• Nenhum resultado encontrado

FUNDO DE PENSÕES CIN CONTRATO CONSTITUTIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FUNDO DE PENSÕES CIN CONTRATO CONSTITUTIVO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

F

UNDO DE

P

ENSÕES

CIN

CONTRATO CONSTITUTIVO

1.º

1. O Fundo de Pensões CIN, adiante designado por fundo, foi constituído no dia 31 de Dezembro de 1987 por tempo indeterminado.

2. As actuais Associadas do Fundo são:

CIN – Corporação Industrial do Norte, S.A.; Sotinco – Refinish, S.A..

CIN Indústria,SA.

3. A Entidade Gestora do Fundo é a S.G.F. – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A., com o número de 501973494 de Pessoa Colectiva, com o capital social de 1.000.000 Euros e com sede no Largo do Chiado, 12 – 4.º 1200-108 Lisboa.

2.º

1. São participantes do Fundo todos os trabalhadores que compõem o quadro do pessoal permanente das Associadas.

2. São também beneficiários do Fundo os participantes que passem a receber pensões ao abrigo do plano de pensões constante do artigo 5º, os pensionistas que se encontravam a cargo do Fundo de Pensões CIN à data da presente alteração e os pensionistas que se encontravam a cargo do Fundo SOTINCO, à data da sua extinção.

3.º

O património inicial do Fundo foi de um milhão de escudos.

4.º Constituem ainda património do Fundo:

a) as contribuições anuais realizadas pelas Associadas bem como as contribuições extrordinárias decorrentes de situações de antecipação da idade de reforma previstas no artigo 3.º do plano de pensões, e ainda, de actualizações de pensões previstas no artigo 5.º do referido plano;

b) os rendimentos das aplicações do património do Fundo;

c) o produto da alienação e reembolso de valores que o constituem;

d) o património do Fundo SOTINCO à data da sua extinção, transferido para o Fundo CIN. e) outras receitas de qualquer natureza ou proveniência que, nos termos contratuais,

(2)

5.º

1. Constitui objecto do Fundo ser o suporte financeiro e a garantia do plano de pensões que constitui uma das regalias sociais atribuídas aos trabalhadores das Associadas, nos termos dos normativos a todo o momento aplicáveis e cujo teor se encontra expresso no plano de pensões em documento complementar.

2. Constitui ainda objecto do Fundo ser o suporte financeiro e a garantia das pensões a cargo do Fundo de Pensões SOTINCO, à data da sua extinção.

6.º

A cessação do vinculo laboral entre o participante e as Associadas por livre iniciativa daquele, ou por circunstâncias que não sejam a passagem à situação de reforma por velhice, invalidez ou em caso de antecipação, exclui a expectativa da atribuição das prestações pecuniárias previstas pelo plano referido no artigo 5º.

7.º

Não podem ser concedidos, no âmbito do presente Fundo, empréstimos aos participantes.

8.º

A administração do Fundo reger-se-á pelo contrato de gestão celebrado, de acordo com a legislação em vigor, entre as Associadas e a SGF - Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A., e pelas orientações e normas regulamentares dimanadas do Instituto de Seguros de Portugal e, bem assim, subsidiariamente, as normas aplicáveis à actividade seguradora.

9.º

As Associadas serão representadas pelo órgão de gestão competente de cada empresa, ou por quem estas indicarem, no uso de poderes delegados.

10.º

1. Quer as Associadas quer a Entidade Gestora, têm a faculdade de, observado o disposto na legislação em vigor, transferir a gestão do Fundo ou o depósito dos seus valores para outra entidade gestora ou instituição depositária, respectivamente, mediante aviso à outra parte em carta registada com aviso de recepção enviada com a antecedência mínima de sessenta dias sobre a data aniversária do contrato constitutivo do Fundo.

2. O não cumprimento do prazo estabelecido no número um fará incorrer a parte faltosa na obrigação de pagar à outra parte, a título de indemnização, uma importância igual à dos encargos de gestão dos últimos doze meses de vigência do contrato. Exceptua-se deste ponto a denúncia por mútuo acordo.

