que cada um possui.

④ Gere motivação verdadeira e intrínseca pelos valores de cada um. ⑤ Haja em congruência aos seus valores e aos valores da equipe.

⑥ Seja o exemplo, faça o exemplo! Você é um espelho… Ninguém confia em um líder que não inspira CONFIANÇA!

(6)

“O verdadeiro líder cativa.”

(7)

“O verdadeiro líder cativa.”

O verdadeiro líder cativa. Cativa com as palavras e com o coração. Liderança é falar com o coração ao coração dos seus liderados. O líder conhece individualmente e a fundo cada membro da sua equipe. Conhece suas crenças, suas limitações e, principalmente, cada talento. Valoriza os talentos proporcionando satisfação pessoal, atenção e carinho.

COMO EU FAÇO NA PRÁTICA?

① Cative pelo sorriso. Um belo sorisso no rosto pode fazer toda a diferença. ② Cative pelos gestos, pela gentileza. Cative por atitudes sinceras e verdadeiras. ③ Seja sempre humilde. Não deve existir superioridade hierárquica de um líder

para um liderado. A hierarquia deve funcionar apenas como ferramenta de controle organizacional.

④ Cative pelas palavras. Cative pela comunicação pautada em crenças e valores individuais.

⑤ Fale o que interessa! Entre na mente e no coração de um membro da sua equipe através de assuntos, temas e abordagens que são interessantes a ele.

⑥ Não seja duro! Não tenha medo de liderar com o coração. Você não vai perder poder pos isso.

(8)

“Liderança é paixão.”

(9)

“Liderança é paixão.”

Liderança é paixão. Não há como ser líder se não for apaixonado por liderança. Não há como ser líder se não for apaixonado por pessoas. Tolerância e compreensão profunda do comportamento humano são características essenciais do líder. O líder que direciona sua equipe com paixão proporciona uma liderança altamente diferenciada. Sua equipe reconhece o seu propósito e assim alinha objetivos pessoais aos objetivos do grupo.

COMO EU FAÇO NA PRÁTICA?

① Apaixone-se por pessoas. Apaixone-se pela empresa pela qual você trabalha. Apaixone-se pela sua profissão, pelo o que você faz!

② Pratique a tolerância. Se você não é tolerante, espelhe-se em pessoas que possuem a virtude da tolerância.

③ Entenda de comportamento. Estude um pouco de psicologia, leia sobre comportamento humano das pessoas, entenda que pessoas são diferentes, possuem emoções e agem e reagem de acordo com certos padrões de comportamentos.

④ Descubra se cada membro da sua equipe faz o que gosta. Descubra se eles estão no cargo ou função certas. Descubra se você e a empresa podem atender os objetivos pessoais de cada membro da equipe.

⑤ Entenda que pessoas não são “números” e que você vai conseguir compromentimento autêntico se elas estiveram trabalhando felizes.

(10)

“Liderança é a capacidade de alinhar

objetivos e evocar sonhos.”

(11)

“Liderança é a capacidade de alinhar

objetivos e evocar sonhos.”

Liderança é a capacidade de alinhar objetivos e evocar sonhos. O líder instiga as pessoas a sonhar, a possuir objetivos audaciosos. O líder encontra formas de transformar sonhos e objetivos em foco e ação. Um verdadeiro líder é aquele que tem a capacidade de gerar ação em seus liderados e alinhar o foco de cada um em busca dos seus objetivos pessoais alinhados com os objetivos do grupo ou da empresa. Ele é capaz de tirar as pessoas da zona de conforto e gerar ação efetiva.

COMO EU FAÇO NA PRÁTICA?

① Sente-se com cada membro da sua equipe e faça com cada um uma lista dos seus objetivos.

② Levante objetivos para 1 ano, 5 anos e 10 anos. Descubra onde ele querem chegar?

③ Descubra quais são seus objetivos: a) Pessoais, b) Profissionais, c) de Qualidade de Vida e d) de Relacionamentos.

④ Em paralelo aos objetivos, levante os sonhos de cada membro da sua equipe. ⑤ Após um levantamento completo dos objetivos e sonhos pessoais, apresente os

Objetivos Corporativos, ou seja, os objetivos da empresa e faça um ALINHAMENTO destes objetivos aos objetivos pessoais de cada um.

⑥ Trace estratégias para criar ações para alinhar os objetivos pessoais aos objetivos profissionais.

(12)

resultados que sua equipe gera.”

(13)

resultados que sua equipe gera.”

Medimos o sucesso de um líder pelos resultados que sua equipe gera. Não existe um bom líder com uma equipe ruim. Um líder que mantém pessoas despreparadas em sua equipe é um líder fadado ao fracasso. A responsabilidade de capacitar e preparar os membros da equipe também é do líder. A responsabilidade de trocar as pessoas que não possuem o perfil adequado é do líder. Deve ser sempre o líder o responsável pela composição de sua equipe. Enfim, liderança é assumir responsabilidades enquanto os outros buscam ou inventam justificativas.

COMO EU FAÇO NA PRÁTICA?

① Inicialmente você precisa de INDICADORES, ou seja, quais são os números, as metas ou indicadores que sua empresa e sua equipe perseguem.

