• Nenhum resultado encontrado

Anemia infecciosa eqüina - Comentário sobre a epidemiologia e controle

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Anemia infecciosa eqüina - Comentário sobre a epidemiologia e controle"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Anemia infecciosa eqüina - Comentário sobre a epidemiologia e controle

EDSON DE FARIA 1

JOSÉ ROBERTO PINHODE ANDRADE LIMA2

EsAEx – Escola de Administração do Exército, Rua Terrritório do Amapá, Nº 455, Pituba, Salvador, Brasil Edson_defaria@hotmail.com 1

Jose_roberto70@hotmail.com 2

Resumo. Este trabalho aborda o aspecto epidemiológico acerca da anemia infecciosa eqüina, bem

como o mecanismo de controle da mesma, com a finalidade de monitorar sua incidência e traçar medidas de controle nos quartéis onde há criação de eqüinos. Foram utilizados estudos bibliográficos a respeito do assunto. Porém, constatou-se a dificuldade de se compilar os dados nacionalmente .

Palavras-chaves:anemia, equino

Abstract. This work is about the epidemic aspect of equine infections anemia, as well as its control

mecanism, in order to monitor its incidence and to trace control measures in the quaters where there is equine creation. Bibliographical studies about tjhis subjects were made. How ever, it was difficult to gether data nationally.

Key words.anemia, equine

: 1. Introdução

Conhecida também como febre dos pântanos ("swamp fever"), porque nas áreas pantanosas a população de insetos hematófagos é muito grande e os animais ficam mais expostos à contaminação, a

Anemia Infecciosa Eqüina (AIE) é uma doença

essencialmente crônica, embora possa se apresentar em fases hiperaguda, aguda e subaguda. A sintomatologia caracteriza-se por episódios febris, perda de peso, debilidade progressiva, icterícia das mucosas, edemas subcutâneos e anemia.

O interesse pelo estudo dessa afecção surgiu da necessidade de monitorar sua incidência nos territórios de cria de eqüinos pelo Exército brasileiro. Ressalte-se a dificuldade de obtenção de dados, tanto no Ministério da Saúde, como no Ministério da Agricultura no sentido de apresentar dados os mais atualizados possíveis, sendo objetivo deste trabalho comentar acerca da epidemiologia da doença, bem como o que vem sendo feito para controla-la.

Conforme os estudos de Carvalho Jr (1998), no Brasil, a existência da doença, foi admitida em 1952, em São Paulo. Porém só em 1967 ela foi oficialmente reconhecida através de lesões anatomo-patológicas de animal necropsiado no Jockey Clube do Rio de Janeiro.

Em 1976, um surto de grandes proporções ocorreu na região do pantanal mato-grossense. Sendo uma área predisponente à população de vetores hematófagos, um grande número de eqüídeos foi dizimado pela AIE, acreditando-se que outras

doenças típicas da região estivessem associadas com anemia infecciosa, enfraquecendo ainda mais o estado geral dos animais, advindo então a morte.

No Brasil, devido às peculiaridades semelhantes entre o vírus da AIE e o da AIDS, a doença é também conhecida como "AIDS do cavalo", especialmente nas regiões sul e sudeste.(CARVALHO,1998).

2.Desenvolvimento 2.1 Considerações iniciais

Preliminarmente é importante definir sinteticamente a doença ora estudada - a anemia Infecciosa Eqüina (A.I.E.) é uma afecção cosmopolita dos eqüinos, causada por um RNA-vírus da família Retroviridae , subfamília Lentavirinae, gênero Lentivírus, mede em torno de 90-200 nm e tem um envelope que envolve a área central; é muito resistente, sobrevivendo por várias horas quando exposto à luz solar e por, pelo menos, 15 minutos, quando fervido (Corrêa & Corrêa, 1992).

