• Nenhum resultado encontrado

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 005/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 005/2016"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES

EDITAL Nº 005/2016

1. ABERTURA

O Diretor Geral do IFBA Campus Jacobina, no uso de suas atribuições, faz saber que, através do Serviço Social, estão abertas as inscrições para o Programa de Assistência e Apoio ao Estudante, aos estudantes regularmente matriculados neste campus (2016.2), observando os critérios abaixo referendados pelas Diretrizes para Política de Assistência Estudantil do IFBA, aprovadas no Conselho Superior em 26/10/2010.

A divulgação do PAAE 2016.2 será feita pelo site do IFBA, avisos no campus, nas aulas inaugurais e folders.

2. DO PROGRAMA E SUAS MODALIDADES

Ao Programa de Assistência e Apoio aos Estudantes caberá desenvolver ações de seleção e acompanhamento dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, podendo inseri-los, de acordo com sua demanda e vagas disponíveis, em uma das seguintes modalidades de bolsas e/ou auxílios, observando o perfil e necessidade dos estudantes.

BOLSAS E AUXÍLIOS DO PAAE (APENAS UMA POR ESTUDANTE):

Auxílio Transporte: Disponibiliza auxílio financeiro mensal para contribuir com custeio do deslocamento do estudante no trajeto domicílio – IFBA. Terão prioridade os estudantes cujos municípios de domicílio não oferecem transporte escolar até o IFBA. Valor: Até 20% do salário mínimo vigente para estudantes que residem em Jacobina e até 30% do salário mínimo vigente para os que residem em outro município.

Auxílio Moradia: Disponibiliza auxílio financeiro mensal para contribuir com despesas mensais referentes à moradia do estudante. Terão direito a esse auxílio,

(2)

prioritariamente, os estudantes oriundos de outros municípios ou estudantes que morem em Jacobina e não residam com familiares. Será exigido mensalmente o recibo do aluguel.

Valor: Até meio salário mínimo vigente, não devendo, portanto, cobrir todas as despesas com a moradia.

AUXÍLIOS COMPLEMENTARES (QUE PODEM SER ACUMULADOS COM UMA DAS BOLSAS OU AUXÍLIOS EXPOSTOS ACIMA).

Aquisições (Almoxarifado Social): Disponibiliza material de Desenho Técnico e itens do fardamento escolar com o objetivo de contribuir para melhor desenvolvimento das atividades escolares do estudante. Os itens são autorizados pelo Serviço Social, condicionados a entrevista social e entregues pelo Almoxarifado Social em um único atendimento. Apenas um item pode ser liberado por estudante por ano letivo.

Auxílio Cópia e Impressão: Disponibiliza cópias e impressões para os estudantes bolsistas com o objetivo de contribuir com os materiais didáticos específicos do seu curso e seus estudos. Serviço disponível na reprografia do Campus, sendo a cota mensal de 70 (setenta) cópias e 30(trinta) impressões. Os estudantes não selecionados para bolsas e auxílios poderão ser incluídos apenas neste. O horário e critério de atendimento são de responsabilidade exclusiva da reprografia do Campus.

3. DURAÇÃO DA BOLSA

O tempo de duração das bolsas e auxílios dependerá da disponibilidade financeira e do término do ano letivo. Desta forma, estimamos o recebimento dos recursos a partir do mês de novembro do ano de 2016 até o último mês do ano letivo de 2016.

Este tempo poderá ser alterado após avaliações periódicas do Serviço Social e Direção Geral, observando questões como: frequência dos estudantes, regularidade das informações prestadas pelo estudante, especificidades dos auxílios, disponibilidade financeira institucional, dentre outros.

4. NÚMERO DE BOLSAS E AUXÍLIOS

A quantidade de bolsas e auxílios será definida pelo orçamento destinado a assistência estudantil no ano de 2016 e com base na demanda apresentada pelos estudantes. Somente após as entrevistas sociais será divulgado o número de bolsas e auxílios.

(3)

A seleção obedece as seguintes etapas:

ESTUDANTES INGRESSOS EM 2016.2:

1. Inscrição: através de preenchimento do formulário socioeconômico, agendamento da entrevista social e providência dos documentos comprobatórios;

2. Entrevista social e entrega dos documentos, agendada previamente e realizada exclusivamente por profissional de Serviço Social do campus Jacobina com o estudante.

