• Nenhum resultado encontrado

A VALIDAÇÃO DE PROJETO EM EMPRESAS CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A VALIDAÇÃO DE PROJETO EM EMPRESAS CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A VALIDAÇÃO DE PROJETO EM EMPRESAS

CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS

Adriano Felice CAZET

Engenheiro Civil, consultor de empresas

Rua Tamandaí, 320/ap. 302 – Santa Maria – RS – E-mail: technica@claro.com.br

Sidnei da Silva LOVATTO

Eng. Civil, consultor de empresas, mestrando pelo PPGEP da UFSM Rua Dom Pedro I, 384 – Santa Maria – RS – E-mail: technica@claro.com.br

Margaret Souza Schmidt JOBIM

Eng. Civil, Msc. Eng. Civil, professora e pesquisadora pela UFSM

Rua Francisco Manuel, 328 – Santa Maria – RS – E-mail: mssjobim@sm.conex.com.br

RESUMO

É crescente o número de empresas de construção civil e escritórios de projeto brasileiras envolvidas no processo de certificação pela NBR ISO 9001 e qualificação pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H. Um dos requisitos exigidos para o efetivo controle do processo de projeto é a validação de projetos. De acordo com a NBR ISO 9001:2000, validação é a “comprovação, através do fornecimento de evidência objetiva, de que os requisitos para uma aplicação ou uso específicos pretendidos foram atendidos”. Este trabalho pretende discutir a importância do processo de validação de projetos, a forma de validação dos projetos em diferentes empresas da construção civil e apresentar uma proposta para a validação de projetos em empresas construtoras incorporadoras, a partir da experiência vivenciada pelos autores durante o desenvolvimento e implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade.

1. DEFINIÇÕES

1.1. Validação

Segundo a NBR ISO 9000:2000, validação é a “comprovação, através do fornecimento de

evidência objetiva, de que os requisitos para uma aplicação ou uso específicos pretendidos foram atendidos”. De acordo com HOUAISS (2001), validação é “ato ou efeito de validar, de tornar válido, legítimo. Aprovação, comprovação, confirmação.”.

1.2. Verificação

Segundo a NBR ISO 9000:2000, verificação é a “comprovação, através de fornecimento de

evidência objetiva, de que os requisitos especificados foram atendidos”. De acordo com HOUAISS

(2001), verificação é o “ato ou efeito de verificar, averiguação, exame.”.

2. A VALIDAÇÃO DE PROJETO COMO REQUISITO DA NBR ISO 9001:2000

A validação de projeto é apresentada como requisito mandatório pela NBR ISO 9001:2000 para empresas construtoras incorporadoras que visam a certificação de seu Sistema de Gestão da Qualidade:

(2)

“A validação de projeto e desenvolvimento deve ser executada conforme disposições planejadas, para assegurar que o produto resultante é capaz de atender aos requisitos para aplicação especificada ou uso intencional, onde conhecido. Onde for praticável, a validação deve ser concluída antes da entrega ou implementação do produto. Devem ser mantidos registros dos resultados de validação e de quaisquer ações necessárias.”

Validação é portanto, o processo de verificar se o produto final será capaz de atender, ou atende, em uso intencional e/ou pretendido, às necessidades dos clientes, sendo esta a principal diferença em validação e verificação de projetos, a qual consiste na comprovação de que os requisitos de entrada estabelecidos para os diversos estágios do projeto, são atendidos.

3. PRINCIPAIS PONTOS CRITICOS A SER CONSIDERADOS NA VALIDAÇÃO DE

PROJETOS

Devido a algumas particularidades da Construção Civil no Brasil, algumas considerações devem ser feitas inicialmente com relação a alguns pontos críticos no processo de validação de projetos:

3.1. Identificação das necessidades dos clientes

De acordo com KOTLER (1994), a satisfação do consumidor é o nível de sentimento de uma pessoa resultante da comparação do desempenho de um produto em relação às suas expectativas. Fica evidente portanto, que a partir do momento que as necessidades e expectativas dos clientes são conhecidas e agregadas aos produtos, o nível de sua satisfação aumenta. Identificar as necessidades e expectativas dos clientes finais é com certeza é a principal dificuldade encontrada pelas empresas da construção civil na concepção de um novo empreendimento. Desde 1995 vêm sendo desenvolvidos trabalhos de pesquisa nesta área financiadas por entidades como SINDUSCON´s e SECOVI´s, porém as variáveis utilizadas não são suficientemente abrangentes para definir conjuntos de necessidades e expectativas dos clientes.