2.2- Etiologia

Segundo o que ensina Carvalho (1998) a etiologia viral foi estabelecida no início do presente século por dois pesquisadores, que demonstraram que o agente era infeccioso e filtrável. Em 1961, KOBAYASHI realizou estudos da propagação viral "in vitro", logrando êxito nas culturas de medula óssea e de leucócitos. Os trabalhos de Kobayashi foram a base

(2)

para propagação viral "in vitro". O vírus RNA da AIE tem uma estreita afinidade com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), verificada através de análises antigênicas e genéticas. A reatividade sorológica cruzada entre o vírus da AIE e o da imunodeficiência humana tem sido documentada. As lentiviroses induzem infecções persistentes em seus hospedeiros naturais, lançando substanciais desafios para o desenvolvimento do imunógeno. O vírus sofre mutação antigênica logo após sua entrada no organismo do animal, provocando a formação de novas variantes e impossibilitando qualquer tratamento ou vacinação, como ocorre na síndrome da imunodeficiência adquirida, AIDS. As partículas virais mostram considerável pleomorfismo, embora a maioria delas seja esférica com diâmetros entre 50 a 200 nm e possuindo um envelope de 7 a 9 nm de espessura.

O vírus é resistente à tripsina porém sensível ao éter; tem comportamento alterado quando submetido a pHs ácidos ou alcalinos; é muito estável a baixas temperaturas, podendo ser estocado a -200C por

longos anos sem perder sua infectividade. É inativado quando submetido a 56° C por 60 minutos; exposto à luz solar durante 30 a 60 minutos, é destruído. O núcleo contém a enzima transcriptase reversa. O vírus da AIE se propaga mais lentamente que os demais e para sua multiplicação depende da síntese do DNA. Morfologicamente é muito semelhante ao vírus da "visna". Um mesmo animal pode albergar duas variantes do vírus em seu organismo, concomitantemente. Há uma variedade grande de variantes e elas são antigenicamente diferentes entre si. Essa variação antigênica representa o maior obstáculo ao desenvolvimento de vacinas. Várias tentativas nesse sentido foram e vêm sendo realizadas, sem contudo se lograr o êxito desejado.

A persistência do vírus nos cavalos infectados pode ser explicada de várias maneiras: o vírus pode ser estranho em seu comportamento físico e químico; se multiplicar intracelularmente onde não é atingido pelos anticorpos neutralizantes; ser infectante e alterar a imunocompetência celular; os anticorpos dirigidos contra o vírus são raros e ineficientes; uma ou duas dessas possibilidades podem se combinar e atuar conjuntamente. A anemia é característica fundamental da AIE e é o resultado de dois mecanismos gerais, sendo o mais importante a hemólise intra e extravascular mediada por mecanismos imunológicos.

Na patologia desta doença não só o agente causa depressão da medula óssea hematopoética e diminuição da duração normal das hemácias circulantes, como também a doença desencadeia fenômenos de imunopatologia. Anticorpos aderem aos glóbulos vermelhos, sensibilizando-os e então há fixação de C' 3 e talvez outras frações do complemento e conseqüente hemólise intra e extravascular. A intermitência de sintomas deve-se a que o vírus continua a multiplicar-se no interior das

células do reticulo-endotelial em ritmo lento, quando há alto nível de anticorpos.

O cavalo doente é o principal elo na cadeia epidemiológica. O eqüinos são os únicos animais suscetíveis ao vírus da AIE e não há contágio direto de um animal a outro. Estudos epidemiológicos têm demonstrado que os vetores naturais envolvidos são os Dípteros, incluindo-se a mosca dos estábulos (stomoxys calcitrans) e a mosca do cavalo (Tabanus sp). Ambos caracterizam-se pela hematofagia e telmofagia em conseqüência à picada dolorida que conduz o cavalo a defender-se dos vetores.

O vírus no aparelho bucal da mosca do cavalo perde a infectividade antes de 4 horas.

