• Nenhum resultado encontrado

VAMOS APRENDER PLANTANDO: HORTA ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VAMOS APRENDER PLANTANDO: HORTA ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

VAMOS APRENDER PLANTANDO: HORTA ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO

Lisângela Costa dos Santos¹ Jaílson Severino dos Santos ² Valdilene Maria da Silva ² 1-Supervisora PIBIB Ciências-CAV 2- Bolsistas PIBID Ciências-CAV

INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da humanidade a agricultura teve presença direta na evolução humana e na relação do homem com o meio ambiente. O método de cultivar plantas em áreas selecionadas mudou o rumo e os hábitos da humanidade. O que percebemos é que nos tempos de hoje as pessoas estão cada vez mais afastadas do campo, se habituando a viver nas grandes cidades. Com isto, acabam deixando de utilizar em suas refeições alimentos mais saudáveis, passando a incluir em sua dieta produtos industrializados e com um percentual mínimo e/ou alto de agrotóxicos. Além disso, desconhecem as técnicas de produção, a qualidade e o valor nutricional desses alimentos, além de não terem contato direto com a natureza (PIMENTA e RODRIGUES, 2011).

Então o projeto da horta escolar é muito interessante tendo em vista que além de tirar os alunos do ambiente fechado da sala de aula, ajuda no desenvolvimento da capacidade de trabalho em grupo e possibilita o contato direto com o meio ambiente e diversos aprendizados com aulas de campo sobre educação ambiental, sobre tipos de vegetais, sementes e ciclos de vida e demais características dos vegetais.

Segundo Cribb (2010),

A horta escolar é o espaço propício para que as crianças aprendam os benefícios de formas de cultivo mais saudáveis. Além disso, aprendem a se alimentar melhor, pois como se sabe, as crianças geralmente não gostam de comer verduras e legumes e o fato de cultivar o alimento que levarão para casa os estimula a comê-los, especialmente quando conhecem a origem dos vegetais e sabem que são cultivados sem a adição de insumos químicos. Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras tem sido uma das principais recomendações e um desafio para a saúde pública, Existe várias razões diferenciadas entre as

(2)

populações, para não consumirem frutas, legumes e verduras, dentre as quais, preço, conveniência, sabor entre outras (2010, p. 50).

Aprendem também sobre o valor nutricional de cada espécie trabalhada, sobre o uso de adubos orgânicos e sobre os riscos de agrotóxicos, melhorando desta forma, seus hábitos alimentares e o de suas famílias. Estimula o aproveitamento e reciclagem de materias descartáveis, como as embalagens para serem utilizados na formação dos canteiros, desenvolvendo a consciência de preservação do ambiente. “A partir das atividades desenvolvidas na horta, os alunos ficam sensibilizados com a preservação do ambiente escolar, identificando áreas degradadas nos jardins, bueiros entupidos por falta de limpeza periódica e preventiva, que impossibilita o escoamento de água da chuva ocasionando muitas vezes o empoçamento em vários pontos do colégio” (CRIBB, 2010).

A interdisciplinaridade tem como estratégia a união de diferentes disciplinas em busca da compreensão e da resolução de um problema. Nesse âmbito as diversas disciplinas não precisam se afastar de seus conceitos e métodos para contribuir com um projeto ou com a solução de algum problema como já foi mencionado.

A nossa proposta é trabalhar com esses alunos a horta escolar, um tema simples, mas que pode aproveitar de diversas maneiras, principalmente no âmbito extraclasse que é um desafio muito grande, tendo em vista romper com os paradigmas impostos pelas condições encontradas nas diversas escolas do nosso Estado. Porém, temos convicção de que este trabalho pode ser de grande valia e aprendizado e com certeza renderá bons “frutos” para estes estudantes e também para os envolvidos neste projeto.

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Levar os alunos ao conhecimento de espaços informais de ensino, trabalhando a importância do cultivo orgânico, estimulando o hábito por alimentos mais saudáveis e o trabalho em equipe.

Objetivos específicos: Trabalhar a importância do cultivo da horta escolar; Identificar o tipo de cultivo de cada leguminosa que será cultivada; Mostrar as vantagens econômicas e da saúde que se pode alcançar no âmbito familiar com o cultivo da horta; Identificar conteúdos que podem ser abordados na horta como sala de aula.

(3)

METODOLOGIA

Nesse projeto foi utilizada uma metodologia tradicional na construção de uma horta na escola. Tendo em vista que a escola disponibilizava de uma área apta para construção da horta oferecendo as condições essenciais para o desenvolvimento dos vegetais a serem plantados.

De início foi feito um levantamento sobre o espaço da escola. Feito isto, começou-se a pensar como o projeto seria implantado. Na primeira etapa foi realizada à divisão do terreno e a demarcação das leiras para o plantio. Para tanto, foram feitos três leiras com 70 cm de largura por 2 m de comprimento com espaçamento entre os mesmos de 50 cm. Ambos ficando dentro de uma área de 3,20 m por 5,40 m.