② De posse dos indicadores da área, faça uma análise da responsabilidade de cada membro da equipe com relação as metas e objetivos.

③ Descreva o cargo e a função em detalhes. Descreva as competências de cada membro da equipe e cruze com a descrição de cargos (peça apoio ao RH).

④ Promova o resultado através das pessoas. Avalie a capacidade individual, e coloque cada um em tarefas que realmente tragam resultados para a equipe e a empresa.

⑤ Mensure os resultados todos os dias! Promova mudança sempre que necessário, o mais rápido possível.

(14)

“Um líder deve possuir visão.

Visão de futuro.”

(15)

“Um líder deve possuir visão.

Visão de futuro.”

Um líder deve possuir visão. Visão de futuro. Ele deve saber exatamente aonde vai chegar e como conduzir sua equipe para tal caminho. A visão do líder é ampla. O líder enxerga os dois lados da moeda. Sempre! O líder enxerga as dificuldades como desafios. O líder enxerga as possibilidades de uma situação ou de um fato em específico enquanto outros poderiam apenas reclamar e ver as dificuldades.

COMO EU FAÇO NA PRÁTICA?

① O líder deve ter claramente uma visão de “FIM”. Ou seja, deve definir claramente o ponto de destino e fazer isso junto a sua equipe.

② Uma vez de posse dos objetivos individuais, é preciso fundir tais objetivos ao objetivo maior, da equipe, da empresa, da corporação.

③ Sendo assim, é preciso definir um PROPÓSITO. Um propósito, simples, completo, claro e bem definido. O propósito de uma equipe é a razão de todas as ações da equipe, é o que norteia a equipe.

④ Trace caminhos, trace opções, defina planos de ações com planos de contingência. O sucesso de um líder está pautado na quantidade de opções possíveis que o mesmo tem em mãos frente a um desafio.

(16)

“Um líder não impõe jamais.”

(17)

“Um líder não impõe jamais.”

Um líder não impõe jamais. Líder pelo cargo não necessariamente é líder. Liderança é a capacidade de subjulgar o ego em benefício daquilo que é melhor. Melhor para o grupo, para a empresa, enfim, melhor para o resultado global. Liderar pela força não gera motivação. Motivar pelo poder não é verdadeiro e não se sustenta.

COMO EU FAÇO NA PRÁTICA?

① Defina as próprias regras para sua autoliderança:

o Não julgue

o Não critique

o Não desaprove

o Não imponha suas ideias

o Discuta o Interaja o Participe o Compartilhe o Promova o Integre o Motive

② Desenvolva a humildade e a capacidade de ouvir os pequenos detalhes, de ouvir o que não está sendo dito.

(18)

“Um líder deve deve liderar de maneira

inconsciente.”

(19)

“Um líder deve deve liderar de maneira

inconsciente.”

Um líder deve liderar de maneira inconsciente. Suas ações conscientes devem ser tão comuns que suas atitudes e comportamentos já são insconscientes. O propósito do líder deve estar cravado no peito e na mente inconsciente. Isso é muito forte! Chamo esta teoria de “LEADER MIND”. É a mente inconsciente do líder em busca dos resultados mais audaciosos.

COMO EU FAÇO NA PRÁTICA?

① Desenvolva novos comportamentos e atitudes.

② Pratique os novos comportamentos e atitudes e avalie os resultados.

③ Corrija os problemas de percurso. Ajuste! Siga em frente com os novos comportamentos e atitudes.

④ Desenvolva novas competências: copie, espelhe-se, aprenda, compre, estude, enfim desenvolva novas competências! Promova mudança.

⑤ Pratique os novos comportamentos, as novas atitudes e as novas competências até se tornarem um HÁBITO.

⑥ O hábito traz a excelência e as suas ações passam a ser operadas na base inconsciente da mente, no “piloto automático”, e assim você constrói a mente inconsciente de liderança.

(20)

Pense nisso!

www.medaacademy.com.br

Referências

Documentos relacionados

 Ele estava servindo não como um filho que tem interesses em comum com o Pai, mas como um servo que está lá por obrigação, aguardando remuneração. Ele é

Eu vim tentando mostrar que há algo porque há seres que são necessários, a saber, o espaço, o tempo e as leis naturais básicas; e, assim, não poderia haver nada. E que as

MAS A DONA BARATINHA SE ASSUSTOU MUITO COM O BARULHÃO DELE E DISSE: – NÃO, NÃO, NÃO, NÃO QUERO VOCÊ, NÃO, VOCÊ FAZ MUITO BARULHÃO!. E O CACHORRO

PARÁBOLA DO SEMEADOR PARÁBOLA DO SEMEADOR Temos os que já estão como a?. Temos os que já estão como a boa boa

No Ocidente, a China recebe a maior parte das atenções; a Índia tem sido lar- gamente ignorada, sobretudo na Europa.. Aliás, a Índia é a grande omissão das

É uma pessoa forte no cinema nacional, então ninguém fala mal, senão não vai ser chamado para o próximo filme.” Bortolotto disse que o que mais gosta quando está atuando é

Entre as preocupações apontadas pela concelhia tirsense do Partido Co- munista está o estado da Estrada Na- cional 105, para a qual reclamam uma intervenção; a situação das

Paulo nos diz que nossas vidas são construídas sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e