3.2. Seleção tecnológica

Segundo BARROS (1996), inovação tecnológica no processo de produção de edifícios é o “aperfeiçoamento tecnológico, resultado de atividades de pesquisa e desenvolvimento internas ou externas à empresa, aplicado ao processo de produção do edifício objetivando a melhoria de desempenho, qualidade ou custo do edifício ou de uma parte do mesmo”. Desta forma, é evidente a importância de uma adequada seleção tecnológica de modo a propiciar um aumento no desempenho e da qualidade do empreendimento, de modo que possam refletir em um atendimento às necessidades identificadas dos clientes. A fase de projeto e concepção do empreendimento é a mais indicada para a determinação da seleção tecnológica, já que esta pode estabelecer requisitos específicos que devem ser atendidos para a sua perfeita utilização e desempenho eficaz. Eventuais ensaios tecnológicos podem ser necessários para determinar qual solução tecnológica é a mais adequada para atender a um requisito específico do cliente. Neste caso, estes ensaios devem ser levados em consideração na validação do projeto.

3.3. Uso de protótipos

A própria norma estabelece que preferencialmente (e onde possível), a validação dos projetos deva ser realizada em estágios anteriores à entrega e uso do produto. Para isto, devem ser desenvolvidos protótipos e comparados seus resultados com relação às necessidades dos clientes identificadas nas fases iniciais e com resultados de desempenho de produtos similares. A maioria das empresas construtoras incorporadoras têm optado pela utilização de apartamentos-modelo como forma de divulgação do seu produto estes protótipos podem ser utilizados para identificar o atendimento a diversas expectativas e necessidades dos clientes previamente, porém

(3)

não em sua totalidade devido ao fato das condições de uso pretendido não poderem ser simuladas na sua totalidade.

3.4. Validação única

Muitas empresas em processo de certificação têm optado por realizar uma validação única no controle do processo de projeto do seu Sistema de Gestão da Qualidade. O momento definido pelas empresa para a realização da sua validação é variado, ocorrendo principalmente duas escolhas: ou uma validação anterior ao início da produção ou uma validação posterior a todo o processo de projeto e produtivo, com o resultado da avaliação pós-ocupação. Independentemente da escolha, é visível que em ambas o processo de validação de projeto fica deficiente e desperdiça oportunidades de melhoria tanto no Sistema de Gestão da Qualidade da empresa, quanto nos empreendimentos por ela desenvolvidos.

No caso de validações anteriores à produção, normalmente tem-se utilizado de resultados de pesquisas de A.P.O. de empreendimentos similares juntamente com a realização de uma análise crítica dos projetos do empreendimento em questão antes da liberação para a produção. O principal ponto a ser observado é que a análise crítica de projetos antes da produção tem o principal enfoque de avaliar a efetiva compatibilização entre os projetos, que apesar de auxiliar no atendimento futuro das expectativas dos clientes, por si não fornece informações que garantam uma validação eficaz dos projetos. Já as validações únicas após a conclusão do empreendimento, são estruturadas nas avaliações pós-ocupação do empreendimento, ficando assim a empresa sem uma ferramenta que possa indicar possíveis desvios de rumo com relação às necessidades e expectativas dos clientes ainda na fase de projeto, o que pode acarretar na não validação do projeto pelo cliente em algum item específico que poderia ter tido um tratamento diferenciado na fase de projeto e desenvolvimento.

Muitos organismos de certificação têm aceitado estas formas de validação nos SGQ baseados na NBR ISO 9001:94. Observa-se que a partir da migração para a NBR ISO 9001:2000 esta visão tende a ser alterada tanto em função da mudança do enfoque da norma – de Garantia da Qualidade (1994) para Gestão da Qualidade (2000) –, quanto na maior experiência adquirida pelos organismos certificadores no setor da construção civil.

4. O PROCESSO DE VALIDAÇÃO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Para que possa ser estabelecido um processo de validação eficaz, todos os pontos críticos identificados anteriormente devem ser analisados e devidamente tratados pela empresa construtora e incorporadora. Para isto, existe uma sequência de atividades a ser abordadas para a efetiva validação dos projetos da empresa:

4.1. Definição do método de identificação das necessidades dos clientes

O primeiro passo para um processo de projeto e consequentemente uma validação eficaz, é a correta determinação das necessidades e expectativas dos clientes. Certamente será uma ferramenta única que fornecerá todas as informações necessárias, mas sim um conjunto de ações devidamente planejadas no Sistema de Gestão da Qualidade da empresa, como:

- Realização de Avaliações Pós-Ocupação nos empreendimentos concluídos;

- Estruturação e implantação de pesquisas mercadológicas que forneçam o perfil dos clientes, incluindo suas necessidades;

(4)

- Implantação de pesquisas em plantões de venda e unidades-modelo durante a execução dos empreendimentos para coletar informações que determinem as necessidades e expectativas dos clientes, observando-se que muitos destes clientes serão os próprios usuários finais do empreendimento.

