• Nenhum resultado encontrado

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA

AGR99006 - DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

N

Noommee ddoo((aa)) AAlluunnoo((aa))

Número da matrícula (Cartão UFRGS)

“Título do Trabalho”

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA

AGR99006 - DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO

N

Noommee ddoo((aa)) AAlluunnoo((aa))

Número da matrícula (Cartão UFRGS)

“Título do Trabalho”

Supervisor de campo do Estágio: Nome e titulação Orientador Acadêmico do Estágio: Nome e titulação

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

Prof(a) ... Depto A (Coordenador(a)) Prof(a) ... Depto B

Prof(a) ... Depto C Prof(a) ... Depto D Prof(a) ... Depto E Prof(a) ... Depto F

(3)

AGRADECIMENTOS (Opcional)

Esse item pode ser omitido. Se o estagiário optar pelo uso dos Agradecimentos, pode, nesta seção, utilizar linguagem pessoal.

(4)

APRESENTAÇÃO (Opcional)

Esse item pode ser relatado usando linguagem pessoal. O aluno pode discorrer sobre a motivação para a escolha do local e do tema do estágio, sobre suas ambições, anseios e perspectivas para a vida profissional. O aluno também poderá discorrer sobre a importância das atividades desenvolvidas para a sua futura atuação profissional, seu nível de segurança ou de insegurança ao estar prestes a receber o diploma de engenheiro Agrônomo.

Não repetir aqui as informações que são dadas no item INTRODUÇÃO OBS.: Este item é mais de caráter pessoal e não deve ultrapassar uma página

(5)

RESUMO

Deverá ter no máximo 10 linhas, contendo o local de realização do estágio, os objetivos previstos, as principais atividades realizadas e uma síntese dos resultados alcançados.

(6)

LISTA DE TABELAS

Página 1. Título da Tabela ... 10 2. Título da Tabela ... 11

(OBS.: Caso não houver tabelas no corpo do documento, obviamente esta página será suprimida)

(7)

LISTA DE FIGURAS

Página 1. Título da Figura ... 11 2. Título da Figura ... 11

(OBS.: Caso não houver figuras no corpo do documento, obviamente esta página será suprimida)

(8)

SUMÁRIO

Página

1. Introdução ... 9

2. Caracterização do meio físico e socioeconômico da região de realização do trabalho ... 9

3. Caracterização da instituição de realização do trabalho ... 10

4. Referencial teórico do assunto principal ... 10

5. Atividades Realizadas ... 11

5.1 Atividade 1 (a mais importante) ... 11

5.2 Atividade 2 ... 11 5.3 Atividade 3 ... 11 5.4 Outras atividades ... 11 6. Discussão ... 12 7. Considerações finais ... 12 Referências Bibliográficas ... 14 Apêndices ... 14 Anexos ... 14

A partir do próximo item – INTRODUÇÃO – numerar as páginas no canto superior direito da página com números arábicos.

(9)

1. INTRODUÇÃO

Descrever resumidamente sobre a importância do tema escolhido para o estágio e da região ou local de realização. Pode discorrer sobre a motivação para a escolha do local e do tema do estágio.

Informar o local (município, estado, país, ...) e o período (do dia tal ao dia tal, total de horas de estágio) em que foi(foram) realizado(s) o(s) estágio(s).

Concluir o item com o objetivo do(s) estágio(s).

2. CARACTERIZAÇÃO DO MEIO FÍSICO E SOCIOECONÔMICO DA REGIÃO DE REALIZAÇÃO DO TRABALHO

Caracterizar clima, solo, aspectos socioeconômicos, o que mais influi no agronegócio do município ou da região e outros aspectos que julgar interessante e que forem pertinentes ao estágio (como por exemplo, infraestrutura de estradas, transporte, comercialização, etc...)

Listar um item para cada aspecto abordado.

Dependendo do tema principal do estágio esse item pode ser suprimido ou adaptado. Se o estágio foi realizado numa empresa de larga abrangência (uma multinacional, p. ex.) de atuação em vários municípios ou em vários estados ou países, esse item deve ser ajustado às condições.

Se o estágio foi realizado numa instituição de crédito agrícola com atuação em uma região bastante ampla (todo o Estado, p. ex.), esse item talvez não caiba no contexto e pode ser suprimido.