Uma barreira espacial em torno de 200 metros entre os animais positivos e os negativos pode reduzir a probabilidade de transmissão. Entretanto, tal distância poderia ser facilmente transposta pelos vetores carreados por ventos fortes. Há indícios de que os tabanídeos voltem a se alimentar no mesmo cavalo quando a distância entre os mesmos é maior que 36 metros. A transmissão pode ocorrer artificialmente, através de material cirúrgico infectado, como agulhas hipodérmicas, sonda esofagiana, trocater e, ainda, aparadores de casco, arreios, esporas e outros fomites contaminados. A esterilização de todo material utilizado nos eqüinos é muito importante, haja vista que o vírus resiste á 560C por 60 minutos. O homem atua na transmissão e

disseminação da doença por diversas maneiras: quando não utiliza agulhas hipodérmicas descartáveis, por ocasião da colheita de material de vários animais para fins de diagnóstico; quando por razões econômicas ou sentimentais não permite o sacrifício de seu animal infectado, pondo em risco seu próprio plantel e rebanhos de propriedades adjacentes.

É muito comum a transmissão da égua para o potro; se a égua estiver clinicamente doente, ela poderá infectar o potro de duas maneiras: intra-uterinamente, transferindo o vírus para o feto, ou logo após o nascimento, através do colostro. Entretanto, pode ocorrer que a égua passe para o potro somente anticorpos pelo colostro.

O grande temor dos criadores e proprietários é encontrar um garanhão infectado. O animal desse porte exige intensos cuidados, haja vista representar um grande investimento. A possibilidade dele se infectar ocorre ainda quando é jovem, misturado com outros cavalos. O garanhão, no momento da cobertura pode transmitir a anemia infecciosa se estiver numa fase de viremia, isto é, quando há uma exacerbação do vírus no organismo do animal e grande quantidade de vírus no sêmen. Se estiver numa fase crônica, será difícil ocorrer a transmissão. O período de incubação da anemia infecciosa é variável e depende da dose infectante com que o animal se infectou; pode ser de 3 a 70 dias, porém a média é de 15 a 20 dias. Uma vez infectado, o cavalo torna-se um portador permanente da AIE, independente da ausência ou severidade dos

(3)

sintomas, passando a ser um foco em potencial, e por isto deve ser eliminado.

A anemia infecciosa eqüina é hoje diagnosticada pela prova de imunodifusão em gel de ágar, específica para o vírus da doença, conhecida mundialmente como "teste de Coggins".

O transporte e a movimentação de eqüinos ficam condicionados à obtenção do atestado negativo do "teste de Coggins". Somente laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento é estão autorizados a emitir estes atestados. Para fins de viagens, ingresso em exposições e similares, o atestado válido por 60 dias. Para as entidades controladas como sociedades hípicas, jockey- clubes e afins, a validade é de 180 dias. Embora o "teste de Coggins" seja reconhecido como de alta sensibilidade e especificidade, pode algumas vezes apresentar resultados equivocados, especialmente pela leitura e interpretação subjetivas do médico veterinário habilitado.

O imunosorbente ligado a enzimas competitivas (C-ELISA), é um teste imunoenzimático, rápido e sensível, porém menos específico, e apresenta como vantagens leitura e interpretação após duas horas, permitindo a realização de um grande número de testes, principalmente a nível de campo, com a finalidade de levantamentos sorológicos.

3. Defesa Sanitária

A AIE apresenta sérias implicações produtivas, comerciais e políticas como perda de peso e morte dos animais, prejuízo na capacidade de trabalho, diminuição do valor de mercado dos animais. O Brasil, visando o combate, criou em 1979, a Comissão Nacional de Anemia Infecciosa Eqüina (CECAIE). Segundo essa comissão, em cada unidade da Federação, o combate seria feito através da Comissão Estadual da Anemia Infecciosa Eqüina.

É importante ressaltar, que existe hoje um comércio clandestino de animais, praticado por ciganos, e evidenciado pelos responsáveis técnicos dos laboratórios e por nosso pessoal regional, principalmente nas regiões do Norte, Nordeste, Noroeste e Centro-oeste. Neste sentido, as normas restritivas referentes à obrigatoriedade de apresentação de exame negativo para AIE, para o trânsito interestadual e participação em eventos oficiais (Exposições, Feiras, Rodeios, etc.), não são por si só, barreiras sanitárias suficientes para impedir a expansão dos focos da doença para outras regiões dentro do Estado. Daí a urgência em implementar ações mais efetivas no controle desta infecção.