(3)

1. O Fundo dissolve-se nos termos da lei e, designadamente:

a) pela realização do seu objecto ou por este se tornar impossível; b) por extinção das Associadas;

c) por acordo entre as partes envolvidas atentos os condicionalismos de ordem jurídica, social e económica, se tal for contratual e legalmente possível;

d) na falta de meios financeiros que determine a impossibilidade do Fundo garantir o cumprimento das respectivas obrigações.

2. A extinção do Fundo será formalizada através do respectivo contrato de extinção, mediante prévia autorização do Instituto de Seguros de Portugal.

3. Incumbe à entidade gestora proceder à liquidação do património do Fundo, o que deverá fazer no prazo máximo de seis meses a contar da data de assinatura do contrato de extinção, e aplicar o respectivo produto nos termos do artigo subsequente, se outro não for o regime imposto por lei.

12.º

1. No caso da extinção do Fundo, a sua liquidação será efectuada nos termos legais e contratuais.

2. No caso de extinção ou abandono de uma das Associadas, os critérios para determinação do valor do património afecto a cada Associada, à data de extinção ou de saída, serão os seguintes:

a) valor do Fundo será afecto, em primeiro lugar, às responsabilidades respeitantes aos beneficiários e aos participantes com idade superior ou igual a 65 anos em situação de reforma adiada, continuando a cargo do Fundo o pagamento das respectivas pensões, enquanto devidas. A correspondente solvência, passará a ser responsabilidade das Associadas que permaneçam no Fundo;

b) o valor remanescente, calculado à data da extinção, será comparado ao valor actual das responsabilidades por serviços passados com os participantes, apurado na mesma data, determinando-se o nível de financiamento do Fundo para activos;

c) o valor do património afecto à Associada extinta será igual ao valor das responsabilidades por serviços passados com participantes que se mantenham ao seu serviço, multiplicado pelo nível de financiamento calculado de acordo com a alínea anterior, com um máximo de 100%;

d) aos participantes que transitem da Associada extinta para outra Associada, o valor do património que lhes corresponder permanecerá no Fundo;

e) ao património correspondente aos restantes participantes, ser-lhe-á dado o destino que a Entidade Gestora determinar com o prévio assentimento do Instituto de Seguros de Portugal;

3. Os métodos e pressupostos de cálculo utilizados para o efeito deverão ser iguais aos utilizados na última avaliação actuarial para determinação das contribuições referidas na alínea a) do artigo 4.º.

(4)

13.º

Quaisquer modificações às cláusulas do presente contrato, para além do acordo das partes, dependem de aprovação prévia do Instituto de Seguros de Portugal.

14.º

Todas as questões entre as partes emergentes do presente contrato, quer de natureza contenciosa em sentido estrito, quer de qualquer outra natureza, decorrentes da interpretação, integração ou execução das respectivas disposições, incluindo a sua actualização ou revisão, serão dirimidas por recurso à arbitragem.

15.º

1. O Tribunal Arbitral será constituído por três árbitros, sendo nomeados um por cada uma das partes, e o terceiro, que presidirá, por acordo entre aqueles dois, ou na falta de acordo, pelo Presidente do Tribunal da Relação.

2. A escolha das regras do processo arbitral e do lugar de funcionamento do Tribunal compete aos árbitros.

3. São aplicáveis à presente convenção de arbitragem as disposições supletivas da Lei número trinta e um, barra, oitenta e seis de vinte e nove de Agosto.

(5)

DOCUMENTO COMPLEMENTAR

Nos termos da resolução do Conselho de Administração as Associadas consideram-se obrigadas a pagar, aos trabalhadores do activo, um pensão de reforma, independente das pensões da segurança social, logo que eles passem à situação de reforma por velhice, invalidez ou antecipada.

Tal obrigação será garantida por um Fundo nos termos do seguinte plano:

1º Definições

1. Salário pensionável: o salário ilíquido mensal, ou seja o salário base excluindo todas as outras remunerações, vezes 14.

2. Salário Base: para efeitos de preceituado no nº 1 anterior, entende-se por salário base a soma do vencimento mensal mais a média das comissões dos últimos 12 meses. No caso de ocorrer um período de baixa médica, ou outra situação similar, nos 12 meses que antecedem a data de reforma, serão considerados para o cálculo da média das comissões os 12 meses que antecederam a baixa médica.

3. Data normal de reforma: a data adoptada pela segurança social (actualmente a data em que perfaz 65 anos).

4. Reforma por invalidez: considera-se como invalidez a situação em que o trabalhador fica impossibilitado de exercer qualquer ocupação remunerada.