Evite descrições amplas, muito detalhadas para esse item. O mesmo serve apenas para contextualizar o ambiente em que foi realizado o estágio. OCUPAR 1-2 PÁGINAS DO DOCUMENTO ESCRITO

(10)

3. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE REALIZAÇÃO DO TRABALHO

Descrever os aspectos importantes da instituição, sua atuação, o seu histórico (se for o caso) e a importância da sua atuação local, regional, nacional ou internacional.

OCUPAR NO MÁXIMO 1-2 PÁGINAS DO DOCUMENTO ESCRITO.

4. REFERENCIAL TEÓRICO DO ASSUNTO PRINCIPAL

Fazer uma revisão bibliográfica (3-5 páginas) bem fundamentada do estado atual do assunto ou tema principal em que versou o estágio. Tudo que foi extraído de algum texto, boletim, ou página da web, deve ser citada a fonte.

Citações no texto podem ser de instituições (IBGE, 2009) ou de autores (Endsfeltz, 1997; Agassi & Bradford, 1999; Streck et al., 2008). Dentro do texto, também pode ser usada das seguintes formas: “ ... conforme Agassi & Bradford (1999)”; “De acordo com vários autores (Silva & Pacheco, 1999; Ferreira et al., 2010; Sanchez et al., 2011), ...”.

Evite excesso de literatura consultada na internet; busque, sempre que possível, a fonte original da informação usada. Especialmente, não faça cópias literais de livros e páginas de internet, em hipótese alguma...

Não esquecer as referências bibliográficas ao final. Todas as informações usadas na revisão devem ser referenciadas. Informe-se, principalmente, a respeito de como referenciar corretamente as informações extraídas de sites da Internet.

Fontes de tabelas ou figuras, quando não forem de autoria do estagiário, também devem ser referenciadas. Em tabelas ou gráficos extraídos de outros autores, colocar a fonte abaixo.

(11)

5. ATIVIDADES REALIZADAS

Descrever com os detalhes mais importantes as atividades desenvolvidas durante o período de realização do estágio. Relatar por atividade ou por tema. A ordem cronológica não precisa, necessariamente, ser seguida.

Deixar bem caracterizado na descrição o tipo de participação do(a) estagiário(a) na atividade relatada: apenas observação, supervisão, acompanhamento de trabalho de equipe institucional, execução de fato da atividade, etc.

Nesse item podem ser colocados dados obtidos, levantamentos realizados, ilustrações pertinentes com Tabelas, Gráficos, Figuras, Fotos, todas identificadas, numeradas e com os respectivos títulos e legendas.

Atividade 1. Cultura da Seringueira (por exemplo) Atividade 2. Cultura do Amendoim (por exemplo)

Atividade 3. Manejo do plantel de vacas para produção leiteira (por exemplo) Atividade 4. Manejo das pastagens estivais (por exemplo)

Atividade 5. Controle de doenças fúngicas do Tomateiro (por exemplo) Etc..

Etc..

Outras atividades importantes (atividades extras, pertinentes e enriquecedoras do estágio); quando for o caso e o estudante julgar importante e conveniente, podem ser relatadas algumas experiências que lhe poderão ser úteis no futuro exercício da atividade profissional.

(12)

6. DISCUSSÃO

Fundamentalmente, na discussão, considerar os seguintes pontos:

elaboração de um diagnóstico dos principais problemas relacionados ao foco do trabalho, com o estabelecimento de novas hipóteses e sugestões de melhorias;

interpretação dos procedimentos técnico-científicos e/ou de possíveis resultados obtidos durante a realização do trabalho, comparando-os com aqueles obtidos ou preconizados na literatura;

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O aluno poderá discorrer sobre os principais avanços técnicos observados durante a realização do estágio, além de efetuar sugestões para a solução dos principais problemas detectados e discorrer sobre perspectivas de continuidade do trabalho realizado.

(13)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As referências de todas as obras citadas no texto devem ser apresentadas em ordem alfabética.

Seguir as normas da ABNT. Usar como base documento disponibilizado no seguinte site: http://www.biblioteca.ufrgs.br/referenciasbibliograficas.pdf

(14)

APÊNDICES OU ANEXOS

(Elementos Opcionais)

Textos, Tabelas e Ilustrações, que não são essenciais para o documento, mas que acrescentem alguma informação interessante, podem ser colocados nos APÊNDICES ou ANEXOS.

Esses itens são opcionais. Se não houver nada a apresentar, além do que estiver no corpo do documento, não há necessidade de acrescentar algo em “Apêndices” ou “Anexos”.