OBS: Não serão aceitas, em hipótese alguma, inscrições com formulários e documentações incompletas. As cópias dos documentos entregues nesta seleção não serão devolvidas ao final do processo, pois devem ficar arquivadas na pasta do estudante com acesso restrito aos profissionais de Serviço Social do IFBA.

3. Resultado Final por ordem de classificação e por bolsa/auxílio, de acordo com as vagas disponíveis.

6. DAS DATAS E PRAZOS DA SELEÇÃO

ATIVIDADE PRAZO LOCAL

Lançamento do edital 03 de outubro Site do IFBA e Mural

Divulgação 03 de outubro Salas de aula

Inscrições (entrega do formulário preenchido e dos documentos

necessários)

03 a 07 de outubro Recepção/Protocolo

Entrevistas 13 e 14 de outubro Setor Multidisciplinar Resultado do processo seletivo Até 31 de outubro Procurar

pessoalmente o profissional de

Serviço Social

(4)

CONDIÇÃO NO FORMULÁRIO DOCUMENTOS

Para todos os estudantes Comprovante de matrícula 2016.2

Estudante menor de 18 anos RG e CPF

Estudante maior de 18 anos RG,CPF,CTPS(identificação e último contrato de trabalho)

Para todos os estudantes Cartão do banco ou documento oficial com dados bancários

Estudante que reside de aluguel Contrato e recibo do aluguel referente ao mês atual

Estudante que solicitar auxílio moradia Deve apresentar todos os documentos da família onde morava (documentos pessoais, renda e despesas) e ainda da moradia em Jacobina (contrato e recibo de aluguel, além dos

documentos pessoais e de renda se houverem outros moradores); RG do proprietário do imóvel. Para todos os Estudantes Contas de Coelba e Embasa

Estudante que registrar número fixo de telefone Apresentar conta de telefone Estudante que registrar ter despesa com

financiamento ou empréstimo

Apresentar comprovante do financiamento ou empréstimo

Estudante casado Apresentar Certidão de Casamento ou declaração de união estável

Estudante separado Apresentar Certidão de casamento averbada ou declaração de separação

Estudante com Ensino Fundamental Completo Apresentar histórico Estudante com Ensino Médio Completo Apresentar histórico Se o estudante tiver filhos menores de 18

anos

RG ou Certidão de Nascimento

Comprovante de frequência escolar. Se a escola for privada, comprovante também da mensalidade do mês atual.

Se o estudante tiver filhos maiores de 18 anos

RG, CPF, CTPS

Se estuda: Comprovante da instituição de ensino. Se for privada: comprovante também da mensalidade do mês atual.

Se o estudante afirmar estar em Programas Sociais do governo

Cartão do benefício e extrato com valor recebido.

Se o estudante trabalha Trabalho Formal: comprovante de renda dos três últimos meses.

Imposto de renda do exercício do ano anterior.

(5)

anexo) ou recibos

Declaração de Autônomo (modelo em anexo) Se o estudante é aposentado ou recebe

pensão

Apresentar extratos atuais com valores

Se o estudante faz estágio ou participa de programas/projetos

Apresentar contrato e extrato com valor recebido do mês atual

Aos demais membros da família REPETIR SITUAÇÃO DE TRABALHO E CONDIÇÕES DE SER MENOR OU MAIOR DE 18 ANOS (TUDO QUE ESTÁ EM VERMELHO)

Se marcar situação de saúde (estudante ou membro familiar)

Laudo médico ou similar que ateste a situação informada

Obs: Conforme a situação apresentada pelo estudante, no decorrer do processo seletivo, o Serviço Social poderá solicitar outros documentos comprobatórios.

8. DO PAGAMENTO DAS BOLSAS E AUXÍLIOS

As bolsas e auxílios não terão pagamento retroativo aos meses que tiveram início o ano letivo.

Os estudantes contemplados com as bolsas e os auxílios terão que realizar abertura de conta bancária. A abertura de contas é de responsabilidade de cada estudante.

Os estudantes bolsistas devem ficar atentos aos prazos de pagamentos informados pelo Serviço Social, visto que não há como definir data específica para o recebimento e não haver possibilidade de entrar em contato individualmente devido o quantitativo de estudantes bolsistas.