4.2. Método de validação de projetos

Identificadas as necessidades e expectativas dos clientes, pode-se dar início ao processo de validação dos projetos dos empreendimentos de empresas construtoras e incorporadoras. Observando-se as dificuldades impostas à construção civil de uma validação única no processo de projeto, devem ser estabelecidas validações parciais de projeto além da validação final.

Planejamento da validação dos projetos

Logo no planejamento inicial do processo de projeto, ou seja, no estabelecimento do macro-fluxo do processo de projeto, onde são definidas todas as grandes etapas do processo e suas atividades, desde a definição do empreendimento até a avaliação após o uso, a validação final e todas as validações parciais devem ser programadas, incluindo os responsáveis pela sua realização e todos os envolvidos no processo de validação.

Validações parciais de projeto

Com a finalidade de oportunizar a determinação de melhorias ao longo do processo de projeto e garantir uma validação final dos projetos, ou seja, determinar que o projeto atende às necessidades e expectativas de uso por parte dos clientes, devem ser determinadas validações parciais nos diferentes estágios de projeto. Estas validações parciais devem abranger:

• Comparar as soluções de projeto com os resultados dos métodos estabelecidos para a identificação das necessidades e expectativas dos clientes;

• Realização de ensaios técnicos necessários para a determinação de uma seleção tecnológica eficaz;

• Realizar uma análise das alterações de projeto ocorridas tanto em empreendimentos concluídos como em empreendimentos em execução;

• Verificar os resultados das Verificações e Análise Crítica de Projeto;

Todos os dados obtidos devem ser registrados para manutenção do conhecimento. Após a realização da(s) validação(ões) parcial(is) dos projetos, os mesmos são enviados para a produção para que a mesma seja iniciada.

Validação final de projeto

Após a conclusão final do empreendimento, deve ser realizada a validação final do projeto do empreendimento. Esta validação é conduzida analisando-se os dados das pesquisas de avaliação pós-ocupação, de modo a determinar se o produto atende às necessidades dos clientes, e comparar os resultados com as validações parciais realizadas, para identificar possíveis pontos de melhoria e retroalimentação de projetos futuros. Todos os dados obtidos devem ser registrados como evidência da realização da validação e para manutenção do conhecimento, inclusive das ações determinadas como necessárias.

(5)

5. CONCLUSÕES

Pelo exposto neste artigo, observa-se a importância da validação de projetos no processo de projeto de empreendimentos e no Sistema de Gestão da Qualidade de uma empresa construtora incorporadora como um todo. Devido ao fato da sua íntima relação com os requisitos de aplicação ou uso do cliente, permite que ações de melhoria possam ser tomadas, podendo ir desde a análise da eficácia do método de identificação dos requisitos e necessidades dos clientes para empreendimentos futuros, até a avaliação das atividades do processo de projeto e do empreendimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROS, Mércia M. S. Bottura. Metodologia para implantação de tecnologias construtivas

racionalizadas na produção de edifícios. Tese (Doutorado), São Paulo, EPUSP, 1996.

GARCIA MESEGUER, A. Controle e garantia da qualidade na construção. São Paulo, SindusCon-SP/Projeto, 1991.

HOUAISS, A. et al., Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1ª ed. Objetiva, Rio de Janeiro, 2001.

JOBIM, M.S.S. et al., Caracterização das preferências dos potenciais compradores de imóveis em

Santa Maria, RS. Santa Maria, ASCON/SM - NORIE/UFRGS. Nov.1995.

JURAN, J.M. A qualidade desde o projeto: os novos passos para o planejamento da qualidade em

produtos e serviços. Pioneira, São Paulo, 1992.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 4a ed., Atlas, São Paulo, 1994.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), há uma tendência explícita no aumento da participação dos aposentados e pensionistas na

Durante o desenvolvimento do Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem – Atenção Psicossocial foi possível aprimorar o conhecimento na área da saúde

Entendendo a epidemia da aids na terceira idade como uma problemática de saúde pública no Brasil, que necessita de políticas públicas eficientes no que se refere à prevenção

EMENTA. Agravo de instrumento do reclamado-rito sumaríssimo- compensação dos honorários advocatícios sucumbenciais arbitrados à parte beneficiária da justiça gratuita

Nesse sentido, em que pese as inúmeras vantagens que as criptomoedas oferecem, como os baixos custos para a realização de transações, ou a sua utilização

Por fim, o trabalho apresenta a prática pedagógica interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Física e Filosofia, desenvolvidas com os estudantes de uma turma do

O homem moderno não se comunica mais com o louco: de uma parte há o homem da razão, que delega a loucura ao médico e que autoriza apenas a relação com

A fim de saber se os usuários consideravam a iluminação do ambiente adequada às tarefas que estes têm que desenvolver, a resposta foi a seguinte: para 50% dos externos e também 50%