Desde então, iniciou-se um processo de inclusão dos alunos à proposta. Aos mesmos foram solicitados materiais recicláveis que poderiam ser utilizados na sementeira, como embalagens de Danone e garrafas pet. Depois de recolher o material foi feito o plantio na sementeira.

Para a segunda etapa, após demarcação do terreno, foram feitos a preparação do substrato para iniciação do plantio das sementes. Para o feito, foi usada uma proporção de 1/3, onde temos os seguintes tipos de solo e adubo que são conseqüentemente: areia ou terra, húmus (terra de minhoca), e adubo orgânico (fezes de bovinos ou caprinos).

A terceira etapa foi à escolha das sementes. Feito essa escolha, o substrato foi colocado acima na sementeira e em seguida a semente foi pressionada sobre o mesmo ate ficar totalmente coberta, porém, sem muita profundidade, para que a mesma tenha todas as condições para emersão da plântula.

No quarto passo foi feito a preparação das leiras para que desta forma, as mudas estivessem aptas para a transferência. Neste processo foi utilizado o mesmo procedimento de preparação do substrato que foi aplicado na sementeira. Em seguida, as mudas foram transplantadas para as leiras.

Após o processo de implantação das mudas, veio o de trabalhar com os alunos a responsabilidade de cuidar da horta. Esta foi à etapa que mais exigiu companheirismo e dedicação.

(4)

RESULTADOS

Notou-se um empenho por parte dos alunos em manter a horta, sempre cuidando através de capinação e irrigação. Também foi possível observar de forma clara o empenho que os alunos apresentaram em se trabalhar em equipe. Aprenderam a cuidar mais do ambiente escolar, respeitando o meio ambiente, quando referido ao lixo jogado na escola. Os mesmos entenderam que não se deve jogar o lixo no chão, nem dentro de sala de aula nem no pátio da escola. Perceberam que embalagens plásticas que antes iriam para o lixo poderiam ser reaproveitadas, sendo utilizadas na sementeira.

Além disso, proporcionou aos estudantes um contato direto com elementos da natureza, o que para muitos, era algo de fantasioso, uma vez que não se tinha nenhum contato com o plantio.

Viabilizou o processo de interdisciplinaridade, onde dentro de um único recurso se poderiam trabalhar diversos conteúdos de diversas disciplinas. Abaixo segue alguns dos conteúdos que podem ser trabalhados com a horta escolar.

DISCIPLINA: Matemática - CONTEÚDO: Área, volume, forma geométrica, medidas. DISCIPLINA: Português - CONTEÚDO: Redação sobre diversos temas, Interpretação de textos;

DISCIPLINA: Ciências – CONTEÚDOS: Tipos de solo, Sementes, Compostagem, Nutrientes (Macro e Micronutrientes), Tipos de solo, Adubação orgânica, Ciclo da cultura, A importância dos solos na reprodução de alimentos, Cuidados com a preparação dos solos, A importância de regar os alimentos, Carboidratos, Proteínas, Gorduras, Vitaminas, Minerais, Cadeia alimentar, Nutrição do ser humano, Ciclo da água, Combate as pragas e ervas daninhas, Tipos de caule, Folhas e talos, Tubérculos e raízes, Vegetais com polpa e sementes, Cadeia ecológica, Flores, Higiene no preparo das hortaliças, Como armazenar as hortaliças; DISCIPLINA: Geografia – CONTEÚDOS: Região, Tipos de plantações cultivadas; Subsistência e/ou comercialização; Fome, Distribuição geográfica.

A construção da horta se faz importante por promover a unificação de conteúdos, uma vez que, com a ajuda de um professor de matemática pôde-se fazer a separação e medição dos canteiros, do tempo de colheita, um professor de geografia pode falar melhor sobre características de clima e solo favoráveis etc. Pode-se também trabalhar sobre diversos temas além de educação ambiental, como os três “R’s”, técnicas agrícolas e boa alimentação, como fazer adubo orgânico e sobre insetos e pragas que podem vir a atacar estas plantas etc.

(5)

DISCUSSÃO

Na construção da horta, houve grande empenho dos alunos. Os mesmos se dedicaram no ato de cuidar. A capinação e irrigação aproximaram os agentes de uma realidade que até então era desconhecida. Este feito trouxe para a vida do aluno algo de novo. Aprender a respeitar a natureza, impondo limites e descobrindo técnicas que assegurem sua continuidade, é um dever que deve ser adquirido. Neste sentido, a criação da horta veio para contribuir e fortificar este pensamento de agente responsável e comprometido com o meio ambiente. Amaral et. al (2009), encontrou resultados positivos em relação a horta na escola. Seus resultados mostram que os alunos acreditam que a horta pode tornar-se um grande recurso didático para os professores, pois estimularia os alunos a consumirem alimentos saudáveis e a compreenderem a importância do ambiente e seus cuidados.

O trabalho possibilitou que houvesse uma demanda de atitude em relação ao destino dado ao lixo gerado na escola. Embalagens que antes iam ao lixo se tornaram instrumentos essenciais para a construção da sementeira, o que gerou uma maior responsabilidade ambiental diante dos alunos.