9. DO ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA

O estudante selecionado terá acesso aos benefícios após participação obrigatória na primeira reunião do Programa e após assinar o termo de compromisso referente à sua bolsa/auxílio. Os menores de 18(dezoito) anos devem comparecer acompanhados dos responsáveis. Deve complementar dados referentes à conta bancária em seu próprio nome, bem como outros documentos de acordo com a modalidade de auxílio e/ou bolsa. Caso contrário, perderá a vaga para a qual foi selecionado.

O estudante bolsista PAAE 2016.2 deve estar ciente que as informações do Programa sempre serão divulgadas no mural físico da escola, não podendo, portanto, alegar não ter

(6)

conhecimento das informações.

A participação nas reuniões mensais e atividades propostas pelo Programa são condições para permanência no mesmo, logo, o acompanhamento sistematizado do PAAE será planejado pelo Serviço Social e amplamente divulgado. O acompanhamento social será realizado através de:

- Encaminhamentos internos ao setor pedagógico, dentre outros e externos (Instituições partícipes da rede socioassistencial municipal, estadual, dentre outras);

- Atendimentos individuais a estudantes e famílias ( responsáveis pelos estudantes bolsistas);

- Reuniões com as famílias (responsáveis pelos estudantes bolsistas); - Reuniões temáticas com os estudantes bolsistas mensalmente;

- Cobrança de comprovantes e frequência dos estudantes pela assistente social.

Jacobina, 03 de outubro de 2016.

Serviço Social Diretor Geral IFBA/Campus Jacobina

(7)
(8)

DECLARAÇÃO DE IMÓVEL COMPARTILHADO

Declaro, para fins de apresentação ao processo de análise socioeconômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Jacobina, que compartilho com (nome do (a) es-tudante) ..., Matricula... o imóvel localizado no Endereço: ...Nº:... Bairro:... Cidade/UF:...CEP... NOME COMPLETO DO (A)

DECLA-RANTE RG CPF DESEMBOLSO MENSAL (R$) ASSINATURA 1. 2. 3. 4. 5.

Anexar, obrigatoriamente, a cópia do RG do(a)s Declarante(s)

Assumo a responsabilidade de informar imediatamente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec-nologia/IFBA, câmpus Jacobina, alteração dessa situação, apresentando a documentação comprobatória.

(Cidade/UF) ___________________, _____ de ______________ de 2016.

___________________________________________________________ Assinatura do(a) estudante ou responsável legal

(9)

DECLARAÇÃO DE ALUGUEL

Eu,... RG ...CPF ..., declaro, para fins de apresentação ao processo de análise socioeconômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Jacobina, que o(a) estudante e/ou sua família representada por srº(a)... resi-de(m) em imóvel de minha propriedade localizado no endereço (rua, nº, bairro, cida-de/UF)... ...na condição de in-quilino desde ______/_____/_____ até a presente data.

Assumo a responsabilidade de informar imediatamente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFBA, campus Jacobina, alteração dessa situação, apresentando a documentação com-probatória.

DADOS DO(A) ESTUDANTE

NOME: ... MATRÍCULA...

(Cidade/UF) ________________, _____ de ______________ de 2016.

____________________________________ Assinatura do(a) declarante

(10)

DECLARAÇÃO DE DESEMPREGO

Eu, ... RG: ... CPF: ...,... declaro sob as penas das Leis Civil e Penal que não recebo atualmente salários, proventos, pensões, aposentadorias, benefícios sociais, comissões, pró-labore, rendimentos do trabalho informal ou au-tônomo, rendimentos auferidos do patrimônio e quaisquer outros.

Assumo a responsabilidade de informar imediatamente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFBA, câmpus Jacobina, alteração dessa situação, apresentando a documentação com-probatória.

DADOS DO(A) ESTUDANTE

NOME: ... MATRÍCULA...

(Cidade/UF) ____________________, _____ de _____________ de 2016.

________________________________________ Assinatura do(a) declarante

(11)

DECLARAÇÃO RENDA

PARA TRABALHADORES INFORMAIS OU AUTÔNOMOS

Eu, ... RG: ... CPF: ...,... declaro sob as penas das Leis Civil e Penal que exerço atividade informal ou autônoma na função de: ... com rendimento mensal aproximado de R$ ...

( ) Não possuo endereço comercial fixo.

( ) Endereço comercial: ... nº: ... Cidade/UF:... telefone: (...) ... (...) ...

Assumo a responsabilidade de informar imediatamente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFBA, câmpus Jacobina, alteração dessa situação, apresentando a documentação com-probatória.

DADOS DO(A) ESTUDANTE

NOME: ... MATRÍCULA...