3.1 - Dados estatísticos regionais

A legislação brasileira de saúde animal considera a anemia infecciosa eqüina como de notificação obrigatória, devendo o médico veterinário comunicar aos órgãos de Defesa Sanitária Animal qualquer eqüíno positivo para essa enfermidade. No entanto,

nota-se a dificuldade na obtenção de dados atualizados, junto aos órgãos governamentais.

Através de dados obtidos junto à Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura e Abastecimento, foi possível realizar uma estimativa da incidência da AIE no período de 1974 a 1993, nas cinco regiões brasileiras. O rebanho eqüídeo, até 1991, com dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 9.615.845 cabeças. Nesses 20 anos, 3.553.626 animais foram testados, obtendo-se 2,64% de positivos, sendo que 8,47% foram sacrificados. Verificou-se que as regiões sul e sudeste realizaram mais de 50% do número total de eqüinos examinados, demonstrando que criadores e proprietários eram mais sensíveis quanto aos perigos da alarmante propagação da AIE em suas propriedades. O resultado obtido demonstrou a distribuição da doença nas regiões do Brasil:

NORTE 11,51%, NORDESTE 3,36%, CENTRO OESTE 8%, SUDESTE 0,43%, SUL 0,32%.

3.2 - Epidemiologia da AIE em Minas Gerais

Devido a dificuldade encontrada em se descrever um panorama da situação epidemiológica da AIE em todos os estados do Brasil,, transcrevemos aqui a situação do Programa Nacional de Controle da Anemia Infecciosa Eqüina desenvolvida pelo Serviço de Sanidade Animal em Minas Gerais – 2000. Segundo o Relatório de AIE produzido pelo SSA-MG a prevalência de animais positivos foi respectivamente de 0,29 % e 0,24 % no biênio 1998-1999, em um universo de 28.530 soros testados pela prova de IDGA. No período de janeiro a outubro de 2000, em um total de 18.173 soros examinados, 56 foram positivos, representando uma prevalência de 0,31% de animais reativos ou positivos, mostrando que quadro epidemiológico da AIE em Minas permaneceu sem grandes alterações. Alterações mais acentuadas no quadro epidemiológico são observadas quando comparamos os resultados obtidos para o período de 1973 - 1991, mostrando prevalência de 4.25% em um universo de 61.558 soros testados (Bevilacqua, 1993).

O programa desenvolvido pelo grupo de trabalho do SSA-DFA-MG mantém como atividades de rotina a produção de relatórios epidemiológicos mensais através dos relatórios de resultados de exames enviados pelos laboratórios credenciados, orientação técnica aos veterinários de campo em caso de foco (Portaria 77, de 28/09/92), bem como fiscalização e monitoramento de laboratórios credenciados, em conjunto com o LARA/PL.

A rede de laboratórios credenciados, após intenso trabalho de recadastramento realizado nos anos de

(4)

1998-1999, encontra-se em conformidade com a legislação vigente (Portaria 84, de 19/10/92). Foi essencialmente devido a esse trabalho de nivelamento básico da rede de laboratórios de AIE, desenvolvido e implementado pelas técnicas Doriléia O. Resende e

Solange Olinda, e eleito pela Coordenação Geral de

Laboratórios em Brasília como referência nacional, que é possível hoje, realizarmos um monitoramento mais específico, envolvendo os técnicos do SSA-MG lotados em nossas regionais, que também estão sendo treinados para o exercício desta atividade.

A CECAIE-MG, o mais importante instrumento de normatização e gerenciamento ao combate da AIE, encontra-se desativada. O estabelecimento de normas internas de atuação da CECAIE para o Estado de Minas Gerais é de vital importância para que possamos levar a termo uma política sanitária de controle da infecção no Estado. É praticamente impossível disciplinar procedimentos de conduta ética veterinária e estabelecer normas e metas de controle para AIE, que determinem confiabilidade ao sistema Diagnóstico – Defesa Sanitária, sem a participação efetiva de todos os seguimentos envolvidos com este problema, ou seja: órgão responsável pela sanidade animal em Minas (IMA), Serviço de Sanidade Animal (SSA-MG), Conselho Regional de Medicina Veterinária, Associação de Criadores de Cavalos, LARA/PL e Laboratórios de AIE credenciados, além de veterinários e proprietários em nível de campo.