5. Reforma antecipada: pensão de reforma atribuível antes do trabalhador atingir a data normal de reforma.

6. Beneficiário: a pessoa que após a reforma passa a receber regularmente uma pensão.

Pensão garantida

1. É garantida aos beneficiários o pagamento de uma pensão independente da segurança social cujo montante é igual a 0,5% por ano de serviço, num máximo de 12,5%, calculado sobre o salário pensionável à data da reforma.

2. O direito à pensão vence-se logo que o trabalhador: a) atinja a data normal de reforma;

b) entre numa situação de invalidez absoluta e definitiva.

É condição para o pagamento da pensão que o trabalhador cesse as suas funções nas Associadas na data em que for concedida a reforma por velhice ou na data da fixação da incapacidade para o caso de invalidez.

3. Para efeitos da pensão por velhice, o trabalhador que não pedir até à data normal de reforma a passagem a essa situação perde o direito aos benefícios previstos neste plano, a

(6)

4. Para efeitos da contagem do número de anos de serviço, é considerado o tempo de serviço nas Associadas, adicionado ao tempo de serviço nas empresas SOTINCO e LACOSE, entretanto extintas.

5. No caso de um beneficiário, cujo pagamento da pensão se venha a iniciar após o dia 21 de Dezembro de 2005, passar a integrar, através de um contrato de trabalho, o quadro de colaboradores de qualquer outra entidade que se insira no mesmo ramo de negócio, que não as Associadas do Fundo, a pensão será paga até ao fim do mês que se segue à data de início do referido contrato de trabalho, sendo depois suprimida.

6. A supressão da pensão referida no ponto anterior só poderá ser efectivada se alguma das Associadas do Fundo fornecer um meio de prova que comprove que o beneficiário se encontra ao serviço de uma entidade concorrente das Associadas.

7. As Associadas do Fundo poderão autorizar a continuidade do pagamento da pensão aos beneficiários que reúnam as condições para a sua supressão, desde que sejam apresentadas garantias objectivas de que a actividade na entidade concorrente das Associadas não as prejudica.

Antecipação de Reforma

Por acordo entre a empresa e o trabalhador, poderá o Fundo pagar uma pensão calculada com base no parágrafo 2º, antes da data normal de reforma, desde que, para o efeito: 1. Tal decisão seja comunicada à Sociedade Gestora com antecedência não inferior a 60 dias.

2. Existam ou sejam entregues ao Fundo os meios financeiros adequados.

Pagamento de Pensões

As pensões serão pagas directamente pela Sociedade Gestora pelo meio considerado pela empresa e por esta mais expedito e cómodo para os beneficiários.

Actualização de Pensões

O presente plano não prevê actualização automática de pensões em pagamento. Todavia, poderão as Associadas, por deliberação expressa da administração e desde que assim o entendam, decidir aumentar as pensões em pagamento, desde que, para o efeito:

1. Tal decisão seja comunicada à Sociedade Gestora com antecedência não inferior a 60 dias.

(7)

Efeitos Retroactivos

As alterações ao artigo 1.º e aos n.os 1, 2 e 3 do artigo 2.º do plano de pensões CIN

introduzidas aquando da alteração ao Contrato Constitutivo de 31 de Dezembro de 1996, produziram efeito retroactivamente a 27 de Junho de 1994.

Referências

Documentos relacionados

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

3 Caliente aceite en un wok o una sartén, ponga en él la carne y dórela a fuego vivo unos 2 minutos sin dejar de remover.Añada la pasta de curry y mézclela bien; incorpore luego

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

Quando comparadas as freqüências de obe- sidade abdominal (CC>80 cm) entre os grupos de paridade, o maior potencial efeito da paridade foi observado entre as mulheres na faixa

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

repercussão geral da questão objeto de recurso extraordinário, a pré-existência da jurisprudência consolidada é ponto enfrentado, ainda que por motivos diversos.

O investimento em unidades de participação pelo OIC, com o limite referido de 20%, só poderá ocorrer em organismos de investimento coletivo autorizados nos

O objetivo geral do Coletivo da Cidade é promover atividades socioeducativas, tendo base em vivências comunitárias, visando à aquisição de conhecimentos (científicos,