(Cidade/UF) ____________________, _____ de _____________ de 2016.

________________________________________ Assinatura do(a) declarante

(12)

DECLARAÇÃO DE RENDA TRABALHADORORES RURAIS

Eu, ... RG: ... CPF: ...,... declaro sob as penas das Leis Civil e Penal que exerço a função de trabalhador rural no.endereço... nº..., cidade: ... UF... telefone( )... Celular(...) ...Com essa atividade tenho um

rendimento mensal aproximado de R$

...

Assumo a responsabilidade de informar imediatamente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFBA, Campus Jacobina, alteração dessa situação, apresentando a documentação com-probatória.

DADOS DO(A) ESTUDANTE

NOME: ... MATRÍCULA...

(Cidade/UF) ____________________, _____ de _____________ de 2016.

________________________________________ Assinatura do(a) declarante

(13)

DECLARAÇÃO DE IMÓVEL CEDIDO

Eu, ... RG: ... CPF: ..., declaro sob as penas das Leis Civil e Penal que estou cedendo meu imóvel localizado no Endereço: ... ... Nº: ... Bairro: ... Cidade/UF:... desde _____/_____/_____.

Assumo a responsabilidade de informar imediatamente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec-nologia/IFBA, Campus Jacobina, alteração dessa situação, apresentando a documentação comprobató-ria.

DADOS DO (A) ESTUDANTE

NOME: ... MATRÍCULA...

(Cidade/UF) _________________________ de ______________ de 2016.

____________________________________ Assinatura do(a) declarante

(14)

DECLARAÇÃO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA

Eu, ______________________________________________________________________, inscrito sob o CPF nº _______________________, declaro, para fins de apresentação ao processo de análi-se socioeconômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus

Jaco-bina, que recebo pensão alimentícia, no valor de

R$_________________________________________________________ mensal, do(a) Sr.º(a) _______________________________________________________________________________.

Assumo a responsabilidade de informar imediatamente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFBA, Campus Jacobina, alteração dessa situação, apresentando a documentação com-probatória.

DADOS DO(A) ESTUDANTE

NOME: ... MATRÍCULA...

(Cidade/UF) __________________,_____ de ______________ de 2016.

__________________________________________________ Assinatura do(a) declarante

(15)

DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA

Eu, __________________________________________________________________, inscrito no CPF nº __________________________ e no RG nº _____________________________________, (profissão) ________________________________, residente e domiciliado(a) no endereço (Rua, nº, bairro, cidade, estado)__________________________________________________ ________________________________________________________________________,declaro contribuir financeiramente com o repasse mensal, aproximado, de R$ ________________, visando colaborar com as despesas do(a) estudante e/ou do núcleo familiar, representado por (nome e CPF) _________________________________________________________________.

Assumo a responsabilidade de informar imediatamente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolo-gia/IFBA,Ccampus Jacobina, alteração dessa situação, apresentando a documentação comprobatória.

DADOS DO(A) ESTUDANTE

NOME: ... MATRÍCULA...

(Cidade/UF) ___________________, _____ de ______________ de 2016.

_________________________________________________ Assinatura do(a) declarante

(16)

DECLARAÇÃO

IMÓVEL OCUPADO IRREGULARMENTE

Eu, ... RG: ... CPF: ...,... declaro sob as penas das Leis Civil e Penal que o imóvel em que resido desde ____/____/____, en-contra-se irregular. Esse imóvel não tem escritura ou contrato de compra e venda e localiza-se no Endereço: ... Nº: ...Bairro: ... Cidade/UF:...

Assumo a responsabilidade de informar imediatamente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFBA, Campus Jacobina, alteração dessa situação, apresentando a documentação com-probatória.

DADOS DO(A) ESTUDANTE

NOME: ... MATRÍCULA...

(Cidade/UF) __________________,____de _________________de 2016.

___________________________________________________ Assinatura do(a) declarante

(17)

DECLARAÇÃO

DE NÃO POSSUIR CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL

Eu, _______________________________________________________________, inscrito(a) sob CPF N.º ____________________, declaro, para fins de apresentação ao processo de análise socioe-conômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, que não possuo Cartei-ra de TCartei-rabalho e Previdência Social (CTPS).

Assumo a responsabilidade de informar imediatamente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFBA, Campus Jacobina, alteração dessa situação, apresentando a documentação com-probatória.