Apêndice

Texto, tabela, ilustração ou documentos elaborados pelo autor, a fim de complementar seu trabalho, sem prejuízo da unidade do trabalho.

Deve ser precedido da palavra APÊNDICE, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título.

EXEMPLO

APÊNDICE A – Planilha de campo para avaliação da população de lagartas na cultura da soja, em Vacaria-RS. Janeiro/2013.

Anexo

Texto, tabela, ilustração ou documentos, não elaborados pelo autor, e que servem de fundamentação, comprovação e ilustração do trabalho redigido.

Deve ser precedido da palavra ANEXO, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título.

EXEMPLO

ANEXO A – Lista de inseticidas, acaricidas e fungicidas recomendados para o controle de pragas e doenças na soja (AGROFIT, 2013).

(15)

INFORMAÇÕES GERAIS DE FORMATAÇÃO DO DOCUMENTO

Na impressão, utilizar papel branco ou reciclado, no formato A4 (21 cm × 29,7 cm).

Margens: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.

Tamanho e tipo de fonte: No corpo do texto usar fonte Times New Roman de tamanho 12. Em tabelas e gráficos, pode ser usada fonte de tamanho menor (não menor do que 9), quando houver problema de espaço.

Espaçamento: usar nas entrelinhas do texto o espaçamento de 1,5 linhas. Entre os títulos e subtítulos, entre subtítulos e texto ou entre títulos e texto, usar espaço em branco de 1,5 linhas. Nas legendas das ilustrações e das tabelas, usar espaçamento simples (1,0).

Títulos

Os Títulos devem estar em “negrito”. Títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título. Os títulos, sem indicativo numérico – agradecimentos, apresentação, lista de figuras, lista de tabelas, resumo, sumário, referências, apêndice(s) e anexo(s) – devem ser centralizados.

Paginação

Todas as páginas pré-textuais (até o item “Introdução”) devem ser contadas sequencialmente, nas não serão numeradas. A numeração deve figurar, a partir da primeira página da parte textual (Introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da página. Se forem incluídos apêndices e anexos, as suas páginas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

(16)

Figuras

Qualquer que seja o tipo de figura, sua identificação aparece na parte superior seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título (Figura 1 – Título). Após a figura, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). As figuras devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem.

Tabelas

Devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem. As tabelas não devem conter linhas verticais. Linhas horizontais devem ser usadas apenas para separar o cabeçalho do corpo da tabela e ao final da tabela. O título da tabela vem acima da mesma.

OBS: Figuras e Tabelas, com seus respectivos títulos, devem ser autoexplicativas.

Extensão: O corpo do documento escrito (desde a Introdução até o final da lista de referências bibliográficas) NÃO PODE EXCEDER 30 páginas.

(17)

Entrega do documento escrito:

Duas cópias impressas do documento deverão ser entregues à Comissão de Avaliação até a data estipulada na primeira aula do semestre, com visto do professor orientador na Universidade. Não há necessidade de encadernar o documento para ser entregue.

OBS: Após a devolução do documento escrito com correções/sugestões, pelos professores designados pelo responsável da disciplina, os alunos terão duas semanas (com exceção dos que apresentam na última semana) para efetuar as correções solicitadas e devolver cópias corrigidas, junto com a cópia contendo sugestões/correções, para os professores que leram a primeira versão do documento.

Correção do documento escrito e entrega da versão digital no NINFA:

Após corrigir o documento escrito de acordo com o solicitado pela Comissão de Avaliação, o aluno preencherá uma ficha que deve ser assinada pelo professor orientador e pelo professor coordenador da disciplina, o que possibilitará o encaminhamento da versão digital do relatório ao NINFA. O professor coordenador da disciplina somente assinará a ficha depois da assinatura do professor orientador e depois de ter recebido a confirmação, por parte dos professores da comissão que leram o documento, da conformidade de correções de acordo com as sugestões efetuadas. O aluno só receberá o conceito final, após a entrega do relatório no NINFA, acompanhada da ficha devidamente assinada (termo de autorização para disponibilidade no repositório digital da UFRGS).

Referências

Documentos relacionados

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Outro conceito se refere às aglomerações de agentes econômicos, políticos e sociais, com foco em um conjunto de atividades econômicas (agrícolas, pecuária,

A Psicologia Escolar e Educacional, almejamos um projeto educacional que vise coletivizar práticas de formação e de qualidade para todos; que lute pela valorização do trabalho