Até o momento, não existe uma definição por parte das autoridades competentes sobre normas e procedimentos legais para atuação em focos, ficando a critério do proprietário a definição sobre a conduta a tomar. Neste sentido, mesmo quando por iniciativa própria há concordância do proprietário com o sacrifício dos animais reativos, nós não podemos afirmar que ocorreu necessariamente a remoção de um foco da doença. Isso porque, não há nenhuma norma legal, que determine a obrigatoriedade de testar todo o rebanho eqüino na área de foco e perifoco. Dessa forma, não há meios legais, que possibilitem a geração de informações mais precisas e agilização recursos técnico-finaceiro, necessários à fundamentação e implementação de ações sanitárias de controle dos focos.

4. Medidas profiláticas de controle

Conforme Carvalho (1998) o animal infectado é o principal elemento na disseminação, e sua identificação no "teste de Coggins" é o ponto de partida para qualquer medida profilática. O animal deve ser isolado, impedindo-se sua movimentação e, posteriormente, sacrificado. Outros fatores contribuem para o alastramento da AIE: concentrações de animais, como em cavalgadas, enduros, romarias, onde a maioria de animais não foi testada laboratorialmente. Tropas de rodeio se deslocam de uma cidade para outra e se desviam da fiscalização, mantendo muitas vezes animais

contaminados em sua tropa. Toda vez que for detectado um foco em uma propriedade, ela é interditada até que todos os animais sejam examinados pelo teste sorológico. Simultaneamente, animais de propriedades vizinhas (perifoco) deverão ser examinados. Na situação em que o proprietário não permitir que o animal seja sacrificado, a propriedade ficará interditada por tempo indeterminado e o responsável estará sujeito a sanções referentes aos infratores das normas de Defesa Sanitária Animal, estabelecidas no Código Penal Brasileiro.

Algumas recomendações para a prevenção da doença se fazem necessárias: não permitir a entrada e permanência de eqüinos estranhos na propriedade, mesmo que seja só para servir de passagem para outra região; ao se introduzir no plantel um novo animal, a não ser que venha com o atestado negativo do "teste de Coggins", deve-se mantê-lo isolado durante 30 dias até a realização de um novo exame; controlar e combater com repelentes a população de moscas hematófagas; colocar bovinos no meio do rebanho eqüino, a fim de se interromper a transmissão mecânica pelas moscas; desinfetar constantemente estábulos e boxes com caiação, remover a cama e pincelar as paredes com facho de fogo; utilizar sempre material descartável, como agulhas hipodérmicas, especialmente na colheita de material em série para exame laboratorial. Exigir o atestado negativo do exame sorológico para efeito de qualquer transação, compra, venda ou coberturas; se o animal for competir em outros municípios, na sua volta submetê-lo a um exame laboratorial após 30 dias, a fim de se verificar sua sanidade, recordando que o período de incubação da AIE pode ser de 15 a 20 dias para o aparecimento de anticorpos. Criadores e proprietários devem manter uma vigilância constante de seus rebanhos, pois os mesmos se constituem em valioso patrimônio à eqüinocultura brasileira. Para as características diferenciais da doença, de acordo com os principais ecossistemas do país, tipos de exploração econômica, manejo e finalidade dos animais, densidade populacional e outros fatores condicionantes da cadeia epidemiológica da anemia infecciosa eqüina, é necessária a elaboração de uma política sanitária rígida e atuante, capaz de atenuar a magnitude deste problema em todo o território nacional.(CARVALHO JR.,1998).