Durante o processo de construção da horta, o fato de se trabalhar com elementos da natureza, como a terra, a água, o plantio de sementes, possibilitou a geração de respeito com o meio ambiente. Ver os alunos em contato com esses elementos nos proporcionou uma sensação de realização e satisfação. Diante de tudo isto, as ações e atitudes tomadas por eles fizeram com que houvesse uma ligação amorosa com o trabalho que estava sendo desenvolvido. As atitudes de plantar, pegar na terra, irrigar, cuidar da plântula, são gestos que podem ser levados além dos muros da escola, pro seu contexto social, familiar e pessoal. Segundo os resultados alcançados por Pimenta e Rodrigues (2011), esses alimentos presentes no ambiente escolar passam a ter um novo significado para as crianças, pois elas passam a entender que, antes de chegar aos mercados, os alimentos passaram por todo o processo de “crescimento” que elas puderam vivenciar.

Diante de todas as dificuldades enfrentadas em sala de aula, a interdisciplinaridade tenta de certa forma, amenizar os impactos negativos gerados pela unificação e falta de estímulo por certas disciplinas. A mesma tem função de deixar mais leve o processo de ensino-aprendizagem, aproximando e contextualizando diversos conteúdos de diversas disciplinas. A horta possibilitou que houvesse uma interação de conteúdos, estimulando o aprendizado dos alunos. Tavares et. al (2012), aponta em seus resultados que é através da

(6)

horta que o professor coloca em prática suas capacidades de despertar o senso crítico, cooperação, curiosidade e acima de tudo, fazendo a conexão de vários conteúdos ministrados em sala de aula, trazendo para a prática, despertando valores no que se refere a proteção do meio ambiente como também uma nova consciência alimentar.

Diante do exposto, o trabalho realizado mostrou a viabilidade em diversos aspectos no âmbito escolar, o que reforça a idéia de que mais ações como estas devam ser realizadas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante a realização do projeto houve certa dificuldade quanto ao custo dos materiais. O que nos chamou a atenção foi à disponibilidade e o comprometimento dos alunos em conseguir o material junto conosco. Diante disto, afirmo que o empenho dos alunos foi de suma importância para o sucesso de todas as etapas do trabalho. Conseguir este resultado mediante a realidade escolar dos tempos modernos não é uma tarefa fácil. O que nos deixa ainda mais incentivados a buscar novas formas de ensino, visando uma melhoria significativa na vida escolar, desde o ingresso, até a formação e construção do ser.

Como sabemos, existem inúmeros espaços não-formais de ensino e que na maioria das vezes, não se precisa ir tão longe para ter acesso a esses espaços. Este projeto possibilitou que o aluo vivenciasse algo de novo, embora dentro de sua própria escola. O que queríamos mostrar é que não se precisa de muito para trazer algo de novo e diferente. Muitas vezes o recurso pedagógico está acessível, porém o professor não o enxerga.

BIBLIOGRAFIA

AMARAL, A. Q. et al. A implantação de horta orgânica como instrumento para a formação de alunos participativos. in: seminário internacional "experiências de agenda 21: os desafios do nosso tempo", 1., 2009, Ponta Grossa. Anais... . Ponta Grossa: Universitária, 2009. p. 1 - 9.

CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da Educação Ambiental e Horta Escolar na promoção de melhorias ao Ensino, à Saúde e ao Ambiente. Rempec: Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p.42-60, abr. 2010.

(7)

TAVARES, A. M. B N. et al. Educação Ambiental e Horta Escolar: novas perspectivas de melhorias no ensino de ciências e biologia. in: novas perspectivas de melhorias no ensino de ciências e biologia, 3., 2012, RJ. Anais... . RJ: UFF, 2012. p. 1 - 11.

PIMENTA, J. C.; RODRIGUES, K. S. M.. Projeto Horta Escola: Ações de educação ambiental na Escola Centro Promocional Todos os Santos de Goiânia (GO). in: ii SEAT – Simpósio de Educação ambiental e Transdisciplinaridade, 2., 2011, Goiânia. Anais... . Goiânia: UFG, 2011. p. 1 - 11.

Referências

Documentos relacionados

Lück (2009) também traz importantes reflexões sobre a cultura e o clima organizacional ao afirmar que escolas possuem personalidades diferentes, embora possam

De fato, na escola estudada, o projeto foi desenvolvido nos moldes da presença policial na escola quando necessária e palestras para os alunos durante o bimestre,

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O pesquisador, licenciado em Estudos Sociais com Habilitação Plena em História, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), concluiu, ainda, o curso de

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

Actualmente 4 agentes biológicos estão aprovados pela EMEA (agência europeia do medicamento) para o tratamento da psoríase em placas, três anti-TNFα (adalimumab, etanercept

rotundifolia on wheat (Triticum aestivum L.) coleoptile bioassays and root growth of sesame (Sesamum indicum L.) metaxylem cells.. The extraction method employed five