DADOS DO(A) ESTUDANTE

NOME:...MATRÍCULA...

(Cidade/UF) _____________________, _____ de ______________ de 2016.

___________________________________________________ Assinatura do(a) declarante

(18)

DECLARAÇÃO DE SEPARAÇÃO

Eu, ______________________________________________________________________, inscri-to(a) sob o CPF___________________________, RG _________________________, declaro sob as penas da lei, que me encontro separado(a) maritalmente de (nome do cônjuge) ______________________________________________, desde ______________________ (data).

Assumo a responsabilidade de informar imediatamente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec-nologia/IFBA, Campus Jacobina, alteração dessa situação, apresentando a documentação comprobató-ria.

DADOS DO(A) ESTUDANTE

NOME: ... MATRÍCULA... (Cidade/UF) _____________________, _____ de ______________ de 2016. ________________________________________________ Assinatura do Declarante Testemunhas: 1. __________________________________ _______________________________ (nome por extenso) (assinatura)

Identidade nº ___________________ CPF nº_____._____._____-_____ 2.

________________________________ _______________________________ (nome por extenso) (assinatura)

(19)

DECLARAÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL

Eu,_____________________________________________________________________________, inscrito sob o CPF__________________________RG_________________________, e_______________________________________________________________ (nome do cônjuge), inscrito sob o CPF ______________________, RG _______________________, declaramos, sob as penas da lei, que convivemos em União Estável desde ____________________ (data), de natu-reza familiar, pública e duradoura com o objetivo de constituição de família, nos termos dos artigos 1.723 e seguintes do Código Civil.

Assumo a responsabilidade de informar imediatamente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFBA, Campus Jacobina, alteração dessa situação, apresentando a documentação com-probatória.

DADOS DO(A) ESTUDANTE

NOME: ... MATRÍCULA...

(Cidade/UF) __________________,____de ______________ de 2016.

____________________________ _____________________________ 1º Declarante (assinatura) 2º Declarante (assinatura)

Testemunhas:

1. __________________________________ _______________________________ (nome por extenso) (assinatura)

Identidade nº ___________________ CPF nº_____._____._____-_____

2. _________________________________ _______________________________ (nome por extenso) (assinatura)

(20)

DECLARAÇÃO

DESEMPREGO COM CARTEIRA DE TRABALHO RETIDA PELO

EM-PREGADOR

Eu, ... RG: ... CPF: ...,... declaro sob as penas das Leis Civil e Penal que minha Carteira de Trabalho nº: ...encontra-se retida para fins de ... ... pela empresa abaixo citada:

DADOS DA EMPRESA

Nome: ... Endereço: ... Fone: (...) ... (...) ...

Declaro, ainda, que a referida atividade foi exercida até ____/____/____ (Somente, quando for o caso).

Assumo a responsabilidade de informar imediatamente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFBA, Campus Jacobina, alteração dessa situação, apresentando a documentação com-probatória.

DADOS DO(A) ESTUDANTE

NOME: ...MATRÍCULA...

(Cidade/UF) ____________________, _____ de ______________ de 2016.

_______________________________________ Assinatura do(a) declarante

Referências

Documentos relacionados

Logo, o presente estudo, trata-se de uma pesquisa de campo realizada com base em uma análise qualitativa, que busca apresentar as características e os detalhes das

- Sujete la herramienta firmemente y recueste la base metálica a la pieza que se vaya a trabajar; Mantenga el disco de corte alejado de la pieza antes de prender el equipo;. -

Os prazos para a integralização dos Cursos de Pós-Graduação iniciam-se no mês de matrícula e terminam com o depósito da Dissertação, Tese ou trabalho de conclusão

Os discentes de cursos de mestrado poderão candidatar-se à transferência (mudança de nível) do Mestrado para o Doutorado no mesmo Programa, segundo as normas

documentos comprobatórios apresentados pelo candidato no ato da inscrição. Os critérios de avaliação para esta prova estão explicitados no item 5 deste edital. Será realizada na

profissional ou função por eles exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos; (BRASIL. 12), “o princípio da

Para obter esclarecimentos adicionais, sobre este ou qualquer outro assunto, ou efetuar sugestões, e para que o possamos servir melhor e mais eficazmente, sugerimos que visite o site

O Projeto do Observatório Ambiental montou um laboratório de geomática com a finalidade de colaborar na produção, sistematização, transposição didática, socialização de dados