5. Conclusão

O trabalho ora apresentado não logrou o êxito esperado em virtude da dificuldade em se reunir dados estatísticos em nível nacional acerca da AIE. Mesmo após a solicitação aos órgãos responsáveis de compila-los. Deve-se ressaltar também que o espaço de tempo para a realização de uma pesquisa de campo foi insuficiente, optando-se pela pesquisa apenas de cunho bibliográfico, mesmo esta foi prejudicada, devido às razões já descritas.

(5)

Resta alertar aos quartéis, nos locais de identificação de focos, acerca das medidas de controle de vetores, de deslocamento dos animais entre os quartéis, principalmente os que se localizam no Pantanal mato-grossense, além da importância de exames periódicos “coggins”.

Referências

AILEO, Susan E. Manual Merck de Veterinaria, 8 ed. 2001.

CARVALHO JR., Orêncio Máximo de. Anemia

Infecciosa Equina: A AIDS do Cavalo. Revista de Educação continuada do CRMV-SP. V.1,n.1, 1998.

Disponível em:

<http://www.geocities.com/~esabio/equinos/anemia infecciosa2.htm/> Acesso em 28 nov. 2001. CARVALHO JR., Orêncio Máximo de. Boletim

(6)

ANEXO I

RELATÓRIO ATIVIDADES ANEMIA INFECCIOSA EQÜINA PERÍODO: JANEIRO A OUTUBRO 2000

Laboratórios existentes 37

Renovações de credenciamento 01

Credenciamento em trâmite 03

Descredenciamento em trâmite 02

ATIVIDADE Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Total

Fiscalizações de laboratórios 01 05 11 17 Renovação de credenciamento 01 01 02 Solicitação de credenciamento 03 03 Solicitação de descredenciamento 02 02 Treinamentos em serviço * 05 09 11 Reuniões * 01 01 01 01 01 05 Atendimento direto ao Público*** 05 05 10 10 15 45 Relatórios 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 11

*Técnicos do SSA nas Representações regionais e Responsáveis Técnicos de Laboratórios

** (1) No SSA-DFA-MG (2) Com Coordenação Geral de Laboratórios e o SSA's e Coordenação de Eqüinos DDA-DF

*** Orientações técnicas

SITUAÇÃO DA ANEMIA INFECCIOSA EM MINAS GERAIS NO PERÍODO DE JANEIRO A OUTUBRO DE 2000

MESES Total de

Exames Focos Casos %Positivos Sacrificados

(7)

Fev 1038 02 04 0,39 -Mar 1521 02 02 0,13 -Abr 1536 03 04 0,26 -Mai 2047 04 06 0,29 -Jun 2249 03 03 0,13 01 Jul 2487 03 03 0,12 -Ago 2250 02 03 0,13 -Set 2355 00 00 0,00 -Out 2048 04 29 1,42 05 TOTAL 18.173 25 56 0,31 07

DISTRIBUIÇÃO DE FOCOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS-Jan/Out/2000

LOCALIZAÇÃO Focos identificados Casos Sacrifícios

Águas Formosas 01 01 -Almenara 01 02 -Aparecida do Norte* 01 01 -Arinos 06 29 -Betim 03 03 01 Caraí 01 01 01 Carlos Chagas 01 02

-Entre Rios de Minas 01 01

-Itabirito 01 01

-Nanuque 03 04

-Manga 01 01

(8)

-Teófilo Otoni 01 02

-Uberlândia 01 05 05

Unaí 02 02

-TOTAL 25 56 07

Foco identificado em Laboratório localizado em São Paulo

Referências

Documentos relacionados

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

Ao fazer pesquisas referentes a história da Química, é comum encontrar como nomes de destaque quase exclusivamente nomes masculinos, ou de casais neste caso o nome de destaque

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Retirada de 01 (um) condutor por vão de rede primária 0,10 Retirada de 02 (dois) condutores por vão de rede primária 0,11 Retirada de 03 (três) condutores por vão de rede primária

Pedro Fonseca | Grupo Português de Neuroftalmologia José Moura Pereira | Grupo Português de Glaucoma João Pereira Figueira | Grupo Português de Retina-Vítreo Maria